.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 29 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 19
O ippon da volta por cima



Rafaela Silva entrou para a história ao ser a primeira mulher brasileira medalhista de ouro em um Mundial de Judô. Sua vitória por ippon diante da norte-americana Marti Malloy, na categoria até 57 kg, encheu de festa todos que estavam no Maracanãzinho ou que estavam de olho na televisão. Ano passado, ela tinha saído dos Jogos Olímpicos de Londres por causa de um golpe que a arbitragem considerou ilegal. Agora, deu a volta por cima. Por isso mesmo, ela merece abrir a coluna desta quinta-feira. A emoção da reabilitação é inesquecível.

Outro goleiro herói na Sul-Americana

Primeiro, foi Vanderlei pro Coritiba contra o Vitória. Agora, Magrão salvou a lavoura do Sport diante do Náutico. Clássico é aquilo: quando você menos espera algo, isso pode acontecer. O Timbu conseguiu a diferença de 2 x 0 necessária para levar a parada pros pênaltis, com direito a um segundo gol sensacional de Oliveira, em lance com toques de primeira dos seus companheiros e finalização de primeira no ângulo. Tento fantástico, disparado o mais bonito da semana, que mereceria ter tanto cartaz quanto o individualmente belíssimo do Éverton Ribeiro na quarta-feira passada. O Leão chegou a ter um jogador expulso a 15 minutos do fim, mas segurou o marcador que forçaria os pênaltis e, neles, teve Magrão fantástico ao defender três cobranças. Com 3 x 1 favorável numa Arena Pernambuco com 8 mil fãs, o Sport terá nas oitavas o Libertad, que venceu de novo o Mineros.

Outro brasileiro garantido foi o Bahia, que "oxou" com a Portuguesa e avançou pela vitória fora de casa na ida. Vem aí o Atlético Nacional de Medellín, que já tinha se classificado anteontem sobre o Guaraní.

Estes são os confrontos das oitavas-de-final da "Série B da Conmebol": São Paulo x Universidad Católica, Bahia x Atlético Nacional, Sport x Libertad, Coritiba x Itagui, San Lorenzo ou River Plate x Nacional do Paraguai ou Liga de Loja, Lanús x Universidad de Chile ou Independiente del Valle, Belgrano ou Vélez Sarsfield x Cobreloa ou La Equidad e Ponte Preta x Deportivo Pasto. Com a distribuição das equipes no cronograma das próximas fases, a Macaca só cruzaria com um brasileiro na final - mas isso se, do outro lado da chave, sobrarem dois brasileiros num dos confrontos da semifinal, ao passo que, restando apenas um, haverá o forçoso encontro entre eles. Nas quartas, poderemos ter dois jogos domésticos: São Paulo x Bahia e Sport x Coritiba.

Reviravoltas na Copa do Brasil

Cinco em seis partidas desta quarta-feira. A única onde houve confirmação de vantagem foi a de Belo Horizonte, com o Botafogo empatando com o Atlético Mineiro após vencê-lo na ida. No mais, vencedor da ida se deu mal.

A começar pelo Cruzeiro, que na troca do sinal amarelo para vermelho tomou o gol decisivo do Flamengo, que se garantiu com o marcador mínimo pelo tento anotado no Mineirão fazer a diferença. Dois cariocas passaram, um caiu fora. Não bastou 1 x 0 para o Fluminense. O Goiás dobrou e no mata-ou-morre nacional se classificou.

Dos paulistas, só o Corinthians classificou. Não foi com larga vantagem sobre o Luverdense e sim o necessário de dois gols de diferença - um deles, do Alexandre Pato, o primeiro de falta marcado pelo Timão desde o feito pelo Douglas contra a Portuguesa, em julho do ano passado. Esta diferença eliminou o Santos, triunfando o Grêmio em sua Arena para festa da sua torcida. Outro paulista visitante que se deu mal foi o Palmeiras, cujas redes estufaram três vezes. Grande reabilitação do Atlético Paranaense, que também segue no torneio.

