.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 23 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 63
Sufoco para manter o sonho

Assim foi a noite desta terça-feira para a Ponte Preta. Dificuldades no Campeonato Brasileiro com a má posição, dificuldades na viagem para a Colômbia com a turbulência do voo e prejuízo total do planejamento, dificuldades em campo com um adversário que precisava demais do resultado e que não deu folga em momento algum.

É que o Deportivo Pasto não é lá muito bom de finalização (vide não marcar em Campinas, o que fez total diferença na história) e só conseguiu ir às redes uma vez. Sabe quando tem certos lances tão incríveis que, neles, você sabe que algo de ruim para o atacado não acontecerá? Assim foi aos 37 minutos do segundo tempo, quando um chute na trave voltou pra área por duas vezes com os colombianos tendo chance de marcar, bater no gol e sair para o abraço. Nas duas, a defesa alvinegra se virou nos 30 e conseguiu afastar. Incrível!

Incrível Ponte Preta, que praticamente não jogou e só segurou a barra para conquistar uma improvável e muito histórica presença nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, onde cruzará com um argentino tradicional e que volta e meia surge no caminho dos times brasileiros: o Vélez Sarsfield. Essa foi no osso, na raça e na bravura. Mas achei bem legal, até porque não é todo dia que clubes do interior têm a chance de fazer bonito nos tempos atuais, cada vez mais crueis com eles e desnivelados para as agremiações dos grandes centros.

Desta jornada em San Juan de Pasto, ficou ainda a já memorável declaração do goleiro Roberto ao repórter André Cavalcante, do Fox Sports, que perguntou sobre a questão da catimba adversária, ao que respondeu o arqueiro ponte pretano: "se eles cuspirem na nossa cara, a gente tem que engolir e fazer eles vomitarem de nojo". Não digo que achei higienicamente legal, pois não achei. Mas é o tipo da frase de efeito que é bem-vinda para tirar o futebol desse jeitão tão careta e excessivamente politicamente correto no qual se encontra.

Hoje à noite, mais dois brasileiros tentarão passar para as quartas-de-final da "Sul-A Miranda". O Sport tem uma parada mais dura pois o Libertad ganhou por dois gols no Paraguai e não tomou nenhum - logo, o que foi ontem a Ponte Preta é o que hoje é a equipe paraguaia, enquanto o Leão hoje é o clube colombiano desta terça-feira. Por sua vez, o São Paulo vai ao Chile encarar a Universidad Católica, que obteve um bom empate por 1 gol em SP e joga pelo "oxo" para classificar. Motivado pela melhorada no Brasileirão, o Tricolor terá que superar esse rolo.

Ontem, eu estava confiante na classificação da Macaca. Não achava que haveria o sufoco do risco da treta ser resolvida nas penalidades máximas, imaginava que ao menos um gol ela conseguisse. Foi mais arretada a coisa, mas bem resolvida. Hoje, não consigo botar fé na classificação do Sport, nenhuminha. Tomara que eu quebre a fuça com tudo na parede (em sentido figurado, pelo amor de Deus). Já o São Paulo eu acho que se dará bem.

Dois clássicos locais ou não?

É a possibilidade que a Copa do Brasil tem. Pode a final ter um gaúcho contra um carioca, se sucedidas com sucesso forem as duplas regionais nas paradas de hoje e amanhã. Mas quem disse que será fácil isso ocorrer? A única certeza mesmo, mesmo, é que um time do Rio de Janeiro já está garantido na penúltima fase. Mas será o Flamengo ou o Botafogo? Vale observar que, como os dois clássicos entre eles são no mesmo estádio, neste caso o saldo de gols é simples e não faz a menor diferença ter sido 1 x 1 semana passada ou 2 x 2 hoje pois um novo empate resultará em pênaltis. Dê quem der, qual garantia temos que o Vasco classificará nesta quinta? Nenhuma, ainda mais que acho que, mesmo no Maracanã, o Goiás tem as melhores possibilidades.

