.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 15 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 275
Ganhar ou não ganhar?

É o dilema que fica para a Copa das Confederações, já que nunca seu vencedor se repetiu na Copa do Mundo no ano seguinte. Assim foi com a França em 2001 e, principalmente, com o Brasil em 1997, 2005 e 2009. Se vier um quarto título da "Série B da FIFA", concluirei que a campeã de 2014 será a Argentina do Messi (risos).

Mas é aqui em casa a conversa, com todos os problemas, os pepinos e as controvérsias fora de campo que já se esperava de uma competição grande dessas, que é muito legal que seja recebida enquanto evento esportivo, mas que não é nada bem vinda sabendo-se o tipo de gente que no comando dela está, seja da FIFA ou da política brasileira - e as consequências aí estão. Não era pessimismo. Era apenas cabeça ligada na realidade.

O Brasil estreia contra o Japão em grupo que amanhã terá Itália x México, enquanto a outra chave começa amanhã com Espanha x Uruguai e prossegue com Nigéria x Taiti, depois de amanhã. Acompanharei os jogos no Twitter pelo @papodebola e, amanhã, falo dele aqui na "24" e publicarei os e-mails do povo sobre ele.

Falei no Messi

Pois, então, falei de coisa boa, como diria a Aracy da Top Therm, com sua voz extremamente desconfortável de fita de vídeo VHS que tá toda tremida pois o tracking não foi bem ajustado (eh, eh). O homem fez dois dos três gols da Argentina sobre a Guatemala, em amistoso que acabou não passando ao vivo aqui no Brasil à última hora, e chegou aos 35 pela seleção, superando Maradona em um tento e se igualando a Crespo. Ele está a 21 gols de Batistuta, maior goleador do selecionado tangueiro. Mas daqui a algum tempo, vai superá-lo.

Curtinhas

*Uruguai não fará o reconhecimento do gramado da Arena Pernambuco, enquanto a Espanha levou quase 1 hora e meia do hotel até o centro de treinamento. A vida não anda fácil lá na região metropolitana de Recife.

*Aplicativo de celular permitirá a reprodução do som das caxirolas nos estádios. Mas era só o que me faltava!!!

*Leio no site da ESPN Brasil que pode ser retomada a Supercopa Brasileira, aquela que em 1991 foi disputada entre Corinthians e Flamengo. Novamente ela contaria com os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil (Fluminense x Palmeiras, se realizada fosse em 2013). A disputa aconteceria sempre em Brasília, já que a ideia é do governador candango Agnelo Queiroz - o que foi confirmado ao repórter Marcus Alves por Weber Magalhães, vice-presidente da CBF para a Região Centro-Oeste. Tudo isso só para justificar os gastos no Mané Garrincha.

*Transferido de 6 para 7 de julho (sábado para domingo) Atlético Mineiro x Criciúma, pelo Brasileirão. Tudo para o Galo ter um dia a mais após a ida da semifinal da Libertadores, contra o Newell's Old Boys, na Argentina.

*Confirmada a suspensão de um mês do Deco, do Fluminense, por ser pego em exame antidopagem em março.

*Silas estava por treinar a Ponte Preta, mas a torcida não o quer ali e ele desistiu. Fraquejou ou se preservou?

*Essa eu não entendi: meia semana após ser anunciado pelo ABC - eu disse meia semana, nem chegou a fechar uma inteira -, Zé Teodoro foi anunciado hoje como novo treinador do Náutico. O que será que aconteceu?

*Próxima quinta-feira, o Pleno do STJD vai julgar o caso do jogador irregular do Naviraiense que o Paysandu diz que o enfrentou para tentar ficar no tapetão com a vaga perdida no campo pra terceira fase da Copa do Brasil.

*Juro que li que o Rio Branco do Acre pode abrir mão de jogar a Série C do Brasileirão devido à falta de recursos financeiros. Assim disse o presidente Francisco Leal em coletiva. É de enlouquecer!!! Fazem um carnaval todo para disputar a competição e, depois de uma derrota, me vem essa conversinha mole? Mas vão se catar, tchê!

