.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 15 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 296
Agora em hospedeiro novo

Na noite da última quinta-feira, este Papo de Bola - o Site ficou novamente fora do ar pois o Terra Empresas alegou não ter recebido o pagamento feito em 27 de junho - duas semanas antes, portanto. Foi enviado na última segunda-feira à noite um e-mail a um endereço indicado por eles com o comprovante, mas depois disseram nada ter ali. Uma atendente do setor de cobranças do Terra Empresas contatada por telefone, de nome Helena, disse que somente até dia 16 (também conhecido por amanhã) tudo será resolvido.

Por isso, agora sim tirei o site de lá. Contratei na mesma hora um novo hospedeiro, peguei o boleto para pagar no dia seguinte e, graças a uma mão dada pela atendente que ajustou tudo, não precisei esperar até hoje para começar a operar. Alguns ajustes e já comecei a operar no FTP dele para ali publicar os arquivos do site e voltar à ação. A partir de hoje, o PB está hospedado na Locaweb. Inicialmente, o acesso pelo domínio habitual do site não será possível pois ele tá configurado no Terra Empresas, que o mantém fora do ar. Mas hoje será feita a devida configuração dele para a Locaweb. Por enquanto, o site pode ser acessado provisoriamente por aqui.

É isso. Hospedagem nova, vida cibernética nova. Resolvi mudar. Espero ter tomado a decisão certa. E vamos colocar em dia a conversa pendente dos últimos dias, recuperando alguma coisa da semana passada, mas focando nos assuntos de sábado e domingo, embora não da maneira habitual por tudo isso que aconteceu.

Os destaques do Campeonato Brasileiro

A rodada começou no sábado com um grande primeiro tempo em Macaé, com dois gols do Internacional, um do Fluminense e o terceiro colorado que foi sensacional, gol olímpico do Forlán - embora o povo tenha cobrado uma falha do Diego Cavalieri. O Tricolor diminuiu novamente na etapa final e pressionou um monte, fazendo Muriel trabalhar bastante, mas o Colorado consolidou os 3 pontos e uma ótima vitória. Foi o último jogo do Flu em Macaé, já que agora mandará suas partidas no Maracanã, após acerto com seus administradores.

Ao mesmo tempo, o Santos abriu dois gols de vantagem e ficou tranquilo na Vila Belmiro. A Portuguesa buscou diminuir e arriscou bastante, embora nem sempre com qualidade, mas colocando chutes na trave e testando o arqueiro Aranha. O terceiro gol, a 15 minutos do fim, fechou a conta e passou a régua, sendo inútil o tento dos paulistanos, ainda mais que os santistas guardaram mais uma para farrearem no fim de tudo. Foi a primeira vitória do Peixe sobre a Lusa em Campeonatos Brasileiros desde 2000 (quatro empates e duas quedas).

À noite, um jogo sem vergonha entre Ponte Preta e Bahia, ruim pra burro, mas com Marcelo Lomba se tornando o goleiro da rodada ao pegar dois pênaltis cobrados por William - o primeiro duvidoso e o segundo existente.

Chegamos à tarde de domingo. Mesmo com apenas Victor, Réver e Bernard de titulares, o Atlético Mineiro tirou proveito da pontaria ruim do Corinthians e ganhou pelo marcador mínimo. O Timão foi mais do mesmo este ano: um time que nem de longe faz jus ao campeão sul-americano e mundial do ano passado. Foi a primeira vitória do Galo sobre o time paulista em Sampa City desde 2003 (após cinco derrotas e dois empates).

No mesmo 14 de julho em que conquistou a Libertadores em 2005, Paulo Autuori reestreou no São Paulo. Tudo parecia ser diferente com o gol do Aloísio logo no início. Mas pouco depois, o Vitória de Dinei, Maxi Biancucchi e Renato Cajá chegou à virada, embora o placar do intervalo fosse de empate através da falta cobrada muito bem pelo Rogério Ceni. Na etapa final, só deu Leão e a vantagem foi merecida, vinda não no pênalti perdido pelo Renato Cajá, mas em lance iniciado num lindo domínio de bola dele e concluído pelo Biancucchi. Para fechar o pacote, Wellington foi expulso em segundo amarelo por falta dura. Vida dura para o Tricolor de SP...

