.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 1 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 44
Tentando fugir do rebaixamento

Depois da sua melhor semana em anos com a vitória sobre o Deportivo Pasto em seu primeiro jogo internacional e do triunfo sobre o Botafogo, o seu primeiro no Maracanã em todos os tempos, a Ponte Preta terá uma semana muito puxada de três partidas: hoje contra o Náutico em casa, depois de amanhã visitando o Atlético Mineiro e domingo contra o Bahia, também fora de casa. Esta noite, a Macaca chegará aos 25 pontos se vencer o Timbu, que até ganhou 5 dos últimos 9 pontos disputados, mas continua mais pra lá do que pra cá. Confirmando-se um sucesso no Majestoso, o alvinegro campineiro ficará a dois pontos do São Paulo, primeiro fora da zona de risco.

Noite cheia pela Série B

Líder com 56 pontos, o Palmeiras jogará em São José do Rio Preto contra o Oeste, que está 5 pontos acima da turma do descenso. O Verdão pode acabar a noite 19 pontos acima da quinta posição, desde que ganhe e que o Sport perca em casa pro Joinville, que o Icasa no máximo empate com o Ceará no confronto doméstico e que o Avaí também não derrote o São Caetano em seus domínios. Vice-líder, a Chapecoense tenta recuperação diante de sua gente contra o ASA, que precisa ganhar para seguir sonhando com a fuga do rebaixamento. Lá embaixo, ABC e Atlético fazem em Goiânia um confronto dito de "seis pontos". América de Natal e Paysandu confrontam paulistas interioranos, respectivamente Bragantino em casa e Guaratinguetá fora. A terça-feira tem ainda a dobra de Minas Gerais x Sul, com Paraná x América no Sul e Boa Esporte x Figueirense no Sul... no Sul de Minas.

Lembrete aos leitores

Esta semana, continuam não valendo palpites para os jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Fiquem atentos que avisarei quando puderem participar novamente e em quais partidas poderão prognosticar.

Tarde europeia

Tarde para nós, noite para eles com a segunda rodada da Liga dos Campeões da UEFA. Tem o Barcelona na Escócia contra o Celtic, o Milan na Holanda diante do Ajax, o Borussia Dortmund recebendo o Olympique na Alemanha, o Chelsea visitando o Steaua Bucareste na Romênia, um Arsenal x Napoli bacana na Inglaterra, o Atlético de Madrid encarando o Porto em Portugal, o Schalke 04 duelando com o Basel na Suíça e, com cartaz bem menor que as pelejas anteriormente citadas, o Zenit abrindo os trabalhos contra o Áustria Viena.

Curtinhas

*Londrina receberá as duas partidas cujos mandos de campo o Palmeiras perdeu, ambas na semana que vem, contra Figueirense na terça e Guaratinguetá na sexta-feira. Natural a escolha desta cidade paranaense, pois lá o alviverde paulista inaugurou recentemente uma loja oficial, sabedor que aquele é um bom mercado a explorar.

*Sport jogando na Arena Pernambuco dia 26 deste mês hoje iniciado, contra o ASA, e talvez atue antes contra o Libertad, no dia 23, por lá. O Sport precisa virar o "jogo de 180 minutos", que está 2 x 0 para os paraguaios, e não pode tomar gol em casa pois necessitará de quatro neste caso. Não seria melhor atuar em São Lourenço da Mata numa outra partida e fazer essa da Sul-Americana no caldeirão fervilhante da Ilha do Retiro mesmo?

*O Campeonato Pernambucano de 2014 vai começar no fim deste ano de 2013, mais precisamente em 8 de dezembro. Primeira fase com 9 times e sem Náutico, Sport e Santa Cruz, que jogarão a Copa do Nordeste a partir de janeiro. Destes 9 clubes, os três melhores vão para a segunda fase e os outros seis disputarão um hexagonal para rebaixar dois pra Série A2. A segunda fase, com os três grandes, começará em 8 de fevereiro e a finalíssima acontecerá em 13 de abril. Agora, esta segunda fase é uma piada de mau gosto: ida e volta com os 6 times para definir os semifinalistas. Sim! De seis, vão passar quatro! Baita perda de tempo será este período.

