.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 10 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 52
O campeonato da disputa de baixo

Não há como não chamar assim o Brasileirão depois do que vimos nesta quarta-feira, quando alguns resultados surpreenderam tanto que, no conjunto da obra, o resultado é termos uma distância de apenas 5 pontos entre o sexto e o décimo sétimo colocados. Quer dizer: o time apenas duas posições abaixo da zona da Libertadores está mais perto do rebaixamento que do torneio sul-americano, cuja distância é de 8 pontos. Rapaz...

A noite das surpresas teve o São Paulo quebrando a invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão após 21 partidas este ano e 24 no geral (três em 2010, antes do fechamento para as reformas). Qual o último algoz cruzeirense em Magalhães Pinto? Pois é: o próprio São Paulo. Mas ontem, poucos acreditavam nisso. Era um time muito desacreditado, com desfalques, diante do lideraço inconteste e ante mais de 40 mil torcedores. Não imagina a surpresa do povo ao ler nas redes sociais que os paulistas conseguiram dois gols a nada. O time atual pode ser muito indigno da sua história, mas ele conseguiu algo que este ano ninguém havia conseguido. E não foi apenas lá que teve paulista batendo mineiro, mas também em Campinas, onde a Ponte Preta superou o Atlético.

Só que não adiantou nada para fins de disputa de título o Cruzeiro perder e ele ainda é o campeão de 2013 (o que eu e muitas pessoas têm dito há várias rodadas) graças ao Grêmio, que conseguiu perder em casa para um Criciúma que vinha de oito insucessos seguidos, mas que bem sabe o que é se dar bem aqui em Porto Alegre. 22 anos depois daquele empate com gosto de vitória graças ao gol fora de casa, o Tigre atuou pela vez primeira na Arena e conseguiu 3 pontos importantíssimos com tento decisivo aos 44 minutos do segundo tempo. Foram os dois primeiros gols levados pelo Tricolor após cinco jogos de invencibilidade defensiva (quatro na Série A).

Nos embates entre paulistas e paranaenses, vantagem sulista com o empate do Atlético com o Corinthians, num jogo sem gols e sem emoção para jamais ser lembrado novamente, e a vitória do Coritiba sobre o Santos, para colocar fim à escrita de sete fracassos na competição e finalmente Péricles Chamusca ganhar uma pelo Coxa. Já o Náutico parecia que "faria o crime", mas o Botafogo virou ainda no tempo inicial e confirmou perto do fim o término da seca de cinco rodadas. Ficou dentro da lógica, embora eu achasse que seria uma partida traiçoeira.

Já nos clássicos, o Vasco protagonizou mais uma hecatombe da noite não por ganhar do Fluminense e fechar quatro rodadas sem derrota, mas por ganhar com gol do Cris. Todos tomamos um choque ao perceber que ele foi o autor da proeza, já que seu futebol merece muito mais críticas que elogios. Quais elogios? Ontem, graças a isso, todos. O Flu ainda não ganhou um só clássico carioca que fosse este ano. A última chance é dia 3 de novembro, contra o Flamengo. Por fim, o Bahia venceu o Vitória em confronto iniciado com mais de 10 minutos de atraso devido à chegada rubro-negra na Fonte Nova em cima do laço, pouco mais de 20 minutos antes do horário marcado. O Tricolor não ganhava havia três rodadas e não vencia o Ba-Vi há 9 pelejas (dois anos).

Hoje, duas partidas terminarão a rodada. Numa delas, os iguais em pontuação Portuguesa e Goiás precisam demais da vitória por estarem apenas dois pontos acima do Vasco, que abre a zona de rebaixamento apesar do sucesso de ontem graças justamente aos triunfos do São Paulo e do Coritiba. Ingrediente extra: se ganhar, a Lusa se tornará o time paulista de melhor campanha no Brasileirão ao ser oitavo, com 37 pontos - ou mesmo nos pontos dividir a sexta com Vitória, Internacional e Flamengo, caso o rubro-negro derrote o colorado no Rio.

E antes da rodada acabar, a certeza que tenho é que a sessão das 4 da tarde do próximo domingo, com São Paulo x Corinthians, Criciúma x Vasco e Atlético Mineiro x Cruzeiro, prometerá fortes doses de diversão - não talvez de técnica e futebol bem jogado, mas espero que ao menos de bom entretenimento. Ingredientes têm.

