.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 3 de setembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 24
A Primeira na terça

Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro na terça-feira - e em dose dupla. Pois é. Náutico x São Paulo é um dos vários jogos atrasados e será recuperado hoje, com os dois times voltando a campo depois de amanhã pela rodada normal deste meio de semana. Um absurdo que permitem que aconteça e remete aos piores tempos do nosso futebol. Já Goiás x Grêmio acontecerá também hoje porque não há outro estádio em Goiânia apto para receber a Série A. É que a partir de amanhã, o Serra Dourada ficará fechado para receber nos próximos sábado e domingo a Conferência Radicais Livres 2013, um grande evento gospel. Por isso que a tentativa de sétimo jogo seguido sem derrota do Goiás e de sexta vitória seguida do Grêmio no torneio é hoje mesmo.

São 11 partidas para os amigos do Brasil palpitarem neste meio de semana, horário-limite de 7 e meia da noite pois aí rolará a bola no Serra Dourada. Os prognósticos desta rodada da parte deste que vos tecla são estes: Goiás 1 x 2 Grêmio, Náutico 0 x 1 São Paulo, Flamengo 0 x 0 Vitória, Atlético Paranaense 3 x 1 Santos, Portuguesa 2 x 1 Ponte Preta, Atlético Mineiro 2 x 0 Fluminense, Internacional 1 x 1 Corinthians, Bahia 1 x 2 Cruzeiro, Botafogo 2 x 2 Coritiba, Náutico 0 x 2 Vasco e São Paulo 1 x 1 Criciúma.

A Segunda na terça

Segunda Divisão na terça-feira em rodada completa de 10 jogos, metade às 7 e meia e outra metade aos 10 pras 10. O principal destaque é o encontro de alviverdes no Pacaembu, com o Palmeiras sem Valdivia por estar com a seleção do Chile (o que tornou inútil a suspensão de dois jogos a ele aplicada pelo STJD) e a Chapecoense desfalcada do Bruno Rangel, que se recupera de lesão e fica guardado para o próximo fim de semana. Outra boa pedida está no Cariri, com o Paraná terceiro colocado visitando um Icasa vindo de quatro vitórias seguidas. Uma ótima chance de vitória é a do Sport, mesmo em Belém, pois o Paysandu tá mais pra lá do que pra cá.

Estes são os chutes da rodada cheia de hoje à noite: Joinville 2 x 0 Ceará, Boa Esporte 2 x 2 Avaí, Figueirense 1 x 0 Bragantino, Icasa 1 x 1 Paraná, Oeste 1 x 0 América de Natal, Paysandu 0 x 2 Sport, Palmeiras 2 x 1 Chapecoense, São Caetano 0 x 0 ASA, ABC 0 x 1 América Mineiro e Guaratinguetá 0 x 1 Atlético Goianiense.

A Quarta na segunda

Quarta Divisão concluindo na segunda-feira o fim de semana de ida das oitavas-de-final. Salgueiro e Nacional empataram sem gols, o que foi melhor para o Carcará do Sertão pois ele jogará em Manaus por vitória e por qualquer empate com gols. Já o Plácido de Castro venceu o Gurupi por 1 x 0 e, se marcar uma vez no Tocantins, só será eliminado se tomar três tentos. As voltas acontecem no próximo fim de semana.

Curtinhas

*Alexandre Pato chamado para os amistosos do Brasil contra Austrália e Portugal no lugar do contundido Fred. O que é que dois gols pelo Corinthians diante do Flamengo não fazem... Por mais que ele tenha mandado muito bem anteontem, a fase dele no Coringão não é boa. Sendo apenas e tão somente para estes dois jogos, sem viajar alto demais tipo Copa do Mundo (não é isso), tinha gente mais credenciada que ele para ser chamada.

*Terça-feira de sorteio dos mandos de campo das quartas-de-final da Copa do Brasil, com rodada de ida entre os dias 24 e 26 deste mês e a rodada de volta entre 22 e 24 de outubro. Sorteio marcado para 2 da tarde.

*Atlético Mineiro x Ponte Preta não acontecerá mais na terça da semana que vem e sim em 3 de outubro.

*Galo, que terá Victor contra o Fluminense. Um jogo de gancho, já cumprido, pela expulsão contra o Inter.

*Colorado, que foi absolvido pela história da lata de gasosa atirada no campo ao fim deste mesmo empate com o alvinegro mineiro na treta com o Victor. Logo, pode continuar jogando numa boa no Estádio do Vale.

