.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 14 de agosto de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 4
Já subiu, essa é a verdade

Claro que falo do Palmeiras na Série B. A certeza foi aumentada com mais uma vitória, desta vez ontem à noite contra o Joinville - em gol com infração, registre-se, mas quem mandou o apitante falhar no seu serviço? Apenas escutei este jogo e rezei aos deuses da bola para que acabasse logo, tão ruim que estava, mesmo que o locutor que escutei (o estimado Rodrigo Santos, da Mais FM) fizesse um esforço hercúleo para manter o interesse do ouvinte. Imagina quem assistiu? Parecia tortura a acusado de crime para forçá-lo a confessar. (risos) São dez partidas sem derrota do Verdão no torneio. Por sua vez, o JEC tem apenas uma vitória nos últimos nove jogos.

Enquanto isso, o Bragantino impôs ao Atlético Goianiense sua quinta derrota nas últimas seis rodadas, o ABC foi empurrado mais um pouco pro caminho da Série C pelo Icasa, o Sport derrotou o Ceará em noite que teve uma homenagem ao beque Tobi pelas 200 atuações no time rubro-negro, o América Mineiro superou o São Caetano, o Avaí derrubou o ASA, o Oeste ganhou do Paysandu e o Paraná quebrou a série invicta do Boa Esporte. Hoje à noite, completando este meio de semana, tem o forçosamente adiado Guaratinguetá x Figueirense. Faltará um jogo desta rodada, que é América de Natal x Chapecoense, no entanto remarcado para o dia 27 deste mês.

O meio de semana da elite

Oito jogos hoje e dois amanhã pela Série A. Para orientação dos palpiteiros de plantão: dos oito de hoje, três são às 7 e meia da noite, dois às 9 e três aos 10 pras 10. Amanhã, um às 7 e meia e outro às 9.

A sessão das 19h30 tem o Atlético Mineiro tentando sua primeira vitória pós-conquista da Libertadores e tendo liberado Dátolo para estrear contra o Bahia, o Santos há quatro jogos sem ganhar diante de um Vasco sem o suspenso Juninho Pernambucano e podendo estrear Cris, além do Criciúma querendo o primeiro triunfo após cinco rodadas diante do Náutico, em partida onde um ingresso de 50 "dilmas" valerá para duas pessoas.

Às 21h, o Coritiba tem muitos problemas: Alex com a primeira lesão muscular em quase duas décadas jogando futebol, tão séria que ele não voltará nem contra o Corinthians no domingo e muito menos diante do Vitória, na semana que vem, pela Sul-Americana. Contabilizando suspensões e outros problemas médicos, são oito baixas no elenco para Marquinhos Santos definir o onze inicial. Será que a Portuguesa vai tirar proveito disso para ter um feliz aniversário nesta quarta-feira? Ao mesmo tempo, o Vitória será mandante contra a Ponte Preta e tentará algo inédito: ganhar do alvinegro campineiro, o que nunca conseguiu em 12 partidas no retrospecto entre eles.

Às 21h50, o Goiás do indomável Walter "Tufão" terá pela frente o Flamengo, que estreará Chicão, que deixou o Corinthians. Este vai ao Rio de Janeiro tentar impor ao Fluminense sua sétima derrota seguida no Brasileirão, o que evidentemente os tricolores não querem de jeito nenhum. Por fim, tomara que Grêmio e Cruzeiro façam uma pugna aquecida na Arena do Grêmio, porque a geladeira de "Iglu Alegre" tá que tá no dia de hoje, viventes. Por fim, a rodada tem amanhã o São Paulo contra o Atlético Paranaense e o Botafogo versus o Internacional.

Estes são os palpites desta coluna para a rodada: Atlético Mineiro 1 x 1 Bahia, Santos 1 x 1 Vasco, Criciúma 1 x 0 Náutico, Coritiba 1 x 1 Portuguesa, Vitória 1 x 2 Ponte Preta, Goiás 3 x 1 Flamengo, Fluminense 0 x 1 Corinthians, Grêmio 2 x 1 Cruzeiro, São Paulo 1 x 2 Atlético Paranaense e Botafogo 2 x 1 Internacional.

Seleção em ação

Pela oitava vez na história, o Brasil enfrentará a Suíça. É a volta do time de Luiz Felipe Scolari ao campo depois do título da Copa das Confederações. Dos sete jogos já realizados, três foram aqui: 2 x 2 em São Paulo (1950), Brasil 2 x 0 em Cuiabá (1980) e 1 x 1 no Recife (1982). Os outros quatro, a exemplo de hoje, foram no país do oponente: 1 x 1 em Zurique (1956), Brasil 2 x 1 (1983), Suíça 1 x 0 (1989) e Brasil 2 x 1 (2006), todos na mesma Basiléia desta tarde nossa e noite deles. Portanto, três vitórias, três empates e uma derrota até agora.

