.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 21 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 41
Se disparar mais um pouco, acabou

É o sentimento de véspera para a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro visita amanhã o Corinthians, que está em péssimo momento e deverá ser muito cobrado pelos torcedores no Pacaembu. Ao mesmo tempo, o Botafogo enfrentará um Bahia que terminou o jejum de sucessos. Na melhor hipótese para o campeonato, será de quatro pontos a distância de um para outro com derrota cruzeirense e vitória botafoguense. Mas na melhor hipótese para os azuis mineiros, eles ganham, os alvinegros cariocas perdem e a distância aumentaria para 10 pontos. Se isso acontecer, mesmo que depois faltem 15 rodadas, não terá como não achar a Raposa campeã.

Em termos de G4, também pode ser aberta uma distância razoável. O Grêmio visita o Vitória e é em casa que o Atlético Paranaense enfrentará a Ponte Preta. Já o Internacional recebe a Portuguesa em Novo Hamburgo, ainda não se sabe se com ou sem D'Alessandro. Se Tricolor e Furacão ganharem e o Colorado perder, a distância será de 7 pontos, também não tão simples assim, ainda mais que outros times estão com 30 e 29 pontos e, em caso de quedas, só aumentarão mais esta falta de competitividade pelas vagas na próxima Copa Libertadores. Entre eles estão Vitória, Corinthians, Coritiba e Fluminense, estes dois que se enfrentam diretamente neste sábado.

Lá embaixo, a coisa está muito mais disputada em termos de duas vagas - e digo duas pois o Náutico bem mais e a Ponte Preta um pouco menos estão em situações difíceis. O Timbu receberá o Flamengo pós-quedaça pro Atlético Paranaense e saída do Mano Menezes, mas acho brabo mesmo assim o alvirrubro pernambucano ter o mesmo êxito do jogo do primeiro turno, em Florianópolis. Enquanto isso, o Vasco numa turbulência daquelas vai a Minas Gerais duelar com o Atlético, o Criciúma visita o Santos e o São Paulo desafia o Goiás na casa deste.

Estes são os palpites desta rodada: Fluminense 2 x 1 Coritiba, Vitória 1 x 1 Grêmio, Náutico 0 x 0 Flamengo, Goiás 1 x 2 São Paulo, Corinthians 0 x 2 Cruzeiro, Botafogo 2 x 1 Bahia, Internacional 0 x 0 Portuguesa, Atlético Mineiro 1 x 0 Vasco, Santos 2 x 1 Criciúma e Atlético Paranaense 2 x 1 Ponte Preta.

E atenção, palpiteiros do Brasil: a próxima rodada cheia acontecerá apenas no fim de semana que vem, mas será de 12 partidas e com início na quarta-feira pois neste dia teremos duas partidas extras, que serão Criciúma x Atlético Mineiro e Santos x Náutico. Logo, na rodada de hoje e amanhã o prazo dos palpites é 6 e meia deste sábado, como sempre. Já na rodada seguinte, o horário-limite será 7 e meia da noite da próxima quarta-feira por causa destas duas partidas, ainda que as 10 regulares só aconteçam no próximo fim de semana. Certo?

100 jogos, sem vitória

Foi o Joinville diante de sua gente no clássico catarinense. Logo no primeiro minuto, um pênalti. Para cobrá-lo, foi Lima, que completou 100 partidas pelo Tricolor na Arena Joinville. Mas aí... trave. Não saiu o gol do JEC. O gol que saiu foi do Avaí, que foi pro intervalo em vantagem, que aumentada foi no tempo segundo. O Leão da Ilha até teve um jogador expulso e levou um gol, mas isso aconteceu depois dos 40 minutos do segundo tempo, quando não mais faria diferença isso. O lance logo no comecinho fez toda a diferença e os visitantes da capital se deram bem, assim como o Bragantino ganhou do São Caetano no ABC paulista pelo marcador mínimo e o ASA até fez dois gols, mas perdeu pois o Icasa encheu uma mão de tentos. Dos quatro jogos desta sexta-feira, o único sem vencedor foi o encontro do Oeste, que marcou uma vez, e do América Mineiro, também um barbante a favor.

A tarde do sábado tem o Palmeiras podendo ficar bem mais tranquilo para fins de acesso pra Série A. Enfrenta o Sport e, se derrotá-lo, ficará 17 pontos acima do quinto colocado, que será o Icasa tanto isolado quanto junto com o Boa Esporte, se este vencer o Ceará no Sul de Minas. Por sua vez, o Sport precisa ganhar para ficar mais próximo do Joinville na zona de acesso - do Joinville e mesmo do Paraná, se ele der uma mãozinha perdendo pro Figueirense. Já a Chapecoense, que não atuou no último meio de semana, visita o lanternaço ABC em Natal. À noite, o Paysandu recebe o Atlético Goianiense em confronto direto contra o descenso e o Guaratinguetá estará em seu reduto para jogar contra o América de Natal, que conseguiu subir para sair dos quatro últimos.

