.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 10 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 243
16 anos depois

É o tempo que levou para um time do Peru novamente jogar as quartas-de-final da Copa Libertadores. Cabe ao Real Garcilaso, a dois meses de completar 4 anos de existência e com um vice-campeonato nacional, levar de novo o futebol do seu país a esta condição, pela vez última atingida com o Sporting Cristal - que, justamente, veio a ser vice-campeão ao perder a final contra o Cruzeiro. Em jogo muito ruim, levou 1 x 0 do Nacional do Uruguai e precisou decidir sua vida nos pênaltis, já que vencedor em casa pelo mesmo escore. Nos tiros livres a 11 passos da marca fatal, foi perfeito em suas quatro cobranças e viu os uruguaios converterem apenas uma, ao passo que Recoba e Arismendi cobraram tiros de meta em hora errada e resultaram na queda no Centenário de Montevidéu.

Com isso, o Garcilaso está por vir para Porto Alegre ou ir para a Colômbia, já que enfrentará Independiente Santa Fé ou Grêmio, que farão o jogo da volta na quinta-feira da semana que vem (tá 2 x 1 pros gaúchos, recordo).

Os destaques da Copa do Brasil

A inauguração do Barretão, em Ceará-Mirim, na Grande Natal, teve gol até não poder mais. Triste, para o América, que apenas dois foram dele, enquanto o Atlético Paranaense acertou meia dúzia de tentativas e já avançou para a terceira fase sem precisar da volta em Curitiba. Vem aí Paysandu ou Naviraiense no caminho do Furacão. Quem também dispensou a volta - fazendo uso deste artifício nas duas fases - foi a Ponte Preta, que levou um do Bragantino, mas fez três e agora enfrentará Coritiba ou Nacional do Amazonas.

O chaveamento da terceira fase, que tem quatro times já assegurados, está assim: Flamengo ou Campinense x ASA, Internacional ou Santa Cruz x Avaí ou América Mineiro, Goiás ou Santo André x Sport ou ABC, Vitória ou Salgueiro x Criciúma ou São Bernardo, Coritiba ou Nacional (AM) x Ponte Preta, Botafogo ou CRB x Figueirense ou Arapongas, Cruzeiro ou Resende x Atlético Goianiense, Atlético Paranaense x Paysandu ou Naviraiense, Santos ou Joinville x Betim ou CRAC e Bahia ou Luverdense x Fortaleza ou Confiança.

Ah: a partir da terceira fase, ida e volta sempre. Eliminar o jogo da volta vale apenas nas duas primeiras.

Duas dos Estaduais

Adeus, "Copa Ménage à Trois". Olá, "The Romance Championship". O empate sem gols entre Independente e Batatais assegurou o Marília na Série A2 do Campeonato Paulista para 2014 com uma rodada de antecipação. A rodada final do Grupo 3 acontecerá às 10 da manhã deste domingo e tá tudo em aberto. O Batatais está com 7 pontos e receberá o MAC, enquanto o Flamengo, com 5, é mandante contra o Independente, também com 5. Muito mais para o acesso do Batatais. Os outros dois acessos sairão amanhã à noite do Grupo 2.

Enquanto isso, o Campinense ganhou ontem do Atlético, confirmou a primeira colocação da segunda fase e já assegurou uma semifinal do Campeonato Paraibano, contra o segundo da primeira fase, que foi o Treze. E os dois rivais de Campina Grande estarão frente a frente neste domingo, em jogo atrasado desta classificatória.

Curtinhas

*O consórcio formado por IMX (leia-se Eike Batista), Odebrecht e AEG vai administrar o Maracanã por 35 anos a partir de 2 de junho, vencedor que foi da licitação contra o consórcio formado por OAS, Largadère Unlimited e Stadion Amsterdam, que não vai recorrer da decisão. Cuidemos ao longo dos anos o que será feito no estádio.

*Disse Thomas Bach, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, que as instalações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm que respeitar políticas éticas da entidade. Mais um sinal de que João Havelange deixará de dar seu nome ao Engenhão, envolvido em tantas falcatruas que está. Fim melancólico do ex-presidente da FIFA.

