.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 20 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 10
O rescaldo pendente do fim de semana

A coluna de ontem foi publicada tardiamente (mais que a de hoje, que também não chega cedo como poderia chegar) e fiquei devendo o rescaldo dos palpites da rodada dos últimos sábado e domingo no Campeonato Brasileiro. É algo importante para esta "24 Horas", por isso é o tema de abertura desta terça-feira.

Da minha parte, quatro acertos (Cruzeiro, Grêmio, Corinthians e Atlético Paranaense). Vejamos seus índices:

6 acertos
Ezequias M. dos Santos (3 exatos: 1 x 0 Fluminense, 3 x 2 Grêmio, 1 x 0 Corinthians, Cruzeiro, Botafogo e Atlético Paranaense)
Rodrigo Strieski da Silva (2 exatos: 3 x 1 Botafogo, 2 x 1 Atlético Paranaense, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e empate em Santos)
Victor Faria (2 exatos: 3 x 1 Botafogo, 1 x 0 Corinthians, Cruzeiro, Atlético Paranaense e empates em Brasília e Salvador)
Clayton Moreira (1 exato: 0 x 0 em Salvador, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Goiás e Atlético Paranaense)
Rogerio Costa (1 exato: 1 x 0 Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Atlético Paranaense e empate em Salvador)
Vagner Luiz (1 exato: 1 x 0 Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Atlético Paranaense e empate em Novo Hamburgo)
Amauri Piauilino da Silva (Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Botafogo, Corinthians e Atlético Paranaense)

5 acertos
Sandro Francischini (1 exato: 1 x 0 Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians e empate em Brasília)
Edemir Vilagran de Oliveira (Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians e Atlético Paranaense)
Matheus Martins (Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, Atlético Paranaense e empate em Novo Hamburgo)

4 acertos
Anderson Costa (2 exatos: 1 x 0 Fluminense, 2 x 1 Atlético Paranaense, Botafogo e Corinthians)
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 1 x 0 Fluminense, 1 x 0 Corinthians, Cruzeiro e Atlético Paranaense)
Rodrigo dos Reis Evaldt (2 exatos: 1 x 0 Corinthians, 0 x 0 em Salvador, Cruzeiro e Grêmio)
Rodrigo Servo (1 exato: 1 x 0 Corinthians, Cruzeiro, Atlético Paranaense e empate em Brasília)
Celso Luís Gallo (Cruzeiro, Grêmio, Corinthians e empate em Novo Hamburgo)
João Arruda (Cruzeiro, Botafogo, Corinthians e Atlético Paranaense)
Lucas Fernandes de Albuquerque Lira (Cruzeiro, Botafogo, Atlético Paranaense e empate em Salvador)

3 acertos
Fernando Melotti Constancio (Fluminense, Cruzeiro e empate em Novo Hamburgo)
Hugo Leonardo Souza Pinto (Cruzeiro, Grêmio e Atlético Paranaense)

2 acertos
Fernando Clemente (Cruzeiro e Corinthians)

1 acerto
Charles Tavares (Atlético Paranaense)
Danilo Otoni (Goiás)

E os próximos jogos?

Recuperem a coluna de ontem, ali destaquei a próxima rodada. Mas é só no fim de semana, sem pressa.

Palpites de Segunda na terça

Segunda divisão com rodada iniciada na terça-feira. Rodada de semana inteira e não com 10, mas sim com 11 partidas. São 11 pois conto uma das duas atrasadas da Chapecoense, finalmente recuperada hoje à noite e em casa, contra o América Mineiro. Confronto bom, pois o Coelho tá na briga pelo G4 e o Verdão do Oeste não vai querer deixar outro jogo em seu reduto acabar sem sua vitória. Já pela rodada regular da semana, o ABC tenta mais um pouco de recuperação ao visitar um ASA tão necessitado de sucesso quanto ele, ao passo que o Ceará estreia o novo técnico Sérgio Soares em um combate direto contra o Guaratinguetá.

