.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 2 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 45
Mas que sobrevida é essa, Timbu?

O que é que deu no Náutico para, de uma hora pra outra, resolver renascer no Campeonato Brasileiro quando as condições são as mais adversas? Quarto jogo sem perder, 8 pontos conquistados nesses 12 disputados, ontem ganhou de virada da Ponte Preta num Moisés Lucarelli com mais de 12 mil fãs empolgados após dias felizes pro time - que, no entanto, começou mal sua semana de três partidas. Só que o Timbu resolve renascer muito tarde pois, mesmo que dê tudo certo neste meio de semana (leia-se São Paulo perder pro Santos e Vasco não ganhar do Internacional), ainda serão 10 pontos de distância a 13 rodadas do fim. Muito difícil, vamos e convenhamos. Já a Macaca perdeu uma chance excelente de ficar a 2 pontos do São Paulo e hoje tem que ser Santos ferrenho.

Oito jogos nesta quarta-feira

Vindo de nove vitórias e um empate, o Cruzeiro tem tudo para faturar mais 3 pontos no Mineirão. Por mais que a Portuguesa esteja num momento legal de quatro vitórias nas últimas cinco rodadas, a Raposa nunca perdeu para ela em 15 jogos de Série A disputados em Minas Gerais. E não acho que seja hoje que sequer empate.

Mas três times torcerão demais para a rubro-verde, além de terem que fazer seu papel. Dois estarão em duelo direto: Grêmio, que não quer ficar pela vez primeira sem vencer três vezes seguidas na sua Arena, e Atlético Paranaense, que não ganha dos gaúchos no Brasileiro há 9 partidas (perdeu 5 e empatou 4). Cara de empate.

O outro é o Botafogo, que não ganha há três rodadas na Série A e quatro pelejas no geral, o que rende gozações como esta capa aqui do Meia Hora de ontem, com a "cavala paraguaia" Larissa Riquelme (e mais o Pé de Pano do Pica-Pau). É clássico com o Fluminense o desafio de hoje. Favorável ao Glorioso: nos outros três clássicos, ganhou dois e empatou um. Favorável ao Flu: sete partidas sem perder. Pelo sim, pelo não, vai dar Tricolor.

Vindo de seis rodadas sem queda e daquele triunfaço de 5 x 3 sobre o Furacão em Curitiba, o Vitória receberá o Goiás, que poupará Walter para o próximo fim de semana. Chegará o rubro-negro ao sétimo jogo sem perder.

Outro rubro-negro tem uma missão cascuda ou a chance da quebra de uma escrita incômoda. O Flamengo não ganha do Coritiba no Couto Pereira desde 1998, mas o Coxa do hoje estreado técnico Péricles Chamusca está sem ganhar há cinco rodadas. Jogo sem vergonha de projetar, mas... tem cara de um empate nada amigável.

Enquanto isso, o Corinthians cumprirá sua primeira perda de mando em Mogi Mirim, onde tentará acabar com a zica de oito jogos sem vitória (sete na Série A) ao confrontar o Bahia, que está há cinco rodadas sem perder. Não dá para dar voto de confiança pra quem só marcou um gol neste período - isto é: marcaram pra ele. Dá Tricolor.

Pra fechar a noite, o clássico San-São na Caldeira do Urbano, o terceiro em 2013. O Santos ganhou os outros dois, mas vem de derrota no Brasileirão, assim como o São Paulo. Mais uma partida com ares de igualdade.

A rodada acaba amanhã com Vasco x Internacional e, lembro uma vez mais, não estou aceitando palpites dos leitores neste meio de semana. Assim que eu ajustar tudo para tanto, avisarei por aqui mesmo quando voltarei.

Os destaques da Série B

Leandro fez um belo gol e tomou cartão vermelho mais adiante, mas o Palmeiras ganhou do Oeste em São José do Rio Preto (o Rubrão de Itápolis nunca enfrenta os grandes paulistas no pequenote Amaros) e fecha 26 rodadas com 59 pontos e 17 de distância pro quinto colocado, o Joinville, que começou vencendo no Recife, mas levou a virada do Sport e chegou a diminuir, mas não a empatar. O Leão entrou na zona de classificação com um ponto acima do JEC e dois abaixo do Paraná, que perdeu em casa pro América, que melhor está fora de Minas Gerais que nelas: das 11 vitórias que obteve na Bêzona, o Coelho conseguiu sete como visitante. Visitante indesejado. Quem completa a zona de classificação é a vice-líder Chapecoense, que deu de quatro no ASA com dobra do goleador Bruno Rangel - mas o golaço da noite foi o primeiro, do Athos, encobrindo o guarda-metas.