Dia de Data-FIFA

Quando escrevo esta coluna (edição iniciada muito tardiamente porque passei boa parte da terça-feira fora de casa e porque um sono de cinco horas na madrugada foi providencial), o Uruguai enfrentou o Japão e fez 4 x 2, com direito a dois do Forlán e um do Suárez para a Celeste. Há outras boas pedidas hoje: Espanha contra o Equador, Portugal versus Holanda, França diante da Bélgica, Inglaterra contra a Escócia, Alemanha enfrentando o Paraguai e um Itália x Argentina desfalcado de dois grandes astros: Messi e Balotelli, ambos vetados por contusões. Será que o Papa Francisco não vai pedir o adiamento da partida para um dia em que os dois possam jogar? (risos)

Curtinhas

*Com a quinta pior média mandante de público no Campeonato Brasileiro, o São Paulo resolveu baixar o preço dos ingressos já a partir de amanhã e até o fim da competição: qualquer setor da arquibancada a 10 "dilmas", meia-entrada no anel superior a 5 mangos, setores térreos a 30 notas, cadeiras laranja, laranja premium e amarela a 20 dinheiros e associados ao programa sócio-torcedor pagando apenas dois realitos. Isso é o que eu chamo de liquidação torra-tudo. Parece aquelas lojas que baixam os preços em até 70% para vender tudo logo.

*Domingo, o Santos vai ao Nordeste jogar contra o Bahia. Detalhe legal: será reinaugurada a restaurada estátua de Pelé, que foi inaugurada em 1971 e esteve na entrada da Fonte Nova até 2007, quando vândalos arrancaram um braço dela. Bahia x Santos é um duelo de muita história, final que foi da Taça Brasil em 1959.

*Cortado do Chile que hoje atua contra o Iraque por contusão, Valdivia voltará para o Brasil e não é confirmado no Palmeiras que vai encarar o Paysandu no sábado. Quando o homem retornava às boas, me acontece isso.

*Sabe aquilo do Vilhena, de Rondônia, poder cair fora da próxima Copa do Brasil por dívidas não pagas? Disse o presidente José Carlos Dalanhol ao GloboEsporte.com que a primeira parcela da tal dívida foi quitada "aos 45 do segundo tempo", garantindo o clube no torneio de 2014. Esta coisa toda é porque não foram pagas as despesas das partidas contra Remo, Atlético Acreano e Sampaio Corrêa, todos pela Série D do ano passado.

*David Beckham no cinema? Colin Firth fez uma sondagem para o ex-meio-campista ser um vilão do seu novo filme, "Serviço Secreto". Outro que deve ser vilão é Elton John. Também foram convidados Adele, Michael Caine e Samuel L. Jackson. Se Beckham aceitar, quer cuidar como vai ter muitas damas torcendo contra o mocinho?

*Mais medalhas para o Brasil no Mundial Paralímpico de Natação: bronze para Joana Silva nos 200 metros livre S5, prata para Edênia Garcia nos 50 metros costas S4 e ouros para Susana Schnarndorf nos 100 metros peito SB6 e para o campeoníssimo Daniel Dias nos 200 metros livre S5 (a marca dele foi de 2m27s83).

*Thomaz Bellucci eliminado? Longe de ser a notícia mais destacada do ATP de Cincinnati. O que deixamos pra Ana Ivanovic? Ela tinha cinco match points. Cinco! E tomou 2 x 1 de Alizé Cornet (2/6, 7/6 - 10/8 e 6/4). Bah!!!

*Yelena Isinbayeva campeã do salto com vara no Mundial de Atletismo, marcando 5,89 metros, contra 5,82 de Jennifer Suhr e Yarisley Silva (prata pra americana por menos tentativas). Fabiana Murer foi a quinta com 5,65. Ver Isinbayeva ganhar é tudo de bom. Essa mulher precisa estar na Olimpíada de 2016. O Rio merece vê-la.

*Saiu a tabela do Novo Basquete Brasil 2013/2014, que começa em novembro, e a primeira rodada é esta: dia 9, Flamengo x Uniceub; e dia 14, Basquete Cearense x Uberlândia, Mogi das Cruzes x Franca, Macaé x Goiânia, Bauru x Palmeiras, Limeira x Pinheiros, São José x Liga Sorocabana e Vila Velha x Minas Tênis.

*E essa da decisão do NBB poder ser em dois jogos, com melhor campanha definindo o campeão se der empate no saldo de pontos? Resolveram futebolizar o basquete? Pelo amor de Cristo... Play-off melhor de cinco nunca?

*Vôlei: suspensa por dois meses a ponteira Natália, julgada de novo no STJD por ser pega no exame antidoping em um jogo da Superliga, ainda em março. Mas ela só terá que cumprir 27 dias a mais dos 60 estabelecidos, já que contaram os 30 da suspensão preventiva e mais três entre marcarem o novo julgamento e ele acontecer.

*Completa 25 anos hoje a morte de Enzo Ferrari, o fundador da marca de carros e da escuderia que leva o seu sobrenome. A escuderia de automobilismo foi criada em 1925. Quando faleceu, Enzo tinha 90 anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Ontem não falei por disso saber apenas depois de publicadas as colunas do dia, mas chegou aos 10 anos de publicações o blog do José Luiz Prévidi, uma das minhas leituras diárias confirmadas. Parabéns a ele!