Estes são meus 11 chutes nesta semana (atenção que a primeira partida começa às 7 e meia da noite, sendo este o horário-limite): Ceará 1 x 0 Guaratinguetá, ASA 1 x 1 ABC, Chapecoense 2 x 1 América Mineiro, Joinville 1 x 1 São Caetano, América de Natal 0 x 0 Avaí, Boa Esporte 2 x 2 Palmeiras, Paraná 1 x 1 Sport, Bragantino 0 x 2 Chapecoense, Figueirense 2 x 1 Oeste, Atlético Goianiense 0 x 1 América Mineiro e Paysandu 1 x 0 Icasa.

Um clássico histórico

Mais de 500 confrontos depois, Sport e Náutico pela primeira vez "se enfrentar-se-ão-se a si mesmos a nível sul-americano de América", como diria o entusiasta não muito conhecedor da linguística tupiniquim. Clássico dos Clássicos realizado na Ilha do Retiro hoje, a volta é semana que vem na Arena Pernambuco. O Leão tá na Série B, mas tá num bom momento. O Timbu tá na Série A, mas é o lanterna. Se eu tivesse que chutar por chutar um deles para cruzar com Libertad ou Mineros, chutaria o Sport - especialmente nesse jogo de hoje, por ter ele uma escrita favorável de 20 partidas (11 vencidas e 9 empatadas) vindas desde março de 2004 sem perder pro Náutico na Ilha do Retiro. Mas é um chute no escuro esse meu. Clássico sempre permite tudo.

Vamos para as oitavas

Com a volta dos clubes que disputavam a Libertadores, a Copa do Brasil inicia hoje à noite as oitavas-de-final e tem a estreia do Vasco, que não disputou a competição continental, mas entra só agora no mata-ou-morre verde e amarelo por ocupar a vaga do São Paulo (único em 2013 a jogar Libertadores e Sul-Americana, da qual é atual campeão) enquanto melhor do Campeonato Brasileiro após os qualificados pra Libertadores. O adversário de um Cruzmaltino necessitado de reabilitação é o Nacional do Amazonas, que está no Grupo A1 da Série D e que tem 12 pontos em 7 jogos, atrás apenas do Plácido de Castro, ao qual bateu no último fim de semana no Acre. O Naça ganhou quatro vezes e perdeu as outras três, com 15 gols marcados e 13 sofridos.

Curtinhas

*Terrível este caso de marginais violentos travestidos de torcedores do São Paulo (porque de torcedores mesmo não dá para chamar gente assim) que espancaram um torcedor do Flamengo em Brasília antes do jogo entre os dois clubes. A Polícia do Distrito Federal afirmou que eles são membros da organizada Independente.

*Lançada a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF), que pretende ser uma entidade de defesa dos interesses da categoria dos técnicos e cujo presidente é Zé Mário. Vamos ver quão boa será esta ideia.

*Leio no Lauro Jardim que Rubens Lopes encontrou José Maria Marin na semana passada para pedir que, no ano que vem, o Campeonato Carioca não diminua. É que a CBF quer 21 datas para os Estaduais em 2014 (e ainda é muita coisa), contra 23 deste ano. A Federação do Rio não quer reduzir o número de times do seu certame. Se for para ser assim, então, teremos inevitáveis atropelos de datas, o que só tornará tudo ainda pior do que está.

*Marcado para a próxima sexta o novo julgamento do Fred, referente à expulsão contra o Vasco. Ele só continua atuando normalmente pelo Fluminense graças a aquele efeito suspensivo obtido pelo jurídico da equipe.

*Arena da Baixada sem cobertura retrátil para a Copa do Mundo. Só mais um problema relativo a ela...

*Coordenador do palco paulistano da Copa, Andrés Sanchez - que começou seu discurso de ontem, na visita da FIFA, saudando "os autoritários" ali presentes (ele quis dizer "as autoridades") - disse que a Arena Corinthians (ou Itaquerão, como queiram) receberá partidas a partir de fevereiro, sendo entregue à FIFA em maio.

*Sabe Alex Silva, que não jogava no Flamengo desde abril? Vai disputar a Série B pelo Boa Esporte.

*Roberto Carlos não pôde treinar seu time, o Sivasspor, na derrota de ontem para o Kayserispor, pela primeira rodada do Campeonato Turco. É que ele não tem uma licença de técnico aceita pela Federação da Turquia e a imprensa daquele país afirma que ele teria tirado um certificado no Peru. Essa do RC não foi do peru, não.

