.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 28 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 18
Noite de definições na Copa do Brasil

Seis quadrifinalistas serão conhecidos na noite desta quarta-feira. Um deles sairá do Serra Dourada, onde o Goiás é mandante a partir das 7 e meia, mas o Fluminense tem 1 x 0 de vantagem. Daí, sairá o oponente de Vasco ou Nacional de Manaus (convenhamos: do Vasco). Outro será definido a partir dos 10 pras 10, quando o Atlético Paranaense receber o Palmeiras na Capanema. Os paulistas estão na frente também por 1 x 0.

Um dos confrontos terá só cariocas, só mineiros ou mais um RJ versus MG. Às 7 e meia, o Atlético Mineiro buscará mais uma reversão heróica neste ano, atrás que está diante do Botafogo, que enfrenta o descrédito de muita gente após a negociação do Vitinho, mas tem dois gols de frente e que recém no último domingo perdeu por esta diferença este ano. E aos 10 pras 10, o Flamengo só precisa de um marcador mínimo no Maracanã para seguir no torneio, mas o Cruzeiro fez 2 x 1 em Belo Horizonte e chega embalado enquanto líder do Brasileirão.

Também aos 10 pras 10, outra quarta-de-final será estabelecida. Mais um jogo com vantagem visitante por 1 x 0 é o daqui de "Gelo Alegre", quando o Santos tentará seguir assim e o Grêmio buscará a reversão da parada em uma Arena que finalmente recebeu o habite-se da prefeitura, após meses e meses de funcionamento com uma liberação provisória. Quem passar daí terá pela frente a lógica ou a surpresa? O Corinthians confirmará a lógica num Pacaembu provavelmente cheio ou o Luverdense cometerá um "crime" histórico, típico deste certame?

Meu sentimentômetro, sem qualquer fundamento lógico a não ser o puro e simples chute: passam Goiás, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio e Corinthians. Mas possivelmente errarei algo disso tudo.

Definições na Copa Sul-Americana

Quatro delas aconteceram ontem à noite. O Coritiba, em lance onde me pareceu haver impedimento - de leve, mas existente -, venceu o Vitória pelo marcador mínimo e, nos tiros livres a 11 passos da marca fatal, se Wilson brilhou ao defender duas cobranças, Vanderlei foi fantástico ao catar três chutes adversários. O Coxa enfrentará River Plate do Uruguai ou Itagui nas oitavas. A volta é hoje e os colombianos ganharam por 1 x 0 na ida em casa.

Já a Ponte Preta fez história para confirmar seus primeiros dois jogos continentais em todos os tempos após um "oxo" básico com o Criciúma, após triunfar por 2 x 1 em SC. Jorginho estreou ontem na casamata alvinegra. Vem aí Colo-Colo ou Deportivo Pasto pela frente. A volta é hoje e os colombianos venceram por 1 x 0 no Chile. Por sua vez, o São Paulo soube que duelará com a Universidad Católica, que venceu o Emelec por 3 x 2 nesta terça e 7 x 2 no agregado. "Revival" da final da Libertadores de 1993 e da semifinal da Sul-Americana do ano passado.

Nesta quarta-feira, o Bahia defenderá diante de sua gente um escore de 2 x 1 obtido sobre a Portuguesa em São Paulo. Quem passar, terá que reservar passagens para Medellín. O Atlético Nacional empatou sem gols com o Guaraní do Paraguai e tinha vencido a ida por 2 x 0. Não deixa de ser engraçado: na mesma terça-feira, a Ponte Preta classificou e o Guaraní caiu fora. Tá bom, não é engraçado para os alviverdes campineiros. Mas é isso.

Também hoje, o Mineros jogará na Venezuela após levar 2 x 0 do Libertad no Paraguai. É daí que sai o adversário pernambucano na próxima fase da "Série B da Conmebol". Dá Náutico, que atuará em casa na sua nova Arena Pernambuco? Ou dá Sport, que tem 2 x 0 do primeiro Clássico dos Clássicos e parece em melhor momento? Meus chutes: Bahia e Sport serão os outros brasileiros a fechar os cinco que estarão nas oitavas da Sul-A.

Demissão de Segunda na terça

Segunda Divisão com técnico na rua nesta terça-feira. É Argel Fucks, que recebeu um (este termo foi censurado pelo departamento de moral e bons costumes do Papo de Bola) do América de Natal, que deixa Ceará-Mirim na pior após a derrota pra Chapecoense, que continua muito bem nesta competição e fez o que tinha mesmo que fazer: ganhar de um adversário inferior, mesmo fora de casa, em um estádio com pouco mais de 700 pessoas. O Mecão, que parece querer ir pra Série C de braços dados com o ABC, já tem novo treinador: Pintado.

