.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 30 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 261
Fazer gol é fundamental, mas não tomar também é

Preciso voltar ao título da coluna de ontem pois uma parte saiu direitinho, que foi o Fluminense se aproveitar do erro da defensiva mandante para sair na frente no chapéu esperto do Rhayner. Mas do que adianta se, em um espaço mais diminuto que biquíni de periguete na praia em um domingo de 38 graus, o Olimpia consegue dois tentos de virada com Salgueiro? Explodiu o coração guarani (e ponte preta) na maior felicidade, cantaria Quinho. Não foi 3 x 1 a vantagem dos donos da casa pro intervalo pela bola na trave disparada pelo Ferreyra. Na etapa final, o Flu até tentou, mas não conseguiu o empate que o classificaria. Assim, é o Olimpia que fará uma semi com o Independiente Santa Fé. Aos cariocas, resta pegarem um Ita no Norte... digo: pegar o rumo de casa.

Não me apronta, Galo, pelo amor de Deus!

Eram seis brasileiros na Libertadores. Um caiu forçosamente nas oitavas-de-final e outros três foram excluídos por times de outros países. Restaram dois. Agora, depois da queda do Fluminense, restou somente o Atlético Mineiro, que esta noite entupirá o Horto com máscaras do personagem dos filmes "Pânico" para botar terror no Tijuana, que se fará de desentendido para conseguir uma vitória que seria épica, inesquecível e grandiosa. O Galo não perde há 48 jogos como mandante e está invicto no Independência. Somado isso ao futebol muito bom que tem mostrado na Libertadores e à grande reação no México, espero que ele vença bonitaço logo mais.

Passe quem passar deste confronto, o adversário na semifinal será o Newell's Old Boys, que apenas nos tiros livres a 11 passos da marca fatal conseguiu eliminar o Boca Juniors, passados 180 minutos sem um golzinho que fosse. Uma incrível disputa de pênaltis, com 26 cobranças totais e 7 desperdícios, um a mais dos xeneizes, que foram eliminados. Melhor assim. Prevaleceu um time melhor na competição, como o NOB. Será casca grossa.

Juiz de Fora, vitória de fora (de casa)

O mandante era o Flamengo - se não na sua cidade, parecendo estar nela, pois bem sabemos que esta cidade de Minas Gerais é uma extensão do Rio de Janeiro, futebolisticamente falando. O time do Rio repetiu o mesmo grave defeito mostrado contra o Santos: cria bastante, mas pontaria falha demais. O pênalti disparado pelo Renato Abreu no travessão foi precedido do tento do William num sapataço cheio de violência e sucedido pelo avanço livrinho, leve e solto do Cicinho pela ponta direita até fuzilar Felipe. A Ponte Preta foi melhor no primeiro tempo, mas mereceu a vitória por melhor aproveitamento das oportunidades, "se redimindo-se" da derrota para o São Paulo.

Quase devolveu a goleada histórica

Até hoje está gravado na retina do torcedor do Vasco aquele 7 x 1 aplicado no São Paulo em 2001. Ontem, não na mesma medida - mas quase -, veio um troco daqueles. Sabe novela que dura 6 meses e tem 5 de encheção de linguiça e apenas 1 de efetiva ação (meio no início e meio no fim)? Pareceu o clássico no Cícero. Até os 15 da etapa final, domínio absoluto são-paulino, mas apenas os disparos de Douglas e Aloísio na trave arrancou um real "uuu" - bom, o cruzamento do Osvaldo que quase virou golaço também. De repente, desandou a sair gol até não poder mais. Meia dúzia, especificamente, sendo apenas um vascaíno em papagaiada de Rogério Ceni e todos os outros dos tricolores, que construíram um triunfo maiúsculo, sem traumas e condizente com o que se viu.

Salvando a honra carioca

É o Botafogo, que atuou com um público reduzidíssimo no Cidadania, mas teve mais sorte que juízo. Abriu dois gols de vantagem na etapa inicial e depois colocou o pé no freio, meio que confiando na bolinha reduzida que o Santos tem mostrado em 2013. Os paulistas tiraram proveito disso e foram pra cima, especialmente no tempo complementar. Só que é aquilo: pouco a destacar. Um chutaço do Galhardo perto do travessão e dois lances do Montillo, sendo o gol que diminuiu o marcador e um gol incrível perdido por ele, na cara do Renan, mas chutando pra fora. No primeiro jogo após a saída do Neymar, os santistas viram que a vida será muito, muito dura daqui pra frente. Já os botafoguenses salvaram a honra carioca da quarta-feira, mas na base do risco muito calculado.

