.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 17 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 7
Três pela liderança

É o que oferece de perspectiva esta 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Botafogo com 26, Cruzeiro com 25 e Coritiba com 24 são os times que brigarão pela primeira posição ao fim desta jornada. Somente um deles estará em campo hoje mesmo: o Cruzeiro, que vem de derrota aqui em Porto Alegre e cujo adversário é o Vitória, que está com 22 pontos, chega embalado e conta com o importante retorno do Maxi Biancucchi. Pega bom em BH.

Os outros dois postulantes à liderança atuarão no domingo, ambos fora de casa e ambos em São Paulo. O Botafogo enfrenta a Portuguesa, antepenúltima colocada, numa partida onde a possibilidade de gol decisivo dos 45 minutos do segundo tempo em diante é alta, graças ao que temos visto nos últimos jogos deles, para o bem ou para o mal. Já o Coritiba tem uma série de problemas médicos para o duelo contra o Corinthians, que está a apenas dois pontos dele. À cerca de dezena de desfalques alviverdes se somou o atacante Deivid.

Igual em pontuação a Vitória e Corinthians, o Grêmio quer tirar uma casquinha de possíveis tropeços dos times que brigam pela liderança e se aproximar dela, claro que desde que fazendo sua parte na noite de hoje. O Vasco é o adversário e quer fazer bonito diante de sua gente, ainda mais que tá para celebrar 115 anos daqui a alguns dias. Logo a seguir estão os amanhã mandantes Atlético Paranaense, que recebe um Criciúma que ainda abre a zona de rebaixamento, e Internacional, que faz clássico contra um Atlético Mineiro querendo seguir numa boa.

Querendo escapar dos quatro últimos, o Santos visitará um Bahia intermediário e com mais probabilidade de ser bem sucedido. O mesmo vale para a Ponte Preta, que recebe em seus domínios o Goiás. William versus Walter. A observar a disputa contra a lanterna. Ela hoje é do Náutico, com 8 pontos e que terá pela frente neste sábado um Fluminense em queda livre. Porém, como tudo para ele tem dado errado recentemente, vai que acaba sendo do São Paulo, com seus 10 pontos? O Flamengo é seu oponente, campo neutro de Brasília - bom, neutro até a página 9 porque a maioria será de torcedores rubro-negros, embora seja permitido pensar quão boa será a plateia no Mané Garrincha após o empate com a Lusa ter levado menos de 15 mil espectadores até lá.

O esquema é o de sempre, gente que quiser enviar prognósticos: são três jogos hoje, sendo dois às 6 e meia e um às 9, e outros sete amanhã, com quatro às 4 e três às 6 e meia. Aí estão os meus palpites para o fim de semana e no aguardo estou dos seus: Náutico 1 x 0 Fluminense, Cruzeiro 3 x 1 Vitória, Vasco 1 x 2 Grêmio, Flamengo 1 x 0 São Paulo, Portuguesa 1 x 1 Botafogo, Corinthians 2 x 0 Coritiba, Ponte Preta 2 x 2 Goiás, Internacional 2 x 1 Atlético Mineiro, Bahia 2 x 1 Santos e Atlético Paranaense 2 x 0 Criciúma.

Apenas um empate na Série B

Foi o do Avaí com o Ceará, que manteve eles estagnados num patamar mais intermediário, o Leão um pouco distante dos quatro primeiros e o Vozão um pouco acima dos quatro últimos. No mais, só vitórias. A do Joinville diante do Oeste reabilitou o time catarinense, um tento em cada etapa e história resolvida. A do Sport sobre o Atlético Goianiense foi mais apertada, 3 de um e 2 do outro. Os dois gols rubro-negros visitantes foram anotados por Pipico, dono de uma das nomenclaturas mais sensacionais do futebol brasileiro na atualidade. Por fim, o Boa Esporte anotou uma vez na finaleira, mas como o São Caetano não marcou nenhuma, saiu vencedor o time das Minas Gerais, que se reabilitou do insucesso na rodada anterior e só não está no G4 devido aos critérios.