O ASA é o lanterna e está a quatro pontos do último fora da zona de risco, o América de Natal, que perdeu para o intermediário Bragantino. Na briga direta, o ABC ganhou do Atlético Goianiense e ambos estão a apenas um ponto do alvirrubro - o alvinegro do RN reagiu bastante. Dois pontos acima do Mecão está o Paysandu, que só empatou com o Guaratinguetá. Três pontos abaixo dos potiguares está o São Caetano, que saiu na frente, levou o empate do Avaí e engoliu uma virada muito indigesta para ele aos 48 do segundo - virada redentora pro Leão da Ilha, que está a dois pontos do Sport na briga pela Série A. A um ponto dos pernambucanos poderia estar agora o Icasa, não fosse cair pelo escore mínimo pro Ceará, que está a cinco pontos do G4, a exemplo do Figueirense, que derrotou o Boa Esporte. Três em sequência tanto êxitos catarinenses quanto fracassos mineiros.

No fim de semana, o líder Palmeiras visitará um ABC querendo sair dos quatro últimos, a vice-líder Chapecoense mandará uma promessa de clássico eletrizante com o Joinville (de preferência sem as tretas do jogo do turno), Paraná e Avaí farão um encontro sulista que dá pra chamar "de seis pontos" e o Sport atuará em casa diante do "fiel da balança" América de Natal. As outras próximas partidas: Icasa x Guaratinguetá, Boa Esporte x Oeste, Figueirense x Atlético Goianiense, ASA x Ceará, São Caetano x Paysandu e Bragantino x América Mineiro. Ainda não sei se retomarei a partir delas a brincadeira dos palpites na Série B. Avisarei aqui no site mesmo.

A definição que falta

Passado o episódio lamentável do massagista da Aparecidense, finalmente começa a definição do último acesso pra Série C no ano que vem: Mixto ou Tupi? A história deles começa hoje, no Mato Grosso, espera-se que sem qualquer incidente sequer parecido a esse das oitavas. Daí sai o adversário do Juventude na semifinal da D.

Liga dos Campeões da UEFA

O Grupo E tem o Schalke 04 com 6 pontos após ganhar do Basel, que parou nos 3 e foi alcançado pelo Chelsea, que teve dois do Ramires no quatrilho sobre o zerado Steaua Bucareste. No Grupo F, o Arsenal foi aos 6 pontos ao dobrar diante do Napoli, que tem 3 pontos igual ao Borussia Dortmund, que teve dois do Lewandowski para superar o ainda não pontuador Olympique. O Grupo G tem o Atlético de Madrid liderando com 6 pontos depois de virar sobre o Porto, que tem 3. Zenit e Áustria Viena empataram e obtiveram seu primeiro ponto. E o Grupo H é liderado pelo Barcelona, com 6 pontos ao bater o Celtic, com gol do Fàbregas, sem Messi e com Neymar tendo bom destaque. O Ajax ficou com 1 ponto e o Milan foi aos 4 graças ao empate do Balotelli aos 48 do segundo.

A quarta-feira reserva estes jogos: CSKA Moscou x Viktoria Plzen, Juventus x Galatasaray, Anderlecht x Olympiacos, Paris Saint Germain x Benfica, Bayer Leverkusen x Real Sociedad, Real Madrid x Copenhague, Manchester City x Bayern de Munique e Shakhtar Donetsk x Manchester United.

Curtinhas

*Richarlyson fora do Mundial de Clubes por romper o ligamento do joelho esquerdo. Desfalque confirmado para o Atlético Mineiro, que vive a incerteza sobre Ronaldinho Gaúcho. Certeza o Galo tem de que saberá seu caminho na competição na quarta-feira da semana que vem, quando os jogos do Mundial serão sorteados.

*A Portuguesa tem propostas de Campo Grande, São Luís e Belém para sediar numa destas metrópoles o jogo do dia 27, contra o Flamengo. Por um lado, é discutível não atuar diante de sua gente no Canindé num momento de recuperação como esse e diante de um dos grandes do futebol brasileiro. Por outro lado, a Lusa precisa de dinheiro pois deve dois meses de direitos de imagem pros atletas. Acaba compreensível sob este sentido.

*Para terem ideia: a renda do quatrilho sobre o Corinthians foi de mais de 830 mil "dilmas". Divide isso pelos 12 mil pagantes e deu em torno de 67 mangos por cabeça. No Canindé seria arrecadado o mesmo? Aí é que tá. Claro que isso tudo não foi por causa da torcida rubro-verde e sim da corintiana, mas é um artifício que vale.

