.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 27 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 17
Mais uma semana de 11 partidas

É esta última do mês de agosto na Série B do Campeonato Brasileiro. 11 partidas pois hoje será recuperada a segunda e última pendente da Chapecoense, contra o América de Natal, que dela se despedirá de Ceará-Mirim pois, a partir já do próximo fim de semana, voltará a atuar em Goianinha. Feita essa disputa, todos voltarão a ter o mesmo número de jogos. A terça-feira ainda aponta duas pelejas entre times que brigam pela zona do acesso. Uma delas é direta entre América Mineiro e Joinville, empatados na sexta posição e a três pontos dos igualados terceiro e quarto colocados Sport e Paraná. A quatro pontos destes dois está o Figueirense, que é outra equipe catarinense a atuar no Nordeste, desta vez contra o ASA, que está três pontos acima da turma do descenso.

Dos três jogos de hoje, os dois do NE iniciam às 9 da noite, enquanto o de Belo Horizonte larga aos 10 pras 10. Eis os palpites: ASA 1 x 2 Figueirense, América de Natal 0 x 1 Chapecoense, América Mineiro 2 x 1 Joinville, Avaí 3 x 0 ABC, Atlético Goianiense 1 x 0 Oeste (time de SP agora treinado por Ivan Baitello, ex-Botafogo de Ribeirão Preto, que substitui Edison Só), Paraná 2 x 0 Guaratinguetá, Chapecoense 3 x 1 Icasa, América de Natal 1 x 1 São Caetano, Bragantino 1 x 0 Paysandu, Ceará 1 x 2 Palmeiras e Sport 3 x 3 Boa Esporte.

Dois brasileiros pelo caminho

É a Copa Sul-Americana nesta noite. Às 7 e meia, Campinas terá um encontro meio estranho. A vantagem é da Ponte Preta, que fez 2 x 1 na ida, mas ela vem de derrota e vai de Jorginho sucedendo Paulo César Carpegiani, que caiu fora no sábado mesmo. O Criciúma precisa de dois ou mais gols de diferença ou de um gol a partir de 3 x 2, mas desembarca em território bandeirante animado pela reabilitação no Brasileirão no mesmo sábado.

Já aos 10 pras 10, uma disputa mais parelha. O Coritiba precisa mostrar serviço diante de sua gente por iniciar a partida atrás no marcador e o Vitória fará aquele papel de especulador que, quando menos se esperar, colocará lenha na fogueira. Um gol que o rubro-negro baiano anote e o alviverde paranaense terá que marcar três para se dar bem. Não parece uma parada fácil pro Coxa, ainda mais nestes tempos de muitos desfalques e de queda de rendimento na Série A pela reposição não estar à altura dos ausentes. O Leão tem boas possibilidades.

Também hoje, serão confirmados adversários de outros dois times brasileiros. A Universidad Católica estará no Equador para desafiar o Emelec, mas está praticamente garantida para enfrentar o São Paulo pois marcou 4 x 0 no Chile. Já o Atlético Nacional jogará em Medellín contra o Guaraní após anotar 2 x 0 no Paraguai, devendo ser a esquadra colombiana a cruzar o caminho ou do Bahia ou da Portuguesa (neste momento mais pro Bahia).

A 360 minutos da Terceirona

O calendário das oitavas-de-final da Série D foi divulgado pela CBF e aponta estas datas e estes horários (todos sempre de Brasília, o que especifico por alguns jogos acontecerem em regiões com uma hora de atraso):

Nacional x Salgueiro - Ida no dia 1°, às 16h, em Salgueiro; volta no dia 8, às 17h, em Manaus
Gurupi x Plácido de Castro - Ida no dia 1°, às 18h, em Rio Branco; volta no dia 8, às 19h, em Gurupi
Tiradentes x Sergipe - Ida no dia 1°, às 16h, em Arapiraca; volta no dia 10, às 20h, em Fortaleza
Botafogo x Central - Ida no dia 1°, às 16h, em Caruaru; volta no dia 8, às 16h, em João Pessoa
Mixto x Resende - Ida no dia 31, às 15h, em Resende; volta no dia 7, às 19h, em Cuiabá
Tupi x Aparecidense - Ida no dia 31, às 16h, em Aparecida de Goiânia; volta no dia 7, às 18h30, em Juiz de Fora
Juventude x Londrina - Ida no dia 1°, às 16h, em Londrina; volta no dia 8, às 15h30, em Caxias do Sul
Metropolitano x Santo André - Ida no dia 1°, às 15h; volta no dia 8, às 16h, em Blumenau

