PAPO DE BOLA: O SITE - JOGUE JUNTO COM ESTE TIME

.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 19 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 298
O que vem aí na Copa do Brasil

Depois de Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Goiás e Cruzeiro na quarta-feira, ontem foi a vez do Luverdense confirmar presença na próxima fase ao ganhar do Fortaleza por duas proezas a uma, tudo ainda na etapa inicial. Como a partida de ida acabou sem gols, qualquer empate com bola na rede servia para os cearenses. Mesmo assim, os matogrossenses é que confirmaram uma presença histórica para o futebol deste estado no torneio.

Os últimos quatro classificados serão definidos no próximo meio de semana, com sorteio dos confrontos feito na quinta-feira pela CBF. Uma informação muito importante: os 16 times foram divididos em dois blocos de oito para daí saírem as oitavas-de-final. De um lado, estarão os cinco representantes brasileiros na Copa Libertadores além do Vasco dos dois melhores no ranking nacional de clubes entre os dez classificados da CB. Do outro, estão os demais times. O que isso representa? Que na próxima fase não será possível termos clássicos como Corinthians x Palmeiras, Fluminense x Vasco e Gre-Nal, mas um Atlético Mineiro x Cruzeiro sim.

Os dois blocos para o sorteio das oitavas da Copa do Brasil estão assim, viventes:

Bloco A - Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras (egressos da Libertadores), Vasco (que herdou a vaga do São Paulo por este ser o único qualificado tanto para Libertadores quanto para Sul-Americana), Internacional e Flamengo (os dois melhores no ranking de clubes dentre os 10 classificados da terceira fase).

Bloco B - Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Salgueiro, Santos ou CRAC, Botafogo ou Figueirense, Paysandu ou Atlético Paranaense e Ponte Preta ou Nacional (AM).

Exclusivamente nacional em 2013

Curiosidade: este ano é o primeiro do Internacional sem torneios continentais, apenas nacionais, desde 2002. Como ele passou pelo América Mineiro, não vai disputar a Copa Sul-Americana. É quebrado um hábito que teve esta sequência: a trieliminação da Sul-Americana entre 2003 e 2005; os títulos da Libertadores e do Mundial em 2006; o título da Recopa e a eliminação da Libertadores em 2007; os títulos da Copa Dubai e da Sul-Americana em 2008; o título da Copa Suruga, o vice da Recopa e a eliminação da Sul-Americana em 2009; o título da Libertadores e o terceiro lugar do Mundial em 2010; o título da Recopa, o terceiro da Copa Audi e a eliminação da Libertadores em 2011; e a eliminação da Libertadores em 2012. Não deixa de ser estranho diante do hábito deste período.

Os destaques da Série B

Duas partidas esta noite. Numa delas, o Paraná recebe o América de Natal. O Tricolor soma 12 pontos em oito rodadas e é sétimo colocado. O Mecão tem apenas 6 pontos e é o penúltimo. A outra porfia é entre São Caetano e Guaratinguetá. O Azulão é décimo segundo, com 12, e a Garça está em décimo sétimo, com 7.

Divisão de Acesso do Gauchão

A definição da última vaga para a elite em 2014 está totalmente em aberto, já que o Aimoré ganhou ontem em Santa Maria do Riograndense, mas por 3 x 2, o que não permite qualquer decreto por antecipação e promete uma disputa forte para a volta neste domingo, em São Leopoldo, na região metropolitana daqui de Porto Alegre.

Curtinhas

*O troféu da Libertadores chegou a Belo Horizonte nesta madrugada. De hoje até terça-feira, ele ficará exposto em uma área especial da Bridgestone (patrocinadora da Libertadores) no Mercado Central, das 7h às 19h.

*Deu no site: "Conmebol abre processo para investigar Olimpia por pedras atiradas contra Ronaldinho". Sabem qual a relevância desta manchete? Nenhuma. A Confederação Sul-Americana afrouxa para tudo. Sempre.

*O Grêmio programa homenagens para 28 de julho, dia dos 30 anos da conquista de sua primeira Libertadores e da partida contra o Fluminense, na Arena, pelo Brasileirão. Os campeões de 1983 participarão de um almoço no lounge da Tribuna de Honra do novo estádio tricolor, de uma sessão de autógrafos na loja Grêmio Mania e de uma coletiva para a imprensa, além de entrarem em campo a meia hora do enfrentamento tricolor pela Série A.

