.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 14 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 247
Os convocados pra Copa das Confederações

Luiz Felipe Scolari anunciou no fim desta manhã. Eis os eleitos (sem Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Ramires):

Gol
Júlio César (Queens Park Rangers)
Diego Cavalieri (Fluminense)
Jefferson (Botafogo)

Zaga
Thiago Silva (Paris Saint Germain)
Réver (Atlético Mineiro)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Jean (Fluminense)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Meio-campistas
Fernando (Grêmio)
Hernanes (Lazio)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Paulinho (Corinthians)

Meias-atacantes e atacantes
Jadson (São Paulo)
Oscar (Chelsea)
Lucas (Paris Saint Germain)
Hulk (Zenit)
Bernard (Atlético Mineiro)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)
Neymar (Santos)

Os apitantes da Copa das Confederações

Neles não estarão os brasileiros. Leio na Folha de S.Paulo que a FIFA desejava ter um trio brasileiro, mas que as reprovações de Wilson Seneme e Leandro Vuaden em testes físicos atrasaram a preparação de Sandro Meira Ricci, que está pré-selecionado pra Copa do Mundo e não participou de todas as etapas do treinamento liderado por Massimo Busacca, o comandante da arbitragem da entidade. Então, teremos estes cidadãos por aqui:

Ásia - Ravshan Irmatov (Uzbequistão), com Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochakarov (Quirgistão); e Yuichi Nishimura (Japão), com Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki Nagi (Japão)

África - Djamel Haimoudi (Argélia), com Redouane Achik (Marrocos) e Abdelhak Etchiali (Argélia)

América do Norte - Joel Antonio Aguilar Chicas (El Salvador), com William Torres Mejia (El Salvador) e Juan Francisco Zumba Galan (El Salvador)

América do Sul - Diego Hernan Abal (Argentina), com Hernan Maidana (Argentina) e Juan Pablo Belatti (Argentina); e Enrique Osses (Chile), com Francisco Mondria Carvajal (Chile) e Carlos Astroza Cardenas (Chile)

Europa - Felix Brych (Alemanha), com Mark Borsch (Alemanha) e Stefan Lupp (Alemanha); Pedro Proença (Portugal), com Bertino Cunha Miranda (Portugal) e Jose Tiago Garcia Bolinhas Trigo (Portugal); Bjorn Kuipers (Holanda), com Sander van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda); e Howard Webb (Inglaterra), com Michael Mullarkey (Inglaterra) e Darren Cann (Inglaterra)

21 anos depois?

Pode ser. 21 anos depois, um time que está na Série B do Campeonato Brasileiro pode se classificar para as quartas-de-final da Copa Libertadores. Naquele 1992, foi o Criciúma que passou pelo Sporting Cristal. Hoje, pode ser a vez do Palmeiras, se tirar proveito do fator campo em um Pacaembu lotado para vencer o Tijuana. Lembro que empatado sem gols ficou o jogo no México, o que dá aos Xolos a vantagem de avançar com qualquer empate com gols. Mas o Verdão pode se superar e conseguir a vaga. Acho que ela chegará suadamente. 1 x 0 tá bom.

Curtinhas

*Suspenderam na Justiça tanto a liminar que impedia a assinatura do contrato de concessão do Maracanã com o consórcio integrado por Odebrecht, IMX e AEG quanto as liminares dos proprietários das cadeiras do estádio. É...

*Li no Lauro Jardim que a Odebrecht quer que o Corinthians jogue a final da Libertadores - se nela ele chegar - no Maracanã, argumentando razões financeiras e também que o clube paulista precisa ser mais nacional. Que tal?

*Joel Santana demitido após 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Paulo Angioni já tinha saído após uma centena de aquisições. Marcelo Lomba afastado. 14 jogadores dispensados. Será que o Bahia vai jogar a volta estadual? E será que essa lista de dispensas poderia incluir o grande causador disso tudo: o presida Marcelo Guimarães?

