.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 29 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 260
Fazer gol é fundamental, Fluminense

É a missão necessária esta noite, diante do Olimpia. Porém, cuidado também será fundamental pois, jogando em casa e com a torcida toda favorável, os paraguaios partirão para cima. Esqueça aquele retrancão de São Januário pois não será assim novamente - até porque o Olimpia só joga pela vitória para avançar nos 90 minutos. Tá tudo nas mãos do Flu. Saber se defender, mas principalmente contra-atacar e ser certeiro para ficar numa boa. Não será fácil, é jogo sem prognóstico. Mas acho que dá para os cariocas avançarem empatando por 1 x 1.

Também hoje, sairá o argentino semifinalista. Newell's Old Boys, que joga em casa? Boca Juniors, visitante? Não sei. O Newell's vive um bem melhor momento, como prova o Torneio Final, mas o Boca obteve na Bombonera o que lhe foi o melhor dos empates, pois agora todos com gol em Rosário serão seus. Mas vá lá: dá NOB 2 x 1.

Ontem, confirmando a lógica, o Independiente Santa Fé passou pelo Real Garcilaso com direito a um estupendo portentaço de pelotaço do Cuero para abrir os trabalhos - claro que tirando proveito de um goleiro não muito alto e adiantado, mas foi sensacional. Valeu a passagem dos colombianos à semifinal da Copa Libertadores.

Série A com dois jogos a menos

Por causa da Libertadores, Portuguesa x Fluminense e Atlético Mineiro x Grêmio foram adiados para o mês que vem. Portanto, oito partidas neste meio de semana, uma amanhã (Internacional x Criciúma) e todas as outras hoje, em quatro horários. O primeiro deles é 3 da tarde, quando uma Vila Olímpica do Boqueirão sem luz artificial terá o Atlético Paranaense, que mostrou bom papel mesmo perdendo na estreia, contra um Cruzeiro que foi avassalador no último domingo. O horário é ingrato demais, mas o programa oferece boas perspectivas.

Às 7 e meia da noite, dois clássicos ponte aérea que já decidiram a competição. Botafogo versus Santos e São Paulo versus Vasco, vantagem parece nítida para os mandantes. Outro encontro RJ/SP será às 9 da noite, com o Flamengo duelando com a Ponte Preta em Juiz de Fora. É uma integração do Sudeste, portanto. Faltou apenas um capixaba no trio de arbitragem. No mesmo horário, o Nordeste terá um clássico regional entre o Náutico e o Vitória, enquanto o Bahia recebe o Coritiba. E às 10, o Goiás é dono da casa contra o Corinthians.

Eis os oito palpites do meio de semana (não mandem chutes para Lusa x Flu e Galo x Tricolor pois só vão valer mais à frente): Atlético Paranaense 3 x 3 Cruzeiro, Botafogo 3 x 0 Santos, São Paulo 2 x 0 Vasco, Flamengo 1 x 0 Ponte Preta, Náutico 0 x 0 Vitória, Bahia 0 x 2 Coritiba, Goiás 1 x 1 Corinthians e Inter 2 x 1 Criciúma.

Rodada cheia na Série B

Nada próximo de 2002 foi o reencontro do ASA com o Palmeiras, que venceu sem traumas por trinca a nada e é um dos dois únicos 100% desta Bêzona, o outro sendo o Figueirense, que tomou 2, mas aplicou 4 no América Mineiro, que é um dos três 0% do certame. Os outros são o ABC, que perdeu para o Sport no reencontro deles após a segunda fase da Copa do Brasil, e o Bragantino, que caiu em casa para o Boa Esporte.

0 foi o número de gols do Paraná e do São Caetano, iguais no Boqueirão, e também do Paysandu, que tomou 1 do Ceará e se deu mal no PV. 1 gol também para América de Natal e Icasa. Mesmo escore da Chapecoense e do Oeste, confrontados no campo neutro do interior gaúcho. 1 gol o Guaratinguetá fez, mas perdedor foi pois levou 2 do Avaí, triunfante ante sua gente. Outro 2 x 1 em jogo de catarinense teve baixa deste: a do Joinville para o Atlético Goianiense, que aumentou para 14 a série de fracassos consecutivos do JEC como visitante.

