.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 8 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 50
Depois dessa, só faltarão 10

10 rodadas para o fim da Série B faltarão após a realização da 27ª na noite de hoje. As disputas pelas outras duas vagas pro acesso (pois uma é do Palmeiras e outra praticamente certo da Chapecoense) e contra a Série B prometem partidas que, se não forem necessariamente boas, têm ingredientes para serem emocionantes.

Líder tranquilo com 59 pontos e 15 acima do quinto colocado, o Palmeiras quer reabilitação contra o Figueirense. A partida acontecerá em Londrina no cumprimento da primeira de duas perdas de mando de campo. É um local estrategicamente escolhido pelo Verdão até por questões comerciais, por nesta cidade ter sido aberta uma loja oficial recentemente. Foi em Londrina que aquele timaço de 1996 marcou um inesquecível 5 x 1 no Fluminense. Da parte do Furacão do Estreito, não há muita coisa a falar pois ele está intermediário e a 6 pontos da quarta posição. Mesmo que ganhe, não será simples chegar perto do G4 pois teria que torcer por muitos tropeços.

A vice-líder Chapecoense, com 52 pontos (oito acima do quinto), vai a Minas Gerais enfrentar o América, que não tem sido tão bom mandante quanto é excelente visitante - excelente para ele, América, e péssimo para seus adversários. Uma vitória é fundamental para o Coelho sonhar com o acesso, ainda mais se os potiguares derem uma forcinha. Quarto colocado com 45 pontos, o Paraná visita o América em Goianinha. Os potiguares estão em penúltimo, com 27, mas empatados com outras duas equipes. Jogo traiçoeiro esse. Enquanto isso, outra partida que promete demais é "de seis pontos" entre Sport, terceiro com 46, e o mandante Avaí, quinto com 44.

Lá embaixo, além do já destacado América de Natal, outros com 27 pontos são o Atlético Goianiense, que joga em casa contra o ASA (lanterna quatro pontos abaixo dele), e o São Caetano, que desafia o Guaratinguetá, que soma 32 pontos e ficou sem treinador pois, assim do nada, Leandro Campos resolveu pedir as contas - e o que terá pensado ao saber disso Toninho Cecílio, que foi mandado embora após uma vitória pela Garça? Somando 28 pontos, o Paysandu é mandante contra um Boa Esporte que tem 35 pontos e está em queda absoluta. Não dá para perder uma chance preciosa dessas de somar 3 pontos. Com 29 e em franca ascensão, o ABC visita um Joinville que é sétimo, com 42, e que é meio inconfiável pois às vezes dá uns tropicões incompreensíveis.

Por fim, tem os cearenses em campo contra paulistas do interior. Com 42 pontos e em sexto, o Icasa revive a final da Terceirona de 2012 em SP com o Oeste, que soma 34 pontos e vem do quatrilho sobre o Boa Esporte. Já o Ceará, nono com 41, recebe o Bragantino, que soma 36 e é o mais intermediarérrimo de todos por estar a 9 pontos da quarta posição e 9 acima da décima sétima. Esperemos a bola rolar pra ver no que tudo isso dará.

Em tempo: a brincadeira dos palpites continua suspensa só por mais esta terça-feira no caso da Série B. Se uma boa nova importantíssima para o próprio andamento deste site e minha continuidade na Internet chegar neste meio de semana, retomarei tudo na rodada de sexta e sábado próximos. Espero estar iluminado pra isso.

Copa do Nordeste

Acontece hoje à noite, em Salvador e com transmissão ao vivo do Esporte Interativo, o sorteio dos grupos de 2014. Vale lembrar os 16 times que participarão dela em 2014: de PE, Santa Cruz, Sport e Náutico; da BA, Vitória, Bahia e Vitória da Conquista; do CE, Ceará e Guarany; de AL, CRB e CSA; do RN, Potiguar e América; da PB, Botafogo e Treze; e de SE, Sergipe e time a definir. Como a qualificação se dá via Estaduais, notam alguns ausentes notórios, como Fortaleza e ABC, além de uma ausência imperdoável: a do Campinense, campeão de 2013. Pois é. No Nordestão, o atual campeão não é garantido na edição seguinte. É que nem ocorre agora na Copa do Mundo, onde apenas o país-sede é assegurado de véspera - vide a Espanha ter que disputar as atuais Eliminatórias. E é ridículo isso, seja na Copa do Mundo, na Copa do NE ou onde quer que seja.

