.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 8 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 241
O fim da Era Ferguson em Manchester

26 para 27 anos. Um Mundial de Clubes. Uma Copa Intercontinental. Duas Ligas dos Campeões da UEFA. Uma Recopa Europeia. Uma Supercopa da Europa. Quatro Copas da Liga Inglesa. Cinco Copas da Inglaterra. Treze títulos ingleses. Uma trajetória sem igual no mundo da bola e mesmo nos outros esportes.

Por isso, este 8 de maio de 2013 não é um dia normal nem para a Inglaterra e nem para o universo futebolístico. O dia em que é confirmado que Sir Alex Ferguson deixará de treinar o Manchester United a partir do fim desta temporada 2012/2013 e passará a ser executivo do clube, pelo qual chegará às 1.500 partidas no comando técnico justamente no fim da Premier League. Será dia 19, fora de casa, contra o West Bromwich Albion. A última jornada em Old Trafford será no dia 12, contra o Swansea. Dias inesquecíveis vem aí.

Thank you for all, Sir Alex! E reina a grande expectativa: qual técnico irá sucedê-lo?

Aniversário amargo... ou não

Um dos principais zagueiros do futebol brasileiro nos últimos anos, Lúcio completa 35 anos nesta quarta-feira.

Ele começou a se destacar em 1997, quando foi adquirido pelo Internacional junto ao Guará após uma derrota do time candango para o próprio Colorado por 7 x 0, pela Copa do Brasil. Teve no Campeonato Gaúcho daquele ano seu único título pelo Inter, do qual saiu em 2000. Dali, se transferiu para o futebol alemão.

Primeiro, Lúcio jogou no Bayer Leverkusen. Não ganhou títulos, mas marcou o único gol do time na derrota na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2002 para o Real Madrid, naquele jogo do tento inesquecível do Zidane. Títulos ele ganharia no Bayern de Munique: três Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha (dobradinhas em 2005, 2006 e 2008) e duas Copas da Liga Alemã (2004 e 2007). Depois, viria a Itália.

Nela, Lúcio ganhou muitos troféus pela Internazionale. Só em 2010, foram cinco: Italiano, Liga dos Campeões da UEFA, Copa da Itália, Supercopa da Itália e Mundial de Clubes. Mais uma Copa da Itália, em 2011, se soma à galeria. A seguir, veio a Juventus. Passagem rapidíssima, mas deu pra ganhar a Supercopa da Itália em 2012.

Pela Seleção Brasileira, o zagueiro tem 103 jogos disputados e 4 gols marcados. Ganhou a Copa do Mundo de 2002 e venceu as Copas das Confederações de 2005 e 2009. Em 2006, ele se tornou o jogador que ficou mais tempo sem cometer faltas: 386 minutos. Na Confederações de 2009, levantou a taça como capitão que era do Brasil e ainda marcou de cabeça o gol do título na eletrizante virada sobre os Estados Unidos.

Tudo isso é destacado na abertura desta coluna porque Lúcio faz aniversário justamente em um dia em que não poderá estar em campo defendendo seu atual time, o São Paulo, expulso que foi na semana passada. E foi a partir disso que o Atlético Mineiro começou sua reação para virar o marcador e ficar em ótima vantagem para a volta desta noite, que confirmará qual dos dois brasileiros seguirá em frente na Copa Libertadores.

O Tricolor precisa de 2 x 0, 3 x 1 ou vitória por um gol a partir de 3 x 2. Já o Galo não perde há "séculos" diante de sua gente no Independência e tem jogado o melhor futebol da competição, o que lhe oferece o favoritismo. Os paulistas ainda não sabem se contarão com Osvaldo, mas tem o retorno do Luís Fabiano após a suspensão de quatro partidas, enquanto os mineiros tem garantida a presença do Bernard, que apenas deu um susto.

