.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 7 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 240
Tensão em dobro em Portugal

Parecia que o Benfica ficaria com uma mão e três dedos da outra na taça. Parecia. Seu empate com o Estoril, ontem à noite deles e à tarde nossa, o levou aos 74 pontos, contra 72 do Porto, a duas rodadas do término do Campeonato Português. Sábado, às 4 e meia da tarde no BBB (Big Ben Brasília), os dois vão se encontrar no Porto. Os benfiquistas vencerão a competição ou os portistas levarão a indefinição para a rodada derradeira? Fato é que os encarnados ganharam tensão em dobro, somada essa à da Liga Europa contra o Chelsea, no dia 15.

A noite é da Copa do Brasil

Duas partidas movimentam a segunda fase nesta terça-feira, ambas de ida. Uma é São Bernardo x Criciúma, da qual sairá o adversário de quem triunfar em Vitória x Salgueiro. O Tigre chega embalado pela presença na final do Catarinense e o Bernô está descansado desde o fim da classificatória do Paulista. A outra partida deu pano pra manga por inicialmente ter sido marcada pro Independência no mesmo dia de Atlético x São Paulo (e, ainda por cima, de Cruzeiro x Villa Nova no Mineirão), mas antecipada foi para hoje: América Mineiro x Avaí. Quem passar ou virá para Porto Alegre duelar com o Internacional ou irá ao Recife ficar frente a frente com o Santa Cruz.

Campeonato Capixaba

Jogo muito tenso, dois ou mais gols de diferença necessária, 4 x 0 no marcador, cochilo e 4 x 2. Salvo pelo gongo antes que uma encrenca maior acontecesse, o Aracruz superou o Real Noroeste e jogará a final com a Desportiva nos próximos dois domingos (seria nos dois sábados, mas como o Campeonato Carioca acabou ontem mesmo, a TV Gazeta levou os jogos pros domingos pois não tem medo do Paulistão na TV Capixaba, diferentemente dela com o Carioca). O Aracruz jogará pela igualdade no saldo de gols para levar o caneco.

Um giro pelos Campeonatos Estaduais

A coluna desta segunda-feira foi mais mal acabada que a bonitona que acordou tão nervosa por estar atrasada pra chegar no trabalho que nem pensou duas vezes e saiu do jeito que estava, só no trabalho percebendo que saiu de casa com cabelo desarrumado, de pijama e com as pantufas do Garfield (tá bom, ninguém em sã consciência faria isso por mais maluco que ficasse, mas me deu vontade de delirar e pronto, eh, eh, eh). Então, para não ficar sem registro, seguem alguns destaques importantes das retas decisivas de várias competições.

As campanhas dos campeões

O 20° título carioca do Botafogo foi seu segundo sem necessidade de finalíssima nos últimos anos, se somando ao de 2010 (o feito foi repetido pelo Flamengo em 2011), e foi histórico por ser o primeiro com jogo final realizado fora da Cidade Maravilhosa nas 112 edições do Campeonato Carioca. Nelas, o Vasco soma 22 conquistas, contra 31 do Fluminense e 32 do Flamengo. A campanha do Glorioso teve 15 vitórias (11 consecutivas), 3 empates e só uma única derrota (pro Flamengo, na Taça Guanabara), com 46 gols marcados e 10 sofridos. E que coisa muito deliciosamente irônica o gol do título ser do Rafael Marques, que até outro dia queriam ver longe do Fogão.

Já aqui na aldeia, o Internacional repetiu 2009 ao ganhar o Gauchão sem precisar de final. São 42 títulos dele contra 36 do Grêmio. A campanha foi de 14 vitórias, 5 empates e 2 derrotas (uma pro Lajeadense e outra pro Veranópolis), com 37 gols pró e 11 contra. Destes 37, Forlán marcou 9. É o primeiro estrangeiro goleador do Gauchão desde o argentino Vilalba, do mesmo Inter, em 1942. E Leandro Damião teve 8 gols e perdeu a chance de ser o primeiro artilheiro em três Gauchões seguidos da história. O Inter fechará 12 anos seguidos com pelo menos um título, entre Gauchão, Recopa, Copa Sul-Americana, Libertadores, Mundial e outras copas.

