.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 23 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 255
Gostou, Abel? Os tricolores acho que não...

Abri a coluna de ontem falando que importante para o Fluminense era vencer esta ida das oitavas da Libertadores sem vazado ser. Só que eu não tinha lido uma declaração do Abel Braga no dia anterior ao jogo contra o Olimpia, dizendo que, para ele, melhor seria empatar em 0 x 0 do que ganhar por 2 x 1. Já não concordo. Tomar um gol seria ruim, mas ganhar sempre é o mais importante. E dava para ter vencido ontem, quando os paraguaios se postaram muito retrancados e não deram qualquer incômodo ao Diego Cavalieri, que poderia ter pego uma TV de 10 polegadas para assistir à sessão de hipnose no "Superpop". Só que o Flu também não foi bem. Boas chances foram desperdiçadas, principalmente na etapa final, mas poucas delas de realmente arrancar um "uhhh!" a mais dos torcedores. Que não custe caro esse empate sem gols para a volta quarta que vem, em Assunção.

Enquanto isso, o Independiente Santa Fé colocou um pé e meio na semifinal ao marcar 3 gols no Real Garcilaso, um deles em jogadaça concluída pelo Medina. Os peruanos até fizeram um gol, mas dificilmente conseguirão ter melhor sorte na Colômbia. Se Flu x Olimpia continua em aberto, o Santa Fé está praticamente classificado.

Hoje à noite, o Atlético Mineiro visitará o Tijuana depois de ter sido campeão estadual. Os Xolos ganharam do Corinthians e empataram com o Palmeiras, mostrando superioridade nas duas vezes. Isto posto, meu nobre, um bom resultado para o Galo será um empate bem legal para, semana que vem, detonar no Horto.

Ao mesmo tempo, estarão em campo Boca Juniors e Newell's Old Boys, jogo que opõe o antepenúltimo e o líder do Torneio Final. Uma curiosidade: é uma "melhor de três improvisada", pois semana que vem eles ficarão frente a frente novamente pela Libertadores, mas entre estas duas pelejas sul-americanas se enfrentarão no domingo pelo Campeonato Argentino. Detalhe: bola rolando às 9 e meia da noite, como uma estratégia do governo federal - detentor dos direitos de transmissão através da TV pública nacional - para reduzir a atenção do público para um programa exibido em canal privado opositor à presidente Cristina Kirchner, que faz investigações sobre casos de corrupção vinculados aos governantes. Jogos do Boca e do River Plate tem sido colocados nas noites dominicais para combater este programa e, sendo eles os times mais populares do país, tirar audiência do que incomoda.

Pintou surpresa na Copa do Brasil

CB sem surpresa não é CB por completo. E ontem teve time nordestino classificado na Fonte Nova. Só que não foi o Vitória e sim o Salgueiro, que empatou por 1 gol e tirou proveito da regra do gol fora de casa, já que tinha "oxado" em Pernambuco. O que pensaria Abel Braga ao saber disso, diante do destacado no "abre"?

Enquanto isso, com uma ridícula plateia de menos de mil pagantes e pouco mais de mil presentes (mas é Copa do Brasil ou Campeonato Carioca?), três tentos do Botafogo e o CRB está eliminado. O Cruzeiro quatrilhou o Resende na estreia do Dedé, com direito a um frangaço de Mauro na primeira fatura, daqueles de consolar o homem por dias a fio para amenizar um pouco sua chateação. Já ali virou um mero amistosaço.

Enquanto isso, o Arapongas deixou o seu, mas o Figueirense marcou três vezes e está na próxima fase. É um catarinense classificado, enquanto um desclassificado é o Joinville, que empatou sem gols com o Santos, em porfia que doeu na alma de quem a acompanhou e deu a certeza de que o atual Peixe não terá vida muito boa no Campeonato Brasileiro - e assim será mesmo com a presença de um irreconhecível Neymar (pelo qual, aliás, o alvinegro recusou ontem uma proposta de 20 milhões de euros oferecida pelo Barcelona).

