.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 27 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 306
Mais um fim de semana de Brasileirão

Dez jogos, sendo três hoje (dois às 6 e meia e um às 9) e sete amanhã (quatro às 4 e três às 6 e meia).

A nona rodada começa na ponte aérea. Enquanto no Rio de Janeiro o Vasco volta a ter Juninho Pernambucano na Colina diante do Criciúma em um encontro de intermediários, em São Paulo acontece um jogo de times que vão muito mal na competição. Portuguesa x Atlético Paranaense promete homenagens antes da bola rolar, pois foram dois clubes defendidos por Djalma Santos, falecido nesta semana. O Furacão tentará sua primeira vitória sobre a Lusa no Canindé em Brasileirões, já que perdeu cinco vezes e empatou uma. À noite, a Ponte Preta precisa de reabilitação em Campinas e jogará contra o Santos, que vai evoluindo e tem uma gurizada que manda bem.

No domingo, dupla Gre-Nal em campo à tarde. Fora daqui, o Internacional sem o suspenso D'Alessandro visita o lanterna Náutico, que bem sabemos não atuar mais nos Aflitos e sim na Arena Pernambuco. Aqui, em domingo de celebração pelos 30 anos da conquista da primeira Libertadores, o Grêmio quer marcar a ocasião com vitória sobre o Fluminense, que vem em descendente e não contará com Fred, o que é uma atração a menos pra tarde e um benefício a mais pros donos da Arena. Simultaneamente, dois clássicos. O de Belo Horizonte é um pouco esvaziado pois o Atlético vem da ressaca do título da América e terá reservas contra o Cruzeiro, mas nada que torne menos atrativo o jogo pois a rivalidade sempre vale a pena. Agora, promete pegar fogo é o embate em que o São Paulo tentará evitar a nona derrota seguida contra um Corinthians que colaborou para isso na Recopa.

O terceiro e último clássico da rodada é no Maracanã e terá frente a frente Flamengo e Botafogo. Na noite dos 100 jogos de Oswaldo de Oliveira no comando técnico, o Fogão tentará cortar um barato duradouro do Mengão: invencibilidade de 20 jogos em 13 anos nos Campeonatos Brasileiros. Chegou a vez de quebrar essa escrita? Ao mesmo tempo, a dupla Ba-Vi estará em campo. O Bahia receberá o Goiás, do parrudo artilheiro Walter "Tufão", e o Vitória vem ao Sul, mais precisamente às araucárias, onde duelará com um Coritiba sem Deivid, contundido.

Os dez chutes da coluna nesta rodada são estes: Vasco 2 x 1 Criciúma, Portuguesa 0 x 0 Atlético Paranaense, Ponte Preta 0 x 2 Santos, Grêmio 3 x 1 Fluminense, Corinthians 2 x 0 São Paulo, Náutico 0 x 1 Internacional, Cruzeiro 2 x 2 Atlético Mineiro, Coritiba 2 x 1 Vitória, Flamengo 2 x 2 Botafogo e Bahia 1 x 1 Goiás.

Os destaques da Série B

Com dobra a nada diante do Oeste, o Sport chegou às quatro vitórias seguidas e hoje torce pela Garça do Vale se quiser acabar a rodada da semana dividindo a liderança. Já Argel Fucks estreou com o pé direito no América de Natal, que foi ao Centro-Oeste e bateu o Atlético Goianiense para obter sua segunda vitória na competição.

Seis jogos completam a rodada neste sábado. Com camisas alusivas a Djalma Santos usadas pelos jogadores quando entrarem em campo, o Palmeiras visita o Guaratinguetá. Também na sessão das quase 4 e meia, o Sul recebe outro encontro de paranaenses versus nordestinos: Paraná x Ceará. Ainda têm duas partidas regionais, uma delas entre os mineiros Boa Esporte e América, a outra com os catarinenses Chapecoense e Avaí. Às 9 da noite, o Figueirense recebe o São Caetano precisando levantar o moral depois da eliminação nos pênaltis nesta semana de Copa do Brasil, enquanto o ABC tentará sair da seca na Frasqueira e o Paysandu quer mantê-la.

O primeiro grande jogo

O Bayern de Munique, que agora mais do que nunca atrairá olhares dos brasileiros depois que o Atlético Mineiro conquistou a Libertadores e é impossível tirar do imaginário alvinegro um pensamento em uma decisão Galo x Bayern, pode ganhar hoje seu primeiro título sob o comando de Josep Guardiola. É a Supercopa da Alemanha, que marca o início da temporada 2013/2014, contra o Borussia Dortmund, num "revival" da decisão da última Liga dos Campeões da UEFA. Um prataço cheio para a Europa começar mais um ano de atividades. E praticamente simultâneo, pois iniciado meia hora antes, teremos um belo amistoso: Real Madrid x Paris Saint Germain.

