.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 23 de abril de 2013 - ANO 10, EDIÇÃO 227
O Rio abandonou o futebol do Rio

É a conclusão à qual chego quando leio no GloboEsporte.com o público ridículo que o Campeonato Carioca de 2013 tem tido. Esqueça as fases finais da Taça Guanabara, que tiveram 16.757 torcedores de média nas duas semifinais e 32.770 na final. Vamos nos ater às duas classificatórias: na Taça Guanabara, a média foi de 2.367 pagantes; já na Taça Rio, foram somente 1.213. Como é que pode jogos de clubes grandes terem públicos tão mixurucas, por piores que de repente eles estejam (o que não era o caso de alguns deles)? Como é que pode um Vasco x Friburguense ter 546 pagantes, um Fluminense x Macaé ter 703, um Botafogo x Nova Iguaçu levar 870 pagantes e um Flamengo x Duque de Caxias só ter 929? Mesmo os clássicos não foram bem.

Tudo bem que não tenho uma memória detalhada das coisas do futebol do Rio de Janeiro até por nele não residir e mesmo nunca ter passado (infelizmente, pois um dia quero visitá-lo), mas em mais de duas décadas olhando futebol, não me recordo de algo tão pavoroso assim, por mais que saibamos que os Estaduais vêm em queda livre de Norte a Sul, de Leste a Oeste. As próprias médias de público que tenho registrado todas as segundas-feiras aqui na "24 Horas" mostra que temos jogos que levam plateias razoáveis dentro do contexto. Mas o Rio vai na contramão. Perceba: no domingo, Fluminense x Bangu teve apenas 335 pagantes a mais do que Guarani x União Barbarense, a melancólica despedida dos dois rebaixados antecipados de São Paulo. Dizer o quê?

Como tenho diversos leitores cariocas e fluminenses neste PB, lanço a questão: o que é que está acontecendo para o Campeonato Carioca deste ano ser tão escanteado assim em relação a outros vários Estaduais?

Taça Farroupilha

A semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho terá o Juventude enfrentando em casa o Grêmio, que teve que passar nos pênaltis pelo São Luiz após um empate sem gols nos 90, assistido por 14.080 pagantes (16.164 presentes) na noite desta segunda-feira na Arena - e aí entra o que falo de público bom dentro do contexto. Ju x Tricolor será no sábado, enquanto Internacional x Veranópolis ocorre no domingo, tudo em Caxias do Sul.

Ontem não foi dia de Batman

Robin Van Persie fez três na primeira meia hora, pediu música pro "Fantastic!" da Globe Network (risos) e o Manchester United detonou o Aston Villa, chegando às 20 conquistas de Campeonato Inglês na história, contra 18 do Liverpool. Título coroado no segundo gol, um dos mais lindos de 2013 e digno de concorrer ao próximo Prêmio Puskas, no lançamento extraordinário de Rooney para batida de primeira do "Tapete Van Persa".

Chucrutes x Castanholas

Tem início hoje a semifinal da Liga dos Campeões da UEFA, com Bayern de Munique x Barcelona, ficando para amanhã Borussia Dortmund x Real Madrid. Do jogo de hoje, posso estar muito enganado, mas espero um duelo parelho e que acabe empatado em gols. O Bayern vem num momento que me permite achar que fará frente ao Barça, que ainda é o favorito, mas por uma diferença mínima. Que seja assim, mais divertido será de ver.

Em tempo: semifinal da Champions League começando no dia em que o Bayern confirmou a contratação de Mario Götze, do Borussia. A mudança de time do meia-atacante de 20 anos valerá a partir de 1º de julho, mais de um mês após a final da UCL, na qual dá até vontade de ver os dois clubes só para ter um climão a mais.

Curtinhas

*Durante evento em Diadema, Andrés Sanchez afirmou que Alexandre Kalil mentiu ao dizer na ESPN Brasil que confidenciado lhe fora que ganhou o estádio do Corinthians. Aí é parada de rottweiller contra pitbull.

*As semifinais do Campeonato Mineiro foram confirmadas todas pro Independência, exceto a volta do Cruzeiro, que disputada será no Mineirão. No próximo fim de semana, tem Tombense x Atlético às 4 da tarde de sábado e Villa Nova x Cruzeiro no mesmo horário no domingo. Depois, Galo x Gavião acontecerá no domingo, dia 5, às 4 da tarde, com Raposa x Leão do Bonfim na quarta, dia 8, às 8 e meia da noite.

