.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 2 de junho de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 264
A primeira década do Papo de Bola

Sempre gostei de futebol e de outros esportes, embora nunca tivesse tido um time às ganhas igual a todos. Por influência da mãe eu era inclinado pro lado do Internacional quando criança, mas só passei mesmo a me ligar em futebol e outras modalidades a partir de 1990, com a inesquecível fase "Canal do Esporte" da TV Bandeirantes, que acabou sendo minha grande "universidade desportiva". Não foi nem por causa do Inter e nem do Grêmio que adquiri este apreço, embora eu sempre tenha acompanhado as campanhas deles e algumas conquistas tenham me marcado especialmente, como a colorada na Copa do Brasil de 1992 e a gremista no Brasileirão de 1996, por terem sido títulos obtidos nos minutos finais. E sempre gostei de futebol resolvido nos minutos finais.

Cheguei à Internet em 2002. Descobrindo tudo aos poucos, me meti em salas de bate-papo. Sempre gostei de trocar ideias com as pessoas e, naquele ambiente do UOL (onde eu usava o apelido "Bondi Bola" - e um pouco constrangido fico ao lembrar disso, risos), eu conseguia conversar sobre os jogos, os times e os campeonatos num ambiente onde a corneta predominava. O pessoal se entrosava comigo e dizia que eu deveria ter um espaço para falar de tudo isso. Como sempre gostei de escrever - vide um tantão de cadernos com escritos variados, que ainda devo ter comigo guardados em caixotes -, assim fiz. 28 de janeiro de 2003, foi quando comecei um blog.

O nome eu escolhi por lembrar que uma vez comprei na banca um Lance! de Curitiba e, na programação da TV, constava um programa de lá chamado "Papo de Bola na Band". Achei o título bacana e adotei. Papo de Bola. Fui escrevendo. Comentava os jogos e escrevia algumas notas mais. Mas chegou uma hora que o blog era pequeno para tanta coisa que eu escrevia. Então, surgiu em 2 de junho de 2003 o Papo de Bola - o Site, separando os assuntos por colunas e incrementando algumas seções. Até eu "achar" o jeito do que queria, levou 1 ano, uns 2, enfim. A parte onde eu falava dos jogos, dos times e dos campeonatos se chamava "Carta ao Torcedor" no início. A "24 Horas" surgiu apenas em 11 de agosto do mesmo ano. Já o "Papo de Mídia" tá presente desde sempre.

Na "24", expandi as pautas e passei a falar não apenas do futebol e dos outros esportes, mas também de TV, de rádio, de jornalismo geral, dos jornalistas que falam de política, economia, polícia, mundo e variedades, além de muita música se fazer presente. É uma salada tremenda, mas gosto de fazê-la. Gosto de colocar assuntos que, se não forem aqueles que mudarão os rumos da humanidade, acho que são bacanas e vale divulgar, repercutir ou comentar. O principal incremento da "24 Horas" é a seção "Bela do Dia". Essa eu criei pegando inspiração nas colunas "Contracapa", de Roger Lerina, no "Segundo Caderno" do jornal Zero Hora. Até hoje, nunca repeti uma "Bela". Considerando-se quase 10 anos desta coluna específica e descontadas as pausas forçadas que este PB sempre teve ao longo dos tempos, devo ter passado ou me aproximado das 3 mil "Belas do Dia". É um tantão!

Já o "PM", que inicialmente eu publicava como blog no Blog-se do Comunique-se e passou a coluna em 2008 pois quis integrá-lo ao site e não mais deixá-lo como algo separado, sempre buscou abordar as coisas relativas à imprensa esportiva, destacando curiosidades do meio, bolas dentro e bolas fora (não só dos outros, mas minhas também), opinando, elogiando, criticando, perguntando, respondendo... Nestes 10 anos, muitas informações aqui foram passadas em primeira mão. Não é algo que me seja fundamental, mas já que aconteceu várias vezes, por que não me vangloriar disso? As fontes deste PB, que chamo de "bons amigos" ou "entidades incertas e não sabidas", sempre passaram boas novas que fiz questão de partilhar com os leitores. Conseguir o reconhecimento de um tantão de gente boa é o melhor disso tudo, além da presença constante dos leitores.

