.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 20 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 278
"Obrigado", GVT

De volta após três dias da última coluna, "graças" a 48 horas sem conexão de Internet no meu bairro por muitos problemas do provedor de Internet que assino, é recuperar vários assuntos pendentes desde então.

E a Copa das Confederações?

Do lado de fora, a força policial baixando a lenha em manifestantes em mais um lamentável espetáculo, sobretudo por aquilo de "proteger a área da FIFA" (humpf). Do lado de dentro, emoção extraordinária com a cantoria à capela do Hino Nacional e, depois, a grande apresentação do Neymar, decisivo no golaço de início e na jogadaça do tento do Jô, além de outros bons lances na vitória do Brasil sobre o México em Fortaleza. Grupo A resolvido tanto por este placar quanto pela trinca do derrotado Japão pelo quatrilho da vitoriosa Itália, em uma partida sensacional em São Lourenço da Mata, que já valeu futebolisticamente pela Copa inteirinha.

Quinta-feira de Grupo B, com a Espanha prestes a aplicar um massacre histórico no Taiti (tô fechando por 8 x 0, seis só no primeiro tempo), mas seria legal que os taitianos ao menos fizessem um gol na campeã mundial igual ao anotado na sena levada diante da Nigéria, que mais tarde terá o Uruguai pela frente. Chave resolvida se der vitória tanto da Espanha à tarde quanto da Nigéria à noite. Com isso, o fim de semana só não seria de todo tão "amistosaço" pois resolveria a ordem dos classificados e, consequentemente, das semifinais.

Aliás, a Espanha não foi roubada dentro de campo, mas fora dele sim, no hotel em que se hospedou no Recife. Mais um capítulo negativo nesta Copa, o que não chega a surpreender, infelizmente.

Outras da bola rolando

*Austrália, graças ao escore mínimo sobre o Iraque, e o vencedor Irã e a derrotada Coreia do Sul, mais três países classificados para a Copa do Mundo de 2014. Cinco dos 32 já confirmados, somados a Japão e Brasil.

*Newell's Old Boys campeão do Torneio Final com uma rodada de antecipação graças à confirmação da derrota do Lanús para o Estudiantes. Isso fez o semifinalista da Libertadores nem lamentar a exclusão da Copa da Argentina para o Talleres, da Série C. Desta forma, o NOB decidirá o Campeonato Argentino dia 29 contra o Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Inicial, em jogo único em Mendoza.

Curtinhas

*Logo após a final do Campeonato Argentino, o Newell's começará a semifinal da Libertadores contra o Atlético Mineiro, que nela não terá Réver, suspenso por dois jogos pela Conmebol pela expulsão contra o Tijuana.

*Por falar no Galo: Ronaldinho Gaúcho disse à coluna da Mônica Bergamo que não tem estranhado o assédio dos torcedores em Minas Gerais por lembrar o daqui de Porto Alegre ao serem duas cidades carentes de ídolos, diferentemente do Rio de Janeiro, que tem atores e artistas, e de São Paulo, acostumada a gente conhecida.

*Pleno do STJD julga hoje o caso do Paysandu, que quer a vaga do Naviraiense na terceira fase da Copa do Brasil alegando que o time sul-mato-grossense usou um jogador irregular. O Papão não se rende.

*Renato Abreu fora do Flamengo, rompimento unilateral por parte do clube. O que será que aconteceu?

*A Copa Audi, competição amistosa que será realizada na Alemanha, terá Manchester City x Milan às 13h15 e São Paulo x Bayern de Munique às 15h30, ambas as porfias em 31 de julho. Dois dias depois, tem a final.

*Edson Pimenta efetivado técnico da Portuguesa. Já que ele está ali, deixa naquele canto mesmo. É o que tem.

*René Simões treinador do Atlético Goianiense. Conseguirá ele decolar o Dragão, de início irregular na Série B?

*Waldemar Lemos passa a comandar o ABC. Efetivamente treinará o time, diferentemente do Zé Teodoro.