Rescaldo dos palpites

Fui mal pra burro: apenas 3 acertos (1 exato: 1 x 1 em Ceará-Mirim, Palmeiras e empate em Erechim). E vocês?

8 acertos
Tiago Ribeiro (5 exatos: 1 x 0 Sport, 0 x 0 em Curitiba, 4 x 2 Figueirense, 1 x 1 em Ceará-Mirim, 1 x 1 em Erechim, Ceará, Avaí e Atlético Goianiense)

7 acertos
Daniel Lage de Castro (2 exatos: 2 x 1 Atlético Goianiense, 1 x 1 em Ceará-Mirim, Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras e Figueirense)
David de Lima (2 exatos: 2 x 1 Atlético Goianiense, 1 x 1 em Erechim, Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)
Amauri Piauilino da Silva (1 exato: 1 x 1 em Ceará-Mirim, Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense)

6 acertos
Natanael Felipe Rhoden (2 exatos: 1 x 0 Sport, 2 x 1 Avaí, Ceará, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense)
Ezequias dos Santos (1 exato: 1 x 0 Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense)

5 acertos
Hugo Leonardo Souza Pinto (2 exatos: 2 x 1 Atlético Goianiense, 1 x 1 em Ceará-Mirim, Sport, Avaí e Palmeiras)
Leonardo Dias (2 exatos: 1 x 0 Sport, 2 x 1 Atlético Goianiense, Ceará, Avaí e Palmeiras)
Rodrigo Furacão (2 exatos: 2 x 1 Atlético Goianiense, 1 x 1 em Ceará-Mirim, Sport, Avaí e Palmeiras)
Sandro Francischini (2 exatos: 1 x 0 Sport, 2 x 1 Atlético Goianiense, Avaí, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)
Alexandre Rodrigues Alves (1 exato: 2 x 1 Atlético Goianiense, Sport, Avaí, Palmeiras e empate em Curitiba)
Eldio Venancio (1 exato: 2 x 1 Avaí, Ceará, Sport, Palmeiras e Figueirense)
Fabiano da Silva Dias (1 exato: 1 x 0 Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras e empate em Curitiba)
José Maria Affonso (Ceará, Sport, Avaí, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)
Vagner Luiz (Ceará, Sport, Avaí, Atlético Goianiense e empate em Erechim)

4 acertos
Alexandre Buarque (2 exatos: 3 x 0 Palmeiras, 2 x 1 Atlético Goianiense, Ceará e empate em Erechim)
Carlos Rodrigues (Sport, Avaí, Figueirense e empate em Ceará-Mirim)
Daniel Santiago (Ceará, Avaí, Palmeiras e Atlético Goianiense)
Michael Pontes (Ceará, Avaí, Figueirense e Atlético Goianiense)
Morgana Costa (Ceará, Avaí, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)
Pablo Luiz Martins (Ceará, Sport, Avaí e Palmeiras)
Rogério Costa (Ceará, Sport, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)

3 acertos
Anderson Costa (2 exatos: 2 x 1 Avaí, 1 x 1 em Ceará-Mirim e Sport)
Charles Tavares (1 exato: 1 x 1 em Erechim, Ceará e Palmeiras)
Fernando Clemente (Avaí, Palmeiras e Atlético Goianiense)
Fernando Melotti Constancio (Avaí, Palmeiras e empate em Ceará-Mirim)
João Arruda (Ceará, Sport e Avaí)
Peterson Magalhães de Campos (Ceará, Avaí e Palmeiras)
Rodrigo Servo (Ceará, Sport e Avaí)

1 acerto
Danilo Otoni (Avaí)

O que vem por aí

Seis jogos na sexta-feira, os três primeiros às 7 e meia da noite (horário-limite dos chutes) e os outros três quase às 10, ficando os outros quatro para sábado, dois deles passados 20 minutos das 4 da tarde e os outros dois às 9 da noite. Eis a agenda: na sexta, Paysandu x América de Natal, Joinville x ASA, Icasa x Avaí, Figueirense x Sport, ABC x Ceará e Oeste x Paraná; e no sábado, Palmeiras x América Mineiro, Bragantino x Guaratinguetá, São Caetano x Chapecoense e Boa Esporte x Atlético Goianiense.