*O Internacional confirmou para Novo Hamburgo o jogo do dia 31, contra o Santos. É no Estádio do Vale que ele passará a mandar várias partidas, embora ele ainda atue de vez em quando no Centenário. Meu sentido egoísta vibrou. Agora, o pessoal que vem de fora do RS não ficará pouco ou mesmo deixará de passar aqui por Porto Alegre, o que me será bom pois não tenho condições de deslocamento até Caxias do Sul, eh, eh, eh...

*Lembram daquele enrosco na Série B do Campeonato Carioca envolvendo uma escalação irregular de jogador por parte do Goytacaz? O TJD/RJ puniu o clube de Campos com a perda de 6 pontos. O Goyta vai recorrer no STJD.

*Confirmado pelo Barcelona: será a camisa 11 que Neymar vestirá. Fiquemos no aguardo de sua estreia.

*Diziam que Robinho voltaria para o Santos. Nada se confirmou. Acabou que ele renovou com o Milan até 2016.

*Acordo feito pela Corte Arbitral do Esporte permitirá que Fenerbahce e Besiktas disputem competições da UEFA até uma decisão definitiva, que deve sair até o fim de agosto. Os dois clubes turcos foram suspensos há alguns dias por participarem de uma combinação de resultados. O Fener tá por jogar a Liga dos Campeões.

*Basquete: a NBA aprovou a volta do Hornets à cidade de Charlotte, deixando New Orleans após 11 anos pois o time desta cidade passará a se chamar Pelicans. Dono do Bobcats, Michael Jordan pleiteou o uso do nome e obteve êxito. Vem aí de novo os Charlotte Hornets no melhor basquete do mundo.

*Vôlei: sexta-feira decisiva para o Brasil na Liga Mundial. Para ser semifinalista sem apelar para a calculadora, tem que ganhar do Canadá por 3 x 0 ou 3 x 1, tudo isso porque os canadenses fizeram 3 x 2 na Rússia.

Prêmio Comunique-se 2013

O tradicional pleito que elege os melhores do jornalismo brasileiro no ano, promovido pelo site Comunique-se, divulgou ontem os 10 semifinalistas em cada categoria, definidos após votação em nomes à livre escolha de todos os cadastrados no portal, que são sempre os que definem os resultados. Agora, o cadastrado no C-se poderá escolher até três nomes dentre os 10 em cada categoria até 6 de agosto. Sairão, então, os três finalistas.

Não custa lembrar duas regrinhas básicas do Prêmio Comunique-se: ganhador de ano A não compete em ano B; e há o grupo chamado "Mestres do Jornalismo", daqueles que passaram a ser hors concours por vencerem em três disputas seguidas ou cinco alternadas. Observarei abaixo os semifinalistas em algumas categorias.

Apresentador de Rádio (Tatiana Vasconcellos ganhou em 2012; Heródoto Barbeiro e Ricardo Boechat são hors concours) - Carlos Alberto Sardenberg, Fabíola Cidral, Milton Jung e Roberto Nonato, todos da CBN; Eduardo Barão e Sheila Magalhães, ambos da BandNews FM; Haisem Abaki, da Estadão; José Paulo de Andrade e Rafael Colombo, ambos da Bandeirantes; e Joseval Peixoto, da Jovem Pan.

Apresentador de TV (Ricardo Boechat ganhou em 2012) - Adriana Araújo, da Record; Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade, ambos do SBT; Maria Cristina Poli, da Cultura; Mariana Godoy, da Globo News; Patrícia Poeta, Renata Vasconcellos, Sandra Annenberg e William Bonner, todos da Globo; e Ticiana Villas Boas, da Band.

Repórter em Mídia Eletrônica (Sônia Bridi ganhou em 2012; Caco Barcellos e Ernesto Paglia são hors concours) - Fábio Pannunzio e Rita Lisauskas, ambos da TV Bandeirantes; Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna, ambos da TV Record; Marcelo Canellas, Monalisa Perrone, Neide Duarte e Pedro Bassan, todos da TV Globo; Michelle Trombelli, da Rádio BandNews FM; e Roberto Cabrini, do SBT.

Jornalista Nacional em Mídia Eletrônica (Ricardo Kotscho ganhou em 2012; Zileide Silva é hors concours) - Alexandre Garcia, da TV Globo e de diversas rádios pelo país; Cristiana Lôbo, da Globo News e do G1; Dora Kramer, da Rádio BandNews FM; Fábio Pannunzio, da TV Bandeirantes; Fernando Rodrigues, da Rádio Jovem Pan e do UOL; Heraldo Pereira, da TV Globo; Kennedy Alencar, da RedeTV! e da Rádio CBN; Luiz Carlos Azenha, da TV Record e do site Viomundo; Miriam Leitão, da TV Globo, da Globo News e da Rádio CBN; e Ricardo Boechat, da TV Bandeirantes e da Rádio BandNews FM.

