.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 25 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 282
20 anos de Ceni no Tricolor

Há 20 anos completados nesta terça-feira, Rogério Ceni estreava no São Paulo. Uma estreia secreta para nós do Brasil, pois foi em uma partida que não teve transmissão ao vivo nem pela televisão e muito menos pelo rádio: os 4 x 1 no Tenerife, no Municipal San Lazaro, pelo Torneio de Santiago de Compostela. Todos os gols são-paulinos foram marcados por Guilherme naquele 25 de junho de 1993. O pior é que ainda hoje essa partida é "secreta", pois procurei no YouTube algum vídeo dela e nem mesmo de alguma televisão espanhola existe registro desta peleja. No acervo da Folha de S.Paulo, há menção a ela apenas na edição do dia seguinte e em uma simples notinha de canto. Assim começava a trajetória desta lenda viva do Morumbi, que já tem 1.077 atuações pelo clube e pode igualar ou superar este ano o recorde de 1.114 de Pelé no Santos, pelo que li hoje cedo no UOL.

Da França para a Espanha

É o trajeto feito pelo novo treinador do Real Madrid: Carlo Ancelotti, que saiu do Paris Saint Germain campeão nacional para suceder José Mourinho no comando merengue. Além do Francês da recém-encerrada temporada, o italiano ganhou duas Ligas dos Campeões da UEFA, duas Supercopas da Europa, um Mundial, um Italiano, uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália, tudo isso pelo Milan, além de um Inglês, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra, estes três títulos pelo Chelsea - que é justamente para onde foi Mourinho.

De volta à casamata

É Laurent Blanc, que tinha deixado a seleção da França após a má campanha na Eurocopa de 2012 e é quem substituirá Carlo Ancelotti no PSG, onde terá a missão de repetir a boa passagem pelo Bordeaux, que rendeu um Campeonato Francês, uma Copa da Liga Francesa e duas Supercopas da França.

Curtinhas das Confederações

*FIFA e governo federal alegam que o povo "não foi informado o suficiente" sobre "benefícios" da Copa do Mundo aqui no Brasil. Não é questão de falta de informação. É questão de efetiva falta de melhorias aos olhos de todo mundo que esteja aqui, ali, acolá, enfim. Será que em 6 anos não dava para ter feito bem mais? Claro que sim!

*Não há caos no Brasil e estão exagerando nas notícias sobre a violência, disse o diretor de comunicação Walter de Gregório. A FIFA é fod... Não saem do seu "mundinho à parte" de jeito nenhum - ou não dão o braço a torcer. Tá bom que não tá uma guerra civil por completo, mas diversos episódios dos manifestos pareceram de uma.

*Perfeitamente sintonizado com isso está o que li no Ricardo Perrone que disse um dirigente da entidade: que ela enxergava o brasileiro como alegre e festeiro, mas que agora é conhecido um outro lado. Alegre e festeiro o brasileiro em nível geral é mesmo. Felizmente, muita gente não é otária e nem fecha os olhos pra realidade.

*O ministro esportivo Aldo Rebelo disse ter lido na imprensa que outros países se candidatariam a receber a Copa de 2014, mas Jeromão Valcke garantiu que ela acontecerá aqui no Brasil e que não há plano B. Fiquei em dúvida: algum outro país manifestou interesse no Mundial e perdi de ler? Ou foi falácia puro do senhor ministro?

*Jeromão Valcke, que li no Lauro Jardim que tem passado estes dias no Brasil hospedado em uma cobertura no Leblon, a ele alugada pelo Ronaldo Nazário por 150 mil "dilmas". Se sou eu que alugo, 10% disso já me servia.

*Leio no Lance! que um grupo que inclui o Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública sugeriu ontem ao governador Antônio Anastasia o cancelamento de Brasil x Uruguai sob a alegação de que o poder público não teria condições de resguardar os cidadãos. Essa, sim, não vão levar nem forçando a barra. Muitos interesses em jogo. Pode comer solto o pau do lado de fora do Mineirão, mas a bola vai rolar apesar disso.