*Os 7 x 3 de domingo representaram algumas marcas significativas pro Vitória: primeira vez que ganhou três Ba-Vi seguidos em 18 anos; invicto diante do rival na Fonte Nova há 9 anos (6 vitórias e 5 empates); e 2 anos sem cair diante do Tricolor (4 vitórias e 3 empates). O rubro-negro tá passando o carro no oponente em 2013.

*Muito curioso: o Campeonato Catarinense, que completou 95 partidas no primeiro jogo decisivo da final, teve 50 vitórias dos times mandantes, contra 25 empates e 20 triunfos visitantes. Fator campo faz a diferença em SC.

*Alô, Antônio Beiriz! Essa é da semana passada, saiu no Pioneiro, mas só agora vi por dica do leitor Lucas Guarnieri: Caxias e Juventude também negociam para ser patrocinados pela Caixa. Agora eu quero ver, eh, eh...

*Recusado o apelo do Grêmio e Vandeburgo Luxerlei está mesmo fora da casamata nesta quinta, na volta contra o Independiente Santa Fé. Lá vai Roger Machado novamente comandar o time. Boa sorte nesta missão.

*Jogador e treinador do Sion, Gattuso ficou só jogador de novo, demitido que foi do cargo de treinador depois do sacode que seu time levou do Saint Gallen no fim de semana: 1, 2, 3, 4, 5 x 0, pelo Campeonato Suíço. Sei...

*Roberto Mancini caiu fora do Manchester City. Perder a Copa da Inglaterra para um time quase rebaixado na Premier League, como o incaível Wigan (caível se perder hoje pro Arsenal), foi forte demais, pelo jeito.

*Novo Basquete Brasil: começa hoje a semifinal melhor-de-cinco entre São José e Flamengo. Ontem, no início da outra semi, o Unitri ganhou do Bauru por 89 x 75, em SP. Segundo jogo depois de amanhã, em Uberlândia.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Revista Amanhã divulgou ontem os vencedores do Top of Mind, pesquisa que destaca anualmente as marcas e os nomes mais lembrados do Rio Grande do Sul no ano. O questionário feito pela Segmento Pesquisas ouviu 1.200 pessoas de 35 cidades do estado entre 28 de janeiro e 16 de fevereiro deste ano.

*Eis os vencedores de algumas categorias: em Jornal, Zero Hora; em Rádio AM, Gaúcha; em Rádio FM, Atlântida; em Colunista de Jornal, Paulo Sant'Ana (Zero Hora); em Programa Local de TV, "Jornal do Almoço" (RBS); em Comunicador de Rádio, Sérgio Zambiasi (Farroupilha); em Comunicador Local de TV, Lasier Martins (RBS); em Locutor Esportivo de Rádio, Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha); em Blog, "Pretinho Básico" (ClicRBS); em Portal de Internet, Google; e em TV por Assinatura, Sky.

*Dica que recebo do Gustavo Chagas, que participa dessa também: está no ar o site Uma História do Rádio no Rio Grande do Sul, liderado pelo professor Luiz Artur Ferraretto, da Fabico/UFRGS, com dezenas de textos dele e de outros autores sobre os 90 anos desta mídia aqui no estado, que completados serão no ano que vem. O trabalho pode ser acessado aqui e há no Facebook a fan page que podem conferir aqui. Vale dar uma lida!

*Pena que não gravei essa, que foi sensacional: ligo na BandVale FM (excelente rádio de Campos do Jordão, que escuto direto pela ótima qualidade da programação musical) lá pelas 9 da noite. Começa o programa "Dicas do Pico do Diamante", apresentado em locução gravada por Gisele Godói. E me vem essa de largada: "Olá, boa tarde! Começa mais um 'Dicas do Pico do Diamante', na noite desta segunda-feira". Mas como assim???

*É mesmo Marcos Mendonça o novo presidente da TV Cultura - "novo velho", pois volta ao cargo. Boa sorte.