*Leio no Vitor Birner que o ministro esportivo Aldo Rebelo disse para vários dirigentes que editará um decreto regulamentador que derrubará a proibição federal das bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Este ato do Ministério do Esporte terminará com o veto "a nível nacional de Brasil", deixando cada estado com a responsa de se posicionar sobre o assunto. Quer ver como os clubes farão um lobby daqueles para liberarem as bebidas?

*Caiu a liminar que há 9 anos mantinha Paulo Schettino na presidência da Federação Mineira de Futebol, a qual assumiu devido à cassação do já falecido Elmer Guilherme. Paulo prorrogou seu mandato até julho do ano que vem por meio de uma assembleia, que o Ministério Público de Minas Gerais quer anular. Com isso, o futebol mineiro está neste momento sem alguém que responda oficialmente por ele. Olho nos bastidores.

*O Santos reclama que foi convidado no fim do ano passado para jogar a Copa Audi deste ano, na Alemanha, mas que teve vetado pela CBF este direito. No entanto, o São Paulo foi liberado. Favorecimento claro ao Tricolor.

*São Paulo, que resolveu passar o facão. Sete jogadores estão dispensados e serão negociados: João Filipe, Luiz Eduardo, Cañete,Walysson, Fabrício, Cortez e Henrique Miranda. Tolerância zero no Cícero, confederado.

*Jorge Henrique afastado do Corinthians por indisciplina. Nem no banco ele ficou domingo passado. Eita nóis...

*Enrolado com a lei há tempos por uma importação irregular de carro de luxo usado nos States, Emerson Sheik agora é processado por Diguinho, do Fluminense, por perdas e danos já que virou réu neste caso. E agora, hã?

*Bernardo disse à Band que não foi sequestrado e agredido por bandidos, além de negar envolvimento com uma das mulheres do traficante carioca Menor P. O meia do Vasco tá se protegendo e escondendo o jogo? Será?

*Marcelo Moreno confirmado pelo Flamengo. Desta vez, o pai dele não pode falar nada. Apenas querer seu êxito.

*Mengão, que poderá receber as 25 milhas de "dilmas" do patrocínio da Caixa Federal, já que a Justiça não deu razão ao advogado Antônio Beiriz, o capixaba residente aqui no RS, que queria bloquear os pagamentos.

*Duas torcidas garantidas nos dois Cruzeiro x Atlético da final mineira. 90% da mandante e 10% da visitante. Não é o ideal pois sou utópico e das antigas, melhor seria a divisão meio a meio. Mas melhor isso que torcida única.

*Incluído no BID da CBF, Dedé poderá estrear pelo Cruzeiro dia 22, contra o Resende, na volta da Copa do Brasil.

*Betinho não emplacou no Boa Esporte. Um gol em 8 jogos e ele tá fora do time de Varginha. Alguém quer ele?

*Proibidas as caxirolas no Ba-Vi do próximo domingo. Carlinhos Brown faz bico e não gosta, mas tá certo isso.

*Dupla Ba-Vi, que terá que fazer alguns jogos do Campeonato Brasileiro fora de Salvador assim que Fonte Nova (jogos), Barradão e Pituaçu (centros de treinamento) ficarem a serviço da FIFA, no fim deste mês.

*O Vitória jogará na Fonte Nova contra o Internacional, dia 25, e terá que buscar um local para enfrentar Vasco, dia 1º, e Atlético Paranaense, dia 12, ambos em junho. Já o Bahia busca local para pegar o Botafogo, em 5/6.

*Confirmado o jogo de estreia da Arena Pernambuco: Náutico x Sporting, dia 22 deste mês. Uma partida para o Timbu fazer muito bonito diante de um grande clube português, que no campeonato nacional da atual temporada passou boa parte do tempo lutando contra o rebaixamento, mas fugiu disso e até sonha com a Liga Europa.