*Estádio do Vale, que amanhã receberá Internacional x Corinthians. Timão, que lançou um plano funerário para seus torcedores terem enterros temáticos quando partirem desta para uma melhor. Considerações?

*Ney Franco é o substituto de Caio Júnior no Vitória, que pode estreá-la já amanhã, contra o Flamengo.

*Flamengo, que pode enfrentar o Botafogo pela Copa do Brasil em Fortaleza. Ao menos essa é a vontade dos administradores do Castelão. Reprisaria Botafogo x Fluminense na Arena Pernambuco ou seria diferente?

*E essa do Vilson não chegar a um acordo com o Stuttgart? Parece que ele vai voltar para o Palmeiras.

*Entrevistado pela Catalunya Radio, Sandro Rossell disse que não são comissões, mas sim honorários que recebe por jogos da Seleção Brasileira - ou seja: ele confirmou suas falcatruas com Ricardo Teixeira.

*Rebeca Gusmão saiu da UTI após alguns dias internada em estado grave no Hospital Regional de Saúde de Samambaia. Não confirmaram o que causou sua internação, mas o diz-que-me-diz fala em envenenamento.

*Morreu aos 44 anos Tommy Morrison, boxeador que foi campeão peso pesado com 48 vitórias em 52 lutas, 42 destas vitórias por nocaute. Ele venceu o cinturão da Organização Mundial de Boxe em 1993 ao vencer George Foreman. Tommy também atuou em "Rocky 5", o mais fraco dos seis filmes da saga do Garanhão Italiano.

*A Red Bull anunciou Daniel Ricciardo como substituto de Mark Webber na temporada 2014. Meio que fica tudo em casa, pois o futuro novo companheiro de Sebastian Vettel corre atualmente pela Squadra Toro Rosso.

*Leio no "Painel FC" da Folha de S.Paulo que a Koch Tavares, empresa organizadora do Aberto de Tênis do Brasil, terá que indenizar Gianpaulo Scaciota, advogado que venceu ação judicial onde pediu ressarcimento com a devida correção do dinheiro pago por dois ingressos para a final da última edição, em fevereiro deste ano: o dele e o do seu filho de 9 anos. Eles chegaram ao Ginásio do Ibirapuera e tiveram que sentar na escada.

*Roger Federer fora do US Open, 3 sets a 0 aplicados nele por Tommy Robredo (7/6 - 7/3, 6/3 e 6/4). Primeira vez em uma década que o gênio suíço fica fora do torneio antes das quartas-de-final.

*Larguei de mão o Brasil na Copa América Masculina de Basquete. Desfalcado do técnico Rubén Magnano por suspensão aplicada pela FIB pela expulsão na partida contra o Canadá, o time perdeu pro Uruguai por 79 x 73. Agora, só um milagre o manterá na competição. Hoje, a parada é contra a Jamaica.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Completa 80 anos nesta terça-feira Mino Carta, jornalista italiano de nascimento e que chegou ao Brasil aos 13 anos. Ele é diretor de redação da revista Carta Capital, da qual participou da criação, o que fez também com publicações como as revistas Quatro Rodas, Veja e Isto É, além do extinto Jornal da Tarde.

*Comemora hoje seu primeiro aniversário a Rádio Gaúcha Serra, que marcou a entrada própria da emissora em Caxias do Sul após ter como afiliada por lá a São Francisco AM, que agora retransmite a Bandeirantes de Porto Alegre, e que compete no segmento com a Caxias AM/FM. A Gaúcha Serra tem alguns horários regionais, como parte do matutino "Gaúcha Hoje" e o "Chamada Geral" das 11 da manhã, e no mais retransmite a matriz.

*Leio no Rádio de Verdade que Jimmy Raw tem apresentado a "Super Madrugada Tupi" na AM/FM do Rio de Janeiro pois o titular do horário sofreu um pequeno infarto na última quinta-feira. Está tudo bem com Fernando Sérgio, que se recupera deste problema, mas sua volta ao microfone só deve acontecer daqui a um mês.

*Repórter especial da TV Globo, ex-apresentador da Globo News e colunista de sustentabilidade da Rádio CBN, André Trigueiro participará às 8 da noite de hoje de um bate-papo alusivo aos 10 anos no ar da coluna "Mundo Sustentável" na emissora do Sistema Globo de Rádio. O evento será mediado por Carolina Moran, apresentadora do "CBN Total", e acontecerá na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290). A entrada é franca, mas acontecerá por ordem de chegada, daí não fica bom chegar muito em cima da hora.