*Destaquei na coluna de ontem que um professor de inglês que hoje mora nas ruas de São Paulo foi um dos personagens do "Globo Repórter" da última sexta-feira e que uma de suas ex-alunas - a apresentadora do "SBT Rio" - mostrou vontade em ajudá-lo. Ontem, no Facebook, Isabele Benito disse que soube que o professor João Marcelo está internado na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, desde o último sábado e não pode conversar por telefone ou receber visitas durante 3 meses, mas que pode receber cartas. Então, ela passou o endereço da fazenda para quem também foi ensinada por ele contatá-lo através da boa e velha escrita para incentivá-lo. Legal!

*Leio no Flávio Ricco que a Globo está montando um departamento de chamadas em São Paulo para, em breve, dividir este trabalho com o Rio de Janeiro. Ouviremos chamadas na voz do Davi Roque para todo o país, é isso? O também locutor da Rádio Jovem Pan já é ouvido em vários estados volta e meia (ou quase sempre, no caso daqui do Rio Grande do Sul) por fazer a voz-padrão nas chamadas dos jogos de futebol dos times paulistas.

*Li essa no fórum do NaTelinha: o "Vídeo Show" não ficou apenas na reprise no "Novelão da Semana", justificada por "inúmeros pedidos do público". Simplesmente todo o primeiro bloco do programa desta segunda-feira foi só sobre "Avenida Brasil", com direito a Murilo Benício no estúdio lembrando como foi a produção. Depois, teve no segundo bloco uma entrevista com Letícia Isnard, também quase toda só sobre Tufão, Carminha, Nina e cia., com um mero espacinho de nada para falar de "Sangue Bom", que ela faz atualmente. Última semana de "Salve Jorge", uma semana para começar "Amor à Vida" e Boninho apronta essa. É um... é um... Bah... Nem sei.

*Falei em coluna anterior do terror que é Vildomar Batista na Record. Equivalente sem dever em nada no pior dos sentidos é Boninho na Globo. A televisão brasileira nas mãos dessas duas criaturas seria um filme de horror.

*Melhor estratégia nesse sentido parece adotar a Record. Durante esta semana, a série de reportagens especiais do "Jornal da Record" mostra o cotidiano das feiras livres de São Paulo. Elo? "Dona Xepa", que estreia na terça-feira que vem e terá boa parte da trama passada justamente em feiras livres pois a personagem-título ali trabalha.

*O povo todo muito surpreso com essa: Angelina Jolie revelou hoje em artigo no New York Times que passou por uma mastectomia preventiva. Trocando em miúdos: retirados foram seus seios. Tudo acabou no mês passado. Ocorre que ela tem uma mutação genética que pode causar câncer de mama, risco de 87% disso. Mamãe... Mas se for para o bem de sua saúde e permitir que ela viva muitos anos mais, é perfeitamente válido.

*Há 10 anos hoje completados falecia o ator Robert Stack, o Eliot Ness do seriado "Os Intocáveis", produzido entre 1959 e 1963 (do qual se originou o famoso filme de 1987), com reprises por diversos canais da TV brasileira durante anos a fio. Robert também atuou na comédia clássica "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu...".

*A saideira: há 15 anos completados nesta segunda-feira, milhões de pessoas por todo o mundo foram pra frente do televisor para assistir o último episódio de uma das grandes séries de comédia de todos os tempos. O último episódio de "Seinfeld" causou uma mobilização enorme, a ponto de até as emissoras concorrentes dos Estados Unidos fazerem ações relativas a isso (o canal nostálgico TV Land chegou a ficar duas horas fora do ar e colocou uma tela preta dizendo que todos por lá estavam olhando "Seinfeld"). Aqui no Brasil, o canal Sony mostrou em simultâneo este episódio final - claro, sem legendas, que vieram somente na reprise do fim de semana. "Seinfeld" ficou 9 anos no ar e, na nossa TV brasileira, passou pouco tempo na Record e na Rede 21.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Júlia Rabello

