.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 24 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 64
Breves pitacos de uma noite eletrizante

O primeiro é sobre a Copa Sul-Americana, que o Sport já tinha largado ao colocar uma equipe mista na Arena Pernambuco, onde perdeu de novo pro Libertad. O brasileiro atuante ontem que prossegue é o São Paulo, cuja vitória sobre a Universidad Católica é absolutamente memorável. Um jogo com sete gols sempre me alegra, ainda mais com vários gols bonitos, como os dois primeiros dos paulistas, ambos marcados pelo Aloísio, o segundo homem mais fundamental do time do Muricy Ramalho. O primeiro foi Rogério Ceni, que vive um 2013 difícil, mas que ontem livrou seu time de tomar uma goleada histórica ao praticar uma série de defesas sensacionais, numa atuação fantástica, a melhor dele que já assisti - melhor até que a inesquecível diante do Liverpool em 2005. A praticada aos 42 do primeiro é uma das mais lindas que já assisti, pegando a bola "pelo rabo". Magistral.

Passemos à Copa do Brasil. A última coisa que eu imaginava do Maracanã seria um ganhador por uma grande diferença no marcador. Mas o Flamengo atropelou, triturou, estraçalhou, amassou e fez o Botafogo de gato e sapato, com um show do Hernane - que já não é mais Brocador e sim "Hernunes", para alguns rubro-negros empolgados com ele, que não é propriamente um bom jogador, mas guarda muitas buchas no alvo e isso é o que importa acima de tudo. São 31 tentos nesta temporada, o que torna ele um dos artilheiros do Brasil (empatado com Magno Alves, do Ceará). De quebra, teve até "parabéns pra você!" cantado pela imensa maioria dos 59 mil torcedores presentes no pênalti convertido pelo Léo Moura. No Brasileirão, o Glorioso está melhor. Na Copa do Brasil, a história foi diferente. Muito diferente. Agora, é saber se teremos outro clássico carioca ou não.

Já o Campeonato Brasileiro teve sua ordem respeitada por Atlético Paranaense e Internacional, com o Furacão classificado e o Colorado eliminado. Se ambos jogassem mais uns 90 minutos, dificilmente sairia do "oxo". O mesmo vale para Grêmio x Corinthians, caso não tivessem que jogar pênaltis depois de outra noite dura de ver. Nas penalidades, alguns corneteiros do Twitter brincaram que ela acabaria 0 x 0. Nos três primeiros, três erros. Só faltava assim acontecer mesmo! Mas os gols saíram. Cinco. Três do Grêmio. Dida se agigantou, catou três cobranças. Verdade que em duas teve muita ajuda. Edenilson bateu mal de ruindade. Alexandre Pato bateu mal por irresponsabilidade. Coisa medonha a cobrança do Pato, super badalado e que não vale um dólar furado. Pará mostrou como se cobra ao quase arrancar fora a cabeça do bom Walter. No fim, só podia ser do Tricolor a vaga.

Assim, acabaram de ler estes breves ("breves" onde? cara pálida?) pitacos sobre uma noite eletrizante, que não foi necessariamente de bom futebol em alguns campos, mas onde a tensão permaneceu ativa o tempo todo.

Depois do ontem, o hoje

Em termos de Sul-Americana, o São Paulo saberá seu adversário quando Bahia e Atlético Nacional duelarem na Fonte Nova. O tricolor baiano precisa reverter uma desvantagem de 1 x 0 dos colombianos em Medellín. Por sua vez, o Coritiba tomou 1 x 0 do Itagüi e tem que superar essa desvantagem lá na Colômbia. Poderíamos ter Sport x Coritiba nas quartas-de-final, mas o Sport já caiu fora e acho que o Coxa roda também - igual ao Bahia.

Já a Copa do Brasil tem outra jornada no Maracanã. Escore mínimo basta pro Vasco, mas a vantagem de 2 x 1 da ida é do Goiás. O Flamengo jogará outro clássico carioca? Acho que não. Arrisco que o Verdão do Cerrado é quem mandará o jogo de ida desta semifinal - e assim sendo, terá que atuar em Brasília por perder um mando de campo. Mando da ida, que na outra semi será do Atlético Paranaense, com a volta na casa do Grêmio, que só poderá contar com Kléber, Barcos e Vargas aqui em Porto Alegre pois estão suspensos para Curitiba.

Mundial de Juvenis

Tá em crise o Brasil? Acabou o gás? Depois de dois 6 x 1, não é frustrante apenas 3 x 0? Não massacraram Honduras por que causa, motivo, razão ou circunstância? Zoeiras descontraídas à parte (pois espero que não haja alguém que tenha levado a sério essa fanfarronice brincalhona), a seleção do Gallo fecha com 100% esta fase inicial da Copa do Mundo Sub-17 e fica no aguardo das partidas de hoje para saber o adversário nas quartas de final, que será um dos melhores terceiros colocados das chaves C, D e E.

