.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 11 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 244
Um campeão certo e possíveis dois

É o que apresentará o domingo dos Campeonatos Estaduais. O campeão certo é o do Paraná, que não sabemos se será o Coritiba ou o Atlético. Depois do empate na Vila Olímpica do Boqueirão, o Coxa joga por vitória ou por empate para festejar diante de sua gente, enquanto o Furacão só triunfará no Couto Pereira se ganhar. Semana passada, o Atle-Tiba foi muito quente e legal. Dê o que der amanhã, o mínimo que espero é o mesmo.

Um possível campeão de amanhã é o Santa Cruz, que ganhou o primeiro jogo da decisão de Pernambuco e tem vitória e empate a seu favor na Ilha do Retiro, enquanto o Sport precisa ganhar para forçar a terceira partida, não importa o placar. O outro possível campeão deste fim de semana é o América, só que apenas e tão somente se ganhar do Potiguar. Do contrário, o mandante de Mossoró levará o returno e forçará mais dois jogos entre eles.

Alguns destaques do fim de semana

Não são rigorosamente todos e sim alguns mais destacados, mas outros aqui não citados nesta coluna de hoje destacados serão na edição da segunda-feira, evidentemente, quando do rescaldão de sábado e domingo.

São Paulo - Corinthians e Santos começam a decisão no Municipal de Sampa City. O Peixe tem a vantagem do mando da volta e só. O saldo de gols definirá o campeão paulista. Do contrário, pênaltis definirão o vencedor. Também em território bandeirante, sai na manhã deste domingo o campeão da Série A2, que tá mais para ser uma campeã: a Portuguesa, que joga pelo empate com o Rio Claro após vencer na ida. Já na Série A3, sairão os últimos três acessos pra A2 do ano que vem. No Grupo 3, o Marília já subiu e enfrentará fora de casa o Batatais, que tem 7 pontos, contra 5 de Flamengo e Independente, que fazem duelo direto. Já no Grupo 2, tudo resolvido hoje à noite em São Bento (8) x Sertãozinho (6) e Itapirense (6) x Internacional (5).

Minas Gerais - O Independência receberá a ida entre Atlético e Cruzeiro, que farão a decisão mais cantada de véspera do futebol brasileiro inteirinho em todos os tempos - tá, em todos os tempos não, mas em 2013 não há quem supere sua previsibilidade. Por ter melhor campanha, a Raposa joga pela igualdade no saldo de gols para conquistar o título. Além disso, ela está invicta neste ano. Só que o Galo tá invicto no estádio do América. Seria precipitado dizer que o invicto no Independência e o invicto no ano inteiro seguirão assim pois empatarão?

Santa Catarina - Duas vezes deu Criciúma, duas vezes deu Chapecoense. E agora, quem ficará na frente neste confronto direto? O Verdão do Oeste, que completou ontem 40 anos, ou o Tigre, que mandará o jogo de hoje? Se cada um vencer um jogo, o saldo de gols definirá o campeão. Se nem isso resolver, vamos para os pênaltis.

Bahia - O mando de campo deste primeiro jogo é do Bahia, enquanto o Vitória tem a vantagem de jogar pela igualdade no saldo de gols por ter melhor campanha.

Ceará - Salvo termos reabilitações incríveis, confirmada será neste domingo a decisão Ceará x Guarany. Isso, se o Fortaleza não fizer quatro ou mais gols de diferença e se o Icasa não aplicar três ou mais de diferença. Dá?

Alagoas - Essa final começa hoje. Primeira entre CSA e CRB desde 1998, quando deu CSA. Primeiro confronto direto valendo título estadual desde 2002, quando deu CRB em um quadrangular final. Não há vantagem e o saldo de gols não conta. Ao fim dos dois jogos, se um time ganhar a ida por 2 x 0 e o outro vencer a volta por 16 x 0, prorrogação dará sequência ao enfrentamento. Se ninguém ganhar, pênaltis decidirão o dono do troféu.

Goiás - Primeiro jogo decisivo entre Atlético e Goiás é amanhã. O Esmeraldino tem a vantagem de igualdade em pontos por ter melhor campanha.