Júlia Rabello, atriz. Só a vi pela vez primeira na última semana, quando apareceu na Globo para uma homenagem ao seu marido, Marcos Veras, um dos componentes do "Encontro com Fátima Bernardes". Lindona ela, que é cheia de graça e faz graça.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Apesar de na maioria das vezes ser imune às críticas da maior parte da mídia, Leonardo é um sujeito complicado, no mínimo. Pediu dispensa da seleção do Luxemburgo, supostamente, por não ter ficado com a faixa de capitão. Discutiu com Maldini no jogo de despedida do ex-lateral do Milan. Saiu do Milan por ter discutido com Berlusconi e, só de birra, aceitou ir para a Internazionale. Agora, briga com Ibrahimovic - que, obviamente, não é um sujeito de temperamento calmo. Só que a impressão que ficou é que a briga tinha mais motivos do que apenas uma ida ao exame antidoping por parte do sueco, explicação 'oficial' dada pelo Carlo Ancellotti. *** Mais um time para a lista do Antônio Beiriz: o Coritiba já jogou com o patrocínio da Caixa na final do Paranaense. E até que ponto foi bom para o Atlético poupar o time titular todo durante quase o primeiro semestre inteiro? O Estadual já foi para o ralo. Vamos ver no Brasileiro se a estratégia deu certo. *** 1.956 pessoas para a final do Campeonato Brasiliense. Enquanto isso, um elefante branco vai nascendo no Planalto Central. *** Que o 'Globo Repórter' possa ter mais reportagens de cunho mais crítico e de atualidades, sem ficar apenas em alimentação saudável, animais exóticos e belas paisagens em viagens. *** A Rádio Guaíba era mais tradicional ou a Gaúcha sempre foi a líder? Lamentável o sucateamento da Guaíba por parte da Record." (Alexandre Rodrigues Alves)
A Guaíba sempre foi a primeira colocada até a metade dos anos 80, quando entrou numa fortíssima crise e perdeu muita gente, boa parte dela indo pra Gaúcha, que a partir daí virou o jogo e hoje é a líder.

"Parece que Itália e Taiti se enfrentarão mês que vem, em São Januário. Talvez pela primeira vez em sua história, a Squadra Azzurra jogará com vistas para uma favela. Isso certamente vai render aquelas reportagens de viés multiculturalista tanto aqui como na Itália. *** Nenhum dos países que disputarão a Copa das Confederações teve árbitro escalado para a competição. Sendo um torneio de tiro curto, creio que a FIFA pensou justamente em ter os árbitros de países com maior tradição à disposição nas semifinais e finais. *** Talvez você tenha esquecido que o terceiro jogo do Brasil na primeira fase já será em Brasília. E não duvido que haverá um grande lobby para que o Maracanã leve a abertura caso o Itaquerão fique de fora. Senti que todos, independentemente de ser do Rio ou não, ficaram chocados com o fato de o Brasil depender da final pra jogar no estádio mais legendário do futebol mundial." (Clayton Moreira)
Primeiro: se deste a entender que foi isso que deixou os brasileiros de fora da arbitragem, a informação da Folha de S.Paulo já desfaz esse pensamento pois a FIFA queria um brasileiro, mas os problemas físicos dos principais cotados atrapalharam. E segundo: talvez você tenha deixado de ler alguns noticiários nos últimos dias, pois noticiado por eles foi que Brasília está cotada para a abertura devido ao elemento politicagem. Eu também quero mais jogos no Maracanã, claro que sim, mas infelizmente não é o caráter histórico futebolístico que conta e sim a politicagem. Tomara que dê Maraca, mas tudo é possível no ramo político.

