.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 29 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 232
Os públicos da reta decisiva

A um mês de começar o Campeonato Brasileiro, os Estaduais estão em suas retas decisivas. Por isso mesmo, chama a atenção apenas um jogo neste fim de semana ter passado da casa das 30 mil pessoas - e vários deles aconteceram em estádios onde muito mais gente poderia ter comparecido. Então, vamos a mais um resumão de plateias por todo o Brasil, exceto umas poucas que não achei (caso de Juventude 1/5 x 4/1 Grêmio).

32.995 - São Paulo 1 x 0 Penapolense - Morumbi, São Paulo (SP)
27.406 - Vitória 2 x 1 Bahia - Fonte Nova, Salvador (BA)
15.531 (17.021) - Paysandu 1 x 2 Remo - Mangueirão, Belém (PA)
15.013 - Náutico 2 x 1 Santa Cruz - Aflitos, Recife (PE)
14.172 - Santos 1 (4) x (2) 1 Palmeiras - Vila Belmiro, Santos (SP)
14.066 - Sport 4 x 2 Ypiranga - Ilha do Retiro, Recife (PE)
12.460 - Ponte Preta 0 x 4 Corinthians - Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
12.028 - Figueirense 1 x 1 Chapecoense - Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
10.805 (13.170) - Internacional 1 x 0 Veranópolis - Centenário, Caxias do Sul (RS)
10.720 - Comercial 0 x 1 Capivariano - Palma Travassos, Ribeirão Preto (SP)
10.025 - Avaí 3 x 2 Criciúma - Ressacada, Florianópolis (SC)
9.436 - Coritiba 3 x 1 Londrina - Couto Pereira, Curitiba (PR)
5.245 - Mogi Mirim 6 x 0 Botafogo - Romildo Ferreira, Mogi Mirim (SP)
5.000 - Goianésia 0 x 3 Atlético - Valdeir José de Oliveira, Goianésia (GO)
4.402 (6.867) - Botafogo 5 x 0 Resende - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
3.983 (7.080) - Fluminense 4 x 1 Volta Redonda - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
3.833 (4.094) - Operário 4 x 1 Atlético - Germano Kruger, Ponta Grossa (PR)
3.679 (4.179) - Fortaleza 3 x 0 Icasa - Alcides Santos, Fortaleza (CE)
3.474 - ASA 0 x 1 CSA - Coaracy da Fonseca, Arapiraca (AL)
2.789 - Villa Nova 0 x 4 Cruzeiro - Castor Cifuentes, Nova Lima (MG)
2.451 - Tombense 0 x 2 Atlético - Antônio Almeida, Tombos (MG)
1.858 - ABC 1 x 0 Alecrim - Frasqueirão, Natal (RN)
1.216 - Brasiliense 0 x 0 Ceilandense - Serejão, Taguatinga (DF)
1.164 - Campinense 4 x 0 Auto Esporte - Amigão, Campina Grande (PB)
1.149 - Portuguesa 4 x 1 Catanduvense - Canindé, São Paulo (SP)
449 (767) - ASSU 1 x 1 América - Edgarzão, Assú (RN)

Os destaques dos Estaduais

São Paulo (A1) - O Palmeiras começou melhor, mas o Santos saiu na frente. O Palmeiras sentiu o gol, mas o Santos não aumentou a vantagem e Neymar perdeu várias chances ótimas. O Palmeiras empatou, mas Rafael brilhou nos pênaltis e o Santos fará uma semifinal contra o Mogi Mirim, que estraçalhou o Botafogo por 1, 2, 3, 4, 5, 6 a nada - 5 só na etapa final. Já o Corinthians, com Edson Bastos mal nos dois primeiros gols, um terceiro surgido de pênalti que não existiu e um golaço de Alexandre Pato no quarto, atropelou a Ponte Preta em tarde com lamentável confronto da torcida da Macaca com a PM. Já o São Paulo, todo avermelhado por causa das cadeiras vermelhas no Morumbi (oh, Deus), contou com um gol contra e, perto do fim, uma defesa espetacular de Rogério Ceni para superar o Penapolense. Vem aí Mogi Mirim x Santos e São Paulo x Corinthians.

São Paulo (Campeão do Interior) - Sim, também este tapa-buraco dos sábados da televisão fechada definiu sua semifinal: de um lado, Ponte Preta x Linense; do outro, Botafogo x Penapolense.

