.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 29 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 284
Ju, 100, em busca de dias melhores

Este sábado marca os 100 anos do Juventude, o clube de Caxias do Sul que fez história ao ser o primeiro fora Internacional ou Grêmio a ganhar o Campeonato Gaúcho em décadas, que deixou sua marca na Copa do Brasil, que jogou a Copa Libertadores e que por um bom tempo frequentou a divisão principal do Brasileirão.

Aquele time do fim dos anos 90 é especialmente inesquecível. Foi ele que deu aos confrontos com o Inter uma aura de clássico, o "Juvenal", graças a grandes vitórias, como os 3 x 1 no Alfredo Jaconi na decisão do Gauchão de 1998 e os 4 x 0 em pleno Beira-Rio na semifinal da Copa do Brasil de 1999. No torneio nacional, grandes ficaram pelo caminho, como o Fluminense tomando 6 x 0 e o Botafogo vencido na finalíssima, em um Maracanã com 100 mil pessoas, 99% delas torcendo para o Glorioso, mas no final a festa foi do 1% que representou a Papada.

Os dias de glória se foram. De 2007 para cá, a presença na Série A virou mera lembrança pois a realidade, de queda em queda, passou a ser a Série D - na qual é preciso garantir vaga via qualificatórias estaduais. Tomara que isso aconteça, pois sempre achei legal a presença do Papo caxiense representando o interior do Rio Grande do Sul nas competições nacionais. Falta isso, falta um time forte do interior gaúcho, interior que anda tão de lado nesta gestão do Francisco Novelletto na FGF. Não é uma luta fácil, mas espero que o Ju possa vencê-la.

Chega de descanso para os clubes

Fim de semana de muitos amistosos, sendo dois ontem, um amanhã e todos os outros hoje. Nos de ontem, o Juventude fez a noite festiva que queria ao dobrar ante o zerado sub-23 do Nacional do Uruguai, enquanto outro 2 x 0 foi o do Criciúma sobre o Guarani, com direito ao goleiro Helton Leite (filho do João Leite) defendendo uma penalidade máxima para os criciumenses, que foram apoiados por 4.112 fãs no Heriberto Hulse.

O sábado tem brasileiro em campo fora do seu país. É mais um amistoso do Cruzeiro nos Estados Unidos, desta vez contra o mexicano Monarcas Morelia. Já o Nordeste terá o Vitória visitando o Sergipe em Carmópolis e as duas partidas que terminarão a amistosa Taça Ecohouse, a primeira o clássico natalense América x Alecrim e a segunda ABC x Náutico. Na parte baixa do mapa, a Portuguesa vai ao Joaquinzão encarar o Taubaté em peleja realizada à noite, assim como a do Internacional com o Cerro em Santana do Livramento, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Agora pela manhã, estava para acontecer em um Olímpico com portões fechados o duelo entre Grêmio e Caxias. Mas o grande atrativo está em Uberlândia, onde o São Paulo desafiará o Flamengo, que estreará Mano Menezes - que, curiosamente, reencontrará Ney Franco, com quem trabalhou na Seleção Brasileira.

Para este domingo, temos Coritiba x Figueirense, que na lanchonete seriam considerados as duas salsichas do cachorro quente que é a Copa das Confederações (uma metade o terceiro lugar e outra metade a final).

O Galo fica de olho

Antes de começar a decidir contra o Atlético Mineiro qual deles estará na finalíssima da Libertadores, o Newell's Old Boys tem pela frente o Vélez Sarsfield no fim desta tarde, em jogo único na cancha de Mendoza para sair o campeão argentino de 2012/2013, o primeiro único via "Fórmula Fraga" em muitos anos. Importante para quem acompanhar o jogo: empate nos 90 levará à prorrogação, só dando empate nela acontecendo os pênaltis. Fica a dica para os atleticanos cuidarem o NOB do Gerardo Martino - que, aliás, negociou, mas não irá para o Santos.