"Por que você não fez um tópico especial sobre os 10 anos da TV TEM, que foram completados no último dia 7? *** Consta no calendário da CBF que Libertadores e Copa do Brasil param dia 22, além de ter rodada completa do Brasileirão no dia 29. Como não há nenhuma data disponível, não sei como a CBF vai se virar se os quatro brasileiros restantes passarem de fase." (Fernando Henrique França Gemignani)
Primeiro: esquecimento total meu. Mas já que a onda em 2013 é comemoração de datas com atraso (vide RBS TV com os 30 anos do "Bom Dia Rio Grande" e Globo Minas com seus 45 anos), nada que eu não compense fazendo um tópico especial nas próximas colunas. E segundo: Atlético Mineiro x Grêmio e Portuguesa x Fluminense foram adiados para 12 de junho, deixando livre o meio de semana dos dias 28 a 30 livre para os três entrarem em campo pela Libertadores. Se o Galo pegar o Palmeiras, também não tem problema. É só fazer o mesmo adiamento com ASA x Verdão, marcado para 28 de maio.

"Por que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro e as outras rádios da EBC estão fora do ar?" (Isabel Pinheiro)
Ué, não estão, não, Isabel. Dei uma ligada nelas agora de madrugada pelo site da EBC e tá tudo direitinho. Só se você acessou players que não valem mais.

"Fazia alguns GPs que eu não via a Fórmula 1. Me chamou a atenção a atualização das diferenças de tempo mostradas no canto superior esquerdo. Não sei desde quando está assim, mas agora a atualização é feita com diferença de poucos segundos. Antigamente, existiam 3 pontos na pista nos quais os tempo eram colhidos e a informação repassada. Agora, em qualquer lugar da pista a diferença de tempo entre os carros é mostrada." (João Felício Vendramini Ferreira)
Continua essa tomada de tempo nos três pontos, sim, João. Recomendo que dês uma olhada no site oficial da Fórmula 1, que durante as corridas tem o chamado "Live Timing", com as tomadas de tempo na pista em tempo real. É um tremendo barato, um rápido cadastro e tudo beleza.

"Já, já, a Rádio Guaíba só vai funcionar no horário comercial, de 9h às 17h. A Record quis abraçar o mundo com as pernas e agora teve um 'choque de realidade'. A concorrência agradece!" (Luis Guto)
Se referindo ao jornalismo agora fechar às 22h e só reabrir às 6h.

"Li que a TV Rio Balsas foi vendida para a Rede Mirante. Acho que o 'artilheiro musical' do 'Fantástico' de domingo foi a primeira aparição da Rio Balsas pela Rede Globo." (Marcelo Cioti)

Clipe do Dia

5 anos atrás, quando tinha 53, Wander Taffo morreu. Ele foi componente do Rádio Táxi e teve outras muitas atuações na música ao longo dos anos. Pelo Rádio Táxi, um grande momento está aqui: "Eva".

Clipe do Dia Especial

15 anos sem "A Voz". 15 anos sem os "Velhos Olhos Azuis". 15 anos sem o homem que levou 175 mil pessoas para o Estádio do Maracanã em 26 de janeiro de 1980. 15 anos sem o vencedor de três Grammy pela Melhor Performance Vocal Masculina. 15 anos sem o ator vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "A Um Passo da Eternidade" e de filmes como "Marujos do Amor", "A Bela Ditadora", "O Homem do Braço de Ouro", "Alta Sociedade", "Chorei Por Você" e "Meus Dois Carinhos". 15 anos sem o intérprete de três temas vencedores do Oscar de melhor canção. Não seria mais fácil resumir tudo isso em 15 anos sem Frank Sinatra?

Resumir sua obra em cinco ou seis canções é impossível, dada a vastidão e a excelência da obra que o moço de Hoboken construiu. Então, várias gravações serão aqui destacadas - e talvez ainda seja pouco.

Começo com algumas de filmes: inicio aqui com "All The Way", oscarizada por "Chorei Por Você"; prossigo aqui com "Laura", do filme homônimo; continuo aqui com "Mind If I Make Love To You", em cena de dança com a insuperavelmente lindíssima Grace Kelly; e avanço aqui para "New York, New York", que não foi gravada por Frank para o filme estrelado por Robert de Niro e Liza Minnelli, e sim depois, mas que ficou eternizada na sua voz.

