.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 17 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 277
A Copa dos problemas

Em Brasília, a estrondosa vaia a Joseph Blatter e Dilma Rousseff, a distribuição de chaveirinhos de José Maria Marin para a torcida, a violência do protesto nas proximidades do Mané Garrincha, a fita preta colocada nos monitores da Semp Toshiba pois a Sony é patrocinadora da FIFA, a falta de comida nas lanchonetes e a fila para retirada de ingressos devido ao atendimento ruim.

No Rio de Janeiro, mais violência em protesto próximo ao Maracanã.

Em Pernambuco, duas horas para abrir um dos portões da Arena pela falta de chave, restos de entulhos nos arredores, pagar por um lanche e ele terminar depois disso e ingressos para um setor inexistente.

Não é que fosse pessimismo com os eventos da FIFA aqui no Brasil. Era realismo. Era ter em mente que esse tipo de coisa poderia acontecer. "Ah, mas é evento-teste", alguém dirá. Nem isso resolve. Já era para tudo estar direitinho, foram 6 anos de tempo desde o anúncio do nosso país como sede até agora. Mas a lerdeza nas obras e nas ações necessárias, além do lamentável componente extra dos incidentes nos manifestos, causa isso.

Em relação aos manifestos: atrasados, pois já deveriam ter acontecido ao longo dos últimos anos pois a Copa no Brasil não é uma notícia "do minuto". Mas antes tarde do que nunca. Claro que alguns se excedem e partem para a treta, mas quem apenas quer reivindicar e protestar merece respeito e tem direito de fazê-lo. Quem apela para a violência para reprimir isso está a serviço de quem se sente incomodado com isso e quer tudo "cor de rosa".

E pensar que tudo isso foi somente nos dois primeiros dias da Copa das Confederações...

Dentro de campo

2 x 1 não diz a verdade sobre a vitória da Espanha diante do Uruguai. Era para ter sido mais. Bem mais. Uns 4 ou 5 x 1. A Fúria foi senhora absoluta das ações, tanto que chegou a irritar com seu toque-toque de bola para fins de administração do resultado no segundo tempo, tão entregue e fracote estava a Celeste, que ainda conseguiu um gol depois dos 40 do segundo na falta batida pelo Suárez. Insuficiente para resultar em algo a mais. O Uruguai continuou na toada apenas mediana atual, sendo bem camarada. Hoje, o Grupo B fechará sua primeira rodada com a Nigéria pegando o Taiti - que, daqui a três dias, deverá levar uns 8 x 0 da Espanha (seis na etapa inicial).

O melhor jogo destes dois primeiros dias foi o vencido pela Itália sobre o México, com direito a um grande tento de falta do Pirlo em seu centésimo jogo pela Squadra Azzurra (atrás apenas dos 112 de Zoff, dos 126 de Maldini, dos 128 de Buffon e dos 136 de Cannavaro) e o decisivo do marrento Balotelli. Grande triunfo dos macarrônicos. Já os sombreristas, mesmo perdendo, deverão ser mais difíceis para o Brasil nesta quarta do que foi o Japão.

E o Campeonato Argentino?

O Newell's Old Boys ainda não é campeão do Torneio Final. Fez sua parte ao trincar o Atlético Rafaela e foi aos 38 pontos, faltando um jogo por disputar, mas viu o Lanús esmagar o River Plate por uma mão cheia de faturas e ir aos 32 pontos, com duas partidas a menos - pois tem aquela com o Estudiantes, que foi suspensa pelas tretas que resultaram na morte de um torcedor (o jogo será retomado depois de amanhã e está 2 x 0 para o clube de La Plata). O Lanús tem que virar sobre o Estudiantes e, na rodada final, ganhar do San Lorenzo, além de torcer pro Newell's perder para o Argentinos Juniors. Só assim haverá um jogo extra entre Lanús e NOB.

Curtinhas

*Pena isso: antes do clássico entre Atlético Sorocaba e São Bento, pelo Campeonato Paulista de Juniores, torcedores dos dois times praticaram atos violentos entre si, resultando em algumas pessoas feridas. Bah...

*Teve clássico no Vale do Itajaí ontem à tarde pela Divisão Especial (Série B) do Campeonato Catarinense. Brusque e Marcílio Dias igualaram em dobras, o que fez o Bruscão ir aos mesmos 13 pontos do líder Porto, mas atrás no saldo de gols, enquanto o Marinheiro é quinto colocado, dois pontos abaixo de Concórdia e Tubarão.

