.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 31 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 21
10 agora, 11 na próxima

O "abre" deste sábado é dedicado aos convivas que participam da brincadeira dos palpites do Campeonato Brasileiro feita nesta coluna. Olha aqui, preste atenção (essa é a nossa canção...): neste fim de semana, são normalmente dez chutes para ser remetidos pelos amigos do Brasil. Já no próximo meio de semana, serão onze os palpites a ser enviados pois contarei os dez da rodada regular e mais o pendente Náutico x São Paulo. Além disso, a rodada do meio de semana começará na terça-feira, às 7 e meia da noite, com Goiás x Grêmio. Então, não vai adiantar nada mandar chutes depois de terça à noite só para as pelejas de quarta e quinta. É para tudo que seleciono, então, na próxima rodada é até 7 e meia da noite da terça-feira e para 11 jogos. Certo?

Dito isto, vamos à rodada deste fim de semana, metade disputada hoje e metade amanhã. Nos cinco jogos de hoje, a aldeia pampeana tem o Grêmio embaladíssimo em busca da quinta vitória seguida na Série A contra uma Ponte Preta agora continental e com Jorginho estreando nesta competição específica, o Nordeste assiste um Náutico eliminado da Sul-Americana diante de um Atlético Paranaense classificado na Copa do Brasil, o Centro-Oeste traz o Goiás do Walter "X-Bacon" (é a última que inventaram) duelando com o Atlético Mineiro do possível jurado de concurso de miss Ronaldinho Gaúcho e, em território bandeirante, o reencontro de Portuguesa e Bahia pós-"Série B da Conmebol". Tudo isso é só na sessão das 6 e meia da tarde. O embalo de sábado à noite terá os eliminados da semana querendo reabilitação. Dá Fluminense, dá Santos ou dá nada?

Amanhã, quase tudo é às 4 da tarde, o que inclui mais dois clássicos ponte aérea. O de Sampa City põe frente a frente Corinthians versus Flamengo, o do Rio de Janeiro apresenta Botafogo versus São Paulo. O Sul tem um encontro regional entre Coritiba e Internacional. Já Nordeste x Sul é o que traz o Criciúma visitando o Vitória - que não terá Escudero, que foi suspenso preventivamente por um mês por dopagem. Às 6 e meia da noite tem apenas uma partida, mas que é forte o suficiente para garantir a diversão: Cruzeiro contra o Vasco.

Atualização das 17h20: após um inacreditável esquecimento da minha parte devido à pressa em que eu estava para sair por precisar levar para nossa advogada alguns documentos importantes do processo judicial familiar do qual bem sabem, felizmente lembrei em tempo que não tinha colocado os palpites desta rodada. Então, marquem aí: Grêmio 2 x 0 Ponte Preta, Portuguesa 0 x 1 Bahia, Náutico 1 x 3 Atlético Paranaense, Goiás 2 x 1 Atlético Mineiro, Fluminense 0 x 0 Santos, Corinthians 1 x 1 Flamengo, Botafogo 2 x 1 São Paulo, Coritiba 1 x 1 Internacional, Vitória 1 x 1 Criciúma e Cruzeiro 3 x 2 Vasco. E mil perdões por esta desregulada inaceitável.

"...beautiful, beautiful, beautiful... beautiful boys..."

É o que cantou a torcida do Atlético Goianiense para Jonh Lennon, autor do quarto gol na goleada facinha sobre o Oeste, em jogo onde o Dragão foi "bad" com o Rubrão e que teve Adriano Michael Jackson dando o passe pro gol do "ex-Beatle". Já o ABC não foi nem o do Jacko, muito menos o do Pelé e sim o de qualquer culinarista pois esse é que entende de frango para poder consolar Lopes na penosa engolida no primeiro dos dois gols do Avaí, que poderá celebrar numa boa os 90 anos completados neste domingo e que está invicto há 8 jogos.

O sábado tem como destaques a Chapecoense recebendo o Icasa, o Paraná tendo pela frente o Guaratinguetá, o Bragantino duelando com o Paysandu e o América de Natal voltando a Goianinha para jogar diante do São Caetano. Os melhores atrativos estão no Nordeste e na sessão das 9 da noite, um deles com o Sport encarando um Boa Esporte elétrico e o outro com Ceará e Palmeiras frente a frente pela Bêzona após dez anos - só que hoje é em Fortaleza mesmo, enquanto aquele encontro deles em 2003 ocorreu no Junco, em Sobral.

Um destaque da Série C

Último invicto e com apenas um gol tomado em toda a competição até agora, o Guarani jogará esta noite diante do Caxias, na Princesa dos Brincos Dourados. Oportunidade para o Bugre seguir sem derrota no torneio.

