.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 3 de maio de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 236
Galo próximo das quartas

57.401 torcedores foram ao Morumbi na noite desta quinta-feira e assistiram ao São Paulo dar um calor no Atlético Mineiro na primeira meia hora de jogo. O gol do Jadson lhe deu uma justa vantagem, mas ela poderia ser maior se algumas boas chances fossem convertidas, como aquela do Ademilson na cara do gol - ele, que só foi pro jogo pois Aloísio se machucou ainda no início. Vieram as diferenças do apitante: a solada do Marcos Rocha no Thiago Carleto merecia expulsão e rendeu apenas amarelo; a voadora do Lúcio no Bernard mereceu expulsão. Incorreto não dar cartão vermelho pro atleticano, correto mandar pro olho da rua o são-paulino. A partir daí, o jogo deu uma virada, o Galo empatou antes do intervalo num raro gol de cabeça do Ronaldinho e virou na etapa final com uma finalização excelente do Diego Tardelli. Se viesse um terceiro tento do Atlético, não seria injusto.

Com este triunfo em território paulista, o Atlético está com um pé nas quartas-de-final pois o São Paulo está com uma missão cascudérrima para a volta: ganhar por dois ou mais gols de diferença, ou então por um gol a partir de 3 x 2. E isso, diante de um Galo há quase 50 jogos sem derrota como mandante, não acho que vá acontecer. Uma coisa era ele precisar ganhar no seu estádio, diante de um adversário descansado por já classificado e já primeiro colocado dentro os 16 assegurados. Outra coisa é a situação de agora. O Galo tá em ótima vantagem.

Já o Fluminense mostrou menos do que um campeão brasileiro pode fazer. Não deixou virgem a rede alheia pois Wagner fez um golaço, mas antes dele teve Leandro Euzébio dando uma de pique e, depois dele, um pênalti inexistente deixando o Emelec com a vantagem do empate para a volta no Rio de Janeiro. Mas é verdade que o Tricolor só precisa da contagem mínima para classificar. Porém, seu jogo deverá ter emoção aos montes.

As duas voltas das oitavas da Libertadores estão programadas para quarta-feira da semana que vem, às 10 da noite. Cruel que sejam simultâneas. O vivente que tiver dois televisores sairá no lucro. (tô na boa, então, eh, eh)

Dorminhocos

Assim estiveram CRB e Botafogo, que empataram sem gols pela segunda fase da Copa do Brasil no primeiro jogo da definição de quem enfrentará Figueirense ou Arapongas. O Glorioso atuou com os reservas por priorizar a final da Taça Rio, contra o Fluminense. Dos empates, este foi o melhor pro Galo da Pajuçara, que terá a favor todos os empates com gol no dia 15, no Rio. Mas será que desta vez teremos uma zebra ou não?

Acesérrimo

Assim foi o Vitória, que quatrilhou o Juazeirense em Salvador e pode tomar até 3 neste domingo que, de igual maneira, decidirá o Campeonato Baiano. No fim das contas, vai dar é Ba-Vi mesmo.

Rumo à Holanda

3 x 1 numa semifinal, 3 x 1 na outra. O Chelsea passou pelo Basel e mantém viva a possibilidade de ser o terceiro time a ganhar a "Série A" (Liga dos Campeões ou Copa dos Campeões) e a "Série B" (Liga Europa ou Copa da UEFA) do futebol europeu. Os outros foram Liverpool, com Copa da UEFA em 1976 e Copa dos Campeões em 1977, e Porto, na mesma sequência de conquistas em 2003 e 2004. Já o Benfica superou o Fenerbahce e jogará sua primeira final continental depois da derrota pro Milan, em Viena, há 23 anos, e tentará apenas sua segunda conquista europeia, que se juntaria à Copa dos Campeões de 1962.

Chelsea e Benfica decidirão a Liga Europa em Amsterdã, na Holanda, no dia 15 de maio.

Curtinhas

*Logo mais, às 6 e meia da noite, acontece no Rio de Janeiro o lançamento da campanha "Fora Marin! Regulamentação Desportiva Já!", criada pela Frente Nacional dos Torcedores e encabeçada pelo Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog. Opositores do José Maria Marin, como Romário e Kátia Bagnarelli, viúva do Sócrates, foram convidados para este encontro dos que querem uma nova mudança na presidência da CBF. Boa sorte a todos.

*Mais cinco proprietários de cadeiras cativas no Maracanã conseguiram na Justiça o direito de poder usá-las nas partidas da Copa das Confederações. Cabe recurso, sim, mas essa a FIFA não vai digerir tão facilmente.