Aqui na chuvosa Porto Alegre, um jogo muito agitado entre Grêmio e Botafogo. Os gaúchos se deram melhor no primeiro tempo, mas os cariocas também ameaçavam. Se Seedorf marcou um portento de golaço, Vargas foi o dono da tarde ao faturar duas vezes, a segunda em lance que rendeu explicações sobre mudanças na regra que foram adotadas a partir deste mês de julho: agora, independe ter um jogador impedido se ele não participar do lance. Kléber estava impedido, mas não foi na bola e sim Vargas. Por isso, gol legal. No segundo tempo, só deu Fogão. Não apenas um empate, mas a própria virada seriam condizentes com o que se viu. Mas a tarde inicial de Renato Gaúcho na Arena acabou sorridente pro seu lado. Começou ganhando. Já valeu a pena.

Fechando a "sessão das 4", o primeiro Atle-Tiba com o time principal do Atlético, já que os outros quatro foram com o sub-23 que disputou o Campeonato Paranaense. Vagner Mancini ainda não dirigiu o time, só fará isso a partir de hoje. Um clássico agitado, mas com triunfo do mandante Coritiba através do carrasco Geraldo, que foi aos quatro gols sobre o CAP em cinco encontros. O segundo gol não chegou no sapataço de Deivid do meio da rua e nem o empate aconteceu pois, mesmo livrinho com "LI" maiúsculo na cara do gol, Marcão conseguiu errar o alvo e Vanderlei salvou a lavoura coxa-branca aos 44 minutos. O Coxa é novamente líder e segue invicto.

Outro clássico de domingo foi o de Brasília. Especialmente na metade inicial, o Flamengo chutou mais em gol. Pouco atuante, o Vasco só apareceu a rigor em um arremate de Dakson defendido por Felipe. Nisso, o Fla já vencia com o tento do Paulinho. Assim estava, assim ficou. Foi o quinto Clássico dos Milhões com Dorival Júnior treinando um dos times e o primeiro perdido por ele, que precisará ter paciência e muita habilidade para contornar os problemas do time da Colina. Foi a primeira vez que Vasco e Flamengo se enfrentaram fora do RJ em jogos oficiais. O Mané Garrincha dá sorte aos rubro-negros: 16 vitórias, 12 empates e 3 derrotas.

Também às 6 e meia da noite, Criciúma e Goiás até tentaram bastante, mas não saíram do "oxo" que foi melhor para o Tigre por manter a escrita de jamais ter perdido para o Esmeraldino em seu estádio (agora são 9 vitórias e 2 empates), embora a torcida tricolor catarinense não tenha gostado pois o time vai mal na competição.

Por fim, uma trinca do Cruzeiro ante um zerado Náutico dentro dos conformes. Foi o primeiro jogo da Raposa sem Diego Souza, que foi negociado com o ucraniano Metalist, do qual chegará o atacante William. O time mineiro segue 100% no Mineirão desde a reabertura no começo deste ano, com 11 jogos e 11 vitórias, e jamais perdeu em Belo Horizonte para o Timbu, que agora tem 13 derrotas e dois empates. Tá mal o alvirrubro. Mal...

Passadas sete rodadas, o Campeonato Brasileiro apresenta isso às damas e aos cavalheiros (*um jogo a mais): 1) Coritiba, 15; 2) Vitória e Botafogo, 13; 4) Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia*, 12; 8) Santos, 11; 9) Atlético Mineiro, 10; 10) Fluminense, Flamengo, Corinthians e Goiás, 9; 14) São Paulo*, 8; 15) Ponte Preta, Criciúma, Vasco e Portuguesa, 7; 19) Atlético Paranaense, 6; e 20) Náutico, 4.