Pará - Começa amanhã a final entre Paragominas e Paysandu. Não há vantagem e o campeão será definido pelo saldo de gols - ou, se houver igualdade nele, através decisão de pênaltis. O primeiro jogo é no interior.

Rio Grande do Sul - A Divisão de Acesso tem amanhã à tarde os jogos de volta da semifinal. O Riograndense atuará em Santa Maria, mas a vantagem de 3 x 2 é do Brasil em Pelotas. Já o Glória jogará em Vacaria e precisa reverter os 2 x 0 favoráveis ao São Paulo em Rio Grande. A final do primeiro turno valerá ao campeão o acesso direto pro Campeonato Gaúcho de 2014, por isso o peso desta semifinal é ainda maior.

O mundo de olhos ligados

Duas partidas concentrarão especialmente as atenções do planeta bola neste fim de semana. Uma delas é na tarde deste sábado, quando Porto e Benfica farão a "final" do Campeonato Português. Os encarnados têm dois pontos de vantagem e serão campeões com vitória, mas o mando de campo é dos portistas, que ganharam 13 dos 14 jogos feitos em casa. Um clássico que promete ser incendiário. Palpite meu: dá empate.

A outra partida que concentrará as atenções começa ao meio-dia deste domingo, quando o campeão inglês Manchester United receberá o Swansea, na última partida dos Diabos Vermelhos em Old Trafford sob o comando do treinador Alex Ferguson, que nesta semana anunciou sua saída do cargo para assumir um cargo de executivo no clube (o sucessor é David Moyes, que sai do Everton). Uma forte carga emocional pode ser esperada.

Em tempo, uma curiosidade tremenda: há 30 anos hoje completados, Sir Ferguson ganhava a Recopa Europeia (torneio só entre campeões das copas nacionais) pelo Aberdeen, da Escócia, com 2 x 1 sobre o Real Madrid.

Mas há outras duas boas pedidas europeias neste fim de semana, ambas neste sábado. Uma é na Alemanha, com o último jogo de Jupp Heynckes pelo Bayern de Munique na Allianz Arena, diante do Augsburg (o último pela Bundesliga será contra o Borussia Monchengladbach, fora de casa - enquanto as finais da Liga dos Campeões, contra o Borussia Dortmund, e da Copa Alemanha, diante do Stuttgart, serão respectivamente em Wembley e no Olímpico de Berlim). A outra é a final da Copa da Inglaterra, no já citado estádio de Londres, com um Manchester City querendo salvar a temporada contra um Wigan, que ainda luta contra o descenso na Premier League.

Curtinhas

*Pois não é que impugnaram a licitação da administração do Maracanã? A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que primeiro deve ser julgado o mérito da ação do Ministério Público, que alega favorecimento à empresa IMX, do Eike Batista, o que "contamina a licitação". A bagunça está institucionalizada. Mas alguém se surpreende?

*6 meses de gancho para Luciano Bivar, presidente do Sport, julgado no STJD pelas suspeitas deixadas no ar sobre um alegado esquema para convocações da Seleção Brasileira, que em 2001 teria favorecido o então volante rubro-negro Leomar. O homem jogou a porcaria no ventilador e não quis limpá-lo. Só podia dar nisso.

*Maxi Rodríguez é o novo reforço do Grêmio. Mas não é aquele argentino e sim um homônimo uruguaio, de 22 anos, que estava no Montevidéu Wanderers. 4 anos de contrato. Um jogador a ser observado.

*Punida em 3 jogos a organizada colorada Nação Independente, que armou tretas em Internacional x Juventude, domingo passado. Seja esse ou aquele clube, quase sempre "organizada" está relacionado a "encrenca".

*O GP Brasil da manhã deste domingo, em Belém, é o primeiro de três eventos do circuito de atletismo Brazilian Athletics Tour. Os outros serão o GP de Uberlândia, na próxima quinta, e o GP de São Paulo, no outro domingo.

*A Supercopa Brasil de Basquete realiza hoje sua semifinal para definir os finalistas de amanhã à noite, finalistas que se juntarão ao Tijuca em um triangular para definir dois times que jogarão o NBB em 2013/2014 - o detalhe é que, embora o Tijuca tenha sido o penúltimo de 2012/2013, o ultimão Suzano abriu mão desta repescagem.