*O Corinthians ganhou a Copa Lions de Juvenis, em Cingapura, ao bater o PSV Eindhoven nos pênaltis após empate no tempo normal. A ver se algum destes campeões brilhará no time principal daqui a alguns anos.

*Paulo César Carpegiani é o novo treinador da Ponte Preta. Será que a Macaca melhorará sob seu comando?

*Confirmados pelo Criciúma dois amistosos: dia 21 deste mês, contra o Caxias, e dia 2 de julho, diante do Guarani. Ambos no Heriberto Hulse e ambos com primeiro trilar de apitante às 8 da noite.

*A "boa" que não é mais "do Boa" agora passará mais pelo Cariri. Radamés foi contratado pelo Icasa. Sacou?

*Amanhã, à 1 da tarde, será decidida a Eurocopa Sub-21 por Itália e Espanha. Deve ser uma boa pedida.

*Morreu neste fim de semana, aos 90 anos, José Froilán González, argentino que deu à Ferrari a primeira de suas 221 vitórias na Fórmula 1. Foi no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, no distante ano de 1951.

*Após 10 meses sem títulos, Roger Federer ganhou o ATP de Halle com 2 x 1 (6/7 - 5/7, 6/3 e 6/4) em Mikhail Youzhny. 77 títulos na carreira, igual a John McEnroe e atrás dos 94 de Ivan Lendl e dos 109 de Jimmy Connors.

*Argélia, China, Dinamarca, Japão e Sérvia serão as seleções adversárias do Brasil no Mundial Feminino de Handebol, de 6 a 22 de dezembro, na Sérvia. 23 países participam divididos em quatro chaves.

*Liga Mundial de Vôlei: novo 3 x 0 (25/21, 27/25 e 25/13) e o Brasil detonou a Argentina em sua casa. Agora, o time de Bernardinho estará em São Paulo daqui a dois fins de semana para enfrentar duas vezes a França.

*Yane Marques venceu a Copa Kremlin de Pentatlo, em Moscou, ao marcar 5.268 pontos, quatro a mais que a lituana Laura Asadauskaite (vencedora na Olimpíada de Londres). Grande resultado da brasileira.

*Até aqui??? Kiprop Mutai e Ednah Kukhwana foram os ganhadores da Maratona de Porto Alegre. É. Quenianos.

*Alan Fonteles marcou 10s77 nos 100 metros T43 do GP Paralímpico de Berlim, novo recorde mundial. Dá-lhe!

*Basquete espanhol: vai para o quinto e decisivo jogo a final da Liga ACB, já que o Barcelona ganhou por 73 x 62 do Real Madrid. O tira-teima decisivo acontece depois de amanhã, em território merengue.

*Basquete norte-americano: 114 x 104 deixou o San Antonio Spurs a uma vitória de ganhar a NBA. Chegará à conquista amanhã à noite ou o Miami Heat conseguirá empatar tudo para o fim acontecer só na quinta-feira?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Anderson Cheni um balanção de "Ipobres" hora por hora no rádio do Rio de Janeiro entre março e maio deste ano. Tirando raríssimas exceções, a Tupi ganha da Globo em todas as horas, algumas vezes apertada, em outras mais folgada, mas sempre vencendo. As exceções de segunda a sexta: das 6h às 7h (1,51 ponto para o "Show do Antônio Carlos" contra 1,48 do "Show da Manhã") e das 9h às 10h (4,09 pro "Momento da Fé" contra 2,75 do "Programa Francisco Barbosa"). As exceções do sábado, com os mesmos programas: das 6 às 7 (1,38 x 1,18), das 7 às 8 (1,90 x 1,81) e das 9 às 10 (3,88 x 2,77). E as exceções do domingo: das 9 às 10 (3,16 para o "Domingo na Globo" contra 2,58 do "Programa Haroldo de Andrade") e das 20 às 21 (0,35 x 0,34 no futebol).

*Segunda-feira da volta de Oliveira Andrade à apresentação do "Jornal de Serviço", na Rádio Jovem Pan de São Paulo, depois de uma semana de folga após voltar ao Brasil da transmissão de Roland Garros no BandSports.

*Leio no Flávio Ricco que as TVs já se mobilizam para cobrir o Papa Francisco em um voo da Alitalia durante sua visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, no mês que vem. A Globo terá Ilze Scamparini, a Band vai de Márcio Campos e o SBT negocia a presença do seu correspondente em território italiano Guilherme Aquino.