Curtinhas

*O caminho dos brasileiros na Copa Sul-Americana depois da fase doméstica será este: quem passar de Sport x Náutico enfrentará o ganhador de Montevidéu Wanderers ou Libertad x Mineros de Guayana ou Barcelona de Guayaquil; o vencedor de Bahia x Portuguesa terá pela frente o vencedor de Guaraní do Paraguai ou Oriente Petrolero x Inti Gas ou Atlético Nacional de Medellín; o classificado de Coritiba x Vitória jogará contra quem passar de Blooming ou River Plate do Uruguai x Itagui ou Juan Aurich; e o triunfante de Criciúma x Ponte Preta confrontará o bem-sucedido de El Tanque Sisley ou Colo-Colo x Deportivo Pasto ou Melgar.

*No começo dos anos 2000, a Globo contratou muita gente que fazia sucesso na concorrência. Tirou Ana Maria Braga da Record, Luciano Huck da Bandeirantes e Serginho Groisman e Jô Soares do SBT, dando um jeitinho de acomodar todos eles, mas principalmente desfalcando as emissoras rivais. Por que raios lembro disso? Porque o Ceará deu uma de Globo ao contratar junto ao ASA o atacante Léo Gamalho, que este ano encontrou o Vozão em cinco partidas e marcou cinco vezes, uma delas na semifinal da Copa do Nordeste. Não é a mesma coisa?

*Cinco jogos, nenhuma vitória. Resultado: Marcelo Rocha não é mais técnico do CRAC. O Santos derrubou ele.

*Existiriam dois árbitros de futebol chamados Flávio Henrique Coutinho Teixeira em Minas Gerais? Somente isso explicaria uma gafe monstruosamente inacreditável aprontada pela CBF, que divulgou a arbitragem da Série D no fim de semana e colocou ele em duas partidas quase simultâneas de hoje: Araxá x Resende (16h), como quarto árbitro, e Botafogo de Ribeirão Preto x J. Malucelli (17h), como principal. Ninguém da CBF falou sobre isso.

*Lembram daquele carro sorteado num jogo do Campeonato Tocantinense, que apenas na terceira tentativa foi entregue? A história meio que se repete em um Estadual do Norte, desta vez em Rondônia. Foram sorteadas duas motos para torcedores que foram aos jogos da competição encerrada há dois meses, mas até agora nada. Se os ganhadores sorteados nas pelejas Vilhena x Pimentense (18 de abril) e Pimentense x Ariquemes (19 de maio) não aparecerem até 4 de setembro com os bilhetes, a Federação ficará com as motos. Bah!!!

*Mudando completamente de assunto: mais ouros para o Brasil no Mundial Paralímpico de Atletismo. Lucas Prado, que já tinha vencido os 200 metros, agora venceu os 100 metros categoria T11. Já Alan Fonteles outra vez acabou na primeira posição, vencendo os 400 metros na categoria T44 e marcando o recorde da competição: 48s58, baixando o índice anterior, do sul-africano Oscar Pistorius. Alan já tinha vencido 100 e 200 metros.

*Atletismo em Londres com mais uma etapa da Liga Diamante. Enquanto Fabiana Murer tirou o terceiro lugar no salto com vara ao marcar 4,63m, atrás dos 4,73 de Jennifer Suhr e dos 4,83m de Yarisley Silva, os 100 metros rasos foram vencidos por Usain Bolt com 9s85. Agora, é esperar pelo Mundial de Moscou, a partir do dia 10.

*Manhã deste domingo com a Fórmula 1 correndo na Hungria, restrita à televisão fechada e mesmo com menos opções no rádio devido ao último dia do Papa Francisco no Brasil. Lewis Hamilton larga na pole position e tem logo atrás dele Sebastian Vettel. Segunda fila com Romain Grosjean e Nico Rosberg, terceira com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, quarta fila com Felipe Massa e Daniel Ricciardo, e quinta com Sergio Perez e Mark Webber.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que outra vez uma viatura da Record foi destruída por vândalos infiltrados em um manifesto, o desta ocasião ocorrido ontem em São Paulo e que apoiava os protestos realizados no Rio de Janeiro contra o governador Sérgio Cabral. O Mídia Ninja informou que o carro da emissora foi quebrado, apedrejado e incendiado de início, mas os funcionários da Record e trabalhadores de lojas próximas controlaram o fogo. Eita nóis...

