.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 10 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 31
A semana é de 11 partidas, seu desregulado

Atenção: esta coluna era para ter sido publicada até pouco antes das 12h desta terça-feira, mas devido a um corte da Internet por parte da GVT por falta de pagamento da conta devido aos problemas financeiros dos quais sabem, consigo publicar apenas às 18h45 pois foi pedida uma religação de emergência. Peço mil desculpas aos leitores por este transtorno e publico a coluna de hoje mesmo com tantas horas de atraso pois, se fiquei quase seis horas fazendo esta aqui e a outra diária deste site, não seria justo jogar tudo fora por causa deste porém. Ao menos para fins de arquivo fica registrada esta edição. Vários e-mails de leitores eu atenderia hoje, mas deixarei para fazê-lo amanhã, junto com mensagens remetidas ao longo do dia de hoje. Conto com a compreensão de todos.

O "seu desregulado" não é nenhum leitor deste Papo de Bola - o Site e sim eu mesmo por um erro que cometi ontem e, felizmente, corrigi a tempo aqui na "24 Horas", mas deixei mais umas horas na "Agenda da TV" do "Papo de Mídia". No início da segunda-feira, dei uma consultada na agenda de jogos do UOL Esporte e ali tinha Atlético Mineiro x Ponte Preta para hoje, às 9 da noite. Só que este jogo ficou apenas para 3 de outubro, às 7 e meia. Uma vez mais, me deu aquilo: um esquecimento terrível e imperdoável por eu causar uma confusão nas cabeças desses e daqueles convivas. À noite, consultei o mesmo link e então estava atualizado, sem tal peleja. Mais uma vez peço desculpas aos amigos do Brasil por mais este tropicão e espero tê-lo esclarecido.

Jogo atrasado recuperado

Um dos três ainda pendentes da Série A do Brasileirão será recuperado esta noite e traz o Internacional frente a frente com o Santos, que na data original foi pra Espanha e... bem sabem, né? Bom, agora a bola vai rolar.

Por causa disso, o horário-limite para o envio dos 11 prognósticos deste meio de semana cheio é hoje, às 7 e meia da noite, certo? Esta partida hoje, uma às 7 e meia de amanhã, duas às 9 da noite de amanhã, três aos 10 pras 10 de quarta-feira, uma às 7 e meia da quinta-feira e três às 9 horas. Dito isto, eis os palpites mais furados do mundo FIFA (ou seja, os meus): Internacional 1 x 1 Santos, Atlético Paranaense 3 x 1 Fluminense, Goiás 1 x 3 Cruzeiro, Bahia 1 x 0 Criciúma, Portuguesa 1 x 1 Vasco, Botafogo 3 x 1 Corinthians, Náutico 0 x 2 Grêmio, Inter 1 x 0 Vitória, Flamengo 1 x 1 Santos, São Paulo 0 x 1 Ponte Preta e Atlético Mineiro 2 x 2 Coritiba.

Mineiros sem derrota

Assim abriu a rodada cheia da Série B com duas partidas antecipadas para ontem para desafogar a grade dos canais pay-per-view e não deixar tudo pras 7 e meia de hoje por não ter nenhum jogo de clube simultâneo à Seleção Brasileira (repriso a explicação pois ainda ontem tinha gente se perguntando isso no Twitter e quem tem um certo conhecimento do assunto televisivo percebe na cara que isto causou a Segunda na segunda).

Com todos os gols ainda no tempo primeiro, o Figueirense saiu na frente, mas o América Mineiro virou e venceu. Duas atuações do Coelho sob o comando de Silas, dois triunfos. Já Boa Esporte e Bragantino "oxaram". O que pegou mal foi um impedimento marcado de maneira incrivelmente errada pela bandeirinha Andréa Marcelino de Sá no que seria o gol dos bovetas, lance que podem assistir aqui. A condição do Karanga era muitíssimo legal, inexplicável esta marcação - agora, como foi numa partida entre dois clubes com pouca torcida e mesmo pouca representatividade midiática nos seus estados, não tivemos uma "Terceira Guerra Mundial" nas redes sociais, o que só reforça meu pensamento de que as queixas sobre a arbitragem se dão por clubismos ou localismos, ao passo que tudo deveria ser combatido e criticado com o objetivo de melhorar o nível da arbitragem no país.