Jornalista de Economia em Mídia Eletrônica (Joelmir Beting ganhou em 2012) - Armando Pereira Filho, do UOL; Carlos Alberto Sardenberg, da TV Globo e da Rádio CBN; Celso Ming, da Rádio Estadão; Denise Campos de Toledo, do SBT e da Rádio Jovem Pan; Fátima Turci, da Record News; Flávia Oliveira, da TV Globo e da Globo News; José Paulo Kupfer, do Estadão Online; Luís Nassif, da Advivo; e Mara Luquet e Miriam Leitão, ambas da TV Globo, da Globo News e da Rádio CBN.

Jornalista de Cultura em Mídia Eletrônica (Gilberto Dimenstein ganhou em 2012; Lorena Calábria é hors concours) - Adriana Couto e Cunha Jr., ambos da TV Cultura; Carolina Ercolin, da Rádio Bandeirantes; Edney Silvestre, da Globo News; Jotabê Medeiros, do blog El Pájaro que Come Piedra; Marina Person, da TV Cultura e do Canal Brasil; Maurício Kubrusky, da TV Globo e da Rádio CBN; Miguel Arcanjo Prado, do R7; Terence Machado, da TV Brasil e da Rede Minas; e Zeca Camargo, da TV Globo e do G1.

Correspondente Brasileiro no Exterior em Mídia Eletrônica (Roberto Kovalick ganhou em 2012) - André Tal, da TV Record; Ilze Scamparini, Jorge Pontual, Marcos Losekann e Marcos Uchoa, todos da TV Globo; Luiz Megale e Sônia Blota, ambos da TV Bandeirantes; Marcelo Barreto, do SporTV; Milton Blay, das rádios Bandeirantes e BandNews FM; e Yula Rocha, do SBT.

Colunista de Notícia (Ricardo Boechat ganhou em 2012; ele e Mônica Bergamo são hors concours) - Ancelmo Gois e Ilimar Franco, ambos de O Globo; Felipe Patury, da Época; Flávia Oliveira, de TV Globo, Globo News e O Globo; Flávio Ricco, do UOL e de vários jornais pelo país; Jocélio Leal, de O Povo; Lauro Jardim, da Veja; Maria Cristina Frias e Vera Magalhães, ambas da Folha de S.Paulo; e Sônia Racy, de O Estado de S.Paulo.

Colunista de Opinião ou Articulista (Elio Gaspari ganhou em 2012; Arnaldo Jabor e Luís Fernando Verissimo são hors concours) - Alexandre Garcia, da TV Globo e de várias rádios pelo país; Carlos Heitor Cony, da Folha de S.Paulo e da Rádio CBN; Celso Ming, de O Estado de S.Paulo e Rádio Estadão; Clóvis Rossi, Eliane Cantanhêde e Jânio de Freitas, todos da Folha de S.Paulo; Dora Kramer, de O Estado de S.Paulo e Rádio BandNews FM; José Simão, da Folha de S.Paulo e da Rádio BandNews FM; Merval Pereira, de O Globo e GloboNews; e Miriam Leitão, da TV Globo, da Globo News, da Rádio CBN e de O Globo.

Colunista Social (Flávio Ricco ganhou em 2012; Mônica Bergamo é hors concours) - Amaury Jr., da RedeTV!; Bruno Astuto, da Época; Fabíola Reipert, do R7; Heloísa Tolipan, do Jornal do Brasil; Hildegard Angel, do portal homônimo; Joaquim Ferreira dos Santos e Patrícia Kogut, ambos de O Globo; Joyce Pascowitch, do Glamurama; Léo Dias, de O Dia; e Otávio Mesquita, da TV Bandeirantes.

Jornalista de Blog e Tecnologia (Ancelmo Gois ganhou em 2012) - Advivo, de Luís Nassif; Balaio do Kotscho, de Ricardo Kotscho no R7; Blog do Juca, de Juca Kfouri no UOL; Blog do Noblat, de Ricardo Noblat em O Globo; Blog do PVC, de Paulo Vinícius Coelho na ESPN Brasil; Blog do Sakamoto, de Leonardo Sakamoto no UOL; Blog do Tas, de Marcelo Tas no Terra; Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim; Tecnologia e Inovação, de Renato Cruz; e Viomundo, de Luiz Carlos Azenha.

Executivo de Veículo de Comunicação (Fernando Mitre ganhou em 2012; Mino Carta é hors concours) - André Luiz Costa, da Rádio BandNews FM; Ascanio Seleme, de O Globo; Carlos Henrique Schroder, da TV Globo; Douglas Tavolaro, da TV Record; João Palomino, da ESPN Brasil; Marcelo Parada, do SBT; Mariza Tavares, da Rádio CBN; Ricardo Gandour, do Grupo Estado; Sérgio D'Ávila, da Folha de S.Paulo; e Vera Brandimarte, do Valor Econômico.

A votação no Prêmio Comunique-se acontece clicando aqui. Categorias esportivas destaquei no "Papo de Mídia".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma aqui do Rio Grande do Sul: será lançado daqui a dois domingos (mas dá no mesmo dizer dia 28) o livro "RBS TV Santa Rosa 20 Anos: Histórias e Bastidores", de autoria de Lisiane Sackis, apresentadora regional do "Jornal do Almoço" e coordenadora desta emissora, que entrou no ar em 30 de agosto de 1992. O lançamento terá uma solenidade no Teatro do SESC às 19h30. Tomara que ela divulgue o livro também aqui em Porto Alegre.

*Leio no NaTelinha que a Record Minas reativou o "Direto da Redação", que tinha saído do ar quando da estreia do "Balanço Geral MG: Manhã". Mas agora o "Direto" não é um jornal e sim um boletim de um minuto e meio que entra seis vezes por dia nos intervalos, com apresentação alternada de Raquel Rocha e Hélverte Moreira.

*Também no NT, leio que a sede administrativa da Rede Globo no Rio de Janeiro foi atacada por vândalos que atiraram paus, pedras e coquetéis molotov. Foi durante um protesto que cerca de 100 pessoas fizeram na noite da quarta-feira contra o governador fluminense Sérgio Cabral. Não houve acompanhamento policial desta vez.

*Achei ter lido no Lauro Jardim que a nova diretora artística da RedeTV!, indicada pelo dono Amilcare Dallevo, é sua filha Andréa, que atualmente é diretora de aquisições e novos conteúdos da emissora. Li certo?

*A saideira: o TV Line noticiou que a nova temporada de "Dois Homens e Meio" terá uma nova abertura gravada por Ashton Kutcher e Jon Cryer, mas sem Angus T. Jones - que, de fato, na última temporada participou muito pouco. Não se sabe se serão apenas Walden e Alan cantando o tema musical ou se nessa também estará a nova personagem que será a filha lésbica perdida do Charlie Harper, o falecido personagem do Charlie Sheen.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camila Leste

Camila Leste, repórter da TV Band Minas. Leste, Oeste, Norte, Sul, não importa a região. Esta moça brilha intensamente em cada uma delas.

Momento Raridade Rara

Há 5 anos hoje completados, morria Dercy Gonçalves. Ela, que era fluminense de Santa Maria Madalena e faleceu com 101 anos, dispensa apresentações. Cabe apenas resgatar aqui uma relíquia na íntegra: uma entrevista sua para o "Roda Viva", da TV Cultura, em 1987. Rodolpho Gamberini era o apresentador e Rui Castro, Leão Lobo, José Márcio Penido, Sônia Goldfeder, Cristina Duarte, José Roberto Paladino, Antônio Bivar, Oswaldo Mendes, Joyce Pascowitch, Iara Jamra e Chico de Assis foram os entrevistadores.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: atendidos os leitores serão na coluna de domingo. Dedicarei ela para colocar em dia as mensagens pendentes remetidas por vocês nos últimos dias e também hoje e amanhã. Depois, tudo ficará em ordem.

Clipe do Dia

Sem alguma ocasião ou data especial nesta sexta-feira, destaco aqui um grande som instrumental da década de 70: "Maria Fumaça", com a Banda Black Rio, em apresentação ao vivo na TVE. Este tema foi o da abertura de "Locomotivas", novela da Globo, e atualmente é usado como trilha do "Repórter Esportivo", apresentado pelo Luiz Carlos Reche nos fins de tarde da Rádio Guaíba.

Arremate

Roberto Cavalo saiu do Oeste mesmo após a vitória por 3 x 0 diante do Icasa. O que será que aconteceu?

"24 Horas" volta antes que Edison Só estreie no Rubrão sexta que vem, diante do Sport!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.