.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 22 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 62
Do sufoco ao sonho

É a Ponte Preta numa aventura que lhe é inédita. Seis pontos atrás do último livre da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro com apenas oito rodadas por jogar, a Macaca teve imprevistos aéreos para desembarcar na Colômbia, onde esta noite tem a grande possibilidade de avançar às quartas-de-final da Copa Sul-Americana, para a qual muitos têm torcido o nariz, mas que merece total atenção, até por qualificar pra Libertadores.

O serviço foi feito em Campinas ao marcar duas vezes no Deportivo Pasto e, tão ou até mais importante do que isso, não ser vazada. Com isso e com o regulamento do gol fora valendo desempate (regulamento justo ou não é algo que deve ser discutido antes dos torneios e não durante eles por nada mais poder ser feito), um tento que o time de Campinas marque e os donos da casa precisarão fazer quatro para classificar. É por isso que a Ponte deve jogar: por um gol. Feito isso, acho brabo pra chuchu os colombianos reverterem a parada.

A bola rolará depois das 10 da noite no BBB (Big Ben Brasília), o último trilar de apitante será dado já quando a quarta-feira comparecer. Tomara que o novo dia abra com um sucesso do interior. Torço por isso.

Partidas recuperadas

Quatro jogos da Série B estão atrasados. Três deles serão disputados nesta terça-feira. Um deles é totalmente voltado para a ponta de baixo e apresenta um desesperadíssimo Paysandu contra um ABC em situação longe do alívio absoluto, mas muito melhor perto do poço sem fundo que já foi em outros tempos nesta competição. Este jogo seria na Curuzu, mas foi transferido para o Mangueirão devido aos incidentes de insegurança que fizeram a vitória do Avaí na última sexta-feira acabar aos 35 minutos do segundo tempo. Se o Papão vencer, a diferença para o próprio time potiguar (último fora da zona de risco) cairá para 3 pontos e uma sobrevida ainda existirá.

Porém, um triunfo em Belém deixará o Alvinegro mais distante dos quatro últimos, ultrapassando América de Natal e Oeste - ainda mais se o Atlético Goianiense, que tem duas partidas a recuperar, não vencer uma delas, hoje à noite, contra o Paraná. Isto faria a diferença do ABC para o Dragão aumentar para 8 pontos. Só que uma surpresa goiana em território curitibano encurtaria para apenas 2 pontos a distância deles. Contudo, não é uma parada válida só para um dos lados. O Tricolor também necessita demais dos três pontos, não apenas por atuar diante de sua gente, mas por querer entrar nos quatro primeiros, o que ocorrerá se ganhar na Capanema.

Quem torce para o Paraná não ganhar é a Chapecoense, pois os paranistas parariam nos 50 pontos e, caso se dê bem na Arena Condá, a esquadra do interior catarinense subiria para 61 - logo, ficaria onze acima da quinta posição a sete rodadas do encerramento, com praticamente uma mão dentro da Série A em 2014. Mas não será bolinho a parada, nem de chocolate com calda cremosa e nem de morango com chantilly. Depois de permitir ao Joinville a reação no último sábado, o Figueirense é obrigadérrimo a vencer no Oeste do estado para ir aos 48 pontos e ficar a apenas dois do quarto colocado, seja qual, não importa o que der na partida do Paraná.

Precisava ser tão em cima da hora?

A menos de uma hora do início marcado no "Estádio de Mil e Um Nomes" para Mogi Mirim x Santa Cruz, chegou o comunicado de que a bola não rolaria pois a Justiça Comum cancelou aquela condenação da FIFA ao Betim de perda de seis pontos por dívida ainda de quando se chamava Ipatinga. Desta maneira, o clube de Minas Gerais está de volta às quartas-de-final da Série C e as partidas com o Santinha serão remarcadas. Seja Betim ou seja Mogi o adversário, fato é que o Santa tem que enfrentar alguém para valer, mais do que a presença na semifinal, a vaga na Série B do ano que vem. Só acho que, se fosse para decidir assim ou assado, não era preciso torrar a paciência do vivente com tudo armado pro jogo acontecer e, a 50 minutos disso, tudo ser cancelado. Aí não!

Chutou na rede por fora? É gol!