*Leio no GloboEsporte.com que Nelsinho Rosa, atual coordenador de futebol do Madureira e técnico campeão brasileiro de 1989 pelo Vasco, se recupera de um AVC sofrido no início de março, começando a andar de novo há poucos dias e ainda tendo algumas falhas na comunicação oral, mas parecendo lúcido. Que fique bem.

*Vem aí uma CPI do futebol do Pará. Serão investigados contratos da Federação Paraense com o Banpará, que beneficiaram os clubes da Série A do Estadual entre 2009 e 2012. Há suspeitas de irregularidades. Entendo...

*Agendão de amistosos para os próximos dias: amanhã, Criciúma x Caxias às 20h; dia 26, Joinville x Metropolitano às 15h30 e Taubaté x Coritiba às 20h30 (inauguração da nova iluminação do Joaquinzão, estádio do Burro da Central); dia 28, Criciúma x Guarani às 20h; dia 29, Coritiba x Figueirense e Sergipe x Vitória às 16h e Taubaté x Portuguesa às 19h30; e dia 3, Taubaté x Ponte Preta às 20h30.

*Completa 50 anos nesta quinta-feira o ex-meio-campista argentino Basualdo, que ganhou a Copa América de 1993 e venceu Libertadores e Intercontinental tanto em 1994 pelo Vélez Sarsfield (pelo qual venceu dois títulos nacionais) quanto em 2000 pelo Boca Juniors (mais três nacionais), além de um Alemão pelo Stuttgart.

*Sebastián Ariosa, lateral esquerdo, está fora tanto do Olimpia que jogará a semifinal da Libertadores contra o Independiente Santa Fé quanto do futebol, pois teve diagnosticado um câncer entre os pulmões.

*Depois da trinca particular nos 4 x 2 sobre a Itália, que renderam o bicampeonato da Eurocopa Sub-21, como não imaginar que Thiago Alcântara brilhará muito na seleção principal da Espanha quando chegar nela?

*Lembram do Larsson, grande jogador sueco? Deixou sua aposentadoria para atuar pelo Hogaborgs, da Série D do Campeonato Sueco, onde atuou com o filho Jordan Larsson (15 anos) nos 4 x 1 sobre o Tenhults. Seu time é penúltimo colocado da competição e tem falta de gente pro ataque devido a várias contusões de quem ali atua.

*Gattuso vai treinar o Palermo, que foi rebaixado pra Série B da Itália na próxima temporada. Terá ele sorte?

*Aposentada a camisa 15 da seleção feminina de vôlei da Holanda, camisa que era usada por Ingrid Visser, que foi assassinada no mês passado junto com seu namorado na Espanha, um crime que ainda choca a todos.

*Vem aí um time feminino de vôlei de Brasília, o que leva a capital federal às quadras pela vez primeira desde o fim da equipe do Brasil Telecom, em 2006. Já foram contratadas Paula Pequeno e Érika Coimbra. A cuidar.

*Thomaz Bellucci fora de Wimbledon devido a dores no abdômen. Não chega a fazer grande diferença.

*Também fora do Grand Slam britânico está Venus Williams, dele ausente pela primeira vez em 16 anos.

*Acontece desde ontem e vai até domingo o Pan-Americano Masculino de Handebol, disputado em Taubaté, com jogos no Ginásio do Cemte e abertos ao público - entrada grátis, é chegar e prestigiar. São oito times: numa chave, tem São Bernardo, o uruguaio Colégio Aleman, a paraguaia Universidad Americana e o argentino River Plate; e na outra, tem Taubaté, Pinheiros, o chileno Santiago Stell e o argentino Villa Ballester.

*Magic Paula oficialmente na Galeria da Fama do Basquete, reunida a Oscar, Hortência, Amaury Passos, Ubiratan e Kanela. São 31 jogadores incluídos na galeria pela Federação Internacional de Basquete. Honra!

*Há 70 anos hoje completados, nascia Emil Rached, que morreu em 2009 e foi o mais alto jogador da história do basquete brasileiro, com 2,20 metros. Bronze no Mundial de 1967, no Uruguai, e ouro no Pan-Americano de Cali, em 1971, ele depois se destacou atuando em programas humorísticos na televisão, onde seu gigantismo rendia piadas divertidas, como veem aqui (postado por terrasdegoias) em um esquete dos "Trapalhões", na Globo.

