.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 20 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 60
Campeão de cinco em cinco

É Scott Dixon na Fórmula Indy. Só ver os anos em que conquistou a competição: 2003, 2008 e 2013. O triunfo deste ano só pôde ser consumado na última prova, disputada ontem à noite em Fontana, confirmando a virada sobre Hélio Castroneves, que chegou pertinho da primeira conquista, mas não a consumou.

O neozelandês foi o quinto colocado da corrida vencida por Will Power, duas posições acima do necessário para festejar. O brasileiro chegou a ter em dado momento da etapa derradeira uma combinação que lhe dava o título, mas ficou em sexto. Tony Kanaan fechou a corrida em terceiro, com Ed Carpenter completando o pódio à sua frente e atrás de Will. Foram 557 pontos para o campeão Dixon e 550 para o vice Helinho.

Agora, a Fórmula Indy volta apenas no ano que vem, mais precisamente em 30 de março, com São Petersburgo recebendo a primeira de 18 etapas de um calendário espremido em apenas cinco exatos meses.

A uma vitória do retorno

É o Palmeiras na Série B, onde chegou aos 68 pontos em 31 partidas ao ganhar do Bragantino na casa deste. Ajudado ele foi pelo Icasa surpreendentemente perder pro São Caetano - e não importa que a partida tenha sido no ABC paulista, pois as posições dos times e seus momentos só indicavam um triunfo do Verdão do Cariri. O Verdão de SP, por sua vez, confirmará o retorno na letra fria dos números à Série A diante de sua gente, jogando no Municipal de Sampa City no próximo sábado justamente contra o Azulão. Pode preparar o clima de festa.

Enquanto isso, a briga pelo acesso está muito boa. O Sport só empatou com a vice-líder Chapecoense e perdeu a chance de dar uma avançada nessa disputa. Já o Figueirense deixou escapar uma chance daquelas para dar uma aproximada da quarta posição ao ser abatido em seu território pelo Joinville, vindo de oito rodadas de ferro na cabeça e que ficou a quatro pontos do G4. Por fim, não se confirmou a sequência de sete vitórias seguidas do ABC pois o Guaratinguetá não deixou, já que virou o marcador, permitiu o empate, mas fechou o quatrilho.

A classificação está assim e aponta asterisco para times com um jogo a menos, consequentemente com 30 disputados: 1) Palmeiras, 68; 2) Chapecoense*, 58; 3) Sport e Avaí*, 50; 5) Paraná*, 49; 6) América Mineiro, 48; 7) Icasa e Ceará, 47; 9) Joinville, 46; 10) Figueirense*, 45; 11) Boa Esporte, 43; 12) Bragantino e Guaratinguetá, 39; 14) América de Natal e Oeste, 36; 16) ABC*, 35; 17) Atlético Goianiense** e São Caetano, 30; 19) Paysandu*, 29; e 20) ASA, 31. Notaram dois asteriscos? É que o Atlético está duas partidas atrasado.

Atrasadas são as partidas desta terça: Paysandu x ABC (na Curuzu pós-tensão de anteontem), Chapecoense x Figueirense e Paraná x Atlético Goianiense. E sábado, olhos atentos a Palmeiras x São Caetano.

Que venha a finalíssima

Foi na ida mesmo que o Juventude se garantiu na decisão da Série D, naqueles 4 x 0 sobre o Tupi, que ontem só marcou uma vez e não foi vazada, um escore insuficiente para cruzar com o Botafogo da Paraíba. O primeiro jogo acontecerá aqui no Rio Grande do Sul, faltando saber onde o Ju cumprirá a perda de mando de campo, e o segundo e decisivo ocorrido será em João Pessoa. Bola rolando nos próximos dois domingos.

Novidade matutina no Norte

Começa nesta segunda-feira a volta da apresentadora Luana Borba a Manaus, dividindo com Guilherme Fragas o comando do "Bom Dia Amazônia", transmitido pela Rede Amazônica para cinco estados onde exibe a grade da Globo (Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá). Ela já tinha trabalhado no canal Amazon Sat antes de ir pro Nordeste e trabalhar na Globo de Pernambuco e, mais recentemente, no "Bom Dia Ceará" da Verdes Mares.