A base vai a campo

Tem início às 7 e meia da noite de hoje a final da Copa do Brasil de Juvenis, entre São Paulo e Flamengo. Jogo realizado no Morumbi, com entrada franca para são-paulinos na arquibancada laranja, no setor térreo azul e nas cadeiras azuis e laranjas, ficando a arquibancada vermelha visitante para os flamenguistas. Não arrisco a menor ideia de público, mas tomara que dê uma plateia ao menos razoável. A volta é sábado à noite, em Macaé.

Juvenis mundialistas

Os grupos da Copa do Mundo Sub-17 foram divulgados e o Brasil está no A, junto com Emirados Árabes, Honduras e Eslováquia. Os outros cinco são estes: no B, Costa do Marfim, Itália, Nova Zelândia e Uruguai; no C, Croácia, Marrocos, Panamá e Uzbequistão; no D, Japão, Rússia, Tunísia e Venezuela; no E, Argentina, Áustria, Canadá e Irã; e no F, Iraque, México, Nigéria e Suécia. Torneio realizado nos Emirados a partir de 17 de outubro.

"Pelas Zoropa"

A segunda rodada do Campeonato Espanhol acabou com o Real Madrid vencendo o Granada por um a nada.

Já na espera da Supercopa da UEFA na próxima sexta-feira, Chelsea e Bayern de Munique estão ativos neste começo de semana. Os londrinos já atuaram ontem contra o Manchester United e deu empate sem gols pelo Campeonato Inglês. Atenções direcionadas pro Rooney pois falam que ele pode trocar os Diabos Vermelhos pelos Blues. Os bávaros estarão em campo hoje no Campeonato Alemão, visitando o Freiburg.

Para tudo na vida existe uma primeira vez

Inclusive para os cinco maiores clubes da Argentina perderem no mesmo fim de semana. Assim aconteceu neste último. Na Série B, o Independiente foi visitante e levou 2 x 1 do Tucuman. Na Série A, River Plate nos 2 x 1 do Colón e Racing nos 2 x 0 do Arsenal foram mandantes, enquanto o Boca Juniors levou 2 x 0 do Estudiantes e o San Lorenzo tomou 3 x 2 do Quilmes, aí sendo Boca e Lorenzo visitantes. Algum dia isso se repetirá?

Curtinhas

*Com as presenças de ex-companheiros de Seleção Brasileira e/ou Santos, como Zito, Pepe, Jair da Costa e Dorval, além das de outros, como Zetti, Cafu e Zé Maria, o ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves foi enterrado em São Paulo. Como leram na coluna de ontem, ele faleceu aos 83 anos no início da tarde do domingo.

*Vitinho rumo ao CSKA Moscou por 10 milhões de euros. Botafogo fora da disputa do título brasileiro ou apenas exagero de alguns pessimistas? E não dava para mantê-lo mais um pouco e lucrar mais lá na frente?

*Flamengo x Vitória, dia 4, seria em Brasília, mas não será mais. Volta pro Rio este jogo, agora no Maracanã.

*Aí eu leio no Estadão e no Lance! que, entre os torcedores do Corinthians envolvidos na briga feia demais no Mané Garrincha na partida contra o Vasco, estavam um camarada conhecido por "Soldado" na Gaviões da Fiel e que foi um dos presos por cinco meses em Oruro após a morte do menino Kevin Espada, além de um vereador de Francisco Morato que é conhecido por "Capá" e também é membro da Gaviões. Nem falo mais nada!

