.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 4 de julho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 289
Argentinos em vantagem

É preciso ser coerente: se falei na coluna de ontem que o Olimpia tá com tudo encaminhado para decidir a Copa Libertadores graças à vantagem de dois gols sobre o Independiente Santa Fe e por não ser vazado em casa, o mesmo acontece com o Newell's Old Boys sobre o Atlético Mineiro. Vantagem condizente com o visto no jogo e que oferece verdade ao visto em Rosario. O Galo nem de longe justificou o desempenho que lhe credenciou tão bem a ser um dos favoritos ao título. Até teve chances valiosíssimas, mas foram pouquíssimas e não poderiam, de jeito nenhum, ser desperdiçadas. O NOB pressionou bastante e custou para ir às redes, mas o fez em dobro na etapa final e agora, marcando um gol no Horto, só será eliminado se tomar quatro. Complicou muito, Atlético.

Um agravante

Em todos os jogos nesta Libertadores, o Atlético tomou gol. Dos 31 realizados em 2013, sua defesa só passou em branco em sete deles. Mas se quisermos ser mais radicais e excluirmos o Campeonato Mineiro, contando apenas Brasileirão e Libertadores, teremos só um jogo sem gol do adversário no Independência - e nem resultou em vitória: 0 x 0 com o São Paulo, pelo Nacional. É mais uma dura adversidade a ser superada.

Não confie nestes goleiros

Não ontem à noite, ao menos. Cássio resolveu "homenagear" seu companheiro Guerrero, que nasceu no Peru e abriu os trabalhos, ao engolir um peruzaço que deu ao São Paulo a igualdade com menos de 1 minuto da etapa derradeira. Mais tarde, Rogério Ceni inventou de ir para a entrada da área quando seu time estava todo atirado no ataque e tentou voltar, mas foi vencido pela inteligência de Renato Augusto, que o encobriu para recolocar em vantagem o Corinthians - gol que, mal comparando, lembrou Ronaldo sobre o Santos na final de SP, em 2009. Foi mantida a escrita favorável ao alvinegro: 10 jogos sem derrota para os tricolores no Morumbi desde 2007.

Importante: na Recopa Sul-Americana, a exemplo das finalíssimas de Libertadores e Sul-Americana, gol fora não é critério de desempate. Então, o Timão joga por vitória e empate para conquistá-la, cabendo ao Tricolor anotar dois ou mais de diferença para ser campeão nos 90. Se o São Paulo vencer por um gol de diferença, teremos a prorrogação. Daí, sim, empate mantido fará tudo acabar nos pênaltis. O jogo de volta acontece no dia 17.

Duas de Copa do Brasil

Com apenas 1.262 fãs no Cidadania, sendo somente 754 pagantes (voltamos aos públicos de chorar no Rio de Janeiro), o Botafogo triunfou pelo marcador mínimo sobre o Figueirense. Importante ganhar sem tomar gol, mas nada está decidido para a volta no Orlando Scarpelli. Já com 2 mil pessoas no Serra Dourada, o Goiás deu de três e não foi vazado pelo ABC, que tá num rabo de foguete daqueles para tentar a classificação no Frasqueirão. O Esmeraldino finalmente ganhou do Alvinegro do RN pela primeira vez na história, após 4 quedas e 3 empates.

Da aldeia pampeana

Brasil 4 x 0 Santo Ângelo e Ypiranga 2 x 1 Aimoré foram os marcadores da rodada de ida da semifinal do segundo turno da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. As voltas acontecem no fim de semana.

Diante da expressiva vantagem xavante, uma encrenca está praticamente confirmada: o que acontecerá em relação ao time de Pelotas, já que ele foi o vice-campeão do primeiro turno (no qual o São Paulo já garantiu acesso para a Série A em 2014). O campeão do segundo turno também subirá para o próximo Gauchão e a última vaga será disputada entre os vices dos dois turnos. Mas se o Brasil for campeão do returno, não fará nenhum sentido ele disputar com o Ypiranga a terceira vaga. Da mesma maneira, como ficará se ele outra vez ficar com a segunda posição? São situações que não tem qualquer observação prevista em regulamento.

São broncas para a Federação Gaúcha tratar de resolver em tempo, se quiser evitar um forrobodó daqueles.

Curtinhas

*Mais observando do que fazendo mexidas efetivas, Renato Portaluppi comandou o Grêmio nos 2 x 0 sobre o São Paulo de Rio Grande, em jogo-treino realizado ontem. A estreia é sábado, contra o Atlético Paranaense.

*Confirmado pelo Flamengo que o jogo do dia 17, contra o ASA, pela Copa do Brasil, acontecerá em Brasília.