No Centro-Oeste, foram dois campeões no domingo. O CENE chegou à conquista do Mato Grosso do Sul com 15 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, marcando 47 vezes e sendo vazado em 15. Já o Cuiabá se sagrou vencedor com 11 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, sendo 33 gols seus nas redes alheias e 19 marcados nas suas.

Situações e curiosidades de outros Estaduais

São Paulo - A final começará no Pacaembu e terminará na Vila Belmiro. Santos e Corinthians farão a quarta decisão de Paulistão entre eles, com triunfo litorâneo em 1984 e 2011, além do sucesso paulistano em 2009. A melhor campanha rende ao Peixe o direito de mandar a volta e só. Não tem vantagem por ela, gol fora valer mais, nada. Dá empate em pontos, em vitórias e no saldo, pênaltis resolverão o campeão. O Timão chegou à final e não só impôs ao São Paulo a sétima eliminação seguida em uma semifinal (a última final do Tricolor foi a de 2003, perdida pro próprio Coringão; o vice de 2006 foi nos pontos corridos), como manteve a escrita de não ser vencido pelo adversário no Morumbi há 6 anos, período que engloba 4 vitórias do alvinegro e 5 empates.

Santa Catarina - Decisão aberta no Heriberto Hulse e concluída na Arena Condá. Será o tira-teima entre Criciúma, campeão em 1991 e 1995, e Chapecoense, vencedora em 2007 e 2011. Dando empate em pontos e no saldo de gols nesta finalíssima, pênaltis decidirão qual interiorano será o campeão catarinense.

Paraná - O empate na Vila Olímpica do Boqueirão rendeu ao Coritiba a possibilidade de ser campeão ganhando ou novamente empatando, enquanto o Atlético joga apenas pela vitória. É a sexta final entre eles com igualdade na primeira partida. Em duas delas, o título foi do Coxa: 1978 (triplo empate) e 2012 (dois empates). Nas outras três, deu Furacão: 1990 (dois empates), 1998 (um empate e duas vitórias) e 2000 (dois empates).

Goiás - O Goiás jogará pela igualdade de pontos na final para ser campeão devido à melhor campanha. Será a sexta final entre ele e o Atlético só nos últimos oito Goianos. Deu Esmeraldino em 2006, 2009 e 2012, enquanto o Dragão triunfou em 2007 e 2011. Na base do "uma vez eu, outra vez você", agora é a vez rubro-negra? É isso?

Pernambuco - A vitória no Arruda deu ao Santa Cruz a condição de empatar na Ilha do Retiro para ser campeão, enquanto o Sport precisa vencer para forçar o terceiro jogo. É a sexta final pernambucana entre estes grandes iniciada com triunfo tricolor. Somente uma vez o rubro-negro reverteu e chegou ao título: em 1949, inacreditável melhor de quatro jogos. Nas outras, o Santa confirmou a vantagem inicial: 1940, 1969, 1990 e 2011.

Bahia - O Vitória será mandante da segunda partida. Contando o SuperCampeonato Baiano de 2002, ele só não foi campeão ou vice desde 1988 em duas oportunidades: 1991 (Bahia campeão e Fluminense vice) e 2001 (título do Bahia sobre o Juazeiro). Desde 2004, apenas em duas vezes Leão e Tricolor não repartiram a primeira e a segunda posições: em 2006 (Colo-Colo) e 2011 (Bahia de Feira), anos de conquistas do interior.

Ceará - Os 3 x 0 do domingo encaminharam uma final Ceará x Guarany. O Vozão só será eliminado se tomar quatro ou mais de diferença do Fortaleza. Já o Guarasol perderá a vaga na decisão se levar 3 ou mais do Icasa no Cariri. A diferença pro clássico da capital se dá porque o Verdão de Juazeiro do Norte tem melhor campanha.

Curtinhas

*A FIFA negou ter vetado o nome de Mané Garrincha pro estádio de Brasília e alegou que Estádio Nacional quem quis adotar foi o Comitê da Capital Federal. Só falta ter sido efeito da queixa do Galvão Bueno, eh, eh, eh!!!