A propósito: se bem observaram, coloquei "time a definir" ao falar dos representantes sergipanos. O outro seria o River Plate de Carmópolis. Seria. Seu presidente Ernando Rodrigues anunciou de maneira oficial, em entrevista à Rádio Jornal de Aracaju, que o clube sai do futebol profissional por dois anos devido à falta de apoio financeiro. Rapaz, não tá fácil pra ninguém... Se a classificação geral for seguida, a vaga do River será do Confiança, que foi o time por ele vencido na semifinal e que teve 4 pontos acima do Estanciano, batido na semi pelo Sergipe.

Curtinhas

*Falando ao "Arena SporTV", o coronel Alarico Azevedo, da Polícia Militar do RN, disse que a capacidade do Frasqueirão é de 15.082 pessoas - logo, se estavam 15.636 em ABC x Palmeiras, isso complica ainda mais a situação do alvinegro potiguar. E nestes 15.636, esclareceu o cel., são contabilizados todos de todos: policiais, funcionários, imprensa, trabalhadores do estádio e, claro, os torcedores.

*Já o conselheiro Augusto Azevedo, no mesmo programa, disse que não houve superlotação e garantiu que havia espaços e corredores livres, além dos ingressos serem vendidos dentro da capacidade estipulada.

*Lamentável essa situação do Kall, zagueiro do Mixto, que está na UTI do HPS de Juiz de Fora com traumatismo craniano após ser agredido numa briga de gangues quando ele e os demais jogadores do time matogrossense saíam de uma casa noturna, onde foram no fim do domingo, após a derrota pro Tupi pela Série C.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A grande surpresa desta segunda-feira aqui no Rio Grande do Sul foi o anúncio, feito no ar ao encerrar o que agora sabemos ter sido seu último comentário no "Jornal do Almoço", de que Lasier Martins será candidato ao Senado nas eleições do ano que vem pelo PDT. Desta maneira, ele sai do ar da RBS TV (cujo comentário no "JA" sempre foi um momento aguardado pela força dos seus comentários), da TVCOM (onde apresentava o "Conversas Cruzadas") e da Rádio Gaúcha (onde era comentarista desde que saiu do "Gaúcha Repórter").

*Não é de hoje que se fala em Lasier na política. Este assunto vem de muitos anos, muitos mesmo, mas nunca houve uma candidatura dele a nada. No entanto, desta vez isto foi oficializado quando talvez não se esperasse mais isso. Entrevistado pela revista Press, disse Lasier que, caso não vença a eleição, tem duas alternativas que não incluem uma volta ao Grupo RBS por lá existir um princípio de que o profissional que ingressa na política fica marcado diante do público: voltar à advocacia ou trabalhar na empresa de assessoria de comunicação das filhas.

*Lasier Martins é um dos mais respeitados, conceituados e campeoníssimos jornalistas aqui do Rio Grande do Sul, que nos outros estados é muito lembrado (ou apenas e tão somente lembrado, lamentavelmente) por aquele episódio do choque do microfone na década de 90, mas que é muito mais do que apenas isso. Foi um grande repórter esportivo na Rádio Guaíba por mais de duas décadas e peça importante para a sustentação da própria emissora na crise séria da metade dos anos 80. Dispensado em 1986 pelo empresário Renato Ribeiro quando este comprou a Guaíba, foi para a RBS ainda como cronista esportivo, depois ficando só no jornalismo geral.

*Lasier Martins é o segundo profissional a deixar a RBS nos últimos dias para se candidatar no ano que vem. Antes, foi André Machado que anunciou sua saída do grupo para concorrer a deputado federal pelo PC do B.

