.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 30 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 308
E vamos em frente

Abri a coluna de ontem relatando que a situação particular minha e da minha família voltou a ficar difícil, não vou repetir tudo que falei na edição anterior pois melhor explicado está ali ou no banner que coloquei à direita desta página, o "Ajude a Manter o PB no Ar". Apenas digo de largada que a maior preocupação que tive durante o fim de semana e que me deixou muito mal no sábado e no domingo passou. Esta situação pontual foi resolvida por enquanto, mas apenas isso. No mais, todo o restante que foi relatado se mantém e segue valendo aquilo do "crowdfunding" ao qual fui forçado a recorrer pela primeira vez nestes 10 anos pois todo o caso permanece longe de ser resolvido. Mas o negócio é ir em frente do jeito que dá, então, vamos tocando a barca e remando até onde as águas quiserem levá-la. O processo familiar continua correndo na Justiça e, surgindo novidades, avisarei.

Em tempo: como eu vinha acordado desde o fim da tarde do domingo e estava cansado também mentalmente, primeiro acertei ontem ao meio-dia a questão pontual das faltas do fim de semana e, de volta para casa, caí na cama para dormir um pouco mais aliviado. Voltei pra Internet já no término da noite desta segunda-feira e direto para editar as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" desta terça, por isso que falei de ir em frente do jeito que é possível e porque a rotina prossegue. Tenho mensagens no e-mail e no Twitter que ainda não li e que deixei para ver e responder ao longo do dia de hoje, mas desde já agradeço a todos que contataram e vou retorná-los.

Noitada cheia pela Série B

Mais uma terça-feira com 10 partidas, metade delas às 7 e meia da noite e outra metade aos 10 pras 10.

Na primeira sessão, destaque absoluto para a líder Chapecoense saindo para visitar um Ceará que flerta muito com a zona de rebaixamento. Querendo prosseguir na cola dos primeiros colocados e com Ricardo Drubscky estreando na casamata após a demissão de Arthurzinho depois da derrota pro Icasa, o Joinville é mandante com o intermediário Boa Esporte como adversário. Também no meio da tabela estão Oeste e Guaratinguetá, duelo de paulistas do interior. É o mesmo com o Atlético Goianiense, que vai à ilha encarar um Avaí que tentará deixar as últimas posições. Objetivo comum tem o América de Natal ao receber o ASA, que tá bem pertinho dele.

Na segunda sessão, o Palmeiras vai ao Pacaembu pegar o Icasa, que tá na metade da classificação. Também na zona de acesso, o Sport está em Minas Gerais para jogar contra o América, num jogo que tem cara de ser bem interessante. Opostos frente a frente em Belém, quando um Paysandu na rabeira e sem treinador depois de Givanildo Oliveira deixar o clube após os 3 x 0 levados no sábado diante do ABC agora encontrar um Figueirense que está em quarto lugar neste momento. O Paraná vai a SP enfrentar um Bragantino atrás dele, mas nem tanto assim. Por fim, mais um jogo onde vencer é necessário pois São Caetano e ABC estão lá no fundão.

Palpites da coluna para esta 11ª rodada da Série B: Ceará 0 x 2 Chapecoense, Avaí 0 x 0 Atlético Goianiense, Joinville 2 x 0 Boa Esporte, América de Natal 1 x 1 ASA, Oeste 1 x 1 Guaratinguetá, América Mineiro 2 x 2 Sport, Palmeiras 3 x 0 Icasa, São Caetano 0 x 0 ABC, Bragantino 1 x 2 Paraná e Paysandu 1 x 1 Figueirense.

Começa a Copa Sul-Americana

Uma semana após o fim da Libertadores, tem início da "Série B da Conmebol", com fases preliminares que são cheias de clubes do segundo e terceiro escalões - mas com uns que outros mais conhecidos e relevantes.

Um deles é o Atlético Nacional de Medellín, que visita esta tarde o Inti Gas. Quem passar desta ida e volta terá pela frente Guaraní do Paraguai ou Oriente Petrolero. Deste novo confronto sairá o adversário do classificado de Portuguesa x Bahia. Mais uma equipe muito conhecida, sobretudo recentemente: a Universidad de Chile, que começa o torneio fora de casa contra o Real Potosí. Adversário do Atlético Mineiro na recente Libertadores por estar na mesma chave dele e do São Paulo, o The Strongest vai ao Paraguai jogar contra o Nacional.