*O Real Madrid salvou o ano pelo basquete masculino ao ganhar a Liga ACB do Barcelona por 79 x 71.

*Sai hoje o campeão da NBA. Sai no sétimo e último jogo. Dá o mandante Miami Heat ou dá San Antonio Spurs? Seja qual for o vencedor, certo é que será um campeão glorioso, como gloriosas são as finais totais assim.

Brasil, o país das manifestações

Segunda-feira foi um dia histórico para nosso país com as mobilizações populares nas ruas, mobilizações que não eram vistas desde os caras-pintadas de 21 anos atrás. Alguns tópicos rápidos sobre a cobertura da TV:

*Leio no NaTelinha que, na própria segunda-feira, a Record marcou 13 pontos de média e 16 de pico no Rio de Janeiro com o "Cidade Alerta" local, enquanto fechou com 17 e pico de 21 pro "DF Record" em Brasília. Já em São Paulo, o "Cidade Alerta" marcou 11 pontos (muito pra Record atual) e o "Jornal da Record" registrou 9.

*A Bandeirantes acabou derrubando a programação noturna normal de segunda e terça-feira com plantões liderados pelo José Luiz Datena e segurados basicamente pelo seu improviso (goste-se ou não do homem, não se pode negar que ele consegue segurar sozinho horas e horas no ar apenas com sua presença). Cancelados nestes dias foram "Show da Fé", "Zoo" e "Os Simpsons" em mais de duas horas de trabalho.

*O momento do Brasil fez William Bonner voltar para a bancada do "Jornal Nacional", diferentemente do que tinha sido planejado ao longo de dois anos pela Globo, cuja ideia era tê-lo junto com a Seleção nas suas sedes da Copa das Confederações. Claro que tinha que ser assim. O movimento político é muito mais importante. Não há clima para noticiários "festivos" com a "Série B da FIFA". O futebol é secundário nestes dias.

*Me vi surpreso com aquele plantão espichado de anteontem na Globo, que fez meia hora de "Flor do Caribe" ser derrubada para transmitirem informações do manifesto em São Paulo e da tentativa de invasão do Palácio dos Bandeirantes por parte de alguns vândalos que aproveitaram o momento pacífico em um pretexto para colocar pra fora seus instintos violentos (gente assim é que se mete nas torcidas de futebol e afasta as pessoas do bem dos estádios). A Plim-Plim tem colocado vários boletins jornalísticos ao longo dos intervalos, o que é bom, mas esse ficou, ficou e foi até a hora dos jornais locais, segurado pelos repórteres César Galvão e Wallace Lara.

*Aquilo das agressões de manifestantes na semana passada a Vandrey Pereira no Rio e Daiana Garbin em São Paulo fez a Globo manter seus repórteres na cobertura dos protestos seguintes, mas com microfones sem a canopla com o logo da emissora, além de repórteres homens e mais atuantes nos noticiários locais serem mais acionados, enquanto os mais conhecidos têm trabalhado em áreas mais seguras ou narrando fatos. Nada que impedisse uma agressão ao Caco Barcellos na terça-feira, enquanto gravava para o "Profissão: Repórter".

*A lamentar, além do feito pelos mais exaltados aos jornalistas da Globo, o que foi praticado com repórteres de outras emissoras, como o feito com Rita Lisauskas na interrupção de seu vivo pro "Jornal da Band" e, sobretudo, queimarem a unidade móvel da Record e afastar dela na base da violência física as repórteres Fabiana Panachão e Merie Gervásio, além de seus colegas. No que é que isso ajuda, ainda que mal pergunte?