Por volta da meia-noite, saberemos se o aniversário de Lúcio terá sido amargo ou não. É quando saberemos se a atuação dele na semana passada foi sua última nesta Libertadores ou se ele ainda a jogará este ano. Palpite no escuro: foi a última pois acho que o Galo vencerá novamente por 2 x 1 e avançará para as quartas-de-final.

Obstáculos a superar

É na Colina que tudo se resolverá para o Fluminense. É na Colina que saberemos se ele fará 1 x 0 ou dois ou mais gols de diferença para eliminar o Emelec e seguir em frente na Libertadores. Campeão brasileiro atual que é, pode mostrar mais. Bem mais. Muito mais. Não precisava, por exemplo, passar sufoco na fase de grupos.

Mas é um Flu com obstáculos a superar, não apenas no marcador adverso parcial, mas no próprio cotidiano dos últimos dias. Perdeu a Taça Rio pro Botafogo e perdeu a chance de fazer mais dois clássicos para tentar ganhar o Campeonato Carioca. Enfrentou o problema do Deco, pego no exame antidoping e ontem preventivamente suspenso por 30 dias após a contraprova dar positivo. Agora, mais um pepinaço: o atacante Michael foi pego no exame após a vitória sobre o Resende. Foi acusada cocaína no seu organismo. Não haverá contraprova neste caso pois o próprio jogador admitiu ter consumido a droga, o que evidentemente pesará contra ele. Isso, sem contar o desgaste com alguns torcedores que queriam criar o movimento "Talibã Tricolor".

Enfim, recaiu muito peso nas costas do time do Fluminense. Será preciso dar das tripas coração para superar tudo isso e conseguir a virada necessária. Isso, claro, sem descuidar dos equatorianos, que bem sabem que jogam por um gol para ficarem com 3 x 1 no agregado para depois ficarem fechadinhos e só serem eliminados nos 90 minutos se tomarem dois ou mais de diferença, o que para um time com tantos problemas nesses últimos dias não é algo muito fácil de superar. Darei um voto de confiança: ele passará ganhando por 1 x 0.

Destaques da Copa do Brasil

Com 5.094 torcedores no 1° de Maio, o Criciúma empatou ao marcar dois gols na partida com o São Bernardo - e não está errado o que digo pois o jogo acabou empatado, mas os dois gols foram marcados pelos catarinenses. Logo, dá para deduzir que um deles foi contra... Com isso, o adversário da Chapecoense na final estadual pode empatar sem gols na volta, dia 15, para pegar o vencedor de Vitória x Salgueiro.

Já 3.079 fãs (2.392 pagantes) estiveram no Independência para assistir um joguinho sofrível vencido pelo Avaí sobre o América Mineiro pelo marcador mínimo. Basta um empate em Florianópolis e o Leão cruzará na próxima fase com quem avançar de Internacional x Santa Cruz, que ficou no "oxo" na ida.

Hoje, mais seis jogos darão prosseguimento à rodada de ida da segunda fase. O Santos visitará o Joinville, o Bahia encara o Luverdense, o Sport duelará com o ABC, o Paysandu confrontará o Naviraiense, o Figueirense ficará frente a frente com o Arapongas e, na única partida que será exclusiva do rádio, o Fortaleza tentará diante do Confiança uma reabilitação depois da sapatada nele aplicada pelo Ceará - que, aliás, fará o único jogo de hoje pela rodada de volta e tentará reverter os 3 x 0 anotados na ida pelo ASA.

Algumas pelos Estaduais

Um jogo importante e histórico acontecerá no Recife: o último por Campeonatos Pernambucanos que o Náutico disputará nos Aflitos, já que depois da Copa das Confederações ele jogará na Arena Pernambuco. A despedida em termos de Estadual da sua casa histórica pode confirmá-lo como terceiro colocado deste ano e classificado para a Copa do Nordeste de 2014. Para isso, tem que ganhar ou empatar sem gols com o Ypiranga, que precisa vencer ou empatar a partir de 2 x 2. Se der 1 x 1, pênaltis resolverão a parada. Jogo sem TV, uma pena.