A próxima rodada é só no fim de semana e tem estes destaques: no sábado, Criciúma x Grêmio, São Paulo x Cruzeiro e Botafogo x Náutico; e no domingo, Internacional x Flamengo, Atlético Paranaense x Corinthians, Santos x Coritiba, Vitória x Bahia, Atlético Mineiro x Ponte Preta, Fluminense x Vasco e Goiás x Portuguesa.

Os destaques da Série B

Dois jogos e dez gols na sexta-feira. O Palmeiras quatrilhou o ABC sem maiores problemas, destacando-se os belos gols dos palmeirenses Luiz Felipe, chutando direto ao invés de cruzar, e Serginho, encobrindo o goleiro. Um belo presente para os 50 jogos completados por Gilson Kleina no Verdão e mais uma amostra de que, se não tomar um choque de 220 volts, o alvinegro potiguar será rebaixado com umas quatro ou cinco rodadas de antecipação. Já o Atlético Goianiense começou ganhando, mas tomou a virada e a trinca do Figueirense, que ainda foi vazado no fim, mas ganhou mesmo assim. Ricardo Bueno foi o cara do Furacão do Estreito, com duas faturas decisivas, e o goleiro rubro-negro Márcio foi mal pra burro no tento de virada, anotado por Botti.

Na tarde de sábado, foram 18 faturas em quatro pelejas. Somente uma delas teve ganhador: a de Ceará-Mirim, com o América de Natal inaugurando o marcador, tomando a virada, empatando, mas levando dois tentos mais do Sport, que teve Rithelly como grande destaque ao anotar três vezes. Quando estava 1 x 0 para o Mecão, o 2 x 0 não chegou pois Vinícius Pacheco, de maneira ridícula, deixou de concluir no gol uma chance ótima. Antes do empate em 2 gols, não ficou 3 x 1 para o Leão pois Camilo mandou no travessão um chinelaço de longe.

Os outros três jogos das 16 horas e 20 minutos terminaram empatados em 2 x 2. Um deles teve o Paraná com dois gols de vantagem e o Avaí buscando a igualdade. No de América Mineiro versus Bragantino (paulistas na frente, virada mineira e empate final), a preocupação da vez foi com o guarda-metas Rafael Defendi, do Massa Bruta, que fraturou o nariz num choque com Willians e precisou ser levado para um hospital para exames no rosto. Já o clássico do interior catarinense, onde o Joinville abriu dois de frente e a Chapecoense buscou o empate, terminou de forma muito problemática fora de campo, com incidentes envolvendo a polícia e até um "mata-leão" aplicado por um policial no assessor de imprensa do Verdão do Oeste, Diego Carvalho. Bah...

Na sessão das 9 da noite, três gols de diferença para os mandantes da vez. A diferença é que o Guaratinguetá não tomou um só gol do Icasa, enquanto o ASA até deixou o seu, mas nada que atrapalhasse a vida do Ceará.

Passadas 8 rodadas, temos isto: 1) Chapecoense, 20; 2) Palmeiras, 18; 3) Joinville e Figueirense, 16; 5) Sport, 15; 6) América Mineiro, 14; 7) Paraná, 12; 8) Bragantino, 11; 9) Icasa, Atlético Goianiense, São Caetano e Ceará, 10; 13) Paysandu, Avaí, Boa Esporte e Oeste, 9; 17) Guaratinguetá e ASA, 7; 19) América de Natal, 6; e 20) ABC, 2. Lamentável a lanterna da dupla potiguar, embora o Mecão esteja "menos desastroso", digamos.

