.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 28 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 283
De volta de mais uma situação difícil

Como perceberam, o Papo de Bola - o Site ficou inacessível da tarde de terça-feira até o início da noite desta quinta. Foi consequência de algo que me faria desabafar por aqui mesmo na abertura tanto da "24 Horas" quanto do "Papo de Mídia" desta quarta-feira, se neste dia eu as publicasse. Como o site tinha ficado fora do ar, falei às claras no meu perfil no Facebook, onde tenho menos gente na leitura, mas cujo espaço para postagens é bem mais espichado que no Twitter, onde mais gente me acompanha, mas que só permite 140 caracteres por post. E como nem todo mundo usa as redes sociais e não é de hoje que grandes problemas me acometem nestes dez anos de realização do PB, achei por bem falar às claras nesta abertura - mas procurando deixar claro que o pior já passou e que faço isso por crer ser decente da minha parte partilhar uma justificativa para este episódio.

Nos últimos meses, temos vivido um dificílimo momento particular eu, minha mãe e minha avó, com as quais resido, devido à retirada de uma verba que nos era fundamental mês após mês tanto para pagamento das contas quanto para nosso sustento de alimentação e higiene, bens básicos de todo mundo - e explico isso para que não se pense que haja alguma bobagem ou coisa pequena. Eu deveria ter falado algo sobre isso há muitas semanas, mas o orgulho e a vergonha de me expor assim por algo que pensei que tivesse acabado falaram mais alto.

Neste período, tem tramitado na Justiça aqui do Rio Grande do Sul um processo de ordem familiar relativo ao pai da minha mãe, que faleceu no fim do ano passado. Somente agora saiu a decisão favorável a nós, desta vez nem tanto pela habitual burocracia do judiciário brasileiro, mas principalmente porque algumas pessoas diretamente ligadas ao caso prejudicaram um andamento mais rápido. Era um caso que já poderia ter sido resolvido há pelo menos um mês, mas isto não ocorreu conforme esperávamos e nossas vidas ficaram praticamente estagnadas neste período. Bem sabem que ainda hoje este site aqui não me rende dinheiro (e não é por falta de vontade da minha parte, mas nada posso fazer sem ter quem tope patrociná-lo), a mãe não vinha conseguindo trabalhar tanto pelo desgaste emocional com a história quanto por algum problema de saúde, e a vó tem quase 90 anos.

Muita gente tomou conhecimento da história, mas apenas do círculo de conhecidos e uns poucos amigos da mãe, enquanto do meu círculo de conhecidos e amigos eu tinha contado para apenas uma única amiga, na qual tinha sentido firmeza para me abrir a esse ponto - isso até terça à noite, quando falei no Facebook pois o PB tinha saído do ar. Os últimos dias foram aguentados por alguns amigos da mãe nos ajudarem para podermos nos sustentar no básico do dia-a-dia. Porém, as contas se acumularam (as mais essenciais as de luz, de telefone + Internet e do plano de assistência médica, e a não tão importante deste site) e chegaram a R$ 850,00 que não tínhamos. A luz chegou a ser cortada, mas pedimos à CEEE a religação de emergência, que adicionará um valor extra pequeno na próxima fatura. Mas o vencimento chegou nesta semana e fiquei muito receoso, de verdade.

Os leitores podem estranhar toda esta situação difícil por lembrarem que acompanhei Brasil x França na Arena do Grêmio, dia 9, devidamente credenciado e tudo. A iniciativa não foi minha e sim de dois estimados considerados, aos quais fiquei, fico e ficarei sempre muito agradecido. Por isso que acompanhei os bastidores da partida e do trabalho da imprensa, o que rendeu as colunas do dia seguinte ao jogo e uma galeria de fotos. A mãe achou que eu deveria aproveitar esta oportunidade única e, como estávamos confiantes que a solução do processo sairia na semana seguinte pois não tínhamos ideia dos atrasos causados nele, ela conseguiu verba para eu poder me deslocar daqui de casa até o estádio nos dois dias - e a Zona Leste é bem longe da Arena. Fim de semana para nunca mais esquecer de tão ótimo, sim, mas apenas uma breve pausa nos dias turbulentos que me chateavam.