Assim será em Milan x Barcelona, principal destaque da terça-feira na Liga dos Campeões da UEFA e reencontro de Robinho com Neymar, já que o apitante será Felix Brych, que conseguiu praticar a palhaçada da temporada ao dar gol do Bayer Leverkusen contra o Hoffenheim em um cabeceio na rede pelo lado de fora. É evidente que estou ironizando um monte, caso alguém não tenha percebido, pois não é possível que a UEFA não tenha tido o mínimo de semancol para eliminar esse árbitro de suas escalas tanto nesta rodada quanto nas próximas para mandar esse cabra da peste a jato para um oculista porreta que consertasse sua falta de visão (quanta raiva no meu coraçãozinho, não? Tô pior que o Flávio Barbosa às vezes no Twitter).

Fanfarronices exageradas à parte, é lógico que tinham que mudar o árbitro do jogo. Tomara que os deuses da bola façam ele passar à margem do resultado, sem aprontar outra trapalhada sequer próxima disso, o mesmo valendo para os senhores apitadores das demais partidas iniciadas aos 15 minutos pras 5 da tarde no horário de verão aqui do Brasil: Schalke 04 x Chelsea, Arsenal x Borussia Dortmund, Olympique x Napoli, Austria Viena x Atlético de Madrid, Porto x Zenit, Celtic x Ajax e Steaua Bucareste x Basel. Aliás, só mais um tiquinho de nada de azedume: Steaua Bucareste x Basel numa Liga dos Campeões é pra enlouquecer o confederado.

Curtinhas

*Adiado de 12 para 19 de janeiro o início do Campeonato Paulista de 2014, cuja fórmula de disputa ainda será discutida. Uma ideia em discussão é colocar quatro chaves de cinco clubes cada, cada uma com um grande, tendo a primeira fase 15 rodadas, pois times de um grupo enfrentariam os 15 dos outros três em turno único.

*Brasil contra a África do Sul, dia 5 de março, em Joanesburgo. É a volta ao local da final da última Copa.

*Um jogo por jogada violenta no flamenguista Paulinho, outro pelos gestos obscenos aos torcedores do Flamengo no mesmo clássico e, com isso, Juninho Pernambucano é desfalque do Vasco no Brasileirão. Complicou.

*E essa da loja oficial do Flamengo que vendia camisas do Vasco? Aí é muita falta de noção, pra dizer o mínimo.

*Kissuco fervendo feio demais aqui em Porto Alegre em relação às discussões do Grêmio com a OAS, que é a administradora da Arena. Tudo isso porque o atual presidente Fábio Koff defende mais vantagens para o clube e o mandatário anterior, Paulo Odone, defende com unhas e dentes o contrato por ele acertado. A chapa esquenta mais e mais pois, a cada declaração de um, é cuspido fogo no outro, que responde da mesma maneira.

*Suspensas pelo Ministério Público de Minas Gerais duas torcidas organizadas do Cruzeiro, que durante cinco meses não poderão se fazer presentes aos estádios de todo o Brasil, tudo por causa de tretas ocorridas nas partidas diante de Flamengo, São Paulo e Atlético Mineiro. Intenção boa, mas será que bastará? Uma coisa é não poder entrar nos palcos com material das organizadas, mas outra é continuar indo aos jogos.

*Vê como a vaca do Náutico já foi para o brejo: já no próximo fim de semana, seu rebaixamento para a Série B pode ser confirmado não apenas na lógica, mas também na letra fria dos números. O caminho da queda é este: derrota pro Goiás + sucessos de Portuguesa contra Flamengo no Castelão de Fortaleza, Coritiba diante do Grêmio, Fluminense versus Vitória e Bahia contra o Atlético Paranaense. É... Ficará para a rodada seguinte.

*Vôlei: chamadas por José Roberto Guimarães as 14 gurias que serão o Brasil na Copa dos Campeões, de 12 a 17 do mês que vem, no Japão. Dani Lins tá fora por estar machucada. As convocadas foram as levantadoras Claudinha e Fabíola, as opostas Sheilla e Monique Pavão, as ponteiras Natália, Gabi, Fernanda Garay e Tandara, as centrais Juciely, Adenízia, Fabiana e Thaísa, e ainda as líberos Fabi e Camila Brait.

