.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 12 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 33
Neila versus Rezendão e Datenão

"A reprise de 'Carrossel' não deu o resultado esperado pela direção artística desta emissora. Por esta razão, deixará de ser exibida, voltando à nossa programação dentro de um ano. Este horário terá como atração Neila Medeiros, a única jornalista capaz de apresentar sozinha o programa 'Aqui Agora', enfrentando Datena e Marcelo Rezende. Estreia segunda-feira, dia 23 de setembro." Este é o texto de uma chamada inacreditável que veem aqui (postagem de muitissimoalemdojg) e que foi ao ar ontem à noite. O SBT é bem fora do comum em relação às demais emissoras numa série de coisas, mas sempre consegue surpreender - ao menos a mim.

Agora, uma coisa deve ser reparada: a briga desse enésimo retorno do "Aqui Agora" não será com o "Brasil Urgente", que já não tem sido o mesmo na Band, e sim com o "Cidade Alerta". Marcelo Rezende tem feito a alegria da Record com os melhores índices da emissora já há bastante tempo. Silvio Santos quer porque quer retomar o segundão no horário do fim da tarde a todo custo. Será Neila Medeiros capaz desta empreitada? Bom, talento ela mostrou no "SBT Brasília" que tem, e eu queria mesmo vê-la fixa de segunda a sexta agora que foi de vez para São Paulo, falei isso várias vezes aqui. Mas a última coisa que imaginávamos é que retomariam o "Aqui Agora".

De qualquer maneira, mais um indicativo desta notícia (lançada pelo Flávio Ricco em edição extra perto das 9 da noite de ontem) foi sentido ontem à noite no Facebook, nesta postagem da Neila em sua página: "Nem só de médico e louco é formado nosso currículo. Conhecimento de TV todo mundo tem um pouco, ou bastante. Pergunto, então, aos meus entendedores criativos e antenados: o que não pode faltar num jornal diário? Digam sem medo. Como seria o melhor informativo do dia? Quero ver isso aqui ferver de respostas inteligentes!"

Os destaques do Brasileirão

Pitacos rápidos e que não devem ser considerados pois mal olhei os gols e só por eles não posso comentar os jogos por não ter visto ao menos os melhores momentos, tá difícil ficar antenado no futebol nestes dias.

Seis vitórias seguidas e queda do adversário em seu reduto por competições nacionais após 41 partidas. Assim fez o Cruzeiro diante do Goiás, que não teve Walter ontem à noite e perdeu de virada. A Raposa faz sua parte, mas não chegou a livrar tanta distância assim na liderança pois o Botafogo continua próximo graças ao triunfo sobre o Corinthians na troca do sinal amarelo para vermelho. O Fogão sonha com o título e não abre mão disso. O Coringão confirma um 2013 calamitoso em comparação ao 2012 do auge.

Lógica confirmada em Pernambuco e o Grêmio venceu com dobra sem traumas, o primeiro gol surgido de um pênalti desta vez longe de qualquer polêmica igual ao do sábado passado por um empurrão de concurso dado no Kléber. O Náutico ruma gloriosamente para a Série B e dá para se permitir pensar se não faz falta o Aflitos, com seu clima de "alçapão caldeirão". Jogando nele, talvez seguisse mal, mas não tanto assim. Já empate por 1 gol definiu a vida do Atlético Paranaense com o Fluminense, que não perde para o rubro-negro em Brasileiros há 4 anos e não é por ele derrotado em Curitiba há 7 jogos em 9 anos. Certas escritas falam alto às vezes.

Com direito a um incrível gol contra de Feijão, o Criciúma saiu na frente e ampliou em Salvador, mas entregou a rapadura pro Bahia, que chegou ao empate. O novo presidente Fernando Schmidt não esteve na Fonte Nova para prestigiar o clube pois foi a São Paulo gravar o programa do Juca Kfouri na ESPN. E com 4 mil fãs mandando a ESPN para aquele lugar impronunciável neste horário (risos) e cantando o nome de Flavio Gomes em coro, a Portuguesa ganhou do Vasco e seca hoje dois inimigos para acabar a rodada fora da zona de risco.