A próxima rodada será de semana inteira e começa às 9 da noite de amanhã. Palpites dos leitores são aceitos normalmente. Palpites (atualização de terça, 21:00): Sport 1 x 0 Avaí, Icasa 0 x 0 Oeste, Paraná 1 x 0 América de Natal, São Caetano 2 x 1 Guaratinguetá, Figueirense 0 x 2 Palmeiras, Bragantino 1 x 1 Ceará, Boa Esporte 0 x 1 Paysandu, Chapecoense 4 x 2 América Mineiro, ASA 1 x 1 Atlético Goianiense e ABC 0 x 1 Joinville.

Encontro tricolor na Série C

O destaque do fim de semana ficou para a virada do Santa Cruz sobre o Fortaleza, primeiro sucesso do time pernambucano sobre a equipe cearense desde 2007, em jogo muito movimentado no Arruda. Já o adversário do Santos na Copa do Brasil jogou um enfrentamento goiano. Mas o CRAC perdeu para o mandante Vila Nova.

Parece que a Série D engrenará

Genus x Plácido de Castro não aconteceu neste fim de semana, mas será realizado em breve pois foi cassada aquela liminar do torcedor do Remo que queria porque queria incluir o time paraense na competição. O pior é que a artimanha para tentar jogar o torneio sem obter classificação no campo teve consequência séria: exclusão dos campeonatos da CBF se conseguir na Justiça Comum a vaga para jogar esta quarta divisão. Papagaiada completamente desnecessária e ocasionada apenas e tão somente por falta de bola no pé. Se o Remo fizesse valer sua grandeza no Campeonato Paraense e jogasse a finalíssima, nada disso aconteceria. Pena.

Divisão de Acesso do Gauchão

3 x 0 na sexta-feira em casa e 0 x 0 ontem em São Leopoldo - com direito a pênalti defendido por seu goleiro - e o Brasil de Pelotas ficou com o título do segundo turno na disputa contra o Aimoré. Desta forma, sabemos que duas vagas na Série A do Rio Grande do Sul em 2014 são do Xavante e do vencedor do primeiro turno, o São Paulo de Rio Grande. Os dois ficarão frente a frente na disputa pelo título da competição, com partida de ida em Rio Grande e volta em Pelotas. Já o Índio Capilé de São Leopoldo, enquanto vice do returno, disputará a terceira e última vaga na elite com o Riograndense de Santa Maria, melhor na classificação geral tirando estes três.

Série B do Campeonato Baiano

Temos os dois times que sobem de divisão para o ano que vem: Catuense e Galícia. A Catuca passou pelo Itabuna e o Azulino derrubou o Flamengo de Guanambi. Eles decidirão o título da Segundona.

Acabou a Copa do Mundo Sub-20

Não muito visada pelo público brasileiro devido à ausência da seleção por causa do desempenho terrível naquele Sul-Americano, a competição acabou no sábado com Gana na terceira posição ao trincar o zerado Iraque e o título da França por 4 x 1 nos pênaltis sobre o Uruguai, após "oxo" nas duas horas. Primeiro título francês.

Curtinhas

*Acho uma bobagem isso de capacidade tal em finais que os responsáveis pelos campeonatos determinam. O time que chega na decisão tem o direito de jogar na sua casa, tenha ela muitos ou poucos lugares - e sempre uso como exemplo disso aquela final do Gauchão de 2005, entre 15 de Novembro e Internacional, realizada em um Sady Schmidt com menos de 4 mil lugares, mas que é a casa do 15, que tinha o direito de nela atuar.

*Digo isso porque, se o regulamento da Conmebol determina que a final da Libertadores tem que ser em estádio com mínimo de 40 mil lugares e nenhum no Paraguai possui tal capacidade (tanto que o Defensores del Chaco recebe 36 mil torcedores e é o maior deles), não poderia acontecer ali a primeira decisiva, nesta quarta-feira. Só que o Olimpia tem o direito de atuar no Defensores e o Atlético Mineiro também tem o direito de fazer a volta no Independência, com seus 23 mil lugares. Adota a regra pros dois ou fura com os dois. Mas sem ter privilégios.