*Um segurança da FIFA - um funcionário terceirizado, na verdade - estava vendendo ingressos para Espanha x Nigéria, só que tais ingressos não poderiam ser comercializados. O cara ainda teve a pouca vergonha de dizer que não estava vendendo o ingresso e sim dando ele e recebendo R$ 100,00 de pra quem o deu. Cara de pau é pra matar o vivente de raiva... Bola dentro do Rodrigo Viana, repórter do SBT que trouxe este fato ontem.

*Leio no Terra que o "Gaúcho da Copa", que reapareceu no sábado ao ser flagrado pela filmagem oficial em Brasil x Itália, está nos jogos das Confederações por receber ingressos doados por José Maria Marin. Então tá, né...

*Também no Terra, leio que uma "carreata da CBF" assistiu à vitória sobre a Itália. Nela estavam ao menos 15 dirigentes de federações estaduais. Tudo isso para tentar manter Marin no comando da entidade. É brabo!

*Cancelada uma participação de Joseph Blatter em uma cerimônia do "Futebol Pela Esperança", programa social da FIFA, que ocorreria amanhã. O homem estará em Magalhães Pinto para Brasil x Uruguai. Olho nele!

*Uma estudante de fonoaudiologia da Unifor, chamada Stella Moura, foi esfaqueada a cerca de 700 metros do estádio de atletismo da universidade, na qual a Espanha treinará para enfrentar a Itália. Nem mesmo segurança reforçada impediu tal episódio de acontecer. Só mais uma para somar ao mundo real, que não é o da FIFA.

*Leio no GloboEsporte.com que a polícia de Pernambuco abriu inquérito para investigar aquilo do furto que teria sido sofrido pela Espanha quando se hospedou no hotel Golden Tulip Palace Recife para a estreia contra o Uruguai. Pela história averiguada pelo portal, o furto teve a ver com uma festinha dos jogadores regada a pagode e a mulheres com quem eles jogaram strip-pôquer, na manhã seguinte dando falta de cerca de mil euros. A Real Federação Espanhola e Piqué confirmaram o roubo, mas negaram a festinha com as madames. Compreendo...

*Um raríssimo destaque dentro das quatro linhas nessa pauta toda: Balotelli não só está fora da semifinal contra a Espanha, como foi cortado da seleção da Itália. Tá séria a esse ponto a lesão na perna esquerda. Nem mesmo domingo, seja no terceiro lugar ou na finalíssima, ele poderia atuar.

*Apitantes da semi das Confederações: Enrique Osses em Brasil x Uruguai e Howard Webb em Espanha x Itália.

Curtinhas

*Consequências dos protestos no Rio de Janeiro: uma sessão do STJD, na qual Atlético Mineiro e Grêmio podem ser multados pelo atraso na entrada em campo no jogo vencido pelo Galo, foi adiada. Mas não é só isso.

*Outra consequência das manifestações: não vai mais acontecer o amistoso América Mineiro x Vasco. Não, ao menos, às 9 da noite da quinta-feira. Veto da PM mineira pois há possibilidade de manifesto em Uberlândia nesta data e neste horário. Daí, ela não deu garantia de segurança para dois acontecimentos simultâneos. Agora, vão tentar remediar a situação levando o jogo para Juiz de Fora ou na quinta, às 21h30, ou no sábado, às 16h30.

*Novo reforço do São Paulo: Clemente Rodríguez, lateral esquerdo argentino que deixou o Boca Juniors, no qual venceu a Intercontinental de 2003 e as Libertadores de 2001, 2003 e 2007. Ele foi campeão olímpico em 2004.

*Fred está saindo do Internacional. Vai pro Shakhtar Donetsk. Mal surgiu bem e já cai fora. Lamentável.

*E Adriano Imperador foi descartado pelo Colorado. As gurias do Gruta Azul e da Tia Carmen choram muito.

*Entrevistado no "Primeiro Tempo" do BandSports, Muricy Ramalho disse que, se aqui fosse a Inglaterra, ele receberia um contrato de 10 anos por um currículo de seis finais e quatro títulos em dois anos, ao invés de ser mandado embora igual fez com ele o Santos. Verdade. Como também é verdade que o Peixe não rendia mais sob seu comando, não dava para obter algo melhor. O limite fora atingido e manter o que estava seria ruim.