Uma hora a bola teria que entrar

Assim valeu para o gol do Goiás, com Ernando sendo detido por Cássio numa grande defesa, mas aproveitando a sobra para festa da maioria dos 31 mil torcedores no Serra Dourada. Assim valeu para o Corinthians, que não foi às redes nem numa chance excelente perdida pelo Alexandre Pato após driblar Renan e mandar na casa da mãe dele (desse jeito será melhor confiar em guris desconhecidos da base do que num Pato que até agora não disse a que veio), nem no cabeceio forte do Guerrero excelentemente detido pelo Renan e nem em outra tentativa do peruano, quando uma furada defensiva deixou a bola açucarada para ele, que perdeu um gol que não é possível que se perca. Coube a Guilherme, que substituiu Paulinho, estabelecer a igualdade entre goianos e paulistas, mas não dele o tento de empate e sim contra de Tiago Mendes, que se enrolou todo e foi amigo da onça.

Pra quê serviu essa troca, então?

Quando Paraná x São Caetano e Atlético Paranaense x Cruzeiro foram passados da Vila Capanema para a Vila Olímpica do Boqueirão, justificou-se as reformas no gramado da Capanema. Beleza. Só que o do Boqueirão tá um horror também, as imagens da TV são de dar coisas que nem dá às vezes no Doutor Chapatin. Pra quê essa troca, então? Só trocaram o local do problemão. Ainda bem que Furacão e Raposa fizeram um jogo movimentado e até legal empatado em 2 faturas, um primeiro tempo mais dos paranaenses e um segundo bem mais favorável aos mineiros, em resultado justo. Curiosidade: esta foi a partida de número 4 mil da história do Clube Atlético Paranaense, que agora possui 1.910 vitórias, 1.015 empates e 1.075 derrotas. História registrada.

Pouco a declarar

A não ser que a melhor oportunidade do "oxaço" de Bahia e Coritiba teve Marquinhos Gabriel saindo na cara do Vanderlei ao se livrar da marcação, mas chutando por cima do alvo, não saindo ali o gol tricolor. Já falei demais.

Direto ao assunto

O Vitória deu uma de José Neumanne Pinto no SBT - tá bom que o rubro-negro é baiano e o jornalista também da Jovem Pan é paraibano, mas é tudo Nordeste no fim das contas até porque o adversário batido pelo Leão foi o Náutico, que pouco mostrou para ter melhor sorte. O Vitória foi preciso nas chances que criou e anotou duas vezes com Maxi Biancucchi e a outra no gol mais bonito desta rodada, poderoso sapataço de Magal no ângulo.

Complemento da rodada

É hoje à noite, com Internacional e Criciúma cara a cara, como diria Marília Gabriela, em Caxias do Sul.

Mais um campeão estadual saiu

É o Náutico em Roraima. Vencedor do primeiro turno, ele fez a final contra o São Raimundo, que levou o segundo. Empate sem gols nos 90 e triunfo do Clube-Simpatia nos pênaltis por 5 x 4. O curioso é que, como foi bem em um turno e mal no outro, teve campanha de 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 11 gols pró e 15 gols contra.

Mais um campeão estadual sairá

É o da Paraíba. O Treze joga por vitória, empate ou derrota por um gol de diferença para conquistar o torneio, enquanto o Botafogo precisa de dois ou mais tentos para se dar bem. Mas vai dar Galo da Borborema mesmo.

Mais um campeão de turno saiu

De returno, na verdade. Foi o Gurupi, que ganhou do Palmas por 3 x 2 após empate no jogo de ida. Com isso, é o Gurupi que o Interporto enfrentará na finalíssima do Campeonato Tocantinense.

Amistoso no Brasil

É o que o Santa Cruz fará hoje contra o Nacional da Ilha da Madeira, em Maceió. O Rei Pelé não foi liberado pelo governo de Alagoas e a bola rolará no Nelson Feijó, estádio do Corinthians, que não tem iluminação artificial. Por isso, o jogo iniciará não mais às 5 da tarde e sim às 3 e 15. Agora treinado por Sandro Barbosa, o Santa estreia na Série C do Brasileirão no próximo domingo, em casa, contra o Luverdense.

Amistoso na Europa

18 anos depois, Inglaterra e Irlanda ficaram frente a frente no clássico do Reino Unido, que deveria ter acontecido em Dublin em 1995, mas brigas entre torcidas não deixaram. Deu empate por 1 gol em Wembley, onde os dois países tinham se enfrentando pela vez última em 1991. Neste jogo, o English Team perdeu o avante Sturridge lesionado. Ele já está fora do selecionado que vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Brasil no domingo.