Atenção, palpiteiros

Durante a Copa das Confederações, o Brasileirão parou. Mas agora tudo será retomado. A próxima semana será de Série B com dois jogos na terça-feira, dois na sexta, quatro na tarde de sábado e dois na noite do sábado. Quem quiser já pode mandar seus prognósticos (até 21h da terça). Eis as 10 partidas: Bragantino x América de Natal, Paysandu x Guaratinguetá, América Mineiro x Paraná, ASA x Chapecoense, Palmeiras x Oeste, Joinville x Sport, São Caetano x Avaí, ABC x Atlético Goianiense, Figueirense x Boa Esporte e Icasa x Ceará.

Curtinhas

*Joseph Blatter disse que a Copa das Confederações é um sucesso e que a FIFA sai maior dela. Então, tá.

*Os estádios da competição têm poupado os ouvidos dos torcedores de Naldo, Thiaguinho, Luan Santana e Gusttavo Lima, mesmo sendo artistas de apreço dos jogadores da Seleção Brasileira. Mas não é por privilégio puro e simples à música de melhor qualidade. Há fatores comerciais. Leio no UOL que a exclusividade sobre os artistas tocados nos estádios é da Sony, uma das parceiras da FIFA. Por isso que tocam Shakira, Lulu Santos, Skank, Jota Quest, Strokes e AC/DC. Já o quarteto citado no início trabalha para outras gravadoras. Entendo...

*Apitantes da semifinal da Libertadores: em Independiente Santa Fé x Olimpia, Heber Roberto Lopes na próxima terça e o uruguaio Martín Vazquez na terça-feira seguinte; e em Atlético Mineiro x Newell's Old Boys, o chileno Enrique Osses na próxima quarta e o uruguaio Roberto Silvera na quarta-feira seguinte. Curiosidade: apenas Heber é de um país com time disputando a semifinal. Não que isso faça diferença, é apenas curiosidade.

*E essa que li no GloboEsporte.com sobre funcionamento irregular do Independência há mais de um ano, já que um documento verificado durante audiência na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte apontou que diversas exigências para o correto funcionamento do estádio não foram cumpridos? A Câmara tá falando até em interditar o local salvo o envio de um Termo de Ajustamento de Conduta por parte dos responsáveis. Eita nóis...

*Portuguesa x Cruzeiro tinha sido marcado primeiro para sábado que vem, às 9 da noite. Depois, a Lusa pediu e conseguiu colocar o jogo no domingo, às 6 e meia, por reservar o Canindé para uma festa junina justamente na noite do próximo sábado. Mas a Polícia Militar paulistana não deu condições de segurança para duas partidas seguidas, já que às 4 da tarde de domingo tem o clássico San-São. Por isso, Portuguesa x Cruzeiro voltou para o sábado, às 9 da noite. E a festa junina rubro-verde? Ah, vão ter que se virar para encaixá-la nisso tudo.

*Deco será julgado novamente por aquele caso da dopagem, já que a defesa dele e a Procuradoria do TJD/RJ recorreram. O jogador do Fluminense saberá em alguns dias quando poderá ter outra chance de se livrar dessa.

*Confirmado pelo Barcelona para 2 de agosto o enfrentamento com o Santos pelo Troféu Joan Gamper, o que já se especulava há alguns dias e que deve colocar pela vez primeira em campo Neymar com a camisa do clube catalão - e direto contra o Peixe. O jogo do Camp Nou acontecerá às 21h30 locais (16h30 de Brasília).

*Depois de sair do Coritiba, Pereira está chegando ao Sport. Boa aquisição do rubro-negro pernambucano?

*Ribéry permanecerá no Bayern de Munique até 2017. Peça importante para Josep Guardiola.

*Infelizmente, o Brasil ganhou por 3 x 2 (25/20, 25/19, 22/25, 21/25 e 15/12) da França, no primeiro de dois jogos por esta rodada da Liga Mundial de Vôlei, o outro sendo na manhã deste sábado. Explico o "infelizmente": é que eu tinha curiosidade de ver como é que a Globo taparia buraco se o jogo acabasse apenas em três sets - lá pelas 11 e meia da manhã - justamente quando preenchido o espaço do "Encontro com Fátima Bernardes". Seriam desenhos exibidos até os jornais locais do meio-dia? Mas não só não pude saber dessa como também a partida indo aos 5 sets tirou quase metade da duração dos noticiários regionais. Essa eu não curti, Bernardinho. Rá...

