.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 13 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 55
Domingo curto, segunda-feira longa

Quando começo a escrever as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" deste domingo, são quase 5 da madrugada. Deverei dormir lá perto das 7 da manhã - ou cochilar umas horinhas, ao menos. Independentemente disso, é fato que, assim que acabar a rodada da Série A lá pelas 8 e meia da noite, deverei adormecer o quanto antes (para isso ajudando muito a soneira que me dá depois que como um lanche de sal). Domingo curto terei.

Aí, se tudo acontecer conforme planejo, deverei acordar lá pelas 2 ou 3 da madrugada. Acelerando o passo, sem fazer algo muito detalhado como de costume e já deixando na tarde de domingo alguma coisinha preparada de véspera, devo concluir tudo às 5 horas, levar do bloco de notas para as páginas, publicá-las lá pelas 6 da manhã e, então, ficar dedicado somente à função que ocupará mais de 12 horas do meu dia de amanhã.

A função será no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, no bairro Cristal. É o seminário "Futebol do Futuro", que compõe a "Liga dos Fanáticos", projeto do Grupo RBS alusivo à Copa do Mundo de 2014. Credenciado, lá estarei para cobrir para este Papo de Bola - o Site em textos e fotos a série de palestras e debates sobre gestão esportiva e marketing para os próximos anos. Convidados de vários países estarão presentes, entre os brasileiros se destacando os campeões mundiais (e ex-comentaristas em Mundiais) Carlos Alberto Torres e Dunga.

Sairei de casa já pouco antes das 7 horas, tem uma linha de ônibus aqui perto de casa que me deixa direto no shopping. A distribuição das credenciais começará às 7 e 15 da manhã, o evento será aberto às 8 e 15 e, a partir daí, serão sete eventos entre paineis e palestras, com duas pausas para café e mais um almoço ao meio-dia e meia. Tudo terminará às 7 da noite. Um arremate pós-evento, pegar a condução de volta e em casa estarei lá por 8 e pouco da noite. Em dúvida estou se durmo e edito o site na madrugada ou se emendo tudo e durmo depois.

Será o que a "Sharon Stone de São Sepé" chamaria de correria esta segunda-feira longa que fará curtinho o meu domingo. Mas é uma oportunidade bem legal que não dá para ser desperdiçada. Que tudo saia bem para mim na empreitada para bons relatos aqui eu fazer na terça-feira, com fotos publicadas neste dia ou na quarta-feira. Isso prejudicará um pouco o destaque aos factuais amanhã e depois de amanhã, além de nestes dias eu também não retomar o atendimento aos leitores (como antes disso eu planejava fazê-lo). Mas é por uma excelente causa.

A um quinto do quarto

É Sebastian Vettel na Fórmula 1 após ganhar um Grande Prêmio do Japão que, apesar do vencedor mais do que rotineiro, foi um dos melhores de 2013 e teve boas disputas e ultrapassagens interessantes. Mark Webber ficou em segundo, Romain Grosjean completou o pódio e Fernando Alonso tirou quarto lugar. Nem vou projetar o que o espanhol precisaria para evitar o fim da briga pelo título pois é mais fácil a "musa-mor" Cristina Vieira me convidar para um bate-papo amigável caminhando pela Avenida Beira-Rio numa tarde ensolarada de dezembro ou janeiro do que o troféu não ser do alemão tetracampeão mais jovem da história. O mapa da mina é simples e direto: quinto lugar já dará o título a Vettel na Índia, às 7h30 (Brasília) do dia 27. Então, lá ele será muito celebrado.

Felipe Massa? Ah, Felipe Massa... Perdeu posição pro Alonso na pista, perdeu tempo nos boxes pagando um drive thru por acelerar fora de hora e de lugar, acabou a corrida na décima posição e só afunda mais e mais em um ano sem vergonha demais. Mas nem tudo tá ruim pro seu lado. É casado com uma loira linda demais que lhe consola após cada fracasso, tem saúde bastante e sua carteira tá cheia pra burro de dinheiro e mais dinheiro.

Título de brasileiro no tênis

Depois de ganhar Brisbane junto com o espanhol Tommy Robredo, Marcelo Melo conquistou nesta madrugada em nosso horário mais um título de duplas em 2013. Junto com o croata Ivan Dodig, subiu ao primeiro lugar no Torneio de Xangai em decisão contra os espanhois Fernando Verdasco e David Marrero (7/6, 6/7 e 10/2). Boa!

Título brasileiro no vôlei?