*Mudando completamente de assunto: colunista de "celebridandos" do jornal O Dia e causador de um barulhão daqueles a cada notícia de famoso que lança, Léo Dias foi contratado pela RedeTV! e participará do "TV Fama".

*Leio no UOL que o último capítulo da versão brasileira de "Carrossel", exibido ontem das 21h às 21h50, somou expressivo índice prévio no "Ipobre" de Sampa City: 14 pontos de média e 17 de pico, contra 27 da Globo e 7 da Record. Talvez de olho grande no inegável sucesso da novela, o SBT resolveu manter um pouco dela no ar após seu fim. Nesta segunda, às 18h20, estreará o "Clube do Carrossel", programa infantil onde algumas crianças que fizeram alunos da Professora Helena farão brincadeiras e chamarão desenhos clássicos como "Corrida Maluca", "Tom & Jerry" e "Papa-Léguas". Ele ocupará o lugar de "As Visões da Raven" e, salvo alguma mudança que não se saiba, não será para 100% da rede, já que as TVs Alterosa (MG) e Aratu (BA) tem grades locais no horário.

*Devido ao VT da Fórmula 1 quase à meia-noite neste domingo, além do "Domingo Maior", também não passarão os programas semanais noturnos das afiliadas da Rede Globo ("Teledomingo", "Lance Final" e "Estúdio SC" pela RBS, "Revista RPC", "+ Diário", "De Ponta a Ponta" na TV TEM, "Papo Vanguarda", "MG Esporte Clube" na Globo Minas, "Lance Final" na Globo Nordeste, "Rede Bahia Revista" e "Destaque VM"). Só voltam semana que vem.

*Explicada a ausência de Dirceu Rabelo nas chamadas da Globo: está de férias, leio no Flávio Ricco. Só isso.

*Deveria ser nacional, mas será apenas para todas as emissoras na Região Nordeste. É um programa especial que a Rede Globo mostrará para homenagear Dominguinhos, que será exibido às 14h40, no lugar do "TV Xuxa".

*Outra homenagem ao sanfoneiro falecido nesta semana vai ao ar na virada deste sábado para domingo, à 0h15, na TV Cultura de São Paulo: um "Ensaio" gravado por ele em 1990, onde falou da sua vida e tocou sucessos.

*A saideira: apenas ontem tive uma dimensão ainda mais real dos seríssimos machucados que Beatriz Segall teve em seu rosto após cair por tropeçar em um buraco numa calçada no Rio de Janeiro, concedida por ela foi uma entrevista para reportagem do "Hoje em Dia", da Record, sobre os riscos que calçadas mal preservadas oferecerem para os pedestres. Seria bom que este caso - felizmente não tão grave quanto poderia ser -, ainda mais ocorrido com uma dama das artes como ela, possa servir para conscientizar sobre este grave problema, que não existe apenas no Rio, mas sim em tudo quanto é cidade, sobretudo nas maiores.

*Serve um exemplo pessoal meu? Não vou lembrar o ano, se foi 2008 ou 2009, mas eu estava no Centro daqui de Porto Alegre e, avistando conhecidos no Largo Glênio Peres, resolvi correr atrás deles. Para meu azar, acabei machucando o pé por pisar em um buraco - e, se eu não o tiro na fração exata de segundo, ele teria torcido e o prejuízo seria ainda maior. Mesmo assim, as dores foram enormes e tive que voltar para casa no sacrifício, tendo que pegar na base da superação uma condução caminhando dali até a parada dela (um pouco por erro meu de não pedir às pessoas uma ajuda para eu me locomover e não forçar o machucado). Levei uns dois ou três meses com o pé direito muito prejudicado, guardadas as devidas proporções, por algo igual ao ocorrido com a Beatriz.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Gattaz

Carol Gattaz, jogadora do Vôlei Amil de Campinas e constante na seleção brasileira há bastante tempo. A bonitona aí está de aniversário hoje, 32 anos.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Parabéns ao Atlético pelo título merecido da Libertadores. Sofreu mais do que o esperado, pois foi apontado como favoritaço ao título após as cinco vitórias na fase de grupos. E o Olimpia foi heróico pois chegou à final com o orçamento que tem e vários meses de salários atrasados. O Atlético é inferior ao Bayern, mas não como o Santos era ao Barcelona e sim mais próximo ao Corinthians contra o Chelsea. *** Por que este ano a janela de transferências fechou em 21 de julho para jogadores de fora e só no dia 31 fecha para contratações aqui do Brasil? Não entendi essa." (Fernando Clemente)