Em Belo Horizonte, uma hora e meia antes do Atlético x São Paulo decisivo da Libertadores, o Cruzeiro fará um "amistosaço de luxo" com ares de "rachão apronto" e "coletivão dois toques" diante do Villa Nova, no Estádio Paul McCartney (mas dá no mesmo chamá-lo de Mineirão). Dizem que este jogo vale pela semifinal do Mineiro, mas deve ter um engano. Esta semifinal já acabou no fim de semana retrasado, quando a Raposa atropelou o adversário por 4 x 0 e se garantiu na decisão contra o Galo, que se garantiu naqueles 2 x 0 em Tombos. Falando sério: é a semifinal mais sem graça do Brasil inteirinho. Só vale para ver qual grande fará mais gols no oponente.

Já em SP, a "Copa Ménage à Trois" (Série A3) pode confirmar hoje dois importantes acessos pro "The Romance Championship" (Série A2) de 2014, disputada será a penúltima rodada dos quadrangulares. O São Bento pode fazer metade da "Manchester brasileira" feliz. O time de Sorocaba vai a Limeira jogar contra a Internacional e uma vitória bastará para confirmar seu acesso. Empate também ajuda, caso haja um vencedor em Sertãozinho x Itapirense. Já o Marília, da cidade da mais famosa família de narradores esportivos do país, subirá se ganhar do Flamengo de Guarulhos ou mesmo empatar, desde que o Independente não ganhe do Batatais no outro jogo.

Curtinhas

*Em visita à Escola de Educação Física do Exército, onde a Seleção Brasileira treinará por três dias no fim deste mês com vistas à Copa das Confederações, Luiz Felipe Scolari disse já ter definidos os convocados pro torneio aqui no Brasil, mas não quis dar uma só pista que fosse. Só mesmo dia 14 de maio saberemos seus eleitos.

*Confirmado: Flamengo x Campinense, quarta-feira da semana que vem, acontecerá em Juiz de Fora. Tá certo.

*Flamengo, que será patrocinado pela Caixa Federal por 1 ano e receberá 25 milhas de "dilmas". Dinheirama para um dos dois clubes mais bem remunerados no contrato da televisão. Sucesso garantido? Necessariamente não. É preciso fazer bom uso da grana recebida. Aí é que mora o perigo. Só o tempo dirá o que feito dela será.

*Falei em Juiz de Fora. Quem chegou nela é o Vasco, que fará no sábado um amistoso contra o Tupi.

*Confirmada a participação do São Paulo na Copa Audi, em Munique, contra Bayern, Manchester City e Milan, entre 31 de julho e 1º de agosto. É a terceira vez que a competição amistosa de pré-temporada dos clubes da Europa acontecerá. Somente em uma das outras duas um brasileiro jogou: o Internacional, em 2011.

*Inter, que de repente ganhou uma turbulência por causa do Dunga, que não gostou nada do site oficial do clube publicar um vídeo de bastidores da sua conversa com os jogadores no vestiário do Centenário após a conquista do Gauchão sobre o Juventude. Não que houvesse algo ruim no vídeo, pois não tinha. Mas o treinador acha que isso não tinha que vir a público e o Colorado tanto retirou o vídeo de seu site quanto todas as postagens pelo YouTube - embora é lógico que alguém deve ter copiado e o publique de novo (ainda mais que alguns sites ainda mantiveram o vídeo no ar por conta própria, como o UOL Esporte ao noticiar este fato).

*Tem estádio novo em funcionamento a partir de amanhã: o Barretão, em Ceará-Mirim, que fica a 28 quilômetros da capital potiguar. É nele que o América de Natal receberá o Atlético Paranaense, pela Copa do Brasil.

*América, que domingo vai a Mossoró tentar ser campeão estadual direto contra o Potiguar, embora o ABC queira melar tudo alegando que o clube de Mossoró estaria inadimplente com a Federação Norte-Rio-Grandense. Não adianta, é mais do mesmo: time que não ganha no campo tenta limpar sua barra fora dele.