A 360 minutos da Terceirona

Dois jogos abrem neste sábado as oitavas-de-final da Série D: Resende x Mixto e Aparecidense x Tupi. Outros quatro estão marcados para o domingo: Santo André x Metropolitano, Londrina x Juventude, Central x Botafogo de João Pessoa e Sergipe x Tiradentes. Os outros são Salgueiro x Nacional de Manaus e Plácido de Castro x Gurupi, que ficaram para segunda-feira. Quatro jogos separam quatro destes 16 times da Série C de 2014.

Futebol do futuro

Quando a maioria de vocês ler esta coluna, já teremos sabido quem terá conquistado a Taça Belo Horizonte de Juniores sem mineiros na final este ano e sim com o carioca Vasco e o baiano Vitória. Eles já se enfrentaram numa decisão de Taça BH, em 1994, e o título foi do Leão, único clube nordestino a arrematar este troféu.

Boas pedidas europeias

Três despontam em especial. Uma delas é hoje em Portugal, lamentavelmente sem televisionamento ao vivo para o Brasil: o clássico entre Sporting e Benfica. As outras duas estão na Inglaterra e serão neste domingo: pela manhã, os vermelhos Liverpool versus Manchester United; e ao meio-dia, os londrinos Arsenal e Tottenham.

Com sufoco, com emoção, Guardiola campeão

Não deu para José Mourinho. O time de Josep Guardiola mereceu conquistar a Supercopa da UEFA. Foi uma grande partida entre Bayern de Munique e Chelsea, com os ingleses saindo na frente e os alemãs igualando, cada gol no comecinho de cada etapa. Na prorrogação, os Blues desempataram e depois conseguiram suportar uma pressão daquelas sufocante, coisa de herói mesmo - e Cech estava sendo heróico, com uma sucessão de grandes defesas. Mas a dez segundos do encerramento, os bávaros conseguiram uma justíssima sobrevida. Por mais que se diga que justiça e futebol não combinam pois o que é vale é bola na rede, seria um crime não dar o Bayern nas cabeças. As penalidades estavam perfeitas, mas Neuer deteve Lukaku e confirmou o caneco.

Curtinhas

*Durante o Fórum Nacional do Esporte, José Maria Marin foi colocado contra a parede pelo Paulo André, beque do Corinthians, que o questionou sobre a falta de capacitação dos clubes que fazem nosso futebol, em conversa onde o presidente da CBF perdeu de goleada nas suas respostas. Mandou muito bem Paulo André ao emitir tais questões ao Marin. Raríssimo jogador que se mostra muito inteligente fora das quatro linhas.

*No mesmo evento, Marin disse que ninguém obrigou o São Paulo a viajar para o exterior, o que respondeu ao ser perguntado sobre a maratona de partidas do Tricolor. Só que ele errou porque a Copa Suruga, ao menos, o São Paulo e qualquer outro que a dispute não pode declinar assim na maior - isto é: poder pode, mas não basta cancelar e pronto. É um jogo oficial reconhecido pela FIFA esse entre o campeão da Sul-Americana e o da Copa da Liga Japonesa. Podemos discutir a Copa Audi e a Copa Eusébio, aí é outro departamento.

*Aliás, não custa lembrar que, em circunstâncias iguais, o Santos não ganhou a brecha no calendário e o São Paulo sim. Logo, a CBF também colaborou para isso e fica fácil agora pro José Maria Marin tirar o dele da reta.

*Ainda sobre a questão do calendário: o São Paulo terá apenas dois dias de espaço entre o clássico contra o Botafogo e a visita ao Náutico. No entanto, daria para numa boa respeitar as 66 horas mínimas de espaço. Era só terem invertido os clássicos RJ/SP no Rio de Janeiro neste fim de semana, deixando Botafogo x São Paulo para hoje (o que seria possível por ambos terem atuado na última quarta-feira) e Fluminense x Santos amanhã (pois nenhum deles jogará na próxima terça). O que pegou? A preferência da TV pelo Tricolor. Apenas isso.

*Suspensos pela Gaviões da Fiel três membros pelas tretas de domingo passado em Brasília. Só isso bastará?