*Li no Renato Maurício Prado que, conforme sua colega Marluci Martins, as novas cadeiras retráteis do Maracanã podem provocar tombos e sustos em torcedores que se levantarem para comemorar gols e não perceberem que sentarão sem ter baixado os assentos, pois o peso da pessoa mantém o banco na horizontal. Entendo...

*Enquanto isso, aquela alegação de que uma ventania poderia derrubar o Engenhão perdeu força ontem, dia em que o Rio de Janeiro teve rajadas de até 93 quilômetros por hora - 30 a mais que a velocidade-limite de risco pro estádio, segundo laudo da empresa alemã Schlaich Bergeman und Partner. Será que deu chabu no laudo?

*Li no "Panorama Esportivo" do Globo que vem aí mais uma arena no RJ: a da Portuguesa da Ilha do Governador, com 15.130 lugares, que ficará pronta daqui a três anos. Teremos os grandes atuando nela? Só o futuro dirá.

*Amanhã, o Atlético receberá o São Paulo no Independência, onde está invicto há 31 partidas. Nelas, o time de Minas Gerais só não fez gol uma única vez - e não perdeu, pois "oxou" com o Grêmio no último Brasileirão.

*A final do interior de SP, entre Ponte Preta e Penapolense, começará no Tenente Carriço no domingo que vem, às 7 e meia da noite, e terminará no sábado do fim de semana seguinte no Moisés Lucarelli, às 6 e meia.

*Como o Gauchão acabou sem finalíssima, as campanhas dos dois turnos confirmou a classificação final. Assim, o Lajeadense é vice-campeão e vai pra Série D, enquanto o São Luiz jogará a Copa do Brasil de 2014.

*Dado Cavalcanti, eliminado do Paulistão no sábado, deixou o Mogi Mirim e treinará o Paraná na Série B.

*Série B, que terá Marcelinho Paraíba pelo Boa Esporte, renovado foi o contrato do meia-atacante.

*Afinal, quem foi o miserável que colocou "Brasilience" no troféu do segundo turno ganho pelo Brasiliense???

*Ceará vai vender bilhetes a 5 e 10 mangos pro jogo de amanhã, contra o ASA, pela Copa do Brasil. Levou 3 x 0 na ida, mas tá motivado pelos 3 x 0 sobre o Fortaleza no Estadual. Presidente Vargas cheio sim ou não?

*Amanhã, a Federação Paraibana, o CSP e seus presidentes serão julgados pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD, tudo por causa da trapalhada com a Copa Paraíba de 2012, que retardou muito a estreia do Coritiba na Copa do Brasil, realizada somente na semana passada contra o Sousa - e concluída já na ida.

*O presidente Sidney dos Santos passou mal de tanta emoção com o gol feito pelo Estanciano sobre o Boca Júnior, que levou seu time pra semifinal do Campeonato Sergipano, que foi levado pro Hospital Dr. Jessé Fontes, em Estância. Felizmente, ele não corre risco de morrer. Foi a emoção do momento que o coração não aguentou.

*O presidente Jorge Formiga assegurou que o Paragominas vai jogar a Série D do Brasileirão "nem que seja de carroça". Tudo isso porque o Remo só jogaria o torneio se o adversário do Paysandu na final do PA desistisse.

*Condenada a CBF a indenizar quatro torcedores do Atlético Mineiro que processaram a entidade por danos morais por mudarem a data do jogo com o Flamengo a 3 dias da realização (de agosto para setembro), quando o Estatuto do Torcedor estabelece 10 dias mínimos de antecedência. Cabe recurso.

*Uli Hoeness continuará na presidência do Bayern de Munique mesmo sob acusação de sonegação fiscal. Bah...

*O Borussia Dortmund renovou até 2016 com o goleiro Weidenfeller, que atua nele desde 2002. Além disso, o clube recebeu mais de 502 mil pedidos via Internet de ingressos para a final da Liga dos Campeões. Um sorteio será feito para apontar quais torcedores terão direito às suas 24.042 entradas para Wembley.

*Com dois gols na virada do Barcelona sobre o Bétis, Messi igualou Maradona em 345 gols, com a diferença de que Lionel precisou de 9 anos e 457 jogos, enquanto Don Diego levou 22 anos e 680 jogos para isso.