Quando desabafei no Facebook na terça à noite, eu não tinha ideia do que viria pela frente. Não estava chateado tanto por mim, mas principalmente pela mãe e pela vó, que estão comigo a vida toda, pelas quais ainda quero ver se esse site aqui cresce financeiramente para eu conseguir dar a elas as melhorias que merecem e que não são merecedoras disso tudo que vem acontecendo. Eu estava receoso, já me daria por contente se recebesse muitas energias positivas do pessoal pois acredito que uma corrente delas pode fazer a diferença mesmo nas situações mais difíceis, apenas não quando for impossível. Mas vários amigos se dispuseram a ajudar para eu quitar estas dívidas atrasadas, o que me deixou aliviado e contente, embora morto de vergonha (é meu jeito, não adianta). E também ontem, soubemos que finalmente a batalha na Justiça foi vencida - esta, pois algumas outras virão.

Assim, na tarde desta quinta-feira paguei as contas atrasadas do site e do telefone + Internet, além de dar uma razoável abastecida na alimentação e na parte da higiene aqui em casa, pois estava tudo quase a zero e eu só tinha R$ 15,00 na minha bolsa de moedas neste começo de semana. Agora pela manhã, assim que terminar a publicação destas colunas, irei no banco e pagarei as contas da assistência médica e da luz, pois ontem mesmo não pude fazer por ter saído de casa apenas depois das 14h30 e muitos lugares encerrarem o expediente mais cedo devido a mais um fim de tarde de manifestos por aqui. Também hoje mesmo, a mãe vai retirar a verba do processo que nos dará base para enfim conseguirmos dar andamento ao que pretendemos fazer - isto é: parte da verba, pois outra parte será liberada daqui a alguns dias após resolvido um ponto relativo às custas da ação.

Só consegui avisar o pessoal tanto no Facebook quanto no Twitter sobre boas novas chegarem perto das 23h, pois voltei para casa muito cansado por não ter dormido nada durante a manhã desta quinta. Mas primeiro queria esperar as coisas chegarem e eu conseguir fazê-las antes de contá-las - aquilo de não contar com os ovos antes de ter a galinha devido a um receio que tenho de partilhar boas novidades antes delas acontecerem e depois algo ocorrer e mudar tudo para pior. O que vale é que aliviados ficamos minha mãe, minha avó e eu, que até mantive o bom humor ao conversar com o pessoal nas redes sociais e nestes escritos neste período, mas mais como válvula de escape do que de fato acontecia. Finalmente um fim de semana tranquilo depois de um bom tempo.

Agradeço muito a todos que souberam do caso e que ou me ajudaram financeiramente (todos estes eu vou contatar a partir de hoje para ver como poderei devolver tudo assim que a verba completa chegar, daqui a alguns dias, quando finalizado tudo ao resolvido por completo o lance das custas do processo) ou transmitiram energias positivas para que um desfecho positivo chegasse. Com a cabeça mais tranquila, vou retomar algumas coisas para as quais não vinha tendo cabeça no lugar, como reajustar todas as páginas do site que seguem fora do ar desde o problema do vírus em janeiro, além de bolar alguns incrementos para os próximos meses, tudo pensando em 16 de setembro, meu aniversário, ao qual quero ver se junto tudo isso. A questão familiar na Justiça terá outros desdobramentos em breve, espero que igualmente positivos. Direi se novidades surgirem.

Por fim, breves apartes importantes diante do dito por alguns prezados: o problema desta vez não era apenas a conta mensal da hospedagem do site, mas sim o básico da luz e do telefone + Internet (pelos quais a mãe se comunica com muita gente para também ajudar a dar andamento nestas questões judiciais familiares); me deram a ideia de adotar os códigos do Google AdSense, mas como uma vez o Google tinha suspendido o serviço pelo e-mail que uso sempre por considerar "suspeitos" muitos cliques nos links anunciados, não tive cara de tentar usá-lo novamente; e espero que tenha sido o último grande aperto familiar que tenhamos tido em muito tempo, para nem minha família e nem eu sofrermos mais assim. Fazendo uma analogia futebolística: já se flertou demais com a zona do rebaixamento; agora, vou ver se busco nem que seja uma vaga na Copa Libertadores.