Do outro lado, o egoísmo regionalista me faz querer demais dois Gre-Nais pela Copa do Brasil 21 anos depois disso acontecer. Mas desejo localista é uma coisa e convicção racional é outra muito diferente. E a convicção passa longe do desejo neste caso. Acho até que um dos dois daqui de Porto Alegre será eliminado, só não me cai na cachola a ficha de qual deles. O Internacional tá numa situação igual à do São Paulo na Sul-Americana com a "PUC do Chile" e até acho que o Atlético Paranaense está mais credenciado para avançar. Já Grêmio e Corinthians protagonizarão mais uma disputa decisiva naquele que é o maior confronto da Copa do Brasil, até por já ter sido final duas vezes e com campeão diferente em cada. Tá mais para o Tricolor, mas não garanto nada.

O que é que eu imagino pra semifinal? Sinceramente, não sei. Meu único chute convicto é o Goiás. Só esse. Aliás, Goiás que mandará fora de Goiânia o seu jogo na penúltima fase se nela estiver, já que punido ontem pelo STJD pelo uso de raios laser por seus torcedores na ida contra o Vasco. Brasília já fica no aguardo da CB...

Melhorou tudo para o Palmeiras

Nem jogou ontem pela Série B, mas teve mais facilitada ainda sua vida na disputa pelo acesso à divisão de elite pro ano que vem graças aos resultados das partidas atrasadas, que incluíram o Figueirense arrancando no Oeste catarinense um empate com a vice-líder Chapecoense e o Paraná tomando a igualdade do Atlético Goianiense aos 48 minutos do segundo tempo. Isto gerou uma situação muito interessante: a diferença do terceiro para o décimo colocados ficou em apenas 4 pontos, o que permite uma série de possibilidades - além de vários dos embolados nesse grupo se enfrentarem. Logo, não precisa mais o Verdão ganhar do São Caetano para confirmar na rodada 32 o retorno à Série A. Bastará empatar e a missão estará cumprida. Não é ainda melhor?

Falei do Atlético Goianiense. Ele - que tem uma partida a menos - deu uma aproximada do ABC graças à queda deste para o Paysandu no Mangueirão, resultado em gordura praticamente já toda queimada. Lá vai o sujeito ter de novo que meter força na bicicleta e no halteres para recuperar o fôlego e não dar chance para o azar.

A sete rodadas do encerramento, a segunda divisão se mostra desse jeito (*um jogo a menos): 1) Palmeiras, 68; 2) Chapecoense, 59; 3) Sport, Paraná e Avaí*, 50; 6) América Mineiro, 48; 7) Icasa e Ceará, 47; 9) Figueirense e Joinville, 46; 11) Boa Esporte, 43; 12) Bragantino e Guaratinguetá, 39; 14) América de Natal e Oeste, 36; 16) ABC, 35; 17) Paysandu, 32; 18) Atlético Goianiense*, 31; 19) São Caetano, 30; e 20) ASA, 26.

A próxima rodada terá estas partidas: na sexta-feira, Atlético Goianiense x Chapecoense, Icasa x Figueirense e Avaí x Bragantino; no sábado, Palmeiras x São Caetano, América de Natal x Ceará, Oeste x ABC, Sport x ASA, Joinville x Paraná e Guaratinguetá x Boa Esporte; e na terça que vem, América Mineiro x Paysandu (e também o atrasado Atlético Goianiense x Avaí, que então fará os 20 times terem o mesmo número de jogos).

Gosto sempre de emoção, quem me lê bem sabe disso. Não vai acontecer, mas seria legal se ocorresse esta combinação de resultados neste fim de semana: na sexta-feira, vitória do Atlético Goianiense, derrota do Avaí e empate ou vitória do Figueirense; no sábado, vitórias de São Caetano, Ceará, Joinville e Boa Esporte, derrota do Sport e empate em Itápolis; e na terça-feira, vitórias de Paysandu e Atlético Goianiense. No que resultaria tudo isso? Do terceiro ao décimo primeiro colocado, a diferença seria de apenas 4 pontos, enquanto tanto o último fora da zona de risco quanto o primeiro dentro dela estariam 3 pontos abaixo do décimo terceiro colocado e 3 pontos acima do penúltimo. Ficaria eletrizante demais a reta decisiva da Bêzona. Mas isso não vai acontecer.