*Além da Juventus na Itália, outros dois campeões nacionais na Europa neste fim de semana foram o Ajax na Holanda (a uma rodada do fim e quinando o rebaixado Willem II) e o Galatasaray na Turquia (com duas rodadas de antecipação e 10 pontos de frente). O Gala chegou aos 6 títulos nacionais em 9 anos do técnico Fatih Terim.

*No Campeonato Inglês, são conhecidos dois times que jogarão a temporada 2013/2014: Cardiff e Hull City. A última vaga via Segundona será do campeão da final definida a partir de uma semifinal entre o terceiro e o sexto colocados. A semifinal terá Watford x Leicester de um lado e Brighton x Crystal Palace do outro.

*Futebol americano: a temporada 2013/2014 começará dia 5 de setembro, com Ravens x Broncos. Outros dois da rodada inicial da NFL serão no "Monday Night Football" do dia 9: Eagles x Redskins e Texans x Chargers. Os demais ficaram para domingo, dia 8: Dolphins x Browns, Vikings x Lions, Raiders x Colts, Packers x 49ers, Cardinals x Rams, Patriots x Bills, Titans x Steelers, Falcons x Saints, Buccaneers x Jets, Chiefs x Jaguars, Seahawks x Panthers e Bengals x Bears, além do "Sunday Night Football" com Giants x Cowboys.

*O Brasil, que começará a jogar a Liga Mundial de Vôlei contra a Polônia, entre 7 e 9 do mês que vem, teve sua lista de inscritos confirmada: os levantadores Bruninho, Murilo Radke, Raphael e William Arjona; os opostos Leandro Vissotto, Renan, Théo e Wallace; os ponteiros Ary, Dante, João Paulo Bravo, Lipe, Lucarelli, Maurício Borges e Thiago Alves; os centrais Éder, Isac, Lucão, Maurício Souza e Sidão; e os líberos Alan e Mário Jr.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Responsável pelo setor de rádio do Grupo Bandeirantes, Mário Baccei concedeu entrevista ao Comunique-se e falou sobre vários assuntos. Ele disse ter sido um recuo estratégico o fim da BandNews FM em Campinas pois em alguns mercados próximos a São Paulo ou o jornalismo é diferente ou não se faça. Por isso entrou a Band FM no lugar, pois Campinas já tem jornalismo pela Bandeirantes AM. Contou ainda que a BandNews está por entrar em Recife e João Pessoa, além de ser estudada a criação de rádios customizadas pela Internet.

*Surpresa tremenda que leio no Lauro Jardim: a TV Nativa de Pelotas pediu desfiliação à Rede Record e passará a transmitir a Mix TV. Com isso, aqui no RS a Record ficará restrita a Porto Alegre e algumas retransmissoras pelo interior do estado. Leio no NaTelinha que rumores dariam conta da Rede Record tentar comprar as emissoras da TV Pampa em Pelotas, Santa Maria e Carazinho. Será que os Gadret toparão? Há alguns anos, não rolou.

*Leio no Flávio Ricco que, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e outros mais, o "Balanço Geral" da Record de São Paulo (o do Geraldo Luís, do meio-dia às quase 3 da tarde) também adotou aquilo de ser interrompido no decorrer para um boletim da Igreja Universal, que dura uns poucos minutos. Entendo...

*Os 50 anos do Britto Jr. renderam ontem uma homenagem a ele no fim do "Programa da Tarde", com direito a depoimentos de amigos e familiares numa matéria feita pelo Fábio Ramalho aqui na aldeia pampeana - entre os depoentes estava seu pai, Hilton Britto, grande comentarista esportivo do rádio caxiense. De lambuja, ainda teve de presente uma camisa do Internacional autografada pelo Leandro Damião. Deve ter sido o melhor aniversário da vida do Britto: 50 anos no dia seguinte ao Colorado campeão gaúcho jogando na cidade onde nasceu.

*Aliás, que tal eu apelidar o Centenário nesta coluna de "Estádio Britto Jr." quanto o Inter jogar ali? Vale, não?