*Vôlei: as atletas do time de Jacareí, que não chegou sequer a estrear devido a problemas salariais, vão jogar a Superliga 2013/2014 pois a cidade de Barueri assumiu o projeto. Ficou tudo entre paulistas mesmo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O zumzumzum aqui na aldeia pampeana já vinha de algum tempo, mas apenas ontem a confirmação oficial surgiu: a partir de dia a definir de setembro, a Pop Rock FM sairá de cena e passar a ser a Mix FM de Porto Alegre, o que foi confirmado pela Ulbra. Disse o diretor e comunicador Mauro Borba ao Coletiva.net que não haverá uma simples retransmissão da emissora de São Paulo pois a nova afiliada gaúcha será uma afiliada com autonomia - e foi por isso que não houve acordo antes e só agora, quando a Mix cedeu às vontades da Ulbra. A programação local estará no ar das 7 da manhã às 7 da noite e atrações como o "Cafezinho" serão mantidas.

*Por falar no "Cafezinho" da ainda Pop Rock: dá para dizer que o "A La Minuta", estreado ontem pela Ipanema às 12h, é um novo concorrente dele e do "Pretinho Básico", da Atlântida, no gênero bate-papo de início da tarde - só que esse novo da emissora do Grupo Bandeirantes com menos humorismo que os outros tradicionais, ainda que nele estejam Eron Dal Molin (do "Na Geral" e ex-"Cafezinho" e "Programa X", da Atlântida) e Cagê Lisboa (que foi tanto do "Cafezinho" quanto do "Pretinho"), juntos dos quais estão os comunicadores da própria Ipanema, Bru Valentini e Pancho Santos, além do nada polêmico (risos) cronista esportivo Fabiano Baldasso.

*Terça-feira de novidade na Rádio Globo de São Paulo com a estreia do novo programa "Gente Como a Gente", da 1 às 3 da tarde, o que deixa o "Boa Tarde Globo" só na Globo do Rio de Janeiro. Em termos das emissoras da rede, algumas seguirão com Alexandre Ferreira e outras passam a ficar com Luiz Torquato e Vanessa di Sevo.

*Leio no Anderson Cheni que foi para o lugar de Luciana Marinho, que saiu recentemente após duas décadas na casa, que a Rádio CBN contratou a repórter e apresentadora conterrânea minha Helen Braun, da BandNews FM.

*Mais uma do Cheni: como bem sabem, um dos demitidos recentemente pela Rádio Bandeirantes de São Paulo foi o locutor voz-padrão Walker Blaz. Pois sabem quem ela convidou para ser seu sucessor no posto? Admito que surpreso fiquei, embora nada ruim seja a ideia: Beto Hora. Sim, o engraçadíssimo humorista do "Na Geral". Nada que seja inédito pois, na recente cobertura conjunta das emissoras de rádio do Grupo Band na Copa das Confederações, foi de Beto a voz-padrão nas transmissões que uniram Bandeirantes AM, BandNews e Bradesco Esportes. Diz o Cheni que ainda não aconteceu um acerto entre as partes. Desde a saída do Walker, todas as vinhetas por ele feitas foram substituídas por outras com Dimas Aguiar e umas poucas com Nelson Gomes.

*Uma amostra dele como locutor sério pode ser tirada aqui, quando a Bandeirantes lançou em setembro do ano passado o tema musical das transmissões de futebol para a Copa do Mundo de 2014 e que tem aberto todas as transmissões de futebol da RB desde então: "Coração do Mundo", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, com Golden Boys, que é uma adaptação da setentista "Sou Tricampeão". Irônico: no início do áudio, a letra da canção é interpretada sem ser cantada. E quem a interpreta? Pois é: o vozeirão do igualmente ótimo Walker Blaz.

*Band televisão: que raios de campanha é essa que tá em todas as chamadas, de "por que aqui e não lá?"? O que querem dizer com esse "e não lá?"? É algum cutucão na Record, no SBT ou coisa do tipo? Na boa, viu...

*Leio no Portal Imprensa que será anunciada nesta semana a nova apresentadora do "Jornal da Cultura", já que Maria Cristina Poli saiu da emissora. Enquanto isso, a bancada será ocupada pela repórter Márcia Bongiovanni.