*Tênis: o Campeonato da WTA tem início hoje em Istambul e reúne as oito melhores competidoras do ano, que na primeira fase são divididas em duas chaves de quatro, com as duas primeiras colocadas de cada indo para a semifinal no sábado, daí saindo as finalistas do domingo. Nesta terça-feira, os primeiros jogos são estes: pelo Grupo Vermelho, Serena Williams x Angelique Kerber e Agnieszka Radawanska x Petra Kvitova; e pelo Grupo Branco, abrindo a competição, Victoria Azarenka x Sara Errani. Como são doze partidas totais na classificatória e quatro dias para a mesma, são três jogos por dia. Logo, Na Li x Jelena Jankovic só será amanhã.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O "Roda Viva" desta segunda teve como entrevistada Marina Silva, que tem tido muito destaque nas notícias políticas nas últimas semanas. Porém, algo surpreendeu boa parte do país: o programa passou ao vivo apenas na TV Cultura, embora seja de transmissão para todos os estados pois a TV Brasil o retransmite - e ela anunciou em suas redes sociais a entrevista com a ex-senadora. No entanto, quem ligou nela ou em alguma de suas retransmissoras (como a TVE daqui do RS) não apenas viu outro "Roda Viva", como ainda por cima reprisado da época do Mário Sérgio Conti, que nem é mais o apresentador, substituído que foi por Augusto Nunes.

*Foi ao ar uma entrevista de mais de um ano atrás, feita com o artista plástico e escritor Nuno Ramos - ainda por cima, preservando na tela o "ao vivo" da exibição original ao invés de, na reprodução da gravação feita do dia em questão, tapar este letreiro. O perfil da TV Brasil no Twitter justificou problemas técnicos para não mostrar ao vivo a entrevista da Marina, ficando a promessa para exibição da íntegra às 10 da noite de hoje. Então, é isso.

*Enquanto isso, a RBS atendeu à decisão da Justiça Eleitoral e retirou dos seus sites todas as referências, seja escritas ou em vídeo, ao anúncio feito por Lasier Martins de sua saída da emissora, pois o tom foi nítido de uma propaganda eleitoral antecipada da parte dele, que é pré-candidato ao Senado pelo PDT aqui do RS.

*Mudando de assunto e de Rio, saindo do Grande do Sul para o de Janeiro: Rogério Forcolen publicou no Twitter que a Record marcou 9 pontos de média e 11 de pico ontem no "Balanço Geral", recebendo 4 do "Hoje do Dia" e ficando na vice-liderança isolada na Cidade Maravilhosa do início às 12h até o fim às 14h30.

*Record, que foi atacada durante protestos contra o leilão do pré-sal no Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Um carro da emissora foi atacado com paus e pedras, por pouco não sendo incendiado. Prejuízo sério, mas bem ou mal dá para recuperar. O que pegou mal demais foi a agressão cometida à repórter Aline Pacheco, que à noite publicou um desabafo em seu perfil no Facebook, onde agradeceu às muitas mensagens de solidariedade.

*Aline disse que, assim que ela e a equipe chegaram ao local do leilão, saíram gravando assim que passaram pelo bloqueio policial. Um agente da Força Nacional empurrou a câmera e o auxiliar da equipe, à qual deu voz de prisão. Porém, argumentos foram dados e um superior chegou e pediu desculpas, dizendo que os agentes estão preparados para o combate e não para uma situação dessas, o que a repórter definiu como surreal, além de acrescentar que foram estes agentes os primeiros a lançar sprays de pimenta que geraram um corre-corre.

*Continuou Aline Pacheco relatando que um manifestante jovem e educado disse para ela sair dali pois um grupo mal encarado queria bater na imprensa. Só que não deu tempo. Um cara sarado, de máscara, camiseta vermelha e quase 1,80 de altura a ofendeu de tudo quanto foi jeito e tentou dar um soco em seu rosto. A repórter da Record não levou o soco no rosto pois o jovem educado a virou para tentar tirá-la do alvo dos quatro covardes. O soco foi dado no ombro esquerdo dela, que caiu. Nessa hora, outro agressor tentou bater em Aline, que virou o microfone no rosto do mascarado e ouviu o ombro estalar. Uma bomba foi jogada e eles correram.