*Por fim: leio no Erich Beting que sairá do ar no próximo domingo essa campanha publicitária da Fiat, com a música "Vem Pra Rua", cantada pelo Falcão. Alega a fabricante de carros que estava programada esta data, mas como não pensar isso ou aquilo ao se considerar que não dá para deixar de associar este comercial com o que temos visto, em termos dele ajudar a incentivar o povo a ir às ruas? A ideia, claro, tinha a ver com a Seleção na Copa das Confederações, mas tomou contornos muito maiores e por razões muito maiores que o futebol.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Daniel Castro que a Justiça Federal deu 10 dias para a Sky colocar em sua grade de canais emissoras como Record News, CNT, MTV, Mix, TV Aparecida e RBTV, tudo dentro daquilo da nova lei da TV paga que foi estabelecida pela Anatel e que impõe o carregamento de canais considerados redes nacionais por estarem em todas as regiões do Brasil e cobrirem ao menos um terço da população. Será que terei todos estes canais quando tiver grana para quitar os dois meses de atraso que tenho com a operadora e voltar a recebê-la?

*Leio no Flávio Ricco que a Globo contestou os mil minutos de liderança do "RJ no Ar" em 2013, alegando que a média consolidada do "Bom Dia Brasil" no Rio de Janeiro é de 8 pontos e 40% de participação, contra 5 com 25% do noticiário da Record. Tá, mas uma coisa tem a ver com a outra? Os mil minutos podem ser isolados, desses e daqueles momentos, não tendo relação com um dia isolado ou um período completo.

*Outra que li no Ricco: César Filho perguntou no ar, durante o "SBT Manhã", se Geraldo Alckmin não gosta da emissora, já que convidou o governador de SP várias vezes para entrevistas e nunca foi atendido. Aí não...

*Totalmente inadequado isso de colocar Maísa encarnando a Valéria de "Carrossel" na bancada do "SBT Brasil", junto com Joseval Peixoto e Cynthia Benini, para divulgar a nova versão de "Chiquititas". Misturar um ambiente de jornalismo sério com uma ação de entretenimento da forma como foi feita não acho nada legal. Não é exemplo único, já vi outros assim em noticiários da Rede Record e em alguns locais de emissoras da Rede Globo.

*Li na Patrícia Kogut que o primeiro dos quatro episódios inéditos do "Sai de Baixo" deu ao Viva a liderança na TV paga entre todos os públicos acima de 18 anos, com mais de 1,3 milhão de pessoas passando pelo canal. Aliás, breve e atrasadíssimo comentário de quem demorou dias para assistir o episódio e só viu pelas postagens no YouTube: primeira metade muito boa, segunda metade mais fraquinha, mas a média geral foi boa. Gostei.

*Leio no NaTelinha que o "Got Talent Brasil", mesmo em reta decisiva, rendeu à Record somente 3 pontos em São Paulo na terça-feira, que foi a mesma pontuação do "Jornal do SBT", de "Dois Homens e Meio" e de "Big Bang: a Teoria", todas estas atrações exibidas entre 1 e 3 da madrugada. E nada mais preciso dizer.

*A má da vez é a morte de James Gandolfini, protagonista da série "Família Soprano", aos 51 anos. Ele sofreu um ataque cardíaco na Itália, onde participaria de um festival de cinema na Sicília. James, que interpretou Tony Soprano na produção aqui no Brasil vista por HBO e Bandeirantes, ganhou três Emmy pelo seriado.

*Duas datas desta quarta-feira que não pude destacar pois, "graças" à GVT, ontem não teve coluna, mas que aí estão pois vale a pena registrar: 35 anos da primeira tirinha em quadrinhos de Garfield, o genial gato que come lasanha, uma criação de Jim Davis; e 40 anos da estonteante Letícia Spiller, a paquita que virou atriz de novelas como "Quatro Por Quatro" (inesquecível Babalu), "Suave Veneno", "Esplendor", "Sabor da Paixão" (aquela cujo último capítulo não teve reprise pois a Globo mostrou no seu horário a finalíssima do Paulistão para não deixá-la exclusiva do SBT), "Duas Caras", "Viver a Vida" e "Salve Jorge", entre outras mais.

*Aliás, nestes tempos de "seca" na Playboy, é interessante observar que Letícia é uma que jamais foi capa.

*Completa 85 anos hoje Martin Landau, vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Ed Wood" e que foi indicado também por "Um Homem e Seu Sonho" e "Crimes e Pecados", além da série original "Missão Impossível".

*45 anos nesta quinta-feira de Robert Rodriguez, diretor de "El Mariachi", "A Balada do Pistoleiro", "Um Drink no Inferno", "A Cidade do Pecado" e dos quatro filmes "Os Pequenos Espiões".

