.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 11 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 32
Com atraso, mas ficarei em dia novamente

Nesta terça-feira, perto do meio-dia, eu estava completando a edição das colunas do dia quando meu sinal da Internet caiu. Caiu por corte da GVT, atraso no pagamento da conta e falta de verba pra quitá-la. Solicitamos uma religação de emergência e é por isso que consegui publicar as edições de ontem da "24 Horas" e do "Papo de Mídia". Porém, só consegui levá-las ao ar perto das 7 da noite.

Quase ninguém deve ter lido pois meu horário habitual de atualizações é no máximo até o fim da manhã, mas como eu tinha escrito colunas longas e cheias de assuntos importantes e interessantes, não queria jogar tudo fora por causa disso. Ao menos para arquivo elas estão publicadas. Além disso, tive um pequeno enjoo no dia de ontem e tive que dar uma descansada espichada para ficar numa boa. Quando acordei, passava das 9 da manhã.

Por isso, estas colunas de quarta-feira são publicadas muito tardiamente, perto das 3 da tarde. Pelo dia de ontem fiquei devendo e pelo de hoje também ficarei devendo as publicações de muitas mensagens de leitores, mas todas estão aqui comigo e, mesmo que tardiamente, registrarei. Para ajudar nisso, estou fora do Twitter por alguns dias pois fico muito atento a ele e isso me consome muito tempo.

Então, vou ver se já a partir da tarde eu adiantarei as edições desta quinta-feira para, somando isso às pautas do dia, para publicá-las o mais cedo possível numa tentativa de compensar este prejuízo alheio à minha vontade e que afeta a mim e também a vocês, que nada têm a ver com tudo isso. Tomara que 2013 acabe de uma vez pois é um ano do qual, tirando uma que outra coisa boa, não me deixará saudades.

Na coluna de ontem

Podem recuperá-la aqui para ler estes assuntos: os palpites do meio de semana do Brasileirão, um erro incrível da bandeirinha de Boa Esporte x Bragantino, luto no Coritiba por Fedato, Betim eliminado da Série C, a volta de Muricy ao São Paulo, Andrés Sanchez podendo abrir mão de concorrer ao comando da CBF para candidatura de Francisco Novelletto, Rafael Nadal campeão do US Open, Globo e Jovem Pan querendo adquirir o prefixo 92,9 FM de São Paulo, Batista Pereira fora da TV Goiânia, Jonas Campos de volta à RBS TV, Ana Paula Campos de volta ao "Globo Rural", a saia justa de Liliana Junger no "Jornal Hoje" e os 20 anos do "Arquivo X".

Peixe em evolução

Ainda distante da zona da Libertadores, mas muito acima do que previam os pessimistas (que lá atrás eu achava realistas pois neles eu me incluía), o Santos faz um bom papel no Campeonato Brasileiro com a meninada do Claudinei Oliveira. Mais uma vitória fora de casa, agora sobre o Internacional, que chegou a diminuir o escore na etapa final, mas não obteve o empate e reforçou aquilo: time irregular demais, com um status enorme que não se justifica. É por essas e outras que não dá para confiar no Colorado. Já o Peixe vai comendo pelas beiradas.

A quarta-feira tem seis jogos: às 7 e meia, Atlético Paranaense x Fluminense; às 9, Goiás x Cruzeiro e Bahia x Criciúma; e aos 10 pras 10, Botafogo x Corinthians, Portuguesa x Vasco e Náutico x Grêmio.

Fez o seu e foi ajudado

O Palmeiras fez sua parte ao trincar o ASA e abriu uma distância de cinco pontos na liderança pra Chapecoense, que acabou perdendo pro Oeste. Aliás, a tarde teve três jogos em SP (fora da capital) e os mandantes se deram bem, incluindo o São Caetano quebrando a série de seis jogos seguidos sem derrota e quatro vitórias seguidas do Paraná e o Guaratinguetá sendo o primeiro a derrubar o Avaí após dez rodadas.