*O triangular acontecerá de quarta a sexta-feira da próxima semana, enquanto as semifinais de hoje pela Supercopa terão Fluminense x Goiânia em um jogo e Macaé x Rio Claro no outro.

*Por sua vez, as semifinais do Novo Basquete Brasil estão definidas e começam na próxima semana: de um lado, Bauru x Uberlândia; do outro, São José x Flamengo. Novo Basquete Sudeste.

*O RJX perdeu seu último jogo na classificatória do Sul-Americano Masculino por 3 x 1 para o Buenos Aires (25/20, 23/25, 19/25 e 20/25). Com isso, os cariocas enfrentarão na semifinal das 6 e meia da tarde de hoje o Minas, revivendo a empolgante semifinal da última Superliga de Vôlei. A outra semi terá Buenos Aires versus UPCN. Desta forma, a competição realizada em Belo Horizonte terá amanhã uma final entre brasileiros e argentinos.

*Nico Rosberg larga na pole position do GP da Espanha, que abre amanhã pela manhã a temporada europeia da Fórmula 1. Depois vêm Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Felipe Massa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que a versão paulistana do "SBT Manhã" vai aumentar mais um pouco. 15 minutos mais. Agora, irá até 8h15. Primeiro, César Filho tinha meia hora. Depois, hora cheia. Agora, 1 hora e 15 no ar.

*Leio no Fernando Oliveira que, para substituir Mônica Pimentel na direção artística, a RedeTV! teria convidado Vildomar Batista, da Record. Jesus amado! Vai ficar insuportável a RedeTV! com esse cidadão no comando, como insuportáveis são os programas por ele dirigidos. A pior de todas as fases dos 8 anos do "Hoje em Dia", com as intermináveis chatices da passarela e do "segredo do cofre", tem a assinatura deste senhor.

*Um dos perfis mais divertidos do Twitter é o falso Dilma Bolada, uma paródia da presidente da república. Seu autor, Jeferson Monteiro, um carioca que cursa publicidade, ficará "De Frente com Gabi" amanhã no SBT.

*Leio no Flávio Ricco que a Band exibirá a terceira temporada de "The Walking Dead" a partir do dia 21, sempre às 10 e meia da noite. Faltava apenas o fim da exibição na Fox, devido à prioridade de exibição pra TV paga. O seriado dos mortos vivos tem tido audiências razoáveis não só em São Paulo, mas em outras metrópoles.

*Surpreendente essa que leio no Omelete: sabem aquele seriado baseado no ultra clássico oitentista "Um Tira da Pesada", produzido pelo próprio Eddie Murphy? Não foi aprovado pela CBS, mesmo ela tendo pago uma grana considerável para ganhar de outros canais os direitos da obra. Agora, vão buscar outro canal para executá-la.

*Saideira com uma memória triste: há 50 anos hoje completados, nascia a atriz Natasha Richardson, filha de Vanessa Redgrave e do cineasta Tony Richardson, irmã da também atriz Joely Richardson. Vista em filmes como "Nell", "Operação Cupido", "Encontro em Manhattan" e "Ao Entardecer", Natasha foi casada por 15 anos com Liam Neeson. Ela morreu tragicamente em 2009, num acidente de esqui em Quebec, no Canadá.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Adriana Martins