*Arquivado o pedido de alguns conselheiros do Santos de impeachment do presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. É o efeito do afastamento de um ano pedido por ele por causa dos problemas de saúde, que existem de fato e espera-se que ele fique bem, mas inegavelmente ajudaram para a situação ter este fim aí destacado.

*Paulo Baier desfalca o Atlético Paranaense contra o Náutico, no próximo sábado. Um jogo de gancho aplicado a ele pelo STJD por não obedecer o protocolo do exame antidopagem após a peleja contra o Criciúma.

*Multa de 10 mil "dilmas", mas sem perda de mando de campo. Saiu no lucro o Criciúma por aquele uso de sinalizadores por parte dos seus torcedores no fim da partida perdida em casa para o Corinthians.

*Messi treinou normalmente e deve reforçar amanhã o Barcelona contra o Atlético de Madrid, na peleja de volta da Supercopa da Espanha (1 x 1 na ida), mas Adriano tem dores na coxa direita e é dúvida.

*Handebol: não deu para o Taubaté ir bem no Mundial Masculino, do qual está eliminado com as derrotas por 29 x 25 para o tunisiano Etoile e por 32 x 18 para os espanhois do Barcelona. Quando você ler esta coluna, já terá encerrado o último jogo do time paulista no torneio, contra o Al-Rayyan, do Qatar.

*Basquete: com 77 x 70 favoráveis sobre o Canadá no encerramento da Copa Tuto Marchand, o time masculino do Brasil agora tá só pela Copa América, que começa na próxima sexta-feira, na Venezuela.

*Tênis: Thomaz Bellucci fora do Us Open com 3 x 0 (6/3, 6/2 e 6/2) do espanhol Roberto Bautista. Sexta estreia seguida com derrota do brasileiro em torneios da ATP. Pelo menos ele tem saúde para viver.

*Judô: Sarah Menezes tirou bronze na categoria até 48 kg, no primeiro dia do Mundial no Rio de Janeiro, ao vencer a norte-coreana Kim Sol Mi. Ouro para sua algoz, a mongol Urantsetseg Munkhbat (diga rapidinho este nome), que venceu a bicampeã mundial japonesa Haruna Asami. O Mundial continua até domingo.

*Vôlei masculino de clubes: o time de Monte Cristo deixou Goiás e foi para Minas Gerais, mais especificamente para Montes Claros, que assim entra no mapa de disputas da temporada 2013/2014 da Superliga.

*Vôlei feminino de seleções: começa na próxima madrugada a fase final do Grand Prix, no Japão, com o Brasil e outros cinco países brigando pelo título. Todos contra todos e quem somar mais pontos é campeão. O primeiro jogo das brasileiras é contra as norte-americanas, às 3 e meia da madrugada no BBB (Big Ben Brasília).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Lembrarão do kissuco que ferveu bonitaço na Rádio CBN de Curitiba, com a saída dos jornalistas José Wille, Marcos Tosi e Álvaro Borba, além da greve que durou um dia e fez a programação local paulista ser veiculada por lá, tudo isso por conta das acusações de assédios sexuais que teriam sido cometidos pelo comentarista político Airton Cordeiro - que, numa entrevista ao Paraná On Line há poucas semanas, negou tudo.

*Como leem aqui, o site do Sindicato dos Jornalistas do Paraná publicou um relato fortíssimo divulgado pela estagiária de jornalismo Mariana Ceccon, que registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher contra Airton. Seria bom que ele fosse procurado novamente para dar sua versão e esclarecer a respeito do que ela afirma.

*José Luiz Prévidi vinha cantando a pedra há alguns meses e leio no Coletiva que tá pra ser assinada até o fim de setembro a parceria de troca de conteúdo entre Ulbra TV daqui do RS e Cultura de São Paulo. Desta forma, a emissora paulista terá ao seu dispor os conteúdos do canal luterano para uso em suas atrações, enquanto a TV da Ulbra retransmitirá programas como "Cocoricó", "Jornal da Cultura", "Cartão Verde" e "Roda Viva" - esse já assistido aqui em Porto Alegre pela TVE, que o mostra via retransmissão da TV Brasil, à qual é afiliada.