Os potiguares não perderam. O América arrancou um empate do Icasa no Cariri e o ABC tomou dois do Sport, mas fez quatro e ganhou dos pernambucanos ainda sem treinador e em derrocada total. O Joinville derrotou em casa o Atlético Goianiense e, de luto pelo zagueiro Abel (tricampeão paraense na década de 60 e participante do time que venceu o Peñarol em 1965), o Paysandu bateu o Ceará com gol decisivo a seis minutos do fim.

Classificação da Série B

Após 21 rodadas, temos isto: 1) Palmeiras, 48; 2) Chapecoense, 43; 3) Paraná, 39; 4) Joinville, 37; 5) América Mineiro, 33; 6) Icasa e Boa Esporte, 32; 8) Sport e Avaí, 31; 10) Figueirense, 29; 11) Bragantino, 27; 12) Oeste e Ceará, 26; 14) Guaratinguetá, 24; 15) ASA e Paysandu, 23; 17) São Caetano e América de Natal, 22; 19) Atlético Goianiense, 20; e 20) ABC, 17. O JEC entrou no G4 e a situação do ABC já foi muito pior do que anteriormente.

Rescaldo dos palpites

Numa rodada com resultados "derruba-apostador", acho que até fui razoável: 4 acertos, sendo 2 exatos (2 x 1 Paysandu, 3 x 0 Palmeiras, Joinville e ABC). Dos leitores, a plena maioria não conseguiu bons índices:

7 acertos
Rogerio Costa (3 exatos: 1 x 0 Oeste, 3 x 1 Palmeiras, 1 x 1 em Juazeiro do Norte, São Caetano, Guaratinguetá, Paysandu e Joinville)

5 acertos
Danilo Otoni (1 exato: 2 x 1 América Mineiro, empate em Varginha, Paysandu, Joinville e ABC)

4 acertos
Israel Martins (2 exatos: 2 x 1 Joinville, 0 x 0 em Varginha, Paysandu e Palmeiras)
Nathan Raileanu (1 exato: 3 x 0 Palmeiras, Joinville e empates em Varginha e Juazeiro do Norte)
Sandro Francischini (Paysandu, Palmeiras, Joinville e empate em Juazeiro do Norte)

3 acertos
Eldio Venancio e Ezequias M. dos Santos (ambos 1 exato: 2 x 1 Paysandu, Palmeiras e Joinville)
Fernando Melotti Constancio e João Arruda (ambos 1 exato: 3 x 0 Palmeiras, Paysandu e Joinville)
Charles Tavares (Guaratinguetá, Palmeiras e Joinville)
Natanael Felipe Rhoden (Paysandu, Palmeiras e Joinville)
Vagner Luiz (Palmeiras, Joinville e ABC)

2 acertos
Anderson Costa (1 exato: 3 x 0 Palmeiras e Joinville)
Fernando Clemente (1 exato: 2 x 1 América Mineiro e Palmeiras)
Amauri Piauilino da Silva e Hugo Leonardo Souza Pinto (ambos Palmeiras e Joinville)
Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves (Paysandu e Palmeiras)

O que vem por aí

Quatro jogos na sexta-feira (três às 7 e meia e um aos 10 pras 10) e seis no sábado (quatro às 4 e 20 e dois às 9 da noite) compõem a próxima rodada: na sexta-feira, Paraná x Oeste, Atlético Goianiense x Boa Esporte, ASA x Joinville e Chapecoense x São Caetano; e no sábado, América Mineiro x Palmeiras, Sport x Figueirense, Avaí x Icasa, Ceará x ABC, América de Natal x Paysandu e Guaratinguetá x Bragantino.

Gols fora comandam

Dois classificados às quartas-de-final da Série D definidos pelo critério do gol fora de casa: o Plácido de Castro, que perdeu por 2 x 1 pro Gurupi e venceu a ida por 1 x 0, e o Tiradentes, que ficou no 0 x 0 com o Sergipe e teve no 2 x 2 da ida seu classificador. Diante disso e após Tupi x Aparecidense ficar sub judice bem sabem por quê, o cenário da próxima fase está assim: Salgueiro x Plácido de Castro, Tiradentes x Botafogo/PB, Mixto x Tupi ou Aparecidense e Juventude x Metropolitano. Três confrontos a 180 minutos de definir acessos pra Série C.