Um deles é o Flamengo contra o Santos e outro é o Atlético Mineiro diante do Coritiba. Dadas as irregularidades de desempenho do Mengão e do Galo, não parece tão impossível que ao menos um deles tropece. Já o Inter faz mais uma parte de sua maratona desta semana ao receber o Vitória no Vale dos Sinos e, com Muricy Ramalho de volta do lado mandante e Betão nem na reserva do visitante, o São Paulo enfrentará a Ponte Preta.

De volta pra Série D

Sabe o Rio Branco, que fez um fuzuê danado nos tribunais para jogar a Série C do Brasileirão e fez o grupo de nordestinos e nortistas ficar com 11 times e rebaixar três para o ano que vem? Pois ele é o primeiro rebaixado da competição após a derrota por 2 x 1, em casa, para o Brasiliense. Valeu a pena todo este esforço?

Rumo à Série C

Ainda sem o Mixto saber se enfrentará a Aparecidense ou o Tupi, a CBF confirmou datas e horários das outras quartas-de-final da Série D, que definirão quem vai pra Terceirona em 2014. Juventude x Metropolitano terá ida às 15h do próximo domingo, em Blumenau, e volta às 15h30 do dia 22, em Caxias do Sul. Tiradentes x Botafogo terá ida às 20h30 da próxima segunda, em João Pessoa, e volta às 16h do dia 22, em Fortaleza. E Salgueiro x Plácido de Castro terá ida às 18h deste domingo, em Rio Branco, e volta às 20h30 do dia 23, em Salgueiro.

Curtinhas

*Alegando que jogos de futebol são eventos particulares e não públicos, a Polícia Militar propôs não fazer mais a segurança das partidas de Internacional e Grêmio. Só que os clubes não querem isso pois, se tiverem de colocar segurança própria, terão de abrir mais um pouco a carteira - ou seja: não querem gastar para tanto. É mole?

*Corinthians x Bahia e Vasco x Internacional no dia 2, Vasco x Fluminense no dia 9 e Corinthians x Atlético Paranaense no dia 10, todos em outubro, são os jogos que a CBF determinou que sejam disputados sem a presença de torcedores como punição a Coringão e Cruzmaltino, que naturalmente tentarão impedir isso até que não haja mais possibilidade disso. Um clássico carioca num estádio sem torcida. Já pensou?

*Palmeiras inaugurando na quinta-feira da semana que vem uma loja oficial em Londrina. Vai faturar um monte. Esta cidade paranaense tem um forte reduto de torcedores de times paulistas, que ganham com folga da torcida dos clubes curitibanos - algo com o que não concordo pois eu gostaria que cada estado torcesse quase 100% para os times locais, mas já que é assim e não mudará, paciência. Sacada muito boa do Verdão.

*Leio no Lauro Jardim que a FFERJ vai acabar o Campeonato Carioca de 2014 em 11 de maio pois desta forma poderá realizar a finalíssima no Maracanã, que no dia seguinte já estará sob comando da FIFA. Tem que ver se isso acontecerá só no RJ ou se estará alinhado às datas finais dos outros grandes Estaduais.

*Com 3 x 2 que valeram a passagem à final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Juvenis, diante do Cerâmica, Clemer confirmou uma escrita muito favorável: supremacia do Internacional por ele treinado sobre o Grêmio nas categorias de base. São 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Interessantíssima marca.

*O Cobreloa tem disputado amistosos no Nordeste. Um deles foi ontem, no Maranhão, contra o Bacabal, e a vitória foi dos maranhenses por 4 x 1, com direito a três gols de Gabriel (com ou sem pedido musical?).

*O gol de San Marino na derrota por 5 x 1 pra Polônia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, anteontem, foi o primeiro seu em partidas oficiais desde 2008. Entre um e outro gol anotado, foram 133 sofridos. "Só" isso.

*E essa do Barcelona da Espanha entrar com pedido junto ao Instituto de Propriedade Intelectual do Equador para registrar naquele país a marca, seu logotipo e derivados afins variados semelhantes só por causa do Barcelona de Guayaquil? O time da Catalunha é de 1899 e o equatoriano de 1925. Quer dizer: levou nove décadas para tomarem alguma ação neste sentido. Francamente, é brabo saber de certas coisas.