Duas partidas exclusivas do rádio acontecerão esta noite para encerrar a segunda fase. Uma delas até terá TV, mas apenas em gravação integral amanhã à noite, e realizada será no Sul. O mando de campo é do Coritiba, que terá a volta do Alex, mas o Nacional tem uma interessantíssima vantagem de 4 x 1 anotada no Amazonas. E agora? Enquanto isso, no Nordeste, Fortaleza e Confiança jogam após igualdade de 1 tento no Sergipe.

A terceira fase está assim (e com mandos de ida e volta sempre sorteados dela até o fim da competição):
Flamengo x ASA
Internacional x América Mineiro
Goiás x ABC
Salgueiro x Criciúma
Coritiba ou Nacional x Ponte Preta
Botafogo x Figueirense
Cruzeiro x Atlético Goianiense
Atlético Paranaense x Naviraiense
Santos x CRAC
Luverdense x Fortaleza ou Confiança

Primeiro: não custa lembrar que os brasileiros da Libertadores entrarão a partir das oitavas-de-final, com exceção do São Paulo, que jogará a Sul-Americana enquanto seu atual campeão e cuja vaga na CB ficou para o Vasco; e o Naviraiense aí está pois foi absolvido da acusação de ter um jogador irregular na ida contra o Paysandu.

Os amigáveis de ontem

Um deles inaugurou a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e teve o Sporting saindo na frente em gol contra e o Náutico empatando a 10 minutos do fim. O outro não assisti e apresentou o São Paulo fazendo dois gols e levando um do Londrina, que foi o mandante e registrou mais uma plateia bem bacana no Estádio do Café.

Curiosidade dos Estaduais

Li essa no GloboEsporte.com: o GAS (Grêmio Atlético Sampaio, antes que alguém pergunte o significado da sigla) ganhou ontem por 3 x 2 do Atlético, de virada, pela segunda rodada do Campeonato Roraimense. Os dois times atuaram com improvisados debaixo dos gols. O GAS usou o ex-treinador Rogério Vieira no lugar de Aldair, que deixou o clube. Já o Atlético estava com o titular suspenso e sem reserva. Foi escalado o dianteiro Eto.

Curtinhas

*7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas depois, Sérgio Guedes não é mais o técnico do Sport. Esses últimos dias não foram nada favoráveis a ele, com perda do Campeonato Pernambucano e eliminação da Copa do Brasil.

*O coordenador técnico Gustavo Bueno (parente do Galvão?) comandará o time contra o Icasa, sábado, no Cariri.

*Más dentro de campo, más fora também. Leio no Justiça Desportiva que o presidente Luciano Bivar, que já tinha tomado 6 meses de gancho no STJD por aquela acusação de convocação do Leomar pela Seleção através de lobby em 2001, será novamente julgado, agora por ter chamado os auditores de "analfabetos". PQP, Sport!!!

*Auditores do TJD/RJ absolveram Carlos Alberto da acusação do doping. Livre por enquanto ele está para jogar pelo Vasco, embora a promotoria prometa entrar com recurso para tentar condená-lo a um máximo de 2 anos.

*Condenado a 1 ano foi Escudero, do Coritiba, por incitações à violência no Twitter ao dizer que os alviverdes seriam campeões paranaenses e "matariam os porcos", se referindo ao Atlético. Muita estupidez dele.

*O Remo tinha contratado Charles Guerreiro para ser seu treinador. Mas houve uma reviravolta e ele permanecerá no Paragominas, vice-campeão paraense e participante da próxima Série D do Brasileirão. Certa escolha, acho. Nada a ver com os clubes especificamente, mas sim pela oportunidade de disputar uma competição nacional.

*Técnico disponível na área: Cláudio Adão. Caiu fora do Mixto, onde foi vice-campeão mato-grossense na final perdida para o Luverdense. Sua campanha teve apenas 11 jogos, vencendo 6, empatando 4 e perdendo 2.

*Da Folha de S.Paulo: o Grupo Pão de Açúcar quer vender os Audax de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ok...

*Leio no Lauro Jardim que caiu aquela vinda do Messi ao Brasil em julho para um amistoso no Pacaembu. Ele terá que continuar tratando da lesão que sofre desde o mês passado. Tentarão agora trazê-lo em dezembro.