Seis partidas concluem hoje a rodada da Bêzona. A que assistirei pela TV aberta aos 20 passados das 4 (mas dá no mesmo dizer 16h20) terá a Chapecoense contra o Paraná. Ao mesmo tempo, o Palmeiras terá pela frente um Paysandu na turma do descenso. A sessão da tarde também contará com o Figueirense visitando o ABC e os Américas Mineiro e de Natal duelando no Sudeste. Se tudo de tudo der certo para o Palestra, ele completará 16 rodadas com "apenas" 14 pontos a mais que o quinto colocado. Como voltar para a Série A é o que interessa... À noite, Icasa x Bragantino e Guaratinguetá x ASA terminarão tudo. Terminarão até com meu humor, se bobear.

Antes da Copa do Brasil

Times das Séries C e D que estão nas oitavas-de-final do mata-ou-morre nacional têm compromissos neste fim de semana pelos nacionais que disputam. Na terceira divisão, o Luverdense confrontará amanhã o Santa Cruz antes de receber o Corinthians na próxima quarta-feira. Já na quarta divisão, hoje tem Nacional no Acre diante do Plácido de Castro antes de receber o Vasco em Manaus na terça, ao passo que o Salgueiro é mandante amanhã contra o Maranhão, depois disso iniciando deslocamento até aqui o RS para encarar o Internacional.

Um destaque regional

Noite de sair o campeão da Taça Corcovado, segundo turno da Série B do Campeonato Carioca - que na verdade é Campeonato Fluminense, mas mesmo que seja correto chamá-lo assim eu vou arrumar uma bronca tremenda com o pessoal do Rio de Janeiro, então, deixa quieto (risos). Por ter melhor campanha, a Cabofriense jogará pelo empate contra o Angra dos Reis, que precisa vencer para chegar ao triangular decisivo que valerá não apenas o campeão deste certame, mas os dois que subirão para a Série A em 2014. Neste triangular já estão confirmados Bonsucesso, que venceu o primeiro turno, e América, que tem a melhor campanha geral.

Rola a bola na Espanha

Mais uma temporada com disputa direta entre Barcelona e Real Madrid, sendo os outros meros complementos - ou, como diria Luiz Carlos Reche, 18 times sendo os "acessórios" de Barça e Real, que são o "principal". O time catalão mantém Messi e vem reforçado do Neymar, estreando contra o Levante. A esquadra merengue liderada no campo por Cristiano Ronaldo terá o Betis pela frente. Tempo de novos técnicos para eles, que atuarão amanhã, o Barcelona às 2 e o Real Madrid às 4 da tarde: respectivamente Gerardo Martino e Carlo Ancelotti, que sucederam Tito Vilanova, que deu um tempo no futebol por causa do câncer, e José Mourinho, que foi pro Chelsea.

As outras partidas da primeira rodada no "Castanholão" são estas: hoje, Real Sociedad x Getafe, Valladolid x Athletic Bilbao e Valencia x Málaga; amanhã, Osasuna x Granada e Sevilla x Atlético de Madrid; e na segunda-feira, Rayo Vallecano x Elche, Celta x Espanyol e Amlería x Villarreal.

Começa também na Inglaterra

Quando você ler esta coluna, provavelmente já terá terminado Liverpool x Stoke City, partida que inaugura mais uma temporada do campeonato nacional da terra do bebê mais falado no mundo em 2013 (só falar em terra da Elizabeth torra o saco, então, variemos um pouco as referências à família real britânica). O sábado tem ainda Norwich x Everton, West Bromwich x Southampton, Sunderland x Fulham, West Ham x Cardiff, Arsenal x Aston Villa e Swansea x Manchester United, ficando Crystal Palace x Tottenham e Chelsea x Hull City para amanhã, além de Manchester City x Newcastle para segunda-feira. O United vai para seu primeiro torneio espichado sem Alex Ferguson no comando técnico, David Moyes o substituindo. O Chelsea tem a volta do José Mourinho, o Manchester City conta com Manuel Pellegrini na casamata e o Tottenham ganhou Paulinho no meio-campo.