*Oficializado pelo conselho da FIA o calendário de 22 corridas da Fórmula 1 pro ano que vem. É o mesmo que citei na coluna do último domingo, mas o GP da Rússia será em 5 de outubro e não em 19 do mesmo mês.

Sintonia PB

*Pará: 30% de aumento nos salários de cada colaborador e, desta forma, acabou a greve dos jornalistas do Diário do Pará e do Diário Online, veículos do Grupo RBA, pertencente ao senador Jader Barbalho.

*Leio no Comunique-se duas novidades da Rádio Cultura FM de São Paulo. Uma começou ontem: "De Volta Pra Casa", das 18h às 19h, com Alexandre Machado, que apresentava o "Começando o Dia", que foi extinto. A outra iniciou hoje: "Diário da Manhã", das 8 às 9, com Salomão Schvartzman, que assim ganha uma terceira atividade radiofônica, pois também é colunista da BandNews FM e apresenta o "Sábado de Classe" na Bandeirantes AM.

*Leio no TudoRádio que começa na próxima sexta um novo programa noturno na Rádio Globo: o "Zoação na Globo", com Maércio Ramos, que será de entretenimento e abordando o que de bom acontece na noite, com transmissão para todas as emissoras da rede, menos Rio de Janeiro, onde segue no ar o "Botequim da Globo".

*"Botequim da Globo", que tem sido apresentado interinamente por Robson Aldir pois Loureiro Neto se recupera de uma infecção nas vias respiratórias, conforme registrado no Facebook pelo ex-colega Gilmar Ferreira.

*Também no Rio de Janeiro, quem se recuperou de um infarto recente foi Fernando Sérgio, que nesta virada de segunda para terça retomou o comando da "Super Madrugada Tupi", que Jimmy Raw conduziu no período.

*Aqui na aldeia pampeana, fechou direitinho uma notícia do José Luiz Prévidi na semana passada: Milena Fischer não é mais colunista social do "Segundo Caderno" pois decidiu sair do jornal Zero Hora. Ela buscará outras oportunidades profissionais e o espaço em ZH será tocado interinamente por Fernanda Pandolfi.

*No site da Zero Hora, quem passou a ter uma coluna diária de comentários sobre temas da atualidade em todas as editorias é Luciano Potter, do "Patrola" da RBS TV e do "Pretinho Básico" na Rádio Atlântida.

*Uma da Record: sexta-feira, o "Hoje em Dia" estará aqui em Porto Alegre. O trio Chris Flores, Celso Zucatelli e Eduardo Guedes estará no Mercado Público, no Centro, a partir das 2 da tarde com uma série de atividades como desfile de moda, transformação visual e culinária típica daqui do Rio Grande do Sul.

*Com as mudanças realizadas entre ontem e anteontem na Globo, faltava mesmo confirmar quem substituiria Ana Paula Araújo no "RJTV" do meio-dia. Confirmou-se mesmo Mariana Gross sucedendo a agora apresentadora do "Bom Dia Brasil". Quando Ana Luiza Guimarães trocou o "Bom Dia Rio" pelo "RJTV" da noite, tinha muita gente esperando que Mariana fosse pro horário da manhã, até que Flávio Fachel foi anunciado. Mas achei melhor que o espaço dela seja este do meio-dia, que é um dos mais competitivos - e agora com duas damas (a outra é Isabele Benito no "SBT Rio") contra um homem (Wagner Montes no "Balanço Geral RJ" da Record).

*Leio no Daniel Castro que, por não ter mais aquela concorrência agressiva da Record em outros tempos sendo os tempos atuais de contenção de gastos em tudo quanto é lugar, a Globo não tem mais proposto aumento nas renovações de contratos e sim apenas correção da inflação. A Record, por sua vez, propõe reduções salariais.