*Tênis: cláusula contratual proíbe o alemão Dieter Klindmann, companheiro de treinos, de fazer sexo com Maria Sharapova. Tenha força de vontade, homem. Ela é um pedaço de mau caminho, mas é preciso ter autocontrole.

*Handebol: confirmado o calendário do Brasil para o Pan-Americano Feminino, no mês que vem, na República Dominicana. A seleção brasileira está no Grupo A e terá pela frente Estados Unidos no dia 1º, Costa Rica no dia 2, México no dia 4 e Dominicana no dia 5. O Grupo B traz Argentina, Canadá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

*Basquete: depois de quatro finais e três títulos, o Uniceub está fora do Novo Basquete Brasil já nas quartas, eliminado que foi pelo São José por 98 x 81. O Flamengo enfrentará os paulistas e não os brasilienses, então.

*Atletismo: começam hoje os primeiros treinos no Mangueirão visando ao GP Brasil, que ocorre neste domingo.

*Mais atletismo: começa hoje a temporada 2013 da Liga Diamante, com etapa realizada no Qatar. As demais serão em Xangai (19/5), Nova York (25/5), Eugene (1/6), Roma (6/6), Oslo (13/6), Birmingham (30/6), Lausanne (4/7), Paris (6/7), Monaco (19/7), Londres (26/7), Estocolmo (22/8), Zurique (29/8) e Bruxelas (6/9).

*Vôlei: segunda rodada do Sul-Americano Masculino, em Belo Horizonte, teve um 3 x 0 do RJX no venezuelano Vikingos (25/17, 26/24 e 25/15) e um 3 x 1 do Minas no argentino UPCN (25/13, 21/25, 25/14 e 25/23).

*Velocidade: amanhã, 9 da manhã, saberemos o grid de largada do Grande Prêmio da Espanha, que abrirá o calendário europeu da Fórmula 1. Hora dos fãs do automobilismo começarem a acordar cedo.

*Muito triste a morte de Andrew Simpson, campeão olímpico de vela em Pequim 2008 e medalha de prata em Londres 2012. Acidente com o catamarã da equipe sueca Artemis, que treinava pra Copa América, em julho.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Há algumas semanas, eu estava com uma dúvida do que seria das noites de quinta-feira sem futebol na Rádio Bandeirantes de São Paulo com a nova programação, extinto o "Fanáticos Por Futebol" em versão diária e, com isso, o "Jornal de Amanhã" entrando às 22h. Nos outros dias da semana, já se sabia: na segunda, retransmissão do "CQC" ao vivo com a TV Band às 22h30; na terça, reprise compacta do "Você é Curioso?"; e na sexta, reprise do "Antenados" (estas duas às 23h). Quarta-feira não conta porque sempre tem time paulista jogando.

*Só que nunca tinha quinta-feira sem futebol com um dos quatro grandes paulistas. Desta vez, teve. E às 23h, foi reprisado de novo o "Você é Curioso?". Ele, então, ocupará o horário nas terças e quintas sem futebol.

*Com isso de mulheres sendo trocadas por homens nos inícios de manhã da ponte aérea por parte da Globo (caso de Rodrigo Bocardi substituindo Carla Vilhena no "Bom Dia SP" e, a partir do mês que vem, de Flávio Fachel sucedendo Ana Luiza Guimarães no "Bom Dia RJ"), vale destacar que, aqui em Porto Alegre, se dá o contrário: só tem mulher apresentando os jornalísticos da RBS TV. É o "Clube da Luluzinha".

*Os únicos homens titulares estão no "RBS Notícias" (o tradicionalíssimo Elói Zorzetto) e no semanal dominical matutino "Campo e Lavoura" (Irineu Guarnier Filho). No mais, só mulheres: Carla Fachim ou Cristiane Silva no "Bom Dia Rio Grande", Cristina Ranzolin ou Carla Fachim no "Jornal do Almoço", Simone Lazzari no "RBS Notícias" e Daniela Ungaretti no "Teledomingo". Bom, até no "Globo Esporte" ficou assim no ano passado, quando Paulo Brito deu lugar à Alice Bastos Neves, eh, eh, eh... E quem disse que estou reclamando?