*Com o fim do "SBT Repórter", uma hora de programação no início da madrugada de segunda para terça-feira ficou vago. Porém, não foi colocado outro programa em seu lugar. O "Programa do Ratinho", que agora entra às 10 da noite, entrega direto neste dia da semana pro "Jornal do SBT", que assim começa à meia-noite (ao passo que nos outros dias continua depois da 1, quando não beira à 1 e meia da madrugada), o que também faz "Dois Homens e Meio" e "Big Bang: a Teoria" entrarem mais cedo. Aí é que o espaço é preenchido: agora passam dois episódios por segunda para terça de "A Garota do Blog", ao invés de só um habitual e, ao menos, outra série.

*Leio na Patrícia Kogut que, como parte do plano de contenção de despesas, a RedeTV! do Rio de Janeiro sairá daqui a alguns meses da sede atual, na Torre do Rio Sul, em Botafogo, e se mudará para um imóvel no Centro.

*Alguns "Ipobres" da Record em São Paulo que leio na Kogut e no NaTelinha: o "Domingo Espetacular" registrou 14 pontos de média e foi segundão; o "The Love School" ganhou do "Sábado Animado", do SBT, por 5 x 4,5 (oh, meu Deus... rs); e "A Fazenda" derrotou "Revenge", da Globo, por 11 x 8. Compreendo...

*Se bem entendi, Marcius Melhem ganhou adoradores e inimigos depois de falar no "Redação SporTV" de ontem que Dunga deveria ser banido do esporte por ter uma postura que considera agressiva demais para uma atividade que deveria ser levada com alegria, chamando de "hedionda" a presença do atual técnico do Internacional. Bah...

*A saideira que li no Lauro Jardim: um novo programa musical planejado pela Globo para os domingos tem nomes cogitados como Anitta, Naldo, Luan Santana, Thiaguinho, Paula Fernandes e Jorge & Mateus. Peço a licença dos amigos do Brasil, mas vou subir no telhado aqui de casa, me atirar dele e volto daqui a pouco, pode ser?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cibelly Favero

Cibelly Favero, jornalista e, desde ontem e até o fim deste ano, apresentadora catarinense do "Band Cidade" durante a licença-maternidade da titular Suelen Farias. Essa bela madame é minha conterrânea, nasceu em Uruguaiana.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O Paysandu não soube aproveitar que o Palmeiras sentiu muito as ausências dos seus principais jogadores e, por isso, perdeu de virada. *** A bola do São Paulo não entra seja quem for que bata os pênaltis. Mas noto uma evolução na equipe, que ainda peca na falta de calma ao finalizar. *** Tava na cara que o SBT passaria 'Rebelde' às 21h15 se colocaram a boa série 'O Mistério da Ilha' neste horário, mas eu preferia 18h30, horário que não tem algo que preste na sua programação." (Charles Tavares)
Mas como? Você não gosta do "Clube do Carrossel", Charles? (risos)

"Frustrante ligar a TV para assistir à estreia oficial do Neymar no Barcelona e vê-lo mais uma vez esquentar o banco. Dá até para pensar numa conspiração argentina urdida pelo Gerardo Martino para colocá-lo numa posição inferior. Se arrumaram um jeito para o grosso Mascherano jogar ao recuá-lo para a zaga, por que não há lugar para Neymar? Duvido que Rooney ou Müller não fossem titulares de cara. *** Mais correto acho ser a homossexualidade não uma opção e sim uma orientação, como é unanimidade entre os psicólogos. Quem escolheria passar a vida sendo discriminado? E não creio que seja o caso de perdoar Yelena Isinbayeva, até porque quem somos nós para tanto e, assim como a dor de cabeça e o pagamento de impostos, a capacidade de falar asneira alcança democraticamente a todos na sociedade. *** Não sou profundo conhecedor da obra de Eydie Gormé, não. Só conheço 'Sabor a Mi', que é o tipo da música que tocava muito em programas da Rádio Globo no começo da minha adolescência, sobretudo no sábado à noite - e cresci ouvindo rádio AM. Tocava música hispânica, Ray Conniff e Taiguara, entre outros cartazes de sempre. *** Agradeço pelas considerações ao Murilo Santos e não altero uma linha do que ele escreveu sobre a Rádio Tupi querer sempre estar de bem com quem está por cima, o que é uma característica dos veículos hegemônicos, vide a TV Globo. Millôr Fernandes, que dizia que jornalismo é oposição, deve dar uma bicicleta na tumba em horas assim. *** Parece mentira: às 6 da manhã do mesmo domingo em que passou no 'Corujão' da Globo, 'Grease' passou no TCM, com a dublagem clássica tão do teu apreço." (Clayton Moreira)
Pois é, e curti assim "Grease" quando passou no TCM. Mas não adianta, tenho cisma com a mística da televisão aberta, do VHF nestes tempos de alta definição e de abandono dos clássicos de outrora em privilégio a muitas coisas que não são melhores que as antigas a não ser na qualidade de imagem e só. Por isso que fiquei tão aborrecido com a Globo por mostrar uma dublagem nova neste filme.