"Estive na final da Libertadores. Cheguei no entorno do Mineirão por volta das 17h e já dava para ver a desorganização com o estacionamento fechado e uma fila quilométrica de carros. Milhares de atleticanos soltando bombas e fogos, mais do que em qualquer São João do Nordeste. Entrei no estádio duas horas antes de começar o jogo e achei a entrada de fácil localização. Na hora, não havia tumultos. Fila grande, mas rápida, foi para pegar o famoso tropeiro. Então, fui para os assentos - que, ao contrário da Copa das Confederações, estavam sem organização alguma de marcação de lugares, como previa o ingresso. Achei estranho só os goleiros se aquecerem em campo. Os times já entraram em campo prontos para o início da partida e não teve o Hino Nacional, mas sim um guitarrista tocando 'Ode à Alegria', de Beethoven. O telão do estádio também não achei bom, pois não tinha o tempo de jogo e não mostrava replays. No lance em que Ferreyra escorregou, como eu estava atrás do gol, fiquei com a impressão de que Victor o havia desarmado. No segundo gol, vieram as primeiras lágrimas e o coração batia tanto que quase saiu pela boca. Dava pro Galo ter matado o jogo na prorrogação pois o Olimpia estava cansado. Também por estar atrás do gol em que foram batidos os pênaltis, não percebi que Victor se adiantou. Quando Gimenez acertou a trave, o barulho da torcida era tanto que mal dava para ouvir o hino do Galo dos alto falantes. Cantamos 'Vou Festejar', ironizamos Paulo Roberto Martins e o apelido de 'cavalo paraguaio' dado por ele. Durante a partida, devo ter gritado umas 500 vezes 'eu acredito!'. Um dia emocionante e inesquecível, para entrar para a história. *** Os torcedores que entraram no campo durante a premiação estavam com crachás autorizando sua entrada e um deles foi provocar a torcida do Olimpia e levou dois chutes de jogadores paraguaios, mas a segurança interveio logo. Das arquibancadas não pulou ninguém, pois tinha um fosso de dois metros de largura separando ela do campo e ainda um fortíssimo esquema de segurança com inúmeros policiais, seguranças privados e cachorros. Em comparação à Liga dos Campeões, foi uma várzea. Seria melhor que só jogadores e comissão técnica comemorassem no gramado. *** Você não citou que o Palmeiras também perdeu a Libertadores de 2000 nos pênaltis e não colocou 'Vou Festejar', com Beth Carvalho, no 'Clipe do Dia'." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: distração minha, apenas e tão somente isso. E segundo: confesso que conheci esta música apenas na hora da comemoração mesmo e talvez eu devesse colocá-la mesmo, mas na hora também me distraí e preferi ficar somente nos registros habituais das datas do dia.

"A Federação Pernambucana não gostou de Náutico x Sport porque, obrigatoriamente, um time do estado cairá fora da Copa Sul-Americana. No entanto, se não se enfrentassem, acho que nenhum dos dois se classificaria. Mais vale uma vaga na mão do que duas voando. *** Essa parceria do Atlético Paranaense com o Duque de Caxias deve ter o mesmo fim daquela do Tricolor da Baixada com a Cabofriense: virará pizza. Mas o CAP não pode disputar o Estadual do Rio nem com essa 'maquiagem'. É um absurdo! *** O dia em que 'Saramandaia' não deveria passar era justamente a quarta-feira, ainda mais neste segundo semestre, cheio de mata-matas no futebol. Segunda-feira, depois da novela das 9, era uma boa." (Leonardo Dantas)

Clipe do Dia

Há 30 anos hoje completados, chegava o primeiro disco daquela que se tornaria a rainha do pop para sempre. Intitulado "Madonna", o álbum foi para as lojas em 27 de julho de 1983 e relançado como "The First Album" em 1985, após o sucesso de "Like a Virgin". Separei quatro destaques deste LP: esta aqui é "Everybody", que entrou na trilha sonora da novela "Final Feliz", da Globo; esta aqui é "Borderline"; esta aqui é "Holiday", cuja parte instrumental lembro que a TV2 Guaíba usava há muitos anos em vinhetas e chamadas do programa "Medicina e Saúde", do Dr. Abraão Winogron; e esta aqui é "Lucky Star", minha favorita deste disco.

Arremate

Os tempos continuam bicudos e a crença no amanhã melhor persiste. Mas enche o saco tanto sofrimento.

"24 Horas" volta rezando aos deuses para que um dia este período difícil acabe para sempre!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.