*Manuel Pellegrini, que estava no Málaga, sucede Roberto Mancini na casamata do Manchester City. Que tal?

*Às 7 da manhã de amanhã, tem mais uma tradicional Maratona de Porto Alegre, com percurso de 42.195 km.

*Sábado de Fórmula Indy em Milwaukee, com Marco Andretti na pole position, Tony Kanaan largando na sétima posição, Hélio Castroneves em décimo oitavo e Bia Figueiredo em vigésimo. Prova no fim da tarde.

*3 x 0 (25/20, 25/21 e 25/15) e triunfo tranquilo do Brasil sobre a Argentina, na Liga Mundial. Logo mais tem mais.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quinta-feira, o "Programa do Ratinho" teve como convidado especial Luiz Carlos Prates, apresentador do SBT de Santa Catarina, colunista semanal do "SBT Rio Grande: Manhã" aqui no RS e conhecido pelas suas opiniões pra lá de contundentes, fortes e polêmicas - e que os mais vividos lembrarão de ter sido narrador esportivo tanto aqui em Porto Alegre quanto em Florianópolis nas décadas de 70 e 80. Pois leio no NaTelinha que o SBT só marcou 5 pontos em São Paulo, contra 8 de "CSI: NY" na Record, da qual foi a terceira maior audiência do dia, atrás só dos 8,3 do "Jornal da Record" e dos 9,1 do "Cidade Alerta", mas à frente dos 6,8 de "Dona Xepa". Entendo...

*Estreou às 8 da manhã de hoje um novo programa semanal da RPC (Globo Paraná): "Painel RPC TV", que se propõe a falar de assuntos do cotidiano e mostrar histórias que ajudem a melhorá-los - a estreia falou sobre o controle de gastos no dia-a-dia. A apresentação é da bonitona Adriana Milczevsky, que estava fora do ar desde setembro do ano passado por cumprir licença-maternidade do segundo filho, este adotado.

*A semana tem sido marcada por muitos protestos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal pela questão do aumento nas passagens de ônibus - e, tirando alguns desmiolados que tiram proveito de situações como essa para colocar pra fora seus instintos violentos de destruição (os mesmos que devem ir nos estádios e colaborar para as pessoas de bem deles se afastarem), os protestos são muito válidos pois a questão faz muita diferença no fim do mês e o serviço não compensa tal aumento. Tem que diga que é só por 20 centavos, mas não é. Um sujeito pega ônibus ida e volta de segunda a sexta. Em um mês, serão mais de 10 notas a mais gastos. Bem ou mal, faz diferença - e acreditem, sei muito bem do que falo por experiência própria. Não é apenas esse tipo de assunto que merece protesto e as badernas não vêm pro bem, mas acho boas tais iniciativas.

*Bom, fiz esta "preliminar" para destacar que a chapa acabou esquentando pro lado da imprensa na cobertura dos incidentes que aconteceram em quase todos os protestos desta semana no Brasil. Aqui em Porto Alegre, tentaram impedir o trabalho do Andrei Rossetto, repórter de rede do SBT. Tem os vários jornalistas agredidos em São Paulo, aquela imagem da repórter da Folha de S.Paulo (Giuliana Vallone) com o olho machucado é terrível - e ainda tem o caso de Sérgio Silva, fotógrafo da agência Futura Press, que pode perder a visão do olho esquerdo.

*Um alvo constante de vários manifestantes foi a TV Globo, cuja cobertura não cheguei a assistir detalhadamente. Ontem, cerca de 50 deles foram protestar em frente à sede da emissora de São Paulo, onde reclamaram do tom da abordagem dos protestos sobretudo no "SPTV" do César Tralli, ao meio-dia - e deduzo que, se chegou a tal ponto, devem ter achado que foram parciais pro lado da polícia (que exagerou em vários momentos). Já repórteres foram hostilizados, tanto Daiana Garbin em São Paulo quanto Vandrey Pereira no Rio de Janeiro, nos dois sendo atirados sacos de lixo e pedras, o que aí não dá para achar legal. Não tá fácil para ninguém a situação.