*Leio no "Painel" da Folha que o site PaneladePressão.org lançou um protesto para que o nome oficial do estádio Engenhão passe a ser o de Nilton Santos e não mais o de João Havelange, que nesta semana renunciou à presidência de honra da FIFA para não ser condenado por atos de corrupção. Pedido mais do que justo.

*Triste registro de Pernambuco: morreu nesta madrugada Nado, ex-atacante do Náutico, pelo qual foi campeão estadual seis vezes seguidas na década de 60 ao formar um ataque junto com Bita, Lino e Lala. Ele era o último jogador chamado para a Seleção Brasileira defendendo um clube pernambucano até poucas semanas atrás, quando Douglas Santos, do mesmo Timbu, foi chamado para aquele jogo contra a Bolívia. Nado estava com 74 anos, passou mal em casa, teve um sangramento e, mesmo levado pro hospital, não resistiu. Pena!

*Para o jogo contra o Santos, na próxima quarta-feira, o ingresso mais barato cobrado pelo Joinville custará 100 mangos. Cresceram o olho por causa do Neymar. Mas não deve resultar em algo tão bom pro JEC por causa da televisão, já que a Band mostrará o jogo no país todo e não há restrição para a praça na Copa do Brasil.

*Marcelo Veiga, que estava no Botafogo de Ribeirão Preto, é o novo técnico do São Caetano. Vai se dar bem?

*O Macaé dispensou Toninho Andrade, que era o terceiro treinador mais duradouro do futebol brasileiro entre os clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, com 2 anos e 1 mês no time fluminense (148 jogos), contra 2 anos e 5 meses do Tite no Corinthians e mais de 5 anos de João Galvão no Águia de Marabá.

*A Unilever estreou ontem no Sul-Americano Feminino de Vôlei, que levará o campeão para o Mundial, com 3 x 0 (25/10, 25/20 e 25/13) no chileno Club Boston. Hoje, o Rio enfrenta a paraguaia Universidad Metropolitana.

*E essa do novo autódromo do Rio de Janeiro poder ser construído em outro lugar pois o local no Deodoro era um antigo campo de treinamento militar e há explosivos no local? Pelo amor de Deus...

*90% de possibilidade de chuva na São Paulo Indy 300, apontam os previsores meteorológicos. Corrida com chuva sempre é mais divertido, desde que não haja graves acidentes. Além disso, chuva no domingo não afetará apenas a corrida da Fórmula Indy, mas também São Paulo x Corinthians na sequência.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Novidade na Rede Atlântida (FM musical do Grupo RBS em Rio Grande do Sul e Santa Catarina), que li ontem em tweets do Alexandre Fetter: uma das "estrelas móveis" do programa diário "Pretinho Básico" ganhará um programa solo a partir deste mês. Visto nestes dois estados na apresentação do "Galpão Crioulo" nas manhãs de domingo, pela RBS TV, Neto Fagundes vai apresentar o programa nativista "Oigalê-Te Porquera", também aos domingos, às 8 horas. Começa no dia 12 e vai para toda a Rede Atlântida, com exceção de Florianópolis.

*Mudança aqui na aldeia pampeana: Fernanda Farias, que foi repórter da Rádio Bandeirantes, apresentadora da Band (do jornal "RS Acontece" e do programa "Boa Tarde RS") e que recentemente estava na retaguarda do programa "TVCOM 20 Horas", deixou Porto Alegre e a RBS. Agora ela trabalha em Brasília e pro Canal Rural - que, para quem não souber, foi vendido recentemente pelo Grupo RBS para a empresa J&F Investimentos, de propriedade de Joesley Batista, que é o sortudo marido da Ticiana Villas Boas, de férias do "Jornal da Band".

*Leio no Flávio Ricco que a equipe da TV Cultura está protestando contra a Rádio CBN. Tudo porque o "Guia do Dia", jornal matutino das 7 horas que entrou no ar recentemente, tem um quadro chamado "Papo de Padoca", feito por um de seus apresentadores, Cadu Cortez. Só que agora, depois dele, veio um muito semelhante no "Jornal da CBN" do início das manhãs, chamado "Papo de Padaria". É muito papo, minha gente, eh, eh...