*O Coritiba usará reservas e juniors no amistoso de depois de amanhã, no Vale do Paraíba, contra o Taubaté, pois guardará os titulares para enfrentar o Figueirense no sábado. Coxa, do qual saiu ontem o zagueiro Pereira.

*Domingo passado, o Joinville fez um amistoso beneficente contra os padres da cidade, que arrecadou fundos para a Casa Vida e Esperança. Em torno de 20 mil pessoas foram à partida, que teve a presença do Ramires, do Chelsea. O goleador Lima jogou de goleiro e o arqueiro Ivan foi avante. Heber Roberto Lopes foi o apitante dos 15 x 5 do JEC, com a gatinha loira Nadine Bastos (a amiga de Leonardo Bianchi, eh, eh) numa das bandeiras.

*Ivan, que recusou uma proposta do Paços de Ferreira para seguir no Joinville. Cheio de moral ficou com a turma.

*Dois jogos do Paysandu na Série B em julho serão na Curuzu: Guaratinguetá, dia 2, e São Caetano, dia 9.

*Tem futebol no Ceará neste sábado. Será o amistoso Fortaleza x Maranguape, no Alcides Santos, às 16h.

*Sede do Vila Nova sem energia elétrica, cortada por falta de pagamento, e sem água, pois o gerador do poço artesiano do Onésio Brasileiro Alvarenga não podia ser ligado. Caos no clube goiano.

*Lembram do Josimar, lateral do Brasil na Copa do Mundo de 1986? Será gerente de futebol do Noroeste.

*O TJD do Piauí decidiu que o Parnahyba é o campeão estadual de 2013, sim. O River alega que um jogador do adversário atuou irregularmente. Algo engraçado: sabem o nome do presidente do TJD? José do Egito. Sério!

*Condenado Silvio Berlusconi, presidente do Milan e ex-primeiro ministro da Itália, a 7 anos de prisão por um caso de prostituição de menor de idade. Se fosse aqui no Brasil, ele possivelmente escapasse ileso.

*Na Inglaterra, Gus Poyet não é mais técnico do Brighton. Detalhe: ele soube disso enquanto trabalhava pela BBC na cobertura da Copa das Confederações. O clube anunciou a demissão pelo site e não lhe disse nada.

*Futsal: semana de Copa Intercontinental nos Estados Unidos, com Intelli de Orlândia e ACBF de Carlos Barbosa representando o Brasil. Os paulistas atuarão contra o guatemalteco Glucosoral na quinta e o russo Dinamo no sábado, enquanto os gaúchos terão pela frente o americano World United na quinta e o espanhol El Pozo Murcia no sábado. Dois triangulares e, no domingo, tem decisões do quinto e do terceiro lugares, além do campeão.

*A vitória por 5 x 2 do Corinthians sobre o Guarapuava, pela rodada final da classificatória da Liga Futsal, teve vários problemas no Ginásio Joaquim Prestes, na cidade paranaense. Quadra úmida e suspensão com apenas um minuto de jogo pois ninguém conseguia ficar em pé. Pouco depois, nova parada pois os atletas escorregavam devido ao pó de magnésio jogado na quadra para aumentar a aderência das chuteiras. Na sequência, apagados quatro holofotes do recinto e mais duas paralisações - duas pois o problema se repetiu. Cacetada, guri...

*Quem disse que tênis não tem surpresas? Wimbledon mostra que tem. Como explicar Rafael Nadal cair fora já na primeira rodada por levar 3 x 0 (7/6, 7/6 e 6/4) de Steve Darcis, belga número 135 do mundo e que quase foi jogador de futebol quando criança? Não deixa de ser frustrante. Mal começou o Grand Slam britânico e já essa.

*Da série "bobagens do Edu": Steve Darcis parece homenagem aos maridos da Marcy, a vizinha de "Um Amor de Família". Mistura o nome do primeiro marido dela com o sobrenome do segundo. Al Bundy curtiu essa... ou não.