Curtinhas

*Rolou "conciliation, tion, conciliation" no STF: o Rio Branco vai jogar a Série C, mas o Treze permanecerá nela. Então, serão 21 times, tendo o Grupo A onze deles e o B os outros 10. Além disso, serão cinco rebaixados pra Série D do ano que vem, faltando definir como cairá o quinto colocado. O Treze quer queda do pior antepenúltimo, mas a CBF deu a entender que caiam três do grupo com 11 times. Agora acabou essa churumela toda, espero.

*Confirmado para 7 de julho o início da primeira Copa Ecohouse, que deve durar cerca de um mês, dará 50 mil "dilmas" ao campeão e terá todos os jogos no Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante (Grande Natal). Serão 12 times divididos em quatro chaves: na 1, Alecrim, Sport e Campinense; na 2, ABC, Ferroviário e Ceará; na 3, América de Natal, Botafogo de João Pessoa e Baraúnas; e na 4, Potiguar, Náutico e Palmeira de Goianinha.

*Convocado pelo Peru para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, contra Equador no dia 7 e Colômbia no dia 11, Guerrero é ausência do Corinthians contra Cruzeiro, dia 5, e Portuguesa, dia 8. Alexandre Pato gostou.

*Torcedores do Botafogo lançaram no Twitter a campanha de hashtag #EduardoPaesDevolvaNossoEstadio, que visa obter a liberação do Engenhão, fechado há dois meses. Até o pessoal do clube tá apoiando a causa, vide os manifestos do lateral Júlio César e do treinador Oswaldo de Oliveira. Convenhamos: tá muito chata essa história e estranha, pois interditaram o estádio do nada e o assunto caiu na vala do esquecimento. Vamos resolver, né?

*Juan Cuenca foi preso provisoriamente, acusado da morte e do desaparecimento da Ingrid Visser, ex-jogadora da seleção holandesa de vôlei e do Minas Tênis. Ele é ex-diretor do Murcia, clube da cidade onde foram encontrados os corpos dela e do seu namorado. A polícia apontou ele e dois romenos como mandante e executores do crime.

*Lenda viva do salto com vara, cujos recordes mundiais permanecem invencíveis há duas décadas, Serguei Bubka é o sexto candidato à sucessão de Jacques Rogge no comando do Comitê Olímpico Internacional. Que tal?

*Primeiro, a Justiça Federal cancelou o contrato da concessão da Marina da Glória para Eike Batista. Depois, a Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a demolição do Estádio Célio de Barros e do Parque Júlio Delamare. Quem comanda essa farra das obras da Olimpíada do Rio de Janeiro se deu mal. Cuidemos os próximos capítulos.

*Será a Colômbia a sede do próximo Mundial de Futsal, em 2016. A última sede foi a Tailândia, em 2012.

*Vôlei: a seleção brasileira feminina está jogando o Volley Masters, em Montreux, na Suíça. Ontem, com um time misto, ganhou por 3 x 0 (25/21, 25/23 e 25/10) da anfitriã. Hoje, o Brasil jogará contra a China.

*Handebol: o time feminino do Brasil ganhou por 29 x 22 da Áustria, em amistoso realizado na Vitória da qual é natural Alexandra Nascimento, a melhor do mundo. O Brasil jogará a partir de sábado o Pan-Americano.