Adriana Martins, repórter da Record Belém. Mais uma moça bonita do Norte para informar coisas boas e não tão boas vindas do Pará.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Leilane Neubarth também ficou visivelmente emocionada na Globo News após a exibição dessa matéria da linda Cristiane Leite sobre viciados em crack. *** A Record falou tanto em caminho para a liderança que superfaturou o trajeto até lá e, como não chegaram, veio o momento de pagar a conta. *** Alex Ferguson mostrou muitas qualidades no Manchester United, principalmente saber renovar o elenco a cada ciclo desde o início da era da Premier League, em 1992. Estabilidade traz sucesso, principalmente se for bem pensada e, claro, acompanhada de títulos. Obviamente Ferguson cometeu erros e poderia até ter ido mais longe em algumas Ligas dos Campeões, mas o saldo dele é extremamente positivo. *** Incrível a diferença de Barcelona e Real Madrid em relação aos outros times do Campeonato Espanhol, com exceção ao Atlético de Madrid. Praticamente todos os times foram goleados pelo menos uma vez por um dos dois gigantes. É sempre bom alertar para o que a diferença de dinheiro recebido pelos clubes no Brasil pode causar em termos de desequilíbrio de forças em futuros Brasileirões. *** Esse uniforme dourado do Milan lembra muito uma camisa que Rogério Ceni usou pelo São Paulo em 2009 e também um modelo que o Botafogo utilizou no ano passado. *** Precisou vir denúncias de fora do Brasil para pensarem em tirar o nome do João Havelange do Engenhão. *** Os problemas nos estádios não estão nas bebidas e sim em quem faz mau uso delas. Coíbam a violência com segurança para toda a população e eduquem, com punição se for o caso. *** Luiz Eduardo e Henrique Miranda mal jogaram no time principal, é errado chamá-los de 'dispensados'. João Felipe deveria ter saído após entregar pro Bahia em 2011. Cortez tem velocidade, mas não recurso técnico e fundamento - igual ao Douglas, que poderia sair também. Cañete claramente não agrada Ney Franco. Fabrício e Wallyson vieram machucados do Cruzeiro, com quem o São Paulo deveria ter mais cuidado ao negociar, pois assim foi com Maurinho anos atrás. *** Araújo é bom jogador, mas no Brasil só jogou bem mesmo pelo Goiás. *** Jogada de risco da Portuguesa manter o Coronel Pimenta. Se ir mal nesse início de Brasileiro, esses pontos podem fazer falta lá na frente em uma possível luta contra o descenso. *** O advogado que entrou com liminar contra os patrocínios da Caixa para Corinthians e Flamengo fez o mesmo quando viu o banco estatal patrocinar Avaí, Atlético Paranaense e Figueirense, ou quando o Banrisul patrocinou Grêmio e Inter? Não culpo os clubes por correr atrás desse dinheiro e sim sou contra patrocínio de estatais a eles." (Alexandre Rodrigues Alves)
Antônio Beiriz disse ao GloboEsporte.com que não acompanhava outros campeonatos (ele não vai a um estádio de futebol há 20 anos) e, por isso, soube inicialmente só do patrocínio do Corinthians e, agora, desse do Flamengo. Mas disse que muitos advogados estão pedindo a ele uma cópia do processo para questionar em outros lugares para questionar esse tipo de patrocínio.

"Temos acompanhado o impacto da diferença entre a intensidade do futebol europeu com a do brasileiro. Até pouquíssimo tempo atrás, muitos entendiam que o Corinthians ostentava com autoridade esse título de europeu. Passaram-se cinco meses de 2013 e hoje vemos um Atlético Mineiro envolvente, com futebol que se assemelha demais a uma das grandes sensações do futebol mundial de hoje, o Borussia Dortmund. A diferença está na posse de bola, pois o Galo faz questão de ficar com ela e consegue envolver seus adversários tanto com a bola como sem ela, tamanha a pressão no campo de ataque imposta por Bernard e Diego Tardelli. O Dortmund prioriza seu jogo no contra-ataque, abrindo mão de uma certa forma da posse de bola. Porém, a verticalização ofensiva de ambos é idêntica. Não venham os sensacionalistas de plantão falar em 'cavalo paraguaio' ao se referir a esse Atlético. Se vai ganhar a Libertadores, é uma outra história. Mas é o Galo o time mais moderno e insinuante que temos hoje no futebol sul-americano. Mais um excelente trabalho desse extraordinário treinador de futebol que é Cuca." (André Marques)
Em tempo: não é nem o André Marques do "Vídeo Show" e nem o André Marques da Rádio Globo do Rio de Janeiro e sim um jornalista em Lisboa, pelo que entendi do endereço do seu e-mail. Muito válida a mensagem aí publicada, bem fundamentada e colocada que está.