*Hóquei no gelo: conquistada a Copa Stanley pelo Chicago Blackhawks, que venceu o Boston Bruins por 3 x 2 e é o campeão da NHL pela quinta vez na história. Conquistada fechada no sexto jogo da melhor de sete.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A segunda-feira foi de mais uma manifestação aqui em Porto Alegre e, infelizmente, de novo sobrou para quem? Pois é: para os jornalistas. 10 e meia da noite, uma equipe da TV Pampa filmava a depredação da agência do Itaú na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, quando cinco marginais ameaçaram os profissionais de morte e exigiram o cartão de memória com as imagens dos seus atos violentos. A repórter Kelly Costa contou à Zero Hora que os bandidos disseram que matariam ela e o cinegrafista se o cartão não fosse entregue. Assustador.

*Ainda no segmento ameaças, cerca de 130 profissionais da Zero Hora publicaram ontem um manifesto sobre a tentativa de invasão do prédio do jornal por parte dos vândalos que se meteram no meio dos protestantes, o que fez com que a Brigada Militar reforçasse a segurança na Avenida Ipiranga durante os últimos acontecimentos.

*Não vi no dia, mas chamou a atenção de muita gente Fausto Silva abrir o "Domingão do Faustão" apoiando os protestos populares pelo Brasil e defendendo a presença do povo nas ruas, o que li no Maurício Stycer que vai de encontro ao que estabelece a Rede Globo, que não permite que seus contratados façam manifestações políticas no ambiente de trabalho. Mas televisão ao vivo permite tudo e Faustão sempre "saiu do roteiro" ao longo da vida.

*Mudando completamente de assunto: leio no Lauro Jardim que Cláudio Rodrigues não é mais presidente da Record do Rio de Janeiro, sendo substituído por Marcelo Silva, que comandava o Recnov. A gota d'água para Cláudio sair após apenas meio ano foi proibir Marcelo Crivella, senador e sobrinho do Edir Macedo, de gravar vídeos nos estúdios da emissora carioca da rede. Foi mais rápida a consequência do que se imaginava.

*A surpresa da segunda-feira: a Rede Família, terceira televisiva do Grupo Record, mudou sua programação, que anteriormente estava mais voltada para programas da Igreja Universal e pouca coisa própria, mas que agora soma a esse pouco conteúdo próprio produções da casa, seja dramaturgia da TV Record ou informativa da Record News, a filmes e seriados estrangeiros. Uma amostra disso pode ser vista nesta chamada aqui.

*Assistida no VHF em Campinas e Limeira e no UHF em Florianópolis, além de retransmissoras UHF em outros estados de todas as cinco regiões, a Rede Família está disponível para todo o Brasil pelas parabólicas e pro mundo neste streaming aqui. A programação nova inclui mais uma reprise de "Essas Mulheres", novela exibida originalmente pela Record em 2005 e que teve Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes no elenco. Também entram na parada "Heroes", seriado que também passou na Record, e até alguns inéditos na TV aberta, casos de "The Event", "Assuntos Confidenciais" (Covert Affairs) e "Lei e Ordem: Los Angeles". Da Record News, serão reprisados programas mais não produzidos, como "Entrevista Record" e "Mulheres em Foco".

*Lembro que a Rede Família chegou a ser canal aberto aqui em Porto Alegre por um curto período lá pelo fim dos anos 90. Era pelo 18 UHF, que depois chegou a exibir a própria TV Record nos primeiros três meses de 2003 (quando a TV Pampa, sua afiliada a partir de 1997, ficou este curtíssimo período com a RedeTV! até voltar para a Record em abril), posteriormente passou a exibir a Rede Mulher e, de 2007 para cá, mostra a Record News. No tempo em que a Rede Família foi UHF por aqui, tinha um programa jornalístico no fim da manhã apresentado por Helton Pimenta, um futebolístico ao meio-dia com José Luiz Datena e Zenon, na tarde desenhos como "Charlie Brown", séries como "Murphy Brown, a Repórter" e vários faroestes antigaços daqueles que passavam na Record dos anos 90 na "Sessão Bang Bang", além da retransmissão do "Jornal da Record" com Boris Casoy.