São Paulo (A2) - O fim do Grupo 2 foi emocionante. O Guaratinguetá dependia apenas das próprias forças para voltar pra elite no ano que vem, mas perdeu pro Rio Claro em pleno Vale do Paraíba. Melhor pro Audax (ex-Pão de Açúcar), que fez sua parte contra o Red Bull Brasil e jogará a divisão principal em 2014. Já o Comercial perdeu pro Capivariano, com quem empatou em pontos e vitórias, mas subiu devido ao saldo de gols (5 a -1) - e o que colaborou decisivamente para isso? Aqueles 7 x 0 sobre a Portuguesa, que ontem cumpriu tabela e quatrilhou a Catanduvense. Então, subiram Audax, Comercial e os finalistas deste "The Romance Championship", Rio Claro e Portuguesa, que decidirão o título em duas partidas, a decisiva com mando rubro-verde.

Rio de Janeiro (Série A) - Com 25 minutos, já estava 3 x 0 para o Botafogo, que ainda escapou de levar um do Resende pois Jefferson catou um pênalti antes do terceiro. Quina no fim das contas e o Glorioso vai decidir a Taça Rio com o Fluminense, que saiu na frente, tomou o empate, mas acabou por quatrilhar o Volta Redonda, com direito a um golaço do Thiago Neves. Tricolor, que teve um susto na volta pra capital, quando o ônibus do time bateu de leve na van que levava o material do clube, isso na descida da Serra das Araras, mas felizmente não houve feridos. Pela melhor campanha, o Botafogo joga pelo empate para ser não só campeão do segundo turno, mas do campeonato direto. E aí? Teremos só um "Vovô" ou uma "melhor de três" improvisada?

Rio de Janeiro (Série B) - O Bonsucesso já tinha a vantagem do empate, mas fez melhor e bateu a Cabofriense pela contagem mínima para conquistar a Taça Santos Dumont, equivalente ao primeiro turno, e estar garantido no triangular decisivo com o vencedor da Taça Corcovado e o time de melhor pontuação geral.

Minas Gerais - Atlético x Cruzeiro é a final mais cantada de véspera no Brasil inteirinho. A única validade desta semifinal é ver qual grande fará mais gols no seu adversário pequeno nos 180 minutos. Por enquanto, "vantagem" do Cruzeiro, que fez 4 no Villa Nova, contra 2 do Atlético sobre o Tombense. Projeção pra volta? Esquece, pelo amor de Deus. Que chegue de uma vez o dia 15 para começar a decisão. E como puderam notar lá no início da coluna, Villa e Tombense tem que reclamar um monte do TJD/MG, pois perderam a chance de excelentes rendas se a bola rolasse em Belo Horizonte mesmo. Perderiam do mesmo jeito, mas lucrariam uma grana esperta.

Rio Grande do Sul - Grêmio eliminado do Gauchão e valeu a invencibilidade de agora 48 jogos do Juventude no Alfredo Jaconi. Nos pênaltis, incompetente por incompetente, o Papo só o foi no errão do Adaílton, ao passo que o Tricolor teve um André Santos horrorosamente catastrófico e um Vargas detido por Fernando. O "Juvenal" foi confirmado com a contagem mínima do Internacional, que ganhou automobilisticamente do Veranópolis no belo tento do Willians. A final da Taça Farroupilha será no Centenário, em princípio, mas tem quem fale em Lajeado ou Novo Hamburgo. Se o Colorado faturar o segundo turno, será campeão direto. Um ou três "Juvenais"?

Santa Catarina - 11 segundos bastaram para a Chapecoense sair na frente. 81 minutos foram necessários para o Figueirense empatar. Mas o Verdão do Oeste pode novamente empatar em seu reduto que será o finalista. Já o enfrentamento dominical foi agitadíssimo, com o Criciúma fazendo 2 gols, mas superado pelos 3 do Avaí, que jogará pelo empate no interior, enquanto o dono da casa precisará ganhar para decidir o campeonato.

Paraná - Paulo Sérgio fez três e o Atlético foi quatrilhado pelo Operário, mas conquistou o segundo turno pois o Londrina, mesmo saindo na frente, tomou a trinca de virada do Coritiba, o que manteve a vantagem de 1 ponto do Furacão pro Tubarão. Vem aí dois Atletibas na final exclusiva do rádio, o primeiro na Vila Olímpica e o segundo no Couto Pereira, com o Coxa tendo a vantagem de ser campeão com saldo igual de gols devido à melhor campanha. Além da decisão do Estadual, o PR também terá campeão do interior, este Londrina ou Operário. Enquanto isso, o Paraná trincou o Paranavaí, que foi rebaixado junto com o Nacional.