*Mudando bastante de assunto: leio no NaTelinha que a primeira semana de Flávio Fachel à frente do "Bom Dia RJ" rendeu à Globo média de 6 pontos entre segunda e quinta-feira, contra 3,9 da Record e 2,6 do SBT no Rio.

*"Caldeirão do Huck" sob responsabilidade de Boninho, que já cuidava do "TV Xuxa" e do "Estrelas". Eu já não assistia a Globo nas tardes de sábado. Depois disso, então, é que ficarei mais longe ainda. Mas o homem saiu do "Vídeo Show", agora atendido por Ricardo Waddington. Quem sabe venham melhorias só com sua saída.

*Dizer que o fracasso do "Dentista Mascarado" se deu por rejeição do público de São Paulo, como disse o diretor José Alvarenga, não é subestimar a inteligência das pessoas? A rejeição não apenas em Sampa City, mas em tantos outros lugares, se deu porque este programa é ruim mesmo, sem graça, fraco, nada memorável, que após sair do ar ficará esquecido em um canto lá no fundo do quarto, tão fundo que nem o Viva lembrará de reprisá-lo (só falta repetirem daqui a algum tempo...). "Ah, mas foi líder em outras cidades", alguém dirá. Aí é mais pela liderança histórica da Globo, aquilo de "até fora do ar fica em primeiro", e não pela qualidade (qual?) desta série.

*Mudando completamente de assunto: completa 10 anos hoje a morte do ator Hume Cronyn, que nasceu em 1911 e que foi casado por cinco décadas com Jessica Tandy, dividindo com ela a tela no filme "O Milagre Veio do Espaço", na segunda metade dos anos 80. Vencedor de três Emmy, ele foi indicado ao Oscar de coadjuvante por "A Sétima Cruz". Atuante também nos dois "Cocoon", fez em "Minha Vida na Outra Vida" seu último filme.

*Da série "estou ficando velho demais para isso" (saudações, Sargento Murtaugh): chega neste sábado aos 50 anos Helen Hunt, vencedora do Oscar de atriz por "Melhor é Impossível" e vista em obras como "Twister", "Do Que as Mulheres Gostam", "Náufrago" e "O Escorpião de Jade", mas que marcou muito como Jamie na ótima série de comédia "Louco Por Você", de 1992 a 1999 - que aqui no Brasil chegou primeiro pela Globo, no início das tardes de domingo de 1993, mas que não passou lá muito tempo e depois foi pra Bandeirantes, que a exibiu por um tempão tanto na Band quanto na Rede 21. Helen ganhou o papel de Teri Hatcher após recusa inicial de (até onde sei, sem parentesco) Bonnie Hunt. Ainda bem, pois sua graça e seu encanto são insuperáveis.

*E para quem gosta de dublagem, como eu, a de "Louco Por Você" feita pela Herbert Richers foi tão boa que nunca mais consegui ver nada falado em português com Helen Hunt no elenco sem sua voz ser feita pela Sheila Dorfman. Timbre de voz completamente diferente, o original da atriz mais grosso e o da dubladora brasileira mais fino, mas um casamento que deu tão certo quanto o de Jamie e Paul no seriado. Por isso mesmo que "Melhor é Impossível" eu não assisto dublado, já que feito em São Paulo e com uma dubladora de voz próxima à verdadeira da atriz - por isso mesmo, mal encaixada, por mais contraditório que pareça. Também por isso mesmo, assisto numa boa "Do Que as Mulheres Gostam" dublado, pois Sheila dubla Helen e faz toda a diferença a seu favor.