Nas partidas que abriram efetivamente a décima oitava rodada, o Joinville contou com um Lima de pé calibrado para mandar duas buchas no barbante e derrotar o América Mineiro em um Independência com pouco mais de 1 mil torcedores. Já o ASA tirou proveito do fator campo e, levando um do Figueirense, ganhou por marcar três.

Futebol do futuro

A Copa do Brasil de Juvenis teve o São Paulo saindo na frente por 2 x 0 e indo para Macaé no sábado, aos 15 pras 10 da noite, com a vantagem de perder por um de diferença ou dois a partir de 3 x 1 pra ficar com o caneco. Ao Flamengo, resta ganhar por 2 x 0 para forçar os pênaltis ou três ou mais de diferença para título nos 90.

Enquanto isso, apenas uma quarta-de-final da Taça Belo Horizonte de Juniores acabou no tempo regulamentar: a vencida pelo Vasco diante do América Mineiro. Seu oponente na semifinal será o Fluminense, que precisou das penalidades máximas para derrotar o Atlético Mineiro, o mesmo ocorrendo com o Vitória contra o Coritiba e o Sport com o Grêmio. Logo, ganhe quem ganhar amanhã, sabemos que a decisão no sábado será Rio versus Nordeste.

"Pelas Zoropa"

Enquanto ontem o Bayern de Munique adiantou um compromisso do Campeonato Alemão e teve equipe mista para empatar em 1 gol com o Freiburg por disputar com o Chelsea a Supercopa da UEFA na próxima sexta, o Barcelona decide hoje a Supercopa da Espanha com o Atlético de Madrid em casa após empate por um gol na ida e pode render ao Neymar (inicialmente no banco, segundo o noticiário) seu primeiro título oficial por lá.

Curtinhas

*Quatro jogos de suspensão para Titi pela expulsão contra o Grêmio. Desfalque do Bahia nos três próximos.

*Os dois marginais travestidos de torcedores organizados da Gaviões da Fiel que armaram uma treta básica no Mané Garrincha no último domingo foram proibidos pela Federação Paulista de entrar nos estádios de SP por três meses. Na boa: até parece que isso vai adiantar, ainda mais que a parada aconteceu fora de São Paulo.

*670 mil "dilmas" é quanto Marcos Assunção pede do Palmeiras na Justiça. A grana é dos direitos de imagem.

*Submetido a uma cirurgia para retirada de dois tumores no cérebro o presidente do Avaí, João Nilson Zunino.

*Leio no site da ESPN Brasil que, poucos dias após as mortes de Gylmar e De Sordi, além da também recente do Djalma Santos, foram suspensos pelo governo federal para reavaliação os pedidos de auxílio mensal para os campeões mundiais de 1958, 1962 e 1970, previsto na Lei Geral da Copa e aprovado no fim do ano passado. O Ministério da Previdência Social confirmou. Isso que chegou a ter celebração do benefício em abril, no Morumbi, com as presenças dos ministros Garibaldi Alves, da Previdência, e Aldo Rebelo, do Esporte.

*Mudando completamente de assunto: e essa do casal que foi pego fazendo sexo - ou, como diria Sheldon do "Big Bang: a Teoria", praticando o coito - em pleno meio do gramado após Brondby 0 x 0 Randers, domingo passado, pela Superliga Dinamarquesa? O ato sexual começou após todos os torcedores saírem do estádio, mas alguém fotografou aquilo e publicou na Internet. Tudo acabou quando um segurança cortou o barato.

*Já pensou se a moda pega e alguma dupla de pervertidos inventa de querer fazer o mesmo aqui no Brasil?

*Mudando completamente de assunto outra vez, passemos à canoagem paralímpica, pois tem início hoje o Mundial em Duisburg, na Alemanha. Fernando Fernandes tentará o tetracampeonato na modalidade K1 A deles, enquanto Marta Ferreira buscará um terceiro sucesso na K1 TA delas. A competição vai até domingo.

*Tênis de ontem: campeão olímpico de 2004 em Atenas no simples e nas duplas com Fernando Gonzalez, além de outros seis títulos - incluindo o Brasil Open em 2006 -, o chileno Nicolas Massú se aposenta aos 33 anos.