Jogo oficial na Europa

Foi a Copa da Catalunha, que o Barcelona voltou a ganhar depois de 6 anos ao bater o Espanyol nos pênaltis. O Barça começou com uma maioria de reservas, mas acionou vários titulares no decorrer da partida.

Curtinhas

*Se Neymar é liberado para ser apresentado pelo Barcelona, Dante e Luiz Gustavo também podem para defender o Bayern de Munique na final da Copa da Alemanha. Muita chatice da CBF, muito preciosismo nada a ver.

*Liberado o setor da Geral na Arena do Grêmio, agora que foram instaladas barreiras metálicas. Acabou aquilo da avalanche, mas espera-se que incidentes como aquele da partida contra a LDU não se repitam mais.

*Thiago Carleto suspenso por 4 jogos pela Conmebol pela expulsão contra o Atlético Mineiro. É ausência do São Paulo na Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians - que ainda não sabemos se será em dois jogos, ambos em Sampa City, ou em um só, no Ninho de Pássaro, em Pequim, como noticiou recentemente o Lance!. Rosinei, expulso na treta da mesma partida de volta das oitavas-de-final, também tomou quatro jogos de gancho.

*Você sabe que precisa ir em um oculista quando, ao ler a manchete "Palmeiras acerta troca de Souza por Ananias com o Cruzeiro", jura ter lido "troca de Souza por Animais". Animal é o cegueta que vos tecla, isso sim.

*Marinho Chagas, melhor lateral da Copa do Mundo de 1974, internado na UTI de um hospital de Natal desde domingo com uma infecção pulmonar. Tomara que ele tenha boa sorte e consiga se recuperar dessa.

*Tênis: definida Neu-Ulm, na Baviera, como sede de Alemanha x Brasil, repescagem que valerá ao vencedor uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis. Jogos realizados entre 13 e 15 de setembro. Como meu aniversário cairá no dia 16, acho bom que os brasileiros vençam para eu tomar isso como se fosse um presente pra mim. (risos)

*Basquete: saíram datas e horários da Copa América dos homens, jogada de 30 de agosto a 11 de setembro, com 10 seleções brigando por quatro vagas na Copa do Mundo do ano que vem, na Espanha. Participante do Grupo A, o Brasil enfrentará Porto Rico às 18h30 de 30/8, Canadá às 12h30 de 1/9, Uruguai às 18h30 de 2/9 e Jamaica às 21h de 3/9. O Grupo B terá Argentina, México, Paraguai, República Dominicana e Venezuela.

*Vôlei: 25/19, 27/25 e 25/23 vitoriosos ante a Suíça deram ao Brasil uma vaga na semifinal do Volley Masters, disputado em Montreux. As moças brasileiras jogarão amanhã, contra a Rússia, no fim da fase inicial.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A tristeza da quarta-feira foi a morte do humorista Márcio Ribeiro, aos 49 anos, em Brasília, de complicações cardíacas. Ele continuou fazendo apresentações cômicas teatrais até os últimos dias. Márcio teve atuações em produções da Globo, como "Sandy & Júnior", "A Favorita" e "Malhação", além de "Câmera Café" no SBT e "Uma Escolinha Muito Louca" na Bandeirantes, mas é mais lembrado pela atuação na TV Cultura como apresentador do "X-Tudo", ao qual chegou quando Gérson de Abreu deixou a emissora para fazer o "Agente G" na Record. Lembre aqui (postada por memoriainfantil) uma participação de Márcio no "X-Tudo". Uma pena!

*Como sempre digo nestas horas: a vida continua para os aqui permanecidos e devemos continuar em busca da felicidade e do bem querer dos que conosco estão, torcendo para que os já partidos fisicamente estejam em um lugar bem melhor e possam bem rondar espiritualmente aqueles que queria e que lhe queriam bem. Em frente.

*Leio na Patrícia Kogut que Jô Soares fez um estranho discurso nesta semana em seu programa na Globo, protestando contra a demolição do Maracanãzinho, que ele afirmou que virá abaixo nesse lance das obras do Maracanã. Equívoco completo do gordo ou ele deu algum furo de reportagem que ninguém sabia até agora?

*Vildomar Batista não é mais diretor do "Programa da Tarde", da Record, que agora não sabe o que fará com ele, mas confirmou sua saída do programa em nota oficial. Britto Jr. venceu a queda de braço, entonces.

*É curioso isso: nos últimos dias, todos os sites sobre TV e os colunistas especializados informaram que uma sobrevida ao "Programa da Tarde" foi dada pela renovação de um patrocínio através de Roberto Justus, marido da Ticiane Pinheiro. Só que hoje, Mônica Bergamo noticia que eles anunciarão sua separação em breve. Ué???