The Chaaaampioooons...

O empate de Milan e Barcelona, com gols de Robinho e Messi, foi o grande destaque da Liga dos Campeões da UEFA na terça-feira que abriu a terceira rodada da fase de grupos. O Barça foi aos 7 pontos e o Milan aos 5 na Chave H, que teve ainda o Celtic subindo a 3 pontos ao derrotar o Ajax, que parou num único. No Grupo G, houve a expulsão mais rápida da história da competição: apenas 6 minutos para Herrera ir pro chuveiro mais cedo (mas tão cedo assim?) e seu Porto parar nos 3 pontos ao levar ferro do Zenit, que foi aos 4. Já o Austria Viena soma só um pontinho após a trinca aplicada pelo 100% Atlético de Madrid, com dobra pessoal do Diego Costa.

No Grupo F, o Olympique não somou um ponto que fosse em três rodadas. A derrota da vez foi pro Napoli, que forma um empate triplo em 6 pontos com o Arsenal, que parou neles, e o Borussia Dortmund, que chegou aí ao derrotá-lo. Já o Grupo E teve dois do Torres nos três do Chelsea diante do Schalke 04. Ambos têm 6 pontos e só não rola no E uma reprise do F pois o Basel empatou com o Steaua Bucareste, respectivamente 4 e 1 pra eles.

A quarta-feira programa estas pelejas: CSKA Moscou x Manchester City, Benfica x Olympiacos, Anderlecht x Paris Saint Germain, Bayer Leverkusen x Shakhtar Donetsk, Real Madrid x Juventus, Manchester United x Real Sociedad, Galatasaray x Copenhague e Bayern de Munique x Viktoria Plzen.

Curtinhas

*Ministério Público Federal processando FIFA e Comitê Organizador da Copa do Mundo por conta do excesso de gastos públicos com o Mundial de 2014, gastos que podem passar facilmente de uma bilha de "dilmas". Tem mesmo que dar uma apertada nos responsáveis. Que o governo arque com obras, evidentemente, mas com as que forem de uso do cidadão em geral depois do torneio. Assim fica fácil demais para FIFA e COL.

*Prometido para hoje o fim do enrosco da Série C, com a CBF batendo o martelo sobre o adversário do Santa Cruz ser o Betim, qualificado no campo, ou o Mogi Mirim, que pegou sua vaga após a punição da FIFA ao time mineiro, que conseguiu na Justiça Comum reverter a situação e impedir Mogi e Santa de se enfrentarem.

*Confirmada a realização da decisão da Série D, entre Botafogo da Paraíba e Juventude. As duas partidas serão realizadas nos dois próximos domingos, ambas às 17h no BBB (Big Ben Brasília). Contrariando a expectativa por se ter que a capacidade não atenderia ao requisitado para a finalíssima, será a Arena Alviazul de Lajeado onde o Papo mandará a ida (perda de mando de campo), com o Belo mandando a volta no Almeidão de João Pessoa.

*Além de Juventude e Botafogo da Paraíba, também Tupi e Salgueiro disputarão a Terceirona no ano que vem.

*Tênis: a primeira rodada do WTA Championship em Istambul teve o Grupo Vermelho começando com Serena Williams 2 x 0 Angelique Kerber (6/3 e 6/1) e Petra Kvitova 2 x 0 Agnieszka Radwanska (duplo 6/4). O Grupo Branco iniciou com Victoria Azarenka 2 x 0 Sara Errani (7/6 - 7/4 e 6/2).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Recentemente saído da RBS TV, Eduardo Costa não foi para outra emissora daqui de Porto Alegre. O repórter também ex-Ulbra TV voltou para sua cidade no interior gaúcho e comunicou no Facebook que desenvolve um projeto próprio: o portal de notícias Clic Camaquã, que entrará no ar em janeiro. Boa sorte para ele!