Vitória brasileira

Não acompanhei direito Brasil x Portugal e mal vi os gols, mas li que foi uma partida com ares de oficial e pouca amistosa. Claro, o grande destaque foi o golaço do Neymar, além do Jô uma vez mais deixar sua marca.

Panorama das Eliminatórias

Após mais uma Data-FIFA de duas jornadas para seleções disputarem partidas oficiais e amistosas, vale uma repassada em tudo que temos depois delas.

Na Europa, a Itália se classificou diante de sua gente ao virar sobre a República Tcheca e a Holanda contou com dobra do Van Persie sobre Andorra para também confirmar presença na Copa do Mundo aqui do Brasil. Lá, o primeiro colocado de cada uma das nove chaves já está assegurado no Mundial e os oito melhores segundos vão para uma repescagem mata-ou-morre que definirá mais quatro classificados.

Classificação na Europa faltando duas rodadas (*só mais um jogo; **um jogo a menos)

Grupo A - 1) Bélgica, 22; 2) Croácia, 17; 3) Sérvia*, 11; 4) Escócia*, 8; 5) Macedônia, 7; e 6) País de Gales, 6
Grupo B - 1) Itália, 20; 2) Bulgária, 13; 3) Dinamarca, 12; 4) República Tcheca e Armênia, 9; e 6) Malta, 3
Grupo C - 1) Alemanha, 22; 2) Suécia, 17; 3) Áustria, 14; 4) Irlanda, 11; 5) Cazaquistão, 4; e 6) Ilhas Faroe, 0
Grupo D - 1) Holanda, 22; 2) Hungria, 14; 3) Turquia e Romênia, 13; 5) Estônia, 7; e 6) Andorra, 0
Grupo E - 1) Suíça, 18; 2) Islândia, 13; 3) Eslovênia, 12; 4) Noruega, 11; 5) Albânia, 10; e 6) Chipre, 4
Grupo F - 1) Rússia, 18; 2) Portugal, 17; 3) Israel, 12; 4) Irlanda do Norte e Luxemburgo, 6; e 6) Azerbaijão, 5
Grupo G - 1) Bósnia e Grécia, 19; 3) Eslováquia, 12; 4) Lituânia, 8; 5) Letônia, 7; e 6) Liechtenstein, 2
Grupo H - 1) Inglaterra, 16; 2) Ucrânia e Montenegro, 15; 4) Polônia, 13; 5) Moldávia, 5; e 6) San Marino, 0
Grupo I - 1) Espanha** e França, 14; 3) Finlândia, 9; 4) Geórgia, 5; e 5) Bielorrússia, 4

A Espanha não jogou pelas Eliminatórias ontem e fez um amistoso com o Chile, empate por 2 x 2 com dobra do gremista Vargas pro selecionado chileno, que folgou aqui na América do Sul. Do nosso continente, a primeira a se garantir no campo é a Argentina após quina ante dobra do Paraguai, com dois do Messi. A Colômbia tá muito próxima, mas perdeu fora de casa pro Uruguai. O Equador empatou com a Bolívia e a Venezuela ainda respira na luta pela repescagem após 3 x 2 no Peru. Paraguaios, bolivianos e peruanos já são cartas fora do baralho.

A duas rodadas do fim, temos isto: 1) Argentina, 29; 2) Colômbia, 26; 3) Chile, 24; 4) Equador e Uruguai, 22; 6) Venezuela, 19; 7) Peru, 14; 8) Bolívia e Paraguai, 11. Quatro vagas diretas e mais uma em repescagem, que será contra a Jordânia, que empatou no tempo normal com o Uzbequistão e o eliminou nos pênaltis.

Já na Concacaf, os EUA confirmaram presença na Copa com dobro a nada diante de um México que tá na base do "Jesus está chamando", enquanto a Costa Rica também está assegurada após empate com a Jamaica. São três vagas diretas e mais uma para repescagem. A duas rodadas do fim, esta é a classificação das Américas do Norte e Central: 1) EUA, 16; 2) Costa Rica, 15; 3) Honduras, 11; 4) Panamá e México, 8; e 6) Jamaica, 4.