The Chaaaampioooons...

Ibrahimovic fez história. Não é todo dia que um jogador marca quatro vezes na Liga dos Campeões da UEFA. Não apenas isso. Dois dos quatro gols dele nos 1, 2, 3, 4, 5 a nada do Paris Saint Germain sobre o Anderlecht foram golaços-aços-aços. É uma judiaria que a Copa do Mundo só tenha ele ou Cristiano Ronaldo, que guardou os dois do Real Madrid contra um da Juventus. Não virão os dois. Só um ou outro. Prejuízo grande um deles não vir.

O PSG tem 100% após três rodadas no Grupo C e o Anderlecht ficou zerado, enquanto Olympiacos e Benfica empataram no jogo e empataram em 4 pontos. Já o Real também tem 100%, mas no Grupo B, onde a Juventus parou nos 2 e está à frente do 1 do Copenhagen, mas atrás dos 4 do Galatasaray, que teve um do Felipe Melo para trincar os dinamarqueses. No Grupo D, 100% do Bayern de Munique, que tocou 1, 2, 3, 4, 5 a nada sobre o zerado Viktoria Plzen. São 15 partidas de invencibilidade dos bávaros, 12 delas vencidas. O Manchester City foi aos 6 pontos ao virar sobre o CSKA Moscou, que parou nos 3. Já o Grupo A teve o Manchester United marcando 1 a nada na Real Sociedad, ingleses com 7 pontos e espanhóis com nada. O Bayer Leverkusen deu de quatro no Shakhtar Donetsk, alemães com 6 pontos e ucranianos com 4. E era isso de Champions League.

Curtinhas

*Depois de cair numa pegadinha que virou notícia, Luiz Felipe Scolari não teve outra saída e, entrevistado pela Rede Globo, confirmou que vai convocar Diego Costa para os amistosos do Brasil no mês que vem, diante de Honduras e Chile. A questão é: será que o goleador do Atlético de Madrid aceitará a chamada, interrogação?

*Anula aquilo de Lajeado, que fica a 83 km de Caxias do Sul. A CBF deixou o Juventude trocar o local do jogo de ida da final da Série D contra o Botafogo da Paraíba, no próximo domingo. A bola vai rolar aqui em Porto Alegre, mais precisamente na Arena do Grêmio, após acerto do Papo com a OAS. Será a primeira decisão deste novo estádio, portanto. Não será no Alfredo Jaconi pois o Ju cumpre perda de mando de campo.

*Duas perdas quem cumprirá é o Atlético Paranaense, que já definiu que enfrentará Internacional no dia 3 e São Paulo no dia 10, ambas as porfias no mês que vem, na Arena Joinville. Lá, o Coritiba cumpriu as 10 perdas de mando de campo na Série B de 2010. Agora, outro grande curitibano comparecerá ao interior de SC.

*Joinville, que anunciou o ex-volante César Sampaio para ser seu novo superintendente de futebol. Ok.

*Ainda na Série B: o Oeste recontratou Luís Carlos Martins, campeão da Série C de 2012, para treiná-lo. Luís estava no Fortaleza, que saiu da Série C de maneira inacreditável na última rodada, bem lembram.

*Série C, cuja quarta-de-final entre Santa Cruz e Betim foi confirmada pela CBF para próximo domingo, em Nova Serrana, e no dia 3, no Recife. Mas pode sobrar para a entidade máxima do futebol brasileiro, pois o Mogi Mirim resolveu processá-la por deixar de acatar uma ordem da FIFA e não punir o ex-Ipatinga.

*E essa vinda do Amapá? Presidente do Santos, campeão estadual há poucas semanas, Luciano Marba foi preso por suspeita de participação no assassinato de Edivaldo Fernando Coelho de Queiroz, que era sócio da LMS, empresa de vigilância sanitária da qual o dirigente é acionista majoritário. Caçarola...

*Completa 45 anos nesta quinta-feira Donizete Pantera, atacante muito lembrado pelos fãs de futebol da década de 90 em Botafogo (campeão carioca de 1990 e brasileiro de 1995), Corinthians (campeão paulista de 1997) e Vasco (campeão carioca e da Libertadores em 1998 e do RJ/SP de 1999). Ele ainda atuou por clubes de México (campeão nacional de 1994 pelo Tecos), Japão (venceu a Copa Kirin de 1996 pelo Verdy Kawasaki) e Portugal.

*A Argentina definiu o Atlético Mineiro como sua sede de concentração na Copa do Mundo. Ali, Messi e cia. ficarão durante 20 dias de preparação para a competição. Dará sorte o Galo para a esquadra tangueira?