*A primeira reportagem do "Jornal Hoje" de ontem foi da Cristiane Leite, da Globo Minas, e destacou parentes de viciados em crack que saíram às ruas procurando filhos, irmãos e mesmo mães que abandonaram as famílias devido às drogas. O último caso foi o de uma filha que encontrou a mãe drogada. Na volta, Sandra Annenberg contou que chorou muito ao ver a matéria na redação durante a edição do jornal devido a sempre ser visto um drogado de longe e, agora, acontecer um reencontro. Ela teve que sair e tomar uma água para baixar o choque.

*Lado bom do "Bahia no Ar" voltar pras manhãs da Record: as notícias baianas ao vivo no "Fala Brasil" agora são de novo passadas todos os dias pela apresentadora Jéssica Senra, a jornalista mais gatona da Bahia.

*Marcelo Rezende chama o diretor de imagens do "Cidade Alerta" de "Lente Nervosa". Pois o cidadão devia estar nervosíssimo com "NE" maiúsculo na terça-feira, a ponto de assistirem aqui (postado por leoramone10) o que vão assistir. Rodavam imagens de uma ação policial quando voltaram pro estúdio e pegaram Marcelo coçando as partes íntimas - o que tentou consertar dizendo que a calça estava caindo. Rolou bronca fora do ar? (risos)

*A saideira que li na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert: Cátia Fonseca está solteira após duas décadas. A apresentadora do "Mulheres", da Gazeta de São Paulo, se separou de Dafnis da Fonseca, ex-TV Cultura.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Anne Vieira

Anne Vieira, representante de Castanhal, que venceu ontem à noite o Miss Pará 2013, em concurso transmitido ao vivo pela RBA (afiliada da Rede Bandeirantes). Mais uma que estará no Miss Brasil, em julho, em Belo Horizonte. Linda e cheia de graça. Gostei!

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: excepcionalmente hoje não atenderei os amigos do Brasil. Os e-mails enviados ontem serão reunidos aos remetidos hoje e publicarei na coluna deste sábado. Tudo muito atrasado e prejudicado devido ao tempo forçado de descanso prolongado a mais por causa de uma noite incomum que tive ontem, com fortes dores nas costas. Felizmente, uma boa massagem e bastante repouso ajudaram e elas baixaram. Também para as colunas de sábado e domingo, deixo reservadas algumas pautas que eu já poderia abordar hoje, mas que dá para trazer no fim de semana pois são daquelas que não perdem atualidade.

Clipe do Dia

Há 125 anos hoje completados, nascia em Viena o compositor Max Steiner. Falecido em 1971, ele compôs um tantão de trilhas sonoras de filmes, várias delas para clássicos imortais, como "Casablanca". Três delas levaram o Oscar: "O Delator" (1935), "A Estranha Passageira" (1942) e "Desde Que Você Foi Embora" (1944). Mas a mais famosa de todas foi apenas indicada. Não ganhou o Oscar, mas ganhou a eternidade. É o famoso e popular tema de Tara, do clássico "...E o Vento Levou". Curta aqui esta música inesquecível do cinema mundial.

Ah! Mas esta coluna sempre dá um jeitinho de falar no "Chaves" quando surge uma brecha, eh, eh, eh... E este é um destes momentos. Afinal, é esta música de "...E o Vento Levou" que, em versão de Enoch Light & The Light Brigade, ilustra os encontros de Dona Florinda e Professor Girafales. Versão que podem escutar aqui.

Antes do Arremate...

...vai um saludo e um beijo pra conviva Morgana Costa, que tá sempre presente no Twitter e é leitora desta "24".

Arremate

Mais um Estadual com semifinal definida. Vem aí Pimentense x Vilhena e Genus x Ariquemes em Rondônia.

"24 Horas" volta antes que saibamos qual destes quatro será o vencedor do Campeonato Rondoniense!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.