*E esta sexta-feira foi o último dia da Monalisa Perrone como substituta no "Bom Dia São Paulo" e nas notícias paulistas do "Bom Dia Brasil", pois a partir de segunda-feira tem Rodrigo Bocardi nos dois espaços, com direito ao matinal paulista da Globo entrando ganhando 15 minutos e começando às 6h15, prometendo mais noticiário ao vivo - isso sem contar que a edição de estreia terá a volta da Carla Vilhena para passagem de comando ao novo apresentador, enquanto ela será repórter do "Fantástico" e seguirá no "Jornal Nacional" aos sábados (sendo a única apresentadora do rodízio de fim de semana que não é titular de um noticiário de segunda a sexta). A cuidar a briga no "Ipobre" entre o novo "Bom Dia SP" e o simultâneo "Balanço Geral SP: Manhã", da Record.

*Leio no Flávio Ricco que Carla Cecato tá fora de combate na Record, onde agora tem apresentado o "Domingo Espetacular" durante a licença-maternidade da Janine Borba. Gripe forte que deixou ela acamada. Melhoras.

*Más da Record que leio no Flávio Ricco e na Patrícia Kogut: demissões no setor aéreo da emissora, que está por ser terceirizado por completo pelo Comandante Hamilton, que está por renovar contrato; e com o fim das gravações de "Balacobaco" na última terça-feira, cerca de 100 pessoas foram demitidas, entre produtores, camareiros, maquiadores e cinegrafistas, sob a alegação de corte de custos. Atores e diretores preservados.

*Leio no NaTelinha que, anteontem, o "Vídeo Show" marcou 12 pontos de média e 15 de pico em São Paulo, o que é muito expressivo para quem tem levado bordoada atrás de bordoada há tempos da Record, com seu fanfarrônico "Balanço Geral SP" (esse sim fanfarrônico, enquanto o da manhã é efetivamente e essencialmente jornalístico). Os paulistanos redescobriram Ana Furtado e André Marques? Não. É que voltou ao ar o quadro "Novelão", que por uma ou duas semanas repete uma novela de sucesso em versão bastante compactada, só com o básico mais essencial possível. E a rememorada da vez é "A Favorita". Dá-lhe Flora! Dá-lhe Donatela!

*Também no NT, leio que na mesma quarta-feira a RedeTV! teve boa audiência com o "Se Liga Brasil" e a melhor do "Você na TV" desde a estreia. Porém, contudo, todavia, entretanto, mais justificado do que nunca está o aqui usado apelido "Ipobre": alegria de pobre dura pouco, ainda mais quando é por décimos de milésimos que, no fim das contas, não fazem grande diferença. O "Se Liga Brasil" registrou 0,6 ponto e a tranqueira do João Kléber foi aos 2 pontos. Dois! E o homem jurava que brigaria com a Fátima Bernardes pela liderança, ah, ah, ah!!!

*Não assisto "O Melhor do Brasil" na Record, nem tanto por ter algo contra Rodrigo Faro (e não tenho, acho até que ele tem um futuro bom pela frente como animador de auditório), mas por não ir com a cara do programa em si desde a época do Márcio Garcia. Só que o deste sábado eu serei forçado a assistir por causa do quadro onde ele imita artistas famosos, o "Dança, Gatinho, Dança". Desta vez, ele vai recriar a dança final de "Dirty Dancing - Ritmo Quente" ao som de "I've Had The Time of My Life", com Bill Medley e Jennifer Warnes. Ele, lógico, fará as vezes de Patrick Swayze. E quem bancará Jennifer Grey na história? "Só" Chris Flores. Aí é que mexe comigo. Um momento mágico como o desse filme e ainda com uma gatinha encantadora como a Chris. Quem não quer?

*Enquanto isso, leio no Flávio Ricco que Yudi, aquele que formava dupla com Priscilla no "Bom Dia e Cia.", rescindiu seu contrato com o SBT e já é especulado para a próxima "Fazenda" na Record. Ah, meu Deus...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Greici Mattos

Greici Mattos, repórter da RBS TV na sucursal de Santo Ângelo e ex-TV Pampa na sucursal de Ijuí. Mais uma lindindona do interior que já vale boas espiadas nas aparições estaduais.