*O que esperar dessa surpreendente volta do Juninho Pernambucano ao Vasco? Joga muito, lógico, mas será suficiente para o time melhorar bastante? Ainda mais que diziam que ele estava para virar comentarista de TV.

*Flamengo de volta ao Maracanã até o fim deste ano a partir do dia 28, contra o Botafogo. Tem mais é que ser assim. Se o estádio tá pronto e sendo usado desde a Copa das Confederações, por que não atuar nele, né?

*Por um lado, aquela entrevista do Juvenal Juvêncio na apresentação do Paulo Autuori no São Paulo foi uma das coisas mais engraçadas e hilariantes dos últimos tempos - para quem está de fora e soube usá-la para um fim humorístico. Por outro lado, deprime mais um pouco ver este senhor completamente fora da casinha dirigindo um grande clube como o Tricolor, aí vendo sob a ótica do torcedor. Até quando ele permanecerá ali?

*De tudo se tira uma lição. A passada pelo Maurides com a contusão no último gol do Inter sobre o América Mineiro, que lhe tira dos gramados por três meses, é: não dê uma de Daiane dos Santos sem ter prática.

*Juventude campeão de juniores aqui na aldeia pampeana. 4 x 2 nos pênaltis sobre o Internacional após 1 x 1 no tempo normal, em decisão realizada no CT de Alvorada. Terceiro título gaúcho sub-20 do centenário Papo.

*Djalma Santos fora da UTI em Uberaba. Que o bicampeão mundial de 84 anos não dê mais sustos assim.

*60 mil fãs compareceram ao Monumental de Nuñez anteontem para a despedida dos gramados de Ortega. Foi em amistoso de ex-jogadores do River Plate contra o time atual, que saiu vencedor por 8 x 2. O "Burrito" está com 39 anos e ganhou uma Libertadores, quatro Aperturas e dois Clausuras pelos Millonarios.

*Derrota por 1 x 0 para o time de estrelas do Campeonato Tailandês marcou a estreia de David Moyes no Manchester United. Se eu fosse catastrófico e exagerado, diria: "volta, Ferguson!!!" Mas lá não é Brasil.

*O primeiro gol de Falcao Garcia pelo Monaco foi nos 3 x 2 aplicados pelo Fortuna Dusseldorf, em amistoso.

*Tênis: o novo treinador de Maria Sharapova é Jimmy Connors, campeão de oito Grand Slam. Agora vai!

*Velocidade: a rodada dupla da Fórmula Indy em Toronto teve Scott Dixon como vitorioso tanto no sábado, com Sébastien Bourdais e Marco Andretti completando o pódio, quanto no domingo, seguido de Hélio Castroneves e Bourdais. Helinho soma 425 pontos, contra 396 de Dixon. A próxima etapa é em Mid-Ohio, só em 4 de agosto.

*Basquete: o grupo do Brasil no Sul-Americano Feminino terá Colômbia, Chile e Peru, enquanto o outro terá Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Torneio de 31 de julho a 4 de agosto, na argentina Mendoza. Quatro países "se classificar-se-ão-se a si mesmos" à Copa América, de 21 a 28 de setembro, no México.

*Vôlei: enquanto a seleção feminina ganhou os três amistosos contra a Holanda (dois por 3 x 1 em Maceió e o outro por 3 x 0 em Natal), a seleção masculina venceu as duas disputas com os EUA pela Liga Mundial (uma por 3 x 2 e outra por 3 x 0) e agora só espera a fase final, a partir de depois de amanhã, em Mar del Plata.

*Remo: ouro para Fabiana Beltrame na etapa de Lucerna da Copa do Mundo, com 7min34s33 na classe Single Skiff Peso Leve, contra 7min35s58 da segunda colocada, a austríaca Michaela Taupe-Traer. Boa!