*Leio no José Armando Vannucci que a prévia do "Ipobre" em Sampa City apontou liderança para o primeiro "Bom Dia SP" com Rodrigo Bocardi, mas com os mesmos 7 pontos que a Globo marcou na semana passada, a última da Monalisa Perrone na transição da saída da Carla Vilhena até a estreia dele. Na faixa das 6 e 15 às 7 e meia da manhã, o "SBT Manhã" (nacional e local) fechou com 4 pontos, contra 3 do "Balanço Geral" na Record.

*A divisão da rede está acontecendo às 4h45, quando o "Festival de Desenhos" acaba em SP e prossegue por mais 15 minutos para todo o Brasil. Ficou assim a manhã da Globo paulista: 4h45, "Telecurso"; 5h45, "Globo Rural"; 6h15, "Bom Dia SP"; e 7h30, "Bom Dia Brasil". Na rede nacional, temos isto: 5h, "Telecurso"; 6h, "Globo Rural"; 6h30, jornais locais (e, na parabólica, "Espaço Globo News"); e 7h30, "Bom Dia Brasil". Aliás, Renata Vasconcellos e Chico Pinheiro agora entram apenas no jornal às ganhas, acabou aquele boletim das 6h25.

*Impressão que me deu: o "Globo Rural" agora entra gravado tanto às 5h45 para SP quanto às 6h. Hoje, teve só uma entrada de repórter ao vivo (Ariane Flores, da TV TEM) - e estava escuro ainda na externa dela. Pois o selo colorido "ao vivo" não apareceu nem para os paulistas e nem na rede nacional. E o "Globo Rural" diário sempre foi ao vivo, contando com diversas externas. Só falta esse mexe ter ocorrido por causa da diferenciação na grade.

*Quanto ao "Bom Dia São Paulo", tenho observado uma divisão nas menções principalmente no Twitter: alguns gostaram da chegada do Rodrigo Bocardi e outros sentem saudade da Carla Vilhena, alguns acharam o jornal melhor agora por chegar mais junto em problemas do cotidiano e outros preferiam um jornal mais leve e não tão pesado (tinha gente pedindo a volta do quadro de plantas da repórter Ananda Apple, eh, eh).

*O que deu para perceber nestes dois dias da nova fase do "Bom Dia SP" é que ele ficou praticamente todo da capital, com um quase nada do interior. Nesta terça-feira, por exemplo, teve uma notícia de Jundiaí, uma de São José dos Campos e mais nada. De resto, só Sampa City. Claro que cada emissora da Globo no interior de SP sai às 7h10 pro seu "Bom Dia" regionalizado, mas mesmo assim isso dá bem a ideia do que querem para combater a Record na briga pelo "Ipobre": fazer um jornal mais voltado para o paulistano, o que contrasta com o "Balanço Geral: Manhã", da Record, que poderia ser nacional sem qualquer grilo pois tem notícias não apenas de SP, mas do Brasil inteiro, com repórteres entrando ao vivo e tudo mais. O "SP no Ar", às 7h30, já é mais estadual.

*Além disso, deu para notar alguns incrementos no noticiário paulista global: hora certa no canto baixo esquerdo (com direito aos segundos), letreiro resumindo um assunto noticiado (como veem neste exemplo da notícia que abriu a edição de hoje), Glória Vanique fazendo o "Radar" ao lado do plasma no estúdio junto com Bocardi e não em local à parte - como era até a semana passada (agora está igual, por exemplo, à Mariana Gross no "Bom Dia Rio"), ida pro intervalo anunciada por populares, motolinks ao vivo por toda a cidade (com direito ao crédito mostrá-los de rosto junto do nome) e o quadro diário "Tudo Anormal" (que lembra o "Proteste Já!", do "CQC", mas sem humor). Tudo isso faz o "Bom Dia" ser muito mais São Paulo e muito menos SP. Mais capital e menos estado.

*Não foi apenas a Globo de São Paulo que padronizou o logo do seu "Bom Dia" com o do noticiário da tarde e da noite. Li no SulBRTV que a RPC TV também. Aqui está o desde ontem exibido logo do "Bom Dia Paraná".