Aviso aos navegantes

Estou devendo uma série de respostas a e-mails e mensagens (abertas e fechadas) no Facebook, que por pura falta de tempo ao longo desta semana repleta de jogos ainda não pude atender. Sendo esta sexta-feira sem jogo aqui no Brasil para eu acompanhar à noite ou algum europeu que me chame mais especialmente, conseguirei ter tempo para ver tudo direitinho e colocar em ordem estas respostas pendentes. Conto com sua compreensão.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"O São Paulo jogou muito bem até a expulsão infeliz do Lúcio, que foi merecido, mas dá a entender que a pressão do Atlético na arbitragem adiantou. O Atlético parecia até apavorado em campo e Ganso e Jadson faziam ótima partida. Com um a menos, o time se desesperou e Ney Franco errou ao tirar Ademilson, apesar dos gols perdidos na cara, pois deixou o time atleticano muito tranquilo e sem ter a quem marcar na frente, sendo talvez o caso de sacrificar Ganso, que é o que corre menos dos que ficaram. A falta de sorte também apareceu com a contusão do Aloísio, mas isso não invalida a vitória do Atlético, que jogou com bastante sobriedade no segundo tempo. A classificação ficou muito complicada, mas em 2011 o Cruzeiro do Cuca perdeu para o Once Caldas em casa na mesma situação. *** Sei que, pelo que era esperado do Palmeiras, o time vai indo até bem na Libertadores e que o Tijuana pode ser vencido no Brasil. Fiz a observação apenas respeitando a matemática, pois o Tijuana tem mais resultados a seu favor no jogo de volta. *** A Globo News fica mesmo um pouco fora desse excesso de reprises da TV paga e sempre interrompe a programação quando ocorre alguma notícia urgente - até tirou um jornal no horário das 9 da noite para colocar o 'Conta Corrente'. Nem há comparação com o BandNews, que reprisa muito mais as reportagens durante o dia." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Quando falei do primeiro gol do Tigre sobre o Olimpia, me referia mesmo ao impedimento e, por isso, o gol tinha que ser anulado. *** O erro do Leandro Euzébio não foi da mesma gravidade do erro do Lúcio. O jogo no Equador estava igual e, sem o gol dele, acabaria 1 x 1. Já a expulsão infantil do Lúcio mudou por completo o jogo no Morumbi. 90% da responsabilidade é dele. E quem prejudicou mais sua equipe nesta semana: Cris ou Lúcio?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Primeiro: como falei na resposta de ontem, o impedimento é mínimo e só dá para melhor perceber pausando a imagem, pois no "olho vivo" não é tão simples assim e dá para passar batido - isto é: não deveria, mas não é um erro tão flagrante pois é questão de centímetros. O São Paulo "se prejudicou-se a si mesmo" mais, pois não teve forças para reagir à adversidade igual o Grêmio teve. Essa eu acho a melhor leitura do fato.

"Não seria formidável se, dentre os três paulistas na Libertadores, apenas o rebaixado Palmeiras se classificasse para as quartas-de-final? A vida é mesmo igual viaduto. *** A cena da morte do Zé da Medalhas em 'Roque Santeiro', afogado nas ditas cujas, merece entrar em qualquer antologia da televisão brasileira. Aliás, as novelas hoje em dia andam tão descartáveis que já se não produzem mais cenas antológicas, dignas de serem lembradas de tempos em tempos em programas de velharia. A última cena que se enquadraria nesse filão é a da Carolina Dieckmann raspando o cabelo em 'Laços de Família'." (Clayton Moreira)
Zé das Medalhas, que ele menciona pois na coluna de ontem registrei os 20 anos da morte de seu intérprete, Armando Bogus.

"Eu não me espantaria se essa lesão do Götze fosse um jeitinho para não jogar nem a final do dia 25 e nem mesmo enfrentar amanhã seu futuro clube. Não digo que é migué, mas que é muito estranho ele ter se lesionado na terça-feira, isso é. *** Em nenhum momento o tiki-taka do Barcelona pressionou o Bayern de Munique, que joga tão bem quanto ele e ainda melhor pois é mais agressivo e chuta mais em gol. Robben pega a bola e, se dribla para o mesmo lado, alguns dirão que ele faz uma jogada manjada. Mas se é tão manjada, por que ninguém nunca consegue pará-lo? Um cara como ele o Barça não tem. E Tito Vilanova não tem nem 10% do potencial de Josep Guardiola, que vai treinar um Bayern que, hoje em dia, é o time que menos precisa de sua habilidade como técnico. *** Como é só um jogo, pode dar qualquer um dos dois em Wembley. O Bayern tem um elenco muito mais forte, mas o Borussia pode manifestar sua força e ganhar a Liga dos Campeões." (Fernando Clemente)

"A operadora de TV a cabo está transmitindo o SBT do Pará aqui em Peruíbe. Passa o 'SBT Pará' na hora do almoço e, à noite, a grade é atrasada em uma hora após 'Carrossel' e o 'Programa do Ratinho' termina à meia-noite." (Hélio Sussúmu Abe)
Na verdade, Hélio, este é o sinal principal do SBT para as emissoras das regiões que tem uma hora de atraso para Brasília e não necessariamente o SBT de Belém. É exibido o 'SBT Pará' pois o sinal é gerado de lá, mas o canal aberto de Belém mostra a programação normal mesmo (incluindo o jornal local) e quem mostra esta grade diferenciada são só as regiões com atraso, o que se faz necessário devido à classificação indicativa ter que atender o horário local de cada estado.