*Leio na Keila Jimenez que a TV Globo de São Paulo aplicará várias medidas de segurança, como reforçá-la em torno da sua sede e até colocar um filtro ou trocar os vidros do seu estúdio de noticiários locais, para que não se repitam ocorrências como o do laser verde disparado na Monalisa Perrone em um "SPTV" da última semana.

*Fátima Bernardes na dramaturgia da Globo enquanto integrante do departamento de jornalismo? Não. Fátima Bernardes na dramaturgia da Globo enquanto integrante do departamento de entretenimento? Sim. Publicou o Estadão que ela participará da "Grande Família" no dia 26, em episódio onde uma edição fictícia do "Encontro" receberá Tuco e os personagens dos atores convidados Débora Secco e Rodrigo Lombardi.

*Aliás, já deu para desvincular mais um pouco Fátima do jornalismo no "Encontro" do último sábado, quando destacou que representantes das empresas que apoiam o "Criança Esperança" estavam na plateia e citou uma por uma as marcas por eles atendidas. Se ela ainda fosse "jornalista dessas que jornalizam", assim não seria.

*Leio na Keila Jimenez e no Flávio Ricco que o "Programa Silvio Santos" ficou em certos momentos na quarta posição no "Ipobre" de Sampa City neste horário de 5 da tarde às 10 da noite do último domingo, perdendo pro "Melhor do Brasil" do Rodrigo Faro e fazendo o "Pânico na Band" ganhar mais público e "Revenge" ser líder na Globo. Consequências? Volta no próximo domingo a ser como sempre foi, com "Domingo Legal" até 3 da tarde e "Eliana" e o Patrão nos horários antigos. Diagnóstico: o problema não é o horário. O problema é o Silvio.

*Má nova que leio no Flávio Ricco: após mais de 13 anos no ar, a TV Cultura decidiu encerrar a produção do programa infantil "Cocoricó", cuja equipe foi comunicada desta decisão de uma hora para a outra, sem que se desse qualquer ideia de que isto fosse acontecer. A exibição continuará apenas até o fim deste mês.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Completa 90 anos hoje Mort Walker, desenhista que criou o personagem Recruta Zero e seus companheiros de cena, como Sargento Tainha, General Dureza, Oto, Platão e, principalmente, a Dona Tetê. Muitos jornais - como Estadão, O Globo, Estado de Minas, Zero Hora, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste, entre outros - publicam as tirinhas do Zero, que também rendeu uma série em desenho animado para a televisão. O SBT a exibiu na década de 80, em dublagem da Herbert Richers, e a Record a apresentou na década de 2000, com dublagem da Sincrovídeo, a mesma que posteriormente passou no canal fechado Boomerang.

O que destaco aqui (postagem de rangersombra) é um episódio do "Recruta Zero" com a primeira dublagem, feita pela AIC de São Paulo, que hoje é a BKS. A Bandeirantes foi a primeira TV a exibi-lo, em 1968.

Bela do Dia: Gisele Alves

Gisele Alves, atriz, atualmente vista na Globo como a doméstica Zuleika em "Flor do Caribe". Uma flor brasileira esta moça que não sei dizer direito o que tem de tão especial, mas que me arrebatou à primeira olhadela com este seu ar docemente misterioso de maravilhas trazidas nesta face sedutora e encantadora - e isso tudo já pensei só ao vê-la de empregada na novela.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"A política do futebol brasileiro, com José Maria Marin, Marco Polo Del Nero, Ricardo Teixeira e Andrés Sanchez, acompanha a política do nosso país. *** Cruzeiro x Vasco foi um jogão que mostrou uma Raposa favoritíssima ao título e um Vasco, como li no Facebook, 'com ataque de Barcelona e defesa de Ipatinga'. Exageros à parte, o sistema defensivo vascaíno é uma peneira. *** O Botafogo mostrou que deu mesmo adeus ao título brasileiro. Roubou inúmeras bolas do São Paulo no meio, saiu na cara do gol diversas vezes, mas sempre perdia a bola porque os jogadores tentavam fazer o mais difícil - sem contar o azar no chute na trave do Seedorf. Nos próximos três jogos sem Lodeiro e permanentemente sem Vitinho, tende a piorar. *** 'Sobrenatural' volta à grade do SBT depois de um movimento fortíssimo dos fãs-clubes da série nas redes sociais, cobrando a emissora. *** Concordo em partes, Clayton Moreira. Criticar a Globo é moda. Parece que ela é única culpa pelos problemas do país - quando é a que menos tem culpa. Não vou entrar no mérito do que era certo na época do Golpe de 1964 porque não o vivi. Mas é certo que nem tudo foram flores para ela durante a Ditadura e que os pedidos de desculpa já são alguma coisa, embora motivados pelos protestos." (Leonardo Dantas)