*Fim de semana de Fórmula 1 correndo em Silverstone, treino oficial hoje e largada às 9 da manhã de amanhã.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A partir desta segunda-feira, Luciano Faccioli e Patrícia Maldonado terão 10 minutos a menos. A Bandeirantes mostrará o "Primeiro Jornal" a partir das 7 da manhã, sendo agora meia hora em rede nacional, além da habitual meia hora extra paulistana. Às 6h50, a grade própria será aberta com o desenho "Bondi Band" - que, apesar do nome, nada tem a ver com a TV Bandeirantes e sim é um cartum espanhol, já visto aqui no Brasil pelo Disney XD. O "Band" é da banda de seis músicos que possuem poderes mágicos e viram super-heróis do rock.

*Sei não se isso parece legal, mas bem melhor um desenho antes do jornal do que a Igreja Mundial.

*Leio no Flávio Ricco que amanhã é o último "Domingo Espetacular" com Carla Cecato dividindo apresentação com Fabiana Scaranzi e Paulo Henrique Amorim. A licença-maternidade da Janine Borba teve seu fim antecipado por ela mesma, que volta no outro domingo ao programa. Mas pra vice-campeã no segmento "jornalista com as sardas mais sedutoras da televisão brasileira" (a primeira é a "musa-mor") voltar ao ar, precisa a Carla sair? Não dava para ficarem juntas Janine, Carla e Fabiana? É um tremendo trio. Que saia o Paulo, então! (risos)

*Leio no Ricardo Feltrin que Britto Jr. tem prosseguido no "Programa da Tarde", mesmo à frente da "Fazenda", pois o fator comercial motivou isso. O apresentador da Record tá faturando bastante com os reclames feitos à tarde e não quer deixar a boca livre escapar. Não é nada bobo o menino Hilton Segundo...

*Durante a sexta-feira, Gugu Liberato despertou muitos boatos e achismos por publicar no Instagram uma foto sua fazendo a barba pois a folga tinha acabado e as férias foram pausadas para gravações durante todo o dia. Falaram que era acerto com essa TV, com aquela, com aquela outra... Mas não era nada. Leio no Fernando Oliveira que Augusto apenas e tão somente gravou um novo comercial do Banco do Brasil. Só isso.

*Leio no NaTelinha que Aguinaldo Silva venceu na Justiça o Google após quase um ano e o YouTube vai ter que tirar do ar todas as postagens de vídeos do "Pânico na Band" fazendo piada com ele. Compreendo.

*Há 90 anos hoje completados, nascia Sérgio Britto, que morreu no fim de 2011. Diretor da primeira novela da TV Globo ("Ilusões Perdidas", 1965), criador do "Grande Teatro Tupi" e atuante em novelas, minisséries e especiais destas duas emissoras e também das TVs Rio, Excelsior, Manchete, Record e Bandeirantes, ele se consagrou mesmo como um nome fundamental do teatro brasileiro, tanto que até o fim da vida comandou um programa a ele dedicado todas as semanas na TV Brasil, o "Arte com Sérgio Britto". Presença forte e que faz muita falta.

*O SBT mostrou na "Tela de Sucessos" de ontem à noite o clássico moderno "Batman, o Retorno", meu filme favorito de todos do Homem Morcego - dos que pude assistir, claro, pois estes recentes dos últimos anos não vi até hoje. Nem precisei esperar a exibição para sanar uma dúvida, já desfeita nas chamadas durante a semana: a dublagem da Herbert Richers exibida pelo SBT não foi a originalmente mostrada pela Globo, com Nilton Valério (Michael Keaton), José Santa Cruz (Danny De Vito) e a saudosa Vera Miranda (Michelle Pfeiffer). A dublagem que passou foi a feita para VHS e DVD, que passa nos canais fechados como o TCM, com Nilton novamente fazendo Batman, mas Mauro Ramos dando voz ao Pinguim e Mônica Rossi defendendo a Mulher Gato.