*Gotze está fora da final da Liga dos Campeões, depois de amanhã. Não curaram a lesão na coxa direita, que tirou ele da semifinal contra o Real Madrid logo no comecinho. Então, um grande atrativo já não teremos neste sábado, que seria a despedida dele pelo Borussia Dortmund contra o Bayern de Munique, seu futuro time.

*Mais ausências para Roland Garros depois da do Andy Murray: fora estão Juan Martín del Potro, por causa de uma infecção viral, e Thomaz Bellucci, com uma lesão no abdome. O Grand Slam começa neste domingo.

*Encerramento eletrizante marcou o primeiro jogo da final da Conferência Leste da NBA, que teve prorrogação após igualdade em 92 pontos no tempo normal. No extra, o Indiana Pacers estava em vantagem a 2 segundos do fim. Mas LeBron James acertou o arremesso no último segundo e seu Miami Heat fez 103 x 102. O segundo jogo acontece amanhã. Na final do Oeste, o San Antonio Spurs tem 2 x 0 de vantagem sobre o Memphis Grizzlies.

*Pode sair hoje o adversário do Uberlândia na finalíssima do NBB. Basta o Flamengo ganhar e acabar a semifinal. Mas o São José é mandante e quer forçar o quinto e decisivo, sábado, no Rio. Noite de emoções no Vale.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A tradicional Rádio Guarujá AM de Florianópolis estreou nesta quarta-feira uma nova grade de programação, cuja gerência é do jornalista e ex-jogador de futsal Chico Lins. As manhãs começam com "Jaguari & Jaguarito" às 5, prosseguem com "Jornal da Fecoagro" às 7 e trazem o "Despertador Guarujá" às 7h10, com Cristine Luiz e José Carlos Fornér, a "Conexão da Manhã" com Walter Souza às 9 e a "Vanguarda Esportiva" às 11 com Fornér.

*A tarde começa ao meio-dia com o "Papo de Redação", debate com Márcio Martins, Chico Lins, Laudelino Sardá e Paulo Brito (que, antes que alguém desavisado pergunte, esclareço que é um famoso comentarista esportivo catarinense e xará do narrador gaúcho da RBS). Às 2, Rodrigo Fetter apresenta o "Guarujá Alerta". Depois, às 3, tem a "Conexão da Tarde", com Clodoaldo Pereira e Dolmar Frizon - que é o mesmo que por duas décadas foi repórter esportivo da RBS TV em Florianópolis, também com atuações na CBN/Diário. O futebol volta às 5, com Renan Schlickmann na "Vanguarda Esportiva", e às 5 e meia, nas conversas do "Bate Bola".

*À noite, a Guarujá terá mais futebol às 8, com o "Show de Bola". Por fim, às 10, é formada rede com a Estadão de São Paulo, pegando em andamento o "Estadão Noite", apresentado por Emanuel Bonfim, e praticamente todo o "Estadão Notícias", apresentado por Geraldo Nunes a partir da meia-noite. A sintonia dela é AM 1420.

*Muito curioso que sou, resolvi acompanhar como a Globo faria no fim do "Jornal Nacional" pra anunciar o futebol à noite sem fazê-lo para SP (menos Santos), onde passou "Cinema Especial". Recorri a um sinal do canal 5 de Sampa City pela Internet para matar a curiosidade. E sabem o que aconteceu? Depois da reportagem do Carlos Gil sobre ginástica, às 21h, deu fade em SP e uma gravação de William Bonner e Patrícia Poeta chamou os destaques do próximo bloco, enquanto eles encerravam o noticiário ao vivo para todo o Brasil.

*Enquanto "Amor à Vida" começava na rede nacional, o "JN" voltou ao vivo só para os paulistas até 21h15. 99,9% das notícias eram relativas à capital ou ao interior, à exceção de duas notas cobertas (uma do escândalo do leite aqui no RS e outra sobre um atentado na Inglaterra). Teve uma hora até que Patrícia falou em "interior do estado", sem especificar que era o estado de SP, até porque só ele assistiu aquela continuação. Às 21h15, quando na rede nacional a novela ia para o primeiro intervalo, ali acontecia seu início com atraso em território bandeirante.

