.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 22 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 254
Vencer sem vazado ser

É a grande missão do Fluminense para as quartas-de-final da Copa Libertadores, iniciadas hoje contra o Olimpia, espera-se que em um São Januário cheio ou quase isso. Nas oitavas, o gol fora anotado no Equador ajudou muito na eliminação do Emelec. Agora, é o inverso. Se ganhar por 1 x 0, estará ótimo. Marcador mínimo, mas não dá para oferecer o benefício da bola na rede para os paraguaios. Isso ajudou muito o Independiente Santa Fé a tirar o Grêmio para começar hoje uma outra quarta-de-final, contra o Real Garcilaso, no Peru. Voltando ao Flu: jogo sem favorito. O campeão brasileiro tem sido irregular nesta Libertadores, mas o tradicionalíssimo Olimpia também não teve vida fácil diante do Tigre. Aliás, os dois perderam por 2 x 1 fora e ganharam por 2 x 0 em casa. E agora?

Os destaques da Copa do Brasil

Classificação maiúscula do ABC, absoluta que nem a Stefany do Cross Fox (que fim levou aquela criatura, a propósito?). Começou perdendo, mas logo em seguida igualou. Neste momento, o Sport precisaria chegar aos 4 x 1 para se classificar. No máximo conseguiu o desempate, antes do intervalo. Mas os abecedistas empataram de novo e viraram, chegando a 5 x 2 no placar total. O Goiás jogará a terceira fase no Rio Grande do Norte, os alvinegros é que passarão pelo Centro-Oeste e resta ao Leão lamentar mais um jogo sem vitória.

Cinco partidas de volta acontecem hoje à noite. O Criciúma saberá se enfrentará Vitória ou Salgueiro, que não fizeram gols em Pernambuco, o que obriga os baianos a vencerem em casa. O Atlético Goianiense conhecerá seu oponente de Cruzeiro, que tem vantagem de 2 x 1 fora, ou Resende, que precisa de uma vitoriaça em BH. O CRAC pode fazer um encontro de interioranos com o Joinville ou uma festa em Catalão para receber o Santos, que ganhou pelo placar mínimo em SC. Já outro encontro será confirmado de quem passar de Botafogo x CRB contra quem triunfar em Figueirense x Arapongas. Os dois jogos ficaram no 0 x 0 em suas idas.

Fora das capitais

Dois amistosos na noite desta quarta-feira. Um deles vai inaugurar a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a 16 quilômetros de Recife. Ali o Náutico mandará suas partidas depois da Copa das Confederações, mas a primeira delas arrancará às 8 desta noite. O adversário será o Sporting de Lisboa, que passou sufoco em boa parte do Campeonato Português e ficou ameaçado de rebaixamento, mas se recuperou e até sonhou um pouco com uma (não obtida) vaga na Liga Europa. Mais cedo, passados 15 minutos das 7 horas, o São Paulo estará no interior paranaense para encarar o Londrina, segundo melhor time do Estadual na classificação geral.

Decisão encaminhada?

A semifinal do Campeonato Paraibano começou com vantagem ampliada dos times que jogavam pela igualdade no saldo de gols para avançar. O Treze ganhou do Campinense e o Botafogo derrotou o CSP, ambos por um gol a nada. Sexta-feira, Treze e Botafogo poderão perder por um gol de diferença para ser finalistas.

Curtinhas

*A Justiça aqui do RS aceitou o recurso do Corinthians e foram liberados os recursos do patrocínio da Caixa, bloqueados por 3 meses e correspondentes a 7 milhas e meio de "dilmas". Essa o Antônio Beiriz perdeu.

*Emerson não é mais auxiliar técnico do Grêmio, onde estava há mais de 1 ano. Agora, ele vai se dedicar prioritariamente ao projeto social Fragata Futebol Clube, em Pelotas, dirigido a meninos de rua.

*Acertado para 28 de junho um amistoso entre Juventude e Nacional do Uruguai, alusivo aos 100 anos do Papo, celebrados no dia seguinte. Uma atração do jogo será Cafu, que defendeu o Ju por dois jogos em 1995.

*Foi arquivada a proposta de CPI do futebol na Bahia, feita pelo deputado estadual Uziel Bueno, o mesmo que apresenta o "Brasil Urgente" local na Band. Eram necessárias 21 assinaturas, mas só 18 foram conseguidas pois sete foram retiradas. Se estas sete fossem mantidas, a CPI seria votada ontem na plenária, precisando dos votos de 32 dos 63 deputados para passar. O alvo principal era o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães. Lamentável.

*Somente ontem foi divulgado o público da final do Campeonato Alagoano. O Rei Pelé recebeu 18.033 pessoas (15 mil pagantes) no último sábado para CRB x CSA, que deu o título da temporada para os regateanos.