*Notou algo? Sim, Cruzeiro x Villa Nova será em Belo Horizonte na mesma noite de Atlético x São Paulo, pela Libertadores, às 10 horas. A Federação Mineira tá querendo arrumar sarna para se coçar, só pode. Tá bom que Cruzeiro x Villa não possa ser no Mineirão no fim de semana por causa do show do Paul McCartney no dia 4, mas não poderia ser na terça ou na quinta-feira? Tem necessariamente que ser na quarta? Devem ter pensado: "ninguém morreu na simultaneidade de Atlético x Boa Esporte e América x Cruzeiro, então, tudo bem". Bah!!!

*Um mês e meio de Fernando Prass fora devido a uma lesão na clavícula. Bruno, que falhou nos dois gols feitos pelo Ituano no domingo, será o guarda-metas do Palmeiras nas oitavas da Libertadores. O Tijuana gostou.

*Rivellino disse no "Bem, Amigos!", do SporTV, que Tite é o maior treinador da história do Corinthians. Claro que muita gente boa passou pelo clube, mas os títulos da Libertadores e do Mundial dão respaldo a isso, não?

*Quer ver quão horrorosa foi a campanha do Guarani neste Campeonato Paulista? Ele foi o pior lanterna das três principais divisões do estado, com 10 pontos, contra 12 do União São João na "Copa Ménage à Trois" (Série A3) e 14 do Juventus no "The Romance Championship" (Série A2) - e todos disputaram 19 partidas.

*Justificando em entrevista à Rádio Transamérica que SP tem 130 clubes, Marco Polo Del Nero defendeu para o ano que vem a manutenção de 20 times na Série A1 do Paulistão, embora deixasse no ar uma possibilidade de redução na duração da competição. Mas só se fizer algo tipo dois grupos de 10 times em turno único, levando os quatro melhores de cada pras quartas em ida e volta, assim como semifinal e final. Fecharia 15 datas.

*Fechada a semifinal do Campeonato Alagoano: rodada de ida com ASA x CSA às 8 e meia da noite de sábado e CEO x CRB às 3 e 15 da tarde de domingo, já no próximo fim de semana; e no outro, o primeiro de maio, tem CRB x CEO às 4 da tarde do sábado, dia 4, e CSA x ASA às 5 da tarde do domingo, dia 5.

*E essa do Santo Ângelo sortear uma ovelha no intervalo da derrota pro Riopardense, no fim de semana, pela Segundona do Gauchão? Pena que ninguém do estádio deve ter se lembrado de chegar no alto-falante e dizer o nome do ganhador depois de um "ouô-ô, iei-érrêi!" para homenagear "Te Amo, Que Mais Posso Dizer", sucesso maior de Ovelha, eh, eh, eh... E já que a ovelha deu azar pois o Santo Ângelo perdeu, que tal tentar um bode?

*A má da vez: morreu anteontem aos 77 anos, em Sorocaba, o ex-ponteiro esquerdo Geraldo II, que jogou por Palmeiras, Corinthians, Ferroviário de Pernambuco, Náutico, Sport, Nacional de Manaus, Ponte Preta, Flamengo, São Bento e Juazeiro, tudo isso na década de 60 e no inicinho da de 70. Ele era pernambucano do Recife.

*O Hertha Berlim confirmou seu acesso antecipado à Série A do Campeonato Alemão para 2013/2014 ao vencer o Sandhausen pela contagem mínimo. O brasileiro Ronny é o destaque do time, com 16 gols nesta Série B.

*Triste essa: a medalhista Adriana Araújo foi cortada da seleção feminina de boxe junto com Erika Mattos e Roseli Feitosa, acredita ela que em retaliação da Confederação Brasileira de Boxe às críticas à entidade. Disse Adriana esperar que o Ministério do Esporte veja o que o "ditador" Mauro Silva, presidente da CBBoxe, faz. É...

*O Comitê Olímpico Brasileiro entregou ontem alguns equipamentos ao SERC, em São Caetano do Sul, onde Arthur Zanetti treina. Bateu medinho só porque o ginasta campeão olímpico das argolas ameaçou no "Esporte Espetacular", da Globo, competir por outro país se não tiver uma estrutura melhor aqui no Brasil. Vergonhoso (não vergonhoso Zanetti reclamar, pois tem mais é que fazer isso mesmo, mas sim o COB pouquíssimo fazer).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Portal Imprensa que a Rede Bahia desmentiu hipóteses de preconceito sexual para retirar da Rádio CBN de Salvador o programa "CBN Salto Alto", que era veiculado nas tardes de segunda a sexta e tinha como uma das apresentadoras Malu Verçosa, a namorada da Daniela Mercury. Jura a Rede Bahia que já era prevista uma mudança na grade de programação. Eu também juro que acredito em coelhinho da Páscoa e em Papai Noel.