*Novidade: a alta definição chegou aos noticiários locais da Globo Brasília, que já transmitem neste formato.

*Leio na Folha de S.Paulo que caiu a candidatura de Carlos Augusto Calil para a presidência da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura de São Paulo. Ficou Marcos Mendonça de candidato único.

*Leio na Keila Jimenez que a direção da RedeTV! não tá nem aí pro que João Kléber tem feito ou deixado de fazer nos bastidores pois considera não passar tudo de marketing. "Falem mal, mas falem de mim"? Entendi bem?

*Boa no Rio de Janeiro: marcado para 5 de junho o lançamento do documentário "Aconteceu, Virou Manchete!", que homenageará os 30 anos de estreia desta saudosa rede de televisão. Data escolhida estrategicamente pois foi em 5 de junho de 1983 que ela entrou no ar. A produção será estreada no auditório 91 do Campus Maracanã da UERJ, na Rua São Francisco Xavier, 524, às 7 da noite. Quem for da Cidade Maravilhosa, prestigie essa.

*Boa em São Paulo: autor da "Ooops!" e sempre citado neste tópico, Ricardo Feltrin lançará hoje o livro "Como Lidar com Crises, Jornalistas e Outros Predadores". É às 6 e meia, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

*A saideira triste fica pra morte do guitarrista Peu Sousa, que compôs a banda da cantora Pitty e tocou em outras bandas ao lado de gente como Champignon e Júnior Lima. Ele tinha 35 anos. Dizem que ele se suicidou.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Julieta Jacob

Julieta Jacob, jornalista. Ela foi repórter da TV Globo Nordeste e da TV Brasília, e há um ano publica o blog Erosdita, apenas sobre temas referentes à sexualidade. Tá certo!

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O São Paulo sentiu muito a falta do Osvaldo no domingo e foi prejudicado pela arbitragem em um impedimento do Luís Fabiano no primeiro tempo e pelo Emerson não ser expulso. De todo mundo, o Tricolor foi inoperante contra o Corinthians e Ney Franco continua insistindo no Douglas como 'décimo segundo jogador' do time. *** A confiança e mesmo o time atual do Atlético Mineiro pesam em relação ao Cruzeiro de 2011, mas o São Paulo terá mais chances se sair na frente amanhã. *** O Santos continua se utilizando de cruzamentos, bolas paradas e 'bola pro Neymar que ele resolve' para vencer. Um jogador do Mogi Mirim me chamou a atenção: Val. Boa técnica e qualidade no passe. *** Não sou da turma dos politicamente corretos, mas os torcedores do Fluminense não precisavam usar isso de 'talibã tricolor' para apoiar o time contra o Emelec. *** Tony Kanaan foi esforçado e bem na São Paulo Indy 300. Mesmo depois de ter um problema na mão, ele conseguiu ser competitivo até ficar sem gasolina. *** Li que o Black Sabbath deve lançar um novo disco até o mês que vem com a formação original, mas sem Bill Ward na bateria. *** O 'Sensacionalista' agora coloca entrevistas com deputados e políticos em geral, no estilo do 'CQC', mesmo que continue repercutindo notícias absurdas e falsas. O programa do Multishow ficou meio semelhante ao que já é exibido em outros canais. *** Lembro da linda Virgínia Nowicki no seriado 'Alô Doçura', com ela e César Filho, que o SBT exibia no horário do 'Jornal Nacional'. Mas será que você conseguirá ver 'Chiquititas' todos os dias para vê-la? (risos)" (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Campeonato Carioca de 2013 foi um dos mais mixurucas da história. Campeonato mixo, como consta que Garrincha teria dito a Nilton Santos após a final da Copa do Mundo de 1958. *** Era de se esperar uma torcida pelo Mogi Mirim nos pênaltis de sábado, o que se manifesta em todos nós em algum momento e creio que remonta à luta de Davi contra Golias. Mas simplesmente não consegui torcer contra o Santos, no máximo posso não torcer a favor. Se eu tivesse ido para SP em vez de vir para o RJ, provavelmente seria santista. *** Por que o cada vez mais fraco e dispensável Viva tortura a audiência há 3 anos com intermináveis reprises do 'Sai de Baixo', mas só programou 8 episódios da revolucionária 'Malu Mulher'? Ao fazer pouco caso do riquíssimo acervo da Globo, o Viva perde a chance de ser um TCM tupiniquim. *** Se bem entendi, o Hugo Leonardo Souza Pinto tem menos de 30 anos e não acompanhou 'Roque Santeiro'. Quando José Maria Marin foi chamado de 'Zé das Medalhas', foi por ter tudo a ver com o personagem da novela, que era um sujeito mesquinho e desprezível, que torturava psicologicamente a mulher." (Clayton Moreira)