*Quem está aqui no Rio Grande do Sul é Marcelo Canellas, repórter da Rede Globo hoje baseado em Brasília e que nasceu em Passo Fundo, mas com 2 anos se mudou para ter infância, adolescência e início de carreira no jornalismo em Santa Maria, onde estreou na televisão pela RBS por cerca de um ano, saindo em 1988 pra EPTV de Ribeirão Preto até chegar dois anos depois à matriz da Plim-Plim, alternando entre Rio de Janeiro e DF.

*Canellas veio ao estado para cinco sessões de autógrafos de "Províncias: Crônicas da Alma Interiorana", livro que reúne 70 das mais de 600 crônicas que já escreveu para o jornal Diário de Santa Maria, do qual é colunista há 11 anos - e a primeira delas é sobre a tragédia na boate Kiss, que escreveu na máquina de escrever em sua chácara em Sobradinho, onde reside, como contou em matéria da Zero Hora. Ele passou por Santa Maria e Passo Fundo, amanhã vai a Pelotas e depois de amanhã a Caxias do Sul. Porto Alegre? Aqui é hoje mesmo o lançamento, às 19h, na livraria Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165, no Bom Fim).

*Passando pra São Paulo: leio na Mônica Bergamo que o filho de Vladimir Herzog quer um pedido de desculpas de Salomão Schvartzman por um comentário feito na Rádio Cultura, à qual retornou recentemente - sem deixar o Grupo Band, onde é colunista da BandNews FM e apresentador do "Sábado de Classe" na Rádio Bandeirantes.

*Ivo Herzog, que é conselheiro da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Cultura), não gostou de Salomão contar uma história ficcional para criticar os defensores dos direitos humanos. Nela, um ladrão estava em sua casa, a polícia não tinha viaturas para ir até lá, ele matou o bandido e, aí sim, chegaram policiais, jornalistas e "a turma dos direitos humanos, que não perderia a festa por nada desse mundo". Ivo se enfureceu por lembrar do pai, jornalista que foi preso e torturado até a morte na ditadura militar. Salomão disse que não pedirá desculpas.

*Talvez eu corra o risco de dizer uma grande bobagem, mas acho que não dá para confundir as coisas e está certo o apresentador. O assassinato de Vladimir jamais pode ser esquecido, ainda mais por ser símbolo de um período que foi terrível para o Brasil. Porém, nos dias atuais, não dá para negar que as instituições dos direitos humanos estão muito mais voltadas para defender criminosos, que evidentemente possuem direito a defesa, mas volta e meia os trata como "vítimas indefesas", como já não faz com as verdadeiras vítimas. Esse é o ponto.

*José Luiz Datena saiu há algum tempo da Bandeirantes AM/FM, mas voltará a ser escutado no radinho de pilha. Leio no Flávio Ricco que ele será comentarista convidado especial do "Jornal da Manhã" desta sexta-feira na Jovem Pan, que tem Paulo Pontes, Oliveira Andrade e Joseval Peixoto como titulares do segmento na faixa.

*Mais uma do Ricco: Silvio Santos chamou Neila Medeiros para uma conversa a portas fechadas e dito foi por quem dela soube que o Patrão disse à apresentadora para não desanimar com a audiência baixa em Sampa City do "SBT Notícias" pois é preciso dar tempo para o público se acostumar, mas que ele tem gostado muito do que vê. Surpreendente Silvão se mostrar paciente assim, historicamente contrário que é, nem cabe explicar o motivo.