*Vai para o sexto jogo a final da Leste da NBA. O Indiana Pacers ganhou por 99 x 92 do Miami Heat. 2 x 2 agora.

*Caio Torres e Marcelinho Machado suspensos preventivamente pelo STJD, através do presidente Fabrício Dazzi. São ausências do Flamengo para a decisão do Novo Basquete Brasil, sábado, diante do Uberlândia.

*Dizer o quê sobre o câncer no cérebro do Oscar Schmidt? Apenas lamentar, lamentar muito, ficar triste mesmo. Tomara Deus que o Mão Santa, atualmente com 55 anos, consiga superar esta doença desgraçada. Ele sempre teve grandes desafios ao longo de sua vencedora carreira. Que conquiste também esta, a maior das vitórias.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Olha essa do Bocão News: uma equipe de reportagem da TV Bandeirantes de Salvador foi assaltada ontem à noite no bairro Plataforma. O carro dela parou em uma sinaleira e a repórter Cláudia Costa, o cinegrafista Júlio David e o motorista Jeferson "Jegue" foram rendidos por dois bandidos em uma moto. Armados, eles levaram os equipamentos da emissora e os pertences pessoais delas, além de agredirem o motorista. Jesus amado...

*Leio no NaTelinha que a CNT rompeu na última semana o contrato de locação de horário com a Igreja Mundial, que ocupava as faixas das 5h às 12h e das 17h às 22h45, além de praticamente o fim de semana inteiro. Fico com um pé atrás. Vai que aparece outra igreja e compra espaço nela? Melhor ter reservas e aguardar.

*Definição do Maurício Stycer sobre o programa matutino da Globo: "do cenário à franja, tudo sobre 'Encontro com Fátima Bernardes' vira notícia, menos o conteúdo". Nada a ver o que ele disse ou é bem essa a verdade?

*Quarta-feira de "A Grande Família", "Pé na Cova" e "Globo Mar" para Minas Gerais. Nada de Olimpia x Fluminense e nada de Goiás x Corinthians. Futebol por lá é amanhã, com Atlético x Tijuana.

*SBT e sua mania de exibir seriados inéditos em horários onde apenas eu e mais duas ou três pessoas estão na audiência: nesta madrugada, às 3h40 (para São Paulo, aqui em Porto Alegre e umas poucas cidades mais em rede 24 horas), estreou "Duas Garotas em Apuros", que passa no Warner Channel como "Two Broke Girls". Série bem divertida, a julgar pelo primeiro episódio. Estreou em 2011 e está na segunda temporada.

*Da série "estou ficando velho demais para isso": completa 50 anos nesta quarta-feira Lisa Whelchel, que do fim dos anos 70 a boa parte dos anos 80 estrelou a série "The Facts of Life", que passou no Warner Channel há mais de uma década como "Fatos da Vida", com legendas, e depois foi ao ar pelo Nickelodeon como "Vivendo e Aprendendo", com dublagem. Foi este seriado, surgido como derivado de "Arnold" (ambos tem a Sra. Garrett), que nas temporadas finais revelou ninguém mais e ninguém menos que George Clooney.

*Aliás, registre-se: Charlotte Rae, atriz que faz a Sra. Garrett, ainda está viva. Completou 87 anos mês passado.

*Outra data desta quarta: 110 anos do nascimento de Bob Hope, um dos grandes comediantes americanos de sua geração, que formou uma histórica dupla com Bing Crosby em sete comédias "Road To...", uma delas "A Caminho do Rio". Por um tantão de anos, foi ele o apresentador da cerimônia do Oscar. Bob Hope morreu em 2003.

*Completa 5 anos hoje a morte de Harvey Korman, que tinha 81 anos e marcou presença em algumas das ótimas comédias de Mel Brooks na década de 70, como "Alta Ansiedade" e "Banzé no Oeste", onde era Hedley Lamarr.