A Unilever tentará ganhar neste domingo o Mundial Feminino da FIVB após passar pelo Volero Zurich por 3 x 0 (25/23, 25/20 e 25/16), mas não será uma parada fácil, pois o adversário será o VakifBank Istanbul, que tem "só" 51 vitórias seguidas nesta temporada - uma delas contra as cariocas na fase classificatória deste Mundial. Tem cara de ser um feito suado e glorioso demais se for obtido. A equipe do Rio de Janeiro tentará o terceiro título do Brasil no Mundial Feminino. Os outros foram de Sadia SP (1991), Leite Moça (1994) e Sollys/Nestlé (2012).

Comparação de públicos

Simultaneamente, o Rio de Janeiro teve no fim da tarde e início da noite deste sábado o futebol doméstico no Maracanã e o basquete amistoso da NBA na HSBC Arena. Por um lado, Chicago Bulls 83 x 81 Washington Wizards conquistou 13.635 torcedores - mas muitos chegaram em cima da hora neste jogo marcado pelas vaias a Nenê Hilário e Leandrinho Barbosa. Por outro lado, 13.252 pagantes assistiram Fluminense 1 x 1 Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, cuja vantagem gaúcha acabou na igualdade atingida aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, há muitas gratuidades nas partidas no Rio. Desta feita, a plateia total no Mário Filho foi de 19.556.

Destaques da Série B

A Chapecoense tá com um pé na Série A, difícil não considerar assim sua vida após ganhar o clássico diante do Avaí em uma Ressacada cheinha com 17 mil fãs. São 56 pontos, 10 a mais que o quinto colocado - e a Chape tem uma partida a ser recuperada contra o Figueirense no dia 22, convém lembrar. Campanha consistente e um desempenho que permite confiança apesar de um que outro escorregão normal num campeonato longo desses oferecem ao Verdão do Oeste a perspectiva muito verdadeira de disputar em 2014 a Primeira Divisão.

O quinto colocado é o Paraná, que começou ganhando e tomou o empate do Ceará em tento do Magno Alves, que mesmo com "69" anos tá que tá numa boa com as redes e as estufou pela trigésima vez neste ano. Os tricolores somam 46 pontos e os alvinegros 45. Isto foi bom pro Avaí, que acabou o sábado na quarta posição com 47, apesar da derrota em casa. O terceiro lugar foi assumido pelo Sport, que não deu pinta em boa parte da partida contra o Oeste de que chegaria aos 49 pontos, mas em cerca de 10 minutos teve um absurdo e perfeito aproveitamento de três gols marcados e nenhum sofrido para sair do interior paulista com o objetivo alcançado.

O Figueirense foi aos 42 pontos ao derrotar o São Caetano do estreante "treinador de vida dupla" Pintado ("vida dupla" pois está acertado com o Botafogo de Ribeirão Preto para o Campeonato Paulista). Parece fora do páreo por estar cinco pontos atrás do Avaí, mas também o alvinegro catarinense tem um jogo a menos - justamente o contra a Chapecoense no dia 22. Então, ao menos uma perspectiva de entrar no bolo dos duelistas por um dos outros dois lugares na Série A passa a existir. Da parte do Azulão, só resta dizer: prepara as malas pois a Série C se mostra bem real com seus 27 pontos, cinco atrás do ABC, décimo sexto e com uma partida atrasada.

Ainda na ponta de baixo, Jesus está chamando o ASA, que tá que nem aquela música do Queen na década de 70: "spread your wings and fly away... fly to the Série C... far away..." Derrota em SP para o Bragantino e nada mais, nada menos do que nove quedas consecutivas. São 23 pontos, nove atrás do ABC. Ridículo desempenho do vice-campeão do Nordeste. Nesta região aconteceu outra partida fundamental pra zona de baixo. O América de Natal deu das tripas coração, mas segue fora da zona de risco ao bater o Atlético Goianiense, que está nela.

Após 29 rodadas, esta é a classificação (*um jogo a menos): 1) Palmeiras, 65; 2) Chapecoense*, 56; 3) Sport, 49; 4) Avaí, 47; 5) Paraná, 46; 6) Ceará, 45; 7) Icasa e América Mineiro, 44; 9) Joinville, 43; 10) Figueirense*, 42; 11) Bragantino, 39; 12) Boa Esporte, 37; 13) Guaratinguetá e Oeste, 35; 15) América de Natal, 33; 16) ABC*, 32; 17) Atlético Goianiense, 30; 18) Paysandu*, 29; 19) São Caetano, 27; e 20) ASA, 23.