*Além de Chapecó, também Cascavel, Campo Grande e até Brasília disputam receber o Gre-Nal do próximo dia 20. Francisco Novelletto disse ao UOL que até o fim de semana sairá uma definição. Gre-Nal candango, é?

*Alterado o Campeonato Gaúcho para 2014. A competição iniciará não mais em 12 e sim em 19 de janeiro, indo até 13 de abril. Turno único com os 16 times, passam os quatro melhores à semifinal. Serão 19 datas.

*Paradas as obras na Arena da Baixada após determinação da Justiça do Trabalho do Paraná pois apontaram mais de 200 autos de infração em fiscalização feita no mês passado pelo Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura do Ministério do Trabalho e Emprego (que nome comprido, vivente!).

*Aberta no Rio de Janeiro a exposição "Pátria de Chuteiras", que deve rodar por todas as sedes da Copa do Mundo aqui no Brasil e que, pros cariocas, ficará disponível até dia 31 deste mês, no Centro Cultural Furnas.

*O apelo não surtiu efeito e Cabo Verde foi mesmo retirado pela FIFA das eliminatórias africanas do Mundial por uso de jogador irregular. Então, é mesmo a Tunísia que disputará uma vaga no torneio com Camarões.

*Mais um triste caso no esporte esse de Lucas Souza, atleta do handebol do São Caetano, que sofreu um infarto fulminante e morreu com apenas 24 anos. Qualquer morte choca. Sendo de alguém jovem, mais ainda.

*Basquete: o Uniceub começou bem a Liga Sul-Americana ao meter 146 x 62 no boliviano Atlético Nacional. O outro jogo do Grupo A foi muitissíssimo mais apertado: Boca Juniors 80 x 74 Comunikt. A competição segue hoje em Brasília e terá bolivianos versus argentinos no fim da tarde e, na sequência, brasileiros contra equatorianos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Notícias da TV que integrantes do chamado Black Blocs picharam anteontem um carro do SBT durante os manifestos dos professores no Rio de Janeiro. Uma equipe com a repórter Melissa Munhoz foi cercada por alguns destes integrantes e ofendeu os profissionais, o que causou revolta dela. Não é por aí, gente, não...

*No mesmo site do Daniel Castro, leio que a Globo comunicou anteontem aos profissionais do "Fantástico" a nova linha editorial do programa, que vai sacrificar o jornalismo e priorizar o entretenimento. Sei não, hein...

*Leio na Patrícia Kogut algo mais óbvio do que 2 mais 2 dar 4: que a Plim-Plim não vai transmitir o Oscar no ano que vem pois será no mesmo domingo do carnaval no Rio de Janeiro. Mas alguém ainda duvidada disso?

*Mais uma do Notícias da TV: nos bastidores da final da "Fazenda", domingo à noite, Britto Jr. disse que não vai mais trabalhar com o diretor Vildomar Batista, com quem se desentendeu quando comandava o "Programa da Tarde", do qual a Record o tirou após o presidente do comitê artístico, Mafran Dutra, entrar na questão. Eita...

*A saideira triste: morreu aos 75 anos Giuliano Gemma, ator italiano famoso de faroestes italianos como "Uma Pistola Para Ringo" e "O Dólar Furado". Foi em um acidente rodoviário na Itália. Ele, que trabalhou em filmes como "Ben-Hur" e "O Leopardo", atuou pela última vez em "Para Roma com Amor", do Woody Allen. Pena!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Fernanda Torquato

Fernanda Torquato, repórter da TV Integração de Uberlândia. Morena com uma boniteza muito forte.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna do último domingo, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de coisas a recuperar.

Clipe do Dia

Volta e meia, para não dizer volta e sempre, queria eu que fosse possível voltar no tempo para consertar coisas erradas que levaram a caminhos não muito legais ou fazer isso e aquilo que lá atrás deixei de fazer ou não soou bacana para lá na frente o prejuízo ser sentido de um jeito bem incômodo. Como infelizmente isto não é possível sem ser na ficção, fiquemos aqui com um oitentismo nota 10: "Turn Back The Clock", com Johnny Hates Jazz.

Arremate

Bom meia do América Mineiro, Rodriguinho vai pro Corinthians. Tomara que confirme lá as boas impressões.

"24 Horas" volta antes que o homem estreie no alvinegro paulistano, seja em Sampa City ou não!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.