Pernambuco - No "amistosão" com ares de "coletivo apronto" e "rachão dois toques", o Sport levou 2 gols, mas fez 4 no Ypiranga e avançou por 9 x 3 no agregado. O que interessava mesmo era saber quem decidiria o torneio com o rubro-negro. Quando o Náutico saiu na frente do Santa Cruz, estava 1 x 1 no agregado. Se ficasse assim, os cartões decidiriam o finalista. Em dado momento, o Timbu caía fora por ter 4 amarelos contra 3. Mas isso "se foi-se" embora a 15 minutos do fim, quando o Tricolor empatou. O Náutico desempatou, mas precisava de mais um para avançar. Pelo gol fora, o Santa Cruz está na final, que será em melhor de três partidas. Enquanto isso, o terceiro lugar será decidido pelos perdedores da semifinal. A propósito: foi o último Clássico das Emoções nos Aflitos, pois em breve o Náutico mandará seus jogos não mais nos Aflitos e sim na Arena Pernambuco.

Bahia - 6 jogos de jejum, 3 perdidos e 3 empatados. É o Bahia, que uma vez mais perdeu. O Vitória não goleou, mas triunfou outra vez, tendo como destaque o lindo passe de calcanhar do Maxi Biancucchi no gol do Mansur. A fase tricolor é tão complicada que nem pênalti existente é anotado, Magal que o diga. Somado este 2 x 1 do Leão e a contagem mínima favorável ao Juazeirense contra o Juazeiro, a semifinal - que não cruza um grupo com o outro, igual à maioria das competições - terá Juazeiro x Bahia (respectivamente 10 e 8 pontos no Grupo 1) e Juazeirense x Vitória (19 e 18 no 2). Desta rodada final, uma curiosidade: o Botafogo de Salvador levou meia dúzia do Bahia de Feira. Ou seja: neste fim de semana, fosse qual fosse o estado, jogo do Botafogo foi um show de bolas na rede. 5 favoráveis do carioca, 6 contrários do ribeirão-pretano e 6 contrários do soteropolitano.

Ceará - O Fortaleza trincou o Icasa, que mesmo assim ficou em primeiro lugar pois o Ceará concedeu na finaleira a vitória ao Guarany, o que não só classificou o time de Sobral pra semifinal, como ainda fará a final ser Interior x Capital, pois teremos Icasa x Guarany e Ceará x Fortaleza. De lambuja, apenas um dos grandes da capital vai pra Copa do Nordeste de 2014, pois avançam somente campeão e vice do Cearense. Tem mais essa, mister.

Rio Grande do Norte - O Potiguar deu de 4 no Corintians e foi aos 12 pontos, assim como o América, que ficou na igualdade com o ASSU, enquanto o Baraúnas meteu 4 no Santa Cruz e subiu aos 11 pontos, igual ao ABC, que derrotou o Alecrim. Será um fim eletrizante de classificatória do segundo turno da segunda fase, depois de amanhã, com América x Alecrim, ASSU x ABC, Santa Cruz x Potiguar e Baraúnas x Corintians.

Alagoas - A semifinal começou com o CSA ganhando do ASA, o que oferece ao Azulão o benefício do empate, ao passo que o Fantasma tem que ganhar para forçar a prorrogação, na qual a igualdade levará aos pênaltis. Além disso, CEO e CRB empataram. Desta forma, novo empate leva à prorrogação - e, seguindo assim, aos pênaltis.

Pará - Confirmada a finalíssima, já que o Paysandu foi eliminado ao perder pro Remo, que decidirá o segundo turno com o Paragominas, que superou a Tuna Luso, que foi rebaixada para a seletiva do próximo ano.

Goiás - O Atlético é finalista contra Goiás ou Aparecidense após trincar o Goianésia, que está eliminado pois não fará quatro de diferença no Serra Dourada - e o Dragão ainda avança se levar 3 x 0, 4 x 1, 5 x 2 e por aí vai.

Mato Grosso do Sul - O CENE ganhou de virada do Naviraiense o primeiro jogo da finalíssima e será campeão na volta mesmo se perder por um gol de diferença.

Mato Grosso - Triunfo pela contagem mínima e o Mixto saiu na frente do Cuiabá, que tem que ganhar por dois ou mais de diferença para ser campeão. Se o Mixto perder por um gol, pênaltis decidirão o campeão.