A terça-feira tem três partidas à tarde, todas em SP sem ser na capital: São Caetano x Paraná, Guaratinguetá x Avaí e o adiado de ontem Oeste x Chapecoense. Às 7 da noite, o Paysandu recebe o Ceará. Por fim, às 7 e meia temos Palmeiras x ASA, Icasa x América de Natal, Joinville x Atlético Goianiense e ABC x Sport - o time pernambucano ainda está sem treinador após a queda do Marcelo Martelotte devido a 5 fracassos seguidos.

Classificados de Quarta na terça

À parte a ronha entre Tupi e Aparecidense por causa do massagista antidesportivo Esquerdinha, saem hoje os últimos dois classificados para as quartas-de-final da Série D. Com televisionamento nacional, o Tiradentes tem a vantagem de ganhar e empatar por 0 x 0 ou 1 x 1 para avançar, enquanto o Sergipe (que estava punido e mandou a ida em Arapiraca) precisa vencer ou empatar a partir de 3 x 3, já que novo 2 x 2 resultará em pênaltis. Quem se classificar, enfrentará o Botafogo da Paraíba. Já o Plácido de Castro defende uma vantagem de 1 x 0 no Acre e o Gurupi precisa de dois ou mais gols de diferença no Tocantins. O Salgueiro está no aguardo do seu oponente.

Ainda os Estaduais (sim, os Estaduais!)

Sempre o mais atrasado do Brasil todos os anos em relação aos demais, o Amapaense (aqui nestes escritos chamado de "Copa Flávia Freire" em homenagem à mulher mais lindissimamente maravilhosérrima surgida deste estado para alegria de todo um Brasil) definiu ontem seu campeão do primeiro turno: o Santos, que já está na decisão após empatar em 1 gol com o Trem. Um foi abençoado e o outro descarrilhou.

O jogo do Felipão

Já seria tratado assim este Brasil x Portugal por causa do campeão mundial de 2002 da parte brasileira e do maior treinador de selecionado da parte lusitana. Com a ausência do Cristiano Ronaldo por lesão, então, só o torna mais ainda um personagem de destaque. Que não seja um jogo de "Boston" às 10 da noite.

Superterça rumo à Copa

Oito países podem garantir suas presenças no Mundial de Seleções aqui no Brasil: aqui na América do Sul, Argentina (que visita o Paraguai aos 20 pras 11) e Colômbia (que enfrenta o Uruguai na casa dele às 7 da noite); na Concacaf, Costa Rica (que visita a Jamaica às 9 da noite) e Estados Unidos (que recebe o México às 9 e 10); e na Europa, Itália (mandante diante da República Tcheca aos 15 pras 4), Alemanha (joga fora contra Ilhas Faroe aos 15 pras 4), Holanda (visita Andorra às 3 e meia) e Suíça (encara a Noruega na casa dela às 2 da tarde).

Luto no Coritiba

Aos 88 anos, de uma forte pneumonia, faleceu um dos maiores ídolos da história do Coxa: o zagueiro Fedato, que defendeu o clube entre 1944 e 1957, sendo campeão paranaense sete vezes (1946, 1947, 1951, 1952, 1954, 1956 e 1957). Ele começou de atacante na base, mas chegou beque ao profissional. Denominado "O Estampilla Rubia" numa vez que o Coxa enfrentou o campeão boliviano El Litoral fora de casa por não dar sossego para Caparelli, então maior avante boliviano, Fedato ainda passou pelo Botafogo em 1948 e conquistou em 1951 o Troféu Belford Duarte por permanecer 80 partidas sem receber um só cartão vermelho que fosse. Pena!

Curtinhas

*Um time a menos na Série C do Brasileirão: o Betim, excluído pelo STJD por entrar na Justiça Comum antes de esgotar todas as esferas da Justiça Desportiva ao tentar recuperar os 6 pontos retirados devido a uma dívida com o Nacional da Ilha da Madeira por causa da contratação do lateral Luizinho. O Comitê Disciplinar da FIFA, com aval do Tribunal Arbitral do Esporte, determinou a punição. O time mineiro promete recorrer. E agora?