*México quase fora da Copa do Mundo no futebol, mas campeão do basquete masculino pois conquistou a Copa América com 91 x 89 sobre Porto Rico, coroando o retorno ao Mundial da modalidade após quatro décadas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A situação dos jornalistas no Pará está muito ruim. A base salarial média tem sido muito baixa e o setor não aguenta mais esta situação, tanto que o Sindicato dos Jornalistas do PA está visitando as emissoras de TV e rádio para reivindicar melhorias desta situação. Ontem, houve um protesto na RBA (Band). Amanhã, assim será na TV Record. Já na manhã deste sábado, na sede do sindicato, uma assembleia decidirá se acontecerá ou não uma paralisação dos jornalistas dos veículos ORM (que inclui a TV Liberal), RBA, Record, SBT, Funtelpa (TV Cultura), Rádio CBN e outros mais. Lamentável deixarem a situação chegar a tal ponto, mas a classe tem sim que protestar por melhorias de condição e de valorização, não aceitando trabalhar por mixarias.

*Veem aqui (postagem de gdbs1) a primeira chamada do novo "SBT Rio Manhã", que começará daqui a duas segundas-feiras das 7 às 7 e meia, com apresentação da bonitona Liane Borges.

*Publicado no blog da Janaína Nunes: "Jornal do SBT" sem Carlos Nascimento durante um mês por ele passar por um tratamento delicado de saúde, do qual não falou mais detalhadamente. Marcelo Torres o tem substituído. O problema médico, leio no Léo Dias, é um câncer no reto. Tomara que Nascimento supere essa e volte forte.

*Leio no Flávio Ricco que o "Guia do Dia" será exibido pela última vez às 7 da manhã de amanhã, com o "Guia do Trânsito" voltando já na segunda-feira, no mesmo horário. Mas a equipe deste amanhã extinto matinal da TV Cultura de São Paulo será aproveitada no "Jornal da Cultura: Primeira Edição", que estreará no dia 30, às 12h.

*Outra do Ricco: a Record está por anunciar que daqui a duas ou três semanas passará a exibir também aos sábados o "Cidade Alerta", neste dia com Marcelo Rezende e Reinaldo Gottino revezados na apresentação.

*Mais uma do "guru" Ricco: é amanhã o último "Bem Estar" da Mariana Ferrão antes da saída para ser mamãe. Já a partir de segunda-feira, Flávia Freire fará dupla com Fernando Rocha. Se o vivente já tem na Mariana um ótimo motivo para ligar na Globo às 10 da "madrugada", imagina com a Flávia, então?

*Leio no Rádio Amantes que vem aí Bira, do sexteto do Jô Soares, em versão radiofônica. A partir do dia 7 do mês que vem, ele apresentará todas as segundas-feiras o programa "Light in Jazz", das 8 e 20 às 9 e 20 da noite, na Transamérica Light FM, que é sintonizada diretamente no radinho de pilha apenas em Curitiba, mas que é gerada de São Paulo e que pode ser captada no país inteiro pela Internet. Não é algo inédito um músico do grupo musical do "Programa do Jô" apresentar um programa de rádio. Teve (ou ainda tem, confesso não saber) um semanal também de jazz do Derico na Iguatemi Prime FM de São Paulo.

*Uma das músicas da trilha sonora de "Pecado Mortal", a novela do Carlos Lombardi que a Record estreará no dia 25, é o clássico setentista "Bad Girls", da Donna Summer, que pela primeira vez será trilha de uma novela.

*Completa 40 anos hoje Paul Walker, ator da saga de seis filmes "Velozes e Furiosos" - e vem aí um sétimo.

*Ontem, fechou 10 anos o falecimento de John Ritter, ator de comédias como "O Pestinha" e que faleceu quando estava por começar a segunda temporada de "8 Simples Regrinhas", seriado aqui no Brasil exibido no SBT e na Sony, onde contracenava com Katey Sagal (a Peggy de "Um Amor de Família") e Kaley Cuoco (a Penny de "Big Bang: a Teoria"). O seriado continuou por mais duas temporadas após a morte de Ritter, que foi incorporada à trama e que ganhou no elenco as presenças de James Garner e David Spade.