As quartas-de-final estão assim: Corinthians x Grêmio, Internacional ou Salgueiro x Atlético Paranaense, Goiás x Vasco ou Nacional e Botafogo x Flamengo. Os últimos dois classificados serão definidos hoje. O Colorado tem 3 x 0 de frente sobre o esta noite mandante Carcará do Sertão. Já o Cruzmaltino atuará diante de sua gente tendo 2 x 0 de vantagem sobre o Naça, nele aplicada em Manaus. Tanto as quartas da CB quanto as oitavas da Sul-A acontecerão apenas no fim de setembro. Vem aí três meios de semana com rodadas cheias do Brasileirão.

Um destaque regional

O Bonsucesso ganhou do América fora de casa e fechou a primeira metade do triangular decisivo da Série B do Campeonato Carioca. O Bonsuça tem 5 pontos, contra 3 da Cabofriense e apenas 1 do América. No próximo sábado, o América receberá a Cabofriense. Se o time de Cabo Frio ganhar, irá aos 6 pontos e resolvida será a questão dos dois acessos, que serão dele e do Bonsucesso, cujos 5 pontos não poderão ser igualados pelo América, que terá depois apenas mais uma partida e, no máximo, chegará aos 4 pontos. O grande problema do Sangue é que os outros dois oponentes já começaram com 1 ponto extra por vencerem os turnos.

Os grupos da Champions

Liga dos Campeões com sorteio dos grupos nesta quinta-feira, marcado para 1 da tarde no nosso horário. Volte a este coluna após 2 da tarde para ver aqui o registro das oito chaves que terão sido sorteadas pela UEFA.

Curtinhas

*Proibidas pelo governo do DF as entradas da Gaviões da Fiel e da Independente no Mané Garrincha. Basta?

*Quatro jogos das oitavas-de-final da Série D tiveram datas alteradas: a volta de Mixto x Resende foi de 7 para 8 de setembro, ainda às 6 da tarde locais do MT (7 da noite de Brasília); a ida de Salgueiro x Nacional do Manaus foi do próximo domingo para a segunda-feira da semana que vem, às 8 da noite; já Gurupi x Plácido de Castro tem a ida migrada do domingo para segunda, às 8 e meia da noite, e a volta passou do dia 8 para dia 10, às 8 da noite. Todas as mudanças têm a ver com solicitações de vários dos próprios clubes.

*Três "brasileiros" foram chamados pelo Uruguai para os jogos contra Peru, no dia 6, e Colômbia, no dia 10, ambos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: Eguren, do Palmeiras; Lodeiro, do Botafogo; e Forlán, do Inter.

*Contratado pelo Chelsea o meio-campista William, que saiu do Anzhi Makhachkala. 5 anos de compromisso.

*Mantida pela Corte Arbitral do Esporte a suspensão de dois anos ao Fenerbahce por envolvimento dele num escândalo de manipulação de resultados. O clube turco estava atuando via liminar e foi eliminado da atual Liga dos Campeões da UEFA pelo Arsenal, na última fase pré-grupos. Já pensou se ele tivesse se classificado?

*A tristeza de anteontem na Argentina foi a morte em campo do jogador Sanabria, do Deportivo Laferrere, em jogo da Série D contra o General Lamadrid. Ele desmaiou quando a partida estava empatada sem gols e com meia hora disputada. Após ser levado de ambulância, o jogo foi suspenso pelo árbitro. Sanabria sofreu uma parada cardíaca e tinha apenas 28 anos. Ele defendeu diversos clubes argentinos e também atuou na Costa Rica.

*3 x 0 (25/21, 25/22 e 25/17) no anfitrião Japão e a segunda vitória das gurias do Brasil em dois jogos na fase derradeira do Grand Prix. São 6 pontos para elas, um a mais que a vice-líder China. Na próxima madrugada, as comandadas do José Roberto Guimarães terão pela frente a Itália, que somou apenas 1 ponto.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Anderson Cheni que Roberto Nonato não é mais voz-padrão da Rádio Globo, posto que era seu havia 10 anos. Um locutor noticiarista do Rio de Janeiro, não creditado pelo Cheni e que não sei qual é, substitui Nonato, que continua na CBN como apresentador do "Jornal da CBN", titular no fim da tarde e reserva imediato do Milton Jung em suas férias da edição da manhã. São mais e mais mudanças que vão acontecendo na Rádio Globo sob o comando artístico de Maurício Menezes, em tempos de regionalização tanto em São Paulo quanto no Rio.