*A Libertadores Feminina acontecerá em Foz do Iguaçu em novembro e terá quatro times do Brasil e quatro de outros países sul-americanos, conforme o secretário nacional de futebol e direitos do torcedor, Toninho Nascimento. Ele disse ao UOL que a iniciativa é do Ministério do Esporte com a Conmebol.

*Desfalque para a Inglaterra que enfrentará o Brasil no Maracanã, dia 2 de junho, em amistoso de comemoração aos 10 anos deste Papo de Bola - o Site (hahaha, quem me dera): Gerrard, o meio-campista do Liverpool, que terá seu ombro operado para começar bem a temporada 2013/2014, daí sua ausência da seleção.

*Às vezes acontecem algumas zebras em outros esportes que não o futebol. No tênis, por exemplo. Número 1 do mundo, Novak Djokovic saiu do Masters de Madrid na segunda rodada ao levar 2 sets a 1 (7/6, 6/7 e 6/3) do búlgaro Grigor Dimitrov, um dos homens mais invejados do mundo, namorado de Maria Sharapova que é.

*E essa do Gigantinho ser interditado pela prefeitura daqui de Porto Alegre por falta de alvará de incêndio? Isso que ele é cotado para receber um evento do UFC no começo de setembro ou um pouco mais à frente.

*Tem início hoje o Sul-Americano Masculino de Vôlei, sempre na Arena JK, em Belo Horizonte. O Minas joga como anfitrião e está no Grupo A, junto com o argentino UPCN e o peruano Club Perless. Já o RJX, enquanto campeão da última Superliga, terá no Grupo B o argentino Clube Buenos Aires Unidos, o venezuelano Vikingos de Miranda e o uruguaio Carmelo Rowing Club. O campeão disputará o Mundial, em outubro, aqui no Brasil.

*A fase de grupos terá três rodadas triplas: hoje, Buenos Aires x Vikingos às 15h, RJX x Carmelo às 18h e Minas x Perless às 20h30; amanhã, Carmelo x Buenos Aires às 15h30, RJX x Vikingos às 18h e Minas x UPCN às 20h30; e depois de amanhã, Vikingos x Carmelo às 15h30, Perless x UPCN às 18h e RJX x Buenos Aires às 20h30. No sábado, tem a disputa do 5º lugar às 16h, a primeira semifinal às 19h e a segunda semi às 21h45. No domingo, o 3º lugar será disputado às 16h30 e a finalíssima acontecerá às 19h30.

*Informação muito importante: os ingressos custarão entre 5 e 10 "dilmas" e valerão para todas as partidas do dia - ou seja: o vivente vai puxar uma nota de 10 e assistirá três partidas de vôlei em sequência (ou duas, no caso do encerramento de domingo). Os bilhetes serão vendidos uma hora antes do primeiro jogo iniciar.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um dos jornais mais antigos do Brasil em circulação, completa 135 anos nesta quarta-feira O Fluminense. O periódico de Niterói já teve jornalistas como Euclides da Cunha, Olavo Bilac, Rubem Braga e Irineu Marinho em sua redação. Atualmente, ele é comercializado de terça a domingo, com a edição dominical sendo revendida na segunda-feira. Do site do Centro de Documentação Dom João VI, aqui está uma super-hiper-ultra-puxa-mega raridaça raríssima: a edição de 2 de agosto de 1878 de O Fluminense. Um achadaço daqueles.

*Depois de 8 anos, Antônio Carlos Macedo teve oficializado pela Rádio Gaúcha um novo companheiro para apresentação do "Gaúcha Hoje", das 5 e meia às 8 da manhã. Jocimar Farina entra no programa no lugar do Daniel Scola, que fica apenas no "Gaúcha Repórter", que ancora desde o ano passado.