*Brasília, que também receberá não só um, mas os dois Vasco x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Só assim mesmo para o reformulado Mané Garrincha atenuar o que é na prática: um "elefantão brancaço".

*Mudou tudo e o Ba-Vi do dia 21 acontecerá mesmo na Fonte Nova pois o Vitória mudou de ideia rapidinho.

*Mais uma saída no Coritiba, agora do meio-campista Rafinha, que acertou por 3 anos com o árabe Al-Shabab.

*Olha essa que li no GloboEsporte.com: a Federação de Tocantins promoveu durante o já encerrado Estadual o sorteio de um carro para torcedores que foram aos jogos da competição. Primeiro, sortearam um torcedor que foi a Interporto x Guaraí. Ele não apareceu. Depois, sortearam um que foi a Interporto x Gurupi. Também nada. Tava para acontecer ontem um novo sorteio. Será que desta vez o cidadão vai dar as caras e levar a caranga?

*Após apenas 13 jogos, Juninho Pernambucano deixou o New York Red Bulls. Tudo que as televisões esportivas queriam, já que tem a notícia de dia desses da Keila Jimenez referente a ter quem queira ele de comentarista.

*Além de atuar por mais uma temporada pelo Manchester United, o interminável e mitológico Ryan Giggs acertou para também compor a comissão técnica de David Moyes, que sucede o lendário treinador Alex Ferguson.

*Sexta-feira das semifinais femininas em Wimbledon. Marion Bartoli se garantiu na decisão ao triturar Kirsten Flipkens por 2 x 0 (6/1 e 6/2). Também hoje tem Sabine Lisicki x Agnieszka Radwanska. Amanhã tem a semi masculina, sábado a final delas (com campeã inédita, o que é muito relevante) e domingo a decisão deles.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Essa eu não entendi: todas as manhãs - quando acordado estou -, dou uma revezada nos noticiários das TVs e olho um pouco do "Bom Dia Rio Grande" na RBS, um pouco do "Direto na Redação" e do "Rio Grande no Ar" na Record, e também um pouco do "SBT Rio Grande Manhã". Mas liguei às 7 horas no canal 5 para ver o jornal da maravilhosa Edieni Ferigollo e me surpreendi ao ver a continuação do "SBT Manhã" com a versão local do César Filho para São Paulo - ainda mais que, no "SBT Rio Grande" da hora do almoço de ontem, passou normalmente uma chamada feita pela Didi para o noticiário desta manhã, além das páginas tanto dela mesma quanto do "SBT Rio Grande Manhã" nas redes sociais nada indicarem sobre uma não-exibição nesta quinta-feira.

*Quer deixar mais estranha essa falta do "SBT Rio Grande Manhã" nesta quinta-feira? Começa a segunda edição nacional do "SBT Manhã", às 8, e quem entra ao vivo com César Filho? Pois é: Edieni Ferigollo, que participou ao vivo da redação do SBT/RS e não do estúdio do noticiário local. Agora, sim, é que eu não entendi nada!

*Outra "mãe do ano": Karyn Bravo. Disse a apresentadora do SBT no Facebook que está grávida de dois meses.

*Leio no José Luiz Prévidi que o substituto de Fábio Tucilho na presidência do Grupo Record aqui do Rio Grande do Sul será Gustavo Paulus, que foi executivo da TV Cabrália (sul da Bahia) em 2006 e da Record do Vale do Itajaí em 2007, além de diretor de projetos interativos da Rede Record em 2008. Compreendo...

*Trocaram até o presidente da Rede Record. Por ela foi anunciado ontem Luiz Cláudio Costa em substituição a Alexandre Raposo, que no cargo estava desde 2005. Luiz Cláudio estava na direção da Record de Brasília nos últimos quatro anos e passou pelas emissoras de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e daqui de Porto Alegre.

*Leio na Patrícia Kogut que, assim como em São Paulo, também no Rio de Janeiro o "Fala Brasil" é bastante assistido. O jornal da Record marcou na terça-feira 8 pontos de média, ficando em segundão no horário total e empatando na liderança com o "Mais Você", da Globo, das 8h40 às 9h40.

*Leio no Flávio Ricco que Carla Cecato seguirá no "Domingo Espetacular" como repórter especial. Ela fez no fim de semana passado sua última apresentação dele pois Janine Borba tá voltando de licença-maternidade.

*Começa hoje a segunda temporada do "Na Moral", o programa de debates do Pedro Bial na Rede Globo.