Novidade matutina no Sul

A Record daqui de Porto Alegre passa a ter Rafael Rocha na apresentação do "Direto da Redação" a partir das 6 e meia desta segunda-feira, abrindo a programação própria da emissora. Gisa Guerra, que fazia o noticiário, fica apenas no segmento esportivo do subsequente "Rio Grande no Ar", com André Haar - logo, ancoragem toda de homens no canal 2, contrapondo à aposta de RBS e SBT na presença feminina na linha de frente, tanto na de Carla Fachim no "Bom Dia Rio Grande" quanto na de Edieni Ferigollo no "SBT Rio Grande Manhã".

Campeão de audiência no DF

Domingo é dia de "Teste de Fidelidade" na RedeTV!. Brasília aguarda ansiosamente por isso, já que oferece um "Ipobre" considerável ao programa do João Kléber, que admito assistir pois é tão tosco, tão mal feito e tão com cara de armado que, mesmo assim - ou justamente por ser assim -, é impossível de não achar engraçado. É um prato cheio especialmente para zoeiras na Internet (que o diga alguns camaradas no Twitter, tipo Cesar Cardoso, Caio Ruscillo, Gabriel Vaquer e Vinicius Sacramento, que suspiram pelas sedutoras e deliram com as brigas).

Mas voltando à capital federal: durante a semana, li no NaTelinha que, no domingo passado, a TV Brasília fechou com 8 pontos de média e 12 de pico no horário do "Teste", atrás dos 10 pontos da Record, dos 11 do SBT e dos 16 da Globo, mas à frente dos 6 da Bandeirantes. Já depois que o "Fantástico" acabou, a afiliada da RedeTV! chegou ao primeiro lugar por quase 10 minutos. Tu vê só, né... Em tempo: RedeTV! marcando 8 pontos só fora de São Paulo mesmo, pois lá isso é mais impossível do que eu subir ao altar com uma linda jornalista da TV.

Fuso horário na televisão

Desde esta madrugada, adotado é o horário de verão aqui no Rio Grande do Sul e em outras localidades, que vem a ser estas: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.

Outros estados ficam uma hora atrasados em relação a Brasília. Dois deles já são atrasados sempre e, como também adotam o horário de verão, permanecem assim: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já os da Região Nordeste (Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Piauí) e ainda Pará, Amapá e Tocantins não entram no horário de verão e ficam uma hora atrás para a capital federal.

Enquanto isso, quatro estados que são sempre uma hora atrasados não adotarão o horário de verão e estarão nesse período todo duas horas atrás em relação a Brasília: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

A Record eu não sei como adotará nestas regiões com atraso, sei apenas do que vi em uma chamada postada no YouTube referente à emissora baiana: lá, passarão "Bahia no Ar" às 6h30 locais (7h30 de Brasília), "Direto da Redação" às 11h (12h), "Balanço Geral" às 11h45 (12h45), "Se Liga Bocão" às 13h (14h), "Cidade Alerta Bahia" às 17h20 (18h20), "Jornal da Record" e "Bahia Record" na sequência. Ou seja: "Fala Brasil", "Hoje em Dia" e "Jornal da Record" em simultâneo com a rede nacional e "Programa da Tarde" com atraso de uma hora.

Em termos de SBT eu também não sei muito do que será (sei que no mesmo estado acima citado a TV Aratu passará a mostrar o "Bom Dia Bahia" das 7 às 8 locais a partir de amanhã), sabendo apenas do que chamadas postadas no YouTube informam: que "SBT Brasil", "Chiquititas" e "Rebelde" passarão simultaneamente com a cabeça de rede e que, logo após a novela mexicana, passará todas as noites o seriado "Chuck".

A Bandeirantes mostrará a programação desde o começo da manhã até o início da noite em simultâneo com a rede nacional - ou seja, com o "Primeiro Jornal" indo das 5h50 às 7h no Nordeste e com o "Jornal da Band" às 17h20 nos quatro estados com duas horas de atraso. Os ajustes acontecerão logo após o "Show da Fé" e serão motivados pela classificação indicativa da programação semanal noturna, que não pode passar mais cedo.