*Muricy Ramalho de volta ao São Paulo no lugar de Paulo Autuori, demitido apesar do seu "excelente trabalho", conforme nota oficial do clube. Uma coisa é ser cordial e gentil, outra coisa é querer ofender a inteligência das pessoas. Como é que um trabalho de 3 vitórias em 16 partidas pode ser "excelente"? (em tempo: essa bola não é minha e sim levantada no Facebook pelo Renan do Couto, do Grande Prêmio, com muito oportunismo)

*Andrés Sanchez disse que pode abrir mão de sua candidatura à presidência da CBF para Francisco Novelletto concorrer ao cargo, assim ele afirmou numa entrevista ao Luiz Carlos Reche cujos trechos foram rodados ontem pela Rádio Guaíba e que completa será veiculada no "Preliminar" do próximo domingo, às 2 da tarde. Não muda muita coisa. Acho Andrés detestável, mas o presidente da Federação Gaúcha também não é melhor, não.

*Comitê Olímpico Internacional ainda não recebeu de volta a medalha olímpica de bronze conquistada em 2000 por Lance Armstrong, cujas premiações foram todas anuladas após ser banido do esporte. Já pensou se o COI resolve ir à "Patrulha do Consumidor" do Celso Russomanno na Record para reaver a medalha? (risos)

*Rafael Nadal campeão do US Open após 3 x 1 (6/2, 3/6, 6/4 e 6/1) sobre Novak Djokovic, três horas de disputa na decisão do último Grand Slam do ano. Pela primeira vez em alguns anos, não acompanhei a partida pela TV por ainda estar sem a Sky por falta de grana para pagar a conta atrasada devido a necessidades muito maiores falando alto neste momento. Mas de qualquer maneira, nem mesmo por algum sinal na Internet eu teria como ter visto a partida por adormecer à tarde e despertar já nos últimos saques. Enfim, que venham os Slams de 2014.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco a evolução de uma notícia antiga de São Paulo, mas que ganha um "plus a mais" através dele: fontes do mercado dão conta das rádios Globo e Jovem Pan terem interesse em comprar o prefixo FM 92,9 do Grupo Estado, hoje um dos transmissores da Rádio Estadão (também presente em AM 700). Valor fixado pra aquisição do prefixo: 57 milhas de "dilmas". Qual dos grupos teria mais bala na agulha para fechar negócio?

*Um prefixo FM viria muito a calhar para a Jovem Pan pois, das grandes emissoras jornalísticas e esportivas, é a única ausente desta banda transmissora, diferentemente de Bandeirantes e CBN, ambas também no AM, e da BandNews FM. A Pan usa sua emissora FM musical jovem para retransmitir parte do "Jornal da Manhã" e jogos de futebol às quartas e aos domingos. Já a Globo quer ser AM/FM igual à co-irmã do Rio de Janeiro há muito tempo para aumentar seu alcance através da frequência modulada em um tempo de regionalização da grade.

*Sim, eu estava bom mesmo de chute: a TV Bandeirantes aqui de Porto Alegre confirmou a contratação de Ico Thomaz, ex-apresentador do "Patrola" na RBS TV e ex-rádios Ipanema, Pop Rock e Cidade, cuja estreia deve acontecer ainda neste mês e ainda não é anunciado como serão suas participações na emissora. Legal!

*Leio no Auvaro Maia uma saída na TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão: Batista Pereira, que apresentava o "Chumbo Grosso", que até uns poucos anos atrás participava às vezes do "Brasil Urgente" junto com José Luiz Datena (o que atualmente ocorre com seu filho Joel Datena, apresentador da versão local deste jornal policial) e que recentemente virou sucesso na Internet com o vídeo dos seus gritinhos apavoradas por uma barata invadir o estúdio do programa. Ricardo Bagnete assumiu por enquanto o comando do programa policial.

*Do Centro-Oeste pro Sul: leio no José Luiz Prévidi que Jonas Campos anunciou na sua página no Facebook que sai da TV Centro América de MT após 5 anos e volta para Porto Alegre. Será novamente repórter da RBS TV.