*Túlio Maravilha pode marcar hoje seu bendito milésimo gol. Porém, como está machucado, é dúvida do time do Vilavelhense para encarar a Desportiva, pela Copa Espírito Santo, às 3 da tarde. E tem outra: se ele não puder atuar, rumará ao Rio de Janeiro para um evento de álbum de figurinhas às 5 horas. Eu posso com isso? (risos)

*Completa 45 anos neste sábado o ex-volante Luís Carlos Goiano, ex-Atlético Goianiense, Novorizontino, Remo, Atlético Paranaense, Etti Jundiaí e América Mineiro, que esteve no São Paulo campeão mundial de 1993 e que é muito mais marcado pelo Grêmio, no qual venceu os Gaúchos de 1995 e 1996, a Libertadores de 1995, Recopa e Brasileiro em 1996, além da Copa do Brasil. Ele e Dinho abriam a meia-cancha daquela esquadra.

*E essa da Rebeca Gusmão internada em estado grave na UTI do Hospital de Samambaia, no DF? Cacetada... Ficamos um tempo sem saber notícias dela depois de todos aqueles problemas do uso de anabolizantes que resultaram no seu banimento do esporte e, quando chega uma nova dela, é trágica nessa dimensão. Puxa vida.

*Não tem pra ninguém na paracanoagem. Mais um Mundial vencido por Fernando Fernandes, tetracampeão da modalidade ao fechar os 200 metros na alemã Duisburg com 51s300, contra 51s920 do britânico Ian Marsden e 53s021 do chucruteiro Christian Mathes. Esse é um exemplo muito bonito de superação de adversidades. Ele tirou do acidente que o deixou paraplégico forças para começar uma nova atividade e brilhar muito nela.

*Começou mal o time masculino do Brasil na Copa América de Basquete. Derrota por 72 x 65 para Porto Rico, que foi superior o tempo todo. A próxima partida é neste domingo, ao meio-dia e meia, contra o Canadá.

*A medalha brasileira da sexta-feira no Mundial de Judô foi de bronze, conquistada por minha conterrânea Mayra Aguiar, número 1 do mundo na categoria até 78 kg, com ippon na canadense Catherine Roberge. A dois dias do fim da competição realizada no Rio de Janeiro, o Brasil tem quatro medalhas, todas de mulheres. Ao bronze da Mayra se soma um da Sarah Menezes, uma prata da Érika Miranda e o inédito ouro da Rafaela Silva.

*Tá na mão das gurias do Brasil a conquista do Grand Prix de Vôlei após os 3 x 0 (27/25, 25/21 e 25/22) desta madrugada sobre a Sérvia - quatro vitórias, quatro 3 x 0. O título poderia vir hoje mesmo se o Japão vencesse, mas a China deu mais um sopro de vida ao ganhar por 3 x 2 (25/16, 18/25, 26/24, 21/25 e 15/13). Com isso, Brasil e China farão uma final sem ser final. Quem ganhar às 3 e meia de hoje para amanhã ficará com os louros da vitória. E quer saber? Melhor assim. Não teria a mesma graça ganhar via resultado paralelo. Melhor vencer com todo mundo em quadra, derrotando a oponente numa decisão efetiva. Valerá a pena trocar o dia pela noite.

*Detalhe importante: até perdendo o Brasil será campeão, desde que a derrota seja por 3 sets a 2. Como terá vencido dois sets, o Brasil subirá de 12 para 13 pontos, enquanto a vitória deixará a China com 12. Logo...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que foi marcada para 20 de setembro, data máxima aqui do Rio Grande do Sul, a chegada da Rede Mix FM através de sua nova afiliada, que até lá seguirá chamada de Pop Rock. Com a chegada daqui de Porto Alegre, a Mix fechará 25 cidades em sua rede, cuja emissora daqui representará a terceira maior praça dela. A Mix já se faz presente por aqui televisivamente falando, pois a Mix TV é sintonizada no canal 40 UHF.

*Leio no NaTelinha que a competição na hora do almoço ficará ainda mais forte em Brasília a partir da próxima semana, pois a TV Brasília (afiliada da RedeTV!) ampliará o horário do policialesco "DF Alerta", que antes ia das 12h40 às 14h20 e que agora iniciará ao meio-dia em ponto - o que deixará simultâneos o início dele, que é uma grande audiência da TV Brasília, e os do "DFTV" na Globo e do "Balanço Geral" na Record, ficando fora dessa o "SBT Brasília", que entra meia hora mais tarde. A saber o que dará nessa parada em termos de "Ipobre".

*Por falar em "SBT Brasília": sua ex-apresentadora esteve ontem no horário nobre. Como veem aqui (postagem de muitissimoalemdojg), Neila Medeiros apresentou o "SBT Brasil" desta sexta-feira junto com Marcelo Torres. Até que encontrem um espaço definitivo, Neila seguirá nessa toada de substituição dos titulares. Eu ainda acho que ela deveria formar dupla central no "SBT Manhã" com César Filho, mas o burro aqui só opina e nada apita.