Outro jogo com um time que pode cruzar com um brasileiro é Itagui x Juan Aurich. O classificado duelará com Blooming ou River Plate do Uruguai. Daí sairá o adversário de Vitória ou Coritiba. Também nesta terça-feira, a agenda aponta Liga de Loja x Deportivo Lara e Trujillanos x La Equidad. E tem mais jogos amanhã e na quinta.

Curtinhas

*Cinco derrotas seguidas são capazes de derrubar até um treinador campeão brasileiro. Abel Braga foi mandado embora pelo Fluminense, que ainda não tem um substituto definido e que amanhã enfrentará o Cruzeiro no Rio. Claro que sobraria apenas para ele, mas todo o próprio time não esteja bem em comparação ao ano passado.

*Três jogos do Brasileirão fará o Botafogo em Brasília: Goiás, dia 10; Flamengo, dia 13/10; e Vasco, dia 20/10.

*Gustavo Vieira de Oliveira, filho de Sócrates e sobrinho de Raí, é o substituto de Adalberto Baptista na gerência executiva de futebol do São Paulo. Vamos ver se ele consegue dar novos e melhores ares a uma direção que se mostra muito problemática, ainda mais sendo Juvenal Juvêncio o presidente que é, embora uma figuraça - claro que especificamente para quem gosta de personagens folclóricos e não de dirigentes sérios e qualificados.

*São Paulo, que chegará da excursão a Alemanha, Portugal e Japão no dia 9 e que tem marcado para dia 10 o jogo contra a Portuguesa. É muito apertado, há de se convir. Por isso mesmo, a direção pedirá que o encontro paulistano passe para domingo, dia 11. Não é impossível esta troca por um detalhe: embora Corinthians x Vitória esteja marcado para o mesmo dia 11 e não dê para dois grandes jogarem no mesmo dia até por precaução, dá para antecipar esta partida para sábado pois, na rodada anterior do meio de semana, ambos jogarão na quarta.

*Só que outro detalhe pode atrapalhar esta vontade são-paulina: Corinthians x Vitória é uma das partidas com TV aberta no dia 11 (é a regionalizada da rodada, que será exibida na Bahia). Será que a Globo topará essa?

*Primeiro, foi aquilo de alguns colorados que coagiram Elano quando ele voltou do Rio de Janeiro bem na hora em que tinha chegado o repatriado Alex. Depois, isso do incidente entre integrantes da organizada Geral do Grêmio e a Brigada Militar antes do jogo com o Fluminense. Com tudo isso, a conversa por aqui é sobre torcida única no Gre-Nal do próximo domingo, na Arena - e se assim será em um, fatalmente fariam no outro, que não se sabe se acontecerá no Centenário, no Estádio do Vale ou onde quer que seja. Não posso achar isso bom.

*Peças ruins têm em tudo na vida e torcida de futebol tá cheia delas, todas elas. Ainda acho que melhor seria um plano de combate aos violentos que compõem torcidas organizadas ou que mesmo vão sozinhos ou em bando aos estádios para não ser necessário isso da torcida única, as forças policiais quero crer que são competentes para pensar em algo assim. E mesmo elas não podem abusar igual vimos que ocorreu neste domingo. Quando torcida única vira solução, as pessoas de bem são derrotadas. A maioria perde. Ainda tomo elas por maioria.

*Decidiram que não vai ter Copa Paraíba neste ano pois não conseguiram um mínimo de quatro clubes inscritos e, com isso, o segundo representante do estado na Copa do Brasil de 2014 será o Treze, vice-campeão de 2013. Ele e o campeão Botafogo serão os paraibanos na próxima edição. Confusão igual a deste ano por causa dessa bendita Copa Paraíba não teremos (lembrem da indefinição sobre o Coritiba pegar CSP ou Sousa).