Curtinhas

*Da coluna do Jorge Nicola no Diário de S.Paulo: dos mais de 25 mil torcedores que assistiram São Paulo x Atlético Paranaense no Morumbi, só 1.346 eram sócios-torcedores - portanto, só estes pagaram o ingresso de 2 "dilmas" que tanto pano pra manga deu nesta semana, numa fervura bonitaça de kissuco (risos). Isso explica a média por cabeça ser de 10 mangos por bilhete. O Tricolor pode repetir a promoção dia 25, contra o Fluminense.

*Nada de perda de mando de campo para o Grêmio pela confusão entre torcedores da organizada Geral e os policiais militares, com direito a aquelas condenáveis imagens dos policiais batendo num torcedor detido sem que ele fizesse algo naquele momento para isso. Multa aplicada e o Imortal continuará atuando na Arena.

*Mais medalhas para o Brasil no Mundial Paralímpico de Natação: ouros para André Brasil nos 100 metros borboleta S10 com 56min56seg, com quase dois minutos a mais que o segundo colocado (o russo Dmitry Grigorev), e Roberto Rodriguez nos 100 peito SB5 com 1min37seg32, meio minuto acima do faturante da medalha de prata (o italiano Pedro Rangel, que só não é homônimo do ator por não ter Paulo no nome).

*Basquete: 16 clubes disputarão a Liga Sul-Americana de 2013. Um grupo terá os candangos do Uniceub diante do Boca Juniors, do boliviano Nacional e de um equatoriano a definir. Esta chave será realizada em Brasília. Uma outra acontecerá no interior paulista, com o Bauru recebendo o uruguaio Defensor, o venezuelano Caquetios e o chileno Concepcion. O único dos três brasileiros que será visitante nesta fase de grupos é o São José, que vai ao Equador encarar o anfitrião Importadora Alavadaro, o argentino Peñarol e o colombiano Bambuqueros. Tudo terá início em outubro e os dois melhores de cada grupo passarão de fase. A final acontece no fim de novembro.

*Vôlei: mais um triunfo das gurias do Brasil na rodada tripla do Grand Prix disputada no Cazaquistão, agora por 3 sets a 0 diante da Holanda (25/15, 25/20 e 25/15). Amanhã pela manhã, as anfitriãs serão as adversárias.

*Um jogo. Foi de um jogo a união de Jimmy Connors como treinador da Maria Sharapova, que o demitiu após cair fora do WTA de Cincinnati por perder para Sloane Stephens. Connors & Sharapova durou menos tempo que a estadia do Rafael Colombo na Rádio Estadão, que a demissão do Mauro Beting da Rádio Bandeirantes e que o fim do relacionamento amoroso de dois amigos que graças a Deus já reataram (não resisti às menções...).

*5/7, 6/4 e 6/3 foram as parciais da vitória de virada de Rafael Nadal sobre Roger Federer, que coloca o espanhol na semifinal do Masters de Cincinnati diante de Tomas Berdych, sendo John Isner x Juan Martín Del Potro a outra semi. A consequência para o histórico suíço será sua saída dos cinco primeiros da ATP após dez anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Melou a venda do periódico impresso mineiro Hoje em Dia por parte do Grupo Record para o grupo Axial Medicina Diagnóstica, noticiou o Brasil Econômico. Falta de garantias para o pagamento resultaram nisso.

*Já começa a ser divulgada mais às claras pelo Sistema Jornal do Commercio a chegada da Rádio JC News ao dial do Recife, dia 1º, no canal 90,3 FM - enquanto a CBN sai dele e vai para os 97,1 hoje veiculadores da Globo FM, que sairá do ar (o prefixo é da Rede Nordeste de Comunicação, a mesma cuja TV Asa Branca é afiliada da Rede Globo em Caruaru). Veem aqui uma reportagem sobre a JC News apresentada na TV Jornal (SBT). A nova emissora terá jornalistas como Graça Araújo, Éden Pereira, Aldo Vilela e Antônio Martins na programação, que será noticiosa e informativa nas 24 horas do dia, uma novidade em termos de rádio todo feito no Nordeste - o que, por consequência, não conta no mesmo balaio CBN e BandNews FM, que são redes com faixas regionais.