*Alegando questões financeiras, por ficar entre a final do returno do Campeonato Maranhense e a estreia na Série C diante do Brasiliense, o Sampaio Corrêa cancelou o amistoso do dia 29, contra o Nacional de Portugal.

*Anunciada a criação do novo time da Major League Soccer: o New York City Football Club, uma parceria do New York Yankees com o Manchester City. O time entrará no "Norte-Americanão" daqui a dois anos.

*Definidas as próximas sedes do Super Bowl: San Francisco em 2016, quando a final da NFL completará 50 edições, e Houston em 2017. Antes disso, tem Nova Jersey em 2014 e Glendale em 2015.

*Michael Jordan disse que, sendo aprovada pelo conselho de proprietários da NBA em julho, haverá mudança no nome do time de Charlotte, deixando de ser Bobcats para voltar a ser Hornets, que jogaram em Charlotte entre 1988 e 2002, quando a franquia foi para New Orleans. Agora, a equipe desta cidade se chama New Orleans Pelicans. Com isso, o nome Hornets está liberado para ser usado de novo pelo atualmente chamado Bobcats.

*Ausência sentida de Roland Garros: Andy Murray. O segundo melhor tenista do mundo tem dores nas costas.

*Ausência em Alemanha x Brasil, pela repescagem da Copa Davis, de 13 a 15 de setembro: Tommy Haas. O chucruteiro décimo quarto do ranqueamento da ATP está fora. Disse que vai cuidar melhor da forma física.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma grande perda para o jornalismo brasileiro foi noticiada no início da noite desta terça-feira. Aos 88 anos, de um câncer na base da língua descoberto no mês passado, morreu Ruy Mesquita, de O Estado de S.Paulo. Ele começou a trabalhar no jornal em 1948, cinco anos depois assumindo a editoria internacional. Em 1966, Ruy assumiu a direção do recém-criado Jornal da Tarde, que foi publicado até o fim do ano passado. O jornalista ficou responsável pela editoria de opinião a partir de 1996, quando o irmão Júlio de Mesquita Neto morreu. Era ele que respondia pelos editoriais publicados nas primeiras páginas da publicação. O enterro acontece hoje à tarde.

*Leio no NaTelinha que a TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, tem tido boas audiências em João Pessoa. No mês de abril, o jornal "Correio Manhã" teve 49% de participação contra 26% da TV Cabo Branco (Globo). Já na hora do almoço, o policialesco "Correio Verdade" atingiu incríveis 50 pontos no "Ipobre".

*O "MG InterTV" do meio-dia está com novos apresentadores a partir desta semana em Montes Claros: Délio Pinheiro, que é repórter da InterTV Grande Minas há 3 anos e fazia o bloco esportivo todas as semanas e a apresentação eventual do noticiário, e Patrícia Vieira, que já tinha trabalhado em outras afiliadas da Globo (TV Integração em Minas Gerais e TVs TEM e Diário em SP), além da TV Vitória (Record) no Espírito Santo.

*Entrevistado pelo Portal Imprensa, Márcio Gomes disse que foi convidado no fim do ano passado pela Globo para ser seu correspondente no Japão, substituindo Roberto Kovalick, que vai para Londres. Contou ter o sonho de ser correspondente e desejava deixar a apresentação para ser exclusivamente repórter e que inicialmente assustou a experiência ser no Japão, mas que pesquisou muito e concluiu não haver melhor lugar para começar. Isso tudo acontecerá a partir de julho, quando seu lugar no comando do "RJTV" das 7 da noite passará para Ana Luiza Guimarães, que no "Bom Dia Rio" será substituída por Flávio Fachel, que estreará como apresentador.

*Leio no NaTelinha que a versão local do "SBT Manhã" tirou segundão em Sampa City na segunda-feira, com 4,2 pontos de média. Audiência melhor que a do "Balanço Geral SP: Manhã", que rendeu 2,9 para a Record.

*Leio na Mônica Bergamo que, passados 5 anos de sua criação, a TV Brasil não emplacou mesmo em São Paulo, onde é captada pelo canal 62 UHF. A audiência semanal média é de 0,12 ponto, tendo caído para 0,05 entre 15 e 21 de abril. Na semana anterior, quatro programas infantis marcaram 0,6. Já na madrugada, algumas atrações conseguem 1% de participação nas pouquíssimas televisões ligadas - ou quase nenhuma. Difícil.