*Na coluna de ontem, registrei os 15 anos da morte do cantor Leandro e mostrei um tema dele com Leonardo em apresentação no "Especial Sertanejo", da Record, e aproveitei para perguntar a mero título de curiosidade por onde andaria Marcelo Costa, que apresentava este programa. Com dica do conviva Luis Guto, cheguei aqui a um material bem legal publicado em agosto do ano passado no blog "Universo Sertanejo", do UOL, que entrevistou Marcelo, que está com 70 anos, é mineiro de Andradas, segue fora da TV e atualmente reside em Campinas. O "Especial Sertanejo" foi um programa duradouro na Rede Record, sendo exibido de 1984 até 2000.

*Quebrada uma regrinha nestas refilmagens da Globo às 11 da noite: o tema de abertura não é o mesmo original. Ao menos na estreia de "Saramandaia" foi assim, com uma tema instrumental qualquer sem graça no lugar da classiquérrima "Pavão Mysteriozo", do Ednardo, que até foi escutada logo na primeira cena, mas que tinha que ser o tema dos créditos iniciais igual a 1976, que nem foi nas refilmagens de "O Astro" com "Bijuterias", com João Bosco, e "Gabriela" com "Modinha Para Gabriela", com Gal Costa. Meio que eu já suspeitava disso...

*A má da vez: aos 68 anos, de tumor no cérebro, morreu Gary David Goldberg. Ele criou "Caras e Caretas", um dos mais divertidos e marcantes seriados dos anos 80, no ar mais especificamente de 1982 a 1989, do qual saiu para o estrelato Michael J. Fox - com quem Gary repetiria a parceria em 1996 ao criar "Limpando a Barra" (Spin City), que ficou no ar até 2002, mas completada por Charlie Sheen quando Michael saiu por começar a sentir os sintomas do mal de Parkinson. Uma pena que não tenha absolutamente nada de "Caras e Caretas" dublado no YouTube, mesmo a Globo mostrando esta série por um tempão. Felizmente, gravei um tantão de episódios da vez que passou na TV Guaíba no início dos anos 2000. "Spin City" também passou na Globo, mas infelizmente apenas umas poucas temporadas e somente como tapa-buraco na madrugada. Ou seja: não estreou pra valer.

*85 anos hoje do nascimento de Peyo, ilustrador belga que morreu em 1992 e que é o criador dos Smurfs.

*A saideira: há 110 anos, neste 25 de junho, nascia o escritor inglês George Orwell, autor do romance "1984", do qual saiu o termo "Big Brother" atualmente popular pelo programa de televisão. Em "1984", a trama fala de uma Inglaterra controlada pelo regime totalitário do "Grande Irmão", que estava de olho em tudo e em todos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Recebi a dica do João Renato Alves e é ótima demais: vejam aqui (postado por 10desetemebro) que tremendo achado é esse comercial da US Top em 1983, estrelado pela então atriz Sandra Annenberg. Um tesouraço.

Bela do Dia: Ana Gabriela Fernandes

Ana Gabriela Fernandes, a nova conquista amorosa do goleador Fred, formada em marketing e sócia em uma loja de vestuário feminino. O bordão mudou para: "a Ana é que vai te pegar, Fred!"