*Basquete: a organização da NBA mudará para a temporada 2013/2014 a ordem dos jogos da finalíssima. Desde 1985, a ordem é 2-3-2 (duas partidas com mando da equipe de melhor campanha, três seguidas na casa do outro time e novamente duas na do de melhor). Agora, será 2-2-1-1-1, a mesma adotada nos play-offs.

*Tênis: o WTA Championship prosseguiu ontem no Grupo Branco com Na Li 2 x 0 Sara Errani (6/3 e 6/4) e Jelena Jankovic 2 x 0 Victoria Azarenka (6/4 e 6/3). Na e Jelena estão com uma vitória, Azarenka com um triunfo e uma queda, sendo duas as quedas de Sara. Hoje, Na Li e Jankovic se enfrentam.

*Já no Grupo Vermelho, teve Serena Williams 2 x 0 Agnieszka Radwanska (6/3 e 6/4). Serena tem duas vitórias, Petra Kvitova uma vitória, Angelique Kerber uma derrota e Agnieszka duas derrotas. Esta quinta-feira apresenta Agnieszka x Angelique e Serena x Petra. A fase de grupos termina amanhã.

*Fórmula 1: publica o site Diário Motorsport, do jornalista Américo Teixeira Jr. (que é assessor de imprensa do Hélio Castroneves e colaborador do Grande Prêmio), que Felipe Massa assinou por cinco anos para substituir Pastor Maldonado na Williams, o que anunciado será nos próximos dias. Agora vai! Mas pra onde?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Segunda emissora mais antiga de Goiânia (atrás apenas da TV Rádio Clube, surgida em 1956), completa hoje 50 anos a TV Anhanguera, que iniciou afiliada à Rede Excelsior e mudou em 1968 para a Rede Globo, com quem está até hoje. A emissora celebra a ocasião sem ter muito por festejar, já que tem problemas no "Ipobre", onde SBT (TV Serra Dourada) e Record têm boa representatividade e representam concorrências fortes. Há poucas semanas, saiu até na coluna da Keila Jimenez que Goiânia é a praça presente no Painel Nacional de Televisão onde a Globo tem pior índice médio: 10,7 pontos em setembro. De total maneira, registrada está a ocasião.

*Tem mãe do ano aqui no Rio Grande do Sul - e essa sem aspas pois resolvi concedê-la o título de 2013. Nada mais, nada menos que a "Sharon Stone de São Sepé" da RBS TV está grávida. A deusa majestosa Carla Fachim anunciou ontem que está grávida há 3 meses e meio de um menino. Como é sortudo com "SO" de "eita trem bão, sô" o marido dela, que apelidei de "James Bond" pois é tão, mas tão, mas tããão bem apessoado que é o próprio 007 - e nível Sean Connery, o cidadão é top of the pop. Eu, perto dele, sou o Náutico rebaixadérrimo. (rs)

*Descontrações à parte, nítido fica que, quando Carlinha entrar em licença-maternidade, a substituta no "Bom Dia Rio Grande" será Cristiane Silva, que já cobre suas ausências habitualmente, da mesma forma que fatalmente o lugar dela na previsão do tempo ficará com a hoje repórter Camila Martins, isso se seguido for o expediente de sempre. La Fachim é a substituta imediata da Cristina Ranzolin no "Jornal do Almoço" e aí meu "chute chutado" é que suas ausências sejam cobertas pela Daniela Ungaretti, que andou fazendo alguns "JA" recentemente.

*Leio no Daniel Castro que a Globo fará uma alteração às quintas-feiras para os estados com uma hora de atraso para Brasília a partir de 14 de novembro: o "The Voice Brasil" passará ao vivo também nestas regiões, já que dali por diante acontecerão as finais do programa, com participação popular - e com isso, não haverá atraso para boa parte do país. Se copiarem as quartas-feiras por causa do futebol, talvez enxuguem "Além do Horizonte" (que dez dias terá substituído "Sangue Bom") e "Amor à Vida", deixando ambas maiores na sexta-feira e no sábado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Day Mesquita

Day Mesquita, atriz que estará na Globo daqui a algumas semanas em "Além do Horizonte", nova novela das sete. Essa garota é linda todo day e toda night.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia

Não dá para ser outra a canção de hoje: aqui está "O Pato", com MPB 4, da "Arca de Noé" liderada por Vinicius de Moraes e lançada em 1980 - e que agora ganhará releitura nova com gravações atualizadas, numa ideia da filha dele, Susana Moraes, que considera "defasados" os arranjos originais.

Arremate

Se fosse Paulo Autuori na casamata, o São Paulo teria tomado 7 da Universidad Católica. Ou exagero?

"24 Horas" volta antes que Muricy Ramalho consiga levar o Tricolor para a Libertadores de 2014!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.