*Uma daqui de Porto Alegre: o Grupo RBS informou que o levantamento do Ibope referente ao último trimestre apontou a Gaúcha como a emissora de rádio mais escutada da capital e da região metropolitana em geral, não apenas nas jornalísticas - o que faz ela superar inclusive a campeoníssima Farroupilha, também da RBS. É informada como audiência média a participação de 11,7%, com 44.225 ouvintes sintonizados por minuto.

*Leio no Comunique-se que a chegada de Fernando Gabeira não é apenas à Globo News, mas também à Rádio CBN, onde terá dois comentários semanais: "Que Semana é Essa?", para todo o país, no "Jornal da CBN" das segundas-feiras; e "Que Semana Foi Essa?", só para os cariocas, no "CBN Rio" das sextas-feiras.

*Assistem aqui (postagem de sbtonline) a despedida da apresentadora Neila Medeiros do "SBT Brasília" no fim da edição desta sexta-feira. Ela, que teve neste noticiário do meio-dia o ponto alto de sua carreira até agora, vai para o SBT de São Paulo. Só não sei é o nome do jornalista que a tem substituído nestas semanas todas, o que mostra que nem sempre consegue se achar tudo que ser quer na Internet. Busquei muito, mas não o encontrei.

*Leio no Lauro Jardim que vem aí Fátima Bernardes fazendo reclames em seu "Encontro", já que a Globo fechou um contrato milionário com o Itaú para ela dar dicas de como cuidar do dinheiro e de investimentos. Como ela não é mais do departamento de jornalismo e sim do de entretenimento, pode fazer propaganda numa boa. É o pessoal dos noticiários que não são permitidos para tanto. A Fátima do "JN" jamais seria autorizada para tanto.

*Há muito tempo, ainda na época que passava o "Manhã Maior", um telespectador mandou os apresentadores deste programa "tomarem no c...". A história se repetiu na RedeTV! no "Morning Show" de ontem. Jesus...

*Confirmou no Twitter o diretor de programação do SBT, Murilo Fraga: o repeteco da versão original mexicana de "Rebelde" começará no dia 2 de setembro, às 9 e 15 da noite. Charles Tavares, você já sabia disso, é?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Daniela Procópio

Daniela Procópio, cantora, mais uma jovem que surge com sons agradáveis. Tem um que tá rodando volta e meia na BandVale FM e que é bem bom: "Quem Eu Quero Bem", uma composição do meu conterrâneo da aldeia pampeana Totonho Villeroy.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: as mensagens enviadas serão reunidas a algumas de hoje (mas só as que forem sobre assuntos que percam a atualidade se não registradas amanhã) para publicação na coluna dominical, para a qual guardei também alguns assuntos da sexta-feira como reserva de pauta, porque se eu não fizer isso, chegará na hora de escrever as duas colunas diárias deste PB e terei que tirar coelho da cartola para desenvolvê-las - e nem sou mágico, nem trabalho no América Mineiro e muito menos estamos em tempos de Páscoa.

Clipe do Dia I

Mais um filme das antigas passará no "Corujão" da Globo: "Nos Tempos da Brilhantina", às 3h10. Esse é bem antigão, de 1978, e quem gosta de filmes dublados pode ficar atento para gravá-lo porque é só na Plim-Plim que passa completa a dublagem original da Herbert Richers - dublagem que até passa na televisão fechada pelo TCM, mas com dois ou pequenos trechos substituídos pela redublagem de muitos anos depois talvez por não estarem legais na cópia que a Turner possui. A abertura tem os créditos apresentados em desenho animado ao som do tema-título precedido por um radialista, que na versão brasileira é dublado por Orlando Drummond. Curta aqui "Grease", com Frankie Valli, que curtirei na madrugada este filme muito legal de quando eu ainda não era nascido. Filme velho na TV aberta, em tempos de HD, é comigo mesmo.