*A propósito disso, uma observação: não entendi diversos veículos pela Internet afora darem crédito ao Léo Dias, colunista de O Dia, sobre esta informação do fim do "CBN Salto Alto". Da forma como todos tem destacado, dá a impressão de que ele descobriu e apurou esta notícia, quando ela é de domínio público há dias. Tudo bem que eu mesmo só percebi isso pela menção dele, mas era só pesquisar os perfis tanto do programa quanto da Malu no Twitter para ver que o fato é sabido já desde sexta-feira. O mérito do Léo foi pescar isso para publicar, isso sim, enquanto os outros veículos mosquearam legal - e é claro que aí "me incluo-me a mim mesmo" nessa turma, já que tento ficar a par de tudo de todas as partes do Brasil por este PB ter leitores no país inteiro.

*Leio no NaTelinha que o "Balanço Geral" de Curitiba, apresentado por Gilberto Ribeiro, tem dado boa resposta à RIC/Record em Curitiba, subindo de 4,7 pontos em janeiro para 6,3 em março, às vezes chegando à liderança.

*RIC/Record, que ontem pela manhã estreou o novo apresentador do "Paraná no Ar": Herivelto Oliveira, que saiu há pouco tempo da RPC (Globo), onde estava há mais de 25 anos. Um trecho de sua estreia está aqui.

*Leio na Keila Jimenez que a Globo deixou para maio a estreia de Rodrigo Bocardi na apresentação do "Bom Dia SP", assim como a entrada da Carla Vilhena nos repórteres do "Fantástico". O matinal paulista terá mais entradas ao vivo de flagrantes da cidade. Vai ficar menos estadual? É isso que entendi, Keila?

*Ana Maria Braga tomou 5 pontos na parte interna da boca após ser atropelada pelo carro inteligente ao vivo, em rede nacional, no "Mais Você" de ontem. Menos mal que não foi algo grave. Só ficou o fato muito inusitado. Hoje, foi o Louro José que apresentou o programa, com Ana Maria aparecendo em gravações de outros programas.

*Leio no Flávio Ricco que será em 25 de junho, depois das 11 da noite, a volta de "A Liga" às terças da Band.

*Band, que li no NaTelinha que tem feito sucesso com "The Walking Dead" em outras regiões brasileiras fora de São Paulo. Em Fortaleza, por exemplo, o seriado dá uma audiência de 8 pontos à TV Jangadeiro. Beleza, hein!

*Completa 85 anos hoje Shirley Temple, a mais famosa atriz infantil da história dos Estados Unidos, de presença tão singular e especial que ganhou com apenas 6 anos de vida um Oscar honorário. Aqui no Brasil, lembraram bastante dela há alguns anos por seu visual clássico ser adotado pela Maísa Silva nos infantis do SBT.

*Também hoje, há 70 anos, nascia Hervé Villechaize, o famoso Tattoo da "Ilha da Fantasia", o seriado produzido de 1978 a 1984, mas do qual saiu um ano antes. Antes ainda do seriado, o anãozinho foi um capanga do vilão Francisco Scaramanga em "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro", de 1974. Ele se suicidou em 1993.

*A saideira comprova que sou um pé frio tremendão de deixar Erasmo Carlos e o Bahia de Feira muito invejosos: derrubado pelo sono por passar a tarde toda colocando em ordem algumas coisas pendentes de duas semanas atrás, "capotei" à noite e não assisti Grêmio x São Luiz. Mas o pior de tudo é que, pela enésima vez, não consegui assistir "Uma Noite Fora de Série", ontem exibido pela Globo. Piora? Piora: este filme passou também ontem, às 6 e meia da tarde, no canal Fox. E só vi isso quando ele já tinha acabado. Repriso: nem sei se é um filme ótimo ou uma bomba daquelas, mas tô altamente irritado por até agora não conseguir assisti-lo de jeito nenhum, mesmo passando volta e meia. Mais fácil eu namorar uma jornalista bonitona da TV do que conseguir ver esta comédia.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Heloísa Guimarães