*Da série "para tudo na vida tem uma primeira vez": em 6 anos de TV Record aqui em Porto Alegre, pela vez primeira o "Balanço Geral" gaúcho teve dois apresentadores ao invés de apenas um. Com Alexandre Mota fora por um probleminha médico, o jornal desta terça-feira foi comandado pelo reserva imediato Rafael Rocha, que é titular do noturno "Rio Grande Record", mas junto com a repórter Kellen Caldas, que faz o "Balanço" todos os dias, mas sempre em externas. Além disso, ela é a primeira mulher a ter apresentado o "Balanço Geral RS" nestes 6 anos de exibição - não sozinha, claro, mas nem sequer dupla o jornal teve alguma vez desde então.

*Em tempo: quando o "Balanço" estreou em 2007, Luiz Carlos Reche era o apresentador isolado. Carla Bisol (que atualmente mora em Brasília e trabalha na Câmara dos Deputados) o acompanhava no estúdio, mas apenas no bloco final e somente chamando as dicas culturais. Muito diferente da Kellen Caldas, que ontem chamou as matérias junto com Rafael. E ficou bom, deixou diferente o jornal. Valeria repetir isso todos os sábados, acho.

*Quarta-feira com muitas novidades na RIC/Record de Santa Catarina, como um novo estúdio e a transmissão em alta definição, estreados esta manhã no "SC no Ar". Na hora do almoço, o "Jornal do Meio-Dia" passa a ser apresentado por Marta Gomes e Nader Khalil, ficando Hélio Costa com um novo quadro diário. Apresentar pra valer ele fará no novo "Cidade Alerta SC", que entrará às 18h15 e irá até 19h45, quando o "RIC Notícias" terá Rafaela Arns ganhando a companhia de Paulo Alceu na apresentação. Essas novidades se somam à recente estreia de Karem Fabiani, ex-RBS, no "Ver Mais", que entra na sequência do "Jornal do Meio-Dia".

*Não foi apenas em São Paulo. Foi também no Rio de Janeiro e em quase todos os outros estados que o logo do "Bom Dia" estadual ganhou uma repaginada, deixando de se assemelhar ao do "Bom Dia Brasil" e ficando no mesmo formato do logo do noticiário do meio-dia e das 7 da noite. A abertura completa pode ser assistida aqui (postada por gabrielkaizer e ntnoar), no exemplo que fica do início do "Bom Dia RJ" desta segunda-feira.

*Uma curiosidade: "Bom Dia RJ" e "Bom Dia SP" possuem trilhas sonoras diferentes. O noticiário fluminense usa duas: uma para a escalada de manchetes e a ida pros intervalos, e outra para os créditos finais. O jornal paulista tem três: uma para manchetes, outra para a ida pros intervalos e mais uma dos créditos finais. O exemplo do Rio está acima e o de São Paulo é atestado aqui (postado por muitoalemdojg e muitoalemdojrnews).

*De todos os "Bom Dia" estaduais da Rede Globo, apenas quatro usam as trilhas do Rio de Janeiro: os jornais de Distrito Federal, Sergipe, Tocantins e da Rede Amazônica (Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá). Já as trilhas de São Paulo são usadas pelos noticiários matutinos de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará. Somente dois "Bom Dia" são diferenciados tanto na trilha sonora quanto em logo e vinhetas: os da RBS TV em Santa Catarina e aqui do Rio Grande do Sul. O daqui reajustou seu logo na última semana.

*Informação muito importante da Veja BH: Elisângela Colodeti, a lindindona que apresenta o "Bom Dia MG", está solteira. Coração de homens e mais homens batendo em dobro. Quem não sonha com uma dama dessas?