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Se eu fosse diretor ou mesmo mandasse alguma coisa na Globo News, daria seis meses de licença pra Leilane Neubarth descansar a cabeça, isso pra não ter que mandá-la embora. Na semana passada, ela abusou do direito de falar asneiras na 'Edição das Seis'. Se num primeiro momento criticava a ação da polícia, num outro já cobrava que ela cumprisse o seu dever. Qual era a da Leilane, afinal? Mas um acinte mesmo à inteligência ocorreu foi no dia em que alguns vândalos tentaram invadir a sede da prefeitura paulistana, quando proferiu uma pérola: que aquilo era porque o preço da passagem de ônibus não tinha sido reduzido. Seria o mesmo que o sequestrador matar o refém porque o resgate não foi pago. Todo esse flerte com ações análogas ao terrorismo não se restringiu à Leilane pois alastrou-se por boa parte da imprensa que pensa com o joelho - por exemplo, caso da Globo, que toda hora põe o microfone na cara de alguém do Movimento Passe Livre, que, dados seus últimos passos, deixou patente que, para ele, eram só 20 centavos, sim. Parece que a maior parte da população pensa diferente. *** Nos últimos anos, tenho torcido com muito mais ardor pelo Uruguai, que tem me mobilizado muito mais do que o Brasil. No entanto, é fácil dizer isso quando a Celeste. Amanhã, não sei pra quem vou torcer. Acho que só na hora vou saber. E tenho visto muita gente já com o pensamento na Espanha, considerando que a semifinal já está no papo. Não é bem assim, não! Tudo pode acontecer e o jogo tem tudo para ser dramático, pois o time de Oscar Tabarez costuma vender caro o resultado. *** Antes da atual Copa do Mundo Sub-20, o Brasil já tinha ficado de fora do Mundial de Juniores em 1979, que revelou para o mundo o talento de Diego Maradona." (Clayton Moreira)
Respondida a dúvida do Severo Arantes, que publiquei na coluna de ontem. Também o seguidor twitteiro Renato Sodré mandou a mesma resposta.

"A FIFA brincou com os times de Belo Horizonte ao fazê-lo disputar os últimos jogos antes das Confederações fora da capital porque o Independência estaria interditado para as seleções. Só que ele não foi utilizado. BH tem dois dos melhores centros de treinamento do Brasil: a Cidade do Galo e a Toca da Raposa, esta podendo ser cedida sem problemas porque o Cruzeiro está nos Estados Unidos. Ainda tem o CT Lanna Drummond, do América, e o próprio Independência. Só que colocaram a Seleção Brasileira no SESC, que tem gramado muito bom, mas limitações para receber grandes seleções. *** A empresa contratada pela FIFA para tomar conta dos bares mostra situações de total falta de experiência no ramo. Li torcedores que foram a Japão x México relatarem que faltaram copos em um dos setores e que a cerveja estava quente. Pagar caro e ainda o produto não estar nas condições recomendáveis é inaceitável." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Menos mal que o Rosario Central subiu na Argentina. Um time grande e tradicional para suprir a queda dos Independiente. *** Bela entrevista do Silvio Santos à Folha de S.Paulo. Demonstra humildade. E espero que não mude de ideia quanto às igrejas terceirizadas. *** Quer dizer que a Record aceitou fazer parte de um pool cuja 'líder' é a Globo? É, a crise deve mesmo estar afetando seus cofres. *** 'Revenge' teve neste domingo uma hora e meia de duração. Três episódios colados, com apenas dois intervalos dividindo cada um. Deve ter sido para bater de frente com a estreia da 'Fazenda', porque os episódios 'normais' não chegam a 1 hora." (Leonardo Dantas)
Primeiro: não chega a ser anormal a Record integrar o pool do Papa Francisco no Brasil porque ela tem coberto as ações dos Papas já desde a morte de João Paulo II e também com Bento XVI, mas mais pra não reclamarem de sua ausência em comparação às demais redes e porque é importante para seu departamento de jornalismo. Uma coisa é ela não ter repórter no avião que trará Francisco, mas outra é ela participar do pool, ambas dentro do normal. E segundo: se foram três episódios em uma hora e meia com dois intervalos, então picotaram muito eles, porque neste tempo dá para passar é dois episódios - a não ser que você tenha achado que foram três por causa dos dois intervalos, o que não quer dizer nada porque uma coisa não necessariamente tem a ver com outra, como às vezes vejo com o próprio "Chaves" no SBT e com um que outro seriado em outros canais. Ademais, isso só foi aí no Rio de Janeiro, em São Paulo e nas regiões sem programação local, porque nas 14 áreas com semanais regionais dominicais passou apenas o episódio normal das 23h mesmo. E a duração líquida habitual de cada episódio de séries como "Revenge" é de 45 minutos em média.