*Atletismo: lamentáveis escândalos de dopagem com Tyson Gay, Asafa Powell, Sherone Simpson e mais três atletas cujos nomes não foram informados até o momento. E isso a semanas do Mundial em Moscou. Bah...

*Boxe: muita força para o mito Éder Jofre nesta internação em um hospital de São Paulo devido a sintomas de depressão por causa da morte da esposa há dois meses. Que ele reúna forças para continuar em frente.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Foi aprovado por unanimidade na Comissão do Congresso aquele projeto de regulamentação da programação regional em rádio e TV, de autoria do deputado Sérgio Zveiter (PSD do RJ), que ainda será votado pelo plenário do Senado e da Câmara para, se aprovado, em até 5 anos todos os veículos se adaptarem às exigências.

*Mudança na afiliada gaúcha da RedeTV! a partir de hoje: o "Jornal da Pampa" amplia sua duração em fusão com o "Pampa News". Agora, o noticiário apresentado por Farid Germano Filho ganha a companhia de Magda Beatriz e dos colaboradores vindos já desde o programa do falecido Clóvis Duarte das 18h20 às 19h15.

*E essa das luzes verdes no rosto do Carlos Tramontina durante o "SPTV" da última sexta-feira? Foi efeito de um protesto feito por cerca de 400 manifestantes em frente à sede da TV Globo de São Paulo. Entendo...

*Semana passada, Rosana Jatobá reapareceu na Globo como convidada do "Programa do Jô", mas nada sobre sua saída da TV foi sequer mencionado. Não que eu esperasse que falassem algo... tá, eu esperava, sim.

*Leio no Alberto Pereira Jr., interino da Keila Jimenez, um pouco do que as TVs farão para a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho. A Globo, por exemplo, terá jornais apresentados neste período diretamente de Aparecida do Norte, Copacabana e Campus Fidel por Rodrigo Bocardi ("Bom Dia SP"), César Tralli ("SPTV" do meio-dia), Ana Paula Araújo ("RJTV" do meio-dia), Evaristo Costa ("Jornal Hoje"), Ana Luiza Guimarães ("RJTV" da noite) e Patrícia Poeta ("Jornal Nacional"), além de flashes ao vivo com Renata Vasconcellos - que meio que virou "a apresentadora do Papa" depois daquelas transmissões das missas de Bento XVI e Papa Francisco.

*Apenas Globo (com Ilze Scamparini) e Bandeirantes (com Márcio Campos) estarão na comitiva papal, que vem ao Brasil na segunda-feira da semana que vem. SBT e Record também montarão estruturas de transmissão.

*Por falar na Record: o "Cidade Alerta" não começa a se perder na parte engraçadinha, ainda mais que é um jornal policial - logo, com muitas pautas relativas a crimes, mortes e semelhantes? Depois das brincadeiras do Marcelo Rezende sobre Percival de Souza ser rico e cheio de iates, agora resolveram abrir um concurso para telespectadoras interessadas fazerem uma declaração de amor ao Luiz Bacci para ele arranjar uma esposa.

*Na boa: informação com descontração tudo bem, mas assim não passa um pouco do tolerável? Pergunto sem qualquer tom ruim e sim com a melhor das intenções. Só que daqui a pouco pode ter gente que não curta esta mistura e prefira a informação policial tratada em tom apenas sério, que nem é no "Brasil Urgente" da Band.

*Leio no NaTelinha que, na quinta-feira da semana passada, o "Fala Brasil" marcou 9 pontos em São Paulo, enquanto "Jornal da Record" e "A Fazenda" marcaram 7 e "Dona Xepa" registrou 6, estas três atrações em faixas horárias com público potencial muito maior. Só aumenta mais ainda o mérito do noticiário matutino.