*Duas de Record que leio no Flávio Ricco: Paulo Henrique Amorim renovou contrato por dois anos; e entende o "guru" que o circo em que Marcelo Rezende meio que transformou o "Cidade Alerta" ao querer deixar o jornal mais leve e descontraído para contrabalançar com as pesadas pautas policiais noticiadas pode colocar Percival de Souza em uma situação complicada, pois Rezende todo dia inventa brincadeiras de que o colega é alguém de muito dinheiro (carros de luxo, iates, mansões etc.) e os bandidos que assistem o "Cidade" podem levar isso a sério, o que colocaria Percival em risco - e, por isso, o Ricco acha que ele deveria ser cercado de seguranças.

*Mais duas de Record que leio no Flávio Ricco: já nasceram os gêmeos da Janine Borba, o que acaba casando a ocasião com o recente aniversário dela de 45 anos, e isso é muito legal; e ontem pela manhã, no Rio de Janeiro, o "Balanço Geral" do Luiz Bacci marcou 5 pontos e empatou na liderança com o "Bom Dia Rio", da Globo, que tem sido apresentado pela Mariana Gross enquanto Ana Luiza Guimarães tem feito o "Bom Dia Brasil".

*Claro que é por décimos, mas vale observar: leio no NaTelinha que o "Bom Dia SP" foi a maior audiência da Globo na manhã desta terça-feira em Sampa City, com 6,8 pontos, contra 6,7 do "Bom Dia Brasil", 5,9 do "Mais Você", 5,4 do "Bem Estar" e 6 do "Encontro com Fátima Bernardes".

*Mais um do "pouco" citado hoje Flávio Ricco: encerrada a licença-maternidade da Yula Rocha, correspondente do SBT nos Estados Unidos, atividade que retomará na próxima segunda-feira. Resta saber o que farão com Fernanda Bak, que substituiu Yula neste período, se ela conclui o trabalho ou se permanece na equipe.

*Obrigado ao Victor Faria, o defensor público número 1 das emissoras pequenas do Brasil, pela dica: sai a Igreja Mundial, mas entra outra no lugar do horário dela na CNT. É a Universal, que assume os espaços dos fins de semana a partir deste próximo. IURD no sábado das 5 às 8 da manhã e das 5 da tarde às 10 da noite, e aos domingos das 6 da manhã às 8 da noite. Desconfiado estava eu com isso. Desconfiômetro acertado.

Bela do Dia: Debbie Gibson

Debbie Gibson, cantora. É essa gatíssima que aí está quem muitos corações embalou no fim dos anos 80 com a bela canção romântica "Lost In Your Eyes", que foi o tema dos personagens de José Wilker e Betty Faria na novela "O Salvador da Pátria". Difícil não imaginar um romance lindo com uma criatura dessas. A propósito: não é que ela tenha apenas o braço direito, antes que se pense isso. Foi apenas Photoshop além da conta. Ela tem também o braço esquerdo, viventes.

*A saideira: há 105 anos hoje completados, nascia Mel Blanc, multi histórico dublador americano de desenhos. Foi ele que deu voz ao Pernalonga por cinco décadas seguidas, imortalizando o "what's up, doc?" (que é que há, velhinho?) do coelho, além de fazer Patolino e Gaguinho. Também foi ele que criou a famosa risada do Pica-Pau ao dublá-lo em três desenhos iniciais do pássaro. Mel morreu em 1989.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: excepcionalmente, os amigos do Brasil não serão atendidos nesta edição de feriado. Os e-mails enviados ontem serão juntados aos remetidos hoje para publicação na coluna de amanhã. Continuem participando que são bem vindas suas mensagens. Também na "24 Horas" desta sexta-feira, publicado será o tradicional balanção de públicos da rodada e o rescaldo dos palpites do Campeonato Brasileiro neste meio de semana, além dos chutes para a rodada de sexta-feira e sábado da Série B.

Clipe do Dia

O tempo passa e me sinto cada vez mais antigão, eh, eh... Marie Fredriksson, a vocalista do Roxette, completa 55 anos nesta quinta-feira. Tantos bons momentos de uma das mais oitentíssimas duplas musicais pop... "The Look", "Listen To Your Heart", "How Do You Do", "It Must Have Been Love" (trilha de "Uma Linda Mulher"), "Spending My Time", "Milk and Toast and Honey", "Crash! Boom! Bang!" e outros mais. Separei aqui um deles: o sacolejante "Joyride".

Arremate

Renault só até o fim desta temporada. A partir de 2014, motores Mercedes para a Williams na Fórmula 1.

"24 Horas" volta antes que mais alguma equipe resolva anunciar troca de motor pro ano que vem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.