Distrito Federal - Dois "oxos" e o Brasiliense, que enfrentou o Ceilandense, decidirá com o Ceilândia, que jogou com o Sobradinho, qual deles ficará frente a frente com o Brasília pelo título do metropolitano.

Espírito Santo - Enquanto a semifinal foi definida Aracruz x Real Noroeste e Desportiva x Conilon, o destaque da última rodada ficou para os quatro gols do Hércules nos 6 x 0 do Vitória sobre o Espírito Santo.

Sul-Americano Sub-17

O Brasil levou o empate do Paraguai aos 47 minutos do segundo tempo e perdeu o título pra Argentina, que ficou na igualdade de dobras com a Venezuela. Os quatro classificados da América do Sul para o Mundial da categoria são Argentina, Venezuela, Brasil e Uruguai, que fechou o torneio levando 3 do Peru, mas devolvendo com 4. O Mundial Sub-17 acontecerá nos Emirados Árabes de 17 de outubro a 8 de novembro. E agora, Gallo?

Os destaques da Europa

Em meio às semifinais da Liga dos Campeões, o Real Madrid ganhou do Atlético de Madrid (pro qual não perde há 25 jogos em 14 anos), o Barcelona empatou com o Athletic Bilbao, Bayern de Munique e Borussia Dortmund superaram respectivamente Freiburg e Fortuna Dusseldorf, a Juventus venceu o clássico com o Torino em dois tentos, o Queen's Park Rangers do Júlio Werner foi rebaixado (haja consolo da Suzana César), o Paris Saint Germain ganhou mais uma e o Benfica enfrenta o Marítimo nesta segunda-feira. Eis o panorama dos certames:

Espanha (33 de 38 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Barcelona, 85; Real Madrid, 74; Atlético de Madrid, 68
Pré-grupos da Champions: Real Sociedad, 58
Liga Europa: Málaga e Valencia, 53 (Bétis, 48, o mais próximo)
Rebaixamento: Mallorca, 28; La Coruña e Zaragoza, 30 (Celta, 30, o mais próximo)

Alemanha (31 de 34 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Bayern de Munique, 84; Borussia Dortmund, 64; Bayer Leverkusen, 56
Pré-grupos da Champions: Schalke 04, 49
Liga Europa: Eintracht Franfkurt, 46; Freiburg, 45 (Borussia Monchengladbach e Hamburgo, 44, os mais próximos)
Rebaixamento: Greuther Furth, 18; Hoffenheim, 27
Repescagem do rebaixamento: Augsburg, 30 (Fortuna Dusseldorf, 30, o mais próximo)

Itália (34 de 38 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Juventus, 80; Napoli, 69
Pré-grupos da Champions: Milan, 62
Liga Europa: Fiorentina, 61; Roma, 55 (Udinese, 54, a mais próxima)
Rebaixamento: Pescara, 22; Siena, 30; Genoa, 32 (Palermo, 32, o mais próximo)

Inglaterra (35 de 38 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Manchester United, 85; Manchester City*, 71; Chelsea*, 65
Pré-grupos da Champions: Arsenal, 64
Liga Europa: Tottenham*, 62 (Everton, 59, o mais próximo)
Rebaixamento: Reading e Queens Park Rangers, 25; Wigan*, 32 (Aston Villa*, 34, o mais próximo)
*um jogo a menos

França (34 de 38 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Paris Saint Germain, 73; Olympique, 64
Pré-grupos da Champions: Lyon, 60
Liga Europa: Saint-Etienne, 58 (Lille e Nice, 57, os mais próximos)
Rebaixamento: Troyes, 28; Brest, 29; Sochaux, 34 (Évian, 34, o mais próximo)

Portugal (27 de 30 rodadas)
Grupos da Liga dos Campeões: Benfica*, 70; Porto, 69
Pré-grupos da Champions: Paços Ferreira, 50
Liga Europa: Braga, 46; Estoril, 38 (Vitória de Guimarães, 37, o mais próximo)
Rebaixamento: Beira-Mar, 20; Moreirense, 21 (Olhanense, 21, o mais próximo)
*um jogo a menos

Curtinhas

*Juca Kfouri informou que explodirá hoje uma nova bomba relativa a José Maria Marin, com sua voz e sem que ele possa alegar não ser a sua. Qual será a última do presidente da CBF? Cuidemos.

*O Londrina empatou com o Coritiba em 48 pontos, sendo os dois melhores times na soma dos dois turnos do Campeonato Paranaense, mas o LEC tá fora e o Atlético é finalista com 40 pontos nas 22 partidas pois assim prevê a chamada "Fórmula Fraga", com os dois turnos e cada um tendo seu campeão. Não seria o caso, para tentar evitar uma situação dessas, de adotar o formato triangular na finalíssima, igual à Série B do Carioca?