*E não é que foi aquilo mesmo que falei quando confirmada a demissão da Renata Maranhão? Só que falei em tom meramente pitaqueiro, sem qualquer caráter informativo, até porque bastidores de redações jornalísticas não são minha especialidade (se é que tenho alguma especialidade). Mas é mesmo Cláudia Barthel que passou já desde este fim de semana a apresentar o "Good News". Volta a ser titular na RedeTV!. Pena que deste jeito.

*Importante: leio no Flávio Ricco que a Igreja Universal está revendo seus contratos com rádios e TVs por todo o Brasil para encerrar a maioria deles, o que deverá deixar em aberto o futuro de muitos veículos que terceirizam horários e que se acomodaram com esta situação. Também isso entra no corte de gastos da Record?

*Agora, sim, "A Próxima Vítima" voltará a ser exibida pelo canal Viva, que confirmou isso em seu site e tudo. Começa em 9 de setembro (presente de aniversário para mim antecipado em exatamente uma semana?), às 16h15 e à 1h45, substituindo "Renascer". Pena que não deve existir um terceiro final gravado para a história, seria da hora um autor para os crimes diferente do Cecil Thiré no original e do Otávio Augusto na reprise.

*Certas rivalidades são tão, mas tão fortes, que qualquer coisa que se diga sobre elas pode despertar reações inimagináveis lá atrás. Dinho Ouro Preto que o diga. Durante show de sábado à noite, aqui em Porto Alegre, o vocalista do Capital Inicial afirmou que dinheiro público bancava as reformas do Beira-Rio. Isso fez muita gente deixar o local no ato - torcedores do Inter, claro - e motivou respostas no Twitter do vice de marketing colorado Jorge Avancini. Ao saber que as reformas se dão em parceria do clube com a construtora Andrade Gutierrez, Dinho pediu desculpas através do perfil da banda no Facebook e afirmou não ter intenção de macular o nome ou a imagem do Internacional e sim protestar com o modo como a FIFA impõe gastos ao Brasil.

*Mudando completamente de assunto: sexta para sábado, o SBT terminou de exibir a décima temporada de "Dois Homens e Meio". Agora, a transmissão fica alinhada aos Estados Unidos, onde lá este episódio final foi ao ar há dois meses. Sábado para domingo, começou a reprise do nono ano (primeira do Ashton Kutcher).

*Em tempo: falei mal demais antes de começar, sei, mas até que estou gostando de "Dois Homens e Meio" nesta nova fase, mesmo preferindo o período do Charlie Sheen. Já virou hábito meu todo início de madrugada ligar no SBT para ver a dupla dele com "Big Bang: a Teoria". Ah: muitos detestam, mas gosto das dublagens.

*A tristeza do fim de semana foi encontrarem morto Cory Monteith, que fazia o Finn Hudson do seriado "Glee", em um hotel no Canadá. 31 anos e causas desconhecidas, mas a polícia disse não haver sinais de crimes.

*A seguir, a recuperação de algumas datas dos últimos dias (fechadas em 0 ou 5) que merecem registro.

*Na sexta-feira, completou 35 anos Topher Grace, ator que foi o vilão de "Homem Aranha 3" e que foi o Eric Forman de "De Volta aos Anos 70" em todas as temporadas desta comédia, com exceção da última.

*Hoje, quem chega aos 50 anos é Brigitte Nielsen, loirona que foi mulher de Sylvester Stallone e que fez com ele filmes como "Rocky IV" e "Stallone Cobra", além do segundo filme de "Um Tira da Pesada".

*Sábado, aniversariou Daphne Maxwell Reid, 60 anos. Ela foi a segunda intérprete da mãe da família de "Um Maluco no Pedaço", substituindo Janet Hubert-Whitten, que deixou de ser Vivian após tretas com Will Smith.

*Também no sábado, fechou 85 anos o nascimento de Bob Crane, ator que protagonizou na década de 60 o seriado cômico "Guerra, Sombra e Água Fresca", que fazia graça em cima da Segunda Guerra Mundial. Seu dublador em português foi Neville George, o narrador da "Corrida Maluca" e primeira voz-padrão da RedeTV!. Bob era mulherengo e morreu assassinado há 35 anos completados no último dia 29 de junho.