*A saideira: completa 40 anos hoje a colombiana Ana María Orozco, protagonista de "Betty, a Feia", novela que a RedeTV! tem reprisado no fim da tarde de segunda a sexta (e aqui no Rio Grande do Sul com todos os capítulos da semana exibidos um atrás do outro nas tardes de domingo pela TV Pampa). Fizeram um trabalho bem bom nela para deixá-la do jeito que a trama que pede: uma feia que vira bonita. Ana María é uma morena bem linda.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Há 65 anos hoje completados, morria o grande escritor Monteiro Lobato, nascido em 1882 na paulista Taubaté. Pretexto perfeito para recordar aqui (postado por juniolaura) o primeiro episódio do "Sítio do Picapau Amarelo", estreado às 5 e meia da tarde de 3 de março de 1977 pela Rede Globo, que o produziu em parceria com a TV Educativa e o MEC, indo ao ar até 1986. Foi a quarta versão do "Sítio" para a TV, depois das feitas por Tupi entre 1951 e 1962, Cultura em 1964 e Bandeirantes entre 1967 e 1969, mas até hoje é a mais famosa e bem vista, não importando que depois tenha vindo outra série na Globo entre 2001 e 2007, além do desenho atualmente no ar.

Bela do Dia: Fabiana Claudino

Fabiana Claudino, meio-de-rede do SESI e da seleção de vôlei feminino. Mais um excelente motivo para torcer pelas gurias do Brasil e vibrar demais com as suas conquistas.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Aviso aos navegantes: hoje, excepcionalmente, deixo de publicar suas mensagens. Amanhã, destacarei elas.

Clipe do Dia I

Completa 75 anos hoje o cantor Bill Withers, que nas décadas de 70 e 80 mandou bem demais em alguns belos temas. Um que destaco aqui é dos meus prediletos: "In The Name of Love", com o elegante saxofone de Ralph MacDonald. Esta canção foi usada como trilha de fundo pela Maga em um episódio duplo do "Chapolin", aquele da festa à fantasia na versão de 1979 - mas nele, pegaram a versão instrumental de Grover Washington Jr.

Clipe do Dia II

Ah, se eu tivesse o vozeirão dele e não essa vozinha irritante que me dá vontade de "me esganar-me a mim mesmo" quando a ouço... 10 anos sem Barry White, que certa vez Bud Bundy definiu como "o leão marinho do amor" em um episódio de "Um Amor de Família". Maestro Barry, magistral Barry, maravilhoso Barry. Ele é um dos principais motivos para eu ser tão fã da música negra norte-americana, excelente foi a vida toda.

Separei abaixo cinco momentos que ilustram quão ótimo para sempre Barry será através de suas gravações:

De 1974, "You're The First, The Last, My Everything", neste vídeo em registro da participação do cantor em um episódio da série "Ally McBeal - Minha Vida de Solteira", em 2002. Aliás, baita saudade deu de ver "Ally McBeal". Ô seriado bom... Mas nunca mais passou na TV aberta desde que a Bandeirantes o estreou por um breve período (não vale contar Rede 21 e TV Gazeta pois estas emissoras de São Paulo eu não sintonizo).

De 1978, "Just The Way You Are", regravação excelente de sucesso original de Billy Joel. A versão integral de 7 minutos tem uma introdução que é de fazer qualquer mulher cair aos pés do homem bastando escutá-lo.

De 1981, "Bayou", da Love Unlimited Orchestra, que Barry montou e conduziu paralelamente à carreira solo. Aqui no Brasil, esta música é famosa como trilha sonora dos programas de entrevistas do jornalista Ferreira Netto em emissoras como a Rede Record da segunda metade dos anos 80.

De 1981, "Freeway Flyer", outra da Love Unlimited Orchestra. Essa remete inevitavelmente às hilárias e bizarras gastronomias do quadro do Amaury Dumbo, exibido pelo "Pânico" ainda nos tempos da RedeTV!.

De 1992, "All Around The World". Lisa Stansfield lançou esta canção três anos antes e, depois, a regravou em dueto fantástico com Barry. O que já era bom demais só com ela ficou melhor ainda com os dois juntos.

Como brinde no fim, vale trazer aqui "I'm Gonna Love You Just a Little More, Baby", lançada em 1973, e usada em 2001 para divertidíssimas sequências de um episódio de "Friends", onde Denise Richards fez uma prima de Ross e Monica Geller que levava à loucura não só os barbadões Chandler e Ross, mas até a loirinha Phoebe.

Arremate

Leonardo, diretor do PSG, suspenso até junho de 2014 por empurrar um árbitro durante o Campeonato Francês.

"24 Horas" volta antes, bem antes, que o ex-jogador possa reassumir suas funções diretivas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.