.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 3 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 46
Avassaladora Raposa

Quatro gols já no primeiro tempo e, depois, o segundo nem chegou a existir. O Cruzeiro amassou a Portuguesa do mesmo jeito que ela fez no Corinthians domingo passado. Lógica confirmada com um marcador elástico que talvez não se esperasse devido à boa reação rubro-verde e os azuis agora tem 11 jogos sem derrota na Série A, com 10 vencidos e um empatado. Borges não marcava há cinco rodadas e já dobrou logo para saciar a fome de redes estufadas. É praticamente impossível ganhar do Cruzeiro no Mineirão. Desde a reinauguração, foram 20 atuações ali e só uma empatada (com o Santos), todas as outras sendo vencidas. Time que ganhar da Raposa em Magalhães Pinto terá que construir estátuas douradas dos seus atletas, que serão heróis por tal façanha.

Já as escritas favoráveis ao Grêmio falaram mais alto numa partida muito disputada com o Atlético Paranaense, mas onde a superioridade foi gremista e o marcador mínimo na proeza do Riveros foi merecido. O melhor lance do Furacão foi num bolão de Paulo Baier para Ederson driblar Dida e bater, mas Rhodolfo fazer um corte salvador. Já o Tricolor não foi aos 2 x 0 no último minuto pois faltou um tantinho para aquela tentativa do Pará resultar no que seria um espetacular golaço. Vargas foi expulso pelos gaúchos e Kléber foi atingido pelos dois visitantes expulsos: Luiz Alberto, que pisou nas suas costas, e Pedro Botelho, que quase estraçalhou seu tornozelo. O Grêmio agora não perde há 10 partidas para o CAP e não chegou aos inéditos três insucessos na Arena.

Enquanto isso, o clássico no Maracanã começou à toda, com Biro-Biro marcando pro Fluminense e Bolivar indo às redes pelo Botafogo. Pena que ficou só nisso pois, de resto, foi um joguinho mais sem vergonha que o melhor amigo querer roubar sua esposa dando em cima dela descaradamente. O Tricolor aumentou sua invencibilidade no Brasileirão para oito jogos e o Glorioso acabará 2013 sem perder pra ele, mas ninguém saiu feliz ontem - Vanderlei Luxemburgo que o diga, pois seu time não ganhou e, antes da bola rolar, ele tomou um gancho de duas partidas e não poderá comandar o pó-de-arroz da casamata contra Internacional e Vasco.

Foi com sufoco, mas com justiça principalmente pelo primeiro tempo, que o Vitória completou sete rodadas sem derrota, numa evolução bem legal após a chegada do Ney Franco. O primeiro gol rubro-negro foi sensacional, um chutaço indefensável do Escudero de fora da área. Os outros dois gols foram de Henriques: Pedro Henrique no empate pro Goiás, em seu único bom lance na metade de início, e William Henrique no emocionante desempate pros baianos já na troca do sinal amarelo para vermelho. Mesmo que os alviverdes tivessem tido na etapa final algumas chances boas a mais, ficou de bom tamanho os 3 pontos serem da equipe de Salvador.

Já a escrita de 15 anos acabou. Melhor em campo o tempo todo, mais ameaçador e com um tento no término do tempo primeiro e outro no começo do segundo, o Flamengo ganhou do Coritiba sem traumas e sem problemas. Problemas muitos terá Péricles Chamusca, isso sim, para colocar nos eixos um time que é fora do eixo falando geograficamente e que, de boa surpresa, passou a mero candidato contra o descenso após seis fracassos.

Outra escrita que acabou foi a do Corinthians na primeira de quatro perdas de mando de campo a cumprir. Vitória tranquilíssima sobre o Bahia (sem trocadilhos) e dois gols surgidos em escanteios batidos da direita pelo Sheik Emerson. O gol do Guerrero foi o primeiro próprio do Coringão desde o quarto sobre o Flamengo, um mês e dois dias depois - não contem aquele sobre o Goiás pois foi contra do Thiago Mendes, e não estou nem aí se Leandro Vuaden apontou tento do Alexandre Pato pois é fato que os árbitros seguem a cartilha contrária a gols contra da FIFA por bobagem sem nexo. Agora, cadê o Bahia? Em Mogi Mirim ele não esteve. Não às 21h50, ao menos.

Já o encanto da chegada do Muricy Ramalho parece ter acabado. O Santos estava bem melhor e ganhava por uma proeza a nada, mas de vez em quando o São Paulo dava umas visitadas na área santista, além de Alisson ser corretamente expulso direto por quase quebrar a perna do Douglas num carrinho criminoso. Criminoso, no entanto, foi o que o próprio Douglas fez com a torcida tricolor pouco depois ao perder na linha da pequena área uma chance digna de time que não teria mesmo melhor sorte ontem à noite. No tempo segundo, bastou Aranha fazer duas defesas em chegadas paulistanas e os praianos guardaram mais duas para vencer - e o gol do Léo foi legal, ele estava atrás da linha da bola. O Peixe ainda busca a zona da Libertadores e o Tricolor consegue algo que beira o inacreditável: não venceu um só clássico contra um dos outros três grandes de SP este ano. Bah!!!