*Ficou engraçado isso principalmente no Twitter, com os paulistas tendo que ler comentários sobre a novela em suas timelines 15 minutos antes de assistirem às cenas no VHF ou UHF. Parecia Brasília recebendo "Avenida Brasil" meia hora antes de todo o país no período do horário político do ano passado. Às 21h50, começaram as transmissões de Fluminense x Olimpia, Santos x Joinville e Cruzeiro x Resende, com o "Cinema Especial" (com o inédito "Encontro Explosivo") largando às 22h05. Então, à 0h05, todos ficaram juntos pro "Jornal da Globo".

*Leio no Flávio Ricco que começará na próxima semana uma nova coluna do BandNews TV, chamada "Boas Notícias", a ser apresentada por Nelson Gomes e editada por Mônica José. A ideia é fazer algo diferente.

*Informou o Consultor Jurídico que as defesas de Ronald Rios e Marcelo Tas conseguiram liminar para suspender o inquérito aberto contra o "CQC", que teria sido ofensivo aos portugueses durante a Eurocopa de 2012.

*Leio na Patrícia Kogut que os cariocas se interessaram mais pela estreia de "Dona Xepa", na terça-feira, que os paulistanos. A Record marcou 12 pontos no Rio de Janeiro e 9 em São Paulo entre 22h25 e 23h25.

*Na mesma terça, leio no NaTelinha que o SBT liderou em Sampa City das 23h05 à 1h30 com "Um Sonho Possível", inédito no "Cine Espetacular". 12 pontos para Sandra Bullock, contra 10 da Globo e 4 da Record.

*Se "Amor à Vida" será sucesso ou fracasso, não dá pra dizer ainda, passados apenas três capítulos. Mas um grande perdedor já é definido, consumado e inconteste: Daniel. Sua versão de "Maravida", de Gonzaguinha, tá com uma rejeição como nunca vi um tema de novela sofrer em quase uma década de redes sociais, sobretudo agora pelo Twitter, onde a reação é bem mais imediata e ao alcance do pessoal. Mais fácil cachorro miar, gato latir, bandido virar mocinho e periguete virar santa do que achar um elogio ao tema musical de abertura.

*Leio na Keila Jimenez que também na alta cúpula da Globo há ressalvas com a versão do Daniel. O problema é que ele é artista da Som Livre, gravadora global, cujos artistas têm prioridade tanto na escalação quanto nas encomendas para trilhas sonoras da emissora. Então, não tem jeito. A não ser que a pressão dos descontentes seja mais forte que a reunião de todos os músculos do campeão do festival de força bruta promovido dia desses pelo Arnold Schwarzenegger, "Amor à Vida" continuará tendo sua abertura em "mute" num caminhão de lares.

*Leio no Lauro Jardim que a Record pode fechar seu departamento de cenografia no Rio de Janeiro e terceirizar o setor, além de analisar custos, rentabilidade e eventual terceirização de outros setores. Acabou a grana, é?

*Um grande ator comemora 80 anos nesta quinta-feira: Othon Bastos, baiano com participação em mais de 60 filmes e 80 produções de televisão, além de várias peças de teatro. Ele fez filmes como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", "Os Deuses e os Mortos" e "São Bernardo". Na TV, trabalhou em novelas, minisséries e especiais de praticamente tudo quanto foi e é emissora: Tupi, Cultura, Globo, Bandeirantes, Manchete, SBT e Record. Sua última aparição foi em "Amor, Eterno Amor", no ano passado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Anitta

MC Anitta, cantora do que este que vos tecla chama de "bate-estaca". Não sou nada chegado neste gênero, que me recuso a chamar de "funk" por respeito e consideração ao legítimo funk, oriundo da melhor e mais cheia de suingue música negra dos EUA na década de 70. Mas sou chegado em moças deliciosamente saborosas...