Dito isto e concluído todo este desabafo que senti necessário fazer, vamos começar a coluna propriamente dita. Estes três dias tiveram muito assunto, alguns já superados, outros ainda atuais, muitos da ordem do dia, mas todos eles merecem destaque de agora em diante - até para fins de arquivo para a posteridade. Vamos lá.

A final que todos desejavam (bom... quase todos)

Não posso dizer que "todos" queriam Brasil x Espanha pois claro que nela gostariam de estar Uruguai, Itália, México, Nigéria e Japão (nem falo do Taiti, vamos desta vez deixar a brincadeira de lado). Mas o mundo da bola merecia esta final: o anfitrião cinco vezes campeão mundial versus a melhor seleção dos últimos anos, campeã mundial e bicampeã europeia. E o que esperar dela? Até uma semana atrás, eu achava que La Roja faturaria o caneco - sem facilidades, mas faturaria. Passadas a rodada final de grupos e as semifinais, sinceramente, não consigo mais ter toda esta convicção. Tudo é possível. Tudo mesmo. Seja qual for o campeão, estará adequado.

O Brasil ainda não um time no qual se confie bastante, ele submete o torcedor a momentos tensos - vide os 35 minutos que separaram o gol de empate de um Uruguai bravo e endurecedor de rapadura e o desempate da já conhecida e eficiente suspensão de bola na área pro cabeceio do Paulinho. Mas Luiz Felipe Scolari tem feito valer o futebol de resultado, são quatro vitórias em quatro jogos. E alguns indicativos dão a entender que boas coisas estão reservadas, vide a excelente defesa do Júlio Werner no pênalti batido pelo Forlán. Tem ainda o fator campo, a questão da torcida. Por mais que a maioria dos convocados não esteja atuando por aqui e sim lá na Europa, só de vez em nunca atuando por aqui, a responsabilidade é indimensionavelmente maior. Fazer bonito é obrigação.

A Espanha é mais time no conjunto da obra, mas sofreu uma queda de rendimento nas duas últimas atuações - isto é: naquela contra a Nigéria nem tanto, pois o espaço dado a ela foi por tanto maneirarem na dose devido ao calor do Nordeste quanto por terem em mente as limitações técnicas adversárias. Porém, contra a Itália, nem em sonho se repetiu aquele baile da final da última Euro. Quem, antes da bola rolar, imaginaria que seriam precisos a prorrogação e os pênaltis para termos um classificado? Acho que praticamente ninguém. E desta vez, a questão do calor afetou os dois times, ambos eram europeus. Os italianos venderam caro a parada, engrossaram o caldo e por pouco não venceram com a bola rolando. O erraço do Bonucci destoou em uma série perfeita de chutes.

Com isso, sabemos que Uruguai e Itália jogarão o terceiro lugar na Fonte Nova, à 1 da tarde deste domingo, o que deve favorecer a Celeste tanto pelo horário terrível em uma região quente mesmo nestes dias invernais (como a Bahia) quanto pelo desgaste físico da Azzurra, que jogou um dia depois e ficou quase três horas em atividade. Sabemos também que Brasil e Espanha decidirão a Copa das Confederações no Maracanã, às 7 da noite. Final que pode ser disputada com chuva, pelo que informou o Climatempo. Será a nona vez que os dois países estarão frente a frente, contando jogos oficiais e amistosos, com quatro sucessos brasileiros, dois dos espanhois e duas igualdades. Cinco partidas foram em Copas do Mundo, mas a última foi amistosa, em 1999, e acabou "oxada".

A dois dias da prometida partidaça, me vejo sem palpite. Talvez amanhã eu tenha um, domingo certamente terei.

Curtinhas das Confederações

*Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Neri disse que grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo não mudam ninguém de degrau e não são remédios para todos os males, ainda que algumas cidades tenham se beneficiado deles, como Barcelona e Seul. Compete aos próprios governantes (federal, estaduais e municipais) fazerem sua parte. E no ponto desejado, isso não tem ocorrido.

*Isso encaixa com a declaração do ministro esportivo Aldo Rebelo ao SporTV, de que a Copa do Mundo aqui no Brasil sairá em torno de R$ 28 bilhões, contra R$ 10,7 bilhões da Alemanha em 2006: no país europeu, tudo já estava pronto em termos de estrutura, segurança e transportes. Aí entram os deméritos dos nossos governantes.