Quer mais uma? Se o Vasco ganhar hoje do Internacional, o Criciúma passará a antepenúltimo e o São Paulo entrará na zona de rebaixamento. Então, os tricolores precisam torcer para dar empate ou vitória dos colorados, que os deixaria juntos com o Vitória na quinta posição, a quatro pontos do Atlético Paranaense. Também hoje à noite, tem uma peleja atrasada entre Atlético Mineiro e Ponte Preta. O Galo não perde há sete jogos em 9 anos pra Macaca, que precisa ganhar para ficar a 2 pontos do São Paulo ou a 3 do Vasco (se este vencer no Rio).

Uma da Copa Sul-Americana

Ponte Preta, que soube ontem que, se confirmar daqui a três semanas a vantagem sobre o Deportivo Pasto, terá pela frente nas quartas-de-final o Vélez Sarsfield, que ontem derrotou o La Equidad e está classificado.

Vantagem do Galo Carijó

Empate por 1 gol no Mato Grosso e o Tupi jogará em casa por vitória e empate sem gols, enquanto o Mixto terá que ganhar ou empatar a partir de 2 gols para conquistar o último acesso pra Série C do Campeonato Brasileiro deste ano e fazer a outra semifinal da Série D deste ano, contra o Juventude, que tá só na espera por isso.

Por falar em Série C...

...o Betim ganhou um jogo atrasado contra o Duque de Caxias e, agora, todos os dez times do Grupo B têm 16 rodadas disputadas, faltando duas. Está assim a situação (passam quatro e caem dois): Macaé e Caxias com 28, Mogi Mirim com 27, Betim com 24, Vila Nova e Guarani com 23, Madureira com 18, CRAC e Duque com 15 e Barueri com 13. Por enquanto, certas apenas as passagens de Macaé e Caxias para a próxima fase.

Liga dos Campeões da UEFA

O Grupo A não tem um líder 100% igual aos outros. Shakhtar Donetsk e Manchester United empataram ontem e somam 4 pontos. Ryan Giggs, do United, completou ontem 145 atuações na Champions League e superou Raúl, hoje no Al Sadd e que teve 144 presenças. O galês é uma lenda viva dos Diabos Vermelhos da "Sorocaba inglesa". O Bayer Leverkusen somou 3 pontos pela vez primeira ao derrotar a ainda zerada Real Sociedad.

O Grupo B é liderado pelo Real Madrid, que tem 6 pontos após quatrilhar o Copenhague com dobra do Cristiano Ronaldo. Os dinamarqueses tem apenas 1 ponto a exemplo do Galatasaray, que empatou com a Juventus, que tem apenas 2 pontos. A Velha Senhora saiu perdendo, chegou à virada, mas tomou o empate ante sua gente.

O Grupo C é liderado pelo Paris Saint Germain, que teve dois do Ibrahimovic na trinca a nada sobre o Benfica, que tem 3 pontos a exemplo do Olympiacos, que superou o zerado Anderlecht com três de Mitroglou.

E o Grupo D tem como primeiro colocado o Bayern de Munique, que foi aos 6 pontos ao trincar o Manchester City, que parou nos 3 pontos e foi alcançado pelo CSKA Moscou, que derrotou de virada o Viktoria Plzen, que está sem pontuar. O que foi a papagaiada do Kozácik numa das proezas do time russo? Caçarola...

Curtinhas

*E essa dos quatro grandes cariocas, da dupla grande de Belo Horizonte e mais Goiás, Sport e Vitória dizerem que boicotarão a Copa SP de Juniores de 2014 se o São Paulo disputá-la por acusarem o clube paulista de aliciamento de jovens atletas da base? Já faz algum tempo que tinha se falado algo nesse sentido, aliás.

*A Série B tá longe do fim, mas já pode ter um recorde logo, logo: seu maior artilheiro. A marca é do ano passado e Zé Carlos fez 27 gols pelo Criciúma. Bruno Rangel, da Chapecoense, já tem 24. Zé Carlos já pode chorar.

*Definido o Campeonato Cearense do ano que vem. A primeira fase não contará com Ceará e Guarany de Sobral, que jogarão a Copa do Nordeste, e terá Fortaleza e Icasa. Três times serão rebaixados e quatro avançarão à segunda fase com Vozão e Guarasol, o primeiro desta fase inicial sendo bonificado com dois pontos e o segundo com um. Depois, tem semifinal com cruzamento olímpico e finalíssima, fechando 32 datas (14 na fase "grande").

*Basquete: mais uma vitória do Uniceub, desta vez 95 x 79 no equatoriano Comunikt, e classificação garantida à próxima fase da Liga Sul-Americana. Hoje, o Grupo A será fechado pelos candangos contra o Boca Juniors.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Portal Imprensa que teve mais jornalista sendo hostilizado nos manifestos dos professores grevistas no Rio de Janeiro: desta vez foi Marcela Lemos, da Rádio CBN, que foi cercada pelos protestantes, que xingaram e ameaçaram ela, que só pôde trabalhar dentro da Câmara de Vereadores graças a auxílio policial. Bah, gente...

