.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 25 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 15
Boa tá de boa - e o Verdão também

O Palmeiras poupou muitos jogadores por priorizar a Copa do Brasil na próxima quarta-feira, diante do Atlético Paranaense, e por ter uma vantagem para o quinto colocado que lhe permitiu usar desse expediente desta vez - até porque o que interessa é subir para a Série A, o que vier depois sendo lucro. O Boa Esporte marcou logo no terceiro minuto de peleja com Fernando Karanga, um jogador automobilístico (pelo amor de Cristo, espero que tenham sacado o trocadilho infame). Superior na etapa inicial, o time mineiro foi pressionado no tempo final, mas o alviverde paulista não conseguiu chegar ao empate. Uma vitoriaça da equipe boveta, sensação desta Série B.

Se apenas ontem o Palmeiras teve quebrada uma série de 11 partidas sem derrota nesta Bêzona, sendo seis as vitórias consecutivas, não desconsideremos a marca notável do Boa Esporte. Dos últimos 10 jogos, o clube de Varginha perdeu somente um (aquele pro Paraná na Capanema), tendo vencido seis destes dez, já contando o triunfo deste sábado, que o mantém fungando no cangote do quarto colocado, justamente o tricolor curitibano, que teve um pega dito de "seis pontos" contra o Sport e saiu vencedor também pelo marcador mínimo.

Por sua vez, a Chapecoense caiu apenas pela segunda vez nesta Segunda Divisão e perdeu a primeira após cinco rodadas, sendo o Bragantino o algoz da vez. Prejuízos sérios teve o Verdão do Oeste: Bruno Rangel saindo mancando e Athos no olho da rua, ambas as ocorrências ainda no primeiro tempo. Mas a solidez da campanha da equipe catarinense permite que não seja feita terra arrasada deste revés. Já o Massa Bruta permanece em um patamar intermediário, embora um pouco mais próximo dos quatro primeiros que dos quatro últimos.

Outros dois vitoriosos do sábado vieram dos embalos de sábado à noite: o Figueirense, que ainda na metade inicial resolveu a parada diante do Oeste com trinca a nada para bem estrear Vinícius Eutrópio na casamata, e o Icasa, que surpreendeu ao obter uma grande virada sobre o Paysandu no alçapão da Curuzu por dobro a solo. A única igualdade do dia foi entre Atlético Goianiense e América Mineiro, um tento de cada esquadra e só.

E a classificação, vivente?

Já estamos quase fechando a primeira metade. Após 17 de 38 rodadas, temos isto (*um jogo a menos): 1) Palmeiras, 40; 2) Chapecoense*, 36; 3) Sport e Paraná, 30; 5) Boa Esporte, 29; 6) Joinville e América Mineiro, 27; 8) Figueirense e Avaí, 26; 10) Icasa e Bragantino, 25; 12) Ceará, 21; 13) ASA e Oeste, 19; 15) Guaratinguetá, 18; 16) Atlético Goianiense, 17; 17) São Caetano, 16; 18) Paysandu e América de Natal, 15; e 20) ABC, 11.

Rescaldo dos palpites

Lembro aos amigos do Brasil que na última semana foram 11 partidas apostadas pois incluí nas 10 regulares da rodada aquela atrasada da Chape ainda na terça-feira. Considerando-se, digo que Mauro Cezar Pereira definiria como pífio meu desempenho: somente 3 acertos (Ceará, Chapecoense e Figueirense). Vejamos os seus:

8 acertos
Vagner Luiz (2 exatos: 2 x 0 Ceará, 2 x 1 Icasa, ASA, Chapecoense, Joinville, Avaí, Paraná e Figueirense)

7 acertos
Ezequias M. dos Santos (1 exato: 1 x 0 Joinville, Ceará, ASA, Chapecoense, Paraná, Figueirense e empate em Goiânia)