"Por que a TV Record/RS não tem site até hoje?" (Marcelo Cioti)
Preguiça pura. Desleixo. Desligamento dela. Só isso.

Clipe do Dia I

Há 110 anos hoje completados, nascia Bing Crosby, que morreu em 1977, ao sofrer um ataque cardíaco enquanto jogava golfe. Ator de presença marcante, foi um cantor de enorme popularidade e belíssima voz. No cinema, fez muitas comédias da série "Road To..." com Bob Hope, uma delas "A Caminho do Rio". Ainda foi indicado três vezes ao Oscar, ganhando por "O Bom Pastor", além de ser o primeiro ator a concorrer duas vezes pelo mesmo personagem: o padre Chuck O'Malley, primeiro neste filme e depois em "Os Sinos de Santa Maria".

Três canções com Bing para iluminar seu dia: começo aqui com "True Love", em dueto com a lindíssima Grace Kelly no ótimo "Alta Sociedade"; prossigo aqui com "Moonlight Becomes You", de "A Sedução do Marrocos" (um dos filmes da série "Road To..."); e concluo aqui com um achado legal demais, que é Bing cantando "Brazil" (ou "Aquarela do Brasil"), o imortal clássico de Ary Barroso, em dueto com Rosemary Clooney.

Clipe do Dia II

Se não tivesse nos deixado no Natal de 2006, chegaria hoje aos 80 anos "The Godfather of Soul", primeiro e único James Brown, papa maior da música negra norte-americana. Se sou tão fã dela, esse cara é um dos maiores responsáveis, graças ao suingue desenfreado carregado por sua voz nas canções que popularizou e ao bailado irresistível que foi uma das inspirações de um dançarino histórico: "só" Michael Jackson. Para fugir da obviedade (o que é difícil, pois James é um que renderia fácil, fácil um tópico com 10 canções), separei duas de filmes com sua participação e dois "Momento Raridade Rara".

Primeiro, as canções de filmes: esta aqui é "The Old Landmark", da antológica cena onde Jake Blues é abençoado na igreja no classicaço "Os Irmãos Cara-de-Pau" - e notarão que, no coral do reverendo feito por James, está a diva Chaka Khan; e este tema aqui é "Get Up Offa That Thing", que acompanha a cena de dança de "Doutor Detroit e Suas Mulheres", uma comédia com Dan Aykroyd que há anos não vejo na TV - e onde são notados dois atores de seriados famosos: T. K. Carter, o Mike de "Punky, a Levada da Breca", e Fran Drescher, muito antes de "Nanny".

Agora, os dois "Raridade Rara": este aqui (postado por cultne) registra sua chegada ao Rio de Janeiro para um show em 1988, em vídeos da TV Globo com narração de Leda Nagle e, depois, reportagem de Bia Falbo; e este aqui (postado por tubodobeto) traz trechos de uma apresentação de James no Canecão, também no Rio, mas na década de 70, em imagens originais da TV Tupi que foram reprisadas pela Cultura no "Som Pop".

Clipe do Dia III

Celebra 75 anos nesta sexta-feira o dono de uma belíssima e potente voz: Agnaldo Rayol, que também tem várias passagens como ator ao longo da carreira. Musicalmente falando, separei duas delas: começo aqui com "Onde Estará Meu Amor", cantada no filme "Chofer na Praça", estrelado por Amácio Mazzaropi no fim dos anos 50; e separei aqui "Mia Gioconda", em apresentação no "Programa do Ratinho" e que foi tema do personagem de Raul Cortez na novela "O Rei do Gado" (nela, em versão conjunta com a dupla Chrystian & Ralf).

Também destaco aqui (postado por sambruno2006) um trecho de uma hilária participação dele como professor substituto em "A Escolinha do Golias", em 1990, no SBT. As "solfejadas" de Rayol, somadas às palhaçadas engraçadíssimas do Ronald Golias e à sempre risonha Nair Bello, são garantia de muita diversão.

Arremate

A final do Campeonato Acreano, dia 26, no Florestão, encerrará com um show de... Valesca Popozuda. Ai...

"24 Horas" volta antes que repensem isso e chamem alguém melhor para o jogo decisivo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.