*55 anos hoje de Annette Bening, atriz que foi indicada quatro vezes ao Oscar (três como principal e uma como coadjuvante). Casada com Warren Beatty, fez filmes como "Os Imorais", "Bugsy", "Beleza Americana", "Adorável Júlia" e "Minhas Mães e Meu Pai". Curiosidade: era para ser Annette a Mulher Gato de "Batman, o Retorno", mas ela estava grávida e não pôde fazer o filme. Por isso, Selina Kyle foi feito pela Michelle Pfeiffer. Santa gravidez!

*A saideira: chega aos 50 anos nesta quarta-feira a atriz Débora Bloch, filha de Jonas Bloch e parente distante de Adolpho Bloch, cujo irmão Joseph era irmão do bisavô dela. Débora estreou na TV em 1981, na novela "Jogo da Vida", e fez várias novelas, humorísticos e especiais, destacando-se na "TV Pirata" nos anos 80. Seu trabalho na televisão sempre foi na Globo, com exceção da novela "As Pupilas do Senhor Reitor", no SBT. A última novela de Débora foi "Avenida Brasil", no ano passado. Ela também participou de vários filmes e peças de teatro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Luchini

Bruna Luchini, repórter da EPTV (Globo) em Ribeirão Preto. O bom de assistir o "Globo Rural" - além, evidentemente, de assistir a "musa-mor" Cristina Vieira - é ver repórteres que quase sempre batem ponto neste jornal temático, mas não nos gerais (não com a mesma frequência, ao menos). Boas descobertas dá pra fazer pelo noticiário agropecuário. A jovem hoje presente neste espaço é dessas.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Li que quem executou a ideia da Veja foi Mino Carta. Victor Civita ainda era vivo e dirigia o Grupo Abril. Roberto Civita deu a ideia de fazer uma revista no estilo da Time, mas quem criou o jeito brasileiro dela - jeito que hoje não existe mais - foi Mino. *** O San Antonio Spurs ganhou a série na terceira partida, ao vencer na prorrogação de forma muito tranquila, pois o Memphis Grizzlies claramente sentiu a pressão da decisão, já entrando meio que derrotado no último jogo. Tony Parker vem jogando demais e o time texano dará trabalho na final. *** Deveriam vetar as caxirolas de toda a face da Terra e não apenas na Copa das Confederações. *** Não havia como pelo menos um jogo desses disputados no Paraná às 15h nesse meio de semana ser jogado no feriado de amanhã? *** Falhas de seguranças em eventos variados não é exclusividade do Brasil. Mesmo nos EUA, sempre quando algum problema acontece - principalmente ligado a terrorismo -, podemos observar falhas gritantes da segurança de eventos ou mesmo de alguns prédios, que deveriam ser mais protegidos. Desatenção acontece em todo lugar. A diferença é que, em outros países, existe punição quando um erro acontece. Aqui, fica tudo por isso mesmo. Um exemplo é essa falha na cobertura da Fonte Nova, que foi reinaugurada há pouquíssimo tempo e já sofre esse problema. *** Zaffari, Nacional e BIG são nomes de supermercados daí do RS?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: não, pois sexta-feira já começa uma nova rodada cheia da Série B e porque nem Atlético Paranaense e nem Cruzeiro poderiam jogar nesta quinta, pois suas partidas do fim de semana acontecerão no sábado por terem TV aberta. Segundo: se referindo ao "impostor" no Alfredo Jaconi, do qual falei no "abre" da coluna de ontem. E terceiro: sim.

"Acho que podemos respirar aliviados, porque o Célio de Barros e o Júlio Delamare não serão demolidos, e de repente nem aquela escola e nem o Museu do Índio também, visto que não valeria a pena remover apenas metade do complexo. Alguém acha que Dilma vai querer pagar essa conta e colocar em sua biografia que foi sua a responsabilidade pela implosão dos estádios? *** Se o Engenhão já tem uma baita rejeição, imagina a Arena Pernambuco, erguida para a Copa e que todo mundo diz que é longe pra caramba? Mais um elefantão branco que a gente pagou!" (Clayton Moreira)
Só que é na Arena Pernambuco que o Náutico passará a mandar suas partidas. Talvez não seja tão "elefante branco" assim - não entupida em todos os jogos, lógico, mas com costumeiras boas plateias.