*Também no Notícias da TV do DC, leio que a emissora aberta onde Rosana Jatobá pode reaparecer é a Band, pois se encontrou há duas semanas com o diretor Fernando Mitre para discutir um projeto jornalístico para 2014. Foi na Bandeirantes que Rosana surgiu nacionalmente em 1999, apresentando o "Dia Dia News", após três anos na Band Bahia, dali sim saindo para a Globo e ganhando a projeção que a tornou tão conhecida.

*No mesmo Notícias da TV, leio que o Miss Brasil do sábado passado ficou fora do pódio no "Ipobre" de Sampa City, com 3,9 pontos pra Band, contra 5,4 do SBT com "Famoso Quem", 8,6 da Record com "A Fazenda" e 13,7 da Globo com "Amor à Vida", "Zorra Total" e "Altas Horas". Aliás, sobre o concurso, uma breve observação: no máximo lindinha a ganhadora Jakelyne Oliveira, mas não para ser Miss Brasil. Outras eram bem melhores. Em tempo: entre estas bem melhores não está a Victoria Centenaro, aqui do RS, que caiu já na semifinal.

*Enquanto isso, leio na Patrícia Kogut que a Record venceu com a final da "Fazenda", com 13 pontos no Rio de Janeiro (contra 11 da Globo e 7 de SBT e Band) e 12 em São Paulo (contra 9 da Globo, 8 do SBT e 7 da Band).

*Logo mais, depois das 11 e pouco da noite, começa "Aprendiz: o Retorno", com a volta do Roberto Justus ao programa. Agora, sim, voltarei a assistir esta atração. João Dória Jr. não dava pra função, presença sem força.

*Leio na Keila Jimenez que o GNT mostrará alguns episódios de "As Brasileiras" a partir da quinta da semana que vem. "As Brasileiras", que foi uma ampliação nacional de "As Cariocas" - e na coluna de ontem falei dos 45 anos da morte do seu autor Sérgio Porto. Como eram boas as terças-feiras com aquelas maravilhas fêmeas...

*Boa notícia: Cláudio Marzo recebeu alta no domingo da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde estava desde 16 de setembro ao ser internado com insuficiência respiratória e pneumonia. Ele está com 73 anos completados no hospital no dia 26 e já tinha sido internado ali em fevereiro deste ano pelos mesmos problemas.

*E começa hoje, às 9 e meia da noite, a nova MTV Brasil, agora tocada pela própria Viacom e somente na TV fechada. Enquanto isso, a MTV do canal aberto acabou à meia-noite de ontem para hoje com o último clipe sendo "Maracatu Atômico", com Chico Science & Nação Zumbi, apresentado por Astrid Fontenelle. Agora o espaço é ocupado pela TV Ideal, mas o Grupo Abril buscará alternativas para ocupá-lo. Por sua vez, leio no Fernando Oliveira que ficou mesmo com a Viacom todo o acervo de mais de 33 mil fitas com o rico arquivo da MTV Brasil "da Abril", do qual apenas 10% está digitalizado. Curiosidade: neste arquivo, está incluído um até hoje inédito acústico do Roberto Carlos, nunca exibido pois a Globo embargou o material. Que coisa, não?

Bela do Dia: Gabriela Mayer

Gabriela Mayer, desde ontem apresentadora do novo "Jornal da Cultura: Primeira Edição" no canal 2 de São Paulo. Bela e sorridente.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna do último domingo, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de coisas a recuperar.

Clipe do Dia

Há 85 anos hoje completados, nascia o ator George Peppard, que morreu em 1994 e que foi o Coronel Hannibal de "Esquadrão Classe A", grande seriado de ação da década de 80 e que virou filme em 2010, com o personagem feito por Liam Neeson. Muito antes, George estrelou um grande sucesso de Blake Edwards junto com a sublime Audrey Hepburn: "Bonequinha de Luxo". Deste filme, aqui está ela cantando "Moonriver" enquanto ele a admira.

Arremate

100 anos hoje do nascimento de Hélio Gracie, pai do jiu-jitsu no Brasil e no mundo. Paraense, morreu em 2009.

"24 Horas" volta antes que mais e mais dinastias da família Gracie difundam ainda mais esta luta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.