"Concordo em gênero, número e grau sobre Madeleine Stowe. Elegante e ótima atriz. Quando Victoria Grayson supostamente morreu em 'Revenge', achei que a série perderia metade da graça. Mas depois ela voltou e, junto, sua graça. E também estranhei a Globo só não traduzir 'Revenge', já que fez isso com os títulos de todas as outras séries que exibe." (Leonardo Dantas)
Primeiro: Madeleine, da qual falei na coluna de domingo por completar 55 anos naquele dia. E segundo: nem todas, Leonardo, nem todas. Alguns seriados tem passado com título original somente, é que nenhum deles está tão ao alcance em termos de destaque na grade como "Revenge". Um que não ganhou nome em português foi, por exemplo, "Lie To Me". Já aquela comédia do Michael J. Fox, "Spin City", passou há um tempão por um curto período como tapa-buraco na madrugada (tapa-buraco inédito, pra fazer o vivente arrancar os cabelos de inconformidade), e também não ganhou título brasileiro.

"Não foi pênalti do Luccas Claro no Danilo, mas como torcedor do Corinthians não me importo com isso pois o jogo com o Coritiba estava difícil e a vitória certamente não viria, então, achei ótima a marcação. É óbvio que eu queria meu time jogando bem e ganhando sem a necessidade de um erro de arbitragem, mas tem jogos onde, nem que seja com gol contra ou erro de arbitragem no último minuto, o importante é conquistar os 3 pontos. Me preocupa é o time não jogar bem recentemente. Não pude assistir este jogo pois minha cidade ficou dezesseis horas sem energia elétrica neste domingo, mas ouvi no bom e velho rádio a pilha e assisti depois os melhores momentos. Mesmo só pelo rádio, deu para perceber que o Corinthians não jogou bem. Partidas como essa me deixam em dúvida sobre onde esse time vai chegar, se será campeão ou ao menos conquistará uma vaga na Libertadores. Muito bom defensivamente, mas péssimo no ataque, tem que começar a resolver isso se quiser ser campeão." (Paulo Henrique Gonçalves)
Primeiro: 16 horas sem luz??? Caraca... E segundo: como pudeste ver no início da coluna, tem muito leitor que tem mais é que agradecer ao Péricles Bassols Cortez pela marcação da penalidade máxima e ao Guerrero por convertê-la, pois com isso acertou o resultado exato e somará 3 pontos ao invés de apenas 1 na brincadeira do palpitômetro feito por este humilde espaço. (risos)

Clipe do Dia

65 anos de uma das grandes vozes do rock'n'roll em todos os tempos: Robert Plant, o histórico vocalista do Led Zeppelin. "Stairway To Heaven", "Rock and Roll", "Black Dog", "Going To California", "All My Love", "Whole Lotta Love" e outros torpedos sensacionais desta grande banda têm mais graça graças à voz de Plant. Mas dele, trago neste tópico uma da carreira solo, onde também entoou bons temas. Um deles está aqui: "29 Palms".

Arremate

Terça-feira de início da última fase pré-grupos da Liga dos Campeões. PSV Eindhoven x Milan é destaque.

"24 Horas" volta depois que soubermos qual deles terá ficado em vantagem para a volta na Itália!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.