*Acabou a licença-maternidade da Ana Paula Campos, que voltou nesta segunda-feira à apresentação diária do "Globo Rural", que vinha sendo apresentada desde janeiro deste ano pela "musa-mor" Cristina Vieira, que segue na reportagem dele. Não tenho mais a Cristie no meu televisor todos os dias às 6 horas, snif, snif... (risos)

*Coitada da Liliana Junger, repórter da Globo Minas, que passou por uma saia justíssima no "Jornal Hoje" desta segunda-feira ao entrar ao vivo para falar sobre política, mas do nada simplesmente... travou, sendo cortada pelo Evaristo Costa pois o "branco" dela durou quase meio minuto e televisão é aquele negócio muito contadinho de tempo. Este lance pode ser visto aqui (postagem de asabino). Acontece nas melhores famílias, direi assim.

*Não foi a primeira vez que algo aconteceu num vivo da Liliana. Lembram de uma vez que ela fazia uma entrada culinária e, do nada, o fundo do liquidificador quebrou e derramou todo o líquido preparado nele?

*Observação óbvia, mas pertinente, do Flávio Ricco: se o "Altas Horas" agora começa às 11 da noite, não tem mais sentido as vinhetas de "vida inteligente na madrugada" - até porque 23h era "madrugada" nas décadas de 70 e 80, mas atualmente é horário nobre por deixarem as atrações mais agudas iniciando cada vez mais tarde.

*Leio na Patrícia Kogut que, com a volta da grade dominical do SBT aos horários habituais, "Revenge" não teve mais sossego. No Rio de Janeiro, a Globo marcou 9 pontos contra 10 do Patrão e da Marília Gabriela entre 11 da noite e meia-noite e meia. Já em São Paulo, ela registrou 9 pontos a exemplo do SBT e do "Pânico na Band" das 11 e 10 à meia-noite, quando "A Fazenda" deu a liderança à Record com 11 pontos.

*Leio na Keila Jimenez que Ratinho, cujo programa no SBT celebrou ontem 15 anos no ar, deu uma sondada na situação da RedeTV! junto a políticos e membros do Ministério das Comunicações pois chegou a ter interesse em comprá-la, mas desistiu por causa do grande passivo trabalhista dela. Aí não tem café no bule que resolva.

*Completa 45 anos nesta terça-feira Nani Venâncio, bonitona que estrelou a abertura de "Pantanal" na Manchete e que atuou em algumas novelas e minisséries na década de 90, depois focando na carreira de apresentadora em emissoras como Record, Rede Mulher e RedeTV!. Em breve, ela voltará à RBTV (Rede Brasil).

*60 anos hoje do ator e diretor Wolf Maya, que teve com Cininha de Paula a filha Maria Maya. Atual diretor de núcleo de "Amor à Vida" e de mais um caminhão de novelas, minisséries e seriados, tanto núcleo quanto geral, também atuou em diversas produções, como "Barriga de Aluguel", "Duas Caras" e "Fina Estampa".

*Também sessentona desde hoje a atriz Amy Irving, que foi casada por muitos anos com o diretor Bruno Barreto e dele fez "Bossa Nova", antes atuando em filmes como "Carrie, a Estranha", "A Competição", "Minhas Duas Mulheres", "Yentl" e "Amor à Segunda Vista".

*Aniversário de 55 anos nesta terça-feira de Chris Columbus, diretor de filmes como "Esqueceram de Mim" 1 e 2, "Mamãe Não Quer Que Eu Case", "Uma Babá Quase Perfeita", "Nove Meses", "Lado a Lado", "O Homem Bicentenário", "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e a Câmara Secreta". Roteirizou "Gremlins", "Os Goonies" e "O Enigma da Pirâmide", e produziu "Um Herói de Brinquedo" e "Uma Noite no Museu".

*Mais um diretor está de aniversário hoje: Guy Ritchie, que foi casado com Madonna durante a década de 2000 e que deu ao cinema obras como "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes", "Porcos e Diamantes", "A Grande Roubada", "Sherlock Holmes" e "Sherlock Holmes: o Jogo de Sombras".

