.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 18 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 38
Acesso mais próximo ainda

Com a quinta virada de virada nas 16 obtidas contando esta de ontem sobre o Avaí por quatrilho a dobra, o Palmeiras está mais e mais perto da confirmação da volta à Série A para o ano que vem. Completadas 23 rodadas nesta terça-feira, são 15 pontos de distância para o quinto colocado, hoje o Sport, que mais uma vez ganhou diante de sua gente sob o comando de Geninho ao derrubar o Guaratinguetá. 15 pontos de distância, 15 rodadas por jogar. Vamos falar um português mais claro e cristalino que a água que bebemos e que nos banha: bem-vindo de volta à elite, Verdão, e já comece a planejar os reencontros com os grandes em 2014.

Como o clássico catarinense Chapecoense x Figueirense ficou para 22 de outubro, outros times procuraram se aproximar do Verdão do Oeste. O Paraná voltou às boas e deu um pontapé pra longe no que poderia ser uma crise ao trincar na Capanema um Paysandu que não tá em situação totalmente desesperadora pois a coisa lá embaixo tá bem concorrida (bem pro mal), mas que não consegue animar. Já o Joinville completou 8 partidas sem derrota, mas só empatou com o América de Natal, que continua sem perder na volta ao Nazarenão. Tricolores paranaenses e catarinenses estão respectivamente 5 e 4 pontos acima do leão pernambucano.

Com direito a um pênalti sem vergonha pra burro e mais sem vergonha ainda por ser marcado pelo apitante, o Icasa virou sobre o América em Minas Gerais. Tadeu, que forçou a barra e levou o do apito na dele, chegou aos 9 gols nesta Série B e a curiosidade é que 6 deles foram marcados de tiro livre a 11 passos da marca fatal. Com os cearenses na mesma pontuação está o Boa Esporte, que deixou pra lá os resultados ruins recentes e fez o marcador mínimo no ASA, que não só caiu em casa como ainda está sem técnico, pois Leandro Campos quis cair fora e a direção não fez objeção à sua retirada de banquinho para sair de mansinho, como diria Raul Gil.

O Ceará ganhou em casa por solo a nada do Oeste, que não perdia havia 4 rodadas. O Atlético Goianiense saiu na frente, mas tomou o empate do São Caetano, que continua na zona de risco - mas ambos estão separados por apenas um ponto. Já o ABC é o "Náutico da Série B" (embora bem melhor na B que o Timbu na A) e perdeu mais uma vez, desta vez para o Bragantino, que não ganhava havia cinco rodadas e tirou o pé da lama.

Como esta coluna é publicada muito tardiamente, dá para mencionar duas saídas de treinadores: as de Vagner Benazzi do Bragantino (mesmo vencendo ontem) e Arturzinho do Paysandu (perdendo de 3, né...).

Classificação do campeonato

Após 23 rodadas, a Série B do Brasileirão aponta isto (*um jogo a menos): 1) Palmeiras, 52; 2) Chapecoense*, 46; 3) Paraná, 42; 4) Joinville, 41; 5) Sport, 37; 6) Icasa e Boa Esporte, 35; 8) América Mineiro e Avaí, 34; 10) Ceará, 32; 11) Bragantino, 30; 12) Figueirense* e Oeste, 29; 14) Guaratinguetá, 27; 15) América de Natal, 26; 16) Atlético Goianiense, 24; 17) ASA, São Caetano e Paysandu, 23; e 20) ABC, 17.

Rescaldo dos palpites

Fiquei no meu habitual: um lixo de desempenho com apenas três acertos (Sport, Ceará e Paraná). E vocês?

7 acertos
Sandro Francischini (2 exatos: 1 x 0 Boa Esporte, 1 x 1 no Nazarenão, Sport, Ceará, Palmeiras, Paraná e Bragantino)
João Arruda (1 exato: 1 x 1 no Serra Dourada, Sport, Ceará, Palmeiras, Paraná, Boa Esporte e Bragantino)

6 acertos
Amauri Piauilino da Silva (1 exato: 1 x 0 Boa Esporte, Sport, Ceará, Palmeiras, Paraná e Bragantino)
Eldio Venancio (Sport, Ceará, Palmeiras, Paraná, Boa Esporte e Bragantino)

5 acertos
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 1 x 1 no Nazarenão, Sport, Ceará, Paraná e Bragantino)
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 1 x 0 Boa Esporte, Sport, Palmeiras, Paraná e Bragantino)
Hugo Leonardo Souza Pinto (1 exato: 3 x 1 Paraná, Sport, Ceará, Boa Esporte e Bragantino)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 2 x 1 Bragantino, Sport, Ceará, Palmeiras e Paraná)
Rodrigo dos Reis Evaldt (1 exato: 1 x 0 Boa Esporte, Sport, Ceará, Paraná e Bragantino)
Vagner Luiz (1 exato: 1 x 0 Boa Esporte, Sport, Paraná, Bragantino e empate no Nazarenão)