"Sou fã de João Saldanha, mas prefiro que o Engenhão se chame Estádio Municipal Nilton Santos. Um último carinho na 'Enciclopédia' seria muito simpático. *** É bem a cara do Chico Pinheiro e não duvido nada que ele dará um jeito de externar sua paixão pelo Galo em caso de título na Libertadores. Sou um pouquinho atleticano por causa do meu pai, e a vida inteira vi o Cruzeiro disputar todos os campeonatos e ganhar vários, enquanto o Atlético pagava vexame. Parece que 2013 é o ano do Galo. O Corinthians vence, mas não enche os olhos de ninguém. Seria o caso de dizer que, desde o Santos campeão paulista e da Copa do Brasil em 2010, um time brasileiro não encantava tanto como esse agora do Cuca? E o futebol está ficando muito ranzinza e sem graça. Em entrevista, um jogador do São Paulo - cujo nome me escapa agora - disse sobre Ronaldinho que é muito fácil fazer graça quando se está ganhando. Ora, se o jogador valoriza a vitória, está fazendo pouco do adversário; se perde e vai pra noite espairecer, está fazendo pouco da sua própria torcida. Desse jeito, o melhor é ficar embaixo da cama, né? *** Pergunta que não se cala diante da dança das cadeiras no jornalismo da Globo Rio: quem passará a cobrir as folgas da Renata Vasconcellos no 'Bom Dia Brasil', uma vez que Ana Luiza Guimarães passará a dar expediente noturno? Palpite: Mariana Gross. Sim, porque colocar Flávio Fachel ao lado do Chico Pinheiro - ou seja, dois machos lado a lado - seria de doer! Chega de homem!" (Clayton Moreira)
Essa do Chico tem a ver com a foto-montagem brincalhona que abriu a coluna da quinta-feira.

"O finado senador Artur da Távola acabou sendo o único político a apresentar programas na TV Senado, pelo menos até onde eu saiba. *** O SBT produz menos programação local do que a Band aqui no Rio de Janeiro, mas pelo menos não aluga horários para igrejas ou vendas, seja em nível local ou nacional. Aí dá pra levar numa boa. Agora, é preciso saber o que querem da vida com o 'SBT Rio'. É noticiário, jornalístico ou revista eletrônica? Isto por que foi lançada uma promoção patrocinada por uma rede de farmácias e, na filial desta rede aqui no meu bairro, tem um cartaz da Isabele Benito divulgando a promoção. Não que ache ruim, muito pelo contrário, mas não é comum ver jornalista nessa situação - ou, de repente, o SBT nem liga pra essas coisas." (Diogo Oliveira)
Em alguns lugares, isso é comum mesmo. No "SBT Rio Grande", por exemplo, também há propagandas feitas pelo Wilson Rosa dentro do noticiário. Ademais, jornalista fazendo propaganda é relativamente normal no Brasil, seja na televisão ou no rádio. Não me agrada, mas que é comum, é. A rigor, acho que somente a Rede Globo veta isso em suas mídias. Outras redes fazem, pouco ou muito, mas fazem.

"Uma parte da eliminação humilhante do São Paulo na Libertadores cai nas costas do Lúcio, pela expulsão, e do Ademilson, que perdeu gols fáceis no primeiro jogo. O Atlético é favorito ao título. *** Hilária entrevista do Juvenal Juvêncio no site da ESPN Brasil. Comédia da melhor qualidade, melhor que a terrível série 'O Dentista Mascarado'. *** Aceitar críticas e pedir conselhos sobre onde pode melhorar mostra que Rodrigo Bocardi não se acha o dono da razão. Mas não seria mais certo colocar Giuliana Morrone para substituir Carla Vilhena no 'Bom Dia SP'? *** Sugiro Elisha Cuthbert para 'Bela do Dia'." (Fernando Clemente)
Mas qual a ligação da Giuliana com São Paulo para apresentar um noticiário regional daquele estado, Fernando? Aqui no Brasil, fosse no SBT ou seja na Globo, ela sempre trabalhou em Brasília. Já o Bocardi sempre morou e trabalhou em São Paulo, fosse nos 6 anos como editor de texto da TV Bandeirantes ou na mesma função de início e posteriormente como repórter na Globo, antes de ser correspondente nos Estados Unidos. Por mais que eu goste um monte de Giuliana desde que era figurinha carimbada do "TJ Brasil", não entendi essa sua, Fernando.