*Joseph Blatter foi perguntado pelo UOL se sentia seguro aqui no Brasil e disse: "naturalmente". Fácil para ele dizer, com o esquema reforçadíssimo de segurança que tem. Sem ele, seria bom saber uma nova opinião.

*Jeromão Valcke disse no "Seleção SporTV" que a FIFA jamais permitirá protestos em estádios pois eles são lugares para se assistir futebol e não para expor questões políticas e religiosas. É um perfeito idiota, na boa. Só reforça aquilo da FIFA ser f**a e de viver em um mundo à parte, onde tudo é lindo e maravilhoso. Blergh!

*Jeromão, que foi chamado de sem vergonha, chantagista e corrupto por Romário, que detonou a farra de grana que move a FIFA e ainda afirmou que parte do lucro dela com as Copas das Confederações e do Mundo custeará a cobertura que o secretário geral alugou no Leblon por 150 mil mangos mensais até o fim do evento no ano que vem - cobertura que, pelo que saiu nesta semana no blog do Lauro Jardim, pertence ao Ronaldo Nazário.

*Pelé mudando o tom? Falando da Copa de maneira crítica? Atacando a construção de estádios? Bah, Rei... Dava para disfarçar melhor a mudança causada por sentir que ficou baixíssima na praça sua cotação depois da lamentável declaração dada à TV Tribuna, o "vamos esquecer estes manifestos e torcer pela Seleção".

*Integrantes de Espanha e Itália questionaram o calor do Nordeste nestas últimas partidas - o de Espanha x Nigéria, por exemplo, ficou quase nos 40 graus de sensação térmica devido à umidade em Fortaleza. Até para nós aqui do Brasil isso não tem sido fácil nos últimos anos, imagina pra quem tá vindo do outono. Inevitável o choque térmico. Arbeloa falou que melhor seria seleções como La Roja atuarem às 19h, mas aí entra o problema do fuso horário. Isto faz as partidas lá na Europa começarem à meia-noite. Questão danada de resolver.

Bola dos clubes em jogo

Primeiro, o que já passou: na Taça Ecohouse, o marcador mínimo do ABC sobre o América representou a quebra de uma escrita negativa de 8 jogos e deixou o Alvinegro com 6 pontos neste quadrangular amistoso, contra 3 do Mecão e do Alecrim, cujo triunfo eliminou o ainda zerado Náutico, que mais usa a competição para Zé Teodoro ter noção do que tem em mãos; os reservas e os juniores do Coritiba ganharam por 1 a nada do Taubaté, que ontem reinaugurou a iluminação artificial do Joaquinzão; e outro 1 x 0 deixou em vantagem o Quixadá sobre o Itapipoca na final da Série B do Campeonato Cearense, que conhecerá amanhã à tarde seu campeão.

Passando ao que vem aí, dois amistosos merecem destaque nesta sexta-feira. Um começa às 19h e celebrará o amanhã completado centenário do Juventude, que receberá no Alfredo Jaconi o Nacional do Uruguai, que não terá estrelas como Loco Abreu e Recoba, mas sim um sub-23, com oito jogadores da equipe olímpica da Celeste. O Papo terá como atrações o meia Lauro, que o defendeu em 571 oportunidades, e o campeão mundial Cafu, que jogou apenas duas vezes no time em uma artimanha da Parmalat para contratá-lo junto ao Zaragoza e colocá-lo no Palmeiras sem ter que pagar uma multa ao São Paulo, pois não era permitido Cafu voltar direto a um grande de SP. Um pouco mais tarde, às 20h15, o Criciúma atuará no Heriberto Hulse diante do Guarani de Campinas.

Curtinhas

*Com as confirmações de Flamengo x Coritiba pro Mané Garrincha no dia 6 e de Botafogo x Fluminense para a Arena Pernambuco no dia 7, curioso será observar que a rodada que retomará o Campeonato Brasileiro terá os quatro cariocas atuando fora dos "ambientes naturais": o clássico não será no Rio de Janeiro, a exemplo do jogo do Fla, além do Vasco pegar o Internacional não aqui em Porto Alegre e sim em Caxias do Sul.

*Salvo eu esquecer de algo (e não duvidem disso), tem um tempão que clássicos cariocas não acontecem no Nordeste. Um exemplo bem vivo na minha cachola por ter tido transmissão ao vivo pela TV aberta e por há algum tempo eu ter resgatado no "Raridade Rara" é aquele Botafogo 3 x 1 Flamengo de 1995, no Castelão.