A 90 minutos da Série C

Domingo de três encontros das quartas-de-final da Série D serem resolvidos: aqui no RS, quem ganhar estará classificado e, dos empates, 0 x 0 e 1 x 1 servem pro Juventude, 3 x 3 pra cima dá Metropolitano e novo 2 x 2 resulta em pênaltis; no Ceará, o Tiradentes precisa do 1 x 0 para triunfar, enquanto o Botafogo da Paraíba tem a seu favor o empate; e em Pernambuco, 0 x 0 é do Salgueiro, 2 x 2 em diante dá Plácido de Castro e novo 1 x 1 resulta em pênaltis. Falta definir o adversário do Mixto, que tá pra ser o Tupi, mas que ainda esperará alguns dias para confirmar isso devido ao julgamento do recurso da Aparecidense na próxima semana.

As boas da Europa

Estas são as melhores pedidas deste fim de semana: na Espanha, Rayo Vallecano x Barcelona hoje e Real Madrid x Getafe amanhã; na Itália, Roma x Lazio (Roma, que renovou por mais dois anos com Totti) e Milan x Napoli amanhã; na Inglaterra, Chelsea x Fulham hoje e Manchester City x Manchester United amanhã; na Alemanha, Schalke 04 x Bayern de Munique hoje; e na França, Paris Saint Germain x Monaco amanhã.

Curtinhas

*O calendário da CBF para 2014 estabelece os Estaduais começando em 12 de janeiro, com 21 datas, também neste dia começando a Copa do Nordeste. O Brasileirão começa a Série B em 19 de abril, a Série A em 20 de abril e a Série C em 27 de abril. Calendário mal feito, alguns torneios espichados demais e o resultado é essa promessa de monstrengo no ano de Copa do Mundo, onde qualquer adiamento causará um estrago daqueles.

*A Conmebol tá que nem o SBT com o jornal da Neila Medeiros: muda a toda hora o local de Libertad x Sport na próxima quarta. Primeiro seria o Estádio Nicolás Leoz, depois passaram pro Defensores del Chaco e, agora (não se sabe até quando, né...), remarcaram para o Feliciano Cáceres, em Luque, a 15 km de Assunção.

*Maxi Rodriguez do Grêmio é um, Maxi Rodriguez do Newell's Old Boys é outro. O do NOB deu show ontem à noite na vitória do seu time sobre o Racing, pelo Campeonato Argentino, com um golaço no fim da partida, onde recebeu na ponta direita, deu um drible da vaca no marcador, deixou outro sentado de bunda no chão e despistou mais dois até bater no canto esquerdo. Gol de virar vinheta de programa de televisão, belíssimo demais.

*Conhecido na Fórmula Indy por "Holandês Voador", Arie Luyendyk completa 60 anos neste sábado. Ele venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1990 e 1997. Seu filho Arie Jr. seguiu o mesmo caminho e também é corredor.

*Há 15 anos hoje completados, falecia uma tricampeã olímpica: a norte-americana Florence Griffith-Joyner, que nasceu em 1959 e que venceu três ouros em Seul 1988, nos 100, 200 e 4 x 100 metros rasos, ainda levando mais duas pratas: uma nos 200 metros em Los Angeles, em 1984, e outra nos 4 x 400, também em Seul.

*Mais um 3 x 0, desta vez diante da Argentina (25/16, 25/13 e 25/7), e o Brasil ganhou a terceira partida de três disputadas no Sul-Americano Feminino de Vôlei. Neste sábado, a parada é contra a Venezuela.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Desde o fim de semana passado, a TV Bandeirantes de Curitiba está com um novo programa semanal exibido na calada da noite: "Os Madrugueiros", com um sexteto formado por Hassan Neto, Nádia Rocha, Renato Cruz, Cristiano Marcelo, Raquel Baldissera e Fernando Nóbrega. O programa é de variedades e é exibido por volta das 3 horas, após o "Cinema na Madrugada", quando a rede nacional mostra "Acredite Se Quiser" e "Oscar".

*A partir de hoje, a Record passa a mostrar o "Cidade Alerta" também aos sábados, das 17h20 às 19h45, com Marcelo Rezende, Percival de Souza e time completo. Apostam que neste dia da semana ele repita o êxito de segunda a sexta, quando consegue dois dígitos e é a melhor audiência da emissora em São Paulo. Neste dia da semana, ele terá as concorrências da Série B na Bandeirantes sempre e na Globo às vezes (hoje, por exemplo, enfrentará Palmeiras x Sport) e do Raul Gil no SBT, além do "Brasil Urgente" só entrar depois do futebol.