*Tênis de hoje: um brasileiro no caminho de Rafael Nadal no US Open. Após marcar 3 x 2 de virada em Vasek Pospisil (4/6, 3/6, 7/6, 6/2 e 7/6), Rogério Dutra Silva enfrentará o espanhol multicampeão. O tênis tem mais lógica que outras modalidades, então, salvo algum aborto da natureza, Nadal vai "jantar" Rogerinho.

*Judô: a prata brasileira da terça-feira no Mundial disputado no Maracanãzinho foi de Erika Miranda, que perdeu a decisão da categoria até 52 kg para a kosovar Majlinda Kelmendi por wazari seguido de imobilização.

*Vôlei: as gurias do Brasil surpreenderam e ganharam de maneira bem fácil dos Estados Unidos no primeiro jogo da fase final do Grand Prix por 3 x 0 (25/19, 25/12 e 25/10). Amanhã, 7 da manhã, elas enfrentam o Japão.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que o programa policial "DF Alerta", da TV Brasília, liderou com 10 pontos de média e 12,5 de pico das 12h40 às 14h10 na quinta-feira da semana passada, empatando com a Globo e superando os 7 pontos do SBT e da Record, além de muito distante do 0,5 ponto da Bandeirantes com "Os Donos da Bola" do Rio. Na mesma quinta-feira, a afiliada candanga da RedeTV! tirou segundão empatado em 4 pontos com o SBT durante o "Você na TV", atrás dos 5 pontos da Globo e muito à frente do 1 da Band. Ah, então não tinha a ver com São Paulo aquilo que João Kléber dizia sobre partir pra cima da Fátima Bernardes e sim com Brasília!

*RedeTV!, que deixará de ter Kennedy Alencar no fim de setembro pois ele resolveu sair da emissora e já cumpre aviso prévio. Mesclando o que li do Fernando Oliveira, do Flávio Ricco e do Portal Imprensa, os rumos do canal e as condições de trabalho levaram a essa decisão do jornalista político, que estava na RedeTV! desde 2008 e que se dedicará a um novo blog e aos comentários que faz na Rádio CBN. O diretor jornalístico Américo Martins já procura um substituto para apresentar o "É Notícia" e fazer comentários políticos no "RedeTV! News".

*E essa que vem de Belém? Anteontem, o apresentador Raphael Polito chegou na sede da Record por volta da 1 e meia da tarde e um camarada tentou esfaqueá-lo pelas costas. Raphael tirou proveito dos treinamentos de taekwondo e duelou com o agressor, sendo ajudado por um segurança até que o esfaqueador fugisse. Bah...

*Leio no Coletiva que a Record divulgou uma vice-liderança sua na quinta-feira da semana passada: 4 pontos e 19% de participação de média, com 7 pontos de pico, no "Rio Grande no Ar", noticiário das 7h15 às 8h40.

*Record/RS, que está com mais um repórter mineiro há poucos dias: Frederico Vilhar, que passou rapidamente pelo SBT de São Paulo e que, até pouco tempo atrás, trabalhava na TV Alterosa, onde cobria esportes. Só não sei dizer se ele é atleticano igual à linda "mãe do ano" Adriene Lacerda ou cruzeirense, essa eu não achei. (rs)

*Leio no NaTelinha que o "Cidade Alerta" continua muito bem no "Ipobre" de São Paulo, tendo registrado nesta segunda-feira 11 pontos, contra 4 do SBT e da Bandeirantes. Não adianta José Luiz Datena reclamar um monte. O momento é de Marcelo Rezende, Percival de Souza e associados variados. A Record tá firme no segundão.

*Surpreendente o que leio na Folha de S.Paulo: que será uma edição especial do "Conexão Repórter" que o SBT mostrará das 10 à meia-noite no próximo domingo, quando valerão as mudanças que farão o "Programa Silvio Santos" entrar às 5 da tarde, "Eliana" às 3 e o "Domingo Legal" reduzir a duração pela metade.

*Enquanto isso, hoje é a primeira quarta-feira com "Programa do Ratinho" até meia-noite, já que com apenas uma semana na nova fase semanal o "Casos de Família" foi cancelado pela emissora.

*Viram quem sofreu um princípio de infarte? Ivo Holanda, o homem número 1 das câmeras escondidas. Leio na Patrícia Kogut que isso aconteceu há quase meio ano, mas que ele colocou dois stents e voltou a gravar há alguns dias as câmeras escondidas do SBT - mas mais leve, que não o façam apanhar tanto. (eh, eh)

*Finalmente outro filme velho (para os padrões atuais) na "Sessão da Tarde" sem ser "Dirty Dancing" ou "Ghost": terça-feira da semana que vem, a Globo repetirá "Um Príncipe em Nova York", mais um dos clássicos oitentistas do Eddie Murphy, com direito a uma excelente dublagem de Waldyr Sant'Anna e Hélio Ribeiro pela VTI.