*Muito bacanas as lembranças referentes ao agora octogenário Evaristo de Macedo, tanto a homenagem feita pelo Flamengo ao lhe dar uma camisa personalizada com o número 80 e mais um quadro com fotos da sua carreira (ele foi craque do rubro-negro enquanto jogador) quanto o convite de Luiz Felipe Scolari para jantar hoje com a Seleção no hotel no Rio de Janeiro - Evaristo, que sucedeu Felipão no Grêmio de 1996 para 1997.

*Cicinho, da Ponte Preta, foi contratado pelo Santos. A ala alvinegra praiana da audiência achou uma boa?

*Além da Copa Suruga e da Copa Audi, o São Paulo também fará dia 3 de agosto a Copa Eusébio, que é um tradicional jogo único realizado pelo Benfica no Estádio da Luz em referência ao seu mito maior. Legal.

*Por falar em São Paulo, saíram os apitantes das partidas contra o Corinthians, pela Recopa Sul-Americana: Ricardo Marques Ribeiro próxima quarta, no Morumbi, e Paulo César de Oliveira dia 17, no Pacaembu.

*Deu no site: "Romarinho, baladeiro que não beija ninguém em clipe sertanejo". Por que faz isso, Romarinho?

*Um jogo de gancho para Gilson Kleina pelas queixas contra a arbitragem do polo aquático disfarçado de futebol contra o Sport. Ausente da casamata do Palmeiras ele estará no sábado da semana que vem, contra o Oeste.

*Reformas no gramado do Anacleto Campanella levaram São Caetano x Avaí para São Bernardo do Campo, dia 6.

*Serão em duas quartas-feiras, às 19h30, os confrontos entre Paysandu e Atlético Paranaense pela Copa do Brasil, com a ida no Mangueirão, no dia 17, e a volta na Vila Capanema, no dia 24.

*Ceará: ex-técnico do Grêmio e ex-auxiliar do Falcão no Internacional, Julinho Camargo assumiu o Ferroviário.

*O tricampeonato da Copa FGF Sub-17 no Gre-Nal empatado em um gol deu ao Clemer seu oitavo título em 13 competições treinando as categorias de base do Inter. Tá na hora dele treinar um time profissional, não?

*Legal essa do 15 de Novembro de Campo Bom retomar seu futebol profissional após quase 5 anos, disputando nesta volta a Série C do Campeonato Gaúcho a partir de agosto. O ex-lateral direito Patrício será o treinador.

*Lembram do Grêmio Maringá, conhecido time do interior do Paraná? Foi rebaixado pra Série C estadual. Bah...

*Duas semanas de Série B do Campeonato Carioca parada. Vão retomá-la quando? Na chegada de Papai Noel?

*Admirado fico ao ler que existe a chance de cancelarem o Superclássico das Américas em 2013. Me admira que alguém ainda lembre dessa tranqueira inútil que tem sido esta inútil disputa particular Brasil x Argentina.

*Gerardo Martino tá lelé da cuca ou o quê? Só isso para explicar o técnico do Newell's Old Boys falar que não lhe parece lógica a final com o Vélez Sarsfield por não ver sentido a Argentina ter três campeões em um ano. Mas quem é que falou que a Argentina tem "três campeões"? Ela tinha dois pois Apertura e Clausura não estavam interligados, mas agora Torneio Inicial e Torneio Final funcionam como dois turnos de uma mesma competição para seus ganhadores decidirem qual será o campeão, a chamada "Fórmula Fraga". Não pode ser sério o que li.

*Vai ver Gerardo tá com a cabeça tanto na decisão do título argentino quanto da semifinal da Libertadores contra o Atlético Mineiro, além de se perguntar o que será dele quando o NOB deixar o torneio continental, seja na semi, na final ou com o título. O clube confirmou Alfredo Jesús Berti como novo treinador para o segundo semestre.

*41 dias de prisão cumpridos em liberdade vigiada. Foi a sentença da Justiça para Johnny Herrera, goleiro da Universidad de Chile, que atropelou e matou uma jovem há três anos e meio. Parece coisa da Justiça do Brasil, mas foi a chilena que praticou isso. Se eu sou o pai da jovem, teria um troço de tamanha indignação com isso.