Heloísa Guimarães, repórter da TV Tropical (Record Rio Grande do Norte), que pela primeira vez vi no "Fala Brasil" desta manhã. Estamos bem longe de 25 de dezembro, mas Papai Noel gostou bastante deste presente de Natal.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Lembro do Ricardo Boechat participando do 'Primeiro Jornal' direto da BandNews FM, entrava rapidamente no ar. *** Patrícia Kogut zerou 'O Dentista Mascarado' por um episódio ou pela série toda? *** 'Rocky 4', propaganda descarada da Guerra Fria, já passou 350 vezes na Globo. Como sempre, a Record pega restos da programação global. *** Pelo menos a Internazionale ainda sonha com uma vaga na Liga Europa, mas só se os outros times forem muito incompetentes para isso. *** Incrível o Londrina poder ficar fora da final paranaense mesmo fazendo ótimas campanhas e também o Coritiba poder 'escolher' quem enfrentará na final. *** Todo mundo sabe que normalmente Cruzeiro e Atlético chegam na final mineira, mas a diferença técnica deles para os times do interior é absurda neste ano. *** Como está a aprovação ou falta dela do Dunga como técnico do Internacional?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: a série toda. Segundo: Guerra Fria à parte, "Rocky 4" é um filmaço, dos melhores do Garanhão Italiano, além de ter uma trilha sonora boa demais. Quanto à Record exibir um filme que já foi da Globo, isso não quer dizer nada. Todas as emissoras passam filmes umas das outras nesse ou naquele momento, a própria Globo também adquire às vezes alguns filmes que foram exibidos por outros canais. E terceiro: meio-termo, do que acompanho.

"Foi no GloboEsporte.com que li e o dirigente do Fluminense é Sandro Lima. *** É que eu tinha lido a notícia sobre os Pan-Americanos de 2015 e 2019 no SporTV e fiquei curioso sobre os jogadores das seleções de futebol." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Se você não omitisse detalhes tão fundamentais e importantes para a compreensão de suas mensagens, como neste caso, estes acréscimos seriam desnecessários pois desnecessário seria um alerta meu. Ademais, ainda não entendi a pergunta sobre os jogadores das seleções. O que é que tem a ver o SporTV mostrar os dois Pans com jogadores acima ou abaixo dessa ou daquela idade? Onde você quis chegar com esta questão? Não pergunto por mal, é só mesmo para tentar entender a relação entre um assunto relacionado à mídia esportiva com algo do futebol dentro das quatro linhas.

"Pelo menos até agora, Zico não foi convidado nem por Ronaldo e nem por Bebeto para este jabá de amistoso da reinauguração do Maracanã. E ele é simplesmente o maior artilheiro dos primeiros 60 anos do outrora maior do mundo. Cada dia mais eu acho que teremos algo bem parecido com 1970, quando torcer pelo sucesso do time do Zagallo significava para alguns o mesmo que torcer pelo sucesso do regime dos generais. Já em 2014, vai parecer que quem torcer pelo hexa apoiará toda a maracutaia, o superfaturamento e o desperdício do dinheiro público. *** Se Suárez faz numa pelada de rua o que fez no jogador do Chelsea, nêgo rachava ele no meio. *** Não perca seu tempo com 'O Dentista Mascarado', que não vale a pena ser visto. O pessoal enche a bola de tudo da supervalorizada Fernanda Young, mas dela só gostei mesmo da realmente engraçada 'Minha Nada Mole Vida'." (Clayton Moreira)
"Os Normais" nunca consegui assistir direito por pura falta de oportunidade, mas eu gostei de "Separação?!" e "Macho Man" nas poucas vezes que consegui assisti-los. Mas nada, nada mesmo da Fernanda, será pior do que aquela Playboy que ela inventou de fazer.

"A Record exibiu 'Rocky Balboa' em 2009. *** Jô Soares saudou duas vezes o Rio de Janeiro na chamada do 'Programa do Jô' nesta madrugada. Me parece uma forma da Globo de chamar a atenção dos cariocas para sua programação, algo inimaginável até bem pouco tempo atrás." (Daniel F. Silva)
Primeiro: nem sabia, sinceramente. Só agora pela tua menção sei disso. E segundo: pelo mesmo motivo que o "Vídeo Show" tem chamadas regionalizadas em São Paulo com certeza não deve ser, até porque o Jô entra por volta da 1 da madrugada e pra Record não pode perder porque nesta hora ela tá no ar com a Igreja Universal - a não ser que o "Fala Que Eu Te Escuto" seja líder no Rio, mas não deve ser isso porque, se fosse, certamente os sites especializados em TV mencionariam pelo menos algo.