Curtinhas

*Aprovada na Câmara dos Deputados a limitação a 4 anos e uma única reeleição dos dirigentes das entidades esportivas que recebem dinheiro público. Basta uma canetada da presidenta Dilma e a medida entrará em vigor.

*Sandro Lima, que era vice de futebol do Fluminense havia mais de dois anos, renunciou ao cargo devido a um conflito de interesses por prestar serviços de assessoria esportiva pra Unimed, conforme revelou uma reportagem da ESPN Brasil, feita pela Gabriela Moreira. O presidente Peter Siemsen acumula o cargo por enquanto.

*Jason Kidd terá sua camisa 5 aposentada pelo Brooklyn Nets, do qual será técnico em 2013/14. Ele foi vice em 2002 e 2003 pelos Nets e venceu a NBA em 2011, mas pelo Dallas Mavericks. Além dele, tiveram aposentados seus números Julius Erving, Drazen Petrovic, John Williamson, Bill Melchionni e Buck Williams.

*Assim ficaram as quartas-de-final da Liga Futsal: Jaraguá x Corinthians, Marechal Rondon x Joinville, ACBF x Concórdia e Cascavel x Intelli. Três catarinenses, dois paulistas, dois paranaenses e um gaúcho.

*Ex-esgrimista e ex-dirigente da Adidas, Thomas Bach ganhou a eleição para a presidência do Comitê Olímpico Internacional. O alemão sucede Jacques Rogge e ficará no cargo por oito anos.

*Ferrari confirmou a volta de Kimi Raikkonen para 2014 após Felipe Massa anunciar que sairá dela ao fim desta temporada. Era o que já se dizia e faltava apenas confirmar. A grande dúvida que fica é se o Brasil deixará de ter um piloto na Fórmula 1 pela vez primeira desde 1969. O que é melhor: não ter ou ter e apenas figurar?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Anderson Cheni que vai mudar a sede das rádios Globo e CBN de São Paulo no ano que vem. Elas sairão do prédio na Rua das Palmeiras, no bairro Santa Cecília, e vão para um moderno e sofisticado prédio na Avenida Paulista, que abrigará as emissoras do Sistema Globo de Rádio e as revistas da Editora Globo.

*Leio na Janaína Nunes que Analice Nicolau não é mais do SBT. Ela tinha deixado o "SBT Manhã" e ficou só nos boletins noticiosos, mas começou a se atrasar e a faltar sem dar maiores explicações - comenta-se que devido a questões pessoais -, daí a emissora a dispensou na noite de anteontem.

*Outra da Janaína: não passou de rumor aquilo de separação da Flávia Freire e do César Tralli, tanto que ele comentou com gente próxima que está contente por ela cobrir a licença-maternidade da Mariana Ferrão no "Bem Estar", pois ficarão aproximados de expediente na Globo e terão mais tempo juntos. Entendo...

*A saideira: Gretchen disse no "Luciana by Night", da RedeTV!, que está encerrando sua carreira artística. Nada mais de "Rainha do Bumbum". Pelo menos sempre teremos o mítico "Melô do Piripipi" e "Conga la Conga".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Andrea Hlavackova

Andrea Hlavackova, tenista tcheca que ganhou o US Open em dose dupla: nas duplas femininas, com a também tcheca Lucie Hradecka, e nas mistas, com o bielorrusso Max Mirnyi. Como é que fiquei até hoje sem saber da existência desta bonitaça tcheca?

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: explicado mais acima por que deixo de atendê-los hoje e prometo fazê-lo, aí sim, amanhã.

Clipe do Dia

A notícia da terça-feira em Salvador foi o anúncio da saída de Bell Marques do Chiclete com Banana, pelo qual fará seu último carnaval no ano que vem. Então, é como se a banda acabasse, pois ele "é" o Chiclete com Banana. Aqui está um grande sucesso deste grupo: a sacolejante "Cara, Caramba".

Arremate

"Klitschko e Schwarzenegger se tietam no Twitter e marcam jantar na Áustria". E isso é notícia por...?

"24 Horas" volta antes que eu consiga compreender o sentido de certas notícias da Internet!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.