*O Barcelona fará hoje o amistoso contra o Lechia Gdansk que era para ter ocorrido há alguns dias, mas que foi cancelado quando o clube espanhol ficou sem clima para jogar devido à saída de Tito Vilanova para combater o câncer que possui. Gerardo Martino estreará no Barça e Neymar deverá entrar no segundo tempo.

*Saldo final de cinco amistosos do Manchester United na Ásia: dois vencidos, dois perdidos e um empatado. O último deles foi vencido por 5 x 2 sobre o Kitchee, em Hong Kong, na manhã desta segunda no nosso horário.

*Esta é a primeira rodada do Campeonato Italiano 2013/2014, entre 24 e 25 de agosto: Sampdoria x Juventus, Torino x Sassuolo, Internazionale x Genoa, Verona x Milan, Lazio x Udinese, Livorno x Roma, Napoli x Bologna, Fiorentina x Catania, Parma x Chievo e Cagliari x Atalanta. A competição terminará em 18 de maio.

*Futebol equatoriano de luto com a morte do atacante "Chucho" Benítez, aos 27 anos, de infarto. Ele jogava no Al-Jaish, do Qatar, e atuou nos 2 x 0 sobre o Qatar Sports Club, um dia antes de falecer. Benítez defendia a seleção equatoriana desde 2006, naquele mesmo ano disputando a Copa do Mundo. Um caso tristíssimo!

*César Cielo medalha de ouro nos 50 metros borboleta e Felipe Lima bronze nos 100 peito, triunfos brasileiros de segunda-feira nas provas de natação do Mundial de Esportes Aquáticos. O bi de Cielo veio com 23s01, contra 23s05 do americano Eugene Godsoe e 23s11 do francês Frederick Bousquet. Já o bronze de Felipe chegou com 59s65, atrás dos 58s97 do sul-africano Cameron Van der Burgh e dos 58s79 do australiano Christian Sprenger.

*Sob a justificativa de "pensar na natação brasileira" (mas que pode evidentemente dar margem a outras ideias sobre o que apenas agora causou esta mudança de decisão), o governador fluminense Sérgio Cabral anunciou que não vão mais demolir o Parque Aquático Júlio Delamare. Ao mesmo tempo, vão discutir a tal demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros, que era certa e agora não é mais. Boas notícias para nosso esporte.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Semana com mudanças na madrugada da Rádio Globo. Uma delas: o "Planeta Rei", do Beto Brito, agora entra à meia-noite para São Paulo e Belo Horizonte, e à 1h para o Rio de Janeiro pois, à meia-noite, David Rangel faz "O Melhor da Rádio Globo", que reapresenta trechos da programação veiculada durante o dia. A outra é às 5h, quando SP e BH escutam o "Globo Estrada", do Pedro Trucão, e o RJ seguia com Jorge Luiz. Agora não é uma terceira hora extra do "Bom Dia Globo" e sim um novo programa chamado "Acorda, Rio!", das 5 às 6.

*Diante destas alterações causadas principalmente pela liderança inconteste da Tupi no Rio de Janeiro, a Globo agora forma rede total de segunda a sexta nestas faixas: da 1h às 5h ("Planeta Rei" e "Bom Dia Globo"), das 6 às 10h ("Show do Antônio Carlos" e "Momento de Fé") e das 13h às 15h ("Boa Tarde Globo").

*Surpreendente e de enorme repercussão durante esta segunda-feira, a entrevista exclusiva com Papa Francisco era sabida por pouquíssima gente até na Globo. Leio no Flávio Ricco que ela ficou engavetada por três dias e só anunciada durante o "Domingão do Faustão", depois que o pontífice começou sua viagem de volta pro Vaticano.

*Gérson Camarotti contou no "Estúdio i", da Globo News, que o Vaticano não queria que ele realizasse esta entrevista e que a obteve através de outras fontes, além de Francisco consultar alguns integrantes brasileiros da igreja católica. Desde ainda a renúncia de Bento XVI o jornalista disse que a emissora tentava esta entrevista. Bom, não só ele a conseguiu, como ainda ela passou na TV Globo. Sai valorizadíssimo disso tudo o Camarotti.