*A saideira: na próxima semana, Daniel Castro lançará um site próprio. O colunista de TV do portal R7 não atualiza seu blog há semanas pois está em férias e informou que só voltaria delas neste sábado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Fernanda Câmara

Fernanda Câmara, jornalista que vi pela vez primeira no "Hoje em Dia", da Record, esta manhã. Nova repórter dele, portanto. Fui ver de onde surgiu esta loira linda e soube que ela era da TV Fronteira, afiliada da Globo em Presidente Prudente. Nada prudente sou ao dizer que aí está mais uma loirona linda a fazer jornalismo nas manhãs nacionais.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: mesmo muito tardiamente e provavelmente lido por quase ninguém devido ao horário completamente fora do comum devido a uma semana que não me tem sido muito legal e meio que tirou meu ânimo de tudo, afetando de maneira indevida este site e prejudicando principalmente vocês por nada terem a ver com isso, finalmente colocarei em dia os e-mails que eu deveria ter publicado na terça-feira e que as sete horas daquele dia sem Internet não deixaram, e que também ontem não atualizei pois um enjoo que senti provavelmente por reagir mal à temperatura de mais de 30 graus nesta semana por aqui me forçou a um descanso prolongado, que foi bom pro meu corpo para preservar minha saúde, mas péssimo para o andamento do site - e minha saúde não vale tanto a pena assim, qualquer coisa era só eu tomar algum remédio para segurar a barra e paciência. Então, são publicados abaixo os e-mails enviados até o comecinho da terça-feira, enquanto os remetidos posteriormente guardarei para atualizar amanhã ou, mais tardar, até o fim de semana.

"O que está para acontecer, da remarcação de Tupi x Aparecidense, será um dos maiores absurdos que já vi no futebol, beneficiando totalmente o infrator. O time goiano iria tomar o gol, isso está claro, seria eliminado. Remarcar o segundo jogo é dar chance de classificação à Aparecidense onde não existia mais. Se isso ocorrer, fica a dica a todos os clubes do Brasil: coloquem pessoas estranhas atrás do gol, como massagistas e gandulas, pois no máximo vocês terão que jogar novamente e a possibilidade de perder jogo não existirá mais. A Aparecidense não só deveria ser eliminada como deveria ter alguma punição, algo como um ano fora do futebol profissional. O massagista, por mais simples e humilde que seja, não pode ser visto de forma alguma como herói em Aparecida de Goiânia e sim como vilão, alguém que prejudicou o time. Não custa lembrar: punição só é válida se servir de exemplo. Caso contrário, o crime vale a pena." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Cadê os canais abertos na operadora GVT? 'Sumiram' TV Brasil, Rede Vida e CNT, entre outros." (Altemir Cezar Alves)
Ué, que estranho...

"Minha seleção do primeiro turno do Brasileirão: Vanderlei; Mayke, Dória, Bruno Rodrigo e Alex Telles; Nilton, Elias, Seedorf e Everton Ribeiro; Vitinho e William. Técnico, Oswaldo de Oliveira. Menções honrosas a Jefferson, Gil, Victor Ferraz, Lodeiro, Egídio, Alex e Ederson. *** Você escolheu para 'Bela do Dia' justamente Talita Cogo, que é muito criticada pelos fãs do 'Teste de Fidelidade' devido ao batom rosa altamente chamativo que usa e ao bronzeamento artificial exagerado, que lhe rendeu o apelido de 'Sedutora Laranja'. Merecem o posto, isso sim, Cris Lopes e Thaísa, da qual infelizmente não sei o sobrenome, e também Taylor Swift." (Fernando Clemente)

"Mando minha seleção do primeiro turno da Série A: Cássio; Luís Ricardo, Digão, Dedé e Carlinhos; Lucas Silva, Seedorf, Ricardo Goulart e Alex; Éderson e Rafael Marques. Técnico, Claudinei Oliveira. Mando também a minha da Série B: Luiz Carlos; Yago Pikachu, Gabriel Santos, Sandro e Juninho; Charles, Wesley, Márcio Diogo e Rodriguinho; Lima e Bruno Rangel. Técnico, Nedo Xavier. Acho que a galera vai chiar com alguns nomes aí." (George Augusto)

"Ainda bem que 'A Fadinha do Brasil' não é às 16h, pois a rodada de domingo do Brasileirão perderia minha audiência. Que palhaços são aqueles? E a animação da platéia foi comovente. (chorando de tanto rir)" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Se referindo ao inacreditável programa infantil terceirizado que passa na RedeTV! às 14h45.