*Outra saída aqui em Porto Alegre foi anunciada ontem nas redes sociais: a do repórter Maurício Gonçalves da RBS TV. Mas nada a ver com política neste caso e nem sequer com jornalismo. Ele anunciou em sua página no Facebook que sai do mundo da notícia após 19 anos para ser empreendedor da construção civil.

*Começou ontem a mudança na Rádio Jovem Pan AM de São Paulo, com o "Jovem Pan Morning Show" da FM também na amplitude modulada das 9 e meia às 11 e meia. Então, acabou o "Jornal de Serviço" que era feito por Oliveira Andrade, que passou a dividir com Joseval Peixoto a ancoragem do "Jornal da Manhã".

*Leio no Anderson Cheni que a Pan lançará em breve um novo noticiário em AM e FM na faixa matutina.

*Outra da Jovem Pan: leio no Flávio Ricco que quem está acertando com a emissora é Daniel Castro, que deverá dividir com José Armando Vannucci o noticiário sobre os bastidores da televisão.

*Mais uma do Ricco: teve promoção no departamento de jornalismo do Grupo Bandeirantes. Agora, o segundo nome do mesmo (atrás apenas de Fernando Mitre) para a ser André Luiz Costa, que era diretor de jornalismo da Rádio BandNews FM e passa a diretor executivo de jornalismo - e que, se não bastasse a questão profissional, ainda é o sortudo Sr. Mariana Ferrão. Outra mudança que ouvi no "Jornal Gente" é que José Carlos Carboni sai da direção da Rádio Bandeirantes e passa a ser diretor nacional de conteúdos de rádio do grupo.

*Outra de Band que o "guru" noticia: tá para ser lançado em breve um novo noticiário das 7 às 9 da manhã, com faixa regional das 7 às 8 e nacional das 8 às 9. O título provisório: "É de Manhã". Não quero trocar as bolas e nem me confundir por completo, mas acho, só acho, que teve um programa chamado "É de Manhã" na TVE do Rio de Janeiro na década de 90, lá pelas 9 horas, apresentado pela Liliana Rodriguez. Estaria eu correto?

*Mais uma do Flávio Ricco: a RedeTV! tem interesse em Ana Paula Padrão para apresentar um programa semanal de entrevistas. Precisam de um nome forte após a saída do Kennedy Alencar da emissora.

*RedeTV!, que bem sabem que sucedeu a Rede Manchete. E hoje, completa 105 anos o nascimento do fundador da Manchete, Adolpho Bloch. O dono de outros veículos, como rádio e revista, morreu em 1995.

*Essa eu vi no "SBT Notícias" de ontem: passou uma reportagem da Kallyna Sabino sobre uma clínica médica que não atendeu um paciente que pagou antecipadamente pelo serviço, daí ela foi entrevistar a proprietária para saber seu lado nessa história, mas a cidadã disse duas vezes que só falaria com o "Fantástico". Bah!!!

*A saideira informada pela Patrícia Kogut: a Globo vai mostrar aqueles quatro episódios do "Sai de Baixo" feitos para o canal Viva no aniversário de 3 anos. Será aos domingos, assim que acabar a temporada de "Revenge".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Izaskun Fernandez

Izaskun Fernandez, modelo e jornalista especializada em basquete na Espanha, que há poucos dias reclamou muito da ACB por não credenciá-la para cobrir a Supercopa por seu ramo ser a Internet, que a entidade máxima do basquetebol castanholeiro não considera para tanto. Gatinha loirona.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar.

Clipe do Dia

Há 65 anos hoje completados, nascia Johnny Ramone, que foi guitarrista dos Ramones até morrer em 2004. Deste grupo de punk rock, aqui está um grande sucesso de 1989: "Pet Sematary". Esta música homenageia um livro homônimo do famoso escritor Stephen King, que originou no mesmo ano o filme "Cemitério Maldito".

Arremate

Clemer treinará interinamente o Internacional até domingo, contra o Náutico. Depois, não se sabe ainda.

"24 Horas" voltará quando soubermos quem treinará o Colorado! Ou não.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.