*Leio no Notícias da TV um pouco do que será o "SBT Notícias", que começa na segunda-feira, às 18h30, do qual o primeiro programa-teste foi gravado somente ontem à noite pela Neila Medeiros. Entradas ao vivo e um helicóptero estarão presentes, além do jornal ter uma repórter idosa, Maria Esmeraldina, que fará matérias sobre a terceira idade e que, por ter mais de 80 anos, é chamada nos bastidores de "Palmirinha Onofre".

*Também no Notícias da TV, leio que acontecerá em 40 dias o retorno do Carlos Nascimento ao jornalismo do SBT, com a expectativa de volta à bancada do "Jornal do SBT" no fim de outubro. Ele se trata de um problema grave de saúde, que o colunista Léo Dias afirmou que é um câncer no reto. Nascimento está com 58 anos.

*Nasceu anteontem Miguel, filho da Mariana Ferrão, que por causa disso desde esta semana saiu da tela da Globo para cumprir licença-maternidade, sendo substituída no "Bem Estar" por Flávia Freire. O nascimento do filho da Mariana com André Luiz Costa (da Rádio BandNews FM) foi noticiado no ar pelo Fernando Rocha.

*Um golpe publicitário daqueles: terça para quarta-feira, Chiquinho Scarpa disse ao Danilo Gentili no "Agora é Tarde" que promoveria ontem o enterro de um carro seu que custa uma milha e meia de "dilmas". A história teve repercussão a ponto da Record fazer entradas ao vivo no "Balanço Geral" do meio-dia em São Paulo e no "Hoje em Dia" em todo o Brasil para mostrar esse fato muito inusitado... até que, ontem pela manhã, o playboy disse que não tinha nada de enterro do carro e que aquilo foi uma jogada para chamar a atenção para uma campanha de doação de órgãos, da qual o único outro que sabia era justamente o humorista da Bandeirantes.

*A "Temperatura Máxima" deste domingo terá "A Pantera Cor-de-Rosa", não o original com Peter Sellers e sim a refilmagem com Steve Martin. Filme estreado em TV aberta pela Record e que agora passará na Globo.

*Neste sábado, completa 95 anos o nascimento do ator Jofre Soares, que morreu em 1996 e que só começou a carreira artística aos 43 anos. Ele atuou em mais de 100 filmes, incluindo "Terra em Transe", "Chuvas de Verão", "Bye Bye Brasil" e "Memórias do Cárcere", além de participar na TV de obras de Tupi, Globo, Manchete e SBT.

*A saideira: leio no Lauro Jardim que as exigências da FIFA com a Copa do Mundo aqui no Brasil tem atingido até a Globo, que será organizadora do sorteio dos grupos em dezembro, na Bahia, e ofereceu Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentá-lo, o que não foi topado pelo Comitê Local da Copa. Quem será que chamarão?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Joyce Murasaki

Joyce Murasaki, repórter e produtora da Rádio CBN de São Paulo. Quando surge a alviverde imponente na Rua das Palmeiras, o sucesso é garantido através desta doçura muito adorável.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Mano Menezes vai ter de limpar o nome num clube grande porque se escafedeu depois dos trabalhos na Seleção e no Flamengo. Até Celso Roth está com nome mais limpo e é lembrado, mas acho que o novo técnico do Flamengo será Abel Braga." (Isabel Pinheiro)

"Aaaaaaaaaaaah, não! #RIPMulheresRicas Hahahahaha..." (João Arruda)
Eu sei que é muita emoção, João, e que a notícia do Flávio Ricco sobre a Band não fazer a terceira temporada dói demais no seu coração tanto quanto não teres até hoje atingido seu objetivo de errar todos os palpites de uma rodada do Campeonato Brasileiro, o que outros convivas já conseguiram. Mas é preciso ser forte e é preciso ter garra, como cantaria Milton Nascimento, ainda que seu nome não seja Maria até por seres cavalheiro e não dama.