*Simplesmente inacreditável a nota publicada pela Keila Jimenez na Folha de S.Paulo de hoje: diz ela que vários assinantes da Net no Rio de Janeiro reclamaram de interrupção no sinal da Globo na madrugada de segunda (ou seja, de domingo para segunda-feira). A operadora disse que não teve problemas e a emissora afirmou que é de responsabilidade da Net a distribuição do sinal. Repito: simplesmente inacreditável tudo isso, desde as queixas dos assinantes da Net à própria Keila fazer delas uma nota na coluna de hoje.

*Inacreditável por um único e simples motivo: domingo para segunda-feira, teve a tradicional manutenção que a Globo faz todos os meses do fim do "Domingo Maior" até o começo do "Telecurso", onde a programação sai do ar - o que é avisado assim que acaba o "DM" em esclarecimento de que exibida não será a "Sessão de Gala". É claro que a Keila trabalha em São Paulo, única cidade de todo o Brasil que nunca mais teve manutenção mensal na Globo por apenas e tão somente no canal 5 de lá a madrugada seguir normal, mas mesmo assim... Sei lá, pra mim tudo isso é completamente fora de propósito - ou então eu é que estou fora de propósito.

*Mais uma do Flávio Ricco: não será em 4 de novembro a estreia do Zeca Camargo no "Vídeo Show", até pela falta de alarde da Globo para tanto. Adiado o acontecimento ficou para 18 ou 25 do mesmo mês, a definir.

*Foi só eu falar... "Eu e minha boca", como diria lá no Twitter ao reclamar que não sai gol em determinado jogo e, dois minutos depois, isso acontece. Falei na coluna de ontem que Brasília tem recebido chamadas próprias da "Sessão da Tarde" desde a inversão de exibição com "O Cravo e a Rosa", mas avisa o conviva José Eduardo Freitas que passou lá, sim, a chamada de "Aprendendo a Viver" (filme desta terça-feira) com a locução da Mabel Cezar, o que destaquei de maneira especial pois já era uma novidade absoluta uma mulher de voz-padrão na TV Globo a partir dos reclames de "Joia Rara" e, sendo ela colocada também numa chamada da "Sessão da Tarde", mostra que a emissora gostou bastante do visto nos anúncios da novela das 6 para mais isso acontecer.

*A saideira do Flávio Ricco, que deu um belo gás a este tópico no dia de hoje com uma coluna bem reforçada de boas informações: a direção da Bandeirantes mandou avisar Valdemiro Santiago para não gastar mais parte dos seus programas comprados tanto na Band quanto na Rede 21 atacando Edir Macedo (cuja Universal quer tirar da Mundial dele os espaços alugados), tudo por isso não se encaixar com a política da Rede Bandeirantes. Ok...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jéssica Smetak

Jéssica Smetak, jornalista da TV Bahia (Globo) há quatro meses e, agora, indo da produção à reportagem dos fatos da Grande Salvador. Tem muito poder de sedução esta morena lindona.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia

Faleceu no último sábado, mas apenas ontem isso foi reportado por amigos e parentes, o cantor e ator Noel Harrison, que é filho de Rex Harrison. Noel tinha 79 anos e sofreu uma parada cardíaca após uma apresentação na Inglaterra. A morte dele foi anunciada no Twitter por Stefanie Powers, a eterna Jennifer Hart de "Casal 20", que contracenou com Harrison em "A Garota da U.N.C.L.E.", seriado que durou uma temporada e foi derivado de um clássico dos anos 60, "O Agente da U.N.C.L.E.". Noel Harrison cantou em 1968 a música que destacarei aqui: "The Windmills of Your Mind", tema de "Crown, o Magnífico", que venceu o Oscar de melhor canção. Ele não se apresentou na festa da Academia pois filmava "A Donzela Disse Sim", por isso Jose Feliciano lá esteve.

Arremate

Já garantido na próxima fase do Mundial de Juvenis, o Brasil fecha hoje a fase de grupos contra Honduras.

"24 Horas" volta depois que soubermos se os brasileiros conseguirão ou não um terceiro 6 x 1!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.