4 acertos
Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves (Sport, Palmeiras, Paraná e Boa Esporte)
Fernando Clemente (Sport, Palmeiras, Paraná e Boa Esporte)
Israel Martins (Sport, Ceará, Palmeiras e Paraná)

3 acertos
Ezequias M. dos Santos (1 exato: 1 x 0 Boa Esporte, Ceará e Paraná)
Rogerio Costa (Palmeiras, Paraná e Bragantino)

2 acertos
Danilo Otoni (Sport e Ceará)

O que vem por aí

Próxima rodada para chutarem (horário-limite 7 e meia da noite): na sexta-feira, Oeste x América Mineiro, São Caetano x Bragantino, Icasa x ASA e Joinville x Avaí; e no sábado, Palmeiras x Sport, Figueirense x Paraná, Boa Esporte x Ceará, ABC x Chapecoense, Paysandu x Atlético Goianiense e Guaratinguetá x América de Natal.

"Final antecipada"

Muitos chamam Cruzeiro x Botafogo assim. Não sei se é para tanto, mas que será uma partidaça, disso ninguém tem dúvida - falta apenas os times cumprirem suas partes. A Raposa quer a oitava vitória seguida para igualar sua própria marca em 2003 e ter a melhor sequência da era dos pontos corridos. São nove vitórias e dois empates em casa neste Campeonato Brasileiro. Já o Glorioso quer o quinto sucesso consecutivo e já venceu cinco vezes longe dos seus domínios. O favoritismo é cruzeirense, mas leve.

Antes do Botafogo, outros dois cariocas estarão em campo. Querendo ganhar em seu reduto como pouco tem feito nesta competição (apenas duas vezes em oito), o Vasco recebe um Vitória que rompeu no domingo a série incômoda de sete fracassos seguidos. Já o Fluminense vem ao Sul para duelar contra um Criciúma que deveria novamente "interinar" Sílvio Criciúma: interino, ganhava tudo; fixado treinador, não ganhou mais nada. Também no Sul, verde por verde, Coritiba e Goiás fazem um encontro diretaço, igual é a pontuação deles.

Aqui em Porto Alegre, o Grêmio quer reabilitação diante de sua gente na noite em que passa a funcionar em sua nova casa o letreiro "Campeão do Mundo", levado do Olímpico até a Arena. O adversário é o Santos, que chega de derrota pro Botafogo. Já a Ponte Preta não ganha há 8 rodadas e quer tirar uma casquinha do Corinthians, que fracassa há quatro. Por fim, outra promessa de bom jogo: São Paulo x Atlético Mineiro pela quinta vez só em 2013 (três sucessos alvinegros, um tricolor e um empate). O Galo não perde na Série A há 10 rodadas e o Tricolor tem uma noite muito especial: Luís Fabiano está a um gol do centésimo pelo clube em partidas só no Morumbi, Muricy Ramalho quer a vitória 200 pelo time e Rogério Ceni completará 1.100 atuações pela equipe, ficando a 17 de superar Pelé no Santos como jogador no Brasil que mais vezes defendeu a mesma esquadra.

Estes são os dez palpites deste meio de semana - e vou "gabaritar" ao contrário, errando tudo (vou errar tudo antes de você, João Arruda): Grêmio 2 x 1 Santos, Vasco 0 x 0 Vitória, Coritiba 1 x 1 Goiás, Criciúma 0 x 1 Fluminense, Cruzeiro 3 x 2 Botafogo, Ponte Preta 1 x 0 Corinthians, São Paulo 1 x 0 Atlético Mineiro, Flamengo 0 x 1 Atlético Paranaense, Bahia 1 x 2 Internacional e Portuguesa 2 x 0 Náutico.

Brasileirão Feminino

Tem início nesta quarta-feira com oito partidas. Falei muito sobre a competição na coluna do último domingo.

Liga dos Campeões da UEFA

Três do Cristiano Ronaldo, seis do Real Madrid diante do Galatasaray na Turquia. Que começo de Grupo B! Não só fazendo sua parte o Real, como também abrindo sozinho na liderança devido ao empate da Juventus fora de casa com o Copenhagen. Muitos gols nas demais partidas: no Grupo A, seis nos 4 x 2 do Manchester United no Bayer Leverkusen e 2 do Shakhtar Donetsk na zerada Real Sociedad; no Grupo C, 2 do Benfica no zerado Anderlecht e cinco nos 4 x 1 do Paris Saint Germain sobre o Olympiacos; e no Grupo D, 3 do Bayern de Munique no CSKA e 3 do Manchester City no Viktoria Plzen.