*Leio no Lauro Jardim que o "Fantástico" não chegou a marcar uma audiência tão grande em São Paulo mesmo com este material raríssimo: 21 pontos. É que na mesma faixa a Record estava com o "Domingo Espetacular" e passou algo que tanto interessou a muitos paulistanos que rendeu 12 pontos: uma entrevista da Tina Roma com Tony Salles, marido de Scheila Carvalho, que está participando da "Fazenda" e que é acusado de tê-la traído.

*Têm coisas que para a maioria não interessam, mas que gosto de saber a título de curiosidade. Diferenciações nas programações das televisões, por exemplo. As madrugadas da Globo depois que "Telecurso" e "Globo Rural" passaram a começar 15 minutos mais cedo para SP em relação à rede nacional devido ao "Bom Dia SP" iniciar às 6h15 para competir com o "Balanço Geral SP: Manhã" (que a Record então puxou pras 6h10) é uma delas.

*Nesta madrugada, a "Sessão Brasil" acabou às 3h40 e teve diferenciação. A rede nacional e a parabólica foram de "Corujão", que mostrou o filme "O Amante", com Liam Neeson e Antonio Banderas. Já SP assistiu o seriado "Destino Final: Palm Glade", a série "Os Feiticeiros de Waverly Place" e um desenho de "Faísca e Fumaça". Desta maneira, o "Telecurso" começou às 4h50 para os paulistas e às 5h05 para todo o Brasil.

*Peguei a dica do fórum do NaTelinha: não apenas o SBT reprisará em breve a novela mexicana "Rebelde", como ainda provocou a Record ao colocar o selo "original" junto do nome dela em chamada que acompanham aqui (postagem de fabioluizmends) e que foi ao ar na semana passada. A saber em qual horário vão encaixá-la. Só falta ser no fim de tarde para fazer os adolescentes deixarem ele na frente do "Cidade Alerta".

*Leio no Flávio Ricco que a Record praticamente concluiu o processo de reestruturação e que, se acontecerem demissões a partir de agora, serão em casos pontuais e não em massa, como vinham acontecendo até aqui.

*Leio na Mônica Bergamo que o Dr. Robert Rey não só negocia um novo programa com a RedeTV! e quer trocar o nome do atual de "Dr. Hollywood" para "Dr. Beverly Hills", como inventou de querer seguir carreira política. Não bastasse isso, saca só: ano que vem, ele quer concorrer à Câmara dos Deputados em SP; em 2018, quer tentar o Senado pelo Acre; e mais à frente, a Presidência da República. Teremos o "Bolsa-Cirurgia" um dia, é isso?

*A Viacom informou que a MTV vai acabar na televisão aberta após mais de duas décadas no ar desta forma aqui no Brasil e será relançada em outubro apenas em canal fechado. Frequências livres no UHF em breve, então - entre elas o canal 14 daqui de Porto Alegre, pelo qual ainda posso acessá-la por estar fora da grade da Sky.

*Das datas do dia: completa 20 anos hoje a morte de Paulette, ator, humorista e membro do grupo carioca Dzi Croquettes, que nasceu em 1952. As cenas dele dançando com Sônia Braga em "Dancin' Days" são marcantes. Assista aqui (postagem de calulinho) outro número de dança dele junto com Carlinhos Machado e Heloísa Millet em 1979, na Globo, para o "Fantástico". No comecinho e no fim, toca uma versão de "That's The Way of The World", original do Earth, Wind & Fire. Na segunda metade do vídeo, a trilha sonora que o trio dança é a base instrumental de "It's Ecstasy When You Lay Down Next To Me", mais uma preciosidade de Barry White.

*Em tempos de Atlético Mineiro rumo ao Mundial de Clubes, um ator nascido na marroquina Casablanca chega hoje aos 65 anos: Jean Reno, que se mudou para a França com 7 anos de vida. Ele é visto em filmes como "O Profissional", "Missão Impossível" e "A Pantera Cor-de-Rosa" (a refilmagem com Steve Martin).