6 acertos
Daniel Lage de Castro (2 exatos: 2 x 0 Ceará, 3 x 0 Figueirense, ASA, Chapecoense, Joinville e Avaí)
Eldio Venancio (2 exatos: 2 x 0 Chapecoense, 1 x 1 em Goiânia, Ceará, ASA, Joinville e Figueirense)
João Arruda (2 exatos: 2 x 0 Chapecoense, 1 x 1 em Goiânia, Ceará, Joinville, Paraná e Figueirense)
Amauri Piauilino da Silva (1 exato: 2 x 0 Ceará, ASA, Chapecoense, Joinville, Paraná e Figueirense)
Douglas Ernesto Fernandes Gonçalves (1 exato: 2 x 0 Chapecoense, Ceará, ASA, Avaí, Paraná e Figueirense)
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 1 x 0 Joinville, Ceará, ASA, Avaí, Paraná e Figueirense)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Ceará, ASA, Joinville, Avaí, Paraná e Figueirense)

5 acertos
Anderson Costa (2 exatos: 2 x 0 Ceará, 1 x 1 em Goiânia, Chapecoense, Joinville e Figueirense)
Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (1 exato: 2 x 0 Chapecoense, Ceará, ASA, Joinville e Figueirense)

4 acertos
Fernando Melotti Constancio (1 exato: 2 x 0 Ceará, Bragantino, Paraná e Figueirense)
Sandro Francischini (1 exato: 2 x 0 Ceará, Joinville, Paraná e Figueirense)
Rodrigo dos Reis Evaldt (Ceará, Chapecoense, Avaí e Paraná)

3 acertos
Danilo Otoni (1 exato: 2 x 0 Ceará, Joinville e Figueirense)
Rogerio Costa (1 exato: 1 x 0 Bragantino, Chapecoense e Avaí)

2 acertos
Fernando Clemente (1 exato: 2 x 0 Ceará e Chapecoense)
Charles Tavares (Chapecoense e Paraná)

O que vem por aí

Mais uma rodada espalhada ao longo da semana e mais uma rodada com 11 partidas pois a segunda pendente da Chapecoense será recuperada e, com isso, todo mundo chegará à 19ª rodada com número igual de jogos. Mas falemos primeiro da 18ª, a que terá início depois de amanhã. Duas ótimas pedidas envolvem essa turma do acesso: América Mineiro x Joinville na terça e Sport x Boa Esporte no sábado. O Paraná tem uma missão menos difícil pois receberá um Guaratinguetá que se segura na corda bamba do jeito que dá. A Chape visitará o América de Natal para ambos igualarem todo mundo e, depois, receberá o intermediário Icasa. Já o Palmeiras visitará o Ceará, desta vez em Fortaleza, diferentemente da peleja entre eles em 2003, aquela feita em Sobral.

Marque os próximos 11 confrontos da Série B e palpite neles desde já: na terça, ASA x Figueirense, América de Natal x Chapecoense (ambos 21h) e América Mineiro x Joinville (21h50); na sexta-feira, Avaí x ABC e Atlético Goianiense x Oeste (ambos 21h); e no sábado, Chapecoense x Icasa, Paraná x Guaratinguetá, América de Natal x São Caetano, Bragantino x Paysandu (todos 16h20), Ceará x Palmeiras e Sport x Boa Esporte (ambos 21h).

Menos um no comando técnico

A (mesmo em Campinas) previsível derrota para o Cruzeiro resultou em queda na Ponte Preta: a do treinador Paulo César Carpegiani, que alegou tanto achar este o momento certo de deixá-la quanto problemas de saúde para tanto - e, no entanto, ontem se falava algo sobre seu nome ser mais um especulado para suceder Vadão no Criciúma, que conseguiu se reabilitar e vencer o que sobrou do Coritiba (e digo "o que sobrou" pois um time com oito desfalques, sendo sete no departamento médico, perde muita força, o que deve ser considerado na análise).