"Teve um problema no áudio do canal digital da Band Rio no sábado e o 'Jornal do Rio' foi interrompido. Estava tudo bem no intervalo, mas o estúdio não tinha som e o jornal ficou vários minutos no ar sem que se ouvisse qualquer coisa, até que cortaram e voltaram para o 'Band Mania' exibido para São Paulo. Estranho que o canal 7 VHF estava normal." (Victor Faria)

Clipe do Dia I

Há 5 anos completados nesta terça-feira, a música brasileira perdia Sylvinha Araújo, que por quatro décadas foi casada com Eduardo Araújo e foi cantora tanto de canções da Jovem Guarda e de períodos posteriores quanto de vários comerciais de televisão e rádio. Nascida na mineira Mariana (que só agora conheço de nome) em 1951, ela é vista aqui junto com o marido em 2003, cantando "Prometo Te Amar Para Sempre" em um especial de Dia dos Namorados do "A Noite é Nossa", que a Record exibia aos sábados com apresentação de Ísis Regina.

Clipe do Dia II

Um dos principais cantores pop dos anos 80 e 90, George Michael chega hoje aos 50 anos. Despontado para a fama no duo Wham!, com Andrew Ridgeley, depois estourou em carreira solo. Foi difícil montar o tópico, tem um tantão de músicas dele que gosto muito. Consegui chegar a 10, mas mais de outras 10 ficaram de fora. Eis:

De 1984, "Careless Whisper", do álbum "Make It Big", do Wham!. Classicaço da "música de motel", foi tema dos personagens de Cássio Gabus Mendes e Thaís de Campos em "Livre Para Voar", novela da Globo.

De 1985, "Where Did Your Heart Go?", do álbum "Music From The Edge of Heaven", do Wham!. Essa eu ouvia seguidamente nas madrugadas automatizadas de flashback da 102 FM daqui de Porto Alegre (atual Itapema) no fim dos anos 90 - e apenas na 102, pois depois nunca mais a peguei no rádio, daí a associo a esta emissora.

De 1987, "Father Figure", do álbum "Faith". Música muito sensual e envolvente, que foi tema dos personagens de Cássia Kiss e Reginaldo Faria na novela "Vale Tudo".

De 1987, "Kissing a Fool", também de "Faith". Das minhas preferidas do George, ótima pro sujeito pegar a guria dos seus sonhos, chamá-la para uma dança de rostinho colado e deixar o romance puro tomar conta de tudo.

De 1990, "Freedom 90'", do álbum "Listen Without Prejudice". O melhor videoclipe de George, mesmo que nele não esteja, por causa da combinação visual com a presença de gatinhas cheias de banca do porte de Naomi Campbell, Linda Evangelista e Cindy Crawford. O "90'" no título é para não confundir com "Freedom", do Wham!.

De 1992, "Don't Let The Sun Go Down On Me", do álbum "Duets", de Elton John. A canção é original da década de 70, mas Elton só lançaria sua versão definitiva duas décadas depois neste belíssimo dueto com George.

De 1992, "Somebody To Love", do "Tributo a Freddie Mercury". O melhor momento do show inteiro, disparado. Concerto que bem lembro de assistir pela Rede Bandeirantes, que o exibiu poucas horas após a realização.

De 1996, "The Strangest Thing", do álbum "Older". Outra que associo a uma emissora de rádio, desta vez a Guaíba AM, onde a escutava na programação musical da madrugada há alguns anos, antes ainda do AM/FM.

De 1998, "As", dueto com Mary J. Blige, do álbum "Ladies & Gentleman: The Best of George Michael". Elegante regravação de um Stevie Wonder dos anos 70, foi tema da personagem de Samara Felippo em "Suave Veneno".

De 2002, "Shoot The Dog", do álbum "Patience". Videoclipe todo em desenho, criativo e engraçado, que pega no pé principalmente do presidente americano George W. Bush e do primeiro ministro britânico Tony Blair, mas que também tem George a la "Os Simpsons" e participações de Saddam Hussein, Rainha Elizabeth, Príncipe Charles, David Beckham, David Seaman e Pierluigi Collina, entre um que outro que eu não tenha reconhecido.

Arremate

Há 35 anos hoje completados, os 3 x 1 na Holanda davam à Argentina sua primeira de duas Copas do Mundo.

"24 Horas" volta antes que saibamos se a terceira chegará com Messi e associados aqui no Brasil!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.