"Sempre que possível, vejo a TV Meio Norte do Piauí via Internet e já pude ver transmissões do Campeonato Piauiense, um grande incentivo ao que é local. Quanto a conhecer emissoras de outros lugares, dou um exemplo: no início dos anos 2000, assistindo gols do Campeonato Gaúcho no 'Fantástico', veio o crédito das imagens para a TV Guaíba. Até então, nunca tinha ouvido falar dela, até que fui à Internet, pesquisei e fiquei admirado por ela não ser ligada a nenhuma rede nacional. Daí, passei a acompanhá-la até a extinção, em 2007. Se eu, que sou carioca, fiquei abismado com o fim dela, imagina o que sentiram os gaúchos." (Diogo Oliveira)
Até hoje tem saudosistas da TV2, independente por 28 anos e que no máximo, nos seus primeiros anos, exibiu alguns programas da Record de São Paulo, mas sem ser filiada a ela e sim componente de uma chamada REI (Rede de Emissoras Independentes). Um exemplo, pelo que sei, é do programa que Ferreira Netto fazia no fim de noite, depois das 11 horas.

"A Oi TV está disponibilizando canais locais aqui no Rio através de fibra ótica. Não sei se cobre todos os bairros. *** Confesso que nunca ouvi a Rádio Bandeirantes aqui do Rio de Janeiro, mas já li em diversos lugares que a sintonia dela é muito ruim e que sua grade está em grande parte terceirizada. Acho que ela chegou a veicular futebol há alguns anos, mas parou." (Victor Faria)
A AM 1360 já tinha se chamado Bandeirantes por um brevíssimo período entre 1982 e 1983, quando tentou entrar na concorrência com as maiores do dial ao ter gente como Haroldo de Andrade no seu elenco, mas não deu certo. Ela sempre foi a Rádio Guanabara, isso sim, só passando em definitivo para Bandeirantes em 2006. A equipe esportiva dela tinha gente como Edílson Silva, Sérgio Guimarães e Deni Menezes, mas durou pouco tempo. Mesmo assim, consegui guardar nos meus arquivos o milésimo gol do Romário, naquele Vasco x Sport do Campeonato Brasileiro de 2007, narrado pelo Edílson - só não lembro se o gravei de retransmissões pelo Bandsat ou se a própria Bandeirantes de São Paulo o disponibilizou em seu site. Um dia eu mixo o áudio com a imagem e publico no YouTube. No mais, a grade é quase toda de programas terceirizados, muitíssimo longe nem digo da matriz de São Paulo, mas de filiais próximas dela na linha de programação, como as Bandeirantes daqui de Porto Alegre e a de Campinas.

Clipe do Dia I

Morreu ontem de ataque cardíaco, aos 72 anos, o lendário cantor folk Richie Havens, que escreveu seu nome na história musical ao participar do festival de Woodstock, em 1969, do qual trago aqui "I Can't Make It Anymore".

Clipe do Dia II

Feriado no Rio de Janeiro. Dia de São Jorge. De 1983, aqui está Caetano Veloso com "Lua de São Jorge".

Antes do Arremate...

...fica um registro que não vai mudar a vida de ninguém e nem possui a menor relevância, mas resolvi fazer e ponto final (risos): o perfil @papodebola no Twitter completa hoje 4 anos. Entrei no microblog ainda na época em que alguém precisava convidar alguém para isso, tanto que na página TwitBirthday aparece o Rodney Brocanelli, do Rádio Amantes, como meu "Godfather" tuiteiro, ainda que eu não veja nele nada nem do Marlon Brando (eh, eh). Até 7 da manhã de hoje, eram 1.461 dias de Twitter, com 202.786 postagens, numa média de mais de 138 postagens por dia e mais de 5 por hora. Já fiz postagens gerais em quantidade bem maior, hoje reduzi a um mínimo que acho indispensável - mas procuro responder quase todos os tweets que recebo, o que causa isso.

Arremate

Preço mínimo de 1.185 "dilmas" para ingressos da Copa de 2014 vendidos pela Visa. É Copa no Bra$$$il.

"24 Horas" volta antes que eu ganhe 50 mil por mês para pagar um tíquete desse sem me sentir mal!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.