*Enquanto o time sub-23 chegou à final estadual, o time principal do Atlético Paranaense disputou no sábado um jogo-treino com o Joinville, que ficou no 2 x 2 e serviu para eles se prepararem para a Copa do Brasil.

*Nedo Xavier é novamente treinador do Boa Esporte, a quem quase subiu pra Série A do Brasileirão de 2011 para 2012. Ele estava no Itumbiara, que foi rebaixado no Campeonato Goiano, e sucederá Sidney Moraes.

*Caindo diante do Estudiantes, o Boca Juniors chegou às 10 rodadas seguidas sem vitória no Campeonato Argentino. Até que ponto isso fará diferença no enfrentamento da Libertadores, contra o Corinthians?

*Campeonato Argentino, que teve ontem à noite uma partida linda, daquelas bem do meu tipo, tão linda quanto a mulher que eu gostaria de pedir em namoro e não posso pois chegaram na minha frente (hahaha). Três gols de cada lado até 47 minutos da etapa final, quando o Newell's Old Boys desempatou e venceu o Racing.

*Leio no Lauro Jardim que Messi estará em São Paulo em julho, numa iniciativa da empresa Procter & Gamble, para disputar um amistoso beneficente no Pacaembu. O tangueiro barcelonista ficará 2 ou 3 dias no Brasil.

*E essa do Balotelli prometer no Marca que deixará sua noiva Fanny Neguesha dormir com todo o time do Real Madrid se ele reverter a desvantagem pro Borussia Dortmund? Rapaz... Ganha, Real, ganha!!! (eh, eh, eh)

*Da série "acontece nas melhores famílias": no UFC 159, Bruce Buffer anunciou um vencedor errado. O vozeirão oficial do MMA soltou: "e o vencedor, por finalização... Jiiim Miller... Não! Paaat Heaaaly!" Coitado! (risos)

*Dois times já são semifinalistas de conferência da NBA após 4 x 0: no Oeste, o San Antonio Spurs passou pelo Los Angeles Lakers (snif, snif); e no Leste, o Miami Heat passou pelo Milwaukee Bucks. Enquanto isso, um jogo sensacional teve Chicago Bulls 142 x 134 Brooklyn Nets após não uma e nem duas, mas três prorrogações.

*Mais um classificado pro Mundial de Natação, em Barcelona, através do Troféu Maria Lenk, encerrado neste fim de semana: Marcelo Chierighini nos 100m livre.

*Mais um título do tenista Bruno Soares junto com o austríaco Alexander Peya, desta vez no ATP de Barcelona, com 2 sets a 1 (5/7, 7/6 e 10/4). Boa, Bruno!

*O Lance! publicou no fim de semana que uma reunião entre CBV, clubes, atletas, treinadores e TV Globo vai discutir hoje o calendário do vôlei brasileiro, onde estes pontos serão analisados: Superliga de outubro até abril, com a maioria dos jogos nos fins de semana; Jogo das Estrelas abrindo a temporada uma semana antes da Superliga; e criação da Copa Brasil, valendo vaga pro campeão na nova Copa Sul-Americana. Cuidemos.

*Disse o prefeito Fernando Haddad que São Paulo garantiu o GP do Brasil de Fórmula 1 até 2020. Entendo...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Estrearam hoje as novidades do "Bom Dia Rio Grande", da RBS TV, que basicamente são aquelas mesmas já anunciadas: cenário novo, que lembra um pouco o padrão em parte, mas tem algumas adaptações que deixam ele não rigorosamente igual ao do "Jornal do Almoço", como o mapa do RS atrás da Carla Fachim, que agora fica quase o tempo todo na bancada, mas que ainda faz parte em pé, o que é ótimo; vinhetas, letreiros e trilhas reformulados; e a entrada da Maíra Gatto, ex-apresentadora do "Teledomingo", com as notícias do trânsito. Levou quase 4 meses, mas finalmente lembraram dos 30 anos do jornal - completados em 3 de janeiro, diga-se. (Atualização das 12:05: este vídeo, onde Carla conversa com o comentarista de assuntos jurídicos Cláudio Brito, serve como ilustrativo do novo cenário do noticiário matutino da afiliada da Rede Globo.)