*Para quem curte seriados, completa 65 anos hoje Judy Geeson, atriz inglesa que foi a vizinha hostil Maggie Conway, que morava em frente a Helen Hunt e Paul Reiser na ótima comédia noventista "Louco Por Você".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Há exatos 20 anos hoje completados, estreava nos Estados Unidos um dos maiores fenômenos da televisão na década de 90. "Arquivo X" durou nove temporadas e foi sucesso também aqui no Brasil, onde passou na Record e na Fox em exibição original, há poucos anos sendo repetida pelo canal RBTV e agora no ar todos os dias pelo TCM. Hoje em dia eu não curto mais ficções científicas como essa criada por Chris Carter, mas lá atrás eu muito assisti esta série ótima, cujas aventuras dos agentes Fox Mulder e Dana Scully me prendiam em frente à televisão nas noites de sexta-feira a partir do fim de 1996, quando assinei TV paga pela primeira vez e a assistia na Fox às 8 horas e na Record (que só viria aberta pela TV Pampa na metade de 1997) às 10.

David Duchovny como Fox Mulder e Gillian Anderson como Dana Scully estiveram presentes em todos os anos da série, enquanto Robert Patrick entrou nos dois últimos e Annabeth Gish no derradeiro - isso que nem falo nos outros personagens, como Diretor Skinner (Mitch Pileggi) e Canceroso (William B. Davis). "Arquivo X" foi todo dublado pela VTI do Rio de Janeiro. Juraciara Diácovo deixou a lindindona Gillian ainda mais irresistível ao ser a voz brasileira da Scully, enquanto dois foram os dubladores do Mulder de David: Jorge Eduardo Lucas nas duas primeiras temporadas, Eduardo Borgerth nas três seguintes e novamente Jorge nas quatro últimas. Como nem tudo é perfeito - e a VTI da década de 90 era um caos com seguidas trocas de vozes nas séries que dublava -, o Diretor Skinner teve nada mais e nada menos que seis dubladores distintos: Waldyr Sant'anna, Carlos Roberto, Carlos Seidl, Mário Cardoso, Márcio Simões e - pasmem - Eduardo Borgerth! Eu mereço algo assim?

Veja aqui (postagem de agconline) uma chamada da Rede Record em 1995, onde "Arquivo X" era destaque às sextas-feiras em uma nova programação de seriados, que também incluia "Maré Alta", "Chefe Burke", "Caçador de Fortuna", "O Quinteto" e a documental "Guerras do Século". Quando passei a acompanhar Mulder e Scully, a Record tinha a faixa "Super Séries" às 9 da noite, com uma diferente por dia, sendo "Comando Especial" a das sextas-feiras. Às 10 chegava "The X-Files" e, às 11 horas, o drama médico "Chicago Hope". Os "x-filés" de Chris Carter foram pro cinema duas vezes, em "Arquivo X: o Filme" (1998) e "Arquivo X: Eu Quero Acreditar" (2008).

Bela do Dia: Gabriella Bridi

Gabriella Bridi, jornalista da Globo News. Além de lindindonamente cativante, não sei, mas acho que ela tem parentesco com Sônia Bridi por ser de SC igual a ela. Gabriella, nesta foto, está com um jeitão de Joana Calmon (a igualmente lindona correspondente do canal na França).

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: volte a este espaço após 14h10 para ler os e-mails dos leitores (enviados até 12h; remetidos posteriormente publicarei nas próximas colunas).

Clipe do Dia

Sem alguma data especial do dia e de certa forma em protesto pela saída da Cris Vieira do "Globo Rural" diário (risos) - mas isso de "protesto" é só sacanagem mesmo pois bem sei que ela era temporária no jornal e não vai demorar muito para ganhar ainda mais espaços nos noticiários da Plim-Plim pela apresentadora excelente que é -, por que não uma vez mais o tema da "musa-mor"? Assim, aqui está "Blue Eyes", com Elton John.

Arremate

Espanha x Chile é outro amistoso de destaque hoje, mas sem televisionamento ao vivo, apenas em VT às 23h.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem levará a melhor gastronomicamente: vinho tinto ou paella!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.