*Como já é sabido, com a mudança na programação dominical do SBT, o "Domingo Legal" terá apenas metade da duração habitual, "Eliana" entrará à 1 da tarde, "Roda a Roda" às 5, sorteio da Telesena aos 15 pras 6, o "Programa Silvio Santos" às 6 e mais um "Conexão Repórter" às 10 da noite. Leio no José Armando Vannucci que a primeira versão dominical do programa do Roberto Cabrini foi editada às pressas para tanto e mostrará uma exclusiva dele com Marcos Pereira, pastor acusado de estuprar mulheres da própria igreja e de ordenar atentados de dentro da prisão. Interessantes os materiais do Cabrini sempre são pois ele sabe fazê-los atrativos para quem gosta de jornalismo. Resta saber se o público da noite de domingo responderá bem.

*Leio no Bastidores do Rádio que um dos mais tradicionais repórteres da Rádio Bandeirantes de São Paulo desmentiu rumores sobre também entrar na lista de cortes da emissora. Com 40 anos de trabalho na AM 840, Luiz Carlos Gertel está terminando suas férias e voltará ao trabalho na próxima quarta-feira. Ainda bem!

*Um raio laser atacou de novo a edição noturna do "SPTV". Desta vez, pessoas que protestavam contra a Globo passaram o jornal inteiro de ontem disparando a luz na direção da Monalisa Perrone, que substituiu Carlos Tramontina. Como veem aqui (postagem de tuliohd3d), desconsiderada a escalada gravada, o noticiário foi todo feito somente com uma câmera filmando Monalisa. Só na hora da Michelle Loreto na previsão do tempo outro ângulo do cenário de vidro foi notado. Tudo isso certamente para não deixar o tal raio laser aparecer muito.

*O "Jornal Nacional" de hoje terá William Bonner e Carla Vilhena apresentando. Muitíssima rara dupla, que ela mesma registrou no seu Facebook que ocorreu uma única outra vez, em 2001. Vou assistir. Por causa da Carla.

*Para quem gosta de concurso de beleza, a dica da noite deste sábado está na TVCOM, tanto no UHF daqui de Porto Alegre quanto na Net em todo o Rio Grande do Sul e na Internet para o Brasil e o mundo: a transmissão ao vivo direto de Caxias do Sul da escolha da rainha da Festa da Uva, às 8 e meia da noite. É esse concurso que terá Luiz Felipe Scolari como um dos jurados, se bem que agora ele virou apenas mais um qualquer no júri (rs) quando se sabe que dele fará parte Carla Fachim, a "Sharon Stone de São Sepé" da RBS TV - e que, caso não tenha ficado claro para quem lê estes escritos, é uma de minhas maiores paixonites noticiosas. (risos)

*A partir da próxima semana, o SBT deixa de exibir "Dois Homens e Meio". A reprise da última temporada está acabando e, ao invés de começar novamente uma reprise desde o primeiro episódio de todos os anos com a participação do Charlie Sheen, a emissora tira o seriado certamente para esperar o ano que vem, quando poderá exibir a nova temporada (terceira do Ashton Kutcher), alinhada que está sua exibição com a original dos EUA. Desta maneira, "Big Bang: a Teoria" passará a entrar logo após o "Jornal do SBT" de segunda para terça a sexta para sábado e logo depois do "Cine Belas Artes" no sábado para domingo, com dois episódios por dia.

*A saideira é para quem curte cinema das antigas: há 40 anos hoje completados, Hollywood se despedia de um de seus grandes diretores. Nascido em 1894, John Ford marcou época com uma série de clássicos e ganhou o Oscar de diretor quatro vezes. A primeira foi em 1935, por "O Delator". A segunda veio em 1940, por "As Vinhas da Ira". A terceira representou um bicampeonato com adicional, pois "Como Era Verde o Meu Vale" conquistou a estatueta de melhor filme. A última foi em 1952, por "Depois do Vendaval", que teve como astro o maior parceiro da carreira de Ford: o "Duke" John Wayne. Juntos, eles fizeram "No Tempo das Diligências", "A Longa Viagem de Volta", "Fomos os Sacrificados", "Sangue de Herói", "O Céu Mandou Alguém", "Legião Invencível", "Rio Bravo", "Rastros de Ódio", "Asas de Águia", "Marcha de Heróis", "O Homem Que Matou o Facínora", "A Conquista do Oeste" e "Os Aventureiros do Pacífico". O último filme de John Ford foi "Sete Mulheres".