Não foi apenas Nova York que ganhou uma gravação eterna de Sinatra. Outras cidades também tiveram esta honraria. Dois exemplos: este aqui é "My Kind of Town", que exalta Chicago; e este aqui é "L. A. Is My Lady", que exalta Los Angeles e cujo clipe traz muitas pontas, como as de David Lee Roth, Eddie Van Halen, Donna Summer, Michael McDonald, Jeffrey Osborne, Janet Jackson, Dean Martin, Quincy Jones e Michael Jackson.

Mais canções marcantes com Frank Sinatra, mais, mais! Voe até a lua curtindo aqui "Fly Me To The Moon", tenha sobre sua pele quem você quiser ao escutar aqui "I've Got You Under My Skin", tente outra vez vindo aqui para "Let Me Try Again", seja um estranho na noite ouvindo aqui "Strangers In The Night" e se sinta jovem apreciando aqui "You Make Me Feel So Young" (que, salvo engano meu, foi tema musical de um comercial do leite Molico há muitos e muitos anos, mas infelizmente não encontrei este reclame no YouTube para aqui destacá-lo).

Old Blue Eyes também tem uma canção natalina de destaque: ouça aqui "Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!". Ele também cantou com a filha Nancy uma música bem graciosa, que destaco aqui: "Something Stupid", que décadas depois seria regravada por Robbie Williams e Nicole Kidman. Fez ainda um álbum junto com o nosso igualmente saudoso Tom Jobim, do qual se destaca aqui "The Girl From Ipanema", numa união demolidora e espetacular. Igualmente demolidora e espetacular foi "Um Amor de Família", minha série de comédia favorita em todos os tempos. Como não lembrar de Al, Peg, Kelly, Bud, Marcy, Steve, Jefferson e Buck ao acompanhar aqui "Love and Marriage"? Pena que deve ter havido algum problema de direitos autorais ou coisa do gênero, porque as reprises do seriado no canal Comedy Central tem outra música inserida pela Sony na abertura e nos créditos.

A última canção que destaco apresenta aqui uma das mais fantásticas gravações da história. Tema original francês, ganhou de Paul Anka uma nova letra em inglês para acompanhar a melodia - e que letra, senhores! Sinatra gravou com uma grandiloquência que a eternizou. Todas as vezes que ouço no rádio este classicaço, paro o que faço e escuto com a prazerosa sensação da primeira vez. Todas as vezes. "My Way" é magistral.

Momento Raridade Rara

Sim! Frank Sinatra também merece esse tópico, em quatro registros que valem muito a pena.

Este aqui traz uma entrevista de Renzo Mora, autor do livro "Sinatra - O Homem e a Música", concedida à Maria Beltrão no "Almanaque", da Globo News, em 2001. A conversa foi gravada na mesma suíte do Rio Palace em que o cantor se hospedou quando veio ao Brasil, em 1980. Consequentemente, no vídeo há vários trechos da histórica apresentação de 26 de janeiro, no Maracanã.

Este aqui é um "Globo Repórter" sobre a morte do cantor, com apresentação de Renato Machado, reportagem de Ilze Scamparini e entrada ao vivo de Sônia Bridi direto de Hoboken.

Por fim, trago aqui um tesouro extraordinário: Hélio Ribeiro, um dos maiores radialistas da história do Brasil, falando sobre Frank quando do seu aniversário de 80 anos e traduzindo "My Way" em versão livre para o português. Isto foi ao ar no clássico programa "O Poder da Mensagem", que passou por outras emissoras e que, naquele ano de 1995, era apresentado pela Rádio Globo de São Paulo.

Arremate

Foi erro no sistema da CBF. Já saiu o distintivo do Barueri e voltou o do Duque de Caxias na tabela da Série C.

"24 Horas" volta antes que apareça a tal fusão entre Cabofriense e Caxias (que nega ser uma fusão)!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.