"Você disse que não gosta dos jogos às 22h. Então, se todos às 19h30 seriam ruins e à tarde diminuiria ainda mais o público nos estádios, quais deveriam ser os horários às quartas-feiras?" (Jonatan Haas)
De segunda a sexta, 20h30 ou 21h, como sempre foi a vida toda. Claro que isso criaria muitas simultaneidades e que colocar vários jogos às 19h30 e outros às 21h50 atende principalmente aos interesses da televisão, mas ainda acho que o que vale mais não é o torcedor do sofá em casa e sim o que vai pra arquibancada, pois futebol sem torcedor no estádio é pra botar mais pra baixo do que o sujeito falhar na hora H com aquele paraíso tentador de loira que sempre cobiçou e finalmente conquistou ou do que dizer o nome da ex enquanto está no maior amasso com a atual esposa. Porém, não dá para tapar o sol com a peneira (mesmo que falemos de futebol à noite) e é preciso reconhecer que, embora prejudicial, o horário das 22h não é o único fator que tira torcedores dos estádios. Este meio de semana mesmo provou isso, com os dois maiores públicos sendo os de Cruzeiro x Botafogo e São Paulo x Atlético Mineiro. Logo, o programa bom chama gente pro estádio mesmo que o horário não ajude. Se a plateia não é a esperada, há outros poréns a ser considerados, como insegurança, ingressos caros e mesmo falta de motivação de algumas torcidas com as más fases dos seus times.

"Você perguntou na 'Bela do Dia' da coluna de ontem por onde anda Sabrina. Ora! Uma está no 'Pânico' e a outra está na Turner apresentando programas no Glitz e o Oscar na TNT. Pronto, te ajudei a localizá-las. Agora, manda um e-mail para elas e pergunta qual das duas falava com você nesta sala de bate-papo. A que for, fique com ela; a que não for, pode passar meu e-mail que fico com a sobra. Eh, eh, eh..." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Ah, ah, ah, ah!!! Palhaço... (risos)

"Até Mano Menezes percebeu que esse time do Flamengo já bateu no teto e não renderá mais do que rende hoje. Não cai, mas briga até o fim contra a degola. E se ficar sem técnico até semana que vem, pode fazer diferença até na Copa do Brasil. *** Não faz diferença nenhuma Vasco e Corinthians terem que jogar a 100 km de distância. Eles têm torcida no país todo e são capazes de lotar qualquer estádio. Arquibancadas vazias puniriam mais, desde que os visitantes pudessem ir. *** Contrato de três meses pro pessoal do... qual é mesmo o nome vigente do novo jornalístico do SBT? (risos) Nada mais instável que o SBT. *** João Arruda, se você sentir falta de 'Mulheres Ricas', o Discovery Travel & Living vai reprisar a segunda temporada." (Leonardo Dantas)
Reprise não basta, Leonardo. O João já assistiu todos os episódios originalmente e queria uma terceira leva deste programa, mas já que a Band não a produzirá, devastado, arrasado e inconsolável ele se encontra, ao passo que eu tô mais é festejando, pois sempre achei "Mulheres Ricas" uma tranqueira inútil que jamais deveria ter sido sequer pensada e quanto mais executada, pois não tem nada a ver ficar mostrando dondocas riquinhas ostentando seus luxos na televisão. Se eu quiser ver isso, vou assistir o Amaury Jr. mesmo, que lá pelo menos ainda tem algum bom conteúdo em algumas entrevistas.

"Parabéns à RBS TV por transmitir no lugar da 'Sessão da Tarde' um programa especial sobre a Revolução Farroupilha. A Globo deveria fazer a mesma coisa aqui em SP em 9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista de 1932. *** Se Mano Menezes voltar ao Corinthians e Abel Braga voltar ao Inter, vão confirmar a frase 'eu era feliz e não sabia'." (Marcelo Cioti)

Clipe do Dia

O show de Bon Jovi nesta madrugada foi um dos mais comentados deste Rock in Rio nas redes sociais, tanto para o bem quanto para o mal - sendo lamentadas as ausências forçada desta vez de Tico Torres e permanente de Richie Sambora. No meio da apresentação, vai ao palco uma fã que os maldosos do Twitter chamaram de "Maria Bethânia", mas que se chama Rosana Guedes. Jon Bon Jovi foi muito atencioso com ela, que ficou ali por alguns minutos e tirou fotos ao seu lado enquanto tocava mais um de seus temas. Foi o que bastou para alguns torcedores do Botafogo já colocarem a superstição no ar, pois a mesma moça subiu ao palco do Bon Jovi em 1995, ano do título brasileiro do Glorioso. Cairia o raio duas vezes no mesmo lugar? Eh, eh... Enquanto isso, aqui está uma ótima da banda infelizmente não cantada ao vivo nesta madrugada: "This Ain't a Love Song".

Arremate

"A Fadinha do Brasil" tá fora da RedeTV!. O dono do programa não compra mais a faixa de domingo, às 14h45.

"24 Horas" volta antes que tenham coragem de recolocar este atentado televisivo em algum outro canal!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.