*A saideira: a Playboy de junho terá na capa Tamara Ecclestone, ensaio publicado nos Estados Unidos no mês passado. Claro que a repercussão entre os fãs da velocidade será boa por ela ser filha do Bernie Ecclestone, mas num momento em que se fala de crise do Grupo Abril, não dá para achar isso bom. Tantas musas, deusas, gatas e bonitonas brasileiras que até hoje não foram convencidas a posarem e recorrem a um ensaio estrangeiro. É...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Claudia Ciardone

Claudia Ciardone, modelo que desmentiu ter passado uma noitada com o argentino Higuaín após o empate sem gols com a Colômbia, na semana passada. Esta é uma das fotos mais... "familiares" que achei desta loira altamente atrativa e sedutora, o que mostra quão exposta ela costuma ser.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O Brasil não teria nada a ver com isso, mas se a Nigéria insistisse na greve e não viesse mesmo ao Brasil para a Copa das Confederações, iria virar motivo de piada e mais um elemento para acharmos que essa coisa toda no final não vai prestar. E o Uruguai tendo que treinar numa academia pra não passar pelo desgosto de ter de atravessar uma rua cheia de lama? Onde foram parar as tais obras de infraestrutura? Ninguém em sã consciência poderia achar realmente que fosse mudar alguma coisa. O Brasil teve 6 anos para se preparar, mas no final terá sido em vão. *** É a velha megalomania rubro-negra! Não consigo me empolgar com a contratação de Mano Menezes. Ora, quem ganha jogo é jogador! E isso é tudo o que o Flamengo não tem no momento. *** O direito de protestar é legítimo e faz parte do processo democrático, mas vira banditismo quando cometidos excessos aos quais a polícia tem que responder à altura, que nem um canalha disfarçado de manifestante jogar um saco de lixo na cabeça da linda Daiana Garbin. Fiquei indignado com manifestação tão beócia e descabida de violência, que não leva a nada. Só não vi o 'RJTV' falar algo sobre Vandrey Pereira, muito menos o 'Jornal Nacional', diferentemente do dela, que vi na Globo News. Ingenuamente eu poderia perguntar por que a diferença de tratamento, mas aí eu lembro que querem vender a manifestação de São Paulo como uma guerra provocada pela força policial e a manifestação do Rio como algo pacífico, o que sabemos que não foi. Simples: o governador daqui é filho de um jornalista queridão da imprensa, além de alinhado com Brasília. Já em São Paulo... Devemos andar sempre alertas quando assistimos ao noticiário de certas emissoras. Pura pelegagem! *** Tá bom! Fica combinado que a culpa é nossa pelo insucesso do 'Dentista Mascarado'. Posso ser conservador, mas acho Nelson Rodrigues do barulho e a adaptação de 'Engraçadinha' para a TV me marcou profundamente. O problema está na qualidade do produto apresentado." (Clayton Moreira)

"Para cada passo da TV aberta no Rio de Janeiro, se dá 50 passos para trás. Logo agora que a MTV entra no digital, me vem essa dela ser relançada como canal fechado. Pelo jeito o canal 47 (48.1 digital) do RJ, tem tudo para virar a nova MTV: Mais Tele Valdemiro! *** Se o Brasil não tivesse tantos problemas mais graves e urgentes a serem tratados, eu teria a iniciativa de criar um movimento pela melhoria da TV aberta igual a esse que está realizando manifestações em algumas capitais por causa do aumento do preço das passagens, com direito a protesto na porta das emissoras, nem que fosse para atrapalhar o funcionamento delas." (Diogo Oliveira)

"Lucho Figueroa é uma baita contratação do Náutico. Artilheiro em todos os clubes por onde passou e reposição à altura do Elton. *** Nunca vi a mínima graça no 'Sai de Baixo' e não sei por que ele é endeusado por alguns aficionados por séries." (Fernando Clemente)
Você não gosta, mas eu e muita gente mais gostamos. Pura e simples questão de gosto.