*Fora do ar há alguns dias por causa de uma sinusite, Maria Beltrão emendou férias e volta à Globo News só no dia 28. Então, outros apresentadores do canal tem conduzido o "Estúdio i". Semana passada foi a vez do Sidney Rezende, a próxima será a de Eduardo Grillo e esta tem sido a da minha substituta preferida, Leila Sterenberg, irresistivelmente lindona com aquele jeitinho convidativamente cativante que possui. Ontem, a convidada foi a líbero Fabi, da Unilever. Em dado momento, ao citar o 1,68m de altura da atleta, Leila contou que tem 1,58m de altura. Mais uma vez, provada foi aquela minha tese antiga nestes escritos: as baixinhas são as melhores.

*Bom, depois que há um tempão dito por ela foi durante um programa feito em período de férias da Maria que seu filme predileto é "Cinderela em Paris", com Audrey Hepburn e Fred Astaire, Miss Sterenberg me ganhou de vez.

*Mudando completamente de assunto: bateu desespero no "Vídeo Show" ou o quê? Há semanas, é noticiado pelos colunistas especializados que o programa tem perdido no "Ipobre" de São Paulo para o "Balanço Geral SP", do anão Marquinhos e do seu coadjuvante Geraldo Luís (risos). Por isso, a Globo recolocou o quadro "Novelão da Semana", com uma produção antiga reprisada em compacto de melhores momentos durante uma ou duas semanas. A volta foi com Flora e Donatela em "A Favorita", que não é nada antigona.

*Só que falei que bateu desespero pois confirmado no site do "Vídeo Show" que a partir da próxima segunda e ao longo de três semanas sabem qual produção estará no "Novelão da Semana"? Não é piada, acho que o site do programa não brincaria assim - embora pareça piada: "Avenida Brasil". E por 1, 2, 3 semanas! Preciso falar algo a mais? Preciso: só Carminha poderá derrubar o anão da Record. É a única leitura que dá para fazer.

*Mais uma da Globo que não entendi: a "Sessão da Tarde" desta quarta-feira exibirá "Decisões Extremas", com Brendan Fraser e Harrison Ford. É um filme inédito na TV aberta, mas vai passar à tarde. Vi há pouco tempo esse filme e é bom, pelo menos eu gostei. Mas caberia perfeitamente numa sessão de horário nobre, tipo um "Supercine" ou mesmo a "Tela Quente". Mas vai parar na "Sessão da Tarde". É tipo um time contratar o artilheiro da Copa do Mundo e estreá-lo não na Libertadores ou no Brasileirão, mas no Campeonato Estadual.

*A saideira fica para mais um doodle muito bem bolado pelo Google, que ficará toda esta quarta-feira em sua página de entrada e homenageia os 93 anos de nascimento de Saul Bass, designer gráfico do cinema dos EUA e que tornou clássicos os créditos iniciais de muitos grandes filmes ao longo de cinco décadas. Obras com sua assinatura na apresentação (algumas delas): "O Homem do Braço de Ouro", "O Pecado Mora ao Lado", "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Um Corpo Que Cai", "Intriga Internacional", "Onze Homens e um Segredo", "Psicose", "Spartacus", "Amor, Sublime Amor", "Deu a Louca no Mundo", "Grand Prix", "Nos Bastidores da Notícia", "Quero Ser Grande", "Os Bons Companheiros", "Cabo do Medo" e "Cassino". Publiquei aqui o doodle no YouTube.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Andressa Rogê

Andressa Rogê, repórter da TV Globo de São Paulo. Faz menos de um ano que ela está no canal 5, mas já tem aparecido bastante tanto localmente quanto nacionalmente, sobretudo durante as manhãs. Antes da Globo, a bonita notada aí trabalhou na sucursal da TV Brasil em Sampa City e na TV Assembleia de SP. Mais uma belezura informativa nos jornais globais.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Horrível a proposta de Eugenio Figueredo. A qualidade da Libertadores já não é das melhores e tende a piorar. Diminuindo todos os países para dois participantes no máximo, por exemplo, teremos a Venezuela perdendo uma vaga e o Brasil perdendo três. Nem cabe discussão se o nível técnico melhora ou piora." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Muito válida a ideia do novo presidente da Conmebol. O número excessivo de times diminui o nível técnico da Libertadores. É sofrível ver jogos entre clubes de menor expressão, mesmo no mata-ou-morre inicial. Número menor de clubes permitirá uma competição mais qualificada." (Albio Fabian Melchioretto)