*Um dia eu ainda vou entender isso de dublagens diferentes para a mesma produção - isto é: tentarei. Tá bom que não é algo novo pois vem de "mil novecentos e guaraná de rolha" (um exemplo: sabiam que "Um Tira da Pesada" teve uma dublagem alternativa à clássica assistida sempre na Globo e nos canais pagos, esta segunda dublagem feita somente para exibições do filme em aviões?). Mas é ruim isso. Sempre é ruim. Por isso que é excelente quando uma dublagem clássica é preservada quando lançado um filme em DVD - e um exemplo disso é a tolice oitentista clássica "Férias do Barulho", que saiu com o mesmo áudio a vida toda escutado no SBT.

*A saideira: uma das maiores atrizes do cinema mundial morria há 10 anos fechados neste sábado. Nascida em 1907, Katharine Hepburn ainda hoje é a maior vencedora do Oscar de atriz principal, com quatro vitórias ("Manhã de Glória", "Adivinhe Quem Vem Para Jantar?", "O Leão no Inverno" e "Num Lago Dourado"). Outros filmes que marcaram a presença de Katharine foram "Núpcias de Escândalo", "Levada da Breca", "De Repente, no Último Verão" e "Longa Jornada Noite Adentro", além dos nove com seu grande amor Spencer Tracy: "Fogo Sagrado", "A Mulher do Dia", "Sem Amor", "Mar Verde", "Sua Esposa e o Mundo", "A Costela de Adão", "A Mulher Absoluta", "Amor Eletrônico" e o já citado "Adivinhe", concluído duas semanas antes de Spencer morrer.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cinthia Barbosa

Cinthia Barbosa, repórter da RBS TV de Caxias do Sul. Na data de hoje, esta guria lindindona de sorriso facilmente cativante merece muito estar nesta seção, já que foi dela a série de reportagens sobre os 100 anos do Juventude exibida na versão local do "Jornal do Almoço" nesta semana. Além disso, há horas eu queria essa gatinha na principal seção deste PB. Hoje, ela veio.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Aviso aos navegantes: ainda não consegui responder as muitas mensagens enviadas por e-mail, Facebook e Twitter por ocasião do grave problema financeiro que minha família e eu atravessamos nestes últimos meses, sobre o qual falei às claras na abertura espichada da coluna de ontem, mas que tanto graças à ajuda providencial de amigos quanto por uma decisão favorável a nós na Justiça em um processo de ordem familiar, felizmente foram contornados e o pior já passou. Mas durante este fim de semana, conseguirei responder a todo mundo. Na carona disso, uma menção importante: com a verba do processo familiar, aproveitamos e quitamos as dívidas com a Sky. Portanto, novamente tenho acesso aos canais fechados. Agora, vamos providenciar a troca do pacote para outro mais barato, que baixará muito a conta mensal e manterá o básico necessário de canais, como todos os esportivos e noticiosos.

Clipe do Dia

Aniversário de 60 anos hoje do cantor Colin Hay, escocês de nascimento e australiano "por maioria de votos", vocalista da grande banda australiana Men At Work. Sua voz potente deu o tom em clássicos do pop rock dos anos 80, como "Down Under", "Overkill", "It's a Mistake", "Everything I Need" e a que separei aqui: "Who Can It Be Now?". Na carreira solo, Colin mandou bem demais com este temaço aqui: "Into My Life". Me faz lembrar de Cláudia Ohana linda no início dos anos 90, pois tá na trilha da novela "Rainha da Sucata" (LP com ela na capa).

Arremate

13h? Salvador? Itália sem Pirlo? Mais dúvidas para Cesare Prandelli? Marca aí: 2 x 1 para o terceirão Uruguai.

"24 Horas" volta antes do primeiro trilar de apitante para o penúltimo jogo da Copa das Confederações!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.