"Cortez deve estar vivendo a pior fase técnica de um jogador nos últimos tempos, pois perdeu a vaga para Thiago Carleto, que nos últimos 3 jogos em que foi titular não acertou um único cruzamento, acertou um chute a gol e cometeu inúmeras faltas é inaceitável. Pelo que já jogou e poder ofensivo, eu gostaria dele no Galo. *** Araújo entrou na história do Galo como uma das piores contratações da história do clube e a mais sem noção. A torcida deveria ter feito carreata quando ele embarcou para Goiânia. *** O meio-campo com Ronaldinho, Diego Tardelli e Bernard seria ideal para a Seleção, pois só assim o Gaúcho joga bem e, principalmente, Tardelli, em uma posição em que não existe outro jogador brasileiro em melhor momento. Mas com o retrógrado Felipão, dificilmente Tardelli e Bernard serão convocados, embora merecessem isso." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Durante varias entradas ao vivo, imagens dos corpos eram mostradas com o logo da TV Bahia colorido no canto inferior direito, o que indicava que eram imagens exclusivas, não só no jornal local, mas também durante todo o 'Globo Esporte'. Não imaginava ver isso numa emissora afiliada da Globo. Pelo menos aqui no Nordeste, isso é mais comum nas emissoras da Record e do SBT, mas ainda assim, é errado mostrar tais imagens na hora do almoço." (Igor Novaes)
Se referindo aos dois homens assassinados em uma praça de Salvador na qual a TV Bahia faria o quadro "Desaparecidos", com a repórter Andréa Silva, para o "Bahia Meio-Dia".

"Burrice da Globo botar gente nova nos jornais pra combater a Record. Os apresentadores que já estavam consolidados teriam mais firmeza para tocar novos formatos e o jornal ficaria melhor e com gente com quem o público já se acostumou. Digo isso sem ter visto Rodrigo Bocardi em SP e sem saber como será Flávio Fachel no RJ. E sim, Mariana Gross seria minha ficha 1 também!" (Leonardo Dantas)
Fachel, que assumirá o "Bom Dia RJ" a partir do mês que vem, enquanto Ana Luiza Guimarães vai pro "RJTV" da noite, Márcio Gomes ser correspondente em Tóquio, Roberto Kovalick correspondente em Londres e Marcos Losekann repórter em Brasília.

"Desde que a TV Rio foi vendida para a Record e que a TV Corcovado foi comprada pela CNT, há 20 anos, os cariocas estão sem uma TV 100% local. Ninguém merece! *** Edir Macedo tem três canais de TV, mas estranhamente compra horários em outras emissoras. *** A TVE daí do Rio Grande do Sul poderia voltar a exibir simultaneamente programas da TV Brasil e da Cultura, igual vi pela parabólica que a E-Paraná faz." (Marcelo Cioti)
Primeiro: não é tão estranho. Todas as igrejas fazem isso, seja a Universal mesmo tendo a Record, a Igreja da Graça mesmo tendo a RIT e a Igreja Mundial mesmo tendo sua TV própria. Fazem isso para ter mais espaço para suas pregações em redes maiores, nos casos da Igreja da Graça e da Mundial, e deixando a grade própria de sua emissora principal livre para atrações comerciais, no caso da Universal com a Record. E segundo: divergências políticas entre TVE/RS e Cultura levaram a isso. Há sintonia da TVE com a TV Brasil. Não há sintonia entre TVE e Cultura. Nada artístico ou televisivo. Tudo político. Assim é com as emissoras estatais e públicas. Só ver que as próprias Cultura e TV Brasil se separaram, exceção a um que outro raríssimo programa, tipo o "Roda Viva". Em outros tempos, não era assim.