Este 2 de junho de 2013 não é exatamente o que eu imaginava que seria. Este ano não tem sido muito favorável devido a algumas questões particulares familiares que não tem sido fáceis, mas que espero que tenham um fim positivo nestes próximos dias para que tudo melhore pro nosso lado e possamos tocar em frente muitas ideias e vontades que temos. Além disso, no início deste ano tive um prejuízo daqueles ao passar algumas semanas sem atualizar as colunas devido a um problema de vírus que afetou todas as páginas. Felizmente, salvei todo o site em vários CDs. Apenas não tive tempo até agora para recolocar a casa em ordem e republicar tudo - porque algo que faço questão é de manter todos os arquivos no ar. Mas tudo voltará, assim que devidamente ajustado.

E esta semana, especialmente, me deixou agoniado. Preocupações particulares me fizeram nem ter atenção para acompanhar direito a rodada do futebol, que só recuperei em compactos e áudios que deixei gravando. Eu estava realmente muito apreensivo que o dia do aniversário dos 10 anos deste Papo de Bola - o Site não me despertasse nenhum motivo para sorrir. Ainda bem que veio uma ajuda amiga providencial anteontem, suficiente para dar um alívio na minha cuca e me permitir recuperar um pouco o bom humor habitual que procuro sempre ter, mesmo que nem sempre as circunstâncias favoreçam isso, até porque não quero passar uma falsa impressão de alegria quando eu não a tiver. Não é um aniversário ideal, mas é bem melhor do que eu temia que fosse.

E o que vem pela frente? Bom, estabeleci como data para um devido festejo da ocasião dos 10 anos o dia 16 de setembro. Não por acaso, dia do meu aniversário de 32 anos. Até lá, quero republicar todos os conteúdos deste site (e isso inclui séries especiais, os podcasts da "Rádio PB" e as incontáveis colunas dos colaboradores da por enquanto ainda forçosamente parada seção "Academia Esportiva", que mesclava gente experiente com jovens lançamentos), quero ver se consigo um novo "leiaute" para estas páginas pois o que veem tá no ar há mais de 4 anos, quero ver se incremento alguns conteúdos e, principalmente, quero ver se consigo fazer alguma ocasião festiva dos 10 anos do PB. Não é uma data que eu deva deixar passar batida. 10 anos só se completa uma vez.

E em 2014, vem aí a Copa do Mundo. É aqui no Brasil. Não sei o que farei de especial para ela. Mas algo farei. Até quando farei o Papo de Bola - o Site? Não sei. Não sei até quando terei vontade e disposição para fazê-lo sem ter patrocínios. Acho que mereço alguma evolução no que faço. Neste período, tive a alegria de colaborar com outros sites, como Final Sports e NaTelinha, e o pessoal dizia que eu tinha muitos acessos. Algo de bom devo fazer. Tive também uma rápida experiência em papel num jornal paulistano, A Bola, e bem repercutido fui. Não posso esquecer 1 ano de um programa semanal na webrádio Voz do Futebol, uma experiência maravilhosa e única. Tem gente que me pergunta se não quero repeti-la. Claro que sim. Mas fazer por fazer eu não faria. Só se eu fosse remunerado. Mercenarismo? Não. Apenas vontade de ter valorizado o que faço.

Este PB não quer ser nem o melhor e nem o maior site de esportes. Quer apenas ser ele mesmo. Um espaço que fala de futebol, de esportes, de outros assuntos fora deles, onde o pessoal troca ideias, comenta, concorda e discorda. Um espaço que procura ser descontraído e brincalhão pois a vida não pode ser sisuda e mal humorada, mas que procura falar sério quando a ocasião necessita. Não tive grandes ganhos financeiros com este hobby que involuntariamente virou trabalho graças ao boca-a-boca do pessoal e a boas amizades que fiz, mas tive e ainda tenho muito prazer e muita alegria em fazer isso. Sem prazer e disposição, nada que se faz vale a pena. É isso. 10 anos do Papo de Bola - o Site. Tomara que mais venha por aí. Mais boas, mais ótimas, mais e melhores. E vamos em frente pois tenho que começar a coluna pra valer (tanto a "24" quanto o "PM") com temas do dia.