"Marcelo Cioti, você só esqueceu na sua relação justamente a emissora que é meu sonho de consumo: a Meio Norte de Teresina. Mas curiosamente, parece que algumas emissoras aqui no Rio estão acordando. Depois da NGT, a TV Passaponte colocou no ar esses dias o noticiario 'Jornal Passaponte', às 21h45, que só traz notícias de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além de chamadas da Mania FM, pertecente ao mesmo grupo. A última produção dela tinha sido o 'Papo da Copa' em 2006, apresentado pelo Pierre Carvalho, que atualmente faz participações esporádicas na FM O Dia. É lógico que está muito longe do ideal, mas só o fato de termos saído do zero já é algo digno de registro." (Diogo Oliveira)
Curioso: "Papo de Copa" foi justamente como chamei a seção específica deste PB durante aquele Mundial de Seleções, justamente neste mesmo ano. E só tomo conhecimento hoje deste canal 32 UHF do Rio de Janeiro. Então, foi uma tremenda e enorme coincidência esse nome igual.

"Não devemos dizer 'Neymar, ex-Santos' e sim 'Santos, ex-Neymar'. Existe vida pós-Neymar? Não. A menos que Montillo volte a jogar ou que bons reforços cheguem. *** Não entendo a Vila Olímpica do Boqueirão ser liberada pela CBF. O regulamento da Série A pede estádios com capacidade para 15 mil pessoas, correto? Li no GloboEsporte.com que apenas 8 mil lugares estão liberados. Num outro site, do Paraná, li que são 9.999. Sei que a capacidade dele é de 16 mil pessoas. Mas como não há câmeras, a lotação não pode passar de 10 mil pessoas. Então, estamos abaixo dos 15 mil. E Isso desrespeita o regulamento. O EcoEstádio seria melhor, por ser mais moderno." (Leonardo Dantas)
Mas o EcoEstádio tem metade desta capacidade, até onde sei.

"Por que a premiação do Campeonato Mineiro foi anteontem?" (Matheus Silva)
Confesso não saber.

"Que bom que a Igreja Mundial deixou a CNT. Pena que venderam parte da grade para o Polishop, mas tá melhor do que antes. Não sou totalmente contra programas terceirizados, mas contra exageros. Mesmo assim, a programação da CNT ainda tem que melhorar bastante." (Victor Faria)

Clipe do Dia

Um craque completa 60 anos hoje: Danny Elfman, que foi cantor do Oingo Boingo nos anos 80 e se notabilizou como compositor de trilhas sonoras para cinema e televisão, compondo temas marcantes. Ele é parceiro de um tempão do diretor Tim Burton, compondo trilhas de filmes como "Batman", "Batman: o Retorno", "Edward Mãos de Tesoura" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Obras de outros diretores também tiveram sua assinatura. Na televisão, ele compôs temas como os de "Contos da Cripta" e do desenho de Batman.

Separei duas músicas do Oingo Boingo com os vocais de Danny: esta aqui é "Weird Science", tema da comédia "Mulher Nota 1.000", e ouvem aqui "Stay", trilha da novela "Top Model". Dos filmes de Tim Burton, uma trilha que é bem legal é a de "Os Fantasmas Se Divertem", que curtem aqui. E da televisão, peguei três momentos: este aqui é o tema de "Na Mira do Tira", a divertida comédia policial dos anos 80; este aqui é o das bem sucedidas "Desperate Housewives"; e este aqui é "apenas" o classicaço de "Os Simpsons".

Arremate

Não me venham com "vingança de 2002" só porque o Palmeiras ganhou do ASA. Circunstâncias diferentes.

"24 Horas" volta antes que muita gente aprenda o uso da palavra "revanche"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.