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Além de ser complicada a sintonia em São Paulo, a TV Brasil continua passando a impressão de ser a antiga TVE com algumas propagandas diferentes, em que pese ter alguns bons programas. Ainda falta muito para termos uma TV pública de alcance nacional e que possa ter boa repercussão. *** O Charlotte Hornets nunca ganhou nada na NBA, mas é brincadeira o que tem de gente no Brasil que possui seu boné. *** Dá gosto ver o San Antonio Spurs jogar. Time com muita qualidade e a categoria de Duncan, Parker e Ginóbili. Merece chegar a mais uma final, que provavelmente será contra o Miami Heat, apesar do Indiana Pacers jogar um basquete certinho, no estilo dos Spurs. *** Bem conveniente a ausência do Gotze. Claro que ele está contundido até prova em contrário, mas seria bem estranho ter de jogar contra seu futuro time. *** A proposta de CPI para o futebol da Bahia é interessante à primeira vista, mas quais seriam as motivações do Uziel Bueno? *** Por que o apelido do Juventude é Papo?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Na década de 20, torcedores rivais diziam que o Juventude tinha muito "papo", no sentido de falar demais. Mas o time respondia em campo com bons resultados. A torcida acabou adotando o termo e virou a Papada.

"Aqui também não é o que seria 'Paraíba TV' ou 'PBTV' no jornal local das TVs Cabo Branco e Paraíba, mas sim 'JPB', abreviatura do 'Jornal da Paraíba'." (Caio Victor)
Pegando carona em resposta que passei ontem ao Adilson Vieira.

"A TV Brasil ocupa um canal na rabeira do UHF em São Paulo, tem baixa potência nos transmissores e sua grade não é focada no Ibope de São Paulo como as das emissoras comerciais. Aí é difícil agradar, né? Só falta agora sugerirem que ela transfira sua sede para lá. Concordo que a concepção da TV Brasil foi equivocada por descaracterizar a antiga TVE, que era modesta na estrutura, mas grande no conteúdo e na qualidade. A programação não é uma maravilha, mas também está muito longe de ser ruim. Na parte técnica, houve um esforço danado para colocar o sinal em alta definição aqui no Rio de Janeiro, com qualidade incontestável inclusive nos programas transmitidos em SD - a maioria. *** A Record teve chance de ser a TV regional que tanta falta faz no Rio de Janeiro. Bastava um pouquinho de coragem dos administradores de darem vida própria ao canal 13 para produzir tudo local e deixar a rede apenas das 8 da noite até 1 da manhã. Mas preferiram uma gradezinha xexelenta, com jornalecos policialescos e misturando religião com negócio. O resultado é uma crise sem precedentes. Pagam o preço da cretinice." (Diogo Oliveira)

"Por mais incrível que pareça, não acho que o Bahia vá cair. Sim, dispensou 14 jogadores, mandou Joel Santana embora e a torcida está com a campanha 'público zero'. Mas ele vai se recuperar com Cristóvão Borges. *** Bem estranho a lesão do Gotze acontecer justamente perto da final. Ano passado, David Luiz jogou a final mesmo machucado. Mas talvez seja melhor para ele ficar fora, pois não poderia dar tudo de si por já estar negociado com o Bayern. E se ele faz um gol no Bayern e o Borussia é campeão?" (Fernando Clemente)

"Acho muito difícil a CBF divulgar a tabela da terceira fase da Copa do Brasil já amanhã, porque essa fase só começa em 3 de julho e ela demora cada vez mais pra divulgar datas e horários dos seus torneios, tanto que a tabela revisada da Série C só saiu na segunda-feira, a praticamente 10 dias do início." (Guilherme Victorassi)

"Curiosidade: os créditos da TV Tribuna sobem normais no fim da parte regional do 'Bom Dia SP', sem aquele efeito das produções da Rede Globo." (Hélio Sussúmu Abe)
Normal. Não são todas as emissoras que adotam os efeitos animados.

Clipe do Dia

Há 85 anos hoje completados, nascia a cantora Rosemary Clooney, que morreu em 2002 e foi tia de George Clooney. Dia desses, recordarão que trouxe nesta "24" uma versão de "Aquarela do Brasil" cantada por ela e por Bing Crosby. Pois um dos poucos filmes com a participação de Rosemary (praticamente todos feitos na década de 50) teve ele junto: "Natal Branco". Desta obra, trago aqui Rosemary e Vera Ellen cantando "Sisters".

Arremate

Confirmadas pela UEFA as sedes das finais de 2015: Berlim na Liga dos Campeões e Varsóvia na Liga Europa.

"24 Horas" volta antes, muito antes, que saibamos quem lá estará!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.