*Mais Porto Alegre: leio no NaTelinha que o "Balanço Geral", da Record, marcou 11 pontos de média, 15 de pico e 29% de participação há duas quintas-feiras (mas dá no mesmo dizer dia 18), sendo segundão isolado das 12h45 às 14h50, além de líder nesses e naqueles minutos.

*Ainda Porto Alegre: menos uma opção jornalística regional na hora do almoço. Com a mudança na grade da Band, que agora fica em rede com o "Jogo Aberto" até 13h e estreia a versão local de "Os Donos da Bola" até 14h, saiu do ar a primeira edição local do "Brasil Urgente" (que não é rigorosamente policial igual à nacional do José Luiz Datena e abre um que outro espaço para algo mais variado). Agora, Paulo Bogado só no fim da tarde.

*Com isso, a Band/RS novamente deixa de ter jornalismo geral na hora do almoço, na qual teve o "Acontece" no fim da década de 90 e, há poucos anos, a versão local do "Boa Tarde RS". Agora, é só futebol mesmo. Além disso, o jornalismo no canal 10 fica apenas na faixa noturna, tanto com o "Brasil Urgente" local quanto com o "Band Cidade" às 18h50, já que o espaço matutino também ficou vazio desde o fim do "RS Acontece".

*Passando para Santa Catarina: veem aqui um chamadão que anuncia as novidades da RIC TV, afiliada da Rede Record. Confirma-se aquilo que li outro dia no SulBRTV, com o "Jornal do Meio-Dia" mudando seu formato e tendo Nader Khalil e Marta Gomes na apresentação, mas mantendo uma participação do Hélio Costa, que vai para o novo "Cidade Alerta SC", no início da noite, que terá ainda Paulo Alceu passando a dividir o comando do "RIC Notícias" com Rafaela Arns. Essas novidades chegam na carona da recentemente estreada Karem Fabiani no "Ver Mais", no início da tarde. Tudo isso passa a valer a partir do dia 8, quarta-feira da semana que vem.

*Dia de novidades também no interior paulista e mineiro, com novos cenários para "Bom Dia Cidade" e "Jornal da EPTV" nas afiliadas da Globo em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha.

*Não mais ocupada pelos demitidos palhaços Patati e Patatá, leio no Flávio Ricco que a faixa das 8 às 9 da manhã pode ser ocupada pelo "SBT Manhã", com César Filho. Então, imagino, deduzo, presumo, suponho e acredito que isso valeria apenas no canal 4 de Sampa City, pois a parte do César é regional paulistana. Por consequência, deixa desenhos na rede nacional que tá mais do que bom.

*Combo do "guru" Ricco: no SBT, depende apenas de Yula Rocha seu retorno ao trabalho como correspondente em Nova York, encerrada sua licença-maternidade; na Record, Marcelo Rezende volta hoje ao "Cidade Alerta" após duas semanas com suas férias cobertas pelo Reinaldo Gottino, que ficou apenas no "Balanço Geral SP: Manhã"; e no "Jornal da Globo", ainda nesta semana Christiane Pelajo seguirá acompanhada do Carlos Alberto Sardenberg na apresentação, com William Waack regressando só na segunda-feira da semana que vem.

*Os ganhadores do Troféu Imprensa exibido ontem pelo SBT, eleitos pelos jurados no palco: telejornal, "Jornal do SBT"; programa jornalístico, "Conexão Repórter" (SBT); novela, "Avenida Brasil" (Globo); ator, Murilo Benício ("Avenida Brasil"); atriz, Adriana Esteves ("Avenida Brasil"); revelação, Jean Paulo Campos ("Carrossel", SBT); programa de auditório, "Eliana" (SBT); apresentador, Rodrigo Faro (Record); apresentadora, Xuxa (Globo); programa de entrevistas, "Agora é Tarde" (Bandeirantes); humor, "A Praça é Nossa" (SBT); infantil, "Carrossel Animado com Patati e Patatá" (SBT); música, "Esse Cara Sou Eu"; cantores, Luan Santana e Roberto Carlos; cantora, Paula Fernandes; e comercial, Skol. Algumas escolhas não deu para aguentar, mas paciência.

*Em tempo: com o Troféu Imprensa começando às 8 da noite e acabando depois das 11, não teve "Programa Silvio Santos" em versão mega-reduzida. O SBT preferiu repetir uma edição recente do "Conexão Repórter".

*Vamos ver se "Sangue Bom", nova das 7 na Globo, não será esquecível igual a "Guerra dos Sexos".