*Para fechar, dois aniversariantes de seriados de comédia. Um é Terry Crews, que completa 45 anos e que foi o pai de "Todo Mundo Odeia o Chris" entre 2005 e 2009, além de estrelar "Já Chegamos?" desde 2010. Curioso: ele jogou futebol americano e atuou por seis anos na NFL na década de 90. Outro parabéns do dia é para Lisa Kudrow, que chega aos 50 anos e que, embora vista em filmes como "Máfia no Divã" e "Bilhete Premiado", está eternizada mesmo pela Phoebe de "Friends", interpretada entre 1994 e 2004. Antes ainda deste sucessaço, ela já tinha pintado bem como a garçonete Ursula em "Louco Por Você" - Ursula, que depois pintou em "Friends".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Victória

Bruna Victória, apresentadora do Esporte Interativo, que é vista todos os fins de tarde no "Conexão Nordeste". Lindindona que faz a alegria de Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Piauí, Maranhão e outros estados também.

Agora, sim, a Sky mudou

Inicialmente, era para isso acontecer no dia 10 deste mês. Demorou três semanas, mas agora sim aconteceu a alteração nos números de diversos canais da operadora, com vários reunidos por gênero: abertos, noticiosos, esportivos, Globosat, variedades, filmes e daí por diante. Além disso, três novos canais em versão SD entraram na grade desta operadora: +Globosat no 34, Off no 36 e Bis no 88. Por enquanto é apenas isso de novidade, sem aquilo de agregar canais abertos considerados obrigatórios pela nova lei da Anatel, como Record News, CNT e Rede Brasil (RBTV). Para quem perdeu em coluna anterior, repriso abaixo a mudança nos canais da Sky:

Arte 1 do 101 para o 183
BandNews do 98 para o 25
Boa Vontade TV do 23 para o 20
Canal Brasil do 66 para o 55
Canal Rural do 105 para o 159
Canção Nova do 24 para o 163
Cartoon Network do 90 para o 101
Cine Sky do 161 ao 173 para do 188 ao 199
Cine Brasil TV do 102 para o 184
CNN do 100 para o 24
Combate do 135 para o 33
Discovery Home & Health do 36 para o 90
Discovery Kids do 89 para o 99
Disney XD do 93 para o 96
E! do 33 para o 92
Eventos e jogos de futebol do 136 para o 127
Fox Life do 32 para o 93
Glitz* do 31 para o 94
Gloob do 87 para o 98
Investigação Discovery do 34 para o 82
Mosaico de jogos de futebol do 119 para o 120
NBR do 146 para o 168
Nickelodeon do 92 para o 100
Play TV do 86 para o 181
Rá-Tim-Bum do 94 para o 102
RedeTV! do 22 para o 16
Rede Vida do 20 para o 162
RIT TV do 6 para o 161
Sony Spin do 83 para o 87
SporTV3 do 139 para o 37
SuperMix do 16 para o 182
TBS do 82 para o 84
Telecine Cult do 68 para o 66
Terra Viva do 104 para o 158
The History Channel do 55 para o 54
Tru TV do 54 para o 83
TV Brasil do 116 para o 166
TV Câmara do 113 para o 165
TV Cultura do 114 para o 160
TV Escola do 112 para o 164
TV Justiça do 117 para o 167
TV Novo Tempo do 14 para o 141
TV Senado do 118 para o 169
VH1 do 84 para o 86
Viva do 37 para o 35
Woohoo do 103 para o 31

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: e-mails enviados ontem serão reunidos aos remetidos hoje para publicação na edição de amanhã.

Clipe do Dia

De aniversário nesta terça-feira a cantora inglesa Kate Bush, 55 anos. Ela ficou famosa em 1978 ao lançar este temaço aqui: "Wuthering Heights", que tornou música no álbum "The Kick Inside" a história clássica do romance "O Morro dos Ventos Uivantes". Em 1980, outro grande momento foi "Babooshka", do disco "Never For Ever". Assistem aqui uma apresentação dela, de vestido vermelho ao lado de um violoncelo, que é uma loucura. Por fim, em 1986 ela fez com Peter Gabriel este lindo dueto aqui: "Don't Give Up", que ele incluiu no disco "So".

Arremate

Terça-feira de Lyon, PSV Eindhoven e Zenit em mais uma fase preliminar da Liga dos Campeões da UEFA.

"24 Horas" volta depois que soubermos se Hulk terá feito gol pro Zenit diante do Nordsjaelland!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.