*A saideira: completa 75 anos nesta quarta-feira o ator Richard Benjamin, que dirigiu uma série de boas comédias das décadas de 80 e 90, muitas delas que não acompanho há tempos e gostaria de rever. Entre elas, estão: "Um Cara Muito Baratinado", com Peter O'Toole; "Um Dia a Casa Cai", engraçadíssima, com Tom Hanks e Shelley Long; "Minha Noiva é uma Extraterrestre", com Kim Basinger e Dan Aykroyd; "Minha Mãe é uma Sereia", com Cher, Bob Hoskins e Winona Ryder; "Feita Por Encomenda", com Whoopi Goldberg, Ted Danson e Will Smith; e "As Aparências Enganam", com Melanie Griffith e Ed Harris. Muito me diverti com os filmes deste cidadão.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cecília Ribeiro

Cecília Ribeiro, apresentadora do "Carona", exibido aos sábados pela TV Integração, afiliada da Globo no interior de Minas Gerais. Gatinha pela qual o vivente caidinho fica à primeira olhadela, com esse jeitinho meio moleca e meio sedutor que é excelente no todo.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Os jornais da TV Mirante ao meio-dia e às 7 da noite se chamam 'JMTV' e não 'MATV'." (Adilson Vieira)
Casos diferentes, Adilson. Dos três jornais diários locais nas emissoras da Rede Globo, somente o "Bom Dia" tem este título padronizado em todos os estados, com as exceções do "Bom Dia Maranhão" e do "Bom Dia Bahia", que expliquei na coluna de ontem. Já os noticiários das 12h e das 19h15 tem títulos diferenciados se assim as emissoras afiliadas quiserem, tanto que na própria TV Bahia só tem "BATV" à noite, pois na hora do almoço preferem o título "Bahia Meio-Dia". Logo, "JMTV" é opção da Mirante e não tem a ver com impeditivos tipo o do "Bom Dia Maranhão", que ficou na Difusora por esta ser a afiliada anterior da Globo. De igual maneira tem "Jornal Regional" nas emissoras da EPTV, "Jornal do Almoço" e "RBS Notícias" aqui no RS e em SC, "TEM Notícias" na TV TEM, "Jornal do (insira o nome do estado)" nas emissoras da Rede Amazônica, enfim.

"Bons protestos da torcida do Bahia para exigir a renúncia do Marcelo Guimarães. Que rabo de foguete pegou Cristóvão Borges, que passou boa impressão quando esteve no Vasco. *** Entendo e concordo com o afastamento do Rodrigo Braghetto da final do Paulista por toda a suspeita de uma má arbitragem, mas por que colocaram ele no sorteio? Ou não sabiam que ele tinha uma empresa com ligações com o Corinthians? *** O estado pífio do gramado do Mané Garrincha faz pensar que entregam os estádios da Copa em condições bizarras só para vender dificuldades e, na época das grandes competições, entregar facilidades. Como tudo deve funcionar nas Copas das Confederações e do Mundo, vão dizer que quem reclama da desorganização, dos campos ruins e de outros problemas são apenas 'pessimistas'. *** José Mourinho montou um bom time no Real Madrid, mas falhou em alguns momentos decisivos, muitos deles pela defesa não acompanhar o nível da equipe do meio-campo para a frente. *** Também tem 'voz do rádio' na locução de algumas matérias dos noticiários policialescos da Record Minas, o que é desagradável e meio que engana quem está vendo. Uma dessas vozes é da Camila Dias, que é da Rádio Itatiaia e fica como dica para 'Bela do Dia'. *** 'Stallone Cobra' é um filme interessante e até meio irônico com alguns clichês do gênero policial, mas o SBT colocá-lo no 'Cine Belas Artes' desvaloriza um pouco o título desta sessão." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Dos filmes com o grande James Stewart que já vi, destaco o tocante 'Meu Amigo Harvey', com ele simplesmente perfeito como o típico sujeito 'gente boa' que fica amigo de todo mundo, mas tem lá seu probleminha. Essa comédia seria impraticável nestes tempos 'politicamente corretos', porque o personagem do James é bacana e bebe o tempo todo, e relativiza bastante os conceitos de normal e insano. Ele sempre se afigurou como a personificação do gentleman, cara incapaz de praticar uma grosseria e praticamente impossível não simpatizar de cara. *** Grosseria desse canastrão Rodrigo Lombardi com a repórter do 'Vídeo Show'. Como é complicado quando pessoas sem preparo sobem rápido demais. Há 10 anos, ele não era ninguém. Hoje, é protagonista de novela das 8. Se o cidadão não se põe em devida perspectiva e se leva a sério em demasia, passa a se achar o tal, a última bolacha do cesto e ai de quem lhe atravessa o caminho. Esse rapaz foi, além de grosseiro, profundamente covarde, pois duvido que fosse capaz de tamanha ousadia se a moça estivesse acompanhada por um irmão ou pelo namorado. Ele pediu pra levar um soco no meio da cara." (Clayton Moreira)