*Leio no Flávio Ricco que uma cara muito conhecida da Globo News ao longo dos últimos anos deixou o canal: Guto Abranches, apresentador que vai pro BandNews TV e apresentará o programa "Capital Natural", que antes era conduzido por Fernando Gabeira, que fez o caminho inverso e passou a compor o time da Globo News.

*Outra do "guru" Ricco é que tem repórter indo de Belo Horizonte para a Ásia. Cintia Godoy, da Record Minas, substituirá André Tal como correspondente no Japão por alguns meses nos quais ele estará em Londres para cobrir a licença-maternidade de Thaís Furlan. Cintia já foi da TV Alterosa, da Rede Minas e da TV UFMG.

*Teve outra mudança de repórter fêmea em BH. Juliana Alvarenga saiu da Record e estreou ontem na Globo.

*Uma semana. Deu uma semana em versão semanal às 11 da noite e só. O SBT tirou do ar, sabe lá Deus por qual motivo, o "Casos de Família". Assim, ficará o "Programa do Ratinho" das 10 à meia-noite também às quartas. Não que eu lamente a saída do "Casos" porque sempre foi um programa ruim nesta fase apresentada pela Christina Rocha. Mas, incoerentemente, lamento a saída. Era um programa ruim bom de ver - sim, existem programas ruins que são bons de ver, enquanto há programas ruins que são tão ruins que não dá pra ver.

*Acontecerá às 10 e meia da noite a volta de Rafinha Bastos ao programa "A Liga", da Band, em participações especiais ao longo desta nova temporada. O funk feminino será o assunto. Aliás, "funk" não; bate-estaca, isso sim. É uma ofensa ao genuíno funk suingado legítimo da música negra norte-americana usar seu honrado nome para este gênero pavoroso que o Brasil nos oferece e que, infelizmente, tem milhões de seguidores.

*Lembram do Fofão? Vai voltar à televisão, mas sem a máscara de látex do famoso personagem. Leio na Patrícia Kogut que Orival Pessini fará o pai de Cauã Reymond em "O Caçador", minissérie policial que a Globo exibirá no início de 2014. Mas o dono também do Patropi e do macaco Sócrates disse ter algumas conversas iniciais para voltar a fazer o personagem infantil na telinha. Não faz muito tempo que Fofão reapareceu por um dia na TV, em uma matéria da Record com a campeã do vôlei Fofão para o "Esporte Fantástico", na qual se encontraram.

*Uma das paixonites deste que vos tecla é Christine Fernandes. Publicaram hoje no UOL uma entrevista com ela, que é apaixonada por esportes, sobretudo por vôlei e futebol, boa flamenguista que é. Disse a deusa que um de seus projetos futuros é fazer um documentário sobre as torcidas de futebol, com famílias que compareçam aos estádios contando histórias interessantes sobre as paixões pelos seus times. Por isso mesmo, ela comprou uma câmera e equipamentos de muita qualidade para esta e para outras ideias que tem.

*A saideira é para uma data desta terça-feira: os 55 anos de Carlos Lombardi, que por muitos anos foi um dos principais autores da Globo, principalmente na faixa das 7 da noite, com tramas como "Vereda Tropical", "Bebê a Bordo", "Perigosas Peruas", "Quatro por Quatro", "Vira-Lata", "Uga Uga", "Kubanacan" e "Pé na Jaca", além da minissérie "O Quinto dos Infernos" e do seriado "Pé na Jaca". Antes da Globo na década de 80, Lombardi tinha escrito para Tupi (em estágio terminal), Bandeirantes e Cultura. Em breve, ele terá sua nova novela exibida pela Record, que será "Pecado Mortal", a sucessora de "Dona Xepa" às 10 da noite, já com chamadas no ar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Carvalho