*A saideira: há 80 anos hoje fechados, nascia o cronista Lourenço Diaféria, que morreu em 2008, exatamente no dia do meu aniversário naquele ano. Suas crônicas foram publicadas por Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Diário Popular e Diário do Grande ABC, além de ganharem interpretações na TV Globo e em algumas estações de rádio. Lembro bem de quando comecei a escutar a Rádio Bandeirantes de São Paulo pelas ondas curtas, em 1998, e o "Manhã Bandeirantes" apresentado pela Monalisa Perrone abria sempre com uma crônica do Lourenço interpretada por Lourival Pacheco, terminada com uma música que tivesse relação com a crônica. Lamentável que eu não tenha preservado nenhuma delas gravadas nas minhas fitas cassete para trazê-las pra web.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Alexandra Paniz

Alexandra Paniz Marchesini, candidata a rainha da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, cuja eleição acontecerá na noite do próximo sábado e que terá entre os jurados Luiz Felipe Scolari. Tomara que ele e todos os outros jurados votem nesta moça muito bonita, pra mim a mais bonita candidata.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Parece que Vitinho foi mesmo para a Rússia. Como segurar um jogador que recebe uma proposta milionária e está há meses sem receber? Mas não me iludo: não dou um ano e meio para ele estar de volta pra defender um time como Internacional ou Cruzeiro." (Clayton Moreira)

"O SBT não pode ser sério para exibir sete novelas por dia a partir do mês que vem, suspender o 'Casos de Família' com uma semana à noite e mudar o horário do 'Programa Silvio Santos' só porque sua audiência estava ruim, prejudicando Eliana e Celso Portiolli. SBT é sigla de Sistema Besta de Televisão. *** Na situação financeira em que se encontra, o Botafogo não tinha como manter Vitinho. Se o time se classificar para a Libertadores e se ele fosse mantido até lá, certamente seria vendido por um valor muito superior. Mas sem dinheiro agora, nem o Botafogo poderia segurá-lo e muito menos aumentar a multa rescisória sem aumentar seu salário, o que daria ganho de causa pro Vitinho em qualquer juizado." (Fernando Clemente)

"Mais uma vez, a CBF se supera. Chegamos a 28 de agosto, o returno da Série B começa em 6 de setembro e nada de dias e horários dele. Daqui a alguns anos, dias e horários sairão um dia antes dos jogos. *** Que dia vão sortear o mando de campo das quartas-de-final da Copa do Brasil?" (Guilherme Victorassi)
Primeiro: se for assim como dizes, Guilherme, não chegará a superar a final Corinthians x Atlético Mineiro do Brasileirão de 1999, onde apenas à 1 da tarde do próprio dia da partida se soube que ela aconteceria não às 4 da tarde e sim aos 20 pras 10 da noite, com o então prefeito paulistano Celso Pitta vencendo a queda de braço com a Globo. E segundo: confesso não saber.

"Nadja Haddad não mostrou nada naquele comercial de hidratante e apareceu simplesmente de fio dental do 'Pânico na Band'. Vai ver ela ter saído da Bandeirantes e não ter ido para outra emissora influenciou isso. E não citei a página do 'Pânico' na Internet pois não assisto nada de televisão pela web e esqueci do site deste programa." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Gostosuras deliciosas à parte, acho que a lindona Nadja confirmou nesta participação no "Pânico na Band" que vai mesmo enveredar de vez pelo lado do entretenimento na carreira, que espero que seja retomada logo em uma outra emissora. Se fosse para seguir no jornalismo geral tradicional, acho que ela jamais apareceria de fio dental e com seu belo bumbum à mostra como apareceu.

"A má fase da maioria dos times paulistas nas quatro séries do Campeonato Brasileiro é reflexo do desleixo do presidente Marco Polo Del Nero com o futebol daqui, com times tradicionais do interior sendo 'mortos-vivos' e uma claríssima disparidade de tratamento entre meu Corinthians e os outros grandes, situação que deixo claro que abomino. *** Com quase um turno de atraso, posso participar do palpites das Séries A e B? Sinto saudades de dar uns chutes. *** Teremos a alegria de ver o PB na Copa do Mundo, pelo menos nos jogos aí de Porto Alegre?" (Israel Martins)
Primeiro: impressão boa essa sua, concordo. Segundo: claro que pode! Qualquer leitor pode entrar a qualquer momento nessa brincadeira, seja na segunda ou até na penúltima rodada. E terceiro: na arquibancada igual a qualquer torcedor, talvez; como credenciado da imprensa, não creio.