*Um detalhe importante: "Rio Bravo" é o título brasileiro do originalmente chamado "Rio Grande". Posteriormente, Howard Hawks filmou "Rio Bravo", também com John Wayne, mas este era o título original. Aqui no Brasil, foi dado o nome "Onde Começa o Inferno". Logo, "Rio Bravo" do John Ford é o intitulado "Rio Grande" no original e "Rio Bravo" do também inesquecível diretor Howard Hawks é o aqui conhecido por "Onde Começa o Inferno".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Alvin

Bruna Alvin, atriz. Perdição maravilhosa de morena.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Agradeço aos elogios do João Paulo da Fontoura e digo que concordo quando diz que ler a maior quantidade de livros possível - e também jornais, revistas e tudo mais - ajuda um bocado os aprendizes de escrevinhação a pelo menos não cometerem erros tolos e até desenvolver um certo estilo. Quanto a questões relacionadas com gramática e sintaxe, até por também ser professor eu sou obsessivo no que diz respeito a ambas, além de ser o meu mais implacável crítico. Em horas assim é que lamento não ter continuado os estudos numa Pós de Jornalismo, mas quase sempre a gente faz planos de vida e a vida muda nossos planos." (Clayton Moreira)

"É fraca essa Liga Europa, hein! Salva meia dúzia de times e só. Série C da UEFA. Até a Sul-Americana é melhor. *** Rogério Dutra Silva está de parabéns. Fez o que pode contra Rafael Nadal e saiu de cabeça erguida. *** Essas mulheres de jogadores e técnicos estão de olho nos 15 minutinhos de fama. Cada hora é uma! *** Ronaldinho Gaúcho jurado do Miss Brasil? Ele não entende nada de beleza. *** O 'Video Show' deve mesmo estar dando dor de cabeça à Globo. A cada semana, uma mudança. Tá na hora de sair do ar! *** Nem sabia que o 'Gabi Quase Proibida' já tinha estreado. *** Perguntei das frequências radiofônicas porque entendo pouco disso e disse que a Rádio Pampa ficava perto do fim do dial porque era foi a frequência mais alta que você me passou." (Leonardo Dantas)
Primeiro: já tem um mês no ar. E segundo: 780 é meio do dial, Leonardo. A frequência AM vai até 1710 khz. Então, não tem nada de retransmissora ou algo assim, fui é induzido ao erro pelo seu "fim do dial", que agora sei que era apenas uma falta de entendimento da questão dos prefixos do rádio AM.

"Se a TV Gazeta do Espírito Santo entrou no ar em 1976, como é que os capixabas assistiam a programação da Rede Globo antes disso?" (Marcelo Cioti)
Não sei dizer, fico devendo essa.

"Assistindo jogos das Séries B e C, tenho escutado nomes bem sugestivos: Adriano Michael Jackson, Jonh Lennon, Mahatma Gandhi, Laionel, Fernando Karanga, Yago Pikachu... O Brasil é referência em nomes exóticos. Onde posso encontrar uma lista completa deles?" (Severo Arantes)
Se alguém souber, mande pra mim também o endereço pois confesso não saber.

Clipe do Dia I

Outro integrante dos ótimos alemães dos Scorpions chega aos 65 anos. Depois do vocalista Klaus Meine em maio deste ano, hoje é a vez do guitarrista e fundador Rudolf Schenker. Separei uma deles que não entrou no tópico dedicado ao Klaus e é tão ótima quanto as três lá destacadas. Aqui está "Under The Same Sun", de 1993, que a Globo incluiu na trilha da novela "Sonho Meu" como tema da personagem de Françoise Forton.

Clipe do Dia II

Se não nos deixasse em 2005, celebraria 90 anos hoje a "Rainha do Rádio", uma das maiores cantoras do país: Emilinha Borba. Trago aqui "Tomara Que Chova", cantada por ela em 1950 no filme "Aviso aos Navegantes".

Momento Raridade Rara

Vale mais de Emilinha Borba em dois registros muito legais: de 1989 (postagem de canalmemoria), a presença dela no "Qual é a Música?", do SBT, com um pouco de suas marchinhas carnavalescas fazendo Silvio Santos cair na dança; e de 2005 (postagem de linocorrea2008), uma preciosa entrevista de quase 50 minutos dela e da "Rainha do Baião", Carmélia Alves, concedida ao Jô Soares no "Programa do Jô", da Globo.

Arremate

Sem mais por dizer para este sábado, digo que outros assuntos serão tratados na coluna deste domingo.

"24 Horas" volta não sei com quais pautas pois tratarei de buscá-las ao longo do dia!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.