Um destaque da Série C

Mesmo com um pênalti perdido, o Sampaio Corrêa ganhou do já rebaixado Rio Branco no último jogo "a mais" do Grupo A e chegará à rodada final, na tarde do próximo domingo, na vice-liderança. Desta maneira, do Sampaio em segundo para o CRB em oitavo temos a distância de apenas 3 pontos, sendo de dois do quarto pro oitavo. Assim, sabemos também que está entre Brasiliense, CRB e Cuiabá o último rebaixamento. Já o Treze, que também pode ser alcançado pelo Cuiabá, tá salvo neste sentido por ter duas vitórias a mais.

Curtinhas

*Ficou assim o caminho do Mundial de Clubes: o Atlético Mineiro enfrentará o ganhador de Monterrey x Raja Casablanca ou Auckland, enquanto o Bayern de Munique pegará quem passar de africano x asiático.

*Depois da papagaiada toda de Cascavel, oficializaram em Caxias do Sul o Gre-Nal do dia 20. Entendo...

*Trocou o técnico do São Caetano, que demitiu Sérgio Guedes e contratou Pintado.

*A vida foi salva após o acidentaço em Houston, isso é o importante, mas Dario Franchitti está fora da última corrida da Indy, dia 19, em Fontana. Seu substituto na caranga da Chip Ganassi será Alex Tagliani.

*Começam hoje à noite no nosso horário os treinos da Fórmula 1 no Japão. GP do título de Sebastian Vettel?

*Vôlei feminino: após ganhar por 3 x 0 (25/14, 25/16 e 25/22) das ianques do Iowa Ice, o Unilever terá pela frente amanhã as turcas do VakifBank Istanbul pela segunda rodada do Mundial disputado em Zurique.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Afirma Flávio Ricco que, embora reconhecidamente muito bonitas, as apresentadoras da Rádio BandNews FM também são "meio assim" e não cumprimentam ninguém, a exemplo dos apresentadores da emissora e do seu agora ex-diretor André Luiz Costa, promovido a segundo homem forte do jornalismo do Grupo Band. Uai...

*Outra do Ricco: Carlos Viana enviado pela Record Minas à Alemanha. Motivação: gravar matérias sobre a Feira do Livro de Frankfurt, que termina neste domingo. Matérias no ar a partir da terça da semana que vem.

*Leio no Coletiva mais uma notícia de semanas atrás do José Luiz Prévidi confirmada: a volta de Simone Santos à Record aqui do Rio Grande do Sul, não se sabe ainda em qual faixa pois ela não revelou detalhes a pedido da direção da emissora, mas será retomando a apresentação de telejornais. Palpite meu - palpite: deve ser naquele que ela fazia antes de sair do canal 2, o "Direto da Redação", às 6 e meia da manhã, que desde então é apresentado por Gisa Guerra (e, nas férias dela desde esta semana, pela "cubana" Luiza Zanchetta).

*Ando muito desatento a algumas coisas. Eu vi isso na própria segunda-feira no "Globo Rural" e, até agora, não registrei aqui por esquecimento puro: já ali começou aquilo que o site do Daniel Castro noticiou há alguns dias, que é a participação de Maria Júlia Coutinho como garota do tempo do noticiário agropecuário e do "Bom Dia Brasil", dando suporte na função à Michelle Loreto e à Izabella Camargo, que ficam entre "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional" em tempos de Flávia Freire no "Bem Estar" e Eliana Marques ainda em licença-maternidade.

*A saideira que li no Lauro Jardim: Justin Bieber não autorizou o Multishow a transmitir ao vivo seus shows em São Paulo e Rio de Janeiro no mês que vem. Ainda existem boas notícias a nos animar neste mundo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Automne Pavia

Automne Pavia, judoca francesa, medalha de bronze na Olimpíada de Londres na categoria até 57 kg. Se no judô ela é bronze, na beleza feminina ela leva o ouro.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar.

Clipe do Dia

Com Beth Carvalho, Martinho da Vila e João Nogueira, aqui está "Agoniza, Mas Não Morre", de Nelson Sargento.

Arremate

Começa hoje a final do Campeonato Amapaense, entre Santos e Macapá. Quem levará a "Copa Flávia Freire"?

"24 Horas" volta depois que soubermos se o primeiro jogo terá tido um vencedor ou não!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.