*Leio na Vivian Masutti que Amílcare Dallevo ficou constrangido dia desses ao encontrar num restaurante luxuoso de São Paulo uma ex-funcionária da RedeTV!, que passou 5 meses sem receber salários. É disso que eu falo!

*A saideira: se a Globo Minas comemorou seus 45 anos apenas na última sexta-feira (quando a data foi atingida em 5 de fevereiro) e se a RBS lançou apenas hoje as novidades alusivas aos 30 anos do "Bom Dia Rio Grande" (que chegou aos referidos em 3 de janeiro), decidi que celebrarei os 10 anos deste Papo de Bola - o Site não em 2 de junho, mas apenas em 16 de setembro, junto com meu aniversário. A onda não é comemorar data sem ser na vez devida? Então, vou entrar nessa também! (e é claro que eu estou brincando, apenas e tão somente)

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Rabelo

Carol Rabelo, apresentadora da TV Cidade (Record Ceará). Mas que moça maravilhosamente irresistível, guri!

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Se não fosse Osvaldo e Rogério Ceni, a coisa poderia ter se complicado. Pintado já poderia estar no São Paulo pelo menos como auxiliar, pois conhece futebol. Espero que o time mostre mais comprometimento e qualidade técnica nos próximos jogos decisivos. *** O São Paulo lançou uma camisa vermelha em 2002, comemorando os 10 anos do primeiro Mundial, mas mais bonita que essa tingida de vermelho de ontem, que não achei boa, embora possa ter valido a pena o marketing em termos de repercussão. *** Não critico de saída a indicação de um árbitro estrangeiro para São Paulo x Atlético pois o Tricolor pediu árbitro de fora na final de 2005, mas espero que Antonio Arias apite corretamente para os dois lados e que a direção do São Paulo fique atenta a qualquer movimentação de bastidores. *** Não gosto das caxirolas e nem do Carlinhos Brown, mas não é legal vê-las usadas como arma de revolta, como no Ba-Vi, banalizando um pouco a questão da violência e minimizando o protesto contra o time. *** Inacreditável o pasto em que foi jogada a final da Copa Feminina do Brasil. Se é para fazer eventos em campos tão ruins, como esse de Vitória de Santo Antão, era melhor pararem tudo e organizar melhor esse torneio. De todo modo, sugiro a árbitra Ana Karina Marques para 'Bela do Dia'. *** O goleiro do Wigan teve toda a chance de jogar a bola pro mato e ficou brincando com o zagueiro até Bale chegar perto dele e, no encontro com a bola, mandá-la para dentro. Esse gol faz a gente duvidar da lisura do futebol em certas ocasiões. *** Será que foi Flavio Briatore que mandou Nelsinho Piquet bater no cara da Nascar? (risos) *** Com exceção da Globo, os canais brasileiros realmente não aprendem. Basta ter um produto de algum sucesso e já desgastam ele, caso da Band com 'Os Simpsons', que é muito bom, mas não é necessário colocá-lo em vários horários, como à tarde e à noite." (Alexandre Rodrigues Alves)

"O Troféu Imprensa mais parece um programa de humor involuntário. Só o fato de 'atores' de 'Rebelde' serem indicados torna inviável comentar qualquer resultado para não cair no ridículo de levar a sério algo que nem Silvio Santos leva assim. Mas não deu para passar batido a aparente surpresa dele com a indicação de dois noticiosos do SBT para melhor jornal e, dali a pouco, sua visível admiração com a esquisitice da Margareth Boury, uma mistura de Glória Perez e Laerte, a quem achou 'diferente', o que sei sempre que é um eufemismo para 'feiosa'. Silvio deve ter saído com cãibra, de tanto que Sônia Abrão puxou seu saco. Vergonha alheia. E eu jurava que os questionários do Troféu Imprensa eram enviados para jornalistas especializados de rádios, jornais e sites. Se é o povo que vota nas ruas, definitivamente não é sério. É por isso que dá indicação para um Cauã Reymond. *** Curioso notar que o mesmo motivo alegado pelo SBT para demitir Patitá e Patatá era o que tirava o sono de Boni e Walter Clark na Globo dos idos de 1975 e fazia com que ambos desejassem ardentemente ver Silvio Santos pelas costas: alugar o domingo inteiro, ganhar os tubos com propaganda e a Globo não levar quase nada e ainda perder prestígio, pois naquela época Silvio ainda não era considerado um gênio acima do bem e do mal, mas sim um cafona." (Clayton Moreira)