"Depois de perder Campeonato Português e Liga Europa, o Benfica será vice-campeão da Taça de Portugal pois a recaída emocional pelas perdas fará toda a diferença. O time entrará completamente destruído e o Vitória de Guimarães estará com a faca e o queijo na mão. *** O Corinthians mereceu o título paulista, mas deixou escapar a chance de sair da Vila Belmiro com outra vitória. Era pra ter sido uns 3 ou 4 a 1, sem erro. O Santos, sem Neymar, vai sofrer muito no Brasileirão." (Diego Ramon)

"Não concordo com a maioria das 'Belas do Dia' que você publica, mas não critico e nem comento pois é uma questão de gosto pessoal e isso não se discute. Sugiro Bianca Anchieta para o posto. *** O Cruzeiro foi muito bem no Mineirão, aguerrido e raçudo. Parece que o Atlético só sabe jogar no Independência. Para alguns torcedores que davam de véspera o título estadual para o Atlético, o Cruzeiro deu uma resposta à altura para os críticos. *** O Santos não ganhou nenhum mata-mata no Paulista, só chegou na final por causa da boa campanha na fase de classificação. André voltar foi um erro tremendo, pois em nenhum momento jogou como na primeira passagem. *** Meus cinco candidatos ao título brasileiro: Corinthians, Atlético Mineiro, Fluminense, Internacional e Cruzeiro. Meus cinco candidatos para brigar contra o rebaixamento: Criciúma, Flamengo, Vasco, Náutico e Portuguesa." (Fernando Clemente)
O Bahia não vai cair, é isso?

"Título mais que merecido do Corinthians. Foi melhor que o Santos nos dois jogos e poderia tê-los vencidos por um placar mais elástico se caprichasse nas finalizações. Resta esperar o Brasileiro e a Copa do Brasil pra tentar voltar a Libertadores do ano que vem. Salve o Corinthians! *** Semifinal do Campeonato Rondoniense? Você é um herói, hein? Hahaha..." (Fernando Henrique França Gemignani)

"As semifinais da Libertadores serão Galo x Newell's Old Boys e Independiente Santa Fé x Olimpia. O Fluminense não jogou nada ainda este ano e o Olimpia deve ser o adversário mais difícil. Decidindo em Assunção, acho que o Flu não passa." (Leonardo Dantas)

"Só Globo e Record possuem telejornais locais em SP. Não é só o RJ que está abandonado pelas grandes redes. SBT e Band tem telejornais no Rio. Em SP, nem isso." (Marcelo Cioti)
Mas precisa a Bandeirantes ter jornais locais em São Paulo, se "Primeiro Jornal" e "Brasil Urgente" continuam por mais meia hora apenas para São Paulo, fora os segmentos nacionais serem recheados de notícias de interesse exclusivamente paulistano?

"Considerando-se os últimos 50 anos dos grandes clubes paulistas, podemos observar o crescimento de alguns e a decadência de outros em títulos. De 1962 a 1987, um ranking dos campeonatos relevantes (Paulista, Taça Brasil, Robertão, Brasileiro, Libertadores e Mundial) mostrava 14 títulos do Santos, 10 do Palmeiras, 9 do São Paulo e 4 do Corinthians, que nesse período passou a maior parte do tempo em sua longa fila de 22 anos sem títulos. De 1988 até agora, com as mesmas premissas, houve uma reviravolta impressionante, com 18 títulos do Corinthians, 16 do São Paulo e 9 de Santos e Palmeiras. Percentualmente, dos 25 anos da primeira etapa para os 25 da segunda, a diferença é espantosa. O Corinthians teve um aumento de 450% em títulos dos primeiros 25 anos citados aos 25 seguintes e o São Paulo 77%, enquanto o Santos caiu 10% e o Palmeiras baixou 64%." (Marcos Moskas)

"Faltou bom senso para a Federação Alagoana. Não levou saldo de gols em conta na final, melhor campanha, nada. Um completo absurdo. Quem determina um regulamento desses, que faz o CRB disputar prorrogação e pênaltis com o CSA depois de vencer por 4 x 2 e perder por 1 x 0, deveria ser afastado de qualquer direção de regulamento de qualquer campeonato." (Rodrigo Servo)

"Se Fluminense x Olimpia fosse mais cedo, teria mais chance de eu ir a São Januário." (Victor Faria)

Clipe do Dia

Um som discoteca que dia desses achei revirando minhas fitas cassete e nem lembrava que tinha gravado nelas, mas que ao escutar de novo lembrei que rodava muito há alguns anos nas madrugadas de flashbacks da extinta 102 FM (atual Itapema daqui de Porto Alegre). De 1982, aqui está Kano, com "Can't Hold Back".

Arremate

Já amanhã pela manhã começam os treinos para o tradicional Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.

"24 Horas" volta depois que tiver acabado Fluminense 1 x 1 Olimpia! (e que eu errar meu palpite...)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.