*Fenerbahce e Besiktas suspensos pela UEFA por serem acusados de manipular resultados em 2011. O primeiro tá fora por duas temporadas (e, desta forma, ausente da próxima Liga dos Campeões), e o outro por apenas uma.

*Tevez na Juventus. Vem aí gols regados a muita cumbia em Turim. Que Carlitos honre a 10 que foi de Del Piero.

*Campeão mundial em 2007, intercontinental em 1989 e 1990, cinco vezes europeu, cinco vezes da Supercopa da Europa, uma vez da Copa da Itália, cinco vezes da Supercopa da Itália e sete nacionais. Tudo isso é o currículo do Paolo Maldini, o histórico zagueiraço que defendeu o Milan por mais de 900 partidas em 25 anos - e o clube milanista foi seu único na carreira, um fenômeno raríssimo no mundo inteiro. Ele fez 45 anos na quarta-feira.

*Cheio de banca para a próxima temporada na França, com direito a Falcao Garcia, James Rodríguez e cia., o Monaco começará Le Champpionat de 2013/2014 com menos dois pontos, podendo perder um terceiro em caso de reincidência. Motivo: mau comportamento de seus torcedores na partida contra o Le Mans, na penúltima rodada da Série B de 2012/2013, com invasão de campo, torcedor atacando o árbitro e tudo mais. É isso aí.

*Duas da NBA: Larry Bird, a maior lenda viva do Boston Celtics, está de volta ao Indiana Pacers, mas não como treinador ou presidente de operações, mas sim como mandatário máximo; e foi confirmado para a Cidade do México o jogo entre San Antonio Spurs e Minnesota Timberwolves, pela temporada regular, em 4 de dezembro.

*Luto no basquete brasileiro: aos 92 anos, morreu o ex-armador Nilton, que defendeu Clube Baiano de Tênis e Fluminense, sendo medalha de bronze na Olimpíada de 1948, em Londres, com 36 pontos em 7 partidas.

*Rafael Nadal, Roger Federer, Maria Sharapova e outras mais... Wimbledon tá uma bruxaria só neste começo.

*Muito legal o Brasil ter pela primeira vez três judocas líderes de suas categorias no ranqueamento da Federação Internacional de Judô: Sarah Menezes até 48 kg, Mayra Aguiar até 78 kg e Victor Penalber até 81 kg.

*O simpático que fez o regulamento da Liga Futsal é um "sabe nada" de marca maior, né? Como explicar ela começar com 19 times e sua segunda fase ter 16? Só três rodaram de uma para outra fase! Não aguento isso.

*Enquanto isso, a Copa Intercontinental realizada nos Estados Unidos começou com a ACBF fazendo 9 x 2 no World United, que hoje enfrenta o espanhol El Pozo Murcia, além do Intelli aplicando 7 x 2 no guatemalteco Glucosoral (uma dose na hora do almoço e outra após o jantar), oponente esta noite do Dínamo Moscou. Vale lembrar: dois triangulares, o campeão de cada um joga a decisão neste domingo. Boa sorte aos brasileiros.

*Duas manhãs de vôlei em São Paulo, com o Brasil enfrentando a França no Ibirapuera sempre com primeiro saque às 10 horas. Jogos válidos pela terceira jornada de Bernardinho e cia. na Liga Mundial.

*Sexta-feira de primeiros treinos de um Grande Prêmio da Inglaterra que marca um fim de semana movimentado na Fórmula 1, com Mark Webber anunciando saída da categoria no fim desta temporada, os 600 GPs fechados pela Williams e o hoje comemorado aniversário de Tamara Ecclestone, para alegria do nosso titio Bernie.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Daniel Castro que pesquisa encomendada pela programadora Turner apontou que as pessoas com menos de 30 anos cada vez menos usam e-mail, a não ser no trabalho, pois preferem falar com os amigos pelas redes sociais. Será que é por isso que minha caixa de entrada tem sido tão pouco frequentada ultimamente?