Carol Carvalho, apresentadora do programa oficial do Atlético Paranaense, que passa no canal 24 horas do Premiere. Não é apenas dentro do campo que o Furacão vive ótimo momento. Fora dele também. Sempre.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Só me senti tentado a falar do Emerson depois que li a declaração dele sobre o São Paulo, o fim da picada. Até então, era algo que se restringia à esfera pessoal, o que não me interessa. *** Deco anunciando aposentadoria? Fosse eu tricolor, daria de ombros. O que fez ele pelo Fluminense, se o título de 2010 se deve ao Conca e o de 2012 ao Fred? Adriano fez pelo Flamengo durante seis meses em 2009 muito mais do que Deco fez pelo Flu em três anos. E definitivamente não se trata de um grosso, mas nunca consegui ver isso tudo no seu futebol. *** Se Romário tivesse o dom da premonição em 2002, daria uma voadora e não uns tapas no Andrei, que agora sabemos estar envolvido num caso de fraude do auxílio-doença do INSS. Romário não sabia por que estava batendo, mas Andrei sabia por que estava apanhando." (Clayton Moreira)

"Victor Faria, também não sei porque os fluminenses veem tanto os programas paulistas. Além de paulistas, são ruins demais. *** Não duvido nada do SBT estar tramando alguma e lançar um programa novo domingo, como foi com a 'Casa dos Artistas', colocada no ar de sopetão. *** Brincadeira! Quando o Mané Garrincha fica usual, CBF e Luiz Felipe Scolari pedem para reduzir os jogos lá por causa do gramado. *** Irritadíssimo pela saída do Vitinho do Botafogo. Sei que a grana tá curta, mas a diretoria foi lerda demais em não aumentar sua multa rescisória. Pior que o clube não deve ver a cor do dinheiro, que deve ser penhorado. Vitinho era um dos destaques do time e não há ninguém no nível dele no banco. É o Botafogo se sabotando na disputa pelos desde já perdidos títulos nacionais de 2013." (Leonardo Dantas)

"Você consegue escutar rádios de fora à noite? Aqui em SP, consigo sintonizar com som local Inconfidência, Tupi do Rio, MEC FM, Globo do Rio, Tamoio, Brasil do Rio, Nacional, CBN do Rio, Gaúcha e RB2." (Marcelo Cioti)
Eldorado de Criciúma com muita dificuldade nos 570, CBN do Rio com muita dificuldade nos 860, Record de São Paulo nos 1000, Capital de São Paulo nos 1040, Globo de São Paulo nos 1000, Globo do Rio nos 1120, Tupi do Rio nos 1280, Bandeirantes do Rio com muita dificuldade nos 1360, Guarujá de Florianópolis nos 1420 e RB2 de Curitiba nos 1430.

"Time que perde para o Grêmio levando gol de falta do Pará deveria cair imediatamente para a Série B. *** Hélio Castroneves está fazendo de tudo para jogar o título da Indy, mas tem sido salvo pelo gongo ou pela estrela de campeão, que parece brilhar para ele. *** Ano que vem, provavelmente Felipe Massa não pilotará na Ferrari e nem sei se na própria Fórmula 1. Se é verdade que ele só teria duas provas para mostrar serviço e que uma era a de anteontem, digamos que 50% do caminho para a não renovação já foi dado. E só uma tragédia tira de Sebastian Vettel o tetra de fato. *** Não resisti e fui ver o vídeo da Nadja Haddad no 'Pânico na Band'. Essa é de marca maior, isso sim seria uma bela capa de revista masculina. Nadja é demaaaaaaaaaaaais, ja diria Pedro Ernesto Denardin." (Natanael Felipe Rhoden)
Tarado. (risos) Mas Nadja é muito gostosa, verdade verdadeira.

Clipe do Dia

Completa 60 anos nesta terça-feira Alex Lifeson, guitarrista do Rush. Um ótimo tema instrumental desta grande banda de rock está aqui, em apresentação ao vivo em Albany, em 1991: "Where's My Thing?".

Arremate

Frio e chuva. No inverno de 2014, não contem comigo aqui em Porto Alegre. Outro desses não aguentarei.

"24 Horas" volta antes que eu decida em qual cidade me refugiarei daqui a doze meses!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.