"Quantos por cento dos resultados conseguidos pelo Atlético podem ser creditados ao Independência? Por mais que o elenco de hoje seja diferente e melhor que o dos tempos do Mineirão, as arquibancadas coladas ao campo impulsionam e motivam a equipe com uma energia impressionante." (Rodrigo Servo)
Uns 50%, dá pra deixar assim, né? Ajuda muito, sem dúvida, mas o Galo tem mostrado jogar bem também fora de casa. E não adianta "alçapão" cheio se o time não tiver bola no pé.

"Um dos programas preferidos em minha infância era o Trofeu Imprensa. O tempo passou e lamento como ele simplesmente parou no tempo, quando poderia ter passado por inovações que não o deixassem virar o que virou, como indicações aos melhores em cada categoria que jamais deveriam estar ali e alguns jurados muito mal escolhidos. Especificando: Ana Hickmann concorrendo a melhor apresentadora de TV, quando é tão competente que um de seus programas foi tirado do ar e outro está para acabar; e eleger Xuxa na mesma categoria tendo Eliana muito melhor. Lamento bastante. Creio que Sílvio Santos deveria colocar um ponto final neste programa, como já fez com tantos outros ao longo dos anos." (Rubiano Cardoso)

"As capas do Meia Hora me irritam bastante. Semana passada, por exemplo, tiraram sarro da derrota do Fluminense, sendo que o resultado no Equador nem chegou a ser ruim. O Expresso também fez parecido, o que não lembro de ter visto em outra ocasião pois é normalmente mais tranquilo. Agora, dificilmente sacaneiam o Flamengo na hora para tanto. A linguagem usada por esses jornais, principalmente pelo Meia Hora, também não é das melhores. Metro e Destak são bem melhores, apesar de resumidos. Nem falo dos jornais voltados às torcidas de Flamengo e Vasco, sendo que desse último nem sei muita coisa pois nem é produzido todos os dias, mas não é correto jornais como Meia Hora e Expresso terem uma postura assim." (Victor Faria)

Clipe do Dia

Há 125 anos completados neste sábado, nascia na Sibéria um dos maiores compositores da história da música americana: Irving Berlin, que elaborou um caminhão de canções, muitas delas clássicas, e faleceu em 1989. Impossível pegar apenas um exemplo para ilustrar sua obra. Então, já peguei logo meia dúzia.

Dois deles são do filme "Desfile de Páscoa", de 1948. Um é o tema-título, "Easter Parade", composto 15 anos antes e que veem aqui na interpretação de Judy Garland. O outro está aqui e é "Steppin' Out With My Baby", com o insuperável Fred Astaire, em mais um daqueles momentos mágicos que só os musicais rendem.

Outro temaço famoso graças a Fred Astaire surgiu em 1936, no filme "O Picolino", com ele e sua histórica parceira Ginger Rogers. De bochechas coladas com sua cara-metade, delicie-se aqui com "Cheek To Cheek".

Famosa em cada fim de ano, "White Christmas" está aqui na versão do filme "Natal Branco", de 1954, cantada por Bing Crosby, Danny Kaye, Rosemary Clooney e Vera-Ellen. A composição é de 12 anos antes.

Outro grande momento surgiu em 1954, no filme "O Mundo da Fantasia". Música que tinha parte dela cantada no "lalalá" final do "Show de Calouros", do SBT, e que foi trilha sonora da minissérie "O Quinto dos Infernos", da Globo. Para sua audição, aqui está Ethel Merman com "There's No Business Like Show Business".

Concluo o tópico com uma joia surgida em 1936, originalmente cantada por Ginger e Fred em "Nas Águas da Esquadra" e que destaco aqui numa deliciosamente sensualíssima versão cantada em 1999 pela deslumbrante Diana Krall (parte da trilha da novela global "Laços de Família"): a ótima "Let's Face The Music and Dance".

Antes do Arremate...

...digo que "24 Horas" e "Papo de Mídia" deste domingo serão publicadas por volta das 11h, após o GP da Espanha, que estará devidamente comentado nesta "24". Vamos concluir a bagaça por hoje, pode ser?

Arremate

Sem televisão, é pelo rádio ou no estádio. O Vasco está em Juiz de Fora e faz hoje amistoso contra o Tupi.

"24 Horas" volta depois que soubermos quanto terá acabado esta peleja amigável!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.