"Não dá pra entender o que leva manifestantes a fazer o que fizeram contra a Globo na semana passada. Como se SBT, Record, Band, Gazeta e RedeTV! tivessem uma programação melhor ou não apoiassem governo 'X' ou 'Y' de governo. Vão protestar contra o Futura, que é da Globo e tem uma ótima programação?" (Marcelo Cioti)
Não tem nada a ver com qualidade de programação ou falta da mesma, Marcelo, estás muito fora da casinha pegando a coisa sob este aspecto. É apenas, tão somente, única e exclusivamente política.

"Hélio Castroneves se aproxima do título da Fórmula Indy, mesmo com as colocações modestas que vem conseguindo. Diferentemente do que você escreveu ontem, Scott Dixon marcou 11 pontos pela 19ª colocação e mais um ponto pela pole position, mesmo abandonando. Visto que todos os pilotos que largam recebem pontos, Hélio pode ser campeão em Houston na prova 2 ou precisar apenas largar em Fontana pois, por largar, qualquer piloto garante 5 pontos, que é a pontuação entre 25° e 33°. Como geralmente são 26 carros por prova, a pontuação vai ao 33° por causa de Indianápolis. O máximo de pontos que pode ser obtido em uma prova são 53. Portanto, a cada prova se pode descontar 48 pontos. Para fazer os 53, o piloto tem de vencer, fazer a pole e liderar o maior número de voltas na corrida. Se Hélio conseguir manter a diferença de 49 até a corrida 2 de Houston, basta largar em Fontana. Caso aumente para 54, será campeão antecipado." (Natanael Felipe Rhoden)
Só me resta pedir desculpas, Natanael, por mais uma bola fora que dei - ou, neste caso, furada de pneu. Assumo, reconheço e digo sem grilo algum que não tenho ideia completa do sistema de pontuação da Indy e não imaginei que tantos pilotos pontuassem assim e que tivesse esse extra, enfim. Nem cheguei a olhar as notícias direito nos sites com a classificação completa, me fixei na tarde mesmo do domingo apenas no fato do Dixon abandonar e do Hélio pontuar, daí fui pesquisar quantos pontos o nono colocado obtinha e publiquei o que publiquei na coluna de ontem, mas que já corrigi assim que li teu e-mail. Falhei grosseiramente e fui idiota. Menos mal que só você observou este erraço que cometi - isto é: que tenha falado pra mim que o cometi, pois vai que mais alguém tenha notado a derrapada que dei e nada falou por talvez gostar que eu tivesse errado e não observasse isso para mantê-lo no ar e me lascar ao ser mal visto pelas pessoas, vai que isso acontece. Vivo pensando se não é isso que acontece pois tem muitos erros que cometo e são daqueles incríveis, que não sei como deixo passar batidos e que era para eu merecer um bombardeio de críticas por cometê-los, mas às vezes só dois ou três me corrigem, talvez estes sim preocupados em querer que eu os corrija. Sei lá, enfim...

"Rogério Ceni falou a verdade sobre a CBF por marcar os jogos atrasados de maneira errada e sobre o próprio São Paulo por se sujeitar a disputar esses torneios caça-níquel. O erro é a Copa do Brasil ter esse formato medonho de times da Libertadores entrando na segunda fase. Qual o sentido no Atlético Mineiro disputá-la se ganhou a Libertadores e está garantido na edição de 2014 por isso? A Copa do Brasil deveria ser no segundo semestre e com todos os times classificados através dos Estaduais - menos o campeão da Libertadores se for brasileiro." (Raider Lopes Martins)
Só porque venceu a Libertadores não pode jogar a Copa do Brasil? O título em si, a taça, enfim, isso não vale nada? Se fosse por isso, o Galo também não tinha que jogar o Brasileirão porque o título nada valeria por ele já estar na próxima Libertadores. Desculpe, Raider, mas discordo do amigo.

Clipe do Dia

Gatinha loira americana, Jennifer Paige completa 40 anos hoje. Seu maior sucesso está aqui: de 1998, "Crush".

Arremate

Depois de ser "vendido" umas quantas vezes pra Europa, Leandro Damião permanecerá mesmo no Inter. Pois é.

"24 Horas" volta antes que eu retome no fim do ano o tópico fixo "Só Fatos, Sem Boatos"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.