Clipe do Dia II

Completa 70 anos neste sábado um dos grandes atores do cinema mundial: Robert De Niro, que venceu o Oscar de coadjuvante por "O Poderoso Chefão 2" e o principal por "Touro Indomável", uma de suas muitas associações com Martin Scorsese, com quem também filmou "Caminhos Perigosos", "Taxi Driver", "New York, New York", "O Rei da Comédia", "Os Bons Companheiros", "Cabo do Medo" e "Cassino". De Niro também fez a trilogia cômica "Entrando Numa Fria" e duas comédias "Máfia no Divã", além de obras como "O Último Magnata", "O Franco Atirador", "Amor à Primeira Vista", "Coração Satânico", "Fuga à Meia-Noite", "Tempo de Despertar", "Fogo Contra Fogo", "Showtime" e "O Lado Bom da Vida". O destaque nesta seção é por apresentar aqui o excelente tema de entrada composto por Ennio Morricone para o filme onde Robert interpretou Al Capone: "Os Intocáveis".

Clipe do Dia III

Chega aos 60 anos neste sábado o cantor Kevin Rowland, que é vocalista do grupo Dexys Midnight Runners. O principal sucesso deles está aqui e é a oitentista bem bacaninha "Come On Eileen".

Clipe do Dia IV

Também da mais oitentista das décadas vem outra data do dia: 55 anos da cantora Belinda Carlisle, que embalou canções como "I Get Weak", "Mad About You" e a destacada aqui, que é "Heaven Is a Place On Earth".

Clipe do Dia V

Sábado de completar 40 anos o falecimento de Paul Williams, nascido em 1939 e um dos fundadores e cantores originais dos excelentes The Temptations. É ele o vocalista principal, por exemplo, de "Just My Imagination". Mas neste tópico, apresento aqui outra dos Temptations na voz de Paul: "Don't Look Back".

Clipe do Dia VI

Há 30 anos fechados hoje, a música norte-americana perdia o autor de algumas das mais belas canções de todos os tempos: Ira Gershwin, letrista nascido em 1896 e que, unido ao irmão e compositor George Gershwin, rendeu tesouros como os lembrados neste tópico. Separei três para tanto: aqui está "They Can't Take That Away From Me", numa deliciosa versão de Rod Stewart para sua série de releituras de grandes temas americanos, especialmente standards; aqui está "Someone To Watch Over Me", numa lindíssima versão de Linda Ronstadt, cantora de voz maravilhosa; e aqui está para encerrar "'S Wonderful", que traz o mitológico Fred Astaire e a apaixonante Audrey Hepburn cantando juntos no fim do muito legal musical "Cinderela em Paris".

Clipe do Dia VII

A música brasileira, mais especificamente o samba e mais especificamente ainda a Portela, tem neste sábado uma data para celebrar: os 80 anos de Monarco, um dos maiores representantes do legítimo samba carioca e uma figura presente há décadas na escola do abre-alas da águia. Vamos a três registros de Monarco: este aqui é "Sonho de Bamba", com a Velha Guarda da Portela, gravada para o "Sambabook" dedicado a João Nogueira; prossigo aqui com "O Mundo é um Moinho", que ele cantou na Globo News para o "Sarau" do centenário de nascimento de outro gigante, Cartola; e termino aqui com Monarco e Marquinhos China mandando bonito em "Coração em Desalinho", que foi tema de abertura da novela "Insensato Coração" na voz da bela Maria Rita.

Antes do Arremate...

...um protesto: foram anunciadas ontem as candidatas de cada time para o próximo Musas do Brasileirão e sabe Jullyana Olivieri, a morenaça altamente tentadora que foi "Bela do Dia" da coluna de ontem? Não foi escolhida a representante do Vitória. Será que fui pé frio? (risos) Ao menos confirmaram a loiraça Nani Gazinski para defender o Criciúma no concurso - a melhor das vinte, na minha humilde opinião de quem é muito chegado a dar palpite em concurso de beleza. Me aguardem hoje à noite no Twitter para o Miss São Paulo! (rs) Arrematemos.

Arremate

Voltamos a 1999 e não fiquei sabendo? A Conmebol confirmou o Japão na Copa América de 2015. Ah, vá!

"24 Horas" volta antes que eu resolva mandar a Conmebol para um lugar impublicável! (descasquei)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.