Apenas um 100% na Série B

É o Figueirense, já que o Palmeiras caiu na terceira rodada. Grande resultado do América Mineiro, que deu uma compensada na derrota em casa para o próprio Furacão do Estreito e escapou de tomar o empate na pontaria defeituosa dos palmeirenses, que tropeçaram, mas nada que eu ache que complique o acesso, que é o que vale.

O Bragantino ganhou do Guaratinguetá num Nabizão outra vez às moscas, Boa Esporte e Atlético Goianiense "oxaram" e a Chapecoense fechou uma rodada perfeitíssima para o futebol de Santa Catarina ao ganhar do São Caetano no último minuto, em gol que a TV perdeu ao vivo, para "alegria" de quem narrou dos estúdios.

Rescaldo dos palpites

Fui mal e razoável. Mal pois acertei apenas 3 de 10 jogos. Razoável pois meus 3 acertos foram todos exatos: 2 x 0 Joinville, 1 x 0 Chapecoense e 1 x 1 em Paragominas. Vejamos o desempenho dos amigos do Brasil.

7 acertos
David de Lima William (1 exato: 2 x 0 Joinville, Avaí, Figueirense, Bragantino, Chapecoense e empates em Paragominas e Natal)

6 acertos
João Arruda (4 exatos: 2 x 0 Joinville, 1 x 0 Oeste, 2 x 0 Bragantino, 1 x 1 em Paragominas, Figueirense e Chapecoense)
Pablo Luiz Martins (2 exatos: 2 x 0 Joinville, 1 x 1 em Natal, Avaí, Figueirense, Chapecoense e empate em Varginha)

5 acertos
Fernando Melotti Constancio (3 exatos: 1 x 1 em Paragominas, 2 x 0 Joinville, 1 x 0 Chapecoense, Figueirense e empate em Natal)
Morgana Costa (3 exatos: 1 x 0 Chapecoense, 1 x 1 em Paragominas, 1 x 1 em Natal, Joinville e Figueirense)
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 1 x 1 em Natal, Joinville, Avaí, Figueirense e Oeste)
Daniel Santiago (1 exato: 1 x 1 em Paragominas, Joinville, Figueirense, Bragantino e Chapecoense)
Charles Tavares (Joinville, Figueirense, Oeste, Chapecoense e empate em Varginha)
Danilo Otoni (Figueirense, América Mineiro, Chapecoense e empates em Paragominas e Varginha)
Rogério Costa (Joinville, Avaí, Figueirense, Oeste e Bragantino)

4 acertos
Rodrigo Furacão (3 exatos: 2 x 0 Joinville, 3 x 2 Figueirense, 1 x 0 Oeste e empate em Varginha)
Alexandre Buarque (2 exatos: 2 x 0 Joinville, 1 x 1 em Natal, Figueirense e Avaí)
Amauri Piauilino da Silva (1 exato: 1 x 0 Chapecoense, Joinville, Figueirense e empate em Natal)
Anderson Costa (1 exato: 1 x 1 em Paragominas, Joinville, Figueirense e Chapecoense)
Daniel Lage de Castro (1 exato: 2 x 0 Joinville, Avaí, Figueirense e Chapecoense)
Eldio Venancio (1 exato: 1 x 0 Oeste, Joinville, Figueirense e Chapecoense)
Hugo Leonardo Souza Pinto (1 exato: 3 x 2 Figueirense, Joinville, Chapecoense e empate em Varginha)
Tiago Ribeiro (Joinville, Figueirense, Bragantino e empate em Natal)

3 acertos
Sandro Francischini (2 exatos: 2 x 0 Joinville, 1 x 1 em Paragominas e empate em Natal)
Fernando Clemente (1 exato: 2 x 0 Bragantino, Avaí e empate em Natal)
Ezequias dos Santos (Joinville, Figueirense e empate em Natal)
Rodrigo Servo (Joinville, Figueirense e Oeste)