A próxima rodada é toda ela depois de amanhã, mas com nove partidas pois uma delas, Atlético Goianiense x Avaí, ficou pro dia 29. Então, teremos isto a seguir: Icasa x Palmeiras, Chapecoense x Ceará, Sport x América Mineiro, Paraná x Bragantino, Boa Esporte x Joinville, Figueirense x Paysandu, Guaratinguetá x Oeste, ASA x América de Natal e ABC x São Caetano. E uma correção de algo que publiquei na coluna de ontem e nela já não consta mais pois corrigi, mas faço questão de fazê-lo também aqui: diferentemente do que coloquei na edição de sábado, Paysandu x ABC não será nesta terça e sim só dia 22, a exemplo de Chapecoense x Figueirense.

Emoção na Série C

Em dado momento da rodada final do Grupo B, na noite deste sábado, os critérios de desempate definiam ou um dos classificados ou até os dois rebaixados. No fim das contas, eles resolveram apenas a questão do mando do segundo jogo das quartas-de-final - "apenas" não, pois isso pode fazer a diferença numa fase onde valerá acesso pra Série B em 2014 e onde times de Sul e Sudeste terão pela frente os de Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A classificação mais emocionante foi a do Vila Nova, que só a obteve aos 41 minutos do segundo tempo, quando ficou na frente do Macaé, cuja primeira posição não foi perdida graças à derrota do Caxias gaúcho para o Caxias fluminense. Pior ainda pra SER Caxias: o Vila tomou o segundo lugar por cinco gols a mais de saldo, ficando o time caxiense em terceiro. O quarto lugar foi do Betim, que derrotou o Mogi Mirim em confronto diretaço. Já o rebaixamento contemplou Barueri, mesmo vencendo o Madureira, e CRAC, que empatou com o Guarani, que se despediu de maneira melancólica e deprimente do torneio, do qual já tinha sido eliminado na rodada anterior.

Macaé, em primeiro com 31 pontos, e Vila Nova, em segundo com 29, serão os que decidirão em casa nas quartas contra adversários egressos do Grupo B, cuja decisão será eletrizante a partir das 4 da tarde de hoje. O primeiro jogo do Caxias, terceiro com 29, e do Betim, quarto com 28, é que será nos estádios deles.

Gaúchos x paraibanos

É o que tudo indica que será a finalíssima da Série D após a ida da outra semifinal. Cumprindo perda de mando de campo em Lajeado, o Juventude triturou, amassou, esculhambou e abotoou o Tupi por 1, 2, 3, 4 a nada. Não só fez um excelente saldo, como não tomou gol do visitante, o que é critério de desempate. Desta maneira, no sábado que vem, um gol que o Papo marque em Juiz de Fora e o Galo Carijó terá que marcar 6 para classificar. Então, só dá mesmo para crer que a decisão será Juventude x Botafogo da Paraíba - e o jogo de ontem definiu algo muito importante: seja qual for o oponente do Belo, a segunda partida acontecerá em João Pessoa pois a pontuação dele já é maior (32 pontos, contra no máximo 30 do Tupi e no máximo 26 do Juventude).

O último campeão estadual de 2013

A "Copa Flávia Freire" ficou para o Peixe de Macapá no dia do aniversário da loira número 1 da Rede Globo. O Santos empatou em 2 gols com o Macapá e arrematou o título devido à vitória na ida, no meio de semana. O Campeonato Amapaense é o último a acabar pois é o último a começar, apenas na metade de julho.

Bela do Dia: Ester Matchuga

Ester Matchuga, uma das sedutoras do "Teste de Fidelidade", da RedeTV!. Quando ela surge, os maridos já tremem nas bases - mas não mais que as esposas ao saberem que eles não resistirão a ela.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia

Completa 45 anos neste domingo Tisha Campbell-Martin, popular do público do SBT pois é a Jay Kyle de "Eu, a Patroa e as Crianças", atualmente exibida aos sábados e cuja dubladora é Mabel Cezar, que é a voz de todas as chamadas da novela "Joia Rara", da Globo. Tisha é casada com Duane Martin, ator principal de outra série que volta e meia o SBT reprisa em algum horário qualquer, "Elas e Eu". Além de atriz, ela também é cantora, tanto que compôs o trio de cantoras da comédia de terror "A Pequena Loja dos Horrores" junto com Michelle Weeks e Tichina Arnold, estrela da Record pois é a Rochelle de "Todo Mundo Odeia o Chris". À seção comparecem Tisha e Tichina cantando aqui "Don't Ask My Neighbor", regravação de 1997 para sucesso das Emotions em 1977.

Arremate

Conhecido como Leão da Estradinha, o Rio Branco de Paranaguá completa 100 anos neste domingo. Saludos!

"24 Horas" volta antes que este time do interior paranaense complete 100 anos e mais um!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.