"São Paulo e Corinthians mostraram tão pouca vontade que pareciam estar loucos para a decisão ir para os pênaltis. E Rogério Ceni se superou na adiantada. *** Não tenho mais paciência para assistir uma corrida completa de Fórmula Indy. Pará-la a toda hora por causa de bandeira amarela enche o saco e dá sono. Americano gosta de coisas assim, vide a preferência ser pela Nascar, que é só em oval e tem isso toda hora. Além disso, o futebol deles é mais parado do que jogado, o que é chato." (Fernando Henrique França Gemignani)

"Sou fãzaço do U2, mas seria melhor termos bandas brasileiras na abertura e no encerramento da Copa do Mundo para divulgar nossa cultura para o mundo. Até hoje, não entendi Shakira e Black Eyed Peas tocando na Copa de 2010." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Um ponto forte do Corinthians não é repetido esse ano: a marcação de pressão no ataque. Hoje, o time fica recuado na maior parte do tempo, esperando o adversário errar para tentar sair em contra-ataque - que, quando surge, não tem velocidade. Esse pouco futebol recente me preocupa para a Libertadores, ainda mais contra o Boca Juniors, quando será preciso no mínimo dois gols de diferença e será fundamental marcar a saída de bola com pressão. Outro problema está nas poucas finalizações, pois há pouca criação. É preciso um futebol com velocidade e agressivo, e não esse burocrático, previsível e lento de momento." (Paulo Henrique Gonçalves)

"Tem um erro na notícia sobre a Globo HD. A Sky não carrega nenhum canal aberto HD no satélite. Simplesmente cede em comodato aos assinantes de locais com emissoras que transmitem em HD um módulo terrestre que é como se fosse um conversor ligado à antena interna que possuímos em casa. Isso permite acessar os canais HD sem precisar trocar de entrada na TV e possibilita sua gravação." (Rômulo Simões)
Conste dos autos que eu não entendo lhufas do assunto alta definição, até por não possuí-la e estar muito longe financeiramente de tal benefício. Apenas citei o que saiu na coluna do Daniel Castro.

"Ficou muito boa a imagem da Globo Brasília em HD. O 'Bom Dia DF' também ficou com o logotipo igual ao do 'Bom Dia São Paulo'." (Ronielson Carlos)

"Título merecido do Botafogo. O Fluminense deu a entender que não estava se importando muito com o jogo e Rhayner foi o único que mostrou o mesmo futebol guerreiro de sempre. Se é a Libertadores que interessa, que jogue pra valer amanhã. Em caso de eliminação, Abel pode arrumar as malas. O Fluminense tem time pra jogar muito mais do que vem apresentando. Leandro Euzébio não pode ser titular. As outras opções para a defesa não são muito melhores, mas ele tá numa péssima fase. *** Com o novo calendário, os times que disputam a Libertadores têm alguma chance de também jogarem a Sul-Americana?" (Victor Faria)
Não. Times separados em cada competição. Só o São Paulo joga as duas pois se classificou para a Libertadores via Brasileirão e é o atual campeão da Sul-Americana. É a única circunstância que permite isso.

Clipe do Dia

Com 56 anos, morreu há 15 hoje completados o cantor americano Eddie Rabbitt. Em 1982, ele lançou no disco "Radio Romance" um bonito dueto com Crystal Gayle, que curtem aqui: "You and I".

Arremate

Reformas do Maracanã e do Mané Garrincha passaram de 1 bilhão de "dilmas" cada um. Brasil, sil, sil...

"24 Horas" volta antes que saibamos do próximo absurdo relativo à Copa do Mundo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.