*Leio no NaTelinha que Samuka Duarte, apresentador do "Correio Verdade" na afiliada da Record na Paraíba, disse que era só brincadeira com seu público dizer que as imagens captadas do alto do prédio da TV Correio eram de um helicóptero e que Fábio Araújo, apresentador do "Casos de Polícia" na TV Tambaú (SBT), mostrou a sede da Correio por ser invejoso e não entender a piada. Arrã. Acredito nisso que Samuka diz. Também acredito em Papai Noel, em coelhinho da Páscoa e em Joseph Blatter indo a um mercadinho brasileiro sozinho à noite.

*Sério: se era só uma "brincadeira", Samuka não deveria ter dito isso no próprio programa onde tudo aconteceu? Tá na cara que ele falou isso para livrar sua cara depois de ser muito bem exposto ao ridículo pela aprontada ao ter este fato colocado na primeira posição do "Top Five" desta semana no "CQC", da Rede Bandeirantes. E pensar que tudo isso começou com uma humilde, porém honrada, nota do Gabriel "Jay" Vaquer no NaTelinha...

*Jornalistas no Sergipe hostilizados e agredidos, assim como agredido também Honório Jacometto, repórter da TV Anhanguera e de rede da Globo em Goiás. Os noticiaristas continuam sofrendo nos protestos pelo país.

*Saído da Record do Rio de Janeiro após bater de frente com Marcelo Crivella ao não deixá-lo usar a emissora para gravar seus vídeos, Cláudio Rodrigues agora comanda a Record de Belém, li no Lauro Jardim. Responsa de manter uma emissora que tem sido das mais bem-sucedidas da rede, com o jornalismo tendo bons "Ipobres".

*Leio no NaTelinha que, segunda e terça-feira, o "RJ no Ar" deu à Record 8 pontos no Grande Rio. Bastante coisa.

*Também no NT, leio que o "Balanço Geral" de quarta foi lideraço em Belo Horizonte ao cobrir os preparativos dos manifestos que rumaram ao Mineirão antes de Brasil x Uruguai. Foram 17 pontos pro jornal do Mauro Tramonte na Record Minas entre 12h45 e 15h30, contra 11 da Globo ("Globo Esporte", "Jornal Hoje", "Vídeo Show" e "O Profeta") e 4 da Alterosa ("Jornal da Alterosa", "Eu, a Patroa e as Crianças", "Chaves" e "Marimar").

*Realizado neste fim de semana, o tradicional Festival de Parintins terá transmissão na base do "cada um na sua" este ano. Nada daquilo da Bandeirantes mostrar tudo para todo o Brasil, infelizmente ela tá fora este ano. Cada boi fechou com uma TV. O Garantido passará na Record News, que terá gente da Rede Record como Thalita Oliveira, Marco Camargo, Rafael Cortez e, sabe lá Deus por qual motivo, Amin Khader e Juliana Salimeni. Já o Caprichoso será transmitido pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo. Essa eu não curti, não.

*Leio no Flávio Ricco que Roberto Cabrini renovou por mais dois anos com o SBT, com opção de outros dois. Compreensível. O "Conexão Repórter" tem apresentado resultados muitos bons nas viradas de quinta para sexta, não apenas na audiência em São Paulo, mas também no conteúdo, sempre no mínimo muito chamativo.

*Esta semana, deu para ver quem a Globo escalou para ser reserva do Rodrigo Bocardi no "Bom Dia SP": Monalisa Perrone, que está no jornal desde quarta-feira pois li na Vivian Masutti que o titular foi aos EUA para acompanhar o nascimento do seu terceiro filho. Pelo menos nestes dias tem sido revivido o jornal ancorado só pelas mulheres ao juntar Monalisa com Ana Brito, que tem feito o "Radar" no lugar da Glória Vanique.

*Leio no NaTelinha que o "Encontro com Fátima Bernardes" de 1 ano, na terça-feira, deu à Globo 9,4 pontos em São Paulo. "Encontro", hoje não exibido a exemplo do "Bem Estar" devido à Liga Mundial de Vôlei.

*Parece não ter sido só por causa da "Central da Copa" nos últimos dois sábados, não. Também amanhã o "Altas Horas" será antes do "Supercine". Serginho Groismann às 23h15 e "O Solteirão" depois da 1h. Tu vê só...

*Sério isso de "Flor do Caribe" ter começado ontem às 18h50, mesmo com Espanha x Itália nos pênaltis? Wow...