*Leio no NaTelinha audiências do "Goiás no Ar", matutino da Record apresentado por Alysson Lima das 7h15 às 8h40, na última semana: nos dias 23 e 24, marcou 5 pontos contra 4 da Anhanguera ("Bom Dia Goiás", "Bom Dia Brasil" e "Mais Você") e 3 da Serra Dourada (que confesso não saber o que mostra na faixa, até porque não está no ar o site desta afiliada do SBT); e nos dias 25 e 26, 7 pontos pra Record, 4 da Globo e 3 do SBT.

*Tem repórter nova na Record/RS: Raquel Robaert, que vi ontem pela primeira vez no "Balanço Geral". Pesquisei e achei que ela trabalhou no "Diário do Campus" da UNITV, foi por quase dois anos funcionária da RBS e atuava no portal Hagah e com colunas de cultura e gastronomia na Rádio Gaúcha, além de ser repórter freelancer do SBT/RS durante a Olimpíada de Londres ao cobrir a participação dos atletas aqui do Rio Grande do Sul.

*Quem voltou a dar expediente na RBS TV foi Jonas Campos, repórter que já foi da emissora há muito tempo e que estava na TV Centro América (Globo Mato Grosso), além de passar também pela TV Liberal (Globo Pará).

*A Central Globo de Comunicação desmentiu o informado pelo Notícias da TV e assegurou que não haverá um escanteamento do jornalismo em prol do entretenimento no "Fantástico" a partir do ano que vem. Entendo...

*Globo, que hoje estreia as novas temporadas do "The Voice Brasil" e "Amor e Sexo", deste sendo a última. Última amanhã será a participação do André Marques no "Vídeo Show". Sai Mocotó do programa após 13 anos.

*Leio no Fernando Oliveira que, devido à queda de audiência em São Paulo com poucos dias no ar, Silvio Santos avisou à equipe do "SBT Notícias" que vai tirá-lo do ar se os índices não melhorarem. Esse imediatismo que o Patrão adota não é legal. O próprio "Cidade Alerta", que hoje é o programa mais assistido da grade da Record e segundão convicto no seu horário, não chegou a essa condição de cara. Como diria aquele menino do barril que nunca sabemos se não está de prontidão para entrar em ação: Silvão não tem paciência...

*Leio no Flávio Ricco que comenta-se que será anunciado oficialmente na feira de Cannes, na próxima semana, que o SBT não renovará no fim deste ano seu contrato com a Warner, que já vem de muitos e muitos anos. Será? Não digo isso nem pelos filmes e sim mesmo pelos seriados, pois quase todos que passam são dela.

Bela do Dia: Jessica Zelinske

Jessica Zelinske, dona de casa em Minnesota (EUA). Esta moçoila bonitaça de 33 anos participou de uma edição especial da Playboy em julho do ano retrasado com donas de casa gostosas - e participou autorizada pelo seu chefe. Só que agora o mesmo chefe demitiu Jessica, que é mãe solteira de uma guria de 9 anos e derrotou outras 400 madames para fazer o ensaio, sob alegação de atitude que ia contra o código de conduta da empresa. Baita mala esse chefe, baita gostosa ela.

*Falando em seriados, estreia amanhã na Record "Seguindo em Frente", que durou só uma temporada de 22 episódios e é estrelado por Matthew Perry (eternamente Chandler Bing em nossos corações), além do elenco ter Tyler James Williams, a figurinha estrangeira mais carimbada da emissora (é o Chris que todo mundo odeia).

*Por falar em Matthew Perry: completa 40 anos hoje a lindindinha Neve Campbell, da série "O Quinteto" e dos filmes de terror "Pânico", filmes estes que tem no elenco Courteney Cox (para sempre Monica Geller).

*Tristeza estrangeira: morreu anteontem, aos 66 anos, o escritor Tom Clancy. Seus livros de espionagem com viés militar inspiraram vários filmes. Jack Ryan ganhou as telonas interpretado por Alec Baldwin em "A Caça ao Outubro Vermelho", Harrison Ford em "Jogos Patrióticos" e "Perigo Real e Imediato", e Ben Affleck em "A Soma de Todos os Medos". Em breve, Chris Pine o interpretará em "Jack Ryan: Shadow One".

*Saideira nostálgica: há 20 anos hoje completados, morria o ator Wilson Grey, que nasceu em 1923 e tem uma filmografia de mais de 100 obras em cinco décadas, incluindo quase todas as feitas pela produtora Atlântida.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Clipe do Dia

Para não ficar apenas nos sons antigos, um muito recente que é bem bom, lançado no finalzinho de 2012 pelo cantor norte-americano Josh Groban e que escutei dia desses na Antena 1: aqui está "Brave".

Arremate

0 x 0 na ida e o Marcílio Dias só precisa empatar de novo com o Brusque para ganhar a Série B do Catarinense.

"24 Horas" volta antes que os dois disputem suas estreias na divisão especial de Santa Catarina!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.