Isso cria uma situação curiosíssima para depois de amanhã, pela Copa Sul-Americana: a vantagem no Moisés Lucarelli é da Ponte, mas ela chegará problemática com a derrota no Brasileirão e a perda do técnico, enquanto o Tigre é obrigado a conseguir dois de diferença, mas desembarcará em Campinas mais confiante por ter ganho ontem na Série A. Quer mais um elemento ligando a Primeirona do Brasil ao confronto deles pela "Série B da Conmebol"? Por causa da vitória do Criciúma, a Macaca terminará esta rodada na zona do rebaixamento.

Mais na coluna desta segunda

Não cheguei a ver até agora nem os gols das quatro partidas deste sábado, me atendo exclusivamente à questão da saída do Carpegiani da Ponte Preta e aos elos da disputa direta entre ela e o Criciúma na turma de baixo do Brasileirão e o duelo de ambos na Sul-Americana. Dos jogos de ambos em si e também das vitórias de Grêmio sobre Flamengo e Santos diante do Vitória, falarei amanhã junto com destaques das seis pelejas de hoje.

Juvenis em ação

Se o domingo é das oitavas-de-final da Taça Belo Horizonte de Juniores, o sábado foi da definição da decisão da Copa do Brasil Sub-17. O Flamengo, que perdeu para a Ponte Preta em Macaé e classificou no saldo de gols a ele favorável, enfrentará o São Paulo, que excluiu o Fluminense pela diferença necessária de dois tentos. A final começa nesta terça, com mando são-paulino, e a grande decisão será no sábado, com mando flamenguista.

Sonoma (e Gomorra)

Desconsiderado mais este trocadilho idiotamente infame da minha parte, vale mencionar a Fórmula Indy em mais uma etapa no fim da tarde deste domingo. Dario Franchitti é o pole position, mas o que vale observar é a segunda posição de Scott Dixon, grande adversário do Hélio Castroneves pelo título. O brasileiro inicia a corrida em quinto lugar, entre eles ficando Will Power em terceiro e Ryan Hunter-Reay em quarto. Tony Kanaan começa em 16°.

Semana do ippon

Rio de Janeiro, capital universal do judô a partir desta segunda-feira com o início do Campeonato Mundial. Volta o Brasil a sediar a competição após 2007, quando a HSBC Arena teve lutas que renderam ao país anfitrião três medalhas de ouro e uma de bronze. Cada um dos sete dias terá 10 mil pessoas ocupando a capacidade máxima do Maracanãzinho (ingressos distribuídos de graça pelos organizadores da competição) e a expectativa da torcida brasileira é por bons resultados principalmente dos líderes do ranking mundial em suas categorias: as damas Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Maria Suelen Altheman, e os cavalheiros Victor Penalber e Rafael Silva.

A programação de disputas do Mundial de Judô é esta: amanhã, 60 kg e 48 kg; depois de amanhã, 66 kg e 52 kg; na quarta, 73 kg e 57 kg; na quinta, 81 kg e 63 kg; na sexta, 90 kg, 70 kg e 78 kg; no sábado, 100 kg, mais de 100 kg e mais de 78 kg; e no domingo, competição por equipes. De segunda a sexta, a maratona de lutas começará às 10 da manhã. No sábado e no domingo, o começo é um pouquinho mais cedo, às 9 horas.

A data do cinema no domingo

Completa 55 anos um dos grandes diretores de Hollywood, cujos filmes possuem sempre um toque sobrenatural e algo fora do estado normal das coisas: Tim Burton, que dirigiu as duas primeiras obras de "Batman", ambas com Michael Keaton, que também fez "Os Fantasmas Se Divertem". As obras de Burton sempre destacam o caráter visual, o que volta e meia rende premiações nestes quesitos no Oscar. Um parceiro constante dele é Danny Elfman nas trilhas sonoras. Mas a maior das parcerias de Tim é mesmo a com Johnny Depp. São oito filmes em conjunto: "Edward Mãos de Tesoura" em 1990, "Ed Wood" em 1994, "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" em 1999, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "A Noiva Cadáver" em 2005, "Sweeney Tood: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" em 2007, "Alice no País das Maravilhas" em 2010 e "Sombras da Noite" em 2012.

Momento Raridade Rara I

Mais uma data fechada em 0 ou 5 relacionada a um grande nome da dramaturgia brasileira e um dos nossos mais carismáticos atores: Tony Ramos, que chega aos 65 anos neste domingo. Atualmente marcado pelos comerciais da marca de carnes Friboi, ele começou em produções na TV Tupi nas décadas de 60 e 70. A chegada em definitivo à TV Globo aconteceu em 1977, a partir dali vindo um caminhão de novelas, minisséries e até apresentação de programas, como o "Você Decide". No cinema, ele e a recentemente aniversiariada aos 50 anos Glória Pires protagonizaram a divertida dobra "Se Eu Fosse Você".

O tópico resgata abaixo alguns dos tantos momentos especiais que o sempre bem-vindo Tony nos mostrou.

De 1975 (postagem de mcilio), "A Viagem", cena com Eva Wilma na versão original da Tupi.

De 1981 (postagem de Revirando o Baú), "Baila Comigo", com a cena do encontro dos gêmeos feitos por ele, que foram criados por famílias diferentes e não sabiam da existência um do outro e vice-versa.

De 1982 (postagem de 9desetembro), "Sol de Verão", em cena onde o seu Abel aprende a falar. Participam Paulo Figueiredo, Irene Ravache, Débora Bloch e Yara Amaral.

De 1991 (postagem de vivipagenet), "Felicidade", em cena onde toma de Viviane Pasmanter um tiro de revólver que ela queria disparar em Maitê Proença.

De 1996 (postagem de nazirpereira), "Chico Total", em participação no esquete de Alberto Roberto, um dos meus tipos preferidos de Chico Anysio, aqui junto com Carlos Manga e Luiz Carlos Tourinho.

De 2007 (postagem de loversoapopera), "Paraíso Tropical", em cena onde flagra sua esposa Renée de Vielmond dormindo com Rodrigo Veronese, o irmão de João Carlos "Canalha" Albuquerque.

Momento Raridade Rara II

Era para eu ter falado disso na quarta-feira passada e, por distração absoluta, isso passou batido por mim ainda que dias antes eu recebesse a dica do conviva Matheus Marcon de Andrade, que até mandou boas dicas sobre a ocasião: os 10 anos da Rede Vanguarda, cujas emissoras de Taubaté e São José dos Campos são as afiliadas da Rede Globo no Vale do Paraíba. O nome "Rede Vanguarda" surgiu em 2003 quando inaugurada a estação de Taubaté, que se somou à de São José, já existente como Rede Globo Vale do Paraíba e, depois, TV Vanguarda Paulista. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mas chame de Boni que ele atende da mesma maneira) é seu proprietário. A Vanguarda possui um conceito de vinhetas e gráficos todo próprio, bem diferente do padrão das programações locais da Rede Globo, o que lhe confere uma identidade diferenciada e marcante em termos de som, pois a voz-padrão de suas vinhetas é "apenas" a de Ferreira Martins, ex-Rádio e TV Bandeirantes.

Atualmente, a Rede Vanguarda exibe três noticiários diários: "Bom Dia Vanguarda", das 7h10 às 7h30, com Agda Queiroz, bonitona que nacionalmente apareceu há alguns anos como repórter do "Hoje em Dia" na Record; "Link Vanguarda", às 12h de segunda a sexta e às 12h25 no sábado, com o quarteto de condutores Carlos Abranches, Philipe Guedes, Amanda Costa e Camila Lucci; e "Jornal Vanguarda", às 19h10, com Ademir Ribeiro e Michelle Sampaio. Há também programas semanais: "Planeta Vanguarda" às 11h40 de sábado, "Vanguarda Mix" às 12h de sábado, "Vanguarda Comunidade" às 7h de domingo (não passa o "Antena Paulista" no Vale do Paraíba) e "Papo Vanguarda" à 0h30 de domingo para segunda, com Vinícius Valverde, o mesmo do "Big Brother Brasil".

Outro detalhe está nas madrugadas. Enquanto a Vanguarda de São José dos Campos segue com a programação da Rede Globo igual a todas as outras emissoras pelo Brasil, a Vanguarda de Taubaté tem autorização para uma grade própria com jornais corujões e reapresentações das suas atrações semanais. Desta maneira, Taubaté não recebe a "Sessão Brasil" de segunda para terça, nem o "Corujão" de terça para quarta a sábado para domingo, muito menos "Sessão de Gala" e "Corujão" de domingo para segunda. É a exceção das exceções na rede.

Alguns jornalistas hoje vistos nos noticiários da Rede Globo passaram pela Vanguarda. Exemplo mais notório: Evaristo Costa, do "Jornal Hoje", que surgiu ainda na antiga Globo Vale do Paraíba até chegar à co-matriz de São Paulo em 1999. Também passaram pelo canal 17 de São José dos Campos os repórteres Fábio Turci e César Menezes, além da apresentadora Glória Vanique, hoje no "Radar" do "Bom Dia SP" e reserva do "SPTV". Outra que também desfilou lindeza infinita e graça simpática na Vanguarda foi a japa Geovanna Tominaga, que formou dupla com Tiago Leifert no programa jovem "Vanguarda Mix" e seguiu nele até alguns anos atrás.

A seguir, alguns breves destaques da Rede Vanguarda nestes 10 anos.

De 2003 (postagem de jornalgeraisdorio), a inauguração da emissota de Taubaté em reportagem de Michele Matuck, que inclui algumas sonoras de Boni.

De 2004 (postagem de marcolov1987), uma relíquia: um "Papo Vanguarda" completo onde Vinícius Valverde entrevistou a apresentadora do SBT, Hebe Camargo, que nasceu em Taubaté.

De 2006 (postagem de cobrinhagoldteam), Geovanna Tominaga e Tiago Leifert juntos no "Vanguarda Mix". Ela eu já conhecia como assistente de palco da Angélica no SBT e, na época, apresentava a "TV Globinho" para todo o Brasil. Dele eu falo mais em tópico à parte na coluna "Papo de Mídia" de hoje.

De 2009 (postagem de 001videomix), "Vanguarda TV", o antigo noticiário da emissora, em escalada e término com apresentação de Carlos Abranches.

De 2012, uma apresentação feita pela repórter Marcela Mesquita das novidades apresentadas pela emissora no fim de junho, como novas vinhetas na voz do Ferreira Martins, novos cenários e as mudanças nos jornais, com "Bom Dia Vanguarda", "Link Vanguarda" e "Jornal Vanguarda". O quarteto inicial do "Link" foi completado por Rogério Corrêa, jornalista homônimo do locutor esportivo de Minas Gerais e que saiu da emissora há alguns meses para se dedicar a uma produtora de vídeo, para seu lugar chegando Philipe Guedes, ex-Record Rio.

Bela do Dia: Anna Paula Mello

Anna Paula Mello, repórter da Record em Belém, que apresentará o "Fala Pará" a partir de amanhã nas férias de Márcia Dantas. Sai uma lindona e entra outra.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: os e-mails enviados ontem serão reunidos aos remetidos hoje para publicação na coluna de amanhã.

Clipe do Dia I

Maestro, compositor e pianista, Leonard Bernstein nasceu há 95 anos hoje completados e faleceu em 1990. Ele dirigiu a famosa Orquestra Filarmônica de Nova York e compôs a trilha do clássico musical sessentista "Amor, Sublime Amor". Destaco aqui Leonard ao piano com a Filarmônica de NY no Royal Albert Hall, em Londres, em 1976. A apresentação é de "Rhapsody in Blue", o classicaço de George Gershwin.

Clipe do Dia II

45 anos neste domingo de Stuart Murdoch, fundador e vocalista da dupla Belle & Sebastian. Separei aqui uma do álbum "Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant", de 2000: "Don't Leave The Light On, Baby".

Arremate

50 mil assinaturas em uma petição on line que quer impedir a Warner Bros. de ter Ben Affleck como Batman.

"24 Horas" volta antes que esse povo perceba que isso de petição não colará e desista dessa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.