*O futebol é dinâmico, disse o poeta um dia. O rádio também. O slogan "em 20 minutos tudo pode mudar" é da BandNews FM, mas caberia neste caso à Super Tupi do Rio de Janeiro. Leio no Rádio de Verdade que Mário Belisário, que retornou à emissora líder no AM/FM carioca, não vai mais cobrir folgas e férias dos titulares em toda a programação e sim apresentar um programa com seu nome das 3 às 6 da manhã. Tudo porque a Tupi demitiu o apresentador Silvio Samper, que se enrolou num incidente recente com uma funcionária da emissora.

*Leio no Juca Kfouri que Valdemiro Santiago quer comprar a Rádio Paulista AM 560, que pertence a José Maria Marin e que atualmente transmite programas da Igreja Pentecostal Deus é Amor. O líder da Igreja Mundial quer pagar 10 milhões de "obamas" para ficar com a emissora. Será que o presida da CBF topará este dindim?

*Leio no Flávio Ricco que a TV Cultura de São Paulo quer uma dupla de apresentadores do novo noticiário que terá às 12h, para isso procurando uma companheira para Aldo Quiroga. Se não for alguma contratada para isso, adotada será uma solução caseira com escala de Adriana Cimino para tanto. Não é mais fácil isso mesmo?

*Leio na Keila Jimenez que, em dois meses com Rodrigo Bocardi na apresentação, a Globo passou a marcar 6,4 pontos no "Bom Dia SP", contra 5,7 entre janeiro e maio, quando ainda era Carla Vilhena que o conduzia.

*Leio no Lauro Jardim que "Segredos do Conclave", livro de Gérson Camarotti sobre a escolha do Papa Francisco, será traduzido para inglês e italiano nos próximos meses, além de ganhar uma segunda edição aqui no Brasil, com quatro vezes mais exemplares que na primeira (20 mil agora). Não foi apenas a exclusiva obtida pelo repórter da Globo News. Tem mais isso também. O homem tá iluminado - ou, deveria dizer, abençoado.

*Leio no Flávio Ricco que o SBT acabou de novo com o "SBT Repórter" por entender não haver necessidade de dois jornalísticos semanais similares, preferindo manter o "Conexão Repórter", do Roberto Cabrini, que fatura mais e tem mais audiência. Então, César Filho permanece apenas no "SBT Manhã" diante disso.

*E essa que leio no NaTelinha? Sabe Alexandre Raposo, que deixou há poucos meses a presidência da Rede Record? Foi nomeado novo assessor do Antônio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador. Entendo...

*O jornal Extra publicou que Cristiana Oliveira teria deixado a Globo, mas atriz e emissora desmentiram isso.

*Saiu em O Dia que a Globo pode estrear um programa popular em 2014 com... Anitta e Naldo. Pai do Céu.

*Leio no NaTelinha que um seriado inédito em canal aberto foi comprado pela Bandeirantes: "How I Met Your Mother", cuja temporada 2013/2014 será a nona e última - o que permite sem grilo uma transmissão diária. A classificação é 10 anos, o que permite à Band mostrá-la em qualquer horário. A saber quando ela a exibirá.

*Completa hoje 30 anos a atriz Mila Kunis, vista em filmes como "Cisne Negro" e uma das mais belas do cinema atual, mas que para mim será sempre e preferencialmente a Jackie de "De Volta aos Anos 70".

*A saideira: na coluna de domingo, dia em que esta "24 Horas" especificamente completou 10 anos, publiquei como "Bela do Dia" Nani Medeiros, uma jovem cantora aqui de Porto Alegre que descobri por uma participação na semana passada no programa de Roger Lerina na TVCOM. Ontem, ela fez um show no Teatro Renascença. Mesmo chovendo, resolvi encarar a empreitada e não me arrependi nada. A mulher é maravilhosíssima, com uma bela e afinada voz que manda bem em melodias de variados gêneros (do samba-rock à genuína MPB, passando por um cover ótimo de "At Last", da Etta James) e uma presença envolvente no palco, somada à sua beleza e ao sorriso simpático uma sensualidade que não é forçada e sim natural, o que torna tudo melhor. Cravo sem erro: se um figurão nacional do meio musical apostar nela, Nani Medeiros ganhará o Brasil e fará uma carreira bonitaça.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Emmanuelle Béart

Emmanuelle Béart, atriz que hoje completa 50 anos. Francesa, ela aparece em obras como "8 Mulheres", "A Vingança de Manon" e a ianque "Missão Impossível".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: as mensagens enviadas ontem serão reunidas às remetidas hoje e publicarei na coluna de amanhã.

Clipe do Dia

Sem uma data especial por hoje e na carona da menção ao tal filme com David Beckham, uma Adele para aquecer este dia gelado aqui em "Iglu Alegre". Aqui está sua saborosa "Rolling In The Deep".

Arremate

Campeão mundial de boxe, Vitali Klitschko vai concorrer à presidência da Ucrânia em 2015. Será que ganha?

"24 Horas" volta antes, bem antes, da eleição nesta dissidência da antiga União Soviética acontecer!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.