"Quadro de plantas no 'Bom Dia SP'? Ananda Apple é linda, mas é estranho um quadro desses num jornal. *** Muito bom o São Paulo jogar a Copa Audi. Faz falta esse intercâmbio maior com equipes da Europa e de outros continentes para todos os grandes clubes brasileiros. *** Seria interessante uma eliminatória entre os melhores colocados da Série B para definir o último acesso, dependendo também da diferença de pontos entre os clubes. *** Entendo que Dado Cavalcanti queira crescer profissionalmente, mas me chamou a atenção ele trocar o Mogi Mirim rapidamente pelo Paraná. *** O pior das novas cadeiras do Maracanã e dos estádios reformados no Brasil é o uso ruim dos móveis por muitos que não possuem educação para tanto. *** A Arena da Portuguesa da Ilha do Governador não era aquele Estádio Luso-Brasileiro, muito usado no Brasileirão de 2005?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Não, Alexandre. Se fosse, o pessoal do "Panorama Esportivo" do Globo teria citado isso e eu também teria registrado aqui ao citar a nota. É mesmo um estádio novo que será construído.

"Não vale saldo de gols se o Sport vencer o Santa Cruz no próximo domingo?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Não vale, não. Pontuação simples. Se valesse qualquer outro critério de desempate, tipo saldo de gols, gols fora ou melhor campanha, eu certamente teria acrescentado isso, Carlos, igual fiz com todos os outros torneios que destaquei na coluna de ontem. Nada disso falei pois nada disso tem. Só isso.

"Li na Placar uma reportagem sobre uma camisa verde e preta do time de pelada da revista com o número 1000 às costas, que Pelé usou em 1971 ao receber a Bola de Prata hors concours, e foi revelado que quem cedeu a camisa originalmente 10 para ele foi Paulo Henrique Amorim, que era um tremendo perna de pau, segundo Lemyr Martins. Já naquele tempo em que estava na Veja, o dublê de jornalista e maior vai-da-valsa da imprensa brasileira se mostrava um farsante. *** Se esse caso do Michael acontecesse no Flamengo, seriam incontáveis as piadinhas aqui no Rio, tipo 'tem que instalar uma UPP na Gávea'. Os flamenguistas estão acostumados a esse tipo de ironia. *** Por uma fração de segundo, me surpreendi ao ler sobre o casamento do Di Stéfano com uma jovem e me perguntei se ele ainda estava vivo. Logo, lembrei que quem morreu foi Puskas." (Clayton Moreira)
Di Stéfano andou adoentado recentemente, mas se recuperou, felizmente.

"A ventania de segunda-feira deve ter sido um teste e tanto para a resistência do Engenhão, que se manteve firme e forte. Mas sei lá se as autoridades não esperam por um furacão. *** Se eu organizasse a Copa do Mundo, usaria o intervalo da final para fazer uma apresentação da Copa seguinte, igual acontece nos finais dos Jogos Olímpicos ou mesmo no intervalo do Super Bowl. 15 minutos seriam suficientes para um show rápido cheio de referências à Rússia, feito pelos organizadores da Copa de 2018. *** Cada vez mais o Viva anda reprisando atrações muito recentes, quando deveria apresentar clássicos dos anos 80 e 90, radicalizar ao reprisar novelas dos anos 70 e aquelas de cerca de 10 anos atrás que o 'Vale a Pena Ver de Novo' não pode passar devido à classificação indicativo. Não acho que devesse ser prioridade fazer episódios inéditos do 'Sai de Baixo', embora possam ser atrativos." (Daniel F. Silva)