*A jornalista da Record Rio também disse que foi muito bem atendida no hospital e que não quebrou nada, mas que ainda falta uma ressonância pois o ombro direito saiu do lugar, e que a dor física passará quando sumirem os hematomas, diferentemente da dor moral. Não é o primeiro episódio de hostilidade a jornalistas mulheres nestes protestos, sobretudo nestes no Rio de Janeiro, onde repórteres de outros canais (SBT, Band e Globo) também passaram apertos tremendos. Só que esse caso da Aline passou completamente do limite por envolver agressão física, injustificável e imperdoável. Não era assim que ela deveria passar amanhã seu aniversário.

*Mudando de assunto, mas nem tanto assim: quem também se viu em maus lençóis - outra vez - foi Ronald Rios, do "CQC", que tomou spray de gás de pimenta nos olhos ao cobrir no último sábado a manifestação contra o Instituto Royal, na paulista São Roque, onde muitos dos presentes invadiram o local e libertaram muitos cães beagle usados em testes de cosméticos nos quais, conforme as acusações, eram mal tratados. É o mesmo Ronald que, há poucos dias, foi agredido no Morumbi enquanto cobria São Paulo x Corinthians.

*Permanecendo na Bandeirantes, mas agora sim mudando de assunto mesmo: durante a tarde desta segunda, Ricardo Feltrin que a Igreja Mundial não locaria mais as madrugadas da Band e nem o dia inteiro na Rede 21 por atrasar pagamentos do aluguel dos horários, o que teria feito a emissora acertar com a Igreja Universal para comprar os mesmíssimos espaços. Porém, o Notícias da TV publicou no fim da tarde que a Mundial respondeu com uma proposta ainda melhor que a da Universal e se manteve no ar tanto na Rede 21, onde ocupa em torno de 21 a 22 horas todos os dias, quanto na Band, onde entra sempre das 4 da madrugada às 6h50 da manhã.

*Leio no NaTelinha que o "Programa Silvio Santos" se deu muito bem no "Ipobre" de Sampa City neste domingo, com 10 pontos das 8 da noite à meia-noite, abaixo dos 15 da Globo e acima dos 9 da Record. Já das 23h10 à 0h, o Patrão foi líder com 13 pontos, contra 9 de "Revenge" na Globo (que deve estar torcendo demais para os episódios especiais do "Sai de Baixo" pro Viva mudarem o panorama), 8 da Band e 6 da Record. Ma oeeeei!

*Parece que a Globo gostou mesmo da bela voz de Mabel Cezar em suas chamadas. Todas de "Joia Rara" são com a voz da dubladora da personagem-título de "Rubi" e da Jay Kyle de "Eu, a Patroa e as Crianças", mas não está mais apenas nisso. Veja aqui (postagem de alefdelima1) que a chamada da "Sessão da Tarde" de hoje, que mostrará o filme "Aprendendo a Viver", é feita com a voz dela. Já tinha sido bem diferente uma novela global ter uma voz feminina nas chamadas. Agora, isso vai também para outra atração. Mabel já faz história na Plim-Plim.

*Em tempo: esta chamada só não é vista no Distrito Federal, onde todos os comerciais da "Sessão da Tarde" são feitos na voz do Dirceu Rabelo desde a inversão de horário só lá com "O Cravo e a Rosa" desde a semana passada, e nem em Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, onde os filmes não são exibidos devido aos ajustes na programação por causa das duas horas de atraso para Brasília, sendo a faixa da "Sessão da Tarde" nestas regiões preenchida pelo seriado "Zack & Cody", conforme assistem aqui (postagem de jeffersoncmorais).

*Com menos de um mês no ar, o Notícias da TV agora faz parte do UOL, cuja URL já o inclui desde ontem. "Chegou chegando" o site do Daniel Castro, que não tá para brincadeira e já é um dos golaços de 2013.