Hoje, começam os outros quatro grupos: no E, Chelsea x Basel e Schalke 04 x Steaua Bucareste; no F, Napoli x Borussia Dortmund e Olympique x Arsenal; no G, Atlético de Madrid x Zenit e Áustria Viena x Porto; e no G, Barcelona (com Neymar completando 300 jogos como profissional) x Ajax e Milan x Celtic.

Curtinhas

*Aprovada no Senado a limitação dos mandatos dos dirigentes das entidades esportivas que recebem dinheiro público. Falta apenas uma sanção da presidente Dilma Rousseff para a medida entrar em vigor. Aí sim!

*Será na quinta-feira da semana que vem a convocação do Brasil para os amistosos de outubro, contra Coreia do Sul no dia 12 e contra Zâmbia no dia 15, respectivamente em Seul e Pequim.

*Maracanã fechado ainda esta semana se não apresentar um novo laudo de engenharia? Mamãe dos céus...

*Três jogos do Santos estão por um aval da CBF para serem transferidos da Vila Belmiro pro Pacaembu: contra Internacional em 16 de outubro, Cruzeiro em 3 de novembro e Bahia em 13 do mesmo mês.

*E essa do Vitória ganhar uma ação contra o Google para retirarem do ar uma imagem falsa do seu escudo, com um "i" a mais que forma a palavra "vice" (da brincadeira "Vicetória")? Não é exagerado? Ou tá certo mesmo?

*Clemer é o novo técnico dos juniores do Internacional. Substitui Osmar Loss, que foi pro júnior do Corinthians.

*Tênis: enquanto Rafael Nadal está confirmado no Aberto do Rio de Janeiro, que será o primeiro ATP 500 a ser disputado aqui no Brasil e está marcado para fevereiro do ano que vem, Roger Federer tem apenas três torneios para marcar bons índices que garantam sua presença no ATP Finals deste ano. Já estão garantidos Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray. Federer não deixa de participar da competição desde 2002 e está na sétima posição no ranking da ATP neste momento, com concorrentes colocando bafo na sua nuca.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva uma mudança de direção na Ulbra TV: Douglas Moacir Flor sai após três anos para dar lugar a Mauro Borba, que também cuida da rádio FM (que deixará de ser Pop Rock depois de amanhã para se tornar Mix Porto Alegre) e que ficará menos tempo no microfone a partir deste novo momento profissional. Não deixa de ser curioso isso acontecer depois de, nos últimos meses, José Luiz Prévidi reportar em seu blog um monte de coisas nada legais que Douglas fazia no comando da emissora luterana, ajudando a derrubá-la bastante.

*Leio no Lauro Jardim que a Record do Rio de Janeiro quer renovar com Wagner Montes até 2018, oferecendo um salarião altérrimo com "ALT" maiúsculo para mantê-lo. Não abrem mão dele no "Balanço Geral".

*Leio no Notícias da TV (o hoje inaugurado novo site do Daniel Castro, acessível aqui) que a comemoração dos 60 anos da TV Record será bem menor que o por ela pretendido devido à contenção de gastos, com o principal momento sendo uma sessão solene no Congresso Nacional, na terça-feira da semana que vem. Caiu a ideia de uma exposição multimídia que seria feita nas principais capitais do Brasil - para a qual já tinham sido reservados espações em São Paulo e Rio de Janeiro, não mais necessários - e também não vão mais lançar o livro sobre a existência da emissora, que até maio deste ano era trabalhado por Domingos Fraga, Octávio Tostes, Heródoto Barbeiro e Ricardo Kotscho. Não deixa de ser triste isso pois a Record é uma emissora de trajetória riquíssima.

*No mesmo Notícias da TV, leio que Ricardo Kotscho deixará a Record, onde é comentarista do "Jornal da Record News" e blogueiro do R7, mas não por se mudar para outro veículo de comunicação e sim porque, aos 65 anos de idade e 50 de carreira, vai se aposentar. Uma grande carreira chegando no seu epílogo.

*Leio no Comunique-se que o "Cidade Alerta", que a partir deste fim de semana será exibido também no sábado, entrará neste dia da semana das 17h20 às 19h45. Começa na mesma faixa, mas acaba mais cedo - em termos de São Paulo, pois em todo o Brasil ele termina mesmo às 19h55, quando entram os noticiários regionais.

*Falei isso em adendo na coluna de ontem, mas para quem tenha perdido, repriso: o "SBT Rio Grande" agora começa mais cedo, às 11h50, mas continua com meia hora pois apenas entra 10 minutos mais cedo que os concorrentes "Jornal do Almoço" na RBS, "Pampa Meio-Dia" e, principalmente, "Balanço Geral" na Record (cuja ida recente das 12h45 pras 12h motivou esta troca). Às 12h20, só aqui no RS, voltou a passar "Chaves". Os episódios são exibidos em gravações feitas pelo SBT/RS de transmissões nacionais dos últimos meses, tanto que alguns são da época ainda dos "episódios semelhantes", com a sigla "ES" no canto da tela, sigla esta não mais adotada pela matriz aos sábados e domingos pois todos os episódios viraram comuns de novo.