*Ontem, completou 105 anos o nascimento de George Sherman, falecido em 1991. Diretor mais especializado em televisão, foi ele o realizador da última obra de John Wayne: "Jake Grandão", de 1971.

*Também neste domingo tivemos os 95 anos do nascimento de Ingmar Bergman, cujos 5 anos de morte serão completados no dia 30 deste mês. Diretor sueco de filmes como "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres", ele levou o Oscar de filme estrangeiro, por "A Fonte da Virgem", "Através de um Espelho" e "Fanny e Alexandre".

*No sábado, fechou 40 anos a morte do cantor Cyro Monteiro, do qual esta coluna lembrou no dia 28 de maio, quando completados 100 anos do seu nascimento.

*A saideira aliviadora: após mais de meio ano, Dominguinhos deixou a UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Seu quadro é estável. Tomara Deus que o pior já tenha passado e que boas novas venham aos poucos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Portaluppi

Carol Portaluppi, filha do Renato. Essa guria conseguiu ser mais comentada por aqui do que os próprios jogadores de Grêmio e Botafogo. Ela é bonita, sim, mas não acho ser uma "musa maravilhosamente magnânima", até porque conheço pessoalmente torcedoras gremistas muito mais excelentes visualmente falando. Acho que o sucesso da Carolina está na mística do pai, por ser filha de um jogador que, além de ídolo histórico do Imortal Tricolor, sempre foi marcado por muitos envolvimentos com várias mulheres. É o segredo da cobiça.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Clipe do Dia I

Quarta-feira da semana passada, completou 35 anos a estreia de uma das grandes novelas da TV brasileira em todos os tempos: "Dancin' Days", de Gilberto Braga, com Sônia Braga como Júlia Mattos. Não falei disso no dia mesmo pois só soube depois de fechar a coluna daquela quarta, ao ver um registro no segmento de memória do "Jornal da Globo News: Edição das 10h". Deixei para falar disso neste domingo, mas não teve coluna. Não dá para deixar passar batida a ocasião. Então, separei três trilhas desta obra que marcou época. Este aqui é o tema-título, com as Frenéticas, e este aqui é "Kitche Zona Sul", com Ronaldo Resedá. Da trilha internacional, peguei aqui "Follow You, Follow Me", com Genesis - que, apesar do título, não é uma canção sobre o Twitter.

Clipe do Dia II

Na última sexta-feira, chegou aos 70 anos a cantora e tecladista Christine McVie, que por quase três décadas foi componente do ótimo grupo Fleetwood Mac, que rendeu várias joinhas principalmente nos anos 70 e 80, tanto entoadas por ela quanto por Stevie Nicks ou Lindsey Buckingham. O melhor disco do Fleetwood surgiu em 1976 e é "Rumours" - que, infelizmente, tenho em CD (e digo "infelizmente" pois esse é um álbum que eu fazia questão de ter no bom e velho bolachão de vinil). Dele, minha canção favorita está aqui e é "You Make Loving Fun". Christine compôs este tema em um período de turbulências emocionais entre os membros da banda, incluindo o fim dos casamentos de Lindsey com Stevie e de Christine com o baixista John McVie. A canção foi inspirada no relacionamento que ela tinha à ocasião com Curry Grant, diretor de iluminação da banda.

Clipe do Dia III

60 anos hoje da cantora Alicia Bridges, que a rigor tem apenas e tão somente um único sucesso em sua vida. Mas nenhum outro se faria necessário depois deste torpedaço aqui: a discotecagem "I Love The Nightlife".

Arremate

Thiago Alcântara, brasileiro naturalizado espanhol, trocou o Barcelona pelo Bayern de Munique. Que tal?

"24 Horas" volta antes que Thiago faça seu primeiro jogo pela equipe chucruteira!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.