"Engraçado que, morando em Porto Alegre assim como você, consigo captar menos rádios brasileiras à noite direto no AM. Eu capto Banda B nos 550, CBN do Rio nos 860, Globo de São Paulo nos 1100 e do Rio nos 1220, Tupi do Rio nos 1280 e RB2 de Curitiba nos 1430. Uma vez, com dificuldade, captei a Gazeta de São Paulo nos 890. Das rádios estrangeiras, eu sintonizo a Colonia da uruguaia Colonia do Sacramento nos 550 em alternância com a Banda B, a Nacional do Paraguai nos 920 e a Provincia de Buenos Aires nos 1270, além de algumas em espanhol que aparecem e somem rapidamente entre 1200 e 1400 khz, mas que nunca sei quais são." (Italo B. Filho)
Uma vez eu consegui sintonizar nos 890 khz a Rádio Bandeirantes de Florianópolis, que acabou há bastante tempo e que não sei se foi sucedida por outra emissora neste canal na capital de SC.

"O Botafogo poderia ter aumentado a multa do Vitinho, mas para isso teria que aumentar o salário e não tinha como pagar. Tentou ainda assim, mas não não teve como segurá-lo pois o garoto se vislumbrou com 500 mil mensais em Moscou. Não o condeno, mas ele bem que podia ter optado pelo Porto para ficar até o fim do ano no Rio e só depois sair. Preferiu o CSKA e deixou o Bota na mão. Paciência. Agora é voltar à rotina de figuração no Brasileirão. *** 'Lamentável' serve para falar do vereador e do torcedor preso em Oruro reincidente no DF? *** Já imaginava que o bom Guto Abranches sairia da Globo News. Quando Dony de Nuccio assumiu o 'Conta Corrente' no lugar do Sidney Rezende, ele perdeu espaço e ficou na geladeira. *** Como muda a grade do SBT, Jesus! *** Em Barra Mansa, à noite, consigo sintonizar Tupi e Globo de São Paulo e uma de Porto Alegre, que esqueci o nome porque não ouço rádio AM há tempos. Por elas acompanhei Portuguesa x Grêmio na Série B 2005, já que ainda não tinha TV paga." (Leonardo Dantas)
Não te lembras ao menos do prefixo, Leonardo? Se era 600 da Gaúcha, 640 da Bandeirantes, 720 da Guaíba ou 780 da então ainda ativa no futebol Pampa?

"Você falou na coluna da segunda-feira sobre o acidente da inauguração do Albertão no Tiradentes x Fluminense de 1973. Pois conheço muito bem uma testemunha ocular daquele fato: nada mais que meu pai, então estudante de Odontologia da UFPI, que estava lá com um grupo de amigos da universidade e que conta que, no momento da confusão, ele e muitos outros torcedores acabaram pulando para o fosso do estádio para tentar escapar do empurra-empurra e do pisoteamento. Daí, as grades que serviram de escadas ajudaram para ele e outros destes torcedores chegarem até o gramado com ajuda também dos jogadores dos dois times. Quem ajudou meu pai a subir ao gramado foi o lendário argentino Doval, que jogava então no Fluminense. Como é do conhecimento de todos, o jogo continuou cerca de 40 minutos após a confusão e meu pai acabou vendo o restante dele atrás de um dos gols do Albertão, graças a Deus são e salvo." (Rycard Furtado)
Primeiro: que história a do seu pai, valeu pelo relato. E segundo: Doval, que faleceu em 1991 e que, além do Fluminense campeão carioca de 1976, também esteve no Flamengo campeão carioca de 1972 e 1974.

Clipe do Dia

65 anos nesta quarta-feira de Danny Seraphine, que entre 1967 e 1990 foi baterista do Chicago, grupo do qual é membro-fundador. De 1974, do especial "Meanwhile Back At The Ranch", aqui está "Call On Me".

Arremate

Ricardo Teixeira em Andorra para não ser extraditado para o Brasil? Nada mais desse homem me surpreende.

"24 Horas" volta antes que alguém consiga achar uma maneira de colocá-lo no lugar que merece!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.