*Leio no NaTelinha que estreia no dia 1º de julho o "SBT Manhã Rio", apresentado por Liane Borges, das 7 às 7 e meia. Vem aí um adversário para Flávio Fachel no "Bom Dia RJ" e Luiz Bacci no "Balanço Geral RJ: Manhã".

*Rogério Forcolen divulgou no Instagram um anúncio hoje publicado pela Record Rio em jornais impressos, no qual é destacado que o "Cidade Alerta Rio" aumentou sua audiência em 65% de janeiro até este mês, além de haver uma fidelização de público, com audiência subindo 10 minutos antes do início da versão local (às 19h45).

*Leio no UOL que o repórter Vladimir Netto, da Globo, quase foi agredido por manifestantes no acontecimento de sábado, mas que outros repórteres que estavam por perto saíram em sua defesa. Teve até isso? Bah...

*Da série "vivendo e aprendendo": graças ao "Arena SporTV" de sábado, fico sabendo que Heraldo Pereira já foi jornalista esportivo. Foi em Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo, no início da sua carreira, antes de partir para o jornalismo político na metade da década de 80, fosse no SBT ou seja agora na TV Globo. Nem deduzia isso!

*Leio no Flávio Ricco que a Record descartou exibir o "Cidade Alerta" também aos sábados (José Luiz Datena e seu "Brasil Urgente" às 18h10 por causa da Série B na Band agradecem), mas que é estudada a criação de um novo programa jornalístico para o início das noites de sábado. A propósito disso: já que não tem mais "O Melhor do Brasil" neste dia da semana, bem que poderiam novamente liberar ao menos meia hora ou até 20 minutos para os noticiários noturnos de segunda a sexta também irem ao ar aos sábados. Sempre achei frustrante a Record não apresentar seus jornais regionais neste dia, diferentemente das demais emissoras.

*E essa do Francisco Cuoco citar "José do Egito" e a Record em pleno "SPTV" (meio-dia) de sábado, na Globo, ao mencionar Ângelo Paes Leme, seu companheiro na peça "Uma Vida no Teatro"? Sensacional, eh, eh, eh...

*Leio no Flávio Ricco que acontece hoje a estreia de Guga Noblat no "CQC", da Bandeirantes. Ele tem duas matérias prontas: uma em Brasília e outra nos manifestos de São Paulo. A princípio, será a de Brasília que irá ao ar, mas a de São Paulo também pode entrar. Guga é filho de Ricardo Noblat e blogueiro de MMA em O Globo.

*Leio na Patrícia Kogut que Renata Boldrini apresentará no canal pago Glitz* o programa "Cine Glitz*" a partir do mês que vem. Mas para mim, ela será sempre a cara da Rede Telecine, mesmo saída dela há muito tempo.

*Leio na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert que Claudete Troiano pode voltar para a TV Gazeta de São Paulo, onde pode fazer um programa ao vivo, antes das 10 da manhã, direto do teatro no terceiro andar do prédio da Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista. Claudete e Gazeta é uma união que sempre dá samba.

*Completa 50 anos hoje o ator Greg Kinnear, indicado ao Oscar de coadjuvante por "Melhor é Impossível" e visto em filmes como "Sabrina", "Mensagem Para Você", "Alguém Como Você" e "Pequena Miss Sunshine".

*55 anos nesta segunda-feira de Bobby Farrelly, que sempre dirige filmes ao lado do irmão Peter. Algumas obras deles: "Debi e Lóide, Dois Idiotas em Apuros", "Quem Vai Ficar com Mary?", "Eu, Eu Mesmo e Irene", "O Amor é Cego", "Amor em Jogo", "Antes Só Do Que Mal Casado" e "Passe Livre".

*A saideira: há 5 anos hoje completados, falecia a atriz e dançarina Cyd Charisse, que nasceu em 1921. Com um charme irresistivelmente sedutor, ela demoliu corações em cenas inesquecíveis de dança ao lado de mestres do gênero. Dois exemplos e nada mais preciso dizer: suspire aqui com Cyd junto com Gene Kelly em "Cantando na Chuva", e suspire aqui mais ainda com ela ao lado de Fred Astaire em "A Roda da Fortuna". Provas de que não é preciso expor para atrair. Saber usar das suas virtudes corporais também leva os homens à loucura.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos grandes defensores do Atlético Mineiro na mídia nacional chega aos 60 anos nesta segunda-feira. Chico Pinheiro nasceu aqui na aldeia pampeana, em Santa Maria, mas apenas por acidente e aqui ficou apenas umas poucas horas, pois é efetivamente das alterosas. Começou sua carreira em Belo Horizonte e trabalhou em Diário de Minas, Jornal do Brasil e TV Globo. Foi para São Paulo em 1989 e ingressou na TV Bandeirantes, onde fez "Canal Livre" (então diário e de debates gerais), "Jornal da Noite", "Jornal de Domingo" e "Jornal Bandeirantes".