*Acreditam que mudou pela terceira vez o nome do noticiário que Neila Medeiros apresentará a partir da segunda que vem? Antes era "Aqui Agora", depois passou para "Boletim de Ocorrências" e, agora, é "SBT Notícias" - mas até quando? Acho que nem Silvio Santos sabe, ele resolveu mudar isso nesta terça-feira. Leio no Flávio Ricco que os profissionais da criação visual estão feito Valdirenes (piradinhos) em relação a parte gráfica e vinhetas.

*Domingo passado, o "Fantástico" mostrou uma matéria da Carla Vilhena sobre o tratamento dentário feito pelo Ronaldinho Gaúcho. A gravação aconteceu no CT do Atlético Mineiro, em Vespasiano, e disse a bela da Globo em sua página no Facebook que achou a estrutura de dar inveja à maioria dos clubes do mundo, mostrada com orgulho pelos responsáveis do clube pela comunicação com a imprensa: refeitório, alojamento dos atletas de 13 ou mais anos, ônibus que os levam à escola, campo para treinos com gramado impecável, salas de musculação separadas para base e profissional, piscinas gelada e quente, Pilates e muito mais. Carla disse ter ficado deslumbrada com o que viu, até porque há uns sete anos o clube vivia uma situação muito complicada tanto financeira quanto futebolisticamente (e ela sabe do que fala, matrimoniada que foi com Chico Pinheiro).

*Zeca Camargo trocando o "Fantástico" pelo "Vídeo Show"? Pode ser. Leio na Keila Jimenez que a Globo confirmou convidá-lo para esta mudança através do diretor Ricardo Waddington. Reformulariam completamente o tradicional programa, que seria maior, com passagens ao vivo e reforços na equipe. Só não é decidido ainda se Zeca apresentaria sozinho ou junto com Fernanda Lima. Da mesma maneira, o "Show da Vida" passaria a ter um rodízio maior de apresentadores, mas mantendo Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt. Cuidemos.

*Suzana Pires com um samba-enredo seu no carnaval do Rio de Janeiro em 2014? Pode ser. Um tema escrito pela atriz recentemente vista em "Flor do Caribe" junta com Tunico da Vila, Pedro Luís e Thales Nunes concorre no festival que escolherá o tema da Vila Isabel para o próximo desfile. Grato pela dica, Altemir Cezar Alves.

*Leio no Ancelmo Gois que, segundo informações de rádio-corredor, Silvio Santos anunciaria durante o Teleton, no mês que vem, a volta de Gugu Liberato ao SBT. Será? Mas e aquela conversa sobre Augusto ter que ficar um tempo mínimo de 6 meses fora do ar por causa do rompimento contratual com a Record?

*A saideira publicada pela Cristina Padiglione: ficará com a Viacom o acervo de 33 mil fitas que registram duas décadas de história da MTV Brasil, que até agora era do Grupo Abril e será relançada pelo proprietário original como um canal fechado no mês que vem. Ainda bem. Um histórico como o deste canal, com joias preciosas tanto musicalmente quanto da própria televisão, não poderia ficar largado à própria sorte (ou falta dela).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camila Nardi

Camila Nardi, que cursa designer de moda e é do blog Chá das 3. Lindindinha essa guria jovem.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: derrubado que fui por um sono imprevisto na madrugada (tão vendo o que é que eu falei na coluna de ontem acabar de uma vez por todas com a lenda por vocês criada e inverídica com "IN" de "OUT"?), só publico estas edições às 2 e meia da tarde desta quarta-feira. Por isso, não os atenderei hoje e juntarei os e-mails ainda pendentes aos que serão remetidos hoje para publicação amanhã, quando finalmente espero ficar em dia.

Clipe do Dia

Completa hoje 80 anos Robert Blake, ator que protagonizou a série policial "Baretta" entre 1975 e 1978. Aqui no Brasil, ela chegou pela Globo no fim da década de 70, depois sendo reprisada pela Manchete nos anos 80 e pelo USA no início dos anos 2000. O tema musical está aqui: "Keep Your Eye On The Sparrow", Sammy Davis Jr.

Arremate

Começa hoje o Sul-Americano Feminino de Vôlei, no Peru. O Brasil estreia às 5 da tarde contra o Chile.

"24 Horas" volta antes que as brasileiras ganhem o torneio para se classificar pro Mundial de 2014!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.