*A saideira: completa 85 anos nesta terça-feira Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo no Brasil e diretor de obras como "Vidas Secas", "Tenda dos Milagres", "Memórias do Cárcere" e "A Terceira Margem do Rio", além de ser o primeiro cineasta eleito imortal da Academia Brasileira de Letras.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Sempre gostei dos Três Patetas desde que os vi pelas primeiras vezes, na saudosa TV2 Guaíba, no começo dos anos 90. Moe e Larry ali estiveram firmes e fortes o tempo todo, mas o terceiro pateta mudou algumas vezes. O mais popular de todos até hoje é Curly, irmão mais de Moe e Shemp, que veio a sucedê-lo. O gordo de vozinha fina se juntou ao trio em 1934 naquela que é considerada a formação mais clássica. Curly nasceu há 110 anos completados nesta terça-feira e, por isso, comparece a este tópico, onde destaco aqui (postagem de edugouvea) "Três Idiotas de Elite", de 1947. Foi durante a filmagem deste curta que ele sofreu um derrame, do qual viria a se recuperar, mas dali em diante tendo muitas complicações de saúde, que resultaram em sua morte em 1952.

Bela do Dia: Alyssa Gomes

Alyssa Gomes, apresentadora e coordenadora de esportes da EPTV (Globo) em Varginha, antes atuante no Rio de Janeiro tanto no SporTV quanto na TV Bandeirantes, além da Panorama (Globo) em Juiz de Fora. Loirinha que bate uma bola boa no esporte - sem trocadilhos....

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia I

Menestrel do humor em suas canções, Juca Chaves celebra 75 anos nesta terça-feira. A presença dele é meio "Clipe do Dia" e meio "Momento Raridade Rara", pois assistem aqui ele cantar "A Cúmplice" ao final de uma entrevista concedida em 1976 a Cidinha Campos para o programa "A Grande Parada", da TV Tupi.

Clipe do Dia II

Hoje, quem celebra 70 anos é o holandês Jan de Bont, diretor dos dois filmes "Velocidade Máxima", de "Twister" e de "Lara Croft: Tomb Raider - O Berço da Vida". Antes disso, ele foi diretor de fotografia de vários filmes nos anos 80 e 90, como "Duro de Matar", "Chuva Negra", "Máquina Mortífera 3" e os mais... aquecidos (no sentido corporal, digamos assim) "Uma Professora Muito Especial" e "Instinto Selvagem". Nesses filmes dos quais foi diretor de fotografia, também está "Quem é Essa Garota?", do qual trago aqui Madonna com "Who's That Girl?".

Clipe do Dia III

Deusa do cinema francês e dona de uma beleza elegante, enfeitiçadora e extraordinária, Catherine Deneuve é mais uma a comemorar 70 anos neste 22 de outubro. Filmes como "Os Guarda-Chuvas do Amor", "A Bela da Tarde", "Repulsa ao Sexo", "O Último Metrô", "Indochina" e "Dançando no Escuro" ficaram ainda mais especiais por sua presença. Mas o tópico é musical e não tem erro ao fazer aqui a menção à ocasião pois destacada será Catherine Deneuve cantando. É de 1994, quando fez um dueto no disco-solo de Malcolm McLaren, que curtem aqui: a maravilhosa "Paris Paris", que foi tema de novela da Globo - só que o LP de "História de Amor" creditou erradamente o tema dos personagens de José de Abreu e Maria Ribeiro como "Paris Lutece Paname".

Clipe do Dia IV

Reverendo Jim Ignatowski no seriado "Taxi", Dr. Emmett Brown na trilogia "De Volta Para o Futuro" e Tio Chico nos dois "A Família Addams", ficando só nestes exemplos. Mais um aniversariante desta terça-feira: 75 anos de Christopher Lloyd, carismático ator que ficou marcado para sempre por estes três personagens, especialmente o Doc Brown de uma das obras dos anos 80 mais cultuadas em todos os tempos. Logo, não dá para não trazer aqui minha canção favorita de "De Volta Para o Futuro", que não é a excelente "The Power of Love", mas também é com Huey Lewis & The News: "Back In Time". A propósito: Christopher Lloyd ator, aqui homenageado, é um; Christopher Lloyd, roteirista e criador do seriado "Família Moderna", é outro (homônimo 22 anos mais moço).

Arremate

Panicat Carol Dias na capa da edição de 21 anos da Sexy, nas bancas na semana que vem. E está solteira...

"24 Horas" volta antes que algum cabra macho seja sortudo de fisgar um sereião desses!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.