Em 1995, Chico - que na época assinava Francisco Pinheiro - foi dirigir o jornalismo da Record e apresentar o "Jornal da Record". Acabou demitido ao colidir com o comando da Igreja Universal por noticiar o chute do pastor na imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Então, em 1996, ele foi tanto para a Rádio CBN (ali ficando por um ano e apresentando o "Jornal da CBN") quanto para a TV Globo. Nela, conduziu por dois anos o "Bom Dia SP" e as notícias paulistas do "Bom Dia Brasil". Em 1998, migrou para o "SPTV" e fez parte do almoço paulistano até 2011, em grande parte deste período formando dupla com Carla Vilhena, sua esposa por muitos anos. Dali, saiu para o "Bom Dia Brasil", onde está atualmente. Além disso, Chico é visto também nas transmissões de carnaval da Globo e, desde 1998, na Globo News, primeiro no "Espaço Aberto" e, a partir de 2007, no "Sarau".

A seguir, algums breves registros de Francisco Pinheiro, este grande divulgador das causas do Galo:

De 1992 (postado por backupdevideos), um "Jornal de Domingo" na Bandeirantes, em noite que teve as exibições do polêmico filme "A Última Tentação de Cristo" e de Elton John "Cara a Cara" com Marília Gabriela.

De 1996 (postado por 001videomix), um "Bom Dia SP", no ano de seu retorno à Globo e ingresso na emissora paulistana. Dos tempos ainda do cenário todo amarelado.

De 2001 (postado por guerramarcelo84), apresentação de gols dos Campeonatos Paulista, Paranaense, Pernambucano, Mineiro e Carioca no "Jornal Nacional".

De 2004 (postada por wmusicfan), a íntegra de um "Espaço Aberto", da Globo News, entrevistando Edu Lobo.

De 2006 (postado por lucascostasouza1), Chico e Carla Vilhena apresentando o "SPTV", com reportagem comunitária de Márcio Canuto. Da época ainda do cenário, antes do estúdio de vidro.

Bela do Dia: Cristina Collado

Cristina Collado, apresentadora da TV do Barcelona. Colado ficou meu olhar no rosto desta moça linda.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: como as duas colunas desta segunda-feira são publicadas muito tardiamente graças ao miserável de infeliz sono da madrugada (que me fez dormir às 3 horas e acordar somente às 10 horas), hoje não atenderei a clientela pois só terminaria de fazê-lo lá pelas 5 ou 6 da tarde. Então, prefiro publicar agora o site e, logo após, começar a já adiantar as colunas de amanhã e as participações pendentes dos leitores nos últimos dias, todas elas reunidas para publicação nesta terça-feira. E pensar que ontem eu comecei a editar as colunas ainda às 9 da noite, assim que acabou Espanha x Uruguai. Nem isso adiantou. Com Morfeu jogando contra, é difícil vencer.

Clipe do Dia

Um dos meus cantores prediletos das décadas de 70 e 80 chega hoje aos 70 anos: o grande Barry Manilow. Impossível pegar apenas um tema dele. Então, resolvi pegar direto uns cinco - mas ainda é pouco, bem pouco.

De 1973, "Could It Be Magic", que foi lançada como single apenas dois anos depois e que Donna Summer regravou em 1976. Neste vídeo, Barry e Donna cantam juntos mais de 20 anos após gravarem esta canção.

De 1974, "Mandy", uma das mais lindas de tantas lindas canções entoadas por Manilow.

De 1978, "Copacabana (At The Copa)", seu mais famoso tema dançante. Seu nome é Lola e ela era showgirl...

De 1978, "Ready To Take a Chance Again", belíssima canção que foi indicada ao Oscar e é o tema central de um dos meus filmes preferidos: "Golpe Sujo", com Goldie Chase e Chevy Hawn (ou seria o contrário?).

De 1979, "Ships", tema do personagem de Reginaldo Faria na novela "Água Viva", da TV Globo.

Arremate

17 vezes campeã capixaba, a Desportiva completa 50 anos nesta segunda-feira. Parabéns à Tiva!

"24 Horas" volta antes que tenha início a próxima Série A no Espírito Santo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.