"Sobre Mano Menezes no Flamengo: boa sorte... pra ele." (Gerson Garbato)

"Quando o Atlético Mineiro jogar com muitos desfalques, como no jogo ruim perdido para o Santos, é preciso mudar de esquema para 3-5-2, já que não há reservas à altura. Neto Berola deixa a gente com a raiva quando não é relacionado, mas explodimos de raiva quando ele entra pois erra lances bobos. Mesmo com toda a ruindade de quarta-feira, o jogo com o São Paulo na primeira fase da Libertadores ainda foi o pior do ano. *** Itália não sabendo da interdição do Engenhão e reclamando do gramado e do campo anexo arrumados para ela, dizendo que quer São Paulo ou Belo Horizonte na Copa do Mundo. Uruguai não encontrando campo para treinar. Jornalistas sem credencial para entrar no Mané Garrincha. Já chegou a hora de nos envergonharmos com a Copa das Confederações." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Dividi a TV nesta quarta-feira entre Grêmio x São Paulo, cumprindo minha sagrada missão de 'secar' o rival, e o 'Programa do Ratinho', que estava sensacional com participantes como Carlos Colla, compositor de mais de 800 músicas. O carinha é bom! Ele forneceu muitos sucessos para Roberto Carlos e compôs a famosa 'Maria', do Ricky Martin. Também estavam Martinha, Biquíni Cavadão e outros tantos. Que programa legal! Lendo o site, vi que ele ganhou de 'José do Egito' em São Paulo. Tava na cara!" (João Paulo da Fontoura)

"Essa Copa no Brasil tá com a maior cara de ter seleções da família das 'zebráceas': Uzbequistão, Montenegro, Venezuela, Gâmbia, Bósnia... Ainda há tempo de mudanças nas Eliminatórias, mas acho que maioria dessas vem." (Leonardo Dantas)

"Lembro que a Record News mostrava em 2009 chamadas de um novo programa de entrevistas do Gugu Liberato, mas a ideia não vingou." (Matheus Silva)
E tinham prometido isso pro homem e nunca cumpriram.

"Quem toca a música de abertura do 'Paradão Devassa', do Vitor Hugo, na Rádio Ipanema FM? Essa música empolga meus sábados." (Rodrigo Furacão)
Não sei, mas vou ver se acho a resposta com o pessoal da Band/RS.

"Com os bons resultados conquistados nos últimos anos, como os acessos de Criciúma da C pra B em 2010 e no ano passado para a Série A, Joinville em 2011 e Chapecoense em 2012 da Série C pra B, além das boas campanhas deles nesta Série B e das participações constantes de Avaí, Figueirense e agora Criciúma na Série A, podemos considerar que Santa Catarina é hoje a segunda força do Sul do país, ultrapassando o futebol do PR. *** Mano Menezes é bom treinador, porém, com esse time do Flamengo vai ficar no meio da tabela. A grande chance do Flamengo, assim como a de Santos e Vasco, é na Copa do Brasil, onde o mata-mata nem sempre premia o melhor time - vide Juventude, Paulista, Santo André e o Palmeiras no ano passado." (Tiago Ribeiro)
Boas ponderações.

Clipe do Dia

Falecido em 2005, Sergio Endrigo nasceu há 80 anos hoje completados. Em 1968, ele venceu como compositor o Festival de San Remo com "Canzone Per Te", defendida por Roberto Carlos. Seis anos antes, Sergio entoou seu grande tema, aqui no Brasil incluído na trilha sonora das novelas globais "Vereda Tropical" (tema do personagem de Mário Gomes) e "A Próxima Vítima" (tema da Suzana Vieira). Aqui está a linda canção "Io Che Amo Solo Te".

Arremate

O Internacional não vai contratar Adriano Imperador. Clima de luto no Gruta Azul e na Tia Carmen, entre outras.

"24 Horas" volta antes que algum outro boleiro possa consolar devidamente as gurias destas casas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.