*Há 5 anos hoje completados, falecia André Valli, que nasceu em 1945 e é mais lembrado pelo Visconde de Sabugosa por quase 10 anos no "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Globo e TVE nos anos 70 e 80. Ele fez várias novelas na Globo, mas as duas últimas foram na Record, sendo "Vidas Opostas" a derradeira.

*E há 25 anos hoje fechados, morria a grande cantora Aracy de Almeida, amiga e intérprete notória de Noel Rosa, que entoou muitos sambas a partir dos anos 30 e que, na década de 80, marcou época como uma implacável jurada dos programas de Silvio Santos. Da Aracy cantora, veja aqui (postado por gotsellmiginhos) ela cantar "Conversa de Botequim" com Roberto Carlos no especial dele em 1976. Da Aracy jurada, assista aqui (postado por 10desetembro) um momento hilariante do seu mau humor no "Show de Calouros", do SBT. E também olhe aqui (postado por hkuniochi) quando ela venceu o Troféu Imprensa como melhor jurada de auditório de 1987, o que teve um registro emocionado de Silvio Santos pois ela estava internada no Rio de Janeiro e em coma.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Giselle Garcia

Giselle Garcia, jornalista da TV Brasil. Seria ela a "garota dourada" da qual Pepeu Gomes falava?

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: infelizmente, me vejo forçado a pedir que vocês não mandem e-mails hoje e só enviem de novo quando eu disser que podem. Mais uma vez vencido fui pelo sono da madrugada, derrubado às 3h e despertado apenas às 10 da manhã, principalmente pelo frio enorme que faz aqui na parte alta do bairro onde moro e na minha própria residência, que não é propriamente a mais aconchegante nestes dias gelados. Faltou coragem para abandonar as cobertas, admito. Espero finalmente amanhã colocar as mensagens atrasadas da última semana em dia, mas não sei se a GVT me deixará fazê-lo, se terei algum complicador extra nestes dias que não tem sido fáceis... Ainda bem que parte do sofrimento destes meses está por acabar, não sei se amanhã ou segunda-feira, mas está por acabar. E tenho que criar vergonha na cara para começar a escrever o site (não apenas editá-lo) ainda no fim da noite, lá pela meia-noite ou no máximo 1 da madrugada, sob pena de continuar a me prejudicar e prejudicá-los. Mais uma vez peço milhares de desculpas aos leitores, mas asseguro: dias melhores para este site ainda virão.

Clipe do Dia I

Completou 60 anos ontem o grande Sidney Magal, figuraça carismática como poucos, que teve atuações na dramaturgia em novelas como "A História de Ana Raio e Zé Trovão", na Manchete, e "Da Cor do Pecado", na Globo, além de ter sido o professor de "Uma Escolinha Muito Louca", na Bandeirantes, e atualmente ser jurado do esta noite encerrado "Got Talent Brasil", na Record. Na música, emplacou sucessos como "Meu Sangue Ferve Por Você", "Sandra Rosa Madalena" e "Me Chama Que Eu Vou". Destaco aqui um registro legal demais dele: "Tenho", em versão remix de 2005, cujo clipe tem as participações de Xico Sá e Débora Falabella.

Clipe do Dia II

Há 100 anos completados na terça-feira, nascia o compositor Sammy Cahn, que morreu em 1993 e que foi 27 vezes indicado ao Oscar de melhor canção, ganhando em quatro delas: junto com Jule Styne, com "Call Me Irresponsable" (de "O Estado Interessante de Papai"); e com Jimmy Van Heusen, com "Three Coins In The Fountain" (de "A Fonte dos Desejos"), "All The Way" (de "Chorei Por Você") e a que separei aqui: "High Hopes" (de "Os Viúvos Também Sonham"), aí entoada por Frank Sinatra e Eddie Hodges.

Arremate

"Esquecer" os manifestos? Pelé poderia ter passado sem essa. Infelizmente, ele é rei das declarações infelizes.

"24 Horas" volta antes que o gênio dentro das quatro linhas pare de aprontar fora delas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.