Nos estados com uma hora de atraso, a Band fará assim: durante a semana, terá "Popeye" às 20h20 locais (21h20 de Brasília), "As Tartarugas Ninja" às 20h25 (21h25) e "Victorious" às 20h50 (21h50), com a grade em atraso começando no "Zoo"; e aos domingos, o "Só Risos" será depois do "Terceiro Tempo" e antes do "Quem Fica em Pé?", das 19h às 20h (20h às 21h). Já nas regiões com atraso de duas horas, assim será: durante a semana, "Os Cavaleiros do Zodíaco" às 19h20 locais (21h20 de Brasília), "Transformers Prime" às 19h40 (21h40), "As Tartarugas Ninja" às 20h05 (22h05), "Supah Ninjas" às 20h35 (22h35) e "Victorious" às 20h55 (22h55), tudo voltando à grade habitual no "Zoo"; e aos domingos, acaba o "Terceiro Tempo" e entra o excelente "Oscar" às 18h (20h) e "Só Risos" às 19h (21h), aí sim chegando o "Quem Fica em Pé?".

Na programação noturna durante a semana, a exceção será o futebol da quarta-feira, que passará ao vivo em todos os estados, independentemente do fuso horário. Nas quatro áreas com duas horas de atraso, o "Jornal da Noite" será das 22h45 às 23h30 locais (0h45 à 1h30 de Brasília) e, por causa da classificação do "Claquete", depois do noticiário entrará a série "Bones" às 23h30 (1h30), tenha logo após "O Melhor da Liga" ou não.

E a Rede Globo? Nos estados com uma hora de atraso, a única mudança será o "Jornal Nacional" ao vivo às 19h30 locais (20h30 de Brasília) e "Sangue Bom" entrando depois dele e antes de "Amor à Vida". O restante continuará nos horários habituais - logo, "Bom Dia Brasil", "Jornal Hoje" e "Jornal da Globo" passarão gravados. A exceção no caso do "JG" será na quarta-feira, único dia em que entrará ao vivo por causa do futebol, que nos estados com uma hora de atraso entrará apenas a partir dos 15 minutos de jogo, às 21h05 (22h05), já que entre ele e o "Jornal Nacional" serão acomodadas as novelas das 7 e das 9 em capítulos reduzidos.

As maiores alterações ficarão mesmo nos quatro estados com duas horas de atraso. Neles, o "Globo Rural" entrará gravado às 5h locais (7h de Brasília) e o "Bom Dia Brasil" passará duas vezes: ao vivo às 5h30 (7h30) e reprisado às 7h30 (9h30), depois do "Bom Dia Amazônia". A "Sessão da Tarde" estará cancelada durante o período do horário de verão em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e um seriado americano ocupará o espaço das 15h50 às 16h50 (17h50 às 18h50), daí chegando "Malhação", "Joia Rara" e os jornais locais noturnos. O "Jornal Nacional" entrará ao vivo às 18h30 (20h30), daí seguindo "Sangue Bom", "Amor à Vida" e tudo mais. Às quartas-feiras, o futebol terá espaço de apenas uma hora. Aos sábados, o "TV Xuxa" não será exibido e dará lugar à série "Sunny Entre Estrelas", com grade adiantada em uma hora a partir do "Caldeirão do Huck".

Nos dois fusos, aos domingos tudo será simultâneo a Brasília o dia inteiro, desde de manhã até o fim da noite.

O quarentão do domingo

É Rodrigo Faro, que tem três décadas de carreira, iniciada ainda criança no "ZYB Bom", da Bandeirantes. Fez novelas a partir do SBT, em "Antônio Alves, o Taxista" (só eu lembraria desta produção com Fábio Jr.?), e depois foi para a Globo, onde participou de várias produções - entre elas "O Cravo e a Rosa", que tá repetindo no "Vale a Pena Ver de Novo", do qual parece ter "se adonado", já que recentemente foram reprisadas "Chocolate com Pimenta" e "O Profeta", nas quais também esteve. Faro está na Record desde 2008, inicialmente chamado para fazer o "Ídolos", mas antes ainda dele assumindo "O Melhor do Brasil" por causa da saída de Márcio Garcia - e nele ficando até hoje, enquanto o programa musical fez até Marcos Mion sucedê-lo no ano passado.

Bela do Dia: Ana Coelho

Ana Coelho, diretora da TV Aratu. Bonita e sorridente nessa foto em que cumprimenta Sílvio Mendes, que a partir desta segunda apresentará o "Na Mira" na faixa do meio-dia.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia

Com o horário de verão, uma da minha época de guri: curta aqui "In The Summertime", com David Harleyson.

Arremate

Será que mudará pra valer a arbitragem do futebol brasileiro após a regulamentação da profissão? Tomara.

"24 Horas" volta antes que algo efetivamente diferente aconteça com a agora reconhecida classe!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.