*Abri o Comunique-se e olhei um rosto familiar numa chamada sobre um evento promovido pelo portal. A moça do rosto familiar era a gerente geral de relacionamento com a imprensa e mídias digitais da mineradora Vale. Abro a notícia e vejo que me era mesmo familiar a moça: é Mônica Ferreira, que por anos assisti como repórter da Band do Rio de Janeiro, seguidamente aparecendo nos noticiários nacionais, e que nunca mais vi depois disso.

*Condenável o que aconteceu aqui na aldeia pampeana, mais especificamente em Novo Hamburgo, com uma equipe de reportagem da TV Record, que incluía o repórter Rafael Machado. Eles cobriam a chegada de famílias desabrigadas pela chuva dos últimos dias ao ginásio de Novo Hamburgo quando foram retirados do local sem mais e nem menos pelo secretário de desenvolvimento da cidade, Hélio Pacheco. Mesmo a equipe da Record argumentando que estava ali com autorização da Defesa Civil, Hélio cobriu a câmera com as mãos e agrediu Rafael. A prefeitura de Novo Hamburgo pediu desculpas pelo acontecimento. Não pegou nada bem essa.

*Leio na Keila Jimenez que, após uma semana de interinidade de Márcia Bongiovanni, o "Jornal da Cultura" tem sido apresentado pelo diretor jornalístico William Corrêa, que ali ficará até a definição de um novo titular, que efetivamente substituia Maria Cristina Poli, que saiu da emissora por discordar dos novos rumos dela.

*Entrevistado pelo Maurício Stycer no UOL, Carlos Lombardi prometeu que "Pecado Mortal" terá muitos corpos de fora em várias cenas, o que sempre foi uma constante nas suas novelas na Globo e assim continuará nesta nova pela Record - tanto que a personagem da super-hiper-ultra-puxa-mega-sexy Carla Regina (agora chamada Carla Cabral) será uma mãe solteira que pagará as contas fazendo strip-teases à noite. Hmmm...

*Leio no vcfaz.tv que a Sky está informando seus assinantes que a VH1 permanecerá na grade de canais até apenas 30 de setembro, pois no dia seguinte a Viacom a trocará nesta operadora pela nova MTV Brasil, que agora foi assumida pela dona original norte-americana e deixa de ser um canal aberto via Grupo Abril.

*Completa 75 anos hoje Elliott Gould, ator de filmes como "M.A.S.H.", "Nashville" e dos três "Onze Homens e Um Segredo", além de ser Jack Geller, pai de Monica e Ross, na ótima série cômica "Friends".

*A saideira: chega aos 90 anos nesta quinta-feira o ator Richard Attenborough, também diretor de sucesso e que assim venceu o Oscar em 1982 por "Gandhi". Outras obras dele são "Um Grito de Liberdade", "Chorus Line - Em Busca da Fama", "Chaplin" e tanto o original "Parque dos Dinossauros" quanto a sequência "O Mundo Perdido".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Brenda Caramaschi

Brenda Caramaschi, jornalista da RPC TV de Maringá. Moça bonita e simpática.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: os e-mails enviados ontem serão reunidos aos remetidos hoje para publicação na coluna de amanhã.

Clipe do Dia I

Há 55 anos fechados nesta quinta, nascia Michael Jackson. Dele, hoje trago aqui a bonita "Earth Song".

Clipe do Dia II

Cantor, compositor e instrumentista, Edu Lobo celebra hoje 70 anos. A data será comemorada especialmente logo mais, às 9 da noite, em show no Theatro Municipal, no Rio. Um de seus melhores temas separei aqui em uma interpretação maravilhosa de Milton Nascimento em 1983: "Beatriz".

Arremate

0 x 0 em casa, 1 x 1 fora e a Supercopa da Espanha é do Barcelona. O gol do Neymar em Madrid causou isso.

"24 Horas" volta antes que o Atlético de Madrid busque algum título para alcançar a Supercopa de 2014!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.