"Estreou esta semana na Sky o canal infantil Zoomoo no 103, que tem algumas produções da Canal Azul, produtora do Lawrence Wahba, em parceria com a própria Sky. A princípio, o canal estava previsto para entrar no ar em 2014, mas foi antecipado para esta semana talvez pela Sky ter que se enquadrar na nova lei da TV paga ao adicionar mais um canal nacional de espaço qualificado." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Lamentável o público de 40 mil torcedores em Brasil x Austrália, tanto quanto a infelicidade de marcar este jogo em Brasília em pleno 7 de setembro, data em que obviamente teríamos protestos. *** Alguma providência deve ser tomada para punir feio o massagista da Aparecidense. Marcar outro jogo pode não resolver para o Tupi. Eu, se fosse o juiz daquele jogo, daria um gol alegando que a bola passou na hora que o massagista defendeu. Não entrou, eu sei, mas essa regra beneficia o infrator. *** Arnaldo Cezar Coelho disse que, se uma pequena parte da bola estiver sobre a marca do pênalti, ela é válida, mesmo que sua maior parte esteja fora. Então, foram os atletas da Portuguesa que erraram neste caso no sábado passado - após um erro tenebroso do árbitro." (Leonardo Dantas)

"O que será que se passava pela cabeça de Champignon para se suicidar assim, deixando esposa, filho e uma carreira de sucesso à frente da Banca? *** Não existe manutenção na TV Globo de São Paulo? Se as demais emissoras da rede tem de fazer manutenção mensal, por que só ela não tem? Também tem briga pelo Ibope de madrugada?" (Victor Faria)

"Existem erros e erros no jogo, sim. Grêmio x Portuguesa mostrou isso. Uma coisa é inventar um pênalti no final do jogo e outra é anular um gol - e nem vou entrar no mérito do impedimento milimétrico - no começo do segundo tempo, quando o jogo está 0 x 0 e em breve estará 2 x 0 pra este mesmo time prejudicado. Depois, o pior de tudo, não merecem considerações aqueles que acham que foi pênalti no Kléber - a não ser que claramente não entendam do jogo. Do contrário, não é aceitável que um gremista ache que foi pênalti. Sou santista e assumo sem problema algum quando meu time é ajudado. Assumo que prefiro que ganhe assim do que não ganhe, mas jamais vou mostrar desconhecimento do jogo em prol de 'limpeza'. O juiz adora isso, é isso que lhe dá fama. Então, a esmagadora maioria dos juízes não liga se erram ou não. Isto é claro quando se vê como muitos juízes são espalhafatosos para apitar lances ou o fim do jogo, gostando de se mostrarem - e errando, estarão na mídia, que é muito culpada disso. Então, juízes péssimos vão passando ilesos pelo torcedor menos atento. A utopia? Mudar todo, ou quase: quadro de juízes, bandeirinhas, etc. 'Demiti-los' mesmo e começar do zero, já que estes atuais já estão blindados demais por mídia e afins para serem consertados. Enfim, precisava dessa espécie de desabafo, já que por estas e outras que estou dia a dia perdendo o encanto por um esporte que aprendi a amar há tantos anos." (Walter Prado)

Clipe do Dia I

Há 20 anos hoje completados, falecia Raymond Burr, ator mais lembrado pelo papel do advogado Perry Mason na televisão (ou "Pede Máis-um", como diria Seu Madruga no episódio do julgamento do Chaves por atropelar o gato do Quico). A série original é dos anos 60, mas na década de 80 foram feitos telefilmes que reviveram este personagem - lembro que estes telefilmes passaram há uns 10 anos ou coisa em torno disso na TV2 Guaíba aqui de Porto Alegre. Ouça aqui o tema musical de Fred Steiner na versão oitentista de Dick Benedictis.

Clipe do Dia II

Cantora e atriz de diversos filmes e várias produções de televisão na Globo, na Manchete e na Record, Tânia Alves completa 60 anos nesta quinta-feira. Uma música dela que gosto bastante está aqui: "Pagã".

Arremate

Quatro ouros na Olimpíada de 1936. Um negro triunfando na Berlim nazista. Há 100 anos, nascia Jesse Owens.

"24 Horas" volta antes que sejam fechados 25 anos do falecimento de Jesse em 2015!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.