*Cancelado pela RedeTV! o "Feira do Riso". Quase ninguém via, quase ninguém achava graça. Não fará falta.

*Pelo menos uma boa novidade na RedeTV!: li na Keila Jimenez que Vildomar Batista não será o novo diretor artístico dela. Se na Record eu já não aguentava os programas dirigidos pelo homem, imagina toda a TV dele?

*Leio no Flávio Ricco que a direção da Record mandou eliminar de "Dona Xepa" cenas de beijo que insinuem transa, cenas com atrizes só de roupa íntima e cenas onde a "mulher fruta" feita pela Robertha Portella seja filmada por trás ao usar biquíni - trocando em miúdos: nada mais de filmar a bunda dela. Então tá, né...

*Leio na Keila Jimenez que começa dia 7 o "Passa ou Repassa", que será um quadro do "Domingo Legal". O SBT volta e meia dá um jeito de resgatar seus clássicos. Qual será o próximo resgatado?

*Completou 10 anos ontem a morte de Walter Hugo Khouri, nascido em 1929 e diretor de filmes como "Noite Vazia" e mais de vinte outros.

*A saideira: chega hoje aos 65 anos Kathy Bates, atriz vencedora do Oscar por "Louca Obsessão" e vista em filmes como "Tomates Verdes Fritos" e "Caminho das Pedras". Recentemente, ela protagonizou o seriado "A Lei de Harry", que durou duas temporadas e passa às 3h de quarta para quinta-feira no SBT.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Maritza Rodríguez

Maritza Rodríguez, atriz colombiana, que fará Tereza Cristina na versão em espanhol de "Fina Estampa", que Globo e Telemundo produzem para exibição na TV dos Estados Unidos em algumas semanas. Ela aparecerá morena na novela igual à Christiane Torloni no original aqui do Brasil, mas ao menos nessa foto está a cara da jogadora de vôlei Mari Paraíba, não está?

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Informados nós fomos. É que ainda não vimos os tais benefícios. Claro que os estádios estão lindos, mas pelo preço era o mínimo. E o que entendi do Aldo Rebelo é que outros países devem ter se candidato a receber a Copa de 2014 caso a FIFA cancelasse o torneio no Brasil em função dos manifestos. *** Luciano Huck também se colocou favoravelmente aos manifestos no 'Caldeirão' de sábado. *** Entendi a situação do pool para o Papa Francisco. Foi apenas uma brincadeira quanto à Record sempre querer ser a líder, mas até na hora do pool a Globo 'liderar'. *** Considerei três episódios de 'Revenge' no domingo passado porque, normalmente, a cada episódio a protagonista tem um plano e um desafeto para se vingar. E assistindo ao episódio deste domingo, deu para perceber que foram 3 'enredos' diferentes. Quanto aos cortes, pelo menos o começo - quando há cenas do capítulo anterior e um texto quase poético lido pela protagonista sobre o tema do dia - e o fim - com outro texto - dos episódios que ficaram no meio foram suprimidos." (Leonardo Dantas)
Entendi... É que confesso que não cheguei a assistir ainda esta série, o horário de 23h aos domingos não me é bom para isso.

"Se for verdade este rumor de que a Rede Família pode substituir a Record News na parabólica, vou lamentar enquanto fã da News pois a cobertura dela na parabólica diminuiria ainda mais, mas a nova programação da Família dá a entender que a Record parece querer usá-la para algo parecido com a extinta Rede Mulher." (Saulo Maciel)

Clipe do Dia

A letra já se garante: aqui está a super-hiper-ultra-puxa-mega-clássica "Amanhã", com Guilherme Arantes, original de 1978 e ainda hoje forte.

Antes do Arremate...

...uma breve observação: nunca mais as viradas de dia foram a mesma coisa na Rádio Bandeirantes de São Paulo desde que colocaram o "Jornal de Amanhã" das 22h às 23h e, por isso, nunca mais tocou à meia-noite a versão de "Amanhã" cantada por Caetano Veloso, que nestes 15 anos em que ouço a RB era um clássico seu. Dito isto, arrematemos.

Arremate

Ontem, completou 105 anos o nascimento do escritor Guimarães Rosa, mineiro que morreu em 1967.

"24 Horas" volta antes que eu consiga assistir aqui toda a minissérie "Grande Sertão: Veredas"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.