"Com pouco mais de uma semana, 'Sangue Bom' é infinitamente melhor que o erro sem tamanho que foi 'Guerra dos Sexos'. *** Parece que a fonte da Record secou. Quem tem um complexo de filmagens como o Recnov vai demitir mais de 100 pessoas? Parece que a Igreja Universal parou de abastecer os cofres dela." (Fernando Clemente)

"Chico Pinheiro vai ter que caprichar na maquiagem para não aparecer de olheiras no 'Bom Dia Brasil' de amanhã, se ele acorda por volta das 4 da manhã para ir trabalhar e o jogo do Galo acabará por volta da meia-noite." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Eu, se sou ele, durmo durante a tarde, acordo lá pelas 9 da noite e emendo até o meio-dia do dia seguinte.

"José Maria Marin não foi chamado de Zé das Medalhas por causa de 'Roque Santeiro', mas por ficar com a medalha do goleiro do Corinthians após a final da Copa São Paulo do ano passado." (Lúcio Netto)
Sim, tem relação, Lúcio. José + medalha + reprise de 'Roque' no Viva naquela mesma época + "Roque" ser uma das maiores novelas da história = Zé das Medalhas. Encaixa tudo, uma coisa liga na outra.

"Os Estaduais estão ficando muito pequenos para os clubes grandes e o interesse do público é muito menor. Até tivemos uma média interessante no Paulista, quase igual à da Copa do Nordeste. No Carioca, o que pega é os times do interior não terem torcida e seus jogos levarem no máximo 200 pessoas. Tá, os grandes tiveram público pequeno, mas as campanhas ocasionam isso. Com dois classificados antecipadamente, vão guardar a compra dos ingressos para a fase decisiva. E jogo de dois eliminados ninguém quer ver. *** 32 times no atual formato da Libertadores está dentro do limite. Tem que eliminar a repescagem e não dar vagas aos times mexicanos, redistribuindo as vagas entre os países, com mais brasileiros e argentinos, além de dar vagas aos campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior. A Sul-Americana poderia ser junto com a Libertadores no primeiro semestre. Um torneio em cada semestre não cola." (Raider Lopes Martins)
Te esqueces do fator Fox Sports, Raider. É por causa dele, da força econômica que ele possui e do poder midiático que tem em toda a América Latina que a Conmebol coloca times mexicanos, pois o México é um mercado poderoso economicamente falando e ela não abre mão dele, além de um torneio em cada semestre ser ideal para preencher sua grade noturna de terça a quinta praticamente o ano inteiro. Não quero que concordes com isso que temos, mas assim é e não mudará, infelizmente.

"Não acredito em redução nos clubes da Libertadores devido aos interesses financeiros principalmente de Brasil e Argentina. Mas se acontecer, será o fim do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Somados estes fatores, de uma vez por todas será decretada a falência dos clubes nacionais." (Rodrigo Ferreira)

Clipe do Dia I

Há 10 anos hoje completados, quando tinha 82, morria a cantora, compositora e vedete Elvira Pagã. O "Pagã" era artístico e remetia às Irmãs Pagãs, dupla musical que formou com Rosina Cozzolino na década de 1930, fazendo enorme sucesso. Elvira se tornou vedete após desfeita a dupla e virou um símbolo sexual. O vídeo que assistem aqui é de 1936 e traz as Irmãs Pagas cantando "Não Beba Tanto", do filme "Alô, Alô, Carnaval".

Clipe do Dia II

Irmão de Eddie e co-fundador da banda Van Halen, o baterista Alex Van Halen completa 60 anos nesta quarta-feira. Desta super banda de rock'n'roll puro, separei aqui um temaço do álbum "1984": a elétrica "Panama".

Arremate

Faltando 400 dias para a Copa do Mundo. Tudo ótimo, tudo maravilhoso, tudo indo bem... só que não. Muito não.

"24 Horas" volta antes que cuidemos o que terá mudado (se algo terá mudado) quando faltar 300 dias!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.