"Uma pena Marcela Panke sair da Rádio Guaíba. A Gaúcha parece ter virado uma emissora que tira os caras das outras, mas depois os escanteia. *** O remake de 'Guerra dos Sexos' não chegou aos pés do original pela qualidade inferior dos artistas. Agora, até os famosos estavam lastimáveis. Sílvio de Abreu está um tanto ultrapassado, em 'Passione' já dava para ver isso. Tem que ter autores novos, não só em idade, mas em ideias. Só ver que as melhores novelas das últimas décadas vieram deles. E alguns jovens de hoje não sabem atuar, falta uma melhor renovação de atores. *** O futebol, como esporte popular, está fadado à decadência. Quem vai pagar o olho da cara para ir no Maracanã e ver joguinhos e jogadorzinhos? O futebol romântico no Brasil está morto há algum tempo. Quem tem dinheiro que vá à Europa para ver grandes times e futebol jogado pra valer. Infelizmente, falta humildade ao brasileiro para o futebol. Ele vai dizer que craque nasce feito, que não precisa treinar e que surge craque aos montes. É o futebol pasteurizado." (Isabel Pinheiro)

"O Corinthians mostrou uma maturidade muito grande. A Ponte Preta começou um pouco melhor, mais agressiva, mas aos poucos o Timão equilibrou e minou as forças do adversário. Não foi brilhante, mas fez o suficiente para ganhar com facilidade. Essa maturidade vai ser muito importante contra o Boca, que tecnicamente mostra ser muito inferior, mas pode equilibrar as coisas com o apoio de sua torcida, a pressão do seu estádio e o peso de sua camisa. Se o Corinthians jogar aquilo que demonstra que pode, deve classificar." (Paulo Henrique Gonçalves)

Clipe do Dia I

O Ypiranga vai decidir o terceiro lugar do Campeonato Pernambucano com o Náutico após ser eliminado pelo Sport na semifinal. Um dos seus dois gols no sábado foi de Danúbio. O time de Santa Cruz do Capibaribe é azul. Então, como não destacar aqui "Danúbio Azul", de Johann Strauss, com a Orquestra Filarmônica de Viena?

Clipe do Dia II

55 anos hoje da linda e apaixonante Michelle Pfeiffer, que brilhou tanto em obras como "Scarface", "O Feitiço de Áquila", "As Bruxas de Eastwick", "De Caso com a Máfia", "Conspiração Tequila", "Ligações Perigosas", "Frankie e Johnny", "Batman - o Retorno", "A Época da Inocência", "Íntimo e Pessoal", "Um Dia Especial", "A História de Nós Dois", "Revelação", "Uma Lição de Amor", "Nunca é Tarde Para Amar" e outras mais. Separei três temas musicais de películas por ela estreladas. Começo aqui com "Ten Cents a Dance", cantada pela própria Michelle em "Susie e os Baker Boys". Prossigo aqui com "Lucille", com B. B. King, de "Um Romance Muito Perigoso", onde ela, Jeff Goldblum, Dan Aykroyd, Steve Martin e Eddie Murphy formando a banda de B. B. E concluo aqui com "Gangsta's Paradise", com Coolio, de "Mentes Perigosas", clipe com ela presente.

Clipe do Dia III

Caiu um recorde de quase 50 anos dos Beatles. "Please, Please Me" ficou 62 semanas no Top 10 de álbuns de estreia mais vendidos na Inglaterra desde seu lançamento, em 1963, até 1964. Pois Emeli Sandé, inglesa que foi criada na Escócia e surgida em um concurso da BBC, superou a marca ao chegar às 63 semanas na lista com o disco "Our Version of Events", que ficou na primeira posição por 10 semanas. Dele, separei aqui "Next To Me".

Clipe do Dia IV

Morreu no fim da noite de ontem, aos 89 anos, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com pneumonia extensa. Trabalhador do Museu de Zoologia da USP por quatro décadas, compôs um belíssimo tema imortalizado em 1962 na voz de Noite Ilustrada, que trago aqui: "Volta Por Cima". E que possamos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima em direção à felicidade.

Antes do Arremate...

...não custa lembrar: meio de semana que, além da transição de abril para maio à meia-noite de amanhã para depois de amanhã, concluirá as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA e da Liga Europa, abrirá a segunda fase da Copa do Brasil e, principalmente, terá os brasileiros em ação nas oitavas da Libertadores. Vamos fechar?

Arremate

E essa reabertura do Maracanã? Venderam ingressos de um evento sem comercialização de ingressos! Bah!!!

"24 Horas" volta antes que mais pepinos relativos à Copa do Mundo nos deixem envergonhados!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.