2 acertos
Natanael Felipe Rhoden (1 exato: 2 x 0 Joinville e Figueirense)
Vladimir Catarino (1 exato: 1 x 1 em Natal e empate em Paragominas)
Leonardo Dias (Joinville e Chapecoense)
Vagner Luiz (Avaí e Figueirense)

O que vem por aí

Calendário tão apertado quanto calça justa no corpo de uma boazuda é aquilo: o que em circunstâncias normais acontece de vez em quando novamente ocorrerá já nesta arrancada inicial, que é uma rodada cheia de terça-feira. 10 jogos depois de amanhã, metade às 7 e meia da noite e outra metade quando faltarem 10 pras 10. Atenção para as pelejas: Palmeiras x Avaí, Figueirense x Chapecoense (primeiro duelo de SC nesta Bêzona), Paysandu x Paraná, Oeste x Ceará, Boa Esporte x ASA, Guaratinguetá x Sport, São Caetano x Atlético Goianiense, Joinville x América de Natal, Icasa x América Mineiro e ABC x Bragantino.

Aflitos pela última vez

Assim popularmente chamado por estar localizado no bairro dos Aflitos, o Estádio Eládio de Barros Carvalho receberá hoje a última partida oficial do Náutico, que será contra a Portuguesa. Inaugurado em 1918, teve seu maior público registrado em 1997, na derrota por 2 x 0 para o América Mineiro. Além de títulos e de grandes disputas com Sport e Santa Cruz, o Estádio dos Aflitos ficará eternamente marcado pelo jogo perdido para o Grêmio, na rodada final da Série B de 2005, quando popularizou-se o termo "Batalha dos Aflitos". A partir de depois da Copa das Confederações, o Náutico mandará suas partidas na Arena Pernambuco. Então, seria legal que ele desse um jeito de vencer hoje a Lusa para marcar de uma maneira feliz sua despedida da velha casa.

A volta do Maracanã

Maraca, Maraca... Ainda incompleto, um estádio com modificações e que não terá mais a mesma atmosfera de antes. Estádio de feitos memoráveis, de conquistas inesquecíveis dos quatro grandes clubes do Rio. Estádio do mágico gol de falta do Petkovic para o Flamengo na final carioca de 2001. Estádio do grande gol do Cocada para o Vasco campeão estadual de 1988. Estádio do mítico gol de barriga do Renato para o Fluminense campeão do Rio em 1995. Estádio do salvador gol do Maurício para o Botafogo que findou o jejum em 1989. Isso que cito apenas exemplos recentes em comparação a outros, pois nem falei das entortadas do Garrincha ou do gol mil do Pelé.

Maraca, Maraca... Palco também de uma das partidas mais inesquecíveis que já vi da Seleção Brasileira, contra o Uruguai, valendo a classificação para a Copa do Mundo de 1994 naquela monstruosa atuação do Romário. É este Maraca que receberá hoje o amistoso Brasil x Inglaterra. Cuidemos o que a "nova família Scolari" apresentará.

A tríplice coroa bávara

2012/2013 é uma temporada para o Bayern de Munique jamais esquecer. Bundesliga conquistada com "quinze" rodadas de antecipação. Liga dos Campeões vencida numa final nacional sensacional. Faltava arrematar a Copa da Alemanha. Não falta mais. Teve sufoco no final pois o Stuttgart levava 3 a nada, mas diminuiu e ficou a um gol da prorrogação, mas tava tudo escrito para os bávaros triunfarem. É a "Tríplice Coroa", um feito que em termos de torneios europeus foi conquistado por outros seis times, pelo que vi no Trivela. Mas quais outros seis? Eis:

Celtic (1966/1967) - Copa dos Campeões da Europa, Campeonato Escocês e Copa da Escócia
Ajax (1971/1972) - Copa dos Campeões da Europa, Campeonato Holandês e Copa da Holanda
PSV Eindhoven (1987/1988) - Copa dos Campeões da Europa, Campeonato Holandês e Copa da Holanda
Manchester United (1998/1999) - Liga dos Campeões da UEFA, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra
Barcelona (2008/2009) - Liga dos Campeões da UEFA, Campeonato Espanhol e Copa do Rei
Internazionale (2009/2010) - Liga dos Campeões da UEFA, Campeonato Italiano e Copa da Itália

Memória: Santiago Bernabéu

Este ex-jogador, que a vida toda defendeu o Real Madrid e depois se tornaria presidente do clube, faleceu há exatos 35 anos hoje completados, a seis dias de completar 83. Bernabéu nasceu em Almansa e foi ainda jovem para Madrid, começando a jogar no Real em 1909, no time de juniores. Foi para o profissional em 1912, fazendo mais de 200 gols e aposentando-se em 1927. Então, ele foi soldado fascista na Guerra Civil da Espanha. Com o fim da guerra, Santiago Bernabéu liderou uma completa reestruturação dos merengues. Quando a presidência ficou sob sua responsabilidade, grandes jogadores foram contratados, um imponente estádio foi erguido e uma máquina de papar títulos marcou época: uma Intercontinental, seis Copas dos Campeões da Europa, seis Copas do Rei e 16 títulos espanhóis. Bernabéu foi presidente do Real até sua morte. Então, deu nome ao estádio.

O Estádio Santiago Bernabéu foi inaugurado em 1947 e recebeu quatro finais de Copa dos Campeões (Real Madrid 2 x 0 Fiorentina em 1957, Milan 4 x 1 Ajax em 1969, Nottingham Forest 1 x 0 Hamburgo em 1980 e Internazionale 2 x 0 Bayern em 2010), uma final de Eurocopa (Espanha 2 x 1 União Soviética em 1964) e uma final de Copa do Mundo (Itália 3 x 1 Alemanha em 1982). E tudo isso merece registro neste 2 de junho.

Como era há 10 anos?

Este Papo de Bola - o Site surgiu em 2 de junho de 2003. Naquele dia, quais temas estavam na pauta esportiva?

Bela do Dia: Francielle Brito Kloster

Francielle Brito Kloster, vencedora do Miss Santa Catarina de 2013 representando Pomerode. Esta linda guria ganhou ontem a coroa estadual. Será dela a coroa de Miss Brasil? Só cuidando pra ver.

Naquela segunda-feira, eram repercutidos estes jogos do Campeonato Brasileiro, então com 24 times: Santos 3 x 2 São Paulo, Paraná 6 x 2 Flamengo, Corinthians 4 x 0 Vitória, Vasco 2 x 2 Atlético Mineiro, Ponte Preta 0 x 0 São Caetano, Fluminense 2 x 1 Atlético Paranaense, Cruzeiro 2 x 0 Criciúma, Figueirense 2 x 1 Grêmio, Internacional 2 x 1 Paysandu, Fortaleza 3 x 1 Juventude, Coritiba 3 x 2 Guarani e Bahia 2 x 1 Goiás.

Também naquele dia, as repercussões de Roland Garros aqui no Brasil estavam para a vitória de Gustavo Kuerten sobre Gaston Gaudio e a derrota de Flávio Saretta para Andre Agassi. Na velocidade, Michel Jourdain Jr. vencia o GP de Milwaukee da Fórmula Mundial e Juan Pablo Montoya ganhava o GP de Mônaco da Fórmula 1. Já a Liga Mundial de Vôlei tinha tido a derrota do Brasil por 3 x 2 para a Itália. Assim tinha sido aquele fim de semana.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

E-mails enviados ontem e hoje serão registrados na próxima coluna.

Clipe do Dia

Em 2003, ano de surgimento deste PB, uma música muito tocada nas paradas foi esta aqui: "Tô Nem Aí", cantado por Luka.

Arremate

Na coluna de amanhã, como tem sido habitual às segundas-feiras, tem o balanção dos públicos pelo Brasil.

"24 Horas" volta depois que tiver acabado a rodada deste fim de semana!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.