.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 18 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 297
Retomando a rotina em definitivo

Demorou mais um pouco do que eu estimava, mas agora sim este Papo de Bola - o Site está de volta ao ritmo de atualizações diárias nas colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia". Conforme expliquei no início da última edição, troquei de hospedeiro do Terra Empresas para a Locaweb. Faltava apenas configurar o domínio para agora ele vir para o novo local de publicação das páginas. Na terça à noite, isto foi acertado. Porém, não foi ontem ainda que as colunas voltaram à rotina. Chegou 4 da madrugada, eu podre de cansado e inventei de me encostar para dar uma breve repousada. Quando me toquei, acordei. Era meio-dia. Me compliquei bonitaço. Mas hoje me vacinei e no mesmo erro não caí. Publicadas são estas atualizações às 10 da manhã. Resisti a madrugada toda desperto. Arrebentado de cansaço estou. Mas contente também. Retomada é em definitivo a rotina deste PB.

Dito isto, deixo a coluna do dia logo abaixo e vou dormir um pouco. Após necessárias horas de sono, voltarei à Internet e finalmente começarei a responder as mensagens pendentes dos últimos dias no e-mail (no qual não vou há dias), no Twitter (que também não acesso há horas) e no Facebook (do qual só vi e li isso e aquilo).

Vantagem preciosa dos paraguaios

Não acabou ainda. Mas mais uma vez a missão não será nada fácil. Para sorte do Atlético Mineiro, a decisão da Libertadores não tem a regra do gol fora valer desempate. É isso que torna menos desastroso o Olimpia ter feito 2 x 0 no último lance. É um marcador perfeitamente reversível num Mineirão que espera-se que vire um caldeirão para empurrar o Galo ao seu primeiro título. Mas o time de Cuca também precisa jogar bem mais.

Diego Tardelli foi muito ativo e tentou bastante, mas praticamente era só ele de boa peça - não esqueçamos que Bernard estava suspenso. Jô teve uma chance excelente, mas Martín Silva fez um milagre. Ronaldinho Gaúcho deveu muito, tão muito que Cuca chegou a tirá-lo antes dos 20 do segundo. Arriscado dada sua grande qualidade técnica, mas ousado da parte do treinador. Não deu certo, coisas do futebol. Mas tentou. E valeu.

A marcação atleticana foi muito frouxa, permitindo aos paraguaios arriscarem quase sempre perigosamente, por mais que não fossem tão senhores assim da partida. Como é que Alejandro Silva pega a bola na intermediária e vai avançando sem que chegue alguém nele para tentar cercá-lo ou mesmo cometer uma falta? Daquele jeito, até um perna de pau como eu se daria bem pois mais "chama gol" do que isso não tem. Convenhamos!

Aos 37 minutos, cheguei a pensar na dita "sorte de campeão" pois apenas isso explicaria aquele gol incrível que o Olimpia perdeu na salvação de Leonardo Silva para a tentativa de Ferreyra e na inexplicável finalização de Bareiro para fora sem goleiro e a centímetros do alvo. Mas quando Richarlyson tomou o vermelho e Alecsandro atrapalhou Victor para facilitar a cobrança certeira de Pittoni aos 49 minutos, mudei de pensamento.

O Atlético terá uma semana para trabalhar o time, já que o jogo de domingo pelo Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta, foi adiado para data ainda a ser definida. O mesmo tempo de preparativo se aplica ao Olimpia, pois o Campeonato Paraguaio terminou há algumas semanas. Longa e angustiante será a espera até a quarta-feira da semana que vem. O título do Galo é possível. Mas seu adversário é osso. E tem uma vantagem preciosa.

Mais um para a sala

Mais um troféu para a sala do Corinthians: o da Recopa Sul-Americana. Por mais que ele esteja inferior ao time campeão da Libertadores e do Mundial no ano passado, ainda está melhor que um São Paulo em uma crise sem precedentes. Vitória previsível dos alvinegros, a sexta derrota consecutiva dos tricolores contando Brasileirão e Recopa - algo que li no Paulo Vinícius Coelho que não acontecia desde 1936, ano de fundação do clube.

Foi a décima Recopa Sul-Americana com presença do Brasil e a terceira decisão toda nacional. As outras duas também tiveram o Tricolor, campeão em 1993 e 1994 diante, respectivamente, de Cruzeiro e Botafogo. Agora, a exemplo do Cruzeiro em 1992, do Internacional em 2009 e dele mesmo em 2006, foi vice-campeão. O Coringão conferiu ao futebol brasileiro a oitava conquista, que se soma às duas do São Paulo, à do Grêmio em 1996, à do Cruzeiro em 1998, às do Inter em 2007 e 2011, além da do Santos no ano passado.

Inevitável não mencionar que Tite agora passa a ter conquistados todos os troféus nacionais e continentais que são disputados atualmente, pois a Recopa pelo Corinthians é somada à Copa do Brasil pelo Grêmio, à Copa Sul-Americana pelo Internacional e a Brasileiro, Libertadores e Mundial pelo próprio Timão (e isso que não estou contando Estaduais nessa parada). É um papa-títulos com um currículo que poucos possuem.

Os destaques da Copa do Brasil

Enquanto Vágner Mancini estreou pelo Atlético Paranaense num "oxo" que foi melhor para o Paysandu por lhe oferecer o benefício de todo e qualquer empate com gol em Curitiba na volta da quarta-feira da próxima semana, cinco times asseguraram presença na próxima fase, cujos confrontos não sabemos ainda quais serão pois um sorteio irá defini-los. Um sexto sairá hoje de Luverdense x Fortaleza (que empataram sem gols no Ceará).

O Cruzeiro já tinha se classificado na ida com os 1, 2, 3, 4, 5 a nada no Atlético Goianiense e fez mais um no Serra Dourada só para não deixar a volta acabar "oxada". O Flamengo já tinha dois gols de frente para o ASA e aumentou para três a vantagem. Até tomou um dos alagoanos, mas desempatou e avançou com duas vitórias.

Em uma partida bem movimentada no Horto, o Internacional tomou um susto no autotento favorável ao América Mineiro, que se classificaria se marcasse mais um e agregasse o marcador em 3 x 3 para ser beneficiado pelo gol fora em Caxias do Sul. Mas o disparo de D'Alessandro no alvo deu ao Colorado a tranquilidade necessária. Já o Goiás empatou por um gol com o ABC em Natal e passou de fase por ter feito trinca a nada em casa na ida.

E como Copa do Brasil sem zebra não é Copa do Brasil por completo, o Salgueiro aprontou ao empatar na troca de sinal amarelo para vermelho com o Criciúma, que foi eliminado nesta igualdade por um gol devido ao "oxo" da ida. O Carcará do Sertão permanece no mata-ou-morre nacional. Qual será o próximo a cruzar seu caminho?

Um toque da Série B

A rodada da semana abriu na terça-feira com o dobro a nada do Sport sobre o Avaí, que chegou à sexta jornada sem sucesso, e a incrível trinca do Oeste ante um zerado Icasa no Cariri, com direito a uma criminosa solada do alviverde Bruno Perone no rosto do rubro-negro Jheimy, que teve que ir pro hospital e tudo. Tá que no dia seguinte à partida procuraram contemporizar a situação, mas tal absurdo é digno de render ao zagueiro do time cearense umas cinco partidas de suspensão, no mínimo - e até tô bonzinho diante de imagens tão agressivas.

E a Divisão de Acesso do RS?

O Brasil é praticamente campeão dela após os 4 x 1 feitos no São Paulo em uma noite muito complicada. O clube de Rio Grande usa um gerador para partidas noturnas no Aldo Dapuzzo pois tem uma dívida de 200 mil "dilmas" com a CEEE, só que o gerador pifou e a partida demorou para começar. Houve ainda - ou "houveram", como diria o analfabeto patriota (aquele que canta "houveram do Ipiranga às margens flácidas" no Hino Nacional) - mais dois apagões, um no intervalo e outro aos 41 minutos do segundo tempo, quando o jogo foi encerrado.

Os dois times se enfrentam novamente depois de amanhã, em Pelotas, e o Xavante perderá o título se tomar quatro ou mais de diferença ou três de diferença a partir de 5 x 2. O Leão do Parque provocará pênaltis se vencer pelos mesmos 4 x 1 pelos quais perdeu ontem à noite. O título acaba sendo simbólico porque o que realmente importava era conseguir o retorno à elite do Campeonato Gaúcho para 2014. Ambos atingiram tal objetivo. E algo curioso: o último gol do Brasil foi marcado por William Kozlowski. Parente da Glenda ou só sobrenome igual?

A terceira e última vaga será definida a partir de hoje, em Santa Maria, quando Riograndense (melhor campanha geral) e Aimoré (vice-campeão do segundo turno) duelarem. A volta acontece domingo, em São Leopoldo.

Curtinhas

*Joseph Blatter disse à agência alemã DPA que uma repetição na Copa do Mundo de 2014 das manifestações vistas na recente Copa das Confederações farão a FIFA colocar em questão se erraram na escolha da sede. Depois, numa nota enviada ao GloboEsporte.com, tentaram pôr panos quentes com Sepp dizendo que confia no Brasil e blá-blá-blá. No fundo do fundo, ele deve ter feito esse remendo pra não ficar de mal com nosso governo.

*Regularizado, Juninho Pernambucano vai reestrear pelo Vasco neste domingo, contra o Fluminense. É mais um atrativo para este clássico de volta dos principais jogos cariocas ao seu palco maior, o Maracanã.

*Quem passar pela esquina das avenidas Érico Verissimo e José de Alencar, aqui em Porto Alegre, não verá mais no Olímpico o famoso letreiro "Grêmio Campeão do Mundo" pois já levaram ele para ser instalado na Arena.

*Grêmio, que conseguiu inscrever o volante Riveros e poderá usá-lo já a partir de sábado, contra o Criciúma.

*Quem defendeu o tricolor gaúcho em outros tempos foi André Lima, que agora é do Vitória. Boa aquisição?

*Data da semana: terça-feira, completou 85 anos o nascimento do atacante Bodinho, que morreu em 2007 e que foi marcante atacante do Internacional campeão gaúcho quatro vezes (1951, 1952, 1953 e 1955), além de ganhar o Pan-Americano do México em 1956 pela Seleção Brasileira, marcando três gols em cinco partidas.

*Tevez estreou pela Juventus nos 7 x 0 em amistoso contra um combinado de Valle d'Aosta. Ele fez um tento.

*Cavani no Paris Saint Germain por 64 milhões de euros pagos ao Napoli por 5 anos de compromisso. É uma dinheirama que não entra na minha cabeça. Tomara que ele faça jus a todo esse enorme investimento.

*Dias terríveis para o vôlei masculino brasileiro. Não bastassem as confirmadas ausências do Vôlei Futuro, do Florianópolis e do Volta Redonda da próxima Superliga (os dois primeiros por fecharem as portas - embora o time de SC seja retomado em breve para a Série B - e o terceiro por motivo não informado, mas que relatos de atletas dão a entender que foram pendências financeiras com eles), agora teve a seleção perdendo por 3 x 2 (25/17, 23/25, 22/25, 25/19 e 15/11) para a Rússia na abertura da fase final da Liga Mundial, na Argentina. O esquadrão de Bernardinho terá que vencer o Canadá amanhã para não ficar fora da semifinal.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A ponto de ter provocado uma greve que fez a programação local não ser exibida e seu tempo ser preenchido por programas locais da matriz paulistana, não foi pouca coisa o ocorrido na TV Bandeirantes de Florianópolis. Só assim para a direção comandada por Saul Brandalise Júnior pagar aos seus 30 funcionários o salário atrasado ainda do mês passado, o que fez os programas "Jogo Aberto SC", "Notícias da Redação", "Olhares" e "Band Cidade" serem retomados na terça-feira. Bom que ocorreu esta greve. Serve como um exemplo positivo.

*Leio no Flávio Ricco que a Record mobilizará 65 profissionais na cobertura da vinda do Papa Francisco ao Brasil, que incluirá reportagens nos noticiários e informações ao vivo de eventos com maior concentração de público e importância. Nada das missas, então. Mas já é muito em comparação, por exemplo, à época do João Paulo II, onde nem sequer qualquer ocorrência relativa a ela seria ao menos mencionada por alto.

*Leio no NaTelinha algumas boas audiências nas manhãs da Record no Rio de Janeiro. O "Balanço Geral RJ: Manhã" marcou 4 pontos na segunda e na terça, empatando na liderança com o "Bom Dia Rio", da Globo. Já o "RJ no Ar" fechou ontem com 7 pontos e empatou com o "Bom Dia Brasil". A concorrência tá bem forte.

*O noticiário matutino da TV Bahia padronizou sua logomarca com o padrão recentemente adotado pela Rede Globo, como veem aqui no logo do "Jornal da Manhã", que ganhou um "BA" de complemento. Vale lembrar que este é o título pois "Bom Dia Bahia" pertence à TV Aratu, numa herança da época em que retransmitia a Globo.

*E essa da Procuradoria da República investigar suspeitas de sonegação por parte da Plim-Plim? Eita nóis... Ainda é aquilo que teve como pano de fundo a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002.

*Duas de Globo que leio no Flávio Ricco: após cobrir as férias da Patrícia Poeta no "Jornal Nacional" por duas semanas, Ana Paula Araújo ficará pelos mesmos período e motivo no lugar da Renata Ceribelli no "Fantástico"; e por causa do "Criança Esperança" em 31 de agosto, a programação da manhã no referido sábado será igual à veiculada de segunda a sexta, com edições especiais e ao vivo de "Bom Dia Brasil", "Mais Você", "Bem Estar" e "Encontro com Fátima Bernardes" - algo diferente e que ao mesmo tempo soará esquisito.

*Vê bem: é apenas e tão somente uma brincadeirinha para descontrair. Mas já pensou se a Globo inventasse de deixar o "Bom Dia Brasil" também todos os sábados, no horário habitual, só para igualar o fato da Record neste dia também ter "Fala Brasil"? Hm... Forcei demais a amizade agora, absolutamente nada a ver isso.

*Patrícia Kogut deu nota 0 nesta semana ao "Encontro com Fátima Bernardes" que teve como convidada a atriz Marina Ruy Barbosa, já que o programa tem passado gravado devido às férias da apresentadora e, por isso, não estava atualizado por ser realizado antes da confusão com o "raspa ou não raspa" do seu cabelo por conta da personagem que vive em "Amor à Vida". Mais um motivo para eu não gostar de programa gravado exibido durante manhãs ou tardes de segunda a sexta quando não são de entretenimento total e sim também de informação.

*A propósito: quando uma novela ganha muitas manchetes por causa da covardia de uma jovem que topou se comprometer em nome da arte e depois deu para trás por causa de vaidade pura e típica de menininha ao invés de ser comentada pela trama em si, é sinal de que algo muito errado acontece. Ao menos assim me parece.

*5 anos completados nesta semana pelo "Profissão Repórter" enquanto programa, após dois anos como quadro do "Fantástico". Caco Barcellos lidera uma atração que consegue alto respaldo e conceitos muito bons.

*Na mesma terça-feira, começou a nova temporada de "A Liga", que surpreendeu positivamente no "Ipobre" de Sampa City. Leio no NaTelinha, na Patrícia Kogut e no Flávio Ricco que a Bandeirantes marcou 11 pontos de média e 21% de participação, contra 12 da Globo e 8 da Record entre 23h e 0h05. Um índice extraordinário. De lambuja, quase meia hora de liderança para o semanal da Band, que deve ter sorrido de orelha a orelha.

*"A Liga", que do elenco original mantém somente Thaíde e cuja ausência mais sentida nesta retomada é a da Débora Vilalba, que tinha participado de todos os programas anteriores. Agora, o quinteto é completado pelo cantor China (egresso do "Na Brasa" na MTV), Mariana Weickert, Rita Batista e Cazé Peçanha, que já estava.

*Pouca gente se tocou de algo importante nessa história da apresentadora de comerciais do programa "Bem-Vindo Romeiro", da TV Aparecida, que disse "ai, que bosta" ao esquecer o texto, o que gerou muito falatório por ocorrer em uma emissora católica: a parte dela não foi ao vivo e sim gravada. Olhando aqui o vídeo (postagem de marckdince), se percebe a imagem congelada na hora em que ela aparece, só então sendo disparado o "play". Mais errada que ela estava a equipe técnica, então, por colocar desavisadamente uma gravação errada no ar.

*A tristeza da semana foi a morte do ator Sebastião Vasconcelos, aos 86 anos, de parada cardiorrespiratória no Hospital Albert Sabin, no Rio de Janeiro. Ele sofria do mal de Parkinson, lutava contra uma enfisema pulmonar e ainda estava em depressão. Seu último trabalho na Globo foi em "Cabocla", em 2004. Depois, fez umas que outras produções, como "Os Mutantes", na Record, em 2008, a última da qual participou. Pena!

*Em referência aos 10 anos de morte a ser completados na próxima quarta-feira, Rogério Cardoso receberá uma homenagem no episódio desta noite de "A Grande Família", da qual participou nas três primeiras temporadas. No episódio "Um Homem Chamado Flor", a família contará a Florianinho a origem do bisavô. Rogério merece.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que a Rede Vida mostrará novelas antigas da Bandeirantes em breve. A primeira será "Meu Pé de Laranja Lima" (versão 1998), a partir de 4 de agosto, às 9 da noite. Outra chegará em fevereiro do ano que vem: a clássica "Os Imigrantes", de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente em 1981.

*Leio no Comunique-se que a Sky tem até setembro para se ajustar à nova legislação da Anatel e incluir na sua grade canais públicos e abertos considerados redes nacionais pela entidade reguladora das telecomunicações no Brasil. A operadora já tem Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, Rede Vida, Canção Nova e RIT. Falta incluir CNT, Mix, MTV, Record News, Rede Brasil (RBTV) e TV Aparecida. Só se tinha relação com isso aquela mudança de canais que ela chegou a anunciar no canal 522, mas que "aos 44 e meio do segundo tempo" não aconteceram.

*A Playboy realmente está em crise. A capa da edição de setembro será Aline Franzoi, modelo que foi ring girl do UFC. Na boa, doutor? Muito mais revistas seriam vendidas com uma capa da Flávia Freire vestidíssima dos pés à cabeça igual vemos todas as noites no "Jornal Nacional". Essa Playboy dos tempos atuais não me representa.

*De quebra, o Extra informou que Ronaldo Nazário estaria interessado em comprar os direitos da publicação aqui para o Brasil através da 9ine. Aí, sim, é que eu largaria de mão a Playboy de vez!

Bela do Dia: Daniela Christoffer

Daniela Christoffer, repórter da TV Brasil e também apresentadora do "Stadium" aos sábados. Essa gata trabalhou antes na TV Bandeirantes de Barra Mansa. Com esse sorriso irresistível, não demora muito e ela seguirá caminhos parecidos com os de outras lindonas que foram apresentadoras do "Stadium", tipo Cristiane Dias (que foi pra Globo) e Luciana Baptista (foi do SporTV).

*A saideira: chegou ontem aos 75 anos o diretor holandês Paul Verhoeven, que cometeu a bombaça "Showgirls", mas que marcou golaços como "Robocop: o Policial do Futuro", "O Vingador do Futuro" (o original com Arnold Schwarzenegger) e, especialmente, "Instinto Selvagem" (com a imbatível Sharon Stone).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Clipe do Dia

Dose tripla de datas desta semana, sempre as fechadas em 0 ou 5 para melhor destacar os acontecimentos por me ser impossível registrar dia após dia rigorosamente tudo de tudo e eu não querer distinguir isso daquilo.

A primeira é da terça-feira: 50 anos de Fatboy Slim, o grande DJ que primeiro foi baixista dos Housemartins e depois ganhou o mundo com mixagens que renderam sons como este aqui, "Praise You", que é bom demais.

A segunda também é da terça: 10 anos de morte de Celia Cruz, mítica cantora cubana falecida em 2003 e da qual separei aqui uma interpretação de "Oye Como Va", que ficou famosa há décadas com Carlos Santana.

A última data é de ontem: 50 anos de Regina Belle, cantora que fez com Peabo Bryson um belíssimo dueto na canção que está aqui, que é "A Whole New World", da trilha sonora do desenho animado "Aladdin".

Arremate

Lutando pela vida mesmo em estado grave, Nelson Mandela completa 95 anos nesta quinta-feira.

"24 Horas" volta esperando que após melhores notícias sobre este símbolo africano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.