.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 21 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 11
Ramires voltou pra Seleção

Luiz Felipe Scolari convocou na hora do almoço desta quarta-feira a Seleção Brasileira para amistosos no mês que vem, contra Austrália (em Brasília, no dia 7) e Portugal (em Boston, no dia 10).

Eis a lista: no gol, Júlio César (Queens Park Rangers) e Jefferson (Botafogo); nas laterais, Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris Saint Germain); na zaga, Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Henrique (Palmeiras); no meio-campo, Fernando (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Ramires e Oscar (ambos Chelsea); e no ataque, Hulk (Zenit), Bernard (Shakhtar), Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro) e Lucas (PSG). O principal registro é o regresso do Ramires, além dos chamados de Maicon e Henrique.

Simplesmente ridículo

Demorou, mas foram anunciadas ontem as datas dos jogos pendentes do Campeonato Brasileiro, adiados pelas mais diversas razões. Estava na cara que daria besteira por causa do calendário apertado neste semestre final depois da Copa das Confederações. E deu. Agora, vão ter que corrigir isso "aos 44 e meio do segundo tempo".

Atlético Mineiro x Ponte Preta, que foi adiado por causa da final da Libertadores, foi marcado para o dia 10 de setembro. O Galo receberá o Coritiba no dia 12 e visitará Grêmio no dia 15 e São Paulo no dia 18. São quatro partidas em oito dias. Como é que, nos tempos atuais do futebol do Brasil, isso pode? Esse tipo de desordem bagunçada era comum nos meus tempos de criança e adolescente. Voltei a ter 17 anos e ninguém me disse?

Internacional x Santos, que foi adiado por causa da viagem alvinegra praiana para tomar 8 gols do Barcelona na Catalunha, ficou para 9 de setembro, o que aperta para as duas equipes. O Colorado vai emendar Corinthians aqui no RS no dia 4, Ponte Preta fora no dia 7 e Santos e Vitória aqui nos dias 9 e 11. São quatro jogos em sete dias! Já o Peixe terá duas ou três partidas emendadas: Goiás em casa no dia 7 e Inter fora no dia 9. Falo em duas ou três emendadas pois não sabemos se ele confrontará o Flamengo, fora, no dia 11 ou 12.

Santos x Náutico, que também foi adiado por causa da visita do clube paulista à Espanha, foi remarcado para 4 de outubro, o que fará os dois times emendarem três jogos em seis dias. O Peixe terá São Paulo em casa, dia 2, e Portuguesa fora, dia 6. Já o Timbu confrontará Ponte Preta fora, dia 2, e Cruzeiro em casa, dia 6.

Náutico x São Paulo, que foi remarcado devido à ida são-paulina à Copa Suruga e a mais três partidas pela Europa, ficou para o dia 3. Com isso, o Timbu vai emendar Vasco em casa, no dia 5, e Corinthians fora, no dia 8. Três partidas em cinco dias. Por sua vez, o Tricolor atuará quatro vezes em sete: Botafogo fora no dia 1°, Timbu fora no dia 3, Criciúma em casa no dia 5 e Coritiba fora no dia 8. Voltamos aos tempos insanos?

Era lógico que algo assim aconteceria. Estamos em ano de Copa das Confederações, ano que vem tem Copa do Mundo. O calendário dos clubes aperta mais ainda, cada semestre fica mais espremido - sobretudo o segundo, ainda mais que a Copa do Brasil voltou a ter a presença dos brasileiros que jogam a Libertadores. Sobraram uns poucos espaços livres para remarcação de partidas - e estes espaços ficam condicionados à falta de presença neles desses e daqueles times. Em outras palavras: até pode rolar remarcação destas datas esdrúxulas que a CBF anunciou ontem, de maneira simplesmente ridícula, mas vão esperar o que será dos clubes envolvidos na Sul-Americana e na Copa do Brasil. Esta semana e a próxima já serão decisivas para isso.

Bola em jogo na Copa do Brasil

Tomando sufoco em um Estádio do SESI onde o torcedor se viu num sufoco de aperto com o local não muito apropriado para uma partida de mata-ou-morre nacional, o Vasco teve o goleiro Diogo Silva inspirado e aproveitou duas oportunidades sem ser vazado para derrotar e praticamente eliminar o Nacional de Manaus. Se esta fosse a primeira ou a segunda fase, nem teríamos volta. Como estamos nas oitavas, teremos volta e o Naça estará na Colina Histórica. O time amazonense tem um jogador chamado Roberto Dinamite - sim, um homônimo do atual presidente e histórico artilheiro vascaíno. Ontem, ele ficou no banco e não jogou. Que atue no Rio!

Esta noite, são cinco partidas. A sessão das 7 e meia tem Santos x Grêmio e Palmeiras x Atlético Paranaense, dois encontros entre paulistas e sulistas. O Tricolor me parece favorito na Baixada Santista e o encontro entre Verdão e Furacão promete boas doses de emoção, sendo mais parelho. Já aos 10 pras 10, o Corinthians terá pela frente o surpreendente Luverdense, o Fluminense receberá Walter "Friboi" à frente do Goiás e, querendo a manutenção da escrita favorável de 9 jogos em 12 anos como mandante, o Cruzeiro recebe o Flamengo.

Bola em jogo na Copa Sul-Americana

Quarta-feira de Criciúma x Ponte Preta e Vitória x Coritiba aos 10 pras 10. Ontem, a fase brasileira abriu com um Clássico dos Clássicos histórico e, dadas as circunstâncias de retrospecto na Ilha e momento dos times, muito dentro do esperado. O Sport está encaminhado para a fase continental. O Náutico não ofereceu resistência e o marcador de 2 x 0 ficou dentro do esperado. Um gol que o Leão anote na Arena Pernambuco e o Timbu só baterá o rival se fizer quatro. Sinceramente, por mais que clássico seja clássico, não visualizo isso do time alvirrubro.

A terça-feira teve ainda o Atlético Nacional indo ao Paraguai para marcar 2 x 0 no Guaraní. Colombianos na rota de Portuguesa ou Bahia ou os paraguaios conseguirão reverter em Medellín? Hm... É o Nacional mesmo. Já a Universidad Católica enfrentará o São Paulo nas oitavas, em um "revival" da final da Libertadores de 1993. A PUC do Chile se classificou ao quatrilhar um Emelec que nem o de honra fez. E por mais que seja mandante na volta, o time equatoriano não vai fazer 4 x 0 para pênaltis ou cinco ou mais de diferença. Essa já está no papo.

Bola em jogo na Série B

Dobra do Ceará ante um vazado Guaratinguetá, mais três pontos para o Vozão. Quatrilho do ASA e nada do ABC, a Terceirona espera o alvinegro potiguar de braços abertos. O destaque foi a Chapecoense em um dos dois jogos atrasados que tem. 2 x 0 no América Mineiro e mais um do Bruno Rangel, que tem 18 gols na competição. O Verdão do Oeste faz um turno excelente e, mantendo a mesma pegada até o fim, fatalmente subirá pra elite.

Bola em jogo na Liga dos Campeões

Se ontem PSV Eindhoven e Milan igualaram em 1 gol, hoje as melhores pedidas da ida da última pré-grupos são Fenerbahce x Arsenal e, só para agradar o surtado olímpico "gelsenkircheno" Regys Silva, Schalke 04 x PAOK.

Bola em jogo na terra do rei

Com o Campeonato Espanhol já iniciado, Atlético de Madrid x Barcelona começam a decidir hoje a Supercopa da Espanha. São duas partidas, a primeira com mando de campo do vencedor da Copa do Rei e a segunda na casa do ganhador de La Liga. Empate em gols nos 180 minutos rende prorrogação e, se mantido, penalidades máximas. Chance do primeiro título oficial do Neymar no Barça, melhor seria se ele atuasse nos titulares. O primeiro trilar de apitante será dado às 6 da tarde no BBB (Big Ben Brasília) e só o Esporte Interativo exibe.

Curtinhas

*O São Paulo já se articula para a sucessão de Juvenal Juvêncio, em abril de 2014. A candidatura de oposição terá Kalil Rocha Abdala e Marco Aurélio Cunha. Leio no Lauro Jardim que o ex-dirigente tricolor e médico deseja colocar um time B do Tricolor atuando na Divisão de Acesso de SC, só com atletas formados no CT de Cotia.

*Renato Abreu contratado pelo Santos até o fim deste ano. Voltará ele aos melhores dias ou não entusiasma?

*Casamata do Oeste abandonada. Edison Só resolveu cair fora após a derrota de sexta passada, pro Joinville.

*Xabi Alonso três meses fora dos gramados por fraturar o pé direito. Uma perda e tanto para o Real Madrid.

*A afegã Cabul recebeu ontem seu primeiro jogo internacional de futebol em 10 anos. Foi a vitória do Afeganistão sobre o Paquistão por 3 x 0, em confronto que não era realizado desde 1977.

*Hoje comentarista da BBC, Eddie Jordan banca Kimi Raikkonen na Ferrari em 2014, substituindo Felipe Massa, e afirma que a escuderia de Fórmula 1 anunciará isso dia 8 de setembro, no GP da Itália. Será?

*Bom, convenhamos: Massa há horas mais atrapalha do que ajuda a Ferrari. Raikkonen é uma pedida melhor.

*Vôlei deles: confirmado o Volta Redonda na Superliga. Leio no GloboEsporte.com que a assessoria do Voltaço informou que ele já consta na relação de clubes participantes enviada pela CBV a ele e aos outros 11 times.

*Vôlei delas: o calendário do Brasil na fase final do Grand Prix, que será disputada no Japão, foi definido. Esta é a ordem dos jogos: EUA no dia 28, Japão no dia 29, Itália no dia 30, Sérvia no dia 30 e China no dia 1°.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Keila Jimenez que 10% da folha de pagamento será enxugada pelo Grupo Bandeirantes até o fim deste mês, devendo acabá-lo com 350 funcionários a menos em todos os seus veículos. Medo, meeeedo...

*Outra da Keila, importantíssimo destaque: como sabem, Mariana Ferrão está por sair do "Bem Estar" durante alguns meses para cumprir licença-maternidade. Mas a Globo deixaria Fernando Rocha sozinho? Não. Aí que entra a notícia: a mais cotada para substituir Mariana neste período é Flávia Freire, que fez testes para tanto e, diz a colunista, tem mais chances que a repórter Marina Araújo, que também fez testes. Que tal, senhores?

*O NaTelinha publicou uma entrevista feita pelo tricolor baiano Gabriel Vaquer com Isabele Benito, do "SBT Rio". No ponto mais destacado, disse ela que em momento algum foi tratada como interina pela emissora ao ser escalada para apresentar o jornal após a volta de Rogério Forcolen para a Rede Record (não aqui pro RS e sim no mesmo Rio de Janeiro, onde faz o "Cidade Alerta" local). Disse ela que, além de já cobrir folgas do anterior titular, seu nome era fortemente apontado em pesquisas para assumir o noticiário. A moça da paulista Santo Anastácio disse comemorar os cinco meses de vice-liderança seguida do "SBT Rio" na faixa do meio-dia.

*Outra que leio no NaTelinha: com a ida definitiva de Neila Medeiros para São Paulo, o SBT da capital federal promoveu alterações. O apresentador interino da hora do almoço era Igor Marx, que voltou para a reportagem do "SBT Brasil". Com isso, Williane Rodrigues é a nova apresentadora titular do "SBT Brasília" (além de participar do "SBT Manhã: 2ª Edição" com as informações candangas). Desta maneira, ela sai do jornal das 19h20 e a repórter Alessandra de Castro passa a formar dupla central do "Jornal do SBT: Brasília" com Álvaro Pereira.

*Leio no Flávio Ricco que começa a existir uma paquera do SBT com Nadja Haddad. Onde poderiam encaixá-la?

Bela do Dia: Hellen Cristyan

Hellen Cristyan, que vai representar o Vitória no Musa do Brasileirão de 2013. Essa foto é dela nos estúdios da Rede Bahia, onde esteve na edição baiana do "Globo Esporte". Loiraça boa demais.

*SBT, que a partir de hoje mostra o "Casos de Família" em versão semanal às 11 da noite, promete Christina Rocha que com histórias mais detalhadas como não poderiam ser à tarde. Se o segundo tempo do futebol não for essas coisas, talvez sirva como opção ao menos para o vivente tirar onda, debochar, falar mal, enfim. (rs)

*Marcius Melhem detonou Dunga no "Redação SporTV". O técnico do Internacional detonou o humorista na sua coletiva de ontem à imprensa. Convenhamos... Não tem algum outro assunto melhor pra gente falar, não?

*Importante: os quatro episódios especiais do "Sai de Baixo", produzidos para o aniversário do canal Viva, serão transmitidos pela Rede Globo. Será em dezembro, informou Luiz Gustavo em entrevista a Oliveira Andrade e José Armando Vannucci no "Jornal de Serviço" de ontem, na Rádio Jovem Pan (li essa pelo Flávio Ricco e peguei o áudio no site da Pan). Exibição nos quatro domingos do referido mês, às 11 da noite, depois do "Fantástico".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: os e-mails enviados ontem serão reunidos aos remetidos hoje para publicação na coluna de amanhã.

Clipe do Dia

Kenny Rogers completa 75 anos nesta quarta-feira. Cantor de voz rouca e marcante, teve grandes sucessos ao longo da sua carreira. Meu predileto dos prediletos está aqui: a lindíssima canção de amor "You and I".

Arremate

Não vingou a CPMI das suspeitas de irregularidades da Copa do Mundo. Faltou assinatura para tanto. Ê, Brasil